Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920190004&lang=pt vol. num. 64 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>As eleições europeias de 2019 na Europa do Sul</b>: <b>análise das especificidades intrarregionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>As eleições europeias de 2019 em Portugal</b>: <b>Um teste à «Geringonça»?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Portugal, as eleições para o Parlamento Europeu de 2019 foram particularmente interessantes. Decorreram apenas quatro meses antes das legislativas e por essa razão funcionaram como uma espécie de teste para a «Geringonça» ? para o Partido Socialista (PS) e os seus parceiros à esquerda ? mas também para a oposição. Neste artigo, refletimos brevemente sobre a natureza e as características das eleições europeias, apoiando-nos no modelo de eleições de segunda ordem. Seguindo uma perspetiva longitudinal, este artigo procura analisar as europeias à luz dos resultados de 2014, mas também comparando-as com as eleições legislativas de 2019 e 2015.<hr/>The 2019 European Parliament elections were especially interesting in Portugal. They took place four months before the Portuguese legislative election and for this reason they worked as a first-round test for the “contrapation” – for the Socialist Party (PS) and its partners in the left flank but also for the opposition. In this article we briefly discuss the nature and characteristics of the European elections, drawing on the predictability power of the second-order elections model. This article takes a longitudinal perspective, by comparing the European elections with the 2014 European contest and the legislative elections that took place in 2019 and in 2015. <![CDATA[<b>As eleições europeias de 2019 na Espanha</b>: <b>Uma segunda volta das <i>Generales</i>?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As oitavas eleições para o Parlamento Europeu na Espanha decorreram num clima de instabilidade política e social. O foco nacional dos temas de campanha está em consonância com o modelo de eleições de segunda ordem. Contudo, os padrões do comportamento eleitoral suscitam algumas questões sobre a adequabilidade das previsões do modelo. Por um lado, a participação eleitoral, apesar de mais baixa do que nas eleições nacionais, foi das mais elevadas de sempre; por outro, o PSOE recém-eleito saiu vencedor, sem qualquer penalização, enquanto o PP replicou a pesada derrota das gerais, embora tenha ganho algum fôlego. Em linhas gerais, as europeias de 2019 na Espanha parecem ter constituído uma segunda volta das eleições gerais de abril.<hr/>The eighth European Parliament (EP) election in Spain was held in a socially and politically turbulent time. The campaign was dominated by national issues, which seems to fit in the second-order election theory. Yet, the electoral behaviour patterns raise some questions about the suitability of this model's predictions. On the one hand, the electoral turnout had a significant rise, even though lower than in the previous national election; on the other hand, the election was won by the newly elected PSOE with no punishment while the PP achieved slightly better results than those of the parliamentary elections. Broadly speaking, one could argue that the 2019 ep elections in Spain were first and foremost a second round of the April legislative election. <![CDATA[<b>As eleições europeias de 2019 na Itália</b>: <b>O princípio do fim do <i>Governo del Cambiamento</i>?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, descreve-se o contexto, apresentam-se os protagonistas e discutem-se os resultados das eleições europeias de maio de 2019 na Itália à luz do modelo de eleições de segunda ordem. Estas eleições apresentaram algumas das características teorizadas, como um enfoque em temas nacionais durante a campanha e uma menor participação face às legislativas anteriores, mas a punição do incumbente caiu apenas sobre um dos parceiros da coligação que então governava o país: o Movimento 5 Estrelas perdeu metade das preferências, enquanto a Liga duplicou os seus resultados em relação às legislativas de 2018. A mudança radical no equilíbrio de forças entre os dois partidos da coligação teve um impacto dramático nas suas relações, já instáveis, e levou ao fim da participação da Liga no governo.<hr/>In this article, the context of the May 2019 European elections in Italy is described, its main protagonists are presented, and its results are discussed under the second order elections model. These elections presented some of the theorized features, such as a focus on national themes during the campaign and lower participation than in the previous legislative election, but the punishment of the incumbent fell only on one of the coalition partners: the Movimento Cinque Stelle lost almost half of its electoral support, while the Lega doubled its results compared to the 2018 legislative elections. The radical shift in the balance between the two coalition parties had a dramatic impact on their already unstable relationship and led to the end of Lega's participation in the governmental solution. <![CDATA[<b>As eleições europeias de 2019 na Grécia</b>: <b>Regresso a um sistema partidário bipolar?