Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920160004&lang=pt vol. num. 52 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Nota introdutória</b>: <b>A crise da democracia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A dupla ilusão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio visa contribuir para a reflexão em torno da crise da democracia contemporânea evocando dois clássicos modernos - Max Weber e Carl Schmitt - e um contexto epocal específico - a modernidade tardia da República de Weimar. Esboçando o caminho que vai da (des)ilusão do liberalismo segundo Weber à ilusão do totalitarismo segundo Schmitt, sugerimos que a democracia moderna habita o espaço crítico e incerto entre essa dupla ilusão.<hr/>This paper seeks to contribute to the debates on the crisis of contemporary democracy by evoking two modern classics - Max Weber and Carl Schmitt - and a specific historical context - Weimar's late modernity. By sketching the troubled path from Max Weber's disillusioned liberalism to Carl Schmitt's totalitarian hopes, it suggests that modern democracy inhabits the critical and uncertain space between a double illusion. <![CDATA[<b>Sobre «desconsolidação» e retrocesso democrático</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após décadas de otimismo democrático, parece ter-se instalado na academia um pessimismo acerca do futuro da democracia no mundo. A combinação de desenvolvimentos institucionais importantes em novas democracias e a emergência de populismos antissistémicos em democracias mais antigas trouxe várias questões sobre a estabilidade dos regimes democráticos contemporâneos. No entanto, os esforços para compreender esta situação têm pecado pela fragmentação da sua análise - frequentemente baseada em estudos de caso - e do enquadramento teórico que têm utilizado. Este artigo propõe‑se reavaliar esta literatura tentando centrar a sua análise nos pontos em comum entre esta literatura sobre desconsolidação/retrocesso e a literatura sobre a terceira vaga de democratização.<hr/>After decades of democratic optimism, pessimism seems to be installed in the academia concerning the future of democracy around the world. A combination of significant institutional developments in recent democracies and the emergence of anti‑systemic populisms in older ones brought many questions on the stability of contemporaneous democratic regimes. Nevertheless, these efforts have been faulty due to the fragmentation of their analysis - frequently based on case studies - and the theoretical framework on which they relied. This article tries to reevaluate this literature focusing its analysis in the common themes that this decon‑solidation/backlash literature shares with the literature on the third wave of democratization. <![CDATA[<b>A crise política brasileira de 2015-2016</b>: <b>Diagnóstico, sequelas e profilaxia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, analisam‑se as condições necessárias e suficientes da profunda crise política e econômica pela qual passou o Brasil em 2015‑2016. Discutem‑se também as possíveis consequências da crise para a democracia, o sistema de governo e o sistema partidário brasileiros, além de se proporem reformas que possam minimizar os principais problemas decorrentes do ordenamento institucional do país.<hr/>This article analyzes the necessary and sufficient conditions of the profound political and economic crisis that Brazil experienced in 2015-2016. The possible consequences of the crisis for democracy, the system of government and the party system are also discussed. The conclusion proposes reforms that can minimize the main problems arising from the country's institutional structure. <![CDATA[<b>Venezuela</b>: <b>Aprofundamento do autoritarismo ou transição para a democracia?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Até à década de 1990, a Venezuela foi uma das democracias mais estáveis da América Latina. Hoje é o exemplo perfeito de um regime autoritário competitivo. Como é que este país se tornou cada vez mais autoritário? Será possível uma transição para a democracia a curto prazo? Este artigo explora estas questões, debruçando‑se em particular sobre o papel da oposição. Defendo que as escolhas estratégicas e os objetivos da oposição são a chave para entender a erosão da democracia na Venezuela, bem como os avanços e retrocessos nas tentativas do país de transitar para a democracia. Entre 2006 e 2013 a oposição recorreu a estratégias institucionais para derrotar o chavismo. Em 2014, usou estratégias extra‑institucionais com objetivos radicais. Apesar da grave crise económica e da insegurança, nenhuma dessas opções estratégicas foi suficiente para levar a uma mudança de regime. Desde 2015, a combinação de eleições com protestos de rua parece estar a produzir melhores resultados.