Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920130003&lang=es vol. num. 39 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Waltz, Morgenthau and Aron</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Kenneth N. Waltz escreveu, há mais de trinta anos, o livro de referência da teoria das relações internacionais, reconhecido como tal por todas as escolas relevantes. Theory of International Politics é a linha divisória entre os clássicos e os modernos na construção da nova teoria: para os realistas marcou o princípio do neo-realismo, ou do realismo estruturalista, e as novas teorias neoliberais e construtivistas foram desenvolvidas a partir da teoria waltziana do sistema internacional.<hr/>More than thirty years ago, Kenneth N. Waltz wrote the reference book on the theory of international relations, acknowledged as such by all relevant schools of thought. Theory of International Politics is the dividing line between the classics and the moderns in the construction of the new theory: for the realists, it marked the beginning of neorealism or structural realism, and the new neoliberal and constructivist theories were developed from the Waltzian theory of the international system. <![CDATA[<b>A nomothetic theory of international politics or the construction of the true in Waltz</b>: <b>some considerations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O magnum opus de Kenneth N. Waltz, Theory of International Politics, publicado em 1979, é a mais importante referência do neorrealismo em relações internacionais. Waltz reivindicou para si o estabelecimento de uma teoria nomotética da política internacional, que lida com regularidades e repetições, desenvolvendo o argumento de que a estrutura do sistema condiciona em grande medida o comportamento dos estados e as resultantes internacionais. O autor propõe uma solução macroteórica para o «nó» microteórico do realismo tradicional que se estriba em racionalizações de nível unitário e individual.<hr/>Kenneth N. Waltz’s magnum opus, Theory of International Politics, first published in 1979, is the single most widely read contribution to neorealism. Waltz claimed the establishment of a nomothetic theory of international politics that deals in regularities and repetitions, arguing that the structural component of the international system greatly influences state behaviour and hence outcomes. The author proposes a macrotheoretical solution to the micro account of traditional realism that focuses on unit- and individual-level explanations. <![CDATA[<b>Waltz and the American unipolarity</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Kenneth Waltz resistiu a descrever o mundo do pós-Guerra Fria como unipolar. Esta relutância resulta de duas características do realismo estruturalista de Waltz: a sua visão naturalista dos equilíbrios de poder e o seu enfoque nas relações entre grandes potências. Felizmente, o pensamento de Waltz sobre a revolução nuclear permite corrigir estas limitações da sua teoria estrutural e iluminar dois aspectos centrais da unipolaridade americana: a sua potencial durabilidade num mundo nuclearizado e o seu potencial para guerras preventivas contra a proliferação nuclear. Em suma, o realismo estruturalista de Waltz, quando combinado com o seu pensamento sobre o mundo nuclear, produz um potente aparato analítico para melhor compreender o mundo unipolar do pós-Guerra Fria.<hr/>Kenneth Waltz resisted describing the post-Cold War world as unipolar. This reluctance results from two characteristics of his structural realism: its naturalistic view of systemic balances of power and its focus on relations among great powers. Yet, Waltz’s thinking on the nuclear revolution allows us to correct these limitations of his structural theory and highlight two central aspects of American unipolarity: its potential durability in a nuclear world and its potential for preventive counter-proliferation wars. In sum, Waltz’s structural realism, when combined with his thinking about a nuclear world, produces a powerful analytic apparatus to further our understanding of our post-Cold War unipolar world <![CDATA[<b>Waltz and (non-)proliferation - more nuclear weapons, more peace?</b>: <b>A nuclear Iran and structural realism</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste ensaio olhamos para o ponto de vista de Waltz relativamente ao tema tão atual da proliferação nuclear. Desde o início dos anos 1980 até à sua morte, Waltz manteve um grande interesse e uma posição muito própria sobre este assunto. À luz do realismo estrutural Waltz nega a existência, e recusa, que a difusão de armamento nuclear, mesmo para uma teocracia como o Irão, seja um problema. Procuraremos explicar porquê; e a partir deste tema desenhar o perfil intelectual de Waltz como um realista que valoriza o papel dos estados em geral na segurança internacional, mas foi frequentemente crítico das políticas de segurança do «seu» Estado, os Estados Unidos.<hr/>In this essay we look at the question from Waltz’s point of view of the very topical issue of nuclear proliferation. Since the early 1980s until his recent death Waltz kept an ative interest and a very specific position on this matter. He denied there was such a thing as nuclear proliferation and, moreover, refused that, in light of structural realism the spread of nuclear weapons, even to a theocracy like Iran, would be a problem. This paper will explain why and around this theme we will draw the intellectual profile of Waltz as a realist that values the role of the State in international security, but was often critical of the security policies of his own state, the United States. <![CDATA[<b>Waltz, the democracies’ diversity and the states’ similarities</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo perceber porque é que Kenneth Waltz descartou o fator «democracia» nos seus estudos das relações internacionais. Para isso, recupera um dos livros esquecidos do autor - Foreign Policy and Democratic Politics: the American and British Experience - escrito em 1967, cujo principal argumento é que existem mais semelhanças entre todos os estados (democracias e autocracias) do que diferenças criadas pelo tipo de regime. Este livro permite ainda traçar o percurso de Waltz entre Man, the State and War e Theory of International Politics, identificando continuidade no percurso académico de um dos mais influentes pensadores da política internacional do século XX.