Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920170004&lang=pt vol. num. 56 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Eleições na Europa pós-crise</b>: <b>o começo de um novo ciclo?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>As eleições parlamentares búlgaras de 2017</b>: <b>Tudo como dantes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As eleições parlamentares antecipadas de 2017 na Bulgária foram realizadas em circunstâncias de relativa estabilidade económica mas de clara incerteza política devido à incapacidade, por parte de um sistema partidário fragmentado, em responder ao descontentamento público face à estagnação do nível de vida e à deterioração da situação democrática. Os resultados das eleições sugerem que esta situação continua, ao permitirem o regresso ao poder do Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária, de centro-direita, em aliança com um antigo parceiro, o partido nacionalista Patriotas Unidos. O Partido Socialista Búlgaro, de centro-esquerda, melhorou o seu desempenho, enquanto os partidos que defendiam reformas democráticas radicais pró-liberais não conseguiram entrar no Parlamento.<hr/>The 2017 early parliamentary elections in Bulgaria were held in circumstances of relative economic stability, but clear political uncertainty due to the inability of the fragmented party system to respond to public discontent with the stagnating standard of living and deteriorating state of democracy. The election results suggest a continuation of this situation, returning the centre-right Citizens for European Development of Bulgaria on power with an old-new coalition-partner, the nationalist United Patriots. The centre-left Bulgarian Socialist Party improved its performance, while the parties advocating radical proliberal democratic reform failed to enter parliament. <![CDATA[<b>A emergência de uma nova dimensão cultural</b>: <b>As eleições holandesas de 2017</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As eleições holandesas de 2017 tiveram resultados notáveis: a coligação governamental liberal-trabalhista perdeu metade dos seus eleitores. Analisamos neste artigo os resultados das eleições de 2017 à luz da transformação das dimensões de competição, em particular o surgimento de uma nova dimensão cultural que estabelece uma clivagem entre aqueles que procuram defender o interesse e a identidade nacionais e aqueles que preferem a cooperação internacional e uma conceção multicultural de identidade. Ao mesmo tempo, as questões económicas tornaram-se bidimensionais. A nova dimensão cultural estrutura agora as opiniões políticas dos eleitores em muitas áreas, como a imigração, a integração europeia e também o meio ambiente. Esta dimensão cultural afigura-se fundamental para entender como os eleitores concebem a esquerda e a direita, e também para entender em que partidos votam.<hr/>The 2017 Dutch elections saw dramatic results: the governing Liberal-Labour coalition lost half its voters. We analyse the results of the 2017 elections as a result of the changing dimensions of conflict in particular the rise of the new cultural dimension divides those who seek to defend the national interest and identity from those who prefer international cooperation and a multicultural conception of identity. At the same time economic issues have become two-dimensional. The new cultural dimension now structures voters' policy opinions on many issues including immigration and EU integration, but also the environment. It is key in understanding how voters conceive of left and right and for understanding which parties voters vote for. <![CDATA[<b>O surgimento do populismo de esquerda na política francesa</b>: <b>O movimento «França Insubmissa» de Jean-Luc Mélenchon</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No arranque para as eleições presidenciais de 2017 em França, Jean-Luc Mélenchon, um político associado à esquerda radical, formou um novo movimento chamado «France Insoumise» (França Insubmissa – FI). Tratou-se de uma tentativa de organizar as massas ao longo de uma linha de clivagem agonística entre «o povo» e «a elite», e constituiu também uma rutura radical com as tradicionais formas coletivas de liderança e atuação da esquerda francesa. O que define o populismo da FI é o papel e a centralidade do líder. É possível equacionar se o populismo é a melhor estratégia para ampliar o eleitorado da esquerda, já que os populismos de esquerda e de direita não incidem sobre as mesmas questões culturais e não expressam os mesmos sentimentos.<hr/>In the run-up to the 2017 presidential election in France, Jean-Luc Mélenchon, who had been associated with the radical left, formed a new movement called France Insoumise (Unbowed France – FI). This was an attempt to organise the masses along the lines of an agonistic cleavage between ‘the people' and ‘the elite', and this was also a radical break with the collective forms of leadership and action on the French left. What defines FI's populism is the role and the centrality of the leader. One may wonder whether populism is the best strategy to broaden the left's electorate as left-wing and right-wing populisms do not tap in the same culture and do not express the same feelings <![CDATA[<b>Eleições no Reino Unido</b>: <b>Efeitos Brexit e austeridade produzem surpresa eleitoral</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os resultados das eleições legislativas britânicas de 2017 foram surpreendentes. Contrariando as tendências das sondagens, o eleitorado negou uma maioria ao Partido Conservador. Este viu-se forçado a formar um governo minoritário que conta com o apoio pontual do Partido Democrático do Ulster. Em contrapartida, o Partido Trabalhista ultrapassou as expectativas ao obter o seu melhor resultado desde 2005. Este artigo tem como objectivo analisar os resultados destas eleições e argumenta que o efeito do Brexit bem como o impacto das políticas de austeridade foram os principais factores que influenciaram as escolhas dos eleitores nestas eleições.