Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20110004&lang=pt vol. 7 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Mudanças para 2012</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Relação entre as potências de sprint e salto vertical em jovens atletas de futebol</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A potência muscular, a velocidade e a aceleração são constantemente citadas como importantes e determinantes para alcançar um alto nível de performance nos desportos em geral. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo examinar as correlações existentes entre as potências de sprints de 10 e 30 metros e a potência de salto vertical em jovens atletas de futebol. Participaram do estudo 143 jogadores de futebol do sexo masculino das categorias Sub-20 (n = 34), Sub-17 (n = 43) e Sub-15 (n = 66), os quais realizaram testes de salto vertical, velocidade de 10 metros e velocidade de 30 metros. Os resultados apontaram desde correlações baixas a moderadas quando comparados os valores absolutos de tempo e altura alcançada (r = -.47 a .71). Ao se comparar os valores de potência obtidos nos testes, foram encontradas desde correlações moderadas a altas (r = .74 a .87). Os resultados sugerem que a realização destes três testes é importante pois mensuraram capacidades motoras distintas. Além disso, a correlação entre a potência de salto vertical e de sprint de 30 metros é surpreendentemente forte. Contudo, novos estudos com a mesma proposta devem ser conduzidos para que haja um melhor entendimento sobre estas relações de potência.<hr/>Muscle power, speed and acceleration are generally considered important determinants of high performance in sports. Thus, the aim of this study was to evaluate the relationships between 10- and 30-meter sprint power and vertical jump power among young soccer players. The participants of the study were 143 male soccer players from the categories Under-20 (n = 34), Under-17 (n = 43) and Under-15 (n = 66), which performed vertical jump test, 10-meter sprint test and 30-meter sprint test. The results indicated weak to moderate correlations when the absolute values of time and maximal height were compared (r = -.47 to .71). When the values of power obtained from tests were compared, moderate to strong correlations were found (r = .74 to .87). The results suggest that implementing these three tests would be important because they measure different motor skills. Moreover, the correlation between vertical jump power and 30-meter sprint power was surprisingly strong. Nevertheless, further studies are required in order to improve understanding about these power relationships. <![CDATA[<b>Etapas e volume de treinamento das ginastas brasileiras participantes de Jogos Olímpicos (1980-2004)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os resultados das atletas brasileiras da Ginástica Artística Feminina nos últimos 10 anos apresentaram uma expressiva evolução nas competições de nível internacional. Na busca de informações dessa evolução, o presente estudo teve o propósito de conhecer o processo de formação desportiva das ginastas brasileiras participantes de Jogos Olímpicos entre os anos de 1980 e 2004. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa utilizando-se o método de História Oral. Participaram do estudo dez ginastas brasileiras classificadas para os Jogos Olímpicos. Decorrente das informações foi possível identificar tópicos específicos de análise no contexto da preparação de muitos anos: estrutura e organização dos treinos das ginastas, tempo de duração da etapa de preparação preliminar, volume de treinamento diário nas diferentes etapas e tempo de alcance dos resultados superiores.<hr/>Results from Brazilian female Artistic Gymnastics improved over the past 10 years at an international level of competition. This study aimed at describing career development process in sports through a qualitative research resorting to the Oral History method. Ten Brazilian gymnast players in Olympic Games from 1980 to 2004 participated in the study. The information they provided allowed for the identification of specific variables present in their long term preparation: structure and organization of their practice, duration of the preliminary preparation phases, volume of daily practice in different phases of training, and length of time for the achievement of better results. <![CDATA[<b>Excelência no desporto</b>: <b>Para uma compreensão da “arquitectura” psicológica dos atletas de elite</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objectivo apresentar uma síntese da literatura em torno da excelência, centrando-se no contexto desportivo. Deste modo, procurou-se apresentar as principais abordagens ao estudo da excelência e explorar os factores importantes no seu desenvolvimento e manutenção, considerando um conjunto de dimensões de carácter social e contextual e outras de carácter pessoal. Entre estas últimas, colocou-se especial ênfase nas características e competências psicológicas, de natureza motivacional, afectiva e emocional, numa tentativa de desenhar a “arquitectura” psicológica dos atletas de elite. A caracterização destes atletas, na base da literatura, inclui alguns factores e estratégias consensuais, nomeadamente, os elevados níveis de motivação, comprometimento, concentração e auto-confiança, assim como o recurso a estratégias adaptativas de coping, auto-regulação, formulação de objectivos e visualização mental. Ainda que estes resultados demonstrem alguma congruência ao nível da investigação nesta área, ficam por “resolver” as questões relativas ao peso ou importância que cada um destes factores assume ou de que forma é que se combinam para “produzir” desempenhos excelentes.