<hr/>This article aims to uncover part of Kenneth Waltz forgotten legacy. By asking why the Professor of Columbia University disregarded “democracy” as an important variable to understand relations among states it recovers a book from 1967 - Foreign Policy and Democratic Politics: the American and British Experience - where Waltz argues that there are more similarities than differences between liberal and autocratic states. Re-reading this book also allows bridging the gap between Waltz’s most famous works (Man, the State and War and Theory of International Politics) contributing to the understanding of the academic path of one of the most brilliant scholars of the 20th century. <![CDATA[<b>An American loved in New Deli</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao contrário de muitos outros teó- ricos americanos, a obra de Kenneth Waltz é bastante popular na Índia. Mesmo durante o auge da Guerra Fria, enquanto Washington se aliava ao Paquistão e praticava as teses dos «aiatolas da não-proliferação», Waltz foi das poucas vozes discordantes que saiu em defesa do programa nuclear indiano. Para uma Índia relativamente fraca e habituada a ver a sua postura estratégica analisada com condescendência e antiquados paradigmas culturais e orientalistas, o neo-realismo estruturalista de Waltz, baseado num critério universal de puro poder, promete igualdade. Isto permite aos realistas indianos narrar a normalização do seu país como grande potência.<hr/>Unlike with many other American theorists, the work of Kenneth Waltz has always been popular in India. Even at the height of the Cold War, while Washington allied with Pakistan and practiced the theses of the “ayatollahs of non-proliferation”, Waltz was among the few opposing voices, defending India’s nuclear program. For a relatively weak India used to see its strategic posture analyzed with condescendence and old-fashioned cultural and orientalist paradigms, Waltz’s structural neo-realism promises equality because it restricts its analysis to a universal criterion of pure power. This allows Indian realists to narrate their country’s progressive normalization as a great power. <![CDATA[<b>Waltz, the idea of anarchy and the study of international relations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo argumenta que a ideia da anarquia é a grande contribuição de Kenneth Waltz para o campo das relações internacionais. O artigo apresenta a originalidade dessa ideia, seus termos básicos e seu impacto ao propor uma centralização construtiva e necessária a produções acadêmicas mais consistentes acerca da realidade das relações internacionais.<hr/>The present paper states the idea of anarchy as Kenneth Waltz’s greatest contribution to the field of international relations. First, it presents the originality of that idea. Second, it outlines its basic terms. Finally, it points out its impact by advancing a constructive and necessary convergence to foster more consistent scholar endeavors about the reality of International Relations. <![CDATA[<b>Hegemony as part of the United Nations peace architecture</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo visa, em primeiro lugar, discutir qual a função das Nações Unidas no que se refere a construção da paz no cenário internacional, essencialmente tendo em conta o conceito de hegemonia. Em segundo lugar, a partir de uma perspectiva neogramsciana, pretende-se explorar de que forma o conceito de paz tem sido instrumentalizado por instituições internacionais, neste caso, as Nações Unidas. Em suma, procura-se uma releitura acerca da construção da paz, a partir de uma análise de sua operacionalização internacional conduzida pelas Nações Unidas.<hr/>This article aims, firstly, to discuss the role played by the United Nations concerning the construction of international peace, bearing in mind the concept of hegemony. Secondly, it is indented to explore in which ways the concept of peace is instrumentalized by international institutions, that is, the United Nations. In sum, the main goal is to provide the reader a critical reading about the construction of peace in the international led by the United Nations peace operations. <![CDATA[<b>Empire</b>: <b>notes about a concept scope</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente ensaio pretende apresentar e discutir, remetendo para instâncias da expansão ultramarina europeia, diferentes perspetivas do conceito de império. Servindo-se das reflexões de Giovanni Sartori sobre os problemas da formação de conceitos nas ciências sociais, e tomando em consideração o seu uso tanto no campo estritamente político como em análises económicas e culturais, deseja-se que o texto possa servir de pequena ferramenta de orientação para o leitor que queira confrontar-se com a vasta bibliografia que trabalha o conceito de império.