Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920220005&lang=es vol. num. ESP2022 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Introductory note]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500004&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The euro-Atlantic security order and the war in Ukraine]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Russia’s invasion of Ukraine has sealed the collapse of the European security order created after 1991, the end of peace and the return of war in Europe. In its place a confrontational international disorder is emerging characterized by the weakening of the rules based international order, and by the ideological crystallization between democracies and autocracies. The article assesses how both the US and the EU have responded to the war in Ukraine, all while forging a new transatlantic security architecture. While this war has already shattered the European post-cold war order, it may become the prelude to the first war of the ongoing power transition between the United States and China.<hr/>Resumo A invasão russa da Ucrânia selou o colapso da ordem de segurança europeia criada após 1991, o fim da paz e o regresso da guerra na Europa. No seu lugar, está a surgir uma desordem internacional de confronto caracterizada pelo enfraquecimento das regras que sustentam a ordem internacional e pela cristalização ideológica entre democracias e autocracias. O artigo avalia como os Estados Unidos e a União Europeia responderam à guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo que forjam uma nova arquitetura de segurança transatlântica. Embora esta guerra já tenha abalado a ordem europeia do pós-Guerra Fria, pode tornar-se o prelúdio da primeira guerra da transição de poder em curso entre os Estados Unidos e a China. <![CDATA[Proximity and competition. Vaccine diplomacy in the Atlantic space]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500030&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Vaccines have suddenly been incorporated into the foreign policy toolbox of global and regional powers. This article analyses the strategies of producers and recipients of vaccines in the Atlantic space. It concludes that COVID-19 has reinforced previous trends regarding regional cooperation and global geopolitical competition. In that vein, the Atlantic space has been a laboratory for both cooperation and competition initiatives among vaccine producers and recipient countries. Although material interests have been a major driver in shaping preferences and strategies, this article suggests that symbolic and normative factors also contributed to the configuration of vaccine diplomacies of producers and recipients.<hr/>Resumo As vacinas foram rapidamente incorporadas na caixa de ferramentas de política externa de potências globais e regionais. Este artigo analisa as estratégias dos produtores e recetores de vacinas no espaço atlântico. Conclui que a Covid-19 reforçou tendências anteriores, relativamente à cooperação regional e à competição geopolítica global. Nesse sentido, o espaço atlântico tem funcionado como um laboratório de iniciativas de cooperação assim como de competição entre os países produtores e recetores de vacinas. Embora os interesses materiais tenham contribuído para moldar preferências e estratégias, este artigo sugere que os fatores simbólicos e normativos também ajudaram a configurar a diplomacia das vacinas. <![CDATA[Migrant life in exceptional pandemic times. A united Europe?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500051&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The pandemic accelerated some emerging drifts of change ongoing in the international system and, with it and in its wake, we moved from a VUCA to a BANI world. The COVID-19 has reshaped human mobility worldwide through the imposition of lockdowns, and also aggravated the vulnerability of some specific populations, such as the migrants. They became, in most regions of the world, even more vulnerable than they were before, especially those with an irregular status, refugees and asylum seekers. The purpose of this paper is to offer insights on the vulnerability of migrants in the context of COVID-19, focussing on the case of European countries.<hr/>Resumo A pandemia acelerou algumas mudanças em curso no sistema internacional e, com ela e na sua esteira, passámos de um mundo vuca para um mundo bani. A Covid-19 remodelou a mobilidade humana em todo o mundo através da imposição de confinamentos, e também agravou a vulnerabilidade de algumas populações específicas, tais como os migrantes. Estes tornaram-se, na maioria das regiões do mundo, ainda mais vulneráveis do que eram antes, especialmente aqueles com um estatuto irregular, refugiados e requerentes de asilo. O objectivo deste documento é oferecer uma visão sobre a vulnerabilidade dos migrantes no contexto da Covid-19, centrando-se no caso dos países europeus <![CDATA[Security and inequality: evidence from Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500063&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This paper analyses human security in Portugal, and how it interact with inequality. We use representative survey data to discuss the individual determinants of several dimensions of human security that go beyond the narrow conception of the absence of physical threats, into a multidimensional perspective, encompassing environmental security, and living conditions. Albeit Portugal is one of the safest countries in the world, we document that women, low income groups, the elderly and younger people often feel less safe. We show, however, that in a broader perspective, Portugal fares less well, as income, food, housing and health security are, in many cases, higher in the country than in many other European Union countries.