Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20130003&lang=pt vol. 9 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Olhando o futuro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito do estudo foi verificar se o setor desportivo escolar, federado ou ambos, e as modalidades desportivas, estão relacionados com as taxas de aproveitamento escolar dos jovens em idade escolar. O estudo envolveu uma amostra aleatória estratificada dos alunos pertencentes ao 3º ciclo e ensino secundário das escolas da ilha da Madeira, Portugal, num total de 2443 alunos (12.6%). Para a recolha de dados foi construído um questionário anónimo e individual de perguntas fechadas. Os resultados indicaram que não há diferenças entre os setores desportivos no que se refere às taxas de aproveitamento escolar. Já quanto às modalidades desportivas, verificou-se que a taxa de retenção difere significativamente entre o futebol/futsal e as restantes modalidades, sendo o futebol/futsal a contemplar as maiores taxas de reprovação, enquanto a ginástica e a natação estão mais associadas às de aprovação. É necessário desenvolver mais estudos para que se identifiquem as causas de insucesso escolar evidenciadas, particularmente no futebol/futsal.<hr/>The purpose of the study was to verify if the sports sector: school sport, federated or both, are or not associated with rates of academic success of young people. The study involved a stratified random sample of students belonging to the 3rd cycle and secondary education in schools in Madeira Island, Portugal, a total of 2443 students (12.6%). For data collection was constructed and validated an anonymous questionnaire with closed questions. The results indicate that there are no differences between the sports setor, with regard to the rates of school failure. On the other hand, in what concerns to sports activity, it was found that the failure rate was significantly different between football and other sports. Football has higher failure rates, while the gymnastics and swimming are more associated with approval ratings. More studies are needed to identify the causes of school failure in football young players. <![CDATA[<b>Influência de elementos-traço na densidade mineral óssea de mulheres idosas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi comparar os níveis de elementos-traço (ET) de acordo com a densidade mineral óssea (DMO) em idosas. Participaram do estudo 27 idosas (65.70 ± 3.96 anos). A amostra foi dividida em dois grupos homogêneos de acordo com a DMO, sendo o grupo 1 aquelas com maior DMO e no grupo 2 as com os menores valores. A DMO foi mensuradas utilizando o DEXA e os ET foram avaliados a partir de amostras de cabelo. No grupo 1 encontrou-se maiores teores de Ca, K, Na, Mo, B, Cu e Mg. Enquanto que no grupo 2 observou-se maiores concentrações de Se e o Pb. Os resultados sugerem que o desequilíbrio na homeostase dos ET pode ser fator de risco para a redução da DMO e que as altas concentrações de Pb e Se no cabelo podem ser indicativos de redução da massa óssea.<hr/>To compare trace elements (TE) levels according to bone mineral density (BMD) in elderly women. 27 elderly women (65.7 ± 3.96 years) were evaluated. They were classified in two groups: high BMD (group 1) and low BMD (group 2). BMD was measured in DXA and TE were evaluated from hair sample. Higher levels of Ca, K, Na, Mo, B, Cu e Mg were found in group 1 (high BMD) while Se and Pb were higher concentrated in group 2 (low BMD). The results suggest that the imbalance in the homeostasis of ET may be a risk factor for reduced BMD and higher Pb and Se concentrations can mark bone mass loss. <![CDATA[<b>Composição e percepção corporal de adolescentes de escolas públicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A adolescência é acompanhada de mudanças cognitivas, emocionais, sociais e biológicas que ampliam as situações de risco ao desenvolvimento de disfunções psicossomáticas. Este estudo aferiu e classificou a composição corporal e a comparou à autopercepção corporal em adolescentes. Alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental público no Distrito Federal, Brasil, responderam a questionários sócio-demográfico e de percepção corporal. Massa e estatura foram medidas e o Índice de Massa Corporal (IMC) foi calculado para classificação da composição corporal. Dos 977 adolescentes, 79.1% apresentaram IMC eutrófico. Dos 473 meninos, 11.4% apresentaram excesso de peso e 4.7% baixo peso; 23.8% perceberam o corpo como menor do que realmente é e 25.5% tentaram ganhar massa corporal. Das 504 meninas, 11.9% apresentaram excesso de peso e 13.4% baixo peso; 24.1% perceberam o corpo como maior do que realmente é e 32.5% tentaram perder massa corporal. A composição corporal inadequada, prevalente em 20.9% dos adolescentes, pode trazer prejuízos ao crescimento, desenvolvimento e saúde. Estes problemas podem ser agravados pela elevada prevalência de autopercepção corporal distorcida e de atitudes para obter mudanças corporais. Recomenda-se a realização de intervenções educativas sobre composição, percepção e cultura corporal e saúde de forma integrada, com abordagens diferenciadas por sexo.