<hr/>This essay aims to present and discuss, based upon examples of the European overseas expansion, different perspetives of the concept of empire. Inspired by the reflections of Giovanni Sartori on the problems of concept formation in the social sciences, and taking into account its use both in the field of politics and in economic and cultural analyses, the text wishes to serve as a small guiding tool for the reader who plans to deal with the vast literature on the concept of empire. <![CDATA[<b>American crossroads</b>: <b>foreign policy during interventionist fatigue</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute os dois discursos recentes do Presidente Obama e as duas categorias diferentes de mudanças que anunciam, identificando os processos de decisão que espelham. O primeiro assume um corte com a linha de continuidade da política de segurança herdada da administração anterior, traduzida na autorização do uso de força militar, anunciando uma mudança na estratégia global de combate ao terrorismo, um maior controlo jurídico e político sobre o uso de drones e solicitando ao Congresso a revisão dos obstáculos legais à transferência de detidos em Guantánamo. O segundo parece inverter as promessas de rutura com o legado intervencionista do passado recente, ao anunciar a decisão de utilizar a força militar para punir o Governo da Síria, sem um mandato do Conselho de Segurança.<hr/>This paper discusses two recent speeches by President Obama and the two different t ypes of changes they introduce, identifying the decision processes they reflect. The first speech implies a move away from the continuity of the security policy adopted by the previous administration, embodied by the Authorization to Use Military Force, announcing changes of the global strategy in the fight against terrorism, a greater judicial and political control on the use of drones and asking Congress to review the legal obstacles it created to the closure of Guantanamo. The second speech appears to invert the promises of the non-interventionist stance adopted by this administration, announcing the intention to use military force to punish the government of Syria for its repeated use of chemical weapons, without a United Nations mandate. <![CDATA[<b>The International Relations Theory’s lessons to explain the European monetary integration process</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, recuperamos pressupostos e visões das principais teorias da integração europeia (neofuncionalismo e intergovernamentalismo liberal), partindo em busca do seu potencial explicativo para a formação e evolução da União Económica e Monetária. Sendo teorias filiadas na teoria das relações internacionais, notam-se insuficiências naturais, pois radicam num contexto (relações internacionais) a que escapam as especificidades da integração europeia. No entanto, ambas as teorias explicam o processo de integração monetária europeia sobretudo com o contributo complementar de outras abordagens focadas no particularismo da União Europeia: o papel das ideias, o reconhecimento da europeização dos processos políticos e a influência de poderosas comunidades epistémicas ganham relevo neste contexto.<hr/>The assumptions and lessons from the main theories of European integration (neofunctionalism and intergovernmentalism) are depicted in order to understand their explanatory potential for the creation and evolution of Economic and Monetary Union. Since both theories come from international relations theories, their restrictions on the context of European integration are obvious. Notwithstanding both theories explain different moments of European monetary integration, they need to be supplemented by other theoretical approaches that capture the particularisms of European integration. Thus, the role of ideas, the awareness of the Europeanisation of politics, and the influence of powerful epistemic communities come to the surface. <![CDATA[<b>The sovereignity concept transformation</b>: <b>the political and legal emergence of the “autonomies-nation” concerning the 1978 Spanish Constitution</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo visa abordar a forma como duas identidades nacionais concretas, a basca e a catalã, potenciadas pelos respetivos nacionalismos e pelo processo de democratização espanhol, conseguiram materializar-se política e legalmente naquilo que quali- ficamos como «autonomias-nação». Para chegar à análise deste estudo de caso, começa por percorrer o papel do Estado-nação e a relação entre os conceitos de Estado e nação. Destaca de forma especial a emergência de novas unidades políticas, que o autor denomina «autonomias-nação», que constituem um autêntico desafio ao conceito tradicional de soberania.<hr/>This article aims to address how two specific national identities, Basque and Catalan enhanced by their nationalisms and by the Spanish democratization process were able to materialize politically and legally in what is qualified as “autonomies-nation”. To get to the analysis of this case study we start to cover the role of the nation-State and the relationship between the concepts of State and nation. It specially highlights the emergence of new political units, which the author classifies as “autonomies-nation”, which constitute a real challenge to the traditional concept of sovereignty, focusing the Spanish case. <![CDATA[<b>Novos construtores e velhos forjadores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo visa abordar a forma como duas identidades nacionais concretas, a basca e a catalã, potenciadas pelos respetivos nacionalismos e pelo processo de democratização espanhol, conseguiram materializar-se política e legalmente naquilo que quali- ficamos como «autonomias-nação». Para chegar à análise deste estudo de caso, começa por percorrer o papel do Estado-nação e a relação entre os conceitos de Estado e nação. Destaca de forma especial a emergência de novas unidades políticas, que o autor denomina «autonomias-nação», que constituem um autêntico desafio ao conceito tradicional de soberania.