Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20070004&lang=pt vol. 3 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A Universidade</b>: <b>o seu papel social na prevenção da doença e promoção da saúde</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Motivos da prática esportiva de acordo com o nível de competência percebida na idade adulta</b>: <b>um estudo piloto</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Levando em conta que os interesses evoluem ao longo das diferentes idades, e sua inquestionável influência sobre o nível de prática esportiva na idade adulta, decidimos realizar uma análise do que motiva os universitários à prática das atividades físico-esportivas, considerando diversos fatores como gênero, idade, nível de prática e gosto pelo esporte. Com este fim, desenvolvemos o Questionário dos Interesses nas Atividades Físico-Esportivas e as Motivações que levam à Prática das mesmas numa amostra de 1512 estudantes universitários. Assim, os praticantes de atividades físico-esportivas explicam a participação neste tipo de atividades, por motivos vinculados à manutenção da forma física e aos benefícios que o exercício físico traz à saúde; aqueles que nunca praticaram argumentam que a prática físico-esportiva tira tempo de estudo e demonstram na falta de interesse, e os alunos que manifestam ter praticado algum esporte anteriormente, mas que deixaram de praticá-lo, indicam a falta de tempo livre e o nível de exigência dos estudos como razões para explicar o seu comportamento físico-esportivo. Se trata de um estudo preliminar e futuramente o questinário deverá ser validado através de análise estatística.<hr/>Taking into account that the interests evolve along the different ages, and their unquestionable influence on the level of physical activity in adults, we have decided to carry out an analysis of the motivations of the university students toward the physical and sport activities, assisting to diverse factors like the gender, the age, the practice level and the pleasure for the sport. Therefore, we have developed the Questionnaire dealing with motivations and interests in sport and physical activities on a sample of 1512 university students. So, the practitioners of physical and sport activities will explain their participation in this activities, for reasons linked to keep fit and to the benefits of the exercise for the health; the non practitioners base their behavior in that the physical and sport practice removes time for the study and in the lack of interest, and the students to have practiced sport previously, but that they have stopped to practice it at the moment, they point out the lack of spare time and the level of requirement of their studies like reasons to explain their sport behavior. If it deals with a preliminary study and future the questinário will have to be validated through statistics analysis. <![CDATA[<b>O treino da flexibilidade muscular e o aumento da amplitude de movimento</b>: <b>uma revisão crítica da literatura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O treino da flexibilidade muscular põe em evidência uma série de princípios neurofisiológicos e um conjunto intrincado de propriedades musculares e visco-elásticas. São diversos os métodos de estiramento realizados nos contextos clínico e desportivo. Apesar da sua utilização ser comum, não é usual os profissionais de saúde e educação reflectirem sobre as componentes e eficácia dos diversos métodos de estiramento. Neste artigo, realizamos uma revisão crítica dos diversos métodos utilizados no treino de flexibilidade, assim como dos princípios e parâmetros que com eles se relacionam. Daremos especial ênfase aos princípios em que se baseia a facilitação neuromuscular proprioceptiva e os diversos métodos de relaxamento local, como o aquecimento. Para além disso, teremos em conta os dados reveladores relativos ao paradoxo do Coeficiente de elasticidade, os quais podem ajudar a conceber uma filosofia de intervenção do treino de flexibilidade divergente relativamente ao que classicamente tem sido defendido e efectivado.