<hr/>Adolescence is accompanied by cognitive, emotional, social and biological changes; situations that increase the risk for development of psychosomatic disorders. This study measured and classified body composition and compared it to body self-perception in adolescents. Students from the seventh to ninth grade in public primary education in Distrito Federal, Brazil, answered socio-demographic and body self-perception questionnaires. Weight and height were measured and body mass index (BMI) was calculated for body composition classification. From the 977 adolescents, 79.1% presented eutrophic BMI. Of the 473 boys, 11.4% were overweight and 4.7% underweight, 23.8% perceived the body as smaller than it really is and 25.5% tried to gain body mass. Of the 504 girls, 11.9% were overweight and 13.4% underweight, 24.1% perceived the body as larger than it really is and 32.5% tried to lose body mass. Inadequate body composition, prevalent in 20.9% of adolescents, may harm growth, development and health. These problems may be aggravated by the high prevalence of distorted body self-perception and attitudes for bodily changes. It is recommended the implementation of educational interventions on body composition, perception and culture and health, with different approaches by gender. <![CDATA[<b>Efeito de diferentes intervalos entre as tentativas do teste de 1-RM no desempenho de força máxima em mulheres</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O teste de uma repetição máxima (1-RM) é frequentemente aplicado para medir a força de um indivíduo em um determinado exercício. O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito de diferentes intervalos entre as tentativas do teste de 1-RM no desempenho de força máxima em mulheres no exercício leg press 45°. Para tanto, 12 voluntárias (19 ± 1 ano) praticantes de exercícios resistidos há no mínimo seis meses foram submetidas a quatro sessões de testes, alternadas por no mínimo 48 horas de repouso. Os intervalos de recuperação entre as tentativas do teste de 1-RM foram de 30, 45, 60 e 180 segundos, sendo que a ordem de execução foi definida aleatoriamente. Para identificação da diferença entre os intervalos propostos foi aplicada a análise de variância ANOVA One-way (p < .05). Os resultados não revelaram diferenças significativas no desempenho de força máxima em mulheres, quando comparados os valores médios de teste obtidos em cada um dos intervalos propostos. Esses achados indicam que para a medida de força máxima no exercício leg press 45°, intervalos menores do que um minuto (30 - 45 segundos) podem ser utilizados com a mesma precisão que intervalos maiores, garantindo maior economia de tempo para a aplicação do teste de 1-RM.<hr/>Test of one repetition maximum (1-RM) is often used to measure the strength of an individual in a given exercise. The purpose of this study was to compare the effect of different intervals between the attempts of the 1-RM test on the maximum strength performance in women on the leg press 45°. Thus, 12 volunteers (19 ± 1 year) resistance exercises to practice at least six months, were submitted to four sessions of testing, alternated by at least 48 hours. The recovery intervals between the attempts of the 1-RM test were 30, 45, 60 and 180 seconds, with order randomly determined. To identify the difference between the intervals proposed was applied to analysis of variance One-way ANOVA (p < .05). The results revealed no significant differences in performance for maximal strength in women, compared to the average values obtained in each test interval. These findings indicate that for maximal strength measure in leg press 45°, intervals less than a minute (30 - 45 seconds) can be used with the same accuracy as longer intervals, providing greater time economy for 1-RM test application. <![CDATA[<b>Metodologia para o planejamento de aulas de hidroginástica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse estudo foi analisar uma metodologia para o planejamento de aulas de hidroginástica. Dezessete mulheres realizaram individualmente uma aula de hidroginástica. Obteve-se o consumo de oxigênio (analisador de gases TEEM 100) e a frequência cardíaca (frequencímetro Polar® -Accurex Plus) a