Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920210002&lang=en vol. num. 70 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Nota introdutória. O balanço da era Merkel]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Angela Merkel and Germany’s foreign policy: relations with Europe, the United States, Russia and China]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo faz um balanço dos dezasseis anos da política externa de Angela Merkel, num momento em que o sistema internacional sofre uma forte competição hegemónica entre os Estados Unidos e a China. À falta de uma «grande estratégia de política externa», Merkel utilizou o método de reação às crises caracterizado pela mediação e a equidistância entre as forças em competição, tornando‑se no fiel da balança da política europeia e elevando a Alemanha a potência central da União Europeia. Contudo, a equidistância é crescentemente vista como sinal de fraqueza e falta de visão estratégica, resultando na caracterização da Alemanha como uma «potência incerta».<hr/>Abstract Angela Merkel and Germany’s foreign policy: relations with Europe, the United States, Russia and China This article takes stock of the 16 years of Angela Merkel’s foreign policy, at a time when the international system suffers from strong hegemonic competition between the USA and China. In the absence of a “grand foreign policy strategy”, Merkel’s method of reacting to crises is characterised by mediation and equidistance and elevated Germany to a central power in the EU. However, in the con‑ text of the increasingly fierce competition among great powers, this equidistance was increasingly seen as a sign of weakness and lack of strategic vision, resulting in Germany being characterized as an “uncertain power”. <![CDATA[Merkel’s Germany during and after the Euro Crisis: Reluctant Hegemony?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000200033&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Tem proliferado na última década o debate sobre o tema do domínio ou «hegemonia» alemã, na União Europeia, na sequência das crises que a assolaram de forma sucessiva, nomeadamente a crise do euro, a crise da Ucrânia e a crise dos refugiados. Esta literatura menciona não apenas a existência de tal domínio, mas centra-se em caracterizar alguns dos aspetos do seu funcionamento, seja a sua natureza não militar, o seu carácter «civil/normativo» ou «geoeconómico» desse predomínio. O objetivo deste artigo é «dar um passo atrás» e refletir sobre como classificar a natureza do poder da Alemanha nessas crises e, portanto, no seio da União Europeia como um todo; nomeadamente, refletir sobre a sua classificação por vários autores como sendo o poder hegemónico da Europa.<hr/>Abstract The debate on the theme of Ger- man domination or “hegemony” in the European Union has proliferated in the last decade, following the successive crises that plagued it, namely the Euro crisis, the Ukraine crisis, and the Refugee crisis. This literature mentions not only the existence of such a domain but focuses on characterizing some of the aspects of its functioning, whether its non-military nature, or its “civil/normative” or “geoeconomic” character of this predominance. The aim of this article is to “take a step back” and reflect on how to classify the nature of Germany’s power in these crises and therefore within the European Union as a whole; namely to reflect on its classification by various authors as the hegemonic power of Europe. <![CDATA[60 years of German European policy: review and prospects]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000200055&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo destaca a forte continuidade da política europeia alemã numa perspetiva de longo prazo, apesar dos crescentes desafios globais, das múltiplas crises da integração europeia, bem como das crescentes restrições internas. A Alemanha continua a ser amiga da Europa e acredita no aprofundamento da integração europeia. Durante a sua Presidência da União Europeia em 2020 a Alemanha aproximou-se dos Estados-Membros do Sul, com uma preferência renovada pelo reforço dos mecanismos supranacionais para fazer face à queda económica provocada pela pandemia de covid-19.<hr/>Abstract This article highlights the strong continuity of Germany´s European policy in a long-term perspective, in spite of mounting global challenges and multiple crises of European integration as well as growing domestic constraints Germany remains to be Europe-friendly and believes in the deepening of European integration. During its 2020 EU presidency has moving towards the southern member states with a renewed preference for the strengthening of supranational mechanisms in coping with the economic fall-out of the Corona pandemic. <![CDATA[German Council Presidency 2020 and the end of the Merkel era]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000200079&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Desde que o Tratado de Lisboa entrou em vigor, a Presidênciado Conselho da União Europeia tem sido fundamentalmente responsável pela coordenação e organização internas do trabalho diário do Conselho. Apenas em determinadas circunstâncias assume um papel de liderança que extravasa a gestão do dia a dia - como em 2020, quando a Alemanha assumiu a Presidência num momento de crise sem precedentes. A chanceler Angela Merkel demonstrou a sua capacidade de gestão de crises e aproveitou a oportunidade para deixar um legado na Europa com o plano de recuperação «NextGenerationEU». Porém, ainda não foram ditas as últimas palavras sobre Merkel enquanto líder europeia, uma vez que a popularidade do seu partido está a cair nas sondagens no período que antecede as eleições federais na Alemanha.