<hr/>The purpose of this study was to provide a brief overview of the literature around the field of excellence, focused on the sport's context. Thus, the main approaches to the study of excellence were presented and then some important factors in its development and maintenance were sought considering a set of social and personal dimensions. Among the latter, the focus of attention was on the athlete's psychological, motivational, affective, and emotional characteristics and skills, in an attempt to design the elite athletes' psychological "architecture". The characterization of these athletes included a number of consensual factors and strategies, such as high levels of motivation, commitment, concentration, and self-confidence, as well as the use of adaptive coping strategies, self-regulation, goal-setting and mental imagery. Although these results show some consistency in terms of research, it is still unsolved the issue of the weight and importance of each one of these factors and how such factors are combined in order to "produce" excellent performances. <![CDATA[<b>Relações entre diferentes parâmetros de força e a performance do squat jump em atletas treinados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Squat jump (SJ) has been extensively used in training, yet analysis in trained athletes is scarce. Therefore, main research question was: what strength parameters can better explain the best SJ performance in trained athletes? Thirty five athletes performed 3 maximal SJ (using a 17kg bar) weighted jumps while ground reaction forces were sampled using a force platform synchronized with a linear transducer. Only the best attempt was taken for analysis. For the purpose of this paper the SJ was divided into the following two segments: the concentric segment 1 was defined from the initiation of movement until maximum positive velocity occurred; and the Concentric segment 2 was defined from the moment following the end of the Concentric segment 1 until take off velocity was achieved. No relationship was observed between SJ performance and impulse for concentric segment 1. However, a moderate but significant correlation (r = .63) was found between SJ height and impulse for Concentric segment 2. Additionally, a moderate significant association (r = .56) was observed between the SJ and the maximum rate of force development produced during the Concentric segment 1. The SJ showed important relations with peak and average power only for Concentric segment 1 (r = .57). As predictors, it’s important that the force, power, and rate of force development must be maintained with high values of correlation to the height of the SJ but only during the concentric segment 1.<hr/>O squat jump (SJ) tem sido extensivamente usado para controlar o treino, contudo, estudos realizados em atletas treinados são escassos. Assim, a principal questão de estudo foi: quais os parâmetros de força que melhor podem explicar a performance do SJ em atletas treinados? Trinta e cinco atletas realizaram 3 SJ com uma barra de 17 kg. A força exercida contra o solo foi medida com uma plataforma sincronizada com um medidor linear de posição. Somente o melhor salto foi analisado. A análise do SJ foi dividida em duas fases: concêntrica 1 que foi definida desde o início do movimento até se alcançar a máxima velocidade positiva; e a concêntrica 2 definida o momento em que acaba a fase concêntrica 1 até se atingir a velocidade de saída. Não foi observada nenhuma relação entre a performance do SJ e o impulso durante a fase concêntrica 1. Todavia, observou-se uma correlação moderada mas significativa (r = .63) entre a altura do SJ e o impulso da fase concêntrica 2. Para além disso, uma associação moderada significativa (r = .56) foi igualmente observada entre o SJ e a força explosiva produzida durante a fase concêntrica 1. O SJ revelou ainda relações significativas com o pico de potência e potência média, mas somente durante a fase concêntrica 1 (r = .57). Em suma, é importante que os valores de força, de potência e de força explosiva sejam mantidos durante a fase inicial do salto, isto é, durante a fase concêntrica 1, promovendo uma maior impulsão vertical. <![CDATA[<b>Artes marciais, formação profissional e escolas de ofício</b>: <b>Análise documental do judô brasileiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo apresentar a constituição das artes marciais no Brasil, em particular o judô, considerando a formação e capacitação do técnico desportivo para a modalidade. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como técnica para coleta de dados a fonte documental. Entre os resultados observou-se que as instituições representantes da modalidade judô, como CBJ, FPJ e LPJ mantêm estruturas semelhantes às escolas de ofício em detrimento de uma formação mais científica relacionada às ciências do desporto. Concluiu-se que o judô brasileiro distancia-se do modelo de formação acadêmica, mantendo-se atrelado às tradições do saber-fazer.<hr/>The aim of this research was to describe the process of professional education of judo coaches in Brazil. In order to do this, documental sources were used as means of data collection. Results showed that highly regarded institutions such as Confederação Brasileira de Judô, Federação Paulista de Judô, and Liga Paulista de Judô all support educational structures that resembles the apprenticeship system, that is, education which provide mostly employment-preparation skills for trained labour, in detriment of education on the application of scientific principles aiming at improving sporting performance. In conclusion, Brazilian judo seems to be kept away from the academic formation model and linked to the know how to do traditions. <![CDATA[<b>Efeito da complexidade da tarefa, idade e género na assimetria motora funcional de crianças destrímanas e sinistrómanas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A assimetria manual foi analisada na realização de tarefas de antecipação-coincidência de complexidade distinta em 59 crianças destrímanas e 56 sinistrómanas de ambos os sexos, divididas em dois grupos de idade (7-8 anos e 9-10 anos). Os resultados deste estudo revelaram (i) um aumento da assimetria manual com a complexidade da tarefa em ambos os grupos de PM, apesar de nos sinistrómanos a diferença entre mãos não ter atingido significado estatístico; (ii) uma assimetria manual em todos os erros de medida, evidente apenas nos sinistrómanos; (iii) um desempenho mais proficiente da tarefa simples comparativamente à tarefa complexa em ambos os grupos de PM; (iv) um efeito maturacional mais pronunciado na execução da tarefa complexa; (v) maior precisão e menor variabilidade do grupo 9-10 anos comparativamente ao grupo 7-8 anos, em ambos os grupos de PM; (vi) um desempenho mais proficiente do sexo masculino em relação ao sexo feminino em ambos os grupos de PM. Em conjunto, os resultados sugerem que existe uma forte associação entre as características da tarefa e a preferência motora.