cada 20 segundos, sendo a concentração de lactato sanguíneo (lactímetro portátil Biosen 5030 EKF-Diagnostic) e o índice de percepção de esforço (IPE) (Escala de Borg) verificados a cada 5 minutos e 50 segundos. A estatística utilizada apresentou valores médios e a variância (ANOVA OneWay com Post-hoc de Bonferroni) para cada variável entre as fases e os seis blocos da aula (p < .05). Os resultados mostraram que as variáveis aumentaram progressivamente até o bloco 4 e partir do bloco 5 começaram a diminuir, confirmando a estrutura de pirâmide previamente elaborada. Os valores médios da fase principal da aula sugerem que a prática regular de aulas de hidroginástica nessas condições, provavelmente proporcionará a melhora do condicionamento físico aeróbico em sujeitos com características semelhantes aos do grupo avaliado, com IPE razoavelmente fácil. Conclui-se que a estrutura da aula sugerida poder ser eficiente na elaboração de aulas de hidroginástica.<hr/>The aim to this study was analyze a methodology for a shallow-water fitness planning. Seventeen women performed individually shallow-water fitness. We obtained the oxygen uptake (gas analyzer TEEM 100) and heart rate (frequency meter Polar®-plus Accurex) every 20 seconds. The blood lactate concentration (lactimeter portable Biosen 5030 EKF-Diagnostic) and rate perceived exertion (RPE) were collected every 5 minutes and 50 seconds. Mean, repeated-measures ANOVA and Bonferroni´s post hoc tests were used for each variable between the phases and the six blocks of class (p < .05). The variables increased progressively until block 4 and, from block 5 they started to decrease, which confirmed the pyramid structure suggested. The responses found at the main phase indicate that the physical fitness can be improved when shallow-water fitness is performed regularly and in the same situation as in this study, with a RPE fairly easy. In conclusion, this methodology structure seems to be efficient for others shallow-water fitness. <![CDATA[<b>Efeito de um programa escolar de estimulação motora sobre desempenho da função executiva e atenção em crianças</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A influência da atividade física escolar no desenvolvimento da função executiva infantil ainda não é consenso entre os estudos já realizados, portanto esse estudo tem como objetivo verificar o efeito da estimulação motora, nas respostas da função cognitiva de crianças na faixa etária de 6 a 10 anos, de escolas públicas do Distrito Federal, Brasil. Foram formados 2 grupos controle (n = 40) e experimental (n = 40), avaliados antes e depois da intervenção, as variáveis analisadas: motricidade, função executiva, tempo de reação e atenção seletiva. A intervenção ocorreu durante 7 meses com aulas de educação física escolar. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diferença significativa entre os grupos nos testes de função executiva [F(1, 118) = 13.768; p = .001], tempo de reação [F(1, 118)= 18.352; p = .001] e atenção seletiva [F(1, 64)= 14.531; p = .001]. Desse modo, foi observado que, o grupo que sofreu intervenção melhorou não somente o aspecto motor, mas também melhorou de forma significativa o desempenho das funções cognitivas testadas.<hr/>The influence of physical activity in children’s development of executive function is not yet consensus among previous studies. So this study aims to evaluate the effects of school based motor stimulation in cognitive function responses in children aged 6 to 10 years of public schools at Brasília-Federal District, Brazil. It was formed two groups control (n = 40) and experimental (n = 40) who were studied before and after the intervention. The variable analyzed was: motor skills, executive function, reaction time and selective attention. The intervention occurred during 7 months, two times week, in a 50 minutes physical education classes. The results showed that there was a significant difference between groups in tests of executive function [F (1, 118) = 13.768, p = .001], reaction time [F (1, 118) = 18.352, p = .001] and attention selective [F (1, 64) = 14.531, p = .001]. Thus, it was observed that the experimental group improved not only its motor performance, but also significantly improved the performance of cognitive functions tested. <![CDATA[<b>O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras e as dificuldades funcional e nominal da tarefa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa. Participaram do estudo indivíduos adultos de ambos os sexos (N = 160) com média de idade de 21.3 (± 3.3) anos. O delineamento contou com 8 grupos envolvendo indivíduos experientes e inexperientes (dificuldade funcional) que praticaram uma tarefa simples ou complexa (dificuldade nominal) de timing coincidente, em regime aleatório ou por blocos. As medidas de desempenho foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos de prática aleatória e por blocos em nenhuma das condições de dificuldade. Sendo assim, concluiu-se que o efeito da interferência contextual não foi dependente das dificuldades funcional e nominal da tarefa.