Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20160005&lang=en vol. 12 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>The social contribution of Physical Education scientific training</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Can the physical fitness to utilized as discriminative factor t of children with probable developmental coordination disorder?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi investigar se o desempenho em testes de aptidão física pode ser utilizado como fator discriminativo de crianças com provável Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) e, por conseguinte, caracterizar-se como parâmetro de controle no processo de reabilitação da coordenação motora. Participaram 57 crianças, de ambos os sexos, com idades entre nove e doze anos. Conforme os resultados obtidos no Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) as crianças foram divididas em dois grupos: DCD (n=29) e desenvolvimento típico DT (n=28). Os seguintes testes de aptidão física foram administrados: sentar e alcançar adaptado (flexiblidade), apoio de frente e suspensão na barra adaptada (força/resistência de membros superiores), força de preensão manual e salto horizontal (força/potência de membros inferiores). A análise de variância one way revelou que o grupo de crianças com DCD apresentou desempenho significativamente mais baixo nos testes de força e resistência muscular. Além disso, a análise discriminante linear de Fisher indicou que a força e resistência muscular de membros superiores e inferiores discriminam crianças com DCD e DT. Conclui-se que a força e resistência muscular caracterizaram-se como variáveis discriminatórias críticas na análise da aptidão física de crianças com DCD. Visto que o fator força é um requisito primário para a coordenação e controle motor, os resultados desse estudo sugerem que os testes de força e resistência muscular adotados podem servir como parâmetros de prognóstico e reabilitação das crianças com DCD.<hr/>The aim was to investigate if the performance in physical fitness tests can be used as discriminant factor for children with probable developmental coordination disorder (DCD) and to characterize, therefore, as control parameter in reliability process of motor coordination. Participated 57 children, both genders, 9 to 12 years-old divided in two groups: DCD (n=29) and typical development (n=28) according results scored by Movement Assessment Battery for Children -2 (MABC-2). All the children performed the physical fitness tests as follow: adapted seat and reach (flexibility), push up and modified pull up tests (strength/resistance of upper limb), handgrip strength and horizontal jump (strength of lower limb). One way analysis of variance shown significant low performance in DCD group in strength and resistance tests. Furthermore, the Fisher’s linear discriminant analysis shown that strength and resistance of upper and lower limb discriminated the DCD and DT children. Strength and resistance were characterized as critical discriminant variables for analysis of physical fitness in DCD children. Since the strength is a primary requisite for motor coordination and control, these results suggest that strength and resistance tests can to serve as diagnostic and rehabilitation parameters of the DCD children. <![CDATA[<b>Psychometric aspects of Physical Education items related to Sport and Health knowledge at National High School Exam (Enem)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo tem o objetivo de analisar os aspectos psicométricos dos itens de Educação Física relacionados aos conhecimentos de Esporte e Saúde e o desempenho dos participantes no Enem dos anos de 2009 a 2013. O estudo é do tipo descritivo e quantitativo. Foram utilizados os microdados disponíveis no site do Inep e analisados em relação à consistência interna e percentual de acerto, sendo esse último comparado em relação ao sexo, tipo de escola e região dos candidatos. Os principais resultados foram: 1) a consistência interna dos itens na competência de Educação Física foi inadequada, mas na área de Linguagens foi suficiente; 2) O percentual de acerto foi alto em vários itens, evidenciando o nível fácil ou moderado das questões; 3) Na comparação entre sexo oscilações de melhor desempenho foram apresentadas, mas na comparação das escolas, os candidatos oriundos das particulares foram melhores em todas as análises; 4) No desempenho por região, Sul e Sudeste lideraram os melhores resultados, seguidos por Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Consideramos que os itens de Educação Física no Enem carecem de aprimoramento técnico e que as diferenças sociais e regionais são perceptíveis nos desempenho dos candidatos.