<hr/>Up until the 1990s Venezuela was one of the most stable democracies in Latin America. Today it is the quintessential example of a competitive authoritarian regime. How did this country become increasingly more authoritarian? Is it likely it will transition to democracy any time soon? This article explores these questions, focusing on the role of the opposition. I suggest that the opposition's strategic choices and goals are key to underst and Venezuela's erosion to democracy, as well as the advances and setbacks in these country's attempts to transition to democracy. Between 2006 and 2013 the opposition used institutional strategies to defeat Chavismo. In 2014 it resorted to extra‑institutional strategies with radical goals. Despite the severe economic and security crisis, individually, neither of these strategic choices was sufficient to push for a regime change. A mix of elections and street protests, since 2015 seems to be yielding better results. <![CDATA[<b>Identidade e poder na política externa da Indonésia</b>: <b>de Sukarno a Suharto</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo desenvolve uma análise da política externa da Indonésia durante as presidências de Sukarno e Suharto. Começa por fazer uma breve contextualização histórica sobre os principais fatores materiais e ideacionais que caracterizaram a construção do Estado indonésio. Seguidamente, traça um quadro analítico das ideias e doutrinas que influenciaram a política externa indonésia. O seu objetivo fundamental é o de contribuir para iluminar o processo de construção e adaptação identitária da política externa da Indonésia neste período<hr/>This article develops an analysis of Indonesia's foreign policy during the presidencies of Sukarno and Suharto. It starts with a brief historical background on the main material and ideational factors that characterized the construction of the Indonesian state. Next, it outlines an analytical framework of the ideas and doctrines that influenced the Indonesian foreign policy. Its main objective is to contribute to shed some light on the process of identity construction and adaptation of Indonesia's foreign policy in this period. <![CDATA[<b>Segurança em movimento</b>: <b>A presença do vetor demográfico nas estratégias de segurança e defesa nacionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao entender‑se a evolução do conceito de segurança à luz do processo de globalização no pós‑Guerra Fria, é possível entender a forma como as dinâmicas da população se podem constituir enquanto riscos ou ameaças para a segurança nacional e global. Através de uma abordagem compreensiva da literatura, esmiuçaram‑se as complexas relações entre demografia e estudos de segurança e analisou‑se empiricamente, em perspetiva comparada, a presença do vetor demográfico nas mais recentes estratégias de segurança e defesa de quatro países: Eslováquia, Espanha, Irlanda e Portugal. Concluiu‑se que o vetor demográfico está patente nestas estratégias, embora com uma importância relativa distinta entre os países.<hr/>Understanding the evolution of the concept of security in the light of globalization after the end of the Cold War allow us to understand how the dynamics of the population may be perceived as risks or threats to national and global security. With a comprehensive approach to the literature review we deepened the complex relationship between demography and security studies. Thus, this article aims to approach, from a comparative perspective, the presence of demography in the latest security and defence strategies of Slovakia, Spain, Ireland and Portugal. The results confirmed that demography matters to security though it changes across countries for different reasons. <![CDATA[<b>A importância da memória histórica. As negociações de adesão de Portugal às Comunidades contadas na primeira pessoa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao entender‑se a evolução do conceito de segurança à luz do processo de globalização no pós‑Guerra Fria, é possível entender a forma como as dinâmicas da população se podem constituir enquanto riscos ou ameaças para a segurança nacional e global. Através de uma abordagem compreensiva da literatura, esmiuçaram‑se as complexas relações entre demografia e estudos de segurança e analisou‑se empiricamente, em perspetiva comparada, a presença do vetor demográfico nas mais recentes estratégias de segurança e defesa de quatro países: Eslováquia, Espanha, Irlanda e Portugal. Concluiu‑se que o vetor demográfico está patente nestas estratégias, embora com uma importância relativa distinta entre os países.<hr/>Understanding the evolution of the concept of security in the light of globalization after the end of the Cold War allow us to understand how the dynamics of the population may be perceived as risks or threats to national and global security. With a comprehensive approach to the literature review we deepened the complex relationship between demography and security studies. Thus, this article aims to approach, from a comparative perspective, the presence of demography in the latest security and defence strategies of Slovakia, Spain, Ireland and Portugal. The results confirmed that demography matters to security though it changes across countries for different reasons. <![CDATA[<b>Fortalecimento ou derrocada da «onda rosa» na América Latina?