<hr/>The muscular flexibility training put in evidence a train of neurophysiological principals and an intricate amount of muscular and viscous-elastic properties. There are a lot of stretching methods, used on the clinical and sport contexts. Despite its common utilization, it isn’t usual the health and educational professionals reflect about the compounds and efficacy of the diverse stretching methods. In this article, we realize a critical review about the diverse methods used on the flexibility training, as the principles and parameters related with that. We will done special emphasis to the principles of the proprioceptive neuromuscular facilitation and the diverse local relaxation methods, like warming. We will also have in count the revealing data relating to the Elasticity Coefficient paradox, witch can help to conceive an intervention philosophy of the flexibility training different from what it have being defended and practiced. <![CDATA[<b>Influência aguda da ordem dos exercícios resistidos em uma sessão de treinamento para peitorais e tríceps</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este experimento investigou a Influência de diferentes ordens de exercícios resistidos (ER) em uma sessão para peitorais e tríceps sobre o número de repetições máximas (RM). Participaram 13 homens treinados (23,8 ± 2,5 anos; 76,5 ± 12 kg; 178,5 ± 6,3 cm). Os dados foram coletados em duas fases: (a) determinação da carga para 8RM no: supino reto (SR), supino inclinado (SI) e supino declinado (SD), tríceps no pulley (TP) e tríceps na testa (TT) e (b) execução de três séries com cargas para 8RM, três minutos de intervalo entre séries, cinco minutos entre exercícios, em duas seqüências, a saber: (SEQ1) SR, SI, SD, TP e TT; (SEQ2) TT, TP, SD, SI, e SR. Foi utilizado o teste t pareado para verificar a diferença entre os números totais de RM produzidos entre seqüências. ANOVA two-way no número de RM produzidos em cada exercício entre seqüências. ANOVA one-way para comparar o número de RM por série dentro de cada seqüência. Para identificar estas diferenças foi utilizado o post hoc de Tukey. A significância adotada, p<0,05. O número total de RM não apresentou diferenças significativas entre as seqüências. A média do número de RM por exercício foi menor quando o mesmo foi realizado no final da seqüência.<hr/>This experiment investigated the Influence of different resistance exercise order in a training session for chest and triceps on the number of maximum repetitions (RM). Thirteen trained men participated in the experiment (23.8 ± 2.5 years; 76.5 ± 12 kg; 178.5 ± 6.3 cm). Data were collected in two phases: (a) determination of a 8RM load in the: bench press (BP), incline bench press (IBP), decline press (DP), triceps pushdown (TP) and triceps extension (TE), and (b) execution of 3 sets with loads for 8RM, three minutes of interval between sets, five minutes among exercises, in two sequences, to know: (SEQ1); BP, IBP, DP, TP, and TE (SEQ2) TE, TP, DP, IBP, and BP. The paired test t was used to verify the difference between the total numbers of RM produced between sequences. ANOVA two-way was used to verify the differences in the number of RM in each exercise among the sequences. ANOVA one-way to compare the number of RM for set inside the sequences. To identify these differences the post hoc of Tukey was used. Level significance adopted p<0.05. The total number of RM didn't present significant differences among the sequences. The average number of RM for exercise was smaller when the same was accomplished in the end of the sequence. <![CDATA[<b>Prevalência de sobrepeso e obesidade em homens adultos segundo dois critérios de diagnóstico antropométrico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Verificar e comparar a prevalência de sobrepeso e obesidade por dois critérios de diagnóstico antropométrico em homens, entre 20 e 40 anos de idade. Participaram do estudo, 400 sujeitos de 20 a 40 anos de idade iniciantes de programas de exercício físico de academias de Curitiba-PR, divididos em 4 faixas etárias. Os diagnósticos antropométricos de sobrepeso e obesidade foram: IMC e %G, segundo os pontos de corte sugeridos pela OMS (2000) e Lohman (1992), respectivamente. Para tanto, foram mensurados: peso, estatura e quatro dobras cutâneas (tríceps, subescapular, supra-ilíaca e panturrilha medial). A prevalência de excesso de peso foi significantemente (p<0,05) maior no diagnóstico antropométrico de %G (66,2%) que no de IMC (45,6%), sendo 53,2% para sobrepeso e 13% para obesidade. No diagnóstico de IMC, a prevalência de sobrepeso e obesidade foi 36,3% e 9,3%, respectivamente. Segundo o diagnóstico de %G, um sujeito, entre 35-39 anos, tem 300% maior prevalência de obesidade e 45% de sobrepeso que um sujeito de 20-24 anos de idade. Da mesma forma, no diagnóstico por IMC, um sujeito na faixa etária de 30-34 anos com sobrepeso a prevalência é de 46% maior que outro sujeito da faixa etária de 20-24 anos. O estudo encontrou alta prevalência de excesso de peso (um a cada três sujeitos) ao se inscreverem em academia de ginástica. O risco de obesidade pode se melhor identificado quando o excesso de peso é diagnosticado através do %G.