Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920210004&lang=en vol. num. 72 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Portugal, the 2021 Summit and the future of NATO.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A cimeira de junho de 2021 correu muito bem. Foi marcante, porque pautou-se pelo «reencontro» desejado entre os dois lados do Atlântico. Foi ambiciosa, porque analisou planos detalhados para um novo Conceito Estratégico do próximo ano e para um caminho a ser traçado até 2030. Foi, ainda, e seguindo a tradição do passado, muito enriquecedora e clarificante, porque permitiu evidenciar velhas e novas questões que precisam de muito mais discussão, negociação e consenso, e a merecida presença de Portugal neste debate anunciado, face à sua reconhecida credibilidade e aos inestimáveis contributos que produz para uma Aliança mais forte e coesa.<hr/>Abstract This summit went very well because it marked the much desired re-joining of the two sides of the Atlantic. It was an ambitious Summit with detailed plans for a new NATO strategic concept due next year and for the definition of a clear path to be followed up to 2030. This being so, old and new questions still came up to the surface that clearly needed further discussion, negotiation and consensus. This was an announced debate in which Portugal, can and should be present given its well-known credibility and the undoubtable value of its contribution towards a stronger and more cohesive Alliance. <![CDATA[NATO after a decade of crisis. Towards the new strategic concept]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000400015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Analisar o papel da NATO, na última década, implica olhar para a Aliança como organização de defesa coletiva numa altura em que o sistema internacional se encontra em contínua crise de transição internacional. Partindo das transformações da relação transatlântica no seio da NATO, entre 2010 e 2021, este artigo faz a análise do relatório «NATO 2030», da cimeira da NATO e da visita de Biden à Europa, em 2021, bem como da preparação da adoção do novo Conceito Estratégico, na cimeira da NATO, em Madrid, em junho de 2022, para responder aos novos desafios e ameaças que a Aliança enfrentará na próxima década.<hr/>Abstract Analysing NATO’s role in the last decade implies looking at the Alliance as a collective defense organization at a time when the international system is in a continuous crisis of international transition. Starting from the transformations of the transatlantic relationship within NATO between 2010 and 2021, this article analyses the “NATO 2030” report, the NATO summit and Biden’s visit to Europe in 2021 and the preparation of the adoption of the new Strategic Concept at the NATO summit in Madrid in June 2022 to respond to the new challenges and threats that the Alliance will face in the coming decade. <![CDATA[NATO’s southern flank paradigm and the geostrategic relevance to Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000400043&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Num momento em que a NATO se prepara para discutir e aprovar na Cimeira de Madrid (2022) o seu novo Conceito Estratégico, e num enquadramento geopolítico e geoestratégico global complexo e imprevisível, onde a segurança cooperativa e coletiva continua a ser o instrumento que faz funcionar a Aliança, parece-nos relevante refletir sobre o papel da organização no mundo e especialmente no seu Flanco Sul. Esta reflexão, focada na vertente estratégico-operacional, pretende apontar elementos importantes para o novo Conceito Estratégico da Aliança e analisar o impacto para Portugal.<hr/>Abstract At a time when NATO is preparing to discuss and approve at the Madrid Summit (2022) the new Strategic Concept, and in a very complex and unpredictable global geopolitical and geostrategic framework, where cooperative and collective security remains the instrument that makes the Alliance work, it seems relevant to reflect on the role of the organization in the world and especially on its southern flank. This reflection, focused essentially on the strategic-operational aspect, aims to point out crucial elements for the new Strategic Concept of the Alliance and the impact for Portugal. <![CDATA[Normalization of relations between the United States and Cuba. The role of lobbies and the White House]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000400063&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As declarações simultâneas dos presidentes Barack Obama e Raul Castro, em dezembro de 2014, alteraram o rumo das relações entre os Estados Unidos e Cuba, abrindo o caminho para a normalização. A literatura académica focou-se na pressão dos atores internacionais sobre Washington para o fim do embargo, na cooperação histórica entre os dois países, na transformação socioeconómica da comunidade cubano-americana, na entrada em cena dos lóbis empresariais, ao lado dos seus aliados congressistas, e na chegada de Barack Obama à Casa Branca, como os fatores determinantes da mudança na política cubana dos Estados Unidos. Este trabalho, por outro lado, concentra-se no papel e nas interações dos atores domésticos norte-americanos na política externa numa perspetiva histórica.