Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20150001&lang=en vol. 11 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>New directions to Journal Motricidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Relationship between Physical Activity and respiratory function</b>: <b>analysis of corporal composition and spirometric values of Portuguese and Italian students</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se analisar a influência e a relação da atividade física (AF) na composição corporal e nos valores espirométricos, relacionando esses indicadores com a função respiratória. Amostra com 179 indivíduos (85 Italianos; 94 Portugueses) alunos do ensino superior, dividida em três grupos: G ESC+EXERC - 64 alunos com AF supervisionada, curricular e extracurricular, mínimo 4 sessões/semana; G ESCOLA - 66 alunos com AF supervisionada, curricular, mínimo 2 sessões/semana; G SEDENTÁRIOS - 49 alunos sedentários. Aplicou-se uma adaptação do questionário de Telama et al. (1997), avaliou-se a espirometria através do espirómetro Microquark/Cosmed, o IMC e perímetro da cintura (PC). Após a verificação da normalidade da amostra (Kolmogorov-Smirnov), utilizou-se a Análise de variância e o teste não paramétrico Mann-Whitney. Utilizou-se ainda o teste de correlação de Spearman. O G ESC+EXERC dos dois países obteve melhores resultados no PC e em alguns valores espirométricos, comparativamente ao G SEDENTÁRIOS. Verificámos na amostra uma correlação positiva entre o IMC e o PC, e para os alunos Portugueses correlação negativa entre a composição corporal e alguns valores espirométricos. A Itália apresenta melhores indicadores de composição corporal, enquanto Portugal os apresenta na espirometria. Há evidências que os alunos que praticam exercício supervisionado apresentaram melhores indicadores de composição corporal e na função respiratória.<hr/>The objective was to analyze the influence and relationship of physical activity (PA) on corporal composition and on spirometric values, associating these indicators with the respiratory function. Sample with 179 individuals (85 Italians; 94 Portuguese) who were higher education students, and they were divided into three groups: G SCH+EXER - 64 students doing supervised exercise, curricular and extra-curricular, at least 4 sessions/week; G SCHOOL - 66 students doing supervised curricular PA, at least 2 sessions/week; G SEDENTARY - 49 sedentary students. We applied an adaptation of the questionnaire Telama et al. (1997), and measured the spirometry values through the spirometer Microquark/Cosmed, the BMI and Waist Circumference (WC). After checking the normality of the sample (Kolmogorov-Smirnov), we used the ANOVA and the nonparametric Mann-Whitney test. Was also used the Spearman correlation test. The G SCH-EXER of both nationalities achieved significantly better WC and some spirometric values, compared to G SEDENTARY. We confirmed in the sample there was a positive correlation between BMI and WC, and for Portuguese students a negative correlation between body composition and some spirometric values. Italians had better corporal composition values, while the Portuguese had better spirometric values. The evidence was that the students who did supervised exercise had better corporal composition and respiratory function. <![CDATA[<b>Effect of previous severe exercise on the power-time relationship in active individuals during cycling</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do exercício prévio severo (EPS) sobre a potência crítica (PC) e a capacidade de trabalho anaeróbio (CTA) determinados durante o exercício de ciclismo. Sete indivíduos realizaram os seguintes protocolos em cicloergômetro: (a) teste progressivo para determinação do limiar ventilatório (LV), consumo máximo de oxigênio (VO2max) e sua respetiva intensidade (IVO2max); (b) seis testes de carga constante em ordem aleatória, com (EPS) e sem (CON) a realização de EPS. O EPS foi realizado durante 6 min a 70%D (i.e., 70% da diferença entre o LV e a IVO2max). A PC na condição CON (199.71 ± 27.08 W) não foi significativamente diferente da condição EPS (211.71 ± 29.92 W). Do mesmo modo, a CTA não foi significativamente diferente entre as condições (CON = 23.46 ± 10.76 kJ vs. EPS = 17.51 ± 8.44 kJ). Portanto, o exercício prévio severo (70%D) seguido por 6 min. de recuperação não influencia a determinação da PC e da CTA em indivíduos ativos.