<hr/>The aim of this study was to investigate the effect of contextual interference on the motor skill acquisition in function of the functional and nominal difficulties of the task. The study included 160 adults of both genders with average age of 21.3 (± 3.3) years. The design involved 8 groups of experienced and inexperienced individuals (functional difficulty) who practiced a simple or complex (nominal difficulty) coincident timing task, in a random or blocked condition. Performance was measure by the absolute, variable, and constant errors. Results did not show differences between random and blocked groups in all conditions of difficulty. Therefore, it was concluded that the effect of contextual interference is not dependent of the nominal and functional difficulties of the task. <![CDATA[<b>Atividade eletromiográfica dos músculos estabilizadores da escápula durante variações do exercício push up em indivíduos com e sem síndrome do impacto do ombro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Exercícios em cadeia cinética fechada (CCF) são comumente empregados na reabilitação da Síndrome do Impacto do Ombro (SIO), condição dolorosa comum em atletas, relacionada ao desequilíbrio muscular entre os estabilizadores da escápula. O objetivo do estudo foi comparar a atividade eletromiográfica (EMG) do serrátil anterior (SA), trapézio superior (TS), trapézio médio (TM) e trapézio inferior (TI) e a razão EMG destes músculos durante variações do exercício push up em indivíduos assintomáticos e com SIO. Foram avaliados 30 voluntários divididos em dois grupos: controle e SIO. A atividade EMG foi registrada durante a realização do knee push up (KPU) e one-arm knee push up (OKP), em base instável e estável de apoio. Para inferência estatística foi utilizada a análise de variância (ANOVA), pós teste Tukey, com nível de significância de 5%. A superfície instável acarretou diminuição na ativação do SA nos dois grupos e aumento da razão TS/SA (p < .03) no grupo SIO. Os resultados do estudo evidenciaram diferentes respostas de ativação muscular nos indivíduos assintomáticos e com SIO frente a condições que alteram a estabilidade da base de apoio.<hr/>Closed Kinetic Chain exercises (CKC) are commonly employed in the rehabilitation of Shoulder Impingement Syndrom (SIS), painful condition common in athletes, related to muscle imbalance between the scapular stabilizers. The objectives of this study was to compare the electromyographic activity (EMG) of the serratus anterior (SA), upper trapezius (UT), middle trapezius (MT) and lower trapezius (LT) and the electromyographic ratio during exercises push up in asyntomatic individuals and SIS. Thirty volunteers divided into two groups: control and SIS. The EMG activity was recorded during the knee push up (KPU) and one-arm knee push up (OKP), on stable and unstable bases of support. For statistical inference was used an analysis of variance (ANOVA) and Tukey post-test, with significance level of 5%. The unstable surface provided in decreased activation of SA in both groups and increased ratios of UT / SA (p < .03) in the SIS. The results of the study showed different responses of muscle activation, in individuals with asymptomatic and SIS, face to conditions that alter the stability of the base of support. <![CDATA[<b>Imagem corporal em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica</b>: <b>Interações socioculturais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apontada como epidemia global a obesidade vem sendo tratada através da cirurgia bariátrica, método invasivo, porém, considerado o mais eficiente. Objetivou-se investigar aspectos socioculturais e seu impacto sobre a imagem corporal de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica nos períodos pré e pós-cirúrgico. Foram entrevistadas 20 mulheres submetidas à gastroplastia há pelo menos um ano no Serviço de Controle de Hipertensão Diabetes e Obesidade (SCHDO). Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativa e submetidos à Análise de Conteúdo. A interação entre o contexto sociocultural e imagem corporal configurou-se nas categorias: discriminação, percepção do olhar do outro antes e após cirurgia, e percepção do próprio corpo antes e após cirurgia. Constatou-se que a imagem corporal foi elaborada a partir do meio em que viveu o grupo pesquisado. O meio externo propiciou ao sujeito sentimentos de inadequação corporal, tristeza, exclusão social e inferioridade, resultando em autoconceito negativo. Tais sentimentos foram amenizados após a cirurgia bariátrica proporcionando ao grupo autoconceito positivo decorrente de uma maior inserção social.