<hr/>This article aims to address how two specific national identities, Basque and Catalan enhanced by their nationalisms and by the Spanish democratization process were able to materialize politically and legally in what is qualified as “autonomies-nation”. To get to the analysis of this case study we start to cover the role of the nation-State and the relationship between the concepts of State and nation. It specially highlights the emergence of new political units, which the author classifies as “autonomies-nation”, which constitute a real challenge to the traditional concept of sovereignty, focusing the Spanish case. <![CDATA[<b>Portugal e o Holocausto</b>: <b>drama em três actos paralelos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo visa abordar a forma como duas identidades nacionais concretas, a basca e a catalã, potenciadas pelos respetivos nacionalismos e pelo processo de democratização espanhol, conseguiram materializar-se política e legalmente naquilo que quali- ficamos como «autonomias-nação». Para chegar à análise deste estudo de caso, começa por percorrer o papel do Estado-nação e a relação entre os conceitos de Estado e nação. Destaca de forma especial a emergência de novas unidades políticas, que o autor denomina «autonomias-nação», que constituem um autêntico desafio ao conceito tradicional de soberania.<hr/>This article aims to address how two specific national identities, Basque and Catalan enhanced by their nationalisms and by the Spanish democratization process were able to materialize politically and legally in what is qualified as “autonomies-nation”. To get to the analysis of this case study we start to cover the role of the nation-State and the relationship between the concepts of State and nation. It specially highlights the emergence of new political units, which the author classifies as “autonomies-nation”, which constitute a real challenge to the traditional concept of sovereignty, focusing the Spanish case. <![CDATA[<b>Dívida saldada?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo visa abordar a forma como duas identidades nacionais concretas, a basca e a catalã, potenciadas pelos respetivos nacionalismos e pelo processo de democratização espanhol, conseguiram materializar-se política e legalmente naquilo que quali- ficamos como «autonomias-nação». Para chegar à análise deste estudo de caso, começa por percorrer o papel do Estado-nação e a relação entre os conceitos de Estado e nação. Destaca de forma especial a emergência de novas unidades políticas, que o autor denomina «autonomias-nação», que constituem um autêntico desafio ao conceito tradicional de soberania.<hr/>This article aims to address how two specific national identities, Basque and Catalan enhanced by their nationalisms and by the Spanish democratization process were able to materialize politically and legally in what is qualified as “autonomies-nation”. To get to the analysis of this case study we start to cover the role of the nation-State and the relationship between the concepts of State and nation. It specially highlights the emergence of new political units, which the author classifies as “autonomies-nation”, which constitute a real challenge to the traditional concept of sovereignty, focusing the Spanish case. <![CDATA[<b>Uma nova biografia política de Marcello Caetano?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo visa abordar a forma como duas identidades nacionais concretas, a basca e a catalã, potenciadas pelos respetivos nacionalismos e pelo processo de democratização espanhol, conseguiram materializar-se política e legalmente naquilo que quali- ficamos como «autonomias-nação». Para chegar à análise deste estudo de caso, começa por percorrer o papel do Estado-nação e a relação entre os conceitos de Estado e nação. Destaca de forma especial a emergência de novas unidades políticas, que o autor denomina «autonomias-nação», que constituem um autêntico desafio ao conceito tradicional de soberania.<hr/>This article aims to address how two specific national identities, Basque and Catalan enhanced by their nationalisms and by the Spanish democratization process were able to materialize politically and legally in what is qualified as “autonomies-nation”. To get to the analysis of this case study we start to cover the role of the nation-State and the relationship between the concepts of State and nation. It specially highlights the emergence of new political units, which the author classifies as “autonomies-nation”, which constitute a real challenge to the traditional concept of sovereignty, focusing the Spanish case. <![CDATA[<b>Um encontro entre a história da cultura e a história política</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992013000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo visa abordar a forma como duas identidades nacionais concretas, a basca e a catalã, potenciadas pelos respetivos nacionalismos e pelo processo de democratização espanhol, conseguiram materializar-se política e legalmente naquilo que quali- ficamos como «autonomias-nação». Para chegar à análise deste estudo de caso, começa por percorrer o papel do Estado-nação e a relação entre os conceitos de Estado e nação. Destaca de forma especial a emergência de novas unidades políticas, que o autor denomina «autonomias-nação», que constituem um autêntico desafio ao conceito tradicional de soberania.<hr/>This article aims to address how two specific national identities, Basque and Catalan enhanced by their nationalisms and by the Spanish democratization process were able to materialize politically and legally in what is qualified as “autonomies-nation”. To get to the analysis of this case study we start to cover the role of the nation-State and the relationship between the concepts of State and nation. It specially highlights the emergence of new political units, which the author classifies as “autonomies-nation”, which constitute a real challenge to the traditional concept of sovereignty, focusing the Spanish case.