<hr/>The aim of this study was to analyse the effect of prior severe exercise (PSE) on the critical power (CP) and anaerobic work capacity (AWC) determined during cycling exercise. Seven males, performed on different days, the following protocols on a cycle ergometer: (a) incremental test to determine ventilatory threshold (VT), maximal oxygen consumption (VO2max) and its corresponding intensity (IVO2max), (b) six constant-work-rate tests in random order, with (PSE) and without (CON) the completion of PSE. The PSE was preceded by 6 min at 70%D (i.e., 70% of the difference between VT and IVO2max). The estimation of the CP at CON condition (199.71 ± 27.08 W) was not significantly different from the condition PSE (211.71 ± 29.92 W). Similarly, AWC was not significantly different between conditions (CON = 23.46 ± 10.76 kJ vs. PSE= 17.51 ± 8.44 kJ). Thus, prior severe exercise (70%D) followed by 6 min of recovery does not influence the estimation of CP and AWC in active individuals. <![CDATA[<b>Adaptation behavior of skilled infant bouncers to different spring frequencies</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Infants explore their environments through repetitive movements that are constrained or facilitated by the environmental context. In this study, we evaluated how skilled bouncers adapted to bouncing in systems with four different spring conditions (natural frequencies of 0.9, 1.15, 1.27 and 1.56 Hz). Trunk kinematics and vertical ground reaction forces (VGRFs) were recorded from three pre-walking infants (mean age 10.6 ±0.9 months). Bounce frequency, trunk displacement, peak VGRF, percent of time on the ground and time to peak force as a function of time on the ground were analyzed. In addition, infant bounce frequencies were compared to measured oscillations of an inert mass equivalent to each infant’s mass. All infants bounced above the natural frequency of the spring system in all conditions suggesting that they did not behave solely like mass-spring systems. Infants produced asymmetrical VGRF loading patterns suggesting that a timing component, such as bounce frequency, was regulated. Skilled infants consistently increased their bounce frequency as their vertical trunk displacement decreased; however, the mode for regulating bounce frequency differed from infant to infant.<hr/>Os bebés exploram o meio ambiente através de movimentos repetitivos que são constrangidos ou facilitados por esse mesmo meio. Neste estudo avaliámos como bebés adaptam as oscilações corporais em quatro condições diferentes (frequência natural de 0.9, 1.15, 1.27 e 1.56Hz). A frequência de oscilação, a cinemática do tronco e a componente vertical da força de reação ao solo (VFRS) foram registadas em bebés antes do domínio da marcha autónoma (idade média 10.6 ±0.9 meses). Foram analisadas a frequência de oscilação, deslocamento do tronco, pico da VFRS, percentagem de tempo no solo e duração até ao pico da força em função do tempo. Além disso, as frequências de oscilação dos bebés foram comparadas com a de uma massa inerte de valor equivalente. Todos os bebés oscilaram acima da frequência natural do sistema mola em todas as condições, sugerindo que eles não se comportam apenas como um sistema mola-massa passivo. Os bebés produziram padrões de carga assimétricos para a VFRS, o que sugere que uma componente temporal, tal como a frequência de oscilação, foi regulada. Bebés consistentemente aumentaram a frequência de oscilação enquanto o deslocamento vertical do tronco diminuiu; contudo, o modo de regulação da frequência de oscilação difere de bebé para bebé. <![CDATA[<b>Assessment of physical education teachers’ knowledge to react on emergency situations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O conhecimento dos Professores de Educação Física (EF) sobre 1os socorros condiciona a sua atuação em situações de emergência, pelo que é importante avaliá-lo. Neste sentido, desenhou-se um questionário para avaliar (1) o conhecimento teórico sobre como atuar em situações de emergência (KT); (2) o conhecimento operacional (KO) de atuação face à emergência e (3) de que modo idade, género, habilitações literárias, perceção do conhecimento e fontes de informação influenciam KT e KO. Participaram no estudo 284 professores (57.7% H; 41.9% M; 37.6 ± 7.1 anos), onde 19% dos professores entrevistados têm bom nível de KT e 49,5% bom nível de KO. A idade e habilitações literárias influenciam o conhecimento: os mais jovens mostram melhor KT e KO e os Mestres melhor KT mas um nível igual de KO. O género não influencia nem KT nem KO. Médicos/enfermeiros e formação profissional são as melhores fontes de informação para melhorar KO. Uma vez que 50.5% dos professores apresentam nível mau ou médio de KO, a introdução de módulos de 1os socorros na formação profissional, especialmente se estes forem lecionados por médicos/enfermeiros, pode ser uma estratégia eficiente para melhorar o conhecimento de atuação face à emergência.