<hr/>Manual asymmetry was assessed in different complexity coincidence-anticipation tasks in 59 right- and 56 left-handed children of both genders divided into two age groups (7-8 years and 9-10 years). Results revealed that (i) manual asymmetry increased with task complexity in both handedness groups without reaching statistical significance for the left-handed group; (ii) for the left-handed group, manual asymmetry was evident in all measured errors; (iii) better performance was presented when executing simpler tasks for both handedness groups; (iv) maturational effect was more pronounced in the complex task; (v) in both handedness groups, the 9-10-year-old group was more accurate and less variable when compared to the 7-8 year-old group; (vi) interaction between age and task complexity revealed that males outperformed females in both handedness. These results favor the perspective in which handedness is seen as a dynamic process, where motor preference interacts with task complexity. <![CDATA[<b>Tempo de reação simples de jogadores de futebol de diferentes categorias e posições</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objetivo analisar o tempo de reação simples (visual e auditivo) de jogares de futebol de diferentes categorias e posições. A amostra foi composta por 49 jogadores de futebol do sexo masculino, de diferentes categorias (amador e profissional) e posições (goleiro, zagueiro, lateral, volante, meio-campo e atacante). Para a coleta de dados utilizou-se um sistema composto por um interruptor, um dispositivo para emissão do estímulo visual ou sonoro e um software de aquisição. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e inferencial (p < .05). Na comparação entre as categorias, não houve diferença para o tempo de reação visual (TRV), enquanto os profissionais apresentaram tempos de reação auditiva (TRA) significativamente menores do que os amadores. Quanto às posições em campo, os goleiros apresentaram valores de TRV significativamente menores do que os meio-campistas, e não houve diferença para o TRA. Acredita-se que as principais diferenças entre jogadores de diferentes categorias e de diferentes posições estejam relacionadas a estratégias mais complexas de captação e utilização da informação visual em situações específicas da modalidade. Quanto ao TRA, a reação a estímulos auditivos pode não ser tão importante no desempenho no futebol, que é composto de estímulos predominantemente visuais.<hr/>This study aimed at analyzing the visual and auditory simple reaction times in soccer players from differing categories and field positions. Participated in the study 49 male soccer players, amateurs and professionals, occupying the field positions of goalkeeper, center defender, right and left defender, half-back, midfielder, and forward. Data collection was carried out through a system composed by a switch, a mechanism of visual and auditory stimuli and appropriate acquisition software. Data were analyzed through descriptive and inferential statistics (p < .05). When comparing categories, there was no difference in visual reaction time (VRT). Professionals showed faster auditory reaction times (ART) than amateurs did. Regarding field positions, goalkeepers showed significantly faster VRT than midfielders and there was no difference in terms of ART. Main differences between players from differing categories and field positions may be due to the adoption of more complex strategies in retaining and using visual information in specific situations. ART may be less important in soccer, since this is essentially a visual game. <![CDATA[<b>As contribuições de Seymour Fisher para os estudos em imagem corporal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar de maneira sistematizada os conhecimentos produzidos por Fisher, durante seus trinta anos dedicados às pesquisas em imagem corporal. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com procedimentos de coleta, análise e interpretação de dados. Quatro livros publicados por Fisher, que não são traduzidos para a língua portuguesa, foram consultados. Suas principais contribuições teóricas foram acerca da percepção corporal e de distorções da percepção corporal, das fronteiras corporais, da atribuição de significados a partes específicas do corpo e da consciência geral do corpo. O autor correlacionou estas dimensões da imagem corporal com mecanismos de defesa, processos adaptativos e ansiedade corporal, além de considerar o papel da personalidade e da cultura na interface destas relações. Seu intuito foi pormenorizar o complexo fenômeno da experiência corporal. Este estudo traz as importantes contribuições de Fisher para os estudos em imagem corporal, visando melhor difundir estes conhecimentos para o desenvolvimento das pesquisas em imagem corporal no Brasil.<hr/>The aim of this work was to systematically review Seymour Fisher contributions to research on body image. A literature review of his work on body perception, distorted body image, body boundary, assigned meanings to specific body areas, and general body awareness was carried out on four of the books written by the author. Fisher correlated those variables with defense mechanisms, adaptation, and body anxiety. Moreover, he also considered the roles played by culture and personality on the complex phenomenon of body experience. This review intends to disseminate Seymour Fisher contributions among Brazilian researchers on body image.