<hr/>When the British Prime Minister Theresa May called an early election for the 8th of June of 2017 she was expecting her a party to win a landslide majority. But voters had other ideas. As a result, the Conservative Party its majority in the House of Commons and was forced to celebrate a confidence and supply agreement with the Northern Irish Democratic Unionist Party. Labour, on the other hand had much better results than expected. This article seeks to explain what is behind these astonishing results. It will argue that to a certain extent the 2017 general election was a ‘Brexit election', however, other factors, namely the impact of austerity policies influenced voting behaviour. <![CDATA[<b>Eleições na Alemanha</b>: <b>Mudanças no sistema partidário e o compasso de espera europeu</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Num sistema internacional desordenado e de já prolongada turbulência política nas relações entre os países europeus, os Estados Unidos, a Rússia e a Turquia, em que as expetativas de liderança recaem cada vez mais sobre a Alemanha, ocorreram as eleições legislativas alemãs. As eleições de 24 de setembro de 2017 penalizaram os dois maiores partidos e representam uma mudança do sistema partidário e da estabilidade política na Alemanha. Passados dois meses e meio depois das eleições, e do fracasso das pré-negociações entre CDU/CSU, FDP e Verdes, discute-se agora as opções de uma nova grande coligação CDU/CSU-SPD, um governo minoritário ou a realização de novas eleições. Esta demora na escolha de uma solução governativa é inesperada e tem implicações para a Europa, porque a estabilidade política na Alemanha é o pressuposto da estabilidade política europeia, e coloca o resto da Europa perante um compasso de espera. O artigo analisa o resultado eleitoral, a evolução desde então e argumenta que as transformações do sistema partidário na Alemanha ajudam a explicar o atual impasse pós-eleitoral: a crescente fragmentação do sistema partidário articulado com a volatilidade eleitoral e com uma acentuada polarização ideológica, o que se reflete, no contexto pós-eleitoral, na existência de sete partidos políticos com representação parlamentar e afirmação de um sistema multipartidário.<hr/>The German Bundestag elections took place amidst a disorderly international system and ongoing political turmoil in relations between European countries, the United States, Russia and Turkey, where leadership expectations increasingly fall on Germany. The elections of 24 September 2017 penalized the two largest parties and confirmed a change of the party system and of German political stability. Two and a half months after the elections, and the failure of prenegotiations between CDU/CSU, FDP and the Greens, the options for a new CDU/CSU-SPD grand coalition, a minority government or new elections are still open. This delay in finding a solution for government formation is unexpected and has implications for Europe because political stability in Germany is the prerequisite of European political stability and because it puts the rest of Europe on hold. The article analyses the electoral outcome, the evolution of the party system since then, and argues that the transformations of the German party system help explain the current post-election impasse: increased fragmentation of the party system, electoral volatility and a marked ideological polarization, which is reflected, in the post-election context, in the existence of now seven political parties with parliamentary representation and the affirmation of a multiparty system. <![CDATA[<b>Portugal face ao Brexit</b>: <b>um europeísmo perseverante, mas sob pressão acrescida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A possibilidade de um Brexit é um desenvolvimento sem precedentes na história da integração europeia, suscetível de ter implicações profundas no continente e à escala global. Portugal não escapará naturalmente a tais possíveis efeitos tendo em conta a importância central que a UE tem tido para o país, bem como os relevantes laços luso-britânicos. O artigo oferece uma análise detalhada das reações portuguesas ao processo inicial de saída do Reino Unido da UE, concluindo que a postura portuguesa em geral foi cautelosa e conciliadora. Tal posicionamento é demonstrativo de um persistente europeísmo, embora mais prudente e temperado pelos traços atlânticos que também formam parte da identidade e posicionamento internacional do país.