<hr/>Physical Education (PE Teachers’ knowledge on 1st aid embraces their action in emergency situations, so it is important to evaluate it. We investigated 284 PE teachers (57.7% Male, 41.9% Female, 37.6 ± 7.1 years) using a questionnaire specially designed to evaluate (1) theoretical knowledge (KT) about how to act in emergency situations, (2) operational knowledge (KO) for action in the face of emergency and (3) how age, gender, education, perception of individual knowledge and information sources of influence KT and KO. 19% of interviewed teachers present good level of KT and 49.5% good level of KO. Age and education influence knowledge: younger teachers show best KT and KO Masters present better KT but an equal level of KO. Gender does not influence neither KT nor KO. Doctors / nurses and professional education are the best information sources to improve KO. 50.5% of teachers have a bad or average KO, which may impair their action face the accident. The introduction of modules in 1st aid training, especially if they are taught by doctors / nurses, seems to be an efficient strategy to improve the knowledge of action on emergency. <![CDATA[<b>Effects of an educational self-care program of spine in elderly patients with chronic low back pain</b>: <b>a quasi-experimental study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna, no controle da dor e na incapacidade em idosos ativos com dor lombar crônica (DL) não específica. Os idosos foram divididos em grupo experimental (GE n = 17) e controle (GC n = 13). A intervenção consistiu na entrega de uma cartilha educativa e um workshop. Foram variáveis dependentes: 1. intensidade da dor (EVN), 2. capacidade funcional relacionada à DL (RMQ), 3. quantidade de pontos de dor, 4. uso de medicação para DL e 5. frequência de uso de medicação para DL. Houve avaliação pré e após 1 mês da primeira avaliação. Na avaliação intragrupo foi observada no GE diminuição significativa de todos os parâmetros avaliados (todos p < 0,05) fato não observado no GC. Quanto à análise entre os grupos houve melhora significativa com tamanhos de efeitos moderados a grandes no GE para EVN (p=0.003, TE=0.53), no RMQ (p=0.037, TE=0.38) e nos pontos de dor (p=0.006, TE=0.49). Os resultados demonstraram que a cartilha pode ser uma ferramenta útil, capaz de gerar independência no cuidado e tratamento da DL crônica em idosos ativos.<hr/>The purpose of this paper was to investigate the effects of an educational self-care program of spine in the control of pain and disability in actives older adults with chronic non-specific low back pain (LBP). They were divided in an experimental group (EG n = 17) and a control group (CG n = 13). The intervention consisted of delivering an educational booklet and also attending a workshop. Dependent variables were: 1. pain intensity (EVN), 2. functional capacity related to LBP (RMQ), 3. amount of pain points, 4. medication for LBP, 5. frequency of medication for LBP. There was evaluation pre and after 1 month of the first evaluation. The intragroup evaluation was observed in EG significant reduction of all parameters (all p < 0.05) was not observed in CG. Regarding the analysis between groups showed significant improvement with moderate to large effect sizes in EG to EVN (p=0.003, TE=0.53), RMQ (p=0.037, TE=0.38) and pain points (p=0.006, TE=0.49). The results highlight the booklet as a useful tool, capable of generating independence in the self-care for active older adults with chronic LBP. <![CDATA[<b>Assessing adolescents’ sport participation motives</b>: <b>psychometric evaluation of BRSQ</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en The aim of the study was to examine the factorial structure and validity of Behavioral Regulation in Sports Questionnaire (BRSQ - Lonsdale Hodge & Rose, 2008). The proposed nine dimensional motivation model by Lonsdale et al. (2008) investigated: i) amotivation, ii) external regulation, iii) introjected regulation, iv) identified regulation, v) integrated regulation, vi) IM-general, vii) IM to know, viii) IM to experience stimulation and ix) IM to accomplish. One hundred and fifty-eight children aged 10 to 13 years old, all active members of private volleyball, football and basketball sport academies in a Greek city, completed the questionnaire. The age groups were chosen based on the early period of adolescence when a person seems to formulate his/her decision about whether to continue participating in a sport, choose another or abandon exercise in general. The scale was translated into Greek using the back-translation procedure. A confirmatory factor analysis (CFA) did not provide adequate support for the factorial validity of the motivational model. The data were then analyzed with an exploratory factor analysis and internal consistency through Cronbach alpha. Exploratory Factor Analysis revealed six out of the initial nine motivational factors. The theoretical and practical implications of these results are discussed.