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As eleições europeias de 2019 na Grécia ocorreram a 26 de maio, juntamente com as eleições municipais e regionais. Foi a primeira disputa eleitoral desde setembro de 2015 e marcou o fim de uma era muito turbulenta na política grega. O partido de esquerda radical SYRIZA, então no governo, sofreu grandes perdas, enquanto o partido conservador de centro-direita Nova Democracia recuperou a sua força eleitoral e assumiu uma vez mais o domínio sobre o sistema partidário grego, depois do período 2004-2009. Este artigo tenta lançar luz sobre estes resultados eleitorais, através de uma análise do sistema partidário grego, dos seus principais atores, das ocorrências da campanha e dos resultados que forçaram o partido no governo a pedir eleições antecipadas.<hr/>The 2019 European Parliament election in Greece took place on 26 May together with municipal and regional elections. It was the first electoral contest since September 2015 and marked the end of a very turbulent era for Greek politics. The radical left governing SYRIZA suffered severe losses and the centre-right conservative party of New Democracy regained its electoral strength and dominated the Greek party system once again since the 2004-2009 period. This article attempts to shed an analytical light on this electoral result through the analysis of the Greek party system and its main actors, the campaign aspects as well as the results that forced the governing party to call for snap elections. <![CDATA[<b>As eleições europeias de 2019 em Malta</b>: <b>Um império trabalhista num país em relativo contraciclo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Malta, a participação nas eleições europeias continua a diminuir, embora se mantenha entre as mais elevadas no seio da União Europeia. As eleições europeias de 2019 foram, sem surpresas, menos participadas do que as legislativas e muito nacionalizadas. Malta revela algumas exceções face à tendência europeia no que respeita à clara vitória dos trabalhistas (S&D) e à pouca expressão de votos no Alternativa Democrática (Verdes). Um dos grandes desafios do Partido Trabalhista será conter as forças de direita eurocéticas, como o Império Europa, que começam a ganhar terreno.<hr/>In Malta, participation in European elections continues to decline although it remains among the highest within the European Union. The 2019 European elections were unsurprisingly less participated than legislative elections, and very nationalized. Malta reveals some exceptions to the European trend, namely the clear victory of the Labour Party (S&D family) and the small number of ballots cast in the Democratic Alternative (Green Party). One of the greatest challenges of the Labour Party will be to contain the Eurosceptic right-wing wave, such as the Imperium Europa, which is starting to gain ground. <![CDATA[<b>As eleições europeias de 2019 em Chipre</b>: <b>Entre a consolidação dos velhos protagonistas e a ameaça de uma nova força política</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, são analisados os resultados das eleições europeias de 2019 em Chipre em perspetiva longitudinal, à luz da literatura científica e do contexto político cipriota. Apesar de os resultados das eleições de 2019 demonstrarem uma manutenção da distribuição dos assentos parlamentares pelos quatro principais partidos face às eleições de 2014, sugerem uma tendência de alteração no contexto político: constatou-se uma redução da distância entre o incumbente conservador DISY e o comunista AKEL (o principal partido da oposição), um aumento de votação nalguns partidos mais pequenos e a continuação da escalada eleitoral do ELAM, de extrema-direita.<hr/>In this article, the results of the 2019 European Elections in Cyprus are analysed from a longitudinal perspective according to the scientific literature and the national political context. Although the results of the 2019 Elections show that the four main parties kept the same number of mandates they had received in the 2014 elections, they also suggest a change in the political context. The distance between the conservative incumbent DISY and the communist AKEL (the main opposition party) decreased, some smaller parties had more votes and the electoral climbing of the far-right party, ELAM, continued. <![CDATA[<b>Ideologia e pragmatismo na política externa de Jair Bolsonaro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ascensão de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil trouxe muitas mudanças na área de política externa. Muitos padrões consolidados do comportamento internacional do país foram postos em xeque, e em seguida substituídos por declarações e/ou atuações que provocaram atritos não somente internacionais, mas também com setores domésticos. O artigo discute a contraposição entre uma dimensão basicamente ideológica da política externa do governo de Bolsonaro e reações de caráter pragmático que buscam defender interesses concretos de atores domésticos. Com esse objetivo, apresenta a dicotomia entre declarações de atores representativos da ala ideológica do governo e declarações de atores defensores de medidas pragmáticas. Sua metodologia é baseada sobretudo em pesquisa com artigos de jornais e documentos oficiais.