<hr/>To determine and compare overweight and obesity by two anthropometric criteria, BMI and %Fat, of adults aged 20 to 40 years old. Data were collected from 400 subjects enrolled on distinct exercise training programs in Curitiba, Paraná. Subjects were organized in 4 age groups from age 20 to 40 years old. BMI and %Fat overweight and obesity criteria were those of WHO (2000) and Lohman (1992), respectively. For such, weight, stature and fours skin folds (triceps, subescapula, iliac crest and medial calf) data were collected. The excess of body weight prevalence was significantly higher (p<0.05) for %Fat (66.2%) than for BMI (45.6%) of which 53.2% were overweight and 13% obese. For BMI, the prevalence of overweight and obesity were, respectively, 36.3% and 9.3%. Accordingly to the %Fat diagnostic, a subject between ages 35-39 years old has a 300% and 45% chance of being classified as obese and overweight, respectively, than a subject aged from 20-24 years old. Likewise, for BMI, a subject has a 46% chance of being classified as overweight at the age 30-34 years old than a subject between ages 20-24 years old. This study found a prevalence of excess body weight for one out of three at the moment of enrollment. The risk of obesity, as excess of body weight, can better be identified by %F than BMI. <![CDATA[<b>Morfologia e crescimento dos 6 aos 10 anos de idade em Viana do Castelo, Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao longo de quatro anos, o Estudo Morfofuncional da Criança Vianense observou 1911 crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, resultando em 4064 observações individuais (2054 de raparigas, 2006 de rapazes). Os resultados encontrados nos indicadores morfológicos simples (altura, peso, pregas adiposas, diâmetros ósseos e perímetros musculares) e no somatótipo, são descritos normativamente (valores percentílicos) e comparados com outros estudos nacionais e internacionais. As crianças vianenses demonstraram possuir uma estatura média ligeiramente superior às reportadas nos estudos portugueses e um ritmo de crescimento diferente das norte-americanas; peso semelhante ao das congéneres nacionais mas inferior ao das EUA; valores de pregas adiposas geralmente inferiores aos encontrados em Portugal e EUA; perímetros musculares e diâmetros ósseos semelhantes aos seus pares portugueses; e uma tendência para o aumento, com a idade, do ectomorfismo nos rapazes e do endomorfismo em ambos os sexos. Este panorama parece indicar que as crianças vianenses apresentam características de aptidão morfologia que estão longe de espelhar as preocupações internacionais nesta matéria.<hr/>In the Estudo Morfofuncional da Criança Vianense 1911 elementary school children were measured throughout a four year period, resulting in 4064 individual observations of 6 to 10 year-old children (2054 girls, 2006 boys). The anthropometric variables (height, weight, skinfolds, muscle girth and bone breadth) were used to create percentile reference tables for the local population, and to study their somatotypes in relation to somatic fitness. The results were compared with other national and international studies. Viana’s children averaged similar height, weight, muscular girths and bone breadths when compared with other Portuguese studies, but revealed a different growth rhythm and lower weight than the US children. Their skinfolds were also smaller than the reported values for Portugal and for the US. Throughout the elementary school time span, there was atendency to increases in ectomorphy component for boys, and endomorphy for both genders. In conclusion, Viana’s children growth characteristics appear to indicate a level of somatic fitness that is far from mirroring today’s international concerns regarding this matter. <![CDATA[<b>O método Pilates® sobre a resistência muscular localizada em mulheres adultas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Introdução: vários são os estudos que investigam a relação entre o sedentarismo como fator de risco para diversas patologias, bem como a relação de um estilo de vida ativo como fator de proteção a agravos a saúde. O Método Pilates® surge como forma de condicionamento físico interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo, e capaz de proporcionar força, flexibilidade, boa postura, controle motor, consciência e percepção corporal melhorada. Objetivo: analisar a influência do método Pilates® sobre a resistência de força na flexão de braço e em exercício abdominal em mulheres submetidas a uma intervenção de nove semanas. Metodologia: o estudo foi composto por 12 voluntárias do sexo feminino com idade entre 25 e 40 anos. Os testes realizados foram o de abdominal e flexão de braço. O grupo foi submetido a um pré e um pós-teste, havendo um período de nove semanas entre cada uma das avaliações. Entre os pré e pós-teste, o grupo foi submetido a três sessões