<hr/>O objetivo deste estudo foi examinar a estrutura fatorial e validade do Behavioral Regulation in Sports Questionnaire (BRSQ). O modelo motivacional com 9 dimensões proposto por Lonsdale et al. (2008) investigou: i) amotivação; ii) regulação externa; iii) regulação introjetada; iv) regulação identificada; v) regulação integrada; vi) motivação intrínseca geral; vii) motivação intrínseca para saber; viii) motivação intrínseca para experimentar estímulos; ix) motivação intrínseca para a realização. Completaram o questionário 158 crianças, com idades compreendidas entre os 10 aos 13 anos de idade, membros ativos de equipas de voleibol, futebol e basquetebol, pertencentes a uma academia desportiva privada de uma cidade grega. Os grupos de idade foram escolhidos de acordo com a fase inicial da adolescência quando o indivíduo formula a sua decisão de continuar a sua participação, escolher outra modalidade ou abandonar a prática desportiva. A escala foi traduzida para grego usando o procedimento de tradução e retro-tradução. A análise fatorial confirmatória (AFC) não forneceu suporte adequado para a validade fatorial do modelo motivacional. Os dados foram então analisados com uma análise fatorial exploratória (AFE) e consistência interna através do Alfa de Cronbach. A AFE revelou 6 dos 9 fatores motivacionais. As implicações teóricas e práticas dos resultados são discutidas. <![CDATA[<b>Developmental coordination disorder</b>: <b>an analysis of nutritional status and socioeconomic level</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi analisar o estado nutricional e o nível socioecónomico de escolares com provável desordem coordenativa desenvolvimental (DCD), risco de DCD e desenvolvimento típico (DT). Participaram 581 crianças com idades entre 7 e 10 anos de escolas públicas de um município do noroeste do Paraná. Para avaliação do desempenho motor utilizou-se a Movement Assessment Battery for Children (MABC); medidas antropométricas de peso e altura para avaliar o estado nutricional e o Questionário ABEP para a classificação socioeconómica. Para análise dos dados utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov, teste Qui-quadrado e estatística descritiva, adotando p < .05. Os resultados demonstraram que 78.1% dos escolares apresentaram DT, 10.5% apresentaram risco de DCD e 11.4% provável DCD. Ocorreu associação significativa entre provável DCD e a classe econômica “C” (p = .01). O estado nutricional não esteve associado ao desempenho motor e ao nível socioeconómico dos escolares. Conclui-se que ocorreu alta prevalência de provável DCD e risco de DCD. Quanto ao estado nutricional, para esta amostra não ocorreu associação com o DCD. No entanto, para o nível socioeconómico foi encontrada associação com o provável DCD, ocorrendo maior proporção desses escolares nos níveis sociais mais baixos.<hr/>The aims of study was to analyze the nutritional status and socioeconomic level from students with probable developmental coordination disorder (DCD), Risk of DCD and Typical Developmental (TD). Participated 581 children from 7 to 10 years old from public schools to the city in the northwest of Paraná. To assess the motor performance were used the Movement Assessment Battery for Children (MABC); anthropometrics measures of weight and height to analyze the nutritional status and the ABEP Questionnaire to assess the socioeconomic level. To statistical analyses were used the Kolmogorov-Smirnov test, Chi-Square test and descriptive statistical (p < .05). The results showed that 78.1% of students with TD, 10.5% showed risk of DCD and 11.4% showed probable DCD. There were association for the probable DCD and socioeconomic level C (p = .01). There weren’t associations between nutritional status and motor performance, even to the nutritional status with socioeconomic level. It was concluded that occurred high prevalence of probable DCD and risk of DCD and there was no association between probable DCD and nutrition status to these population, however it was found a greater proportion this students in the low social group. <![CDATA[<b>Global motor development of elementary school-aged children with and without previous swimming practice in schools</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foi objetivo deste estudo descrever o nível de desenvolvimento motor global de crianças do 1º ciclo do ensino básico, com e sem experiência prévia em programas de ensino da natação. A amostra foi constituída por 140 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano de escolaridade: 53 crianças sem experiência em programas aquáticos; e 87 crianças com histórico de participação em programas de ensino da natação no contexto escolar. O desenvolvimento motor global das crianças foi