Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920200003&lang=en vol. num. 67 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Nota introdutória. Populismos: uma introdução]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Elections, electoral integrity and populism: an analysis of the critical points]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo salientamos a importância dos diversos componentes do ciclo eleitoral, abrangendo todos os intervenientes no processo, que são fundamentais para a integridade eleitoral. Estando as eleições cada vez mais presentes na retórica populista, analisamos de que forma a inobservância da sua integridade, em áreas específicas, pode colocar em risco a democracia e conduzir a resultados problemáticos. Propomos sublinhar a crescente importância de uma análise cuidada a todos os aspetos centrais de uma eleição e aos seus diversos intervenientes, com especial ênfase na disseminação de informação.<hr/>Abstract In this article we highlight the importance of the electoral cycle and its components, including all electoral stakeholders. With elections ever more present in the populist rhetoric, we analyse how violations of electoral integrity can lead to problematic outcomes and a threat to democracy in itself. We suggest that greater attention should be given to all aspects of the electoral cycle, including all electoral stakeholders. The dissemination of information, both through civic and voter education is key, as a paramount source of trust and electoral integrity. <![CDATA[Populism: an instrument for the media and digital platforms?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300027&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio debate o modo como a reconfiguração neoliberal dos média ocidentais os tem tornado cúmplices, ainda que involuntários, de projetos políticos e estratégias de comunicação populistas. Se essa cumplicidade é facilmente explicada por razões económicas, neste ensaio pretendemos refletir sobre a institucionalização de uma lógica cultural reconfiguradora do projeto democrático dos média. Deste modo, o ensaio argumenta que a expansão de um ethos neoliberal na indústria dos média representa um recuo para a tradição de responsabilidade social e, simultaneamente, uma oportunidade para a propagação do populismo enquanto ideologia. Por sua vez, esta mudança instiga a adoção de estratégias de comunicação populistas pela política mainstream.<hr/>Abstract In this essay the neoliberal morphing of Western media is debated. This transformation has turned them, even if unwittingly, into accomplices of populist political projects as well as of populist communication strategies. If this complicity is easily explained by economic factors, the essay aims at debating the role of the new neoliberal cultural logic in the reshaping of the media as a democratic institution. Hence, the paper argues that the expansion of a neoliberal ethos within the media industry represents both a reversal to the social responsability tradition of the media and an opportunity for populism to be spread as an ideology. In turn, this change leads also to the adoption of populist communication strategies within mainstream politics. <![CDATA[The shadow of the authoritarian past in the Iberian Peninsula: failures and success of radical right populist parties]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300041&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Desde a sua transição para a democracia nos meados da década de 1970, a Espanha e Portugal foram vistos como imunes aos partidos populistas de direita radical (ppdr). No entanto, nos últimos dois anos, a chamada exceção ibérica parece ter chegado ao fim. Ambos os países foram governados durante muito tempo por regimes autoritários duradouros, mas enquanto a Espanha transitou para a democracia através de um pacto entre as elites que protegeu os representantes do regime de Franco de julgamentos e processos criminais, a democracia portuguesa resultou de um golpe iniciado pelas Forcas Armadas, que evoluiu posteriormente para uma revolução social. Estas diferenças nos padrões de democratização produziram diferentes memorias coletivas do passado autoritário, com a Espanha a tentar silenciar o seu passado durante mais de duas décadas e Portugal a celebrar a revolução que pôs fim ao Estado Novo. Estas diferentes memorias coletivas podem contribuir para explicar o sucesso retumbante do Vox nas eleições de 2019, em comparação com o avanço eleitoral mais modesto, mas ainda assim significativo, do Chega em Portugal.