<hr/>The prospect of a Brexit is an unprecedented development for European integration, which is likely to have deep implications at European and global level. Portugal will obviously not be spared from those possible effects, taking into account the EU's central importance for the country, as well as the relevant Luso-British ties. The article offers a detailed analysis of Portuguese reactions to the initial stages of the United Kingdom's exit from the EU, concluding that Portugal's stance in general was cautious and conciliatory. Such stance is demonstrative of an enduring Europeanism, yet more prudent and balanced by the Atlanticist traits that are also constitutive of Portugal's identity and international relations <![CDATA[<b>Portugal e o conflito do Chaco no quadro da Sociedade das Nações (1932-1935)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as ações diplomáticas portuguesas realizadas pelo Dr. Augusto Vasconcelos na fase final do conflito do Chaco. Analisando a documentação dos arquivos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, este trabalho parte da hipótese de que, embora o principal interesse de Portugal no conflito do Chaco fosse a busca pela paz, o trabalho diplomático realizado para o resolver deu a Portugal a oportunidade de melhorar a sua posição no âmbito internacional e arrancar a ascendência da Espanha no bloco de países latino-americanos.<hr/>This article analyzes the Portuguese diplomatic actions undertaken by Dr. Augusto Vasconcelos in the final stretch of the Chaco conflict. Analyzing the documentation of the archives of the Ministry of Foreign Affairs, this paper starts with the hypothesis that, although the principal interest of Portugal in the Chaco conflict was the search for peace, the diplomatic work done to solve it gave to Portugal the opportunity to improve its position in the international framework and to take away the ascendancy of Spain within the bloc of Latin American countries. <![CDATA[<b>Repensar a guerra pelas mãos de um polemólogo português</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as ações diplomáticas portuguesas realizadas pelo Dr. Augusto Vasconcelos na fase final do conflito do Chaco. Analisando a documentação dos arquivos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, este trabalho parte da hipótese de que, embora o principal interesse de Portugal no conflito do Chaco fosse a busca pela paz, o trabalho diplomático realizado para o resolver deu a Portugal a oportunidade de melhorar a sua posição no âmbito internacional e arrancar a ascendência da Espanha no bloco de países latino-americanos.<hr/>This article analyzes the Portuguese diplomatic actions undertaken by Dr. Augusto Vasconcelos in the final stretch of the Chaco conflict. Analyzing the documentation of the archives of the Ministry of Foreign Affairs, this paper starts with the hypothesis that, although the principal interest of Portugal in the Chaco conflict was the search for peace, the diplomatic work done to solve it gave to Portugal the opportunity to improve its position in the international framework and to take away the ascendancy of Spain within the bloc of Latin American countries. <![CDATA[<b>Para uma biologia dos «fascismos»</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as ações diplomáticas portuguesas realizadas pelo Dr. Augusto Vasconcelos na fase final do conflito do Chaco. Analisando a documentação dos arquivos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, este trabalho parte da hipótese de que, embora o principal interesse de Portugal no conflito do Chaco fosse a busca pela paz, o trabalho diplomático realizado para o resolver deu a Portugal a oportunidade de melhorar a sua posição no âmbito internacional e arrancar a ascendência da Espanha no bloco de países latino-americanos.<hr/>This article analyzes the Portuguese diplomatic actions undertaken by Dr. Augusto Vasconcelos in the final stretch of the Chaco conflict. Analyzing the documentation of the archives of the Ministry of Foreign Affairs, this paper starts with the hypothesis that, although the principal interest of Portugal in the Chaco conflict was the search for peace, the diplomatic work done to solve it gave to Portugal the opportunity to improve its position in the international framework and to take away the ascendancy of Spain within the bloc of Latin American countries. <![CDATA[<b>O fim da vaca sagrada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992017000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as ações diplomáticas portuguesas realizadas pelo Dr. Augusto Vasconcelos na fase final do conflito do Chaco. Analisando a documentação dos arquivos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, este trabalho parte da hipótese de que, embora o principal interesse de Portugal no conflito do Chaco fosse a busca pela paz, o trabalho diplomático realizado para o resolver deu a Portugal a oportunidade de melhorar a sua posição no âmbito internacional e arrancar a ascendência da Espanha no bloco de países latino-americanos.<hr/>This article analyzes the Portuguese diplomatic actions undertaken by Dr. Augusto Vasconcelos in the final stretch of the Chaco conflict. Analyzing the documentation of the archives of the Ministry of Foreign Affairs, this paper starts with the hypothesis that, although the principal interest of Portugal in the Chaco conflict was the search for peace, the diplomatic work done to solve it gave to Portugal the opportunity to improve its position in the international framework and to take away the ascendancy of Spain within the bloc of Latin American countries.