avaliado recorrendo à bateria de testes “Test of Gross Motor Development 2”. Os resultados revelaram a existência de diferenças significativas (p < .05) entre os grupos de crianças no que se refere ao desenvolvimento motor global e à mestria em diversas habilidades motoras globais em todos os anos de escolaridade. A influência da prática da natação parece maior nas habilidades de controlo de objetos. Mesmo assim, a classificação qualitativa do desenvolvimento motor é maioritariamente baixa para ambos os grupos. Em conclusão, os resultados demonstraram que o desenvolvimento motor global das crianças avaliadas é maioritariamente insuficiente, tendo por base a escala normativa Americana. Contudo, as crianças com experiência aquática em contexto escolar parecem agregar um estado otimizado de desenvolvimento motor em diversas habilidades, em particular na manipulação de objetos.<hr/>The purpose of our study was to describe the level of global motor development of elementary school-aged children with and without previous swimming practice. The study sample consisted of 140 Portuguese elementary school-aged children, from 1st to 4th grade: 53 children with no previous experience in aquatic programs and; 87 children classified as experienced through participating in previous swimming programs within the school environment. To assess global motor development, the "Test of Gross Motor Development 2" was used. Our results showed significant differences (p < .05) between groups of children regarding to the global motor development and mastery of various skills in all grades. The influence of previous swimming practice seems greater on objects control skills. Nevertheless, the qualitative classification of motor development is mostly low for both groups. In conclusion the current results showed that the level of global motor development of Portuguese elementary school-aged children, based on the proposed American normative scale, is relatively low. Nevertheless, children with prior involvement in swimming programs within the educational context seem to meet an optimized motor development state on several global motor skills but particularly on objects control skills. <![CDATA[<b>Chronic effect of strength training with local vibration on running velocity</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito crônico do treinamento de força de membros inferiores com diferentes frequências de vibração localizada sobre a corrida de velocidade. Após a realização de um teste de velocidade de corrida de 40m (V40m), 55 homens, não treinados, foram distribuídos em quatro grupos: Isométrico, vibração localizada com frequência de 8-Hz, vibração localizada com frequência de 26-Hz e Controle. Após as 4 semanas de treinamento foi realizado novamente o teste V40m. A comparação das médias dos quatro grupos nas etapas de pré e pós-teste foi realizada a partir da ANOVA com Medidas Repetidas e post hoc de Tukey. Não foram encontradas diferenças significativas entre os valores de velocidade média no teste V40m entre o pré-teste e pós-teste para nenhum dos quatro grupos citados. A partir dos resultados encontrados, foi possível concluir que o treinamento de força com aplicação de vibração localizada na direção da resultante das forças musculares, com frequências de 8 e 26 Hz, não foi capaz de aumentar a velocidade de corrida.<hr/>The aim of this study was to verify the chronic effect of strength training for lower limbs with different frequencies of local vibrations on the running speed. After performing the test run speed of 40m (V40m), 55 untrained men were distributed into four groups: Isometric, 8-Hz, 26-Hz and Control. After 4 weeks of training, was performed the test V40m. The ANOVA with repeated measures and Tukey’s post hoc were used. There were no significant differences between the values of average speed in the test V40m between the pretest and posttest for any groups. From the results, it was concluded that strength training with local vibrations applied in the direction of the resultant muscle forces, with frequencies of 8 and 26 Hz, was not able to increase running speed. <![CDATA[<b>Effects of different foci of attention in the motor performance of a task agility in children</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi investigar se instruções de foco externo de atenção comparado ao foco interno e sem foco determinado afetariam de forma diferente a performance motora de crianças. Adicionalmente, buscou-se mensurar a adoção das instruções prescritas sobre o foco de atenção pelos participantes. Vinte e três crianças, de ambos os sexos, com idade média de 10.04 ± .06 anos realizaram uma tarefa motora de agilidade em três condições diferentes: foco externo, foco interno e sem foco determinado. Estes realizaram cinco