<hr/>Abstract Since the Treaty of Lisbon entered into force, the EU Council Presidency has been mainly responsible for the internal coordination and organisation of the Council’s daily work. Only under certain circumstances it assumes a leadership role that goes beyond day-to-day management - such as in 2020, as Germany took on the Presidency in a moment of unprecedented crisis. Chancellor Angela Merkel demonstrated her expertise as crisis manager one more time and used the chance to mark her European legacy with the ‘Next Generation EU’ recovery package. Last words about Chancellor Merkel as a European leader have yet to be said, however, as her party’s popularity is plummeting in the polls in the run-up to the federal elections in Germany. <![CDATA[Environmental impacts of trade between Brazil and China: product life cycle perspective]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000200109&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo analisa setorialmente o impacto ambiental da relação comercial entre o Brasil e a China no período de 2001 a 2017. Sob o argumento de que todo setor produtivo gera impacto ambiental, realizou-se uma análise dos fluxos de importação e exportação fundamentada na avaliação do ciclo de vida, que trata dos impactos ambientais causados no uso dos recursos, no processo produtivo, no consumo e descarte final. Os resultados reforçaram a vulnerabilidade ambiental desse padrão de comércio bilateral, por meio da especialização das exportações brasileiras em produtos primários e das importações em produtos intensivos em tecnologia, mas que geram emissões durante o consumo final do produto, gerando novos desafios em termos de políticas públicas e tratamento de resíduos sólidos.<hr/>Abstract This article analyzes the environmental impact of the commercial relationship Brazil-China between 2001 and 2017. Under the argument that every productive sector generates an environmental impact, it was carried out an analysis of the import and export flows based on the Life Cycle Assessment (LCA), which deals with the environmental impacts caused in the use of the resources, in the pro- duction process, in the consumption and final disposal. The results rein- forced the environmental vulnerability of this bilateral trade pattern, through the specialization of the Brazilian exports in primary products and imports of technology-intensive products, which generate emissions during the product final consumption, creating new challenges for public policies and solid waste treatment. <![CDATA[The special relations US-Israel and Yom Kippur War]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000200127&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Estado de Israel acumulou uma ampla história de aliança diplomática com os Estados Unidos, naquilo que a literatura denomina de «relações especiais», marcada por apoio político, militar e econômico, mas pouco se fala sobre esta relação durante a Guerra de Yom Kippur. Este artigo visa apresentar alguns elementos para suprir essa lacuna, avançando dois argumentos: (i) que Yom Kippur é importante para evidenciar que as relações especiais não são irrestritas e (ii) que é justamente aí que se constituem algumas balizas para um espaço de discordância possível e não prejudicial. O artigo conduz uma análise dos documentos diplomáticos desclassificados pela National Security Archives, em 2003, reconstituindo posiciona‑ mentos de Israel e dos Estados Unidos.<hr/>Abstract The State of Israel has built a strong diplomatic alliance with the United States, embodying what the literature calls a ‘special relationship’, marked by political, military, and eco- nomic support, but little is said about this relationship during the Yom Kippur War. This article presents some elements that can fill this gap, thus advancing two arguments: (i) Yom Kippur is an important event to show that this special relationship is not unrestricted, (ii) it is precisely during Yom Kippur that both countries established some boundaries for a space of possible and non-prejudicial disagreement. The article analyzes the diplomatic documents declassified by the National Security Archives, in 2003, reconstituting both positions of Israel and the U.S. <![CDATA[Como um pequeno país, Portugal, levou uma média potência, a Indonésia, a respeitar a independência de Timor-Leste nas Nações Unidas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000200145&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Estado de Israel acumulou uma ampla história de aliança diplomática com os Estados Unidos, naquilo que a literatura denomina de «relações especiais», marcada por apoio político, militar e econômico, mas pouco se fala sobre esta relação durante a Guerra de Yom Kippur. Este artigo visa apresentar alguns elementos para suprir essa lacuna, avançando dois argumentos: (i) que Yom Kippur é importante para evidenciar que as relações especiais não são irrestritas e (ii) que é justamente aí que se constituem algumas balizas para um espaço de discordância possível e não prejudicial. O artigo conduz uma análise dos documentos diplomáticos desclassificados pela National Security Archives, em 2003, reconstituindo posiciona‑ mentos de Israel e dos Estados Unidos.<hr/>Abstract The State of Israel has built a strong diplomatic alliance with the United States, embodying what the literature calls a ‘special relationship’, marked by political, military, and eco- nomic support, but little is said about this relationship during the Yom Kippur War. This article presents some elements that can fill this gap, thus advancing two arguments: (i) Yom Kippur is an important event to show that this special relationship is not unrestricted, (ii) it is precisely during Yom Kippur that both countries established some boundaries for a space of possible and non-prejudicial disagreement. The article analyzes the diplomatic documents declassified by the National Security Archives, in 2003, reconstituting both positions of Israel and the U.S.