semanais de treinamento de 50 minutos cada com o Método Pilates®. Resultados: foi verificada diferença significativa entre o pré e o pós-teste (p < 0.05), demonstrando assim uma melhora no pós-teste em relação aos valores encontrados no pré-teste. Discussão: a prática do Método Pilates® tende a se apresentar como um importante aliado na promoção da saúde e indicando possibilidade de ganhos no que se refere à melhora no perfil dos padrões de resistência de força dos praticantes da atividade<hr/>Back Ground: several studies investigate the relation of the lack of exercises and the factor of risk for diverse pathologies, and the relation of active style of life as protection factor the risk the health. The Pilates® Method appears as form of interested physical conditioning in providing general individual wellness, and capable to provide force, flexibility, good position, motor control, body conscience and improved corporal perception. Objective: to analyze the Pilates® method influence on the resistance of force in the arm flex and abdominal exercise in women submitted a nine weeks intervention. Methodology: the study he was composed for 12 feminine volunteers with age between 25 and 40 years. The carried through tests had been of the abdominal and arm flex. The group was submitted to a pre-test and a after-test, having had a period of nine weeks between each one of the evaluations. Between the pre and after-test, the group was submitted the three weekly sessions of training of 50 minutes each with the Pilates® Method. Results: it was verified significant difference between pre and after-test (p < 0.05), thus demonstrating an improvement in the after-test in relation to the values found in the pre-test. Discussion: the practical Pilates® Method one of the tends if to present as an important ally in the promotion of the health and indicating possibility of profits in that if it relates to the improvement in the profile of the standards of resistance of force of the practitioners of the activity <![CDATA[<b>Ensino multidisciplinar em natação</b>: <b>reflexão metodológica e proposta de lista de verificação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natação. A Natação, como disciplina desportiva, é uma actividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nível da experimentação motora e variação de práticas desportivas aquáticas. É neste contexto que se confronta a realidade actual do ensino da Natação com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequência da análise efectuada, enfatizou-se, sobretudo, a orientação e adequação dos conteúdos de ensino da Natação para crianças e jovens, população específica nas suas características e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo especifico, após se ter salientado a pertinência da multidisciplinaridade, efectua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras aquáticas básicas envolvendo a natação pura, o pólo aquático, a natação sincronizada e os saltos para a água, considerando a fase de ensino inicial da Natação - a Adaptação ao Meio. Esta proposta visa divulgar a implementação do ensino multidisciplinar da Natação, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressão que as modalidades aquáticas tradicionalmente consideradas como satélites da Natação - pólo aquático, natação sincronizada e saltos para a água - têm tido no contexto desportivo nacional.<hr/>The present study proposes a new multidisciplinary approach related to teaching in swimming. Swimming is an interdisciplinary physical activity, which can be truly important at the level of the motor learning and experimentation in aquatic activities. In the present manuscript, it was compared the present reality of teaching in Swimming with a new perspective, this one with a multidisciplinary scope. Following the referred analysis, it was presented a discussion about the orientation and adequacy of the contents of the Swimming curriculum for children and youngsters, which are populations with specific characteristics and development necessities. In this sense, after stating the relevance of a multidisciplinary perspective, it was proposed a new approach for basic aquatic motor skills acquisition based on four disciplines: swimming, water polo, synchronised swimming and platform diving. This was made taking into account the initial stage of swimming teaching, i.e., aquatic readiness. This proposal aims mainly at implementing the teaching of Swimming at a multidisciplinary point of view that, in our opinion, is urgent, namely due to the small expression that the aquatic modalities traditionally considered as swimming satellites (water polo, synchronised swimming and platform diving) have in the Portuguese sports context.