tentativas de prática de cada condição experimental em dias distintos e tiveram seus tempos de movimento registrados. Após cada tentativa, todos os participantes responderam a uma pergunta em relação ao foco de atenção utilizado. As análises apontaram superioridade da condição sem foco determinado e de foco interno em relação à condição foco externo. Em relação à adoção do foco de atenção, as crianças se utilizaram prioritariamente dos focos de atenção instruídos pelo experimentador. Porém, na condição sem foco determinado utilizaram o foco externo (65%) na maioria das tentativas. Conclui-se que as instruções relacionadas ao foco de atenção externo não beneficiaram a performance motora de uma tarefa de agilidade em crianças.<hr/>The aim of this study was to investigate whether instructions external focus of attention compared to internal focus and no particular focus differently affect motor performance of children. Additionally, we attempted to measure the adoption of the prescribed instructions on the focus of attention by the participants. Twenty-three children, of both sexes, mean age 10.04 ± .06 years performed a motor task agility in three different conditions: external focus, internal focus and no particular focus. They performed five trials of practice each experimental condition on different days and had their times recorded movement. After each trial, all participants answered a question regarding the focus of attention used. The analysis showed superiority of condition without specific focus and internal focus in relation to external focus condition. Regarding adoption of the focus of attention, the children used the priority focus of attention instructed by the experimenter. However, participants in the no particular focus condition used external focus (65%) in most of the attempts. We conclude that the instructions related to the external focus of attention not benefited the motor performance of a task agility in children. <![CDATA[<b>Visual conditions and postural directions affect postural sway variability in patients with Parkinson’s disease</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Postural sway variability was evaluated in Parkinson’s disease (PD) patients at different stages of disease. Twenty PD patients were grouped into two groups (unilateral, 14; bilateral, 6) according to disease severity. The results showed no significant differences in postural sway variability between the groups (p &gt;= 0.05). Postural sway variability was higher in the antero-posterior direction and with the eyes closed. Significant differences between the unilateral and bilateral groups were observed in clinical tests (UPDRS, Berg Balance Scale, and retropulsion test; p <= 0.05, all). Postural sway variability was unaffected by disease severity, indicating that neurological mechanisms for postural control still function at advanced stages of disease. Postural sway instability appears to occur in the antero-posterior direction to compensate for the stooped posture. The eyes-closed condition during upright stance appears to be challenging for PD patients because of the associated sensory integration deficit. Finally, objective measures such as postural sway variability may be more reliable than clinical tests to evaluate changes in balance control in PD patients.<hr/>Variabilidade de oscilação postural, testes de equilíbrio de Berg e retropulsão foram investigados em pacientes com DP em diferentes estágios da doença. Vinte pacientes com DP participaram deste estudo e foram distribuídos em dois grupos: unilateral (14) e bilateral (6). Os resultados mostraram diferença não significativa entre os grupos para a variabilidade de oscilação postural (p&gt;=0.05). Ainda, a variabilidade de oscilação postural foi maior na direção antero-posterior e na condição de olhos fechados. Para os testes clínicos, UPDRS (seções funcional e motora), teste de Berg e retropulsão, foi encontrada diferença significativa entre os grupos (unilateral e bilateral) (p<=0.05). A partir destes resultados, foi possível concluir que a variabilidade de oscilação postural não muda em função da severidade da doença. Os mecanismos neurológicos para o controle postural ainda estão operando no estágio avançado da doença. Assim, a instabilidade postural parece ocorrer na direção antero-posterior como um mecanismo compensatório em função da postura rígida. A condição de olhos fechados parece ser desafiadora para pacientes com DP, em função dos deficits da integração sensorial. Finalmente, a variabilidade de oscilação postural pode ser considerada uma medida confiável, pois elimina o efeito da subjetividade. <![CDATA[<b>Revelations of Brazilian sports photographers about gender relations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste estudo são detectar os critérios de registro dos fotógrafos desportivos e analisar seus discursos sobre seus modos de fotografar desportistas masculinos e femininos, problematizando questões de género. Participaram oito fotógrafos desportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e como técnica, utilizamos a análise de discurso. Os discursos dos fotógrafos apresentam contradições, mas aquiescem que é necessário trabalhar em cima de um interesse coletivo.