<hr/>The study aims to analyze the psychometrics topics and the high school 3rd year students’ performance of the five Brazilian regions in items related to Sport and Health knowledge on the Physical Education competence in Enem in the years 2009-2013. The study is a descriptive and quantitative type. Microdata available in the INEP site were used and analyzed the internal consistency and correctness rate, the latter being compared in relation to gender, type of school and region of the candidates. The main results were: 1) the items internal consistency in the physical education competence was inadequate, but in Languages area was enough; 2) The correctness rate was higher in several items, showing the easy level or moderate issues; 3) Comparing sex was better performance fluctuations, but the schools comparison, those from private schools candidates were better in all analyzes; 4) On the performance by region, South and Southeast led the best results, followed by the Midwest, Northeast and North. We believe that the items of Physical Education in Enem lack of technical improvement and social and regional differences are noticeable in the candidate’s performance. <![CDATA[<b>Association among nutritional status and handgrip strength in elderly people living in rural areas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Alterações na distribuição e na composição corporal, considerada componente avaliativa do estado nutricional (EN), parecem estar associadas à capacidade física força muscular (FM). Um EN parece estar associado a alteração da força em idosos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar a associação entre o estado nutricional e a Força de Preensão Manual (FPM) em idosos residentes em áreas rurais do município de Jequié, na Bahia - Brasil. Estudo de coorte transversal, realizado com 95 participantes idosos com idade superior a 60 anos, cadastrados em uma das Unidades de Saúde da Família que atendem a zona rural do município. A avaliação do EN f realizada através do cálculo do Índice de massa corporal e a FPM foi avaliada através de um dinamômetro manual hidráulico. A comparação entre os grupos foi realizada através da análise de variância ANOVA e as correlações entre variáveis foram verificadas pelo teste de correlação de Spearman. Não foi encontrada associações entre o IMC e FPM nesta amostra de estudo. Observou-se correlação estatisticamente significativa entre estado nutricional e FPM em idosos na faixa etária ≥ 80 anos (p ≤ 0,05). Os dados revelam a tendência de que o declínio do EN pode ter impacto significativo indivíduos idosos com idades mais avançadas.<hr/>Changes in the distribution and body composition are associated with muscle strength scores. The Decrease in strength and inadequate nutritional status contribute to the impairment of daily activities. This study aims to investigate the association between nutritional status and hand grip strength (HS) in the elderly living in rural Jequié, Bahia. Cross-sectional study was conducted with 95 individuals aged sixty or older, enrolled in the one Family Health Unit attending the countryside. Data collection was performed using a standardized instrument. The HS was performed with the aid of a hydraulic hand dynamometer. In the comparison between groups was applied to analysis of variance ANOVA. The correlations between BMI and FPP were verified by Spearman correlation test. No significant correlation was found between BMI and HS. Significant correlation was observed statistically between nutritional status and HS in the stratum of elderly aged ≥ 80 years (p ≤ 0,05). The results suggest that the decline in nutritional status can impact significantly more individuals at aged 80 and over. <![CDATA[<b>Self-perceived role of physical education professional against obesity</b>: <b>a pilot study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo. Ressaltando a importância do combate a obesidade para a Saúde Pública, e considerando o papel do profissional de Educação Física no tratamento e prevenção dessa doença estabeleceu-se o seguinte objetivo geral para este estudo: compreender a percepção do profissional de Educação Física quanto ao seu papel na dinâmica do combate à obesidade. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que foi realizada no município de Aracati, Ceará. A amostra contou com a participação de 10 profissionais de Educação Física que responderam a uma entrevista semiestruturada relacionada ao papel do profissional de Educação Física no combate à obesidade. Observou-se que os profissionais referiram que sua importância diante da assistência a pessoas com obesidade é permeada pela atuação em ações de educação em saúde, destacando as doenças que essa patologia pode provocar e apontando que é fundamental combater o sedentarismo. Pode-se concluir que o profissional de Educação Física possui uma percepção relevante do seu papel no combate à obesidade visto que suas ações permitem a realização de práticas assistenciais que promovam a prevenção e a baixa incidência dessa enfermidade.<hr/>Obesity is a chronic disease characterized by excessive accumulation of fat in adipose tissue. Currently, you can see that obesity is a disease that is becoming increasingly common in everyday life. Emphasizing the importance of combating obesity for public health, and considering the role of physical education professional in the treatment and prevention of this disease was established the following overall goal for this study: Understanding the perception of physical education professional about their role the dynamics of combating obesity. This was a descriptive, qualitative, which was held in the municipality of Aracati, Ceará. The sample included the participation of 10 professionals of Physical Education who answered a semi-structured interview consists of questions related to the role of the professional physical education in combating obesity. In conducting this research, it was observed that the professionals mentioned its importance on the care of people with obesity is permeated by the presence in health education actions providing guidance as to the severity of obesity, highlighting the diseases that can cause disease and pointing out that it is crucial to combat a sedentary lifestyle. Considering the results, it can be concluded that the professional of Physical Education has an important perception of its role in fighting obesity since their actions allow the realization of care practices that promote the prevention and lower the incidence of this disease. <![CDATA[<b>Overweight and obesity</b>: <b>motor intervention and influences on motor behavior</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo foi investigar o impacto de uma intervenção motora no controle e destreza manual, coordenação corporal, força e agilidade, habilidades de locomoção, controle de objetos e equilíbrio de crianças com sobrepeso (n=6) e obesidade (n=14). Para avaliar o estado nutricional foi utilizado o Índice de Massa Corporal classificado conforme as curvas do Center for Disease Control, para avaliar a motricidade foi utilizado o Bruininks Oseretsky Test of Motor Proficiency -2, Movement Assessment Battery for Children-2 e Test of Gross Motor Development-2. Testes t-pareados e independentes e tamanho do efeito foram conduzidos. Os resultados evidenciaram: (1) mudanças significativas da pré- para a pós-intervenção no Grupo Interventivo (GI) em equilíbrio (p=0,042), locomoção (p=0,004) e controle de objetos (p=0,001); (2) declínios no Grupo Controle (GC) na coordenação manual (p=0,021) e corporal (p=0,044), força e agilidade (p=0,002); (3) não foram observadas mudanças da pré- para pós-intervenção em controle e destreza manual, e habilidades com bola (p0,05); (4) na pré-intervenção as crianças do GC apresentaram desempenho superior às crianças do GI na coordenação corporal (p=0,018), na pós-intervenção o GI alcançou o desempenho do GC (p=0,968); (5) nas demais comparações entre grupos não foram encontradas diferenças significativas (p0,05). A intervenção motora focada para as necessidades das crianças, aliada à oportunidade de prática e estratégias de motivação promovem benefícios em habilidade motoras de crianças com excesso de peso.<hr/>The objective of this study was to investigate the intervention impact in the performance of overweight (n=6) and obesity (n=14) children in manual control and dexterity, body coordination, strength and agility, locomotor and object control skills and balance. The Body Mass Index was used to investigate nutrition status classified according to Center for Disease Control, Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency-2, Movement Assessment Battery for Children-2 e Test of Gross Motor Development-2 to investigated motor performance. Dependent and independent t-tests and effect size were conducted. The results showed that: (1) significant changes for intervention group (IG) from pre- to post-intervention in balance (p=.042), locomotor (p=.004) object control (p=.001) skills; (2) declines in the control group (CG) for manual (p=.021) and body (p=.044) coordination, and strength and agility (p=.002); (3) no changes were observed from pre- to post-intervention in control and manual dexterity, and