<hr/>Abstract The simultaneous statements by Presidents Barack Obama and Raul Castro in December 2014 altered the direction of relations between the US and Cuba, paving the way for normalization. The academic literature focused on the pressure from international actors on Washington to end the embargo, the historical cooperation between the two countries, the socio-economic transformation of the Cuban-American community, the emergence of corporate lobbyists alongside their allied congressmen, and Barack Obama’s arrival at the White House, as the determinant factors of change in US policy toward Cuba. This work focuses on the role and interactions of US domestic actors in foreign policy from a historical perspective. <![CDATA[Political parties, regional integration and ideology: an analysis of the discursive support to UNASUR in the Brazilian Congress]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000400077&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo principal deste artigo é analisar até que ponto a orientação partidária (direita-esquerda) dos congressistas brasileiros influenciou o seu apoio discursivo à UNASUL no período de 2000 a 2020. Para atingir este objetivo, a primeira seção faz uma revisão da literatura acerca da relação entre iniciativas de integração regional e a orientação ideológica dos partidos políticos. A segunda parte do artigo apresenta os aspetos metodológicos e descreve os diferentes passos da análise de discurso. Finalmente, a última seção apresenta os resultados que, corroborando o argumento predominante na literatura existente, atestam que os partidos de esquerda tendem a falar de forma mais positiva acerca da integração regional, enquanto os partidos de direita tendem a falar menos, e de forma mais negativa, acerca do mesmo assunto.<hr/>Abstract The main goal of this article is to investigate whether the party orientation (right-left) of Brazilian Congressmen somehow influenced their discursive support to UNASUR from 2000 to 2020. To achieve this, the first section performs a literature review about the relation between regional integration initiatives and the ideological orientation of political parties. The second part of the article exposes its methodological aspects and discriminates all the steps taken to do the discourse analysis. Finally, the last session presents the results which, corroborating the majoritarian argument of the existing literature, attest that left-wing parties tend to speak more positively about regional integration, while right-wing parties tend to speak less and more negatively about the same object. <![CDATA[From the “unwritten alliance” to the “affirmative foreign policy”: a geographical comparative reading of Rio Branco and Lula foreign policies]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000400099&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A política externa brasileira tem uma estrutura lógica condicionada pela geografia, que se concretiza de maneiras diferentes em função da relação conjuntural entre os contextos interno e externo, mas mantém certos níveis de definição relacionados com escalas geográficas distintas. Neste trabalho é aplicado o método do raciocínio geográfico multiescalar para analisar como essa lógica estrutural se configurou em dois momentos históricos distintos, separados por um século: a política externa do barão do Rio Branco (no início do século XX) e a do primeiro Governo Lula (no início do século XXI).<hr/>Abstract The Brazilian foreign policy has a logical structure constrained by geography, which is implemented in different ways depending on the cyclical relationship between the internal and external contexts, but maintains certain levels of definition related to different geographical scales. In this article we apply the method of multi-scale geographic reasoning to analyze how that structural logic was configured in two distinct historical moments, separated from a century: the foreign policy of the Baron of Rio Branco (in the beginning of the 20th century) and that of the first Lula government (in the beginning of the 21th century). <![CDATA[Ecological civilization: China and sustainability]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000400113&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A civilização ecológica - conceito para o desenvolvimento sustentável - é recente. Inicialmente pensado como uma política interna, tem vindo a ganhar alguma relevância no plano internacional. É neste contexto que se pretende perceber se a China se prepara para liderar o combate às alterações climáticas ou se pretende apenas aumentar a sua influência internacional.<hr/>Abstract Ecological civilization - a concept for sustainable development - is new. Initially thought of as an internal policy, it has gained some international relevance. It is in this context that we intend to understand whether China is preparing to lead the fight against climate change or whether it only wants to increase its international influence. <![CDATA[Recensão: Desnaturalizando o natural: Uma análise crítica das operações de paz contemporâneas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992021000400129&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A civilização ecológica - conceito para o desenvolvimento sustentável - é recente. Inicialmente pensado como uma política interna, tem vindo a ganhar alguma relevância no plano internacional. É neste contexto que se pretende perceber se a China se prepara para liderar o combate às alterações climáticas ou se pretende apenas aumentar a sua influência internacional.<hr/>Abstract Ecological civilization - a concept for sustainable development - is new. Initially thought of as an internal policy, it has gained some international relevance. It is in this context that we intend to understand whether China is preparing to lead the fight against climate change or whether it only wants to increase its international influence.