<hr/>We aimed to detect the photographers' criteria of how to make the portrayal of male and female athletes and analyze their speech regarding the photos registration based on gender hierarchy. Participated ten sports photographers from different medias and both sexes, randomly selected. The instrument was a semi structured interview and as a technique, it was used the discourse analysis. The photographers’ speech presents contradictions, but they acquiesce that is necessary to work for a collective interest. <![CDATA[<b>The role of motivation and metacognition on the development of cognitive and affective responses in physical education lessons</b>: <b>A self-determination approach</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en The study investigated the role of motivation and metacognition in the formation of cognitive and affective outcomes from participation in physical education lessons within the framework of self-determination theory. A sample of 630 adolescents (M age = 14.06, SD = .29) participated in the study. Participants completed questionnaires including measures of perceived autonomy support in PE, autonomous motivation in PE, metacognitive processes in PE, enjoyment, boredom in PE and intention for leisure-time physical activity. Multiple linear regression analyses revealed that perceptions of autonomy supportive motivational climate significantly predicted enjoyment, boredom and intentions towards leisure-time physical activity. In addition autonomous motivation and metacognition significantly predicted enjoyment, boredom and intentions, whereas controlling motivation was a significant predictor of boredom. Multiple mediation modeling indicated that perceptions of autonomy supporting climate on these responses was mediated mainly by autonomous motivation and metacognition. The findings of the present study provide valuable information on the mediating role of autonomous motivation and metacognition on the effects of autonomy supportive motivational climate on students’ cognitive and affective responses during physical education lessons.<hr/>O estudo investigou o papel da motivação e metacognição na formação de resultados cognitivos e afetivos da participação nas aulas de educação física no âmbito da teoria da autodeterminação. Uma amostra de 630 adolescentes (M = 14.06, SD = 0.29) participaram do estudo. Os participantes preencheram questionários, incluindo medidas de apoio autonomia percebida em PE, motivação autônoma em PE, processos metacognitivos em PE, prazer, o tédio em PE e intenção para a atividade física de lazer. As análises de regressão linear múltipla revelou que a perceção de autonomia clima motivacional favorável predisseram significativamente prazer, o tédio e as intenções para com a atividade física no tempo livre. Além motivação autônoma e metacognição predisseram significativamente prazer, o tédio e intenções, enquanto controlando motivação foi um preditor significativo de tédio. Modelagem múltipla mediação indicou que das perceções de autonomia apoiar climáticas sobre essas respostas foi mediado principalmente pela motivação autônoma e metacognição. Os resultados do presente estudo fornecem informações valiosas sobre o papel mediador de motivação autônoma e metacognição sobre os efeitos da autonomia clima motivacional favorável sobre as respostas cognitivas e afetivas dos alunos durante as aulas de educação física. <![CDATA[<b>Practice of moderate physical activity can attenuate the loss of lean body mass in menopausal women</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en The aim of this study was to analyze the relationship between physical activity (PA) and total body (BLM), leg (LLM) and arm lean mass (ALM) in menopausal women. Sixty two 62 menopausal women were included (61.2±7.6 years). Their practice of PA was assessed by Actigraph GT3X accelerometer, and is reported as minutes per week of light or moderate-vigorous PA, and total PA. The sample was dichotomized into two groups according to their weekly practice of PA moderate-vigorous; physically active (&gt;=150 minutes) and insufficiently active (<150 minutes). Body composition measures were assessed by DXA and were reported as percentages. Comparisons between the groups of PA and total and segmental lean body mass were performed by independent t test. Association between the tertile of BLM and the groups of PA were performed by chi-square test. Physically active women showed significantly higher mean values for BLM (52.8±5.4 vs 49.8±4.7; p=0.028) and LLM (17.1±2.2 vs 15.9±1.8; p=0.026), whereas the difference in the ALM was not significant. When the BLM was categorized into tertiles, it was significantly greater in physically active women (higher tertile=44.7%), compared with the insufficiently active women (higher tertile=16.7%). Menopausal women who spent more minutes engaged in moderate-vigorous PA can showed higher BLM and LLM.