<hr/>Abstract Since their transition to democracy in the mid-1970s, Spain and Portugal were considered immune to populist radical right (prr) parties. In the last two years, however, the so- -called Iberian exception seems to have come to an end. Long-lasting authoritarian regimes governed both countries, but while Spain transitioned to democracy through a pact between elites that protected members of Franco’s regime from trials and prosecution, Portuguese democracy was the result of a coup started by the armed forces which then evolved into a social revolution. These different patterns of democratization produced different collective memories of the authoritarian past, with Spain that tried to silence its past for over two decades and Portugal celebrating the revolution that ended the Estado Novo. In turn, these different collective memories can contribute to shed a light on the resounding success of Vox at the 2019 elections compared to the more modest but still significant electoral breakthrough of Chega in Portugal. <![CDATA[Put your action where your mouth is: The relation between populist attitudes and political participation in Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300057&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, é explorada a relação entre atitudes populistas e participação política de tipo convencional e não convencional em Portugal. Os dados analisados permitem concluir que estas atitudes estão associadas a uma maior probabilidade de militância num partido político, bem como de envolvimento em várias modalidades de participação expressiva e não partidarizada, tais como a pertença a associações, as manifestações, a assinatura de petições ou abaixo-assinados, e o boicote ou favorecimento de produtos e serviços por motivos políticos, éticos ou ambientais. Por outro lado, as atitudes populistas não estão relacionadas com um maior envolvimento em instâncias de participação não convencional extremas como o bloqueio de vias de comunicação, a ocupação de edifícios ou fábricas e a danificação de espaços públicos.<hr/>Abstract In this article, the relationship between populist attitudes and conventional and unconventional forms of political participation in Portugal is explored. The data analysis allows us to conclude that these attitudes are associated with greater odds of party membership as well as expressive and nonpartisan modes of participation such as association membership, demonstrations, signing petitions, and boycotting or boycotting products and services for political, ethical or environmental reasons. On the other hand, populist attitudes are not related to instances of extreme unconventional participation such as blocking roads or railway lines, occupying buildings or factories and damaging public spaces. <![CDATA[Portugal and the revision of NATO’s Strategic Concept]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300075&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A comunidade transatlântica enfrenta, desde há mais de uma década, um crescendo de crises resultantes da mudança na distribuição de poder internacional e regional que têm levado à sua erosão, com implicações sérias na transformação do contexto de segurança para Portugal, a Europa e o Atlântico Norte. Portugal é um dos fundadores da Aliança Atlântica cuja defesa é inseparável da aliança com os Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e, como tal, tem a obrigação de contribuir para a preparação do novo Conceito Estratégico da NATO e para a definição das suas prioridades estratégicas perante a nova balança de poder internacional.<hr/>Abstract For more than a decade, the transatlantic community has faced a growing crisis resulting from the change in the distribution of international and regional power that has led to its erosion, with serious implications for the transformation of the security context for Portugal, Europe and the North Atlantic. Portugal is one of the founders of the Atlantic Alliance whose defense is inseparable from the alliance with the United States and the North Atlantic Treaty Organization (NATO) and, as such, has an obligation to contribute to the preparation of the new strategic concept of NATO and to defining its strategic priorities in the face of the new international balance of power. <![CDATA[NATO challenges for 2030]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300089&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto está organizado em duas partes interdependentes. A primeira aborda os fatores-chave do condicionamento geopolítico prevalecente; a segunda parte centra-se nos desafios que se colocam à Aliança nesse contexto. Defende, em síntese, a necessidade de um reposicionamento global da NATO para o século XXI numa ótica dual track, como forma de continuar a assegurar a dissuasão e defesa coletiva dos aliados mas, simultaneamente, aportar uma atitude de empenhamento político construtivo que a torne uma entidade geradora da estabilidade mundial. Recomenda uma nova sistematização das relações NATO-UE que pode passar pelo desenvolvimento de campanhas completamente integradas e caracteriza algumas das medidas necessárias perante os desafios securitários atuais.<hr/>Abstract This paper and communication is two folded. Firstly, it analyses the key factors conditioning the ongoing world geopolitical dynamics and its impact in the West and particularly in NATO; secondly it focuses on the multiple new emerging challenges to the Alliance, and how NATO should adapt in order to cope with the threats of the upcoming decade. The paper argues for a role shift of the Alliance towards an international actor with global ‘dual track’ responsibility, i.e. to continue ensuring the defence of the Allied Members and deterrence of threats, but at the same time, serve as a democratic agent to promote and sponsor global stability. As a result, this work recommends a stronger relationship architecture between NATO and the EU, focused on the development of integrated capability development programs, as well as shared tactics, techniques and procedures, necessary to counter the multidimensional new rising threats. <![CDATA[Is NATO obsolete or can it be adapted to fit future decades?