<hr/>The arrival of Jair Bolsonaro in the Brazilian presidency has brought many changes in Brazilian foreign policy. Many consolidated patterns of the country's international behaviour were put at risk, and then replaced by statements and/or actions than caused not only frictions with international partners but also with domestic actors. The article discusses the contrast between a basically ideological dimension of Bolsonaro's government foreign policy and reactions with a pragmatic nature that seek to defend specific interests of domestic actors. With this aim, this paper presents a dichotomy between declarations of actors, representatives of the ideological wing of the government and statements of actors that defend pragmatic measures. Its methodology is based on research with newspaper articles and official documents. <![CDATA[<b>Extrema-direita em Portugal</b>: <b>Uma história contemporânea</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ascensão de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil trouxe muitas mudanças na área de política externa. Muitos padrões consolidados do comportamento internacional do país foram postos em xeque, e em seguida substituídos por declarações e/ou atuações que provocaram atritos não somente internacionais, mas também com setores domésticos. O artigo discute a contraposição entre uma dimensão basicamente ideológica da política externa do governo de Bolsonaro e reações de caráter pragmático que buscam defender interesses concretos de atores domésticos. Com esse objetivo, apresenta a dicotomia entre declarações de atores representativos da ala ideológica do governo e declarações de atores defensores de medidas pragmáticas. Sua metodologia é baseada sobretudo em pesquisa com artigos de jornais e documentos oficiais.<hr/>The arrival of Jair Bolsonaro in the Brazilian presidency has brought many changes in Brazilian foreign policy. Many consolidated patterns of the country's international behaviour were put at risk, and then replaced by statements and/or actions than caused not only frictions with international partners but also with domestic actors. The article discusses the contrast between a basically ideological dimension of Bolsonaro's government foreign policy and reactions with a pragmatic nature that seek to defend specific interests of domestic actors. With this aim, this paper presents a dichotomy between declarations of actors, representatives of the ideological wing of the government and statements of actors that defend pragmatic measures. Its methodology is based on research with newspaper articles and official documents. <![CDATA[Caminhos para uma democracia parlamentar europeia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ascensão de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil trouxe muitas mudanças na área de política externa. Muitos padrões consolidados do comportamento internacional do país foram postos em xeque, e em seguida substituídos por declarações e/ou atuações que provocaram atritos não somente internacionais, mas também com setores domésticos. O artigo discute a contraposição entre uma dimensão basicamente ideológica da política externa do governo de Bolsonaro e reações de caráter pragmático que buscam defender interesses concretos de atores domésticos. Com esse objetivo, apresenta a dicotomia entre declarações de atores representativos da ala ideológica do governo e declarações de atores defensores de medidas pragmáticas. Sua metodologia é baseada sobretudo em pesquisa com artigos de jornais e documentos oficiais.<hr/>The arrival of Jair Bolsonaro in the Brazilian presidency has brought many changes in Brazilian foreign policy. Many consolidated patterns of the country's international behaviour were put at risk, and then replaced by statements and/or actions than caused not only frictions with international partners but also with domestic actors. The article discusses the contrast between a basically ideological dimension of Bolsonaro's government foreign policy and reactions with a pragmatic nature that seek to defend specific interests of domestic actors. With this aim, this paper presents a dichotomy between declarations of actors, representatives of the ideological wing of the government and statements of actors that defend pragmatic measures. Its methodology is based on research with newspaper articles and official documents.