<hr/>O objetivo do presente estudo foi analisar a relação da atividade física (AF) e massa corporal magra total (BLM), de pernas (LLM) e braços (ALM) em mulheres na menopausa. Participaram do estudo 62 mulheres (61.2±7.6 anos). A pratica habitual de AF foi avaliada através do acelerômetro marca Actigraph GT3X e foi expressa em minutos por semana de AF leve e moderada-vigorosa, e AF total. A amostra foi dicotomizada em dois grupos de acordo com a prática semanal de AF moderada-vigorosa; grupo fisicamente ativo (&gt;=150 minutos) e insuficientemente ativo (<150 minutos). A medidas de composição corporal foram estimadas utilizando o DEXA e foi reportada como percentual. A comparação entre os grupos de AF e a massa corporal magra total e segmentar foram realizadas pelo test t independente. A associação entre os tercis de BLM e os grupos de AF foi realizado pelo Qui-quadrado. O grupo fisicamente ativo apresentou maiores valores médios para BML (52.8±5.4 vs 49.8±4.7; p=0.028) e LLM (17.1±2.2 vs 15.9±1.8; p=0.026), enquanto que a diferença para ALM não foi estatisticamente diferente. Quando o BLM foi categorizado em tercis, 44.7% das mulheres fisicamente ativas se encontravam no tercil superior, enquanto que apenas 16.7% das insuficientemente ativas se encontravam nesse tercil. Mulheres na menopausa que despende maior tempo tempo em AF moderada-vigorosa podem apresentar maiores valores de massa corporal magra total e segmentar. <![CDATA[<b>Sedentary behavior</b>: <b>concept, physiological implications and the assessment procedures</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo de revisão narrativa teve como objetivos: a) rever os termos operacionais utilizados para a caracterização do comportamento sedentário; b) descrever as implicações para a saúde; e c) os principais métodos de avaliação do comportamento sedentário. Comportamento sedentário é o termo direcionado para as atividades que são realizadas na posição deitada ou sentada e que não aumentam o dispêndio energético acima dos níveis de repouso, <= 1.5 equivalentes metabólicos (METs). Ao analisar as implicações fisiológicas destes comportamentos para a saúde das pessoas é possível destacar a redução e/ou a cessação da contratilidade muscular como desencadeador do processo de diminuição da utilização da glicose pelos músculos, do aumento da insulina e do favorecimento da produção de lipídios que serão preferencialmente armazenados no tecido adiposo da região central do corpo, o qual por sua vez produz moléculas inflamatórias precursoras das doenças crónicas não transmissíveis. A inatividade física e a exposição prolongada a comportamentos sedentários devem ser avaliadas distintamente, respeitando as bases teóricas de cada constructo. O efeito prolongado da exposição aos comportamentos sedentários e da inatividade física ao longo do curso da vida favorece a potencialização dos efeitos nocivos de tais comportamentos na velhice e a mortalidade precoce.<hr/>This present study aimed to: a) review the operational terms of sedentary behaviour characterization, b) describe the health implications, and c) sedentary behaviour main evaluation methods. Sedentary behaviour is the word targeting activities that are performed in lying or sitting position and that do not increase energy expenditure above resting levels, <= 1.5 metabolic equivalent units (METs). Through the analysis of the physiological implications of such behaviour to people's health it is possible to highlight the reduction and / or cessation of muscle contractility as a beginner of the reducing process of the use of glucose by muscles, increasing insulin and facilitating the production of lipids that are preferentially stored in the central body adipose tissue, which in turn produces inflammatory molecules which are the precursors of non-transmissible chronic diseases. Physical inactivity and prolonged exposure to sedentary behaviours should be evaluated distinctly, considering the theoretical bases of each construct. The prolonged effect of sedentary behaviours and physical inactivity throughout lifespan enables the possibility of the harmful effects of such behaviours in old age and premature mortality.