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao entender‑se a evolução do conceito de segurança à luz do processo de globalização no pós‑Guerra Fria, é possível entender a forma como as dinâmicas da população se podem constituir enquanto riscos ou ameaças para a segurança nacional e global. Através de uma abordagem compreensiva da literatura, esmiuçaram‑se as complexas relações entre demografia e estudos de segurança e analisou‑se empiricamente, em perspetiva comparada, a presença do vetor demográfico nas mais recentes estratégias de segurança e defesa de quatro países: Eslováquia, Espanha, Irlanda e Portugal. Concluiu‑se que o vetor demográfico está patente nestas estratégias, embora com uma importância relativa distinta entre os países.<hr/>Understanding the evolution of the concept of security in the light of globalization after the end of the Cold War allow us to understand how the dynamics of the population may be perceived as risks or threats to national and global security. With a comprehensive approach to the literature review we deepened the complex relationship between demography and security studies. Thus, this article aims to approach, from a comparative perspective, the presence of demography in the latest security and defence strategies of Slovakia, Spain, Ireland and Portugal. The results confirmed that demography matters to security though it changes across countries for different reasons. <![CDATA[<b>A impoliticidade, forma alternativa de ler a política ou de fazer (a) política?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao entender‑se a evolução do conceito de segurança à luz do processo de globalização no pós‑Guerra Fria, é possível entender a forma como as dinâmicas da população se podem constituir enquanto riscos ou ameaças para a segurança nacional e global. Através de uma abordagem compreensiva da literatura, esmiuçaram‑se as complexas relações entre demografia e estudos de segurança e analisou‑se empiricamente, em perspetiva comparada, a presença do vetor demográfico nas mais recentes estratégias de segurança e defesa de quatro países: Eslováquia, Espanha, Irlanda e Portugal. Concluiu‑se que o vetor demográfico está patente nestas estratégias, embora com uma importância relativa distinta entre os países.<hr/>Understanding the evolution of the concept of security in the light of globalization after the end of the Cold War allow us to understand how the dynamics of the population may be perceived as risks or threats to national and global security. With a comprehensive approach to the literature review we deepened the complex relationship between demography and security studies. Thus, this article aims to approach, from a comparative perspective, the presence of demography in the latest security and defence strategies of Slovakia, Spain, Ireland and Portugal. The results confirmed that demography matters to security though it changes across countries for different reasons. <![CDATA[<b>Como nasce um Estado-Nação? O papel da Igreja Católica timorense na denúncia do genocídio e do abuso dos direitos humanos por parte da Indonésia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao entender‑se a evolução do conceito de segurança à luz do processo de globalização no pós‑Guerra Fria, é possível entender a forma como as dinâmicas da população se podem constituir enquanto riscos ou ameaças para a segurança nacional e global. Através de uma abordagem compreensiva da literatura, esmiuçaram‑se as complexas relações entre demografia e estudos de segurança e analisou‑se empiricamente, em perspetiva comparada, a presença do vetor demográfico nas mais recentes estratégias de segurança e defesa de quatro países: Eslováquia, Espanha, Irlanda e Portugal. Concluiu‑se que o vetor demográfico está patente nestas estratégias, embora com uma importância relativa distinta entre os países.<hr/>Understanding the evolution of the concept of security in the light of globalization after the end of the Cold War allow us to understand how the dynamics of the population may be perceived as risks or threats to national and global security. With a comprehensive approach to the literature review we deepened the complex relationship between demography and security studies. Thus, this article aims to approach, from a comparative perspective, the presence of demography in the latest security and defence strategies of Slovakia, Spain, Ireland and Portugal. The results confirmed that demography matters to security though it changes across countries for different reasons.