<hr/>Listed as a global epidemic obesity is being treated through bariatric surgery, that is a more invasive method, however, considered the most efficient. Thus, this study aimed to investigate socio-cultural aspects and their impact on body image of women who underwent bariatric surgery in pre and post-surgery periods. We interviewed 20 women who underwent gastroplasty for at least one year in the Service Control Hypertension Diabetes and Obesity (SCHDO). Data were analyzed from a qualitative perspective and submitted to Content Analysis. The interaction between body image and socio-cultural context were configured in the follow categories: discrimination, perception of other’s gaze before and after surgery, and own body´s perception before and after surgery. It was found that body image was drawn from the environment that the research group had lived. The external environment has provided to the subjects some feelings such as body inadequacy, sadness, social exclusion and inferiority, resulting in a negative self-concept. These feelings were minimized after bariatric surgery, providing to the group a positive self-concept, due to a greater social inclusion. <![CDATA[<b>Avaliação das oportunidades de desenvolvimento motor na habitação familiar de crianças entre 18 e 42 meses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho teve o objetivo de avaliar as oportunidades para o desenvolvimento motor na habitação familiar de crianças entre 18 e 42 meses, comparando as faixas etárias (18 a 30 meses e 31 a 42 meses), os gêneros, o convívio com outras crianças e as condições socioeconômicas. Caracterizou-se como um estudo observacional, descritivo, do tipo transversal. Participaram do estudo 88 crianças da cidade de Sapucaia do Sul/RS. Foi utilizado o questionário Affordances in the Home Environment Motor Development em crianças de 18 - 42 meses, durante visita domiciliar. Não houve diferença entre o gênero e as faixas etárias. Verificou-se que o número de adultos estavam associados com melhor escore de espaço interior. A escolaridade dos pais associou-se com maior oferta de brinquedos e materiais de motricidade fina (p < .005). O número de crianças no domicílio estava associado com uma melhor variedade de estimulação (p < .001). A renda familiar estabeleceu relação significativa com o espaço interior (p < .005), espaço exterior (p < .001), materiais de motricidade fina (p < .005) e de motricidade ampla (p < .001). A criança que apresentou convívio social diário teve melhor variedade de estímulo (p < .001). Contudo, é importante incrementar a atenção à criança e orientar seus responsáveis acerca do desenvolvimento.<hr/>This study aimed to assess the opportunities for motor development in the family home of children that are between 18 and 42 months old, comparing the age groups (18 - 30 months and 31 - 42 months), gender, living with children and other conditions socioeconomic Characterized as an observational, descriptive and transversal study. The study included 88 children from the city of Sapucaia do Sul/ RS. Was used a structured and validated previously questionnaire called Affordances in the Home Environment Motor Development of children that are between 18 - 42 months, during home visits. There was no difference between gender and age groups. It was found that the number of adults are associated with better scores of interior space. The parents’ education is associated with greater supply of toys and materials of skills fine motor (p < .005). The number of children at home is associated with a better variety of stimulation (p < .001). Family income has a significant relationship with the interior space (p < .005), exterior space (p < .001), materials of skills fine motor (p < .005) and gross motor (p < .001). The child who had more daily social interaction has more variety of stimulation (p < .001). However, it is important to increase attention to children and advising their parents about the development. <![CDATA[<b>Análise do desempenho motor de escolares praticantes de futsal e voleibol</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho motor de escolares a partir da prática regular de futsal e voleibol. A amostra foi constituida por 60 indivíduos do sexo masculino, com idade média de 16 ± 0.4 anos, divididos em dois grupos: praticantes de futsal (GF) (n = 32) e praticantes de