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A NATO atingiu a idade da reforma obrigatória. Sete décadas são muitos anos na vida de uma pessoa, mas também são muitos anos para uma aliança militar. Não há exemplos na história de alianças multilaterais, aquelas que envolvem um grande número de países, que tenham durado tanto tempo. Será o colapso da NATO, por isso, inevitável? Se a NATO estiver realmente em risco, para Portugal as consequências seriam grandes e muito perturbadoras para os termos da sua inserção internacional e um dos pilares da sua defesa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Defendemos neste texto que o fim da NATO não é inevitável (ou desejável), e avançamos áreas concretas em que pode melhorar a sua coesão e eficácia.<hr/>Abstract NATO has reached the mandatory retirement age. Seven decades are a lot in a person’s life, but they are also a lot for a military alliance. There are no examples in the history of multilateral alliances, those involving a large number of countries, of one that has lasted so long. Is the collapse of NATO therefore inevitable? If NATO is really at risk, for Portugal the consequences would be great and very disturbing of the traditional pillars of its integration in the international system and one of the pillars of its defense since the end of the Second World War. We argue in this text that the end of NATO is not inevitable (or desirable), and we posite specific areas in which it can change to improve its cohesion and effectiveness. <![CDATA[An alliance at 30: the accession of North Macedonia to NATO]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300123&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, pretende-se apresentar sucintamente o contexto da adesão do mais recente Estado-Membro da NATO, a República da Macedónia do Norte. Num primeiro momento, são analisados os fatores sistémicos que sustentam o alargamento desta organização à região dos Balcãs Ocidentais. Num segundo momento, são apresentadas as condicionantes internas e externas à condução da política externa macedónia e que, desde a independência da república em 1991, têm sido um obstáculo à sua definição autónoma.<hr/>Abstract A brief presentation of the context for the membership of the Republic of North Macedonia to the North Atlantic Treaty Organization (NATO) is the main goal of this article. Systemic elements for the ongoing enlargement of this organization to the Western Balkans are considered in a first step. Thereafter, the article delves into the domestic and international elements shaping the macedonian foreign policy which, since the republic’s independence in 1991, have been persisting obstacles to its autonomous definition. <![CDATA[Recensão: A história militar de Portugal nos últimos duzentos anos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300139&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, pretende-se apresentar sucintamente o contexto da adesão do mais recente Estado-Membro da NATO, a República da Macedónia do Norte. Num primeiro momento, são analisados os fatores sistémicos que sustentam o alargamento desta organização à região dos Balcãs Ocidentais. Num segundo momento, são apresentadas as condicionantes internas e externas à condução da política externa macedónia e que, desde a independência da república em 1991, têm sido um obstáculo à sua definição autónoma.<hr/>Abstract A brief presentation of the context for the membership of the Republic of North Macedonia to the North Atlantic Treaty Organization (NATO) is the main goal of this article. Systemic elements for the ongoing enlargement of this organization to the Western Balkans are considered in a first step. Thereafter, the article delves into the domestic and international elements shaping the macedonian foreign policy which, since the republic’s independence in 1991, have been persisting obstacles to its autonomous definition. <![CDATA[Recensão: A arte de nomear]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992020000300143&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, pretende-se apresentar sucintamente o contexto da adesão do mais recente Estado-Membro da NATO, a República da Macedónia do Norte. Num primeiro momento, são analisados os fatores sistémicos que sustentam o alargamento desta organização à região dos Balcãs Ocidentais. Num segundo momento, são apresentadas as condicionantes internas e externas à condução da política externa macedónia e que, desde a independência da república em 1991, têm sido um obstáculo à sua definição autónoma.<hr/>Abstract A brief presentation of the context for the membership of the Republic of North Macedonia to the North Atlantic Treaty Organization (NATO) is the main goal of this article. Systemic elements for the ongoing enlargement of this organization to the Western Balkans are considered in a first step. Thereafter, the article delves into the domestic and international elements shaping the macedonian foreign policy which, since the republic’s independence in 1991, have been persisting obstacles to its autonomous definition.