<hr/>Resumo Este artigo analisa a segurança humana em Portugal e a forma como esta interage com a desigualdade. Utilizamos dados representativos de inquéritos para discutir os determinantes individuais de várias dimensões da segurança humana que vão para além da estrita conceção da ausência de ameaças físicas, numa perspetiva multidimensional, abrangendo a segurança ambiental e as condições de vida. Embora Portugal seja um dos países mais seguros do mundo, documentamos que as mulheres, os grupos com baixos rendimentos, os idosos e os jovens sentem-se frequentemente menos seguros. Mostramos, no entanto, que numa perspetiva mais ampla, Portugal tem menos segurança, pois o rendimento, a alimentação, a habitação e a segurança sanitária são, em muitos casos, mais elevados no país do que em muitos outros países da União Europeia. <![CDATA[Social unrest and (urban) inequalities in the Atlantic region in the COVID-19 era]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500092&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The global health crisis caused in 2020 by the covid-19 pandemic has given rise to new protests in the social sphere and intensified those that marked earlier years. This study aims to contribute empirical material that could help understanding of this social unrest and its link with (especially urban) inequalities in the Atlantic region. In particular, it sets out to answer two questions: i) to what extent is inequality related with increasing social protests in situations of health crisis, and ii) what form do these phenomena (pandemic, inequalities, and protests) have in cities?<hr/>Resumo A crise de saúde global causada em 2020 pela pandemia de Covid-19 levou a novos protestos na esfera social e intensificou os que haviam marcado os anos precedentes. Este artigo visa fornecer material empírico para ajudar na compreensão desta agitação social e a sua ligação com as desigualdades (especialmente as urbanas) na região atlântica. Especificamente, o artigo visa responder a duas questões: i) até que ponto a desigualdade está relacionada com o aumento de protestos sociais em situações de crise sanitária, e ii) que forma assumem estes fenómenos (pandemia, desigualdades e protestos) nas cidades. <![CDATA[Rule of law and expert NGOs in Latin America]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500118&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This paper considers environmental rule of law in Latin America in the context of security problems across the Atlantic region. It considers efforts to improve environmental rule of law through external pressures and domestic institutional reforms, and argues that the role of expert environmental NGOs, such as litigators, educators, community organizers, and research organizations is underappreciated and under-studied. Principle 10 rights, especially public participation in environmental decision-making is an important area to which these expert NGOs contribute.<hr/>Resumo Este artigo debruça-se sobre o Estado de direito ambiental na América Latina, no contexto dos problemas de segurança da região atlântica. Considera os esforços para melhorar o Estado de direito ambiental através de pressões externas e reformas institucionais de nível interno, e defende que o papel das ONG de especialistas ambientais, compostas por litigantes, educadores, organizadores comunitários e organizações de investigação é pouco valorizado e estudado. Os direitos previstos no Princípio 10, em especial a participação pública em tomadas de decisão em questões ambientais, são uma área importante para a qual estas ONG de especialistas contribuem. <![CDATA[Brazilian Amazonian politics and policy (2019-22) and the need for transformative change]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500134&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Despite its potential to transition toward a green economy, the country became an environmental villain in recent years. The anti-environmentalist and anti-indigenist administration of President Jair Bolsonaro (2019-22) partly dismantled environmental governance. The Amazon and its more-than-human populations were severely hit by Bolsonaro’s predatory agenda, which supported and legitimized the interests of the anti-conservationist forces within economic sectors such as agribusiness and mining, and fueled organized crime and violence in the region. This paper provides an overview and analysis of Amazonian politics and policy during this period, and discusses the importance of, and possibilities for, a transformative approach to the governance of the region.<hr/>Resumo Apesar do seu potencial para transitar para uma economia verde, o Brasil tornou-se nos últimos anos um vilão ambiental. O Governo antiambiental e anti-indígena do Presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) desmantelou parcialmente a governança ambiental. A Amazónia e as suas populações mais que humanas foram severamente atingidas pela agenda predatória de Bolsonaro, que apoiou e legitimou os interesses de forças anticonservacionistas no seio de setores económicos como o agronegócio e a mineração, e alimentou o crime organizado e a violência na região. O artigo analisa as políticas amazónicas durante aquele período e discute a importância e as possibilidades de uma abordagem transformadora para a governança da região. <![CDATA[Promoting curiosity. Introducing Portugal to Critical Theory]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500146&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Despite its potential to transition toward a green economy, the country became an environmental villain in recent years. The anti-environmentalist and anti-indigenist administration of President Jair Bolsonaro (2019-22) partly dismantled environmental governance. The Amazon and its more-than-human populations were severely hit by Bolsonaro’s predatory agenda, which supported and legitimized the interests of the anti-conservationist forces within economic sectors such as agribusiness and mining, and fueled organized crime and violence in the region. This paper provides an overview and analysis of Amazonian politics and policy during this period, and discusses the importance of, and possibilities for, a transformative approach to the governance of the region.