voleibol (GV) (n = 28). Os indivíduos analisados praticavam regularmente 2 aulas semanais de 60 minutos em suas respectivas modalidades esportivas, no período mínimo de 6 meses. Para avaliar as capacidades físico-motoras foram utilizados os protocolos de teste Shuttle Run ou Corrida do Vai-e-Vem de Johnson e Nelson (1979) para agilidade, software de Pereira, Teixeira, Villis, e Corazza (2009) para o tempo de reação simples e escolha, e o cinesiômetro (Paixão, 1981) e goniômetro (Hurley, Rees, & Newham, 1998) para propriocepção de membros superiores e inferiores respectivamente. Para a análise dos dados, fez-se uso da estatística inferencial, com o Teste t para amostras independentes, através do pacote estatístico SPSS versão 14.0, com nível de significância alfa de 5%. Os resultados não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos em nenhuma capacidade físico-motora analisada.<hr/>The aim of this study was to analyze the motor performance of students from the regular practice of indoor soccer and volleyball. The study group consisted of 60 males, mean age 16 ± 0.4 years, divided into two groups: indoor soccer (GF) (n = 32) and volleyball players (GV) (n = 28). All individuals analyzed possessed a regular practice of two weekly classes of 60 minutes each session in their respective sports, at least 6 months of practice and could not perform other physical activities/sports regularly in extracurricular period. To evaluate the physical and motor skills were used in testing protocols Shuttle Run or Race-and-Go Comes Johnson and Nelson (1979) for agility, software Pereira, Teixeira, Villis, and Corazza (2009) for the TRS and TRE, and cinesiômetro (Paixão, 1981) and goniometer (Hurley, Rees, & Newham, 1998) proprioception to the upper and lower limbs respectively. For data analysis, was made use of descriptive statistics, with the t test for independent samples, using the statistical package SPSS version 14.0, with a significance level alpha of 5%. The results showed no statistically significant difference between groups in any physical-motor ability assessed. <![CDATA[<b>Clima motivacional em jogadores de uma equipa de andebol</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A orientação motivacional de um atleta visa a melhoria das suas capacidades (tarefa) e a obtenção de um bom resultado numa dada competição (ego). Desta forma, objetivou-se comparar andebolistas de um clube português de diferentes escalões competitivos, anos de prática da modalidade, tempo de presença no clube e posição competitiva ao nível das suas orientações motivacionais. A amostra contou com 57 atletas do sexo masculino nascidos entre 1977 e 1997. Foi utilizado o Questionário sobre a Orientação para a Tarefa e para o Ego no Desporto (TEOSQp) de Fernandes e Vasconcelos-Raposo (2010). Os resultados revelam que os andebolistas deste estudo têm uma forte orientação para a tarefa, apresentando uma média de 4.03 (± .37), superior à média da orientação para o ego (3.78 ± .49), o que vai de encontro aos valores obtidos noutros estudos que consolidaram a proposta teórica. Averiguou-se ainda que existem diferenças significativas entre os escalões na orientação para a tarefa e que os atletas sénior apresentam as médias mais altas na orientação para a tarefa e as mais baixas na orientação para o ego. Os anos de prática da modalidade, o tempo de presença no clube e a posição competitiva não parecem influenciar, significativamente, a orientação motivacional dos andebolistas.<hr/>The motivational orientation of an athlete aims to improve their skills (task) and getting a good result in a given competition (ego). Thus, the purpose of the present study was to compare players of one Portuguese team handball club. The independent variables were: competitive levels, years as competitors, time presence as player in the club and competitive position. The dependent variables were motivational orientations: task and ego. The sample consisted of 57 male athletes borne between 1977 and 1997. The Task and Ego Orientation Questionnaire in Sport (TEOSQp), validated by Fernandes and Vasconcelos-Raposo (2010) was used. Results revealed that the handball players in the club studied present high scores on both task and ego orientation with a higher score at the level of task orientation. The present results are not in accordance with previous studies. However they do not contradict consolidated theoretical proposal. Senior athletes presented higher scores in task orientation and lower on ego. Comparisons by years in competition, time presence in the club and competitive position in the do influence significantly the motivational orientation among this club team handball players.