<hr/>Resumo Apesar do seu potencial para transitar para uma economia verde, o Brasil tornou-se nos últimos anos um vilão ambiental. O Governo antiambiental e anti-indígena do Presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) desmantelou parcialmente a governança ambiental. A Amazónia e as suas populações mais que humanas foram severamente atingidas pela agenda predatória de Bolsonaro, que apoiou e legitimou os interesses de forças anticonservacionistas no seio de setores económicos como o agronegócio e a mineração, e alimentou o crime organizado e a violência na região. O artigo analisa as políticas amazónicas durante aquele período e discute a importância e as possibilidades de uma abordagem transformadora para a governança da região. <![CDATA[Unbalances and Europe’s aims]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500152&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Despite its potential to transition toward a green economy, the country became an environmental villain in recent years. The anti-environmentalist and anti-indigenist administration of President Jair Bolsonaro (2019-22) partly dismantled environmental governance. The Amazon and its more-than-human populations were severely hit by Bolsonaro’s predatory agenda, which supported and legitimized the interests of the anti-conservationist forces within economic sectors such as agribusiness and mining, and fueled organized crime and violence in the region. This paper provides an overview and analysis of Amazonian politics and policy during this period, and discusses the importance of, and possibilities for, a transformative approach to the governance of the region.<hr/>Resumo Apesar do seu potencial para transitar para uma economia verde, o Brasil tornou-se nos últimos anos um vilão ambiental. O Governo antiambiental e anti-indígena do Presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) desmantelou parcialmente a governança ambiental. A Amazónia e as suas populações mais que humanas foram severamente atingidas pela agenda predatória de Bolsonaro, que apoiou e legitimou os interesses de forças anticonservacionistas no seio de setores económicos como o agronegócio e a mineração, e alimentou o crime organizado e a violência na região. O artigo analisa as políticas amazónicas durante aquele período e discute a importância e as possibilidades de uma abordagem transformadora para a governança da região. <![CDATA[Tensions, ambiguities and misconceptions of a pragmatic relationship]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500158&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Despite its potential to transition toward a green economy, the country became an environmental villain in recent years. The anti-environmentalist and anti-indigenist administration of President Jair Bolsonaro (2019-22) partly dismantled environmental governance. The Amazon and its more-than-human populations were severely hit by Bolsonaro’s predatory agenda, which supported and legitimized the interests of the anti-conservationist forces within economic sectors such as agribusiness and mining, and fueled organized crime and violence in the region. This paper provides an overview and analysis of Amazonian politics and policy during this period, and discusses the importance of, and possibilities for, a transformative approach to the governance of the region.<hr/>Resumo Apesar do seu potencial para transitar para uma economia verde, o Brasil tornou-se nos últimos anos um vilão ambiental. O Governo antiambiental e anti-indígena do Presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) desmantelou parcialmente a governança ambiental. A Amazónia e as suas populações mais que humanas foram severamente atingidas pela agenda predatória de Bolsonaro, que apoiou e legitimou os interesses de forças anticonservacionistas no seio de setores económicos como o agronegócio e a mineração, e alimentou o crime organizado e a violência na região. O artigo analisa as políticas amazónicas durante aquele período e discute a importância e as possibilidades de uma abordagem transformadora para a governança da região. <![CDATA[Denaturalising the natural. A critical analysis of contemporary peace operations]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992022000500162&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Despite its potential to transition toward a green economy, the country became an environmental villain in recent years. The anti-environmentalist and anti-indigenist administration of President Jair Bolsonaro (2019-22) partly dismantled environmental governance. The Amazon and its more-than-human populations were severely hit by Bolsonaro’s predatory agenda, which supported and legitimized the interests of the anti-conservationist forces within economic sectors such as agribusiness and mining, and fueled organized crime and violence in the region. This paper provides an overview and analysis of Amazonian politics and policy during this period, and discusses the importance of, and possibilities for, a transformative approach to the governance of the region.<hr/>Resumo Apesar do seu potencial para transitar para uma economia verde, o Brasil tornou-se nos últimos anos um vilão ambiental. O Governo antiambiental e anti-indígena do Presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) desmantelou parcialmente a governança ambiental. A Amazónia e as suas populações mais que humanas foram severamente atingidas pela agenda predatória de Bolsonaro, que apoiou e legitimou os interesses de forças anticonservacionistas no seio de setores económicos como o agronegócio e a mineração, e alimentou o crime organizado e a violência na região. O artigo analisa as políticas amazónicas durante aquele período e discute a importância e as possibilidades de uma abordagem transformadora para a governança da região.