ball skills (p.05); (4) in the pre-intervention children in the CG showed superior performance compared to the children in the IG in body coordination (p=.018), in the post-intervention the IG achieve similar performance to the CG (p=.968); and, (5) for the other comparisons significant differences between groups were not found (p.05). The motor intervention focused to the needs of children, coupled with the opportunity to practice and motivation strategies promote benefits in motor ability of children overweight. <![CDATA[<b>Motor Performance, Socioeconomic status, body mass index and gender in children</b>: <b>a comparative and associative study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos do estudo foram: comparar o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes níveis socioeconômicos; verificar as associações entre o desempenho motor, o nível socioeconômico, o sexo e o índice de massa corporal de crianças. Participaram do estudo crianças de nível socioeconômico alto (N=45) e baixo (N=43) com idades entre 7-10 anos (M = 8.7, DP = 1.0). Crianças de nível socioeconômico alto demonstraram melhor desempenho motor; diferenças de desempenho entre sexo não foram observadas. Meninas de nível socioeconômico baixo demonstraram melhor desempenho no controle de objeto comparado aos meninos; enquanto semelhantes respostas foram observadas na locomoção. A regressão linear indicou que o modelo de predição com nível socioeconômico e índice de massa corporal foi significativo [r² = 0.607 F= (3,84) =45.8 p<0.001]. O nível socioeconômico foi o preditor mais forte do desempenho motor. Estudos associativos são necessários para melhor elucidar o desempenho motor em diferentes contextos.<hr/>The aims of the study were: To compare motor performance of boys and girls from different socioeconomic status and to verify the associations among motor performance, socioeconomic status, sex, and body mass index. Participated in the study children from high (N=45) and low (N=43) socioeconomic status aged between 7-10 years (M = 8.7, SD = 1.0). Children from high socioeconomic status demonstrated higher motor performance; while differences between sex were not observed. Girls from low socioeconomic status demonstrated better object control performance as compared to boys; while a similar performance was observed for locomotion. A linear regression analysis indicated that the prediction model with socioeconomic status and body mass index was significant [r² = 0.607 F(3,84) = 45.8 p <0.001]. Socioeconomic status was the motor performance’ strongest predictor. Association studies are needed to better explain the motor performance in different contexts. <![CDATA[<b>Acute effect of flexibility exercises on vertical jump performance in young men</b>: <b>a pilot study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito agudo do exercício de flexibilidade no desempenho em salto vertical. Participaram do estudo 18 homens, alocados aleatoriamente em grupos, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (TFNP - 23 ± 6.8 anos), Ativo (TA - 23.3 ± 4.2 anos) e Passivo (TP - 28.5 ± 12.9 anos). Para verificar a potência nos membros inferiores foi utilizado o Sargent Jump Test antes e após a intervenção. Uma Anova Two way para medidas repetidas foi aplicada, o qual comparou os valores do Salto Vertical antes e após o exercício de flexibilidade. Todos os grupos apresentaram redução no desempenho do salto vertical, no entanto os resultados foram significativos apenas nos grupos TA (Pré = 0.43 vs Pós = 0.41 cm; Δ% = - 4.99%; p = .007) e TP (Pré = 0.46 vs Pós = 0.43 cm, Δ% = -7.01%; p = .012). No grupo TFNP, os valores não foram significativos (Pré = 0.47 vs Pós = 0.46 cm; Δ% = - 3.27%; p = .709). Foi possível verificar que os diferentes protocolos de exercícios de flexibilidade exerceram influência negativa no desempenho da potência muscular de membros inferiores, sendo que, o treinamento de facilitação neuromuscular proprioceptiva promoveu índices menores de redução média na altura do salto.<hr/>This study aimed to verify the acute effect of flexibility exercise in the power of the lower limbs. Eighteen men were included, randomly assigned to groups, Proprioceptive Neuromuscular Facilitation (FNP, 23 ± 6.8 years), active (TA, 23.3 ± 4.2 years) and Passive (TP, 28.5 ± 12.9 years). To verify the strength in the lower limbs was used Sargent Jump Test before and post intervention. The Anova Two way for repeated measures was applied, which compared the values of Vertical Jump before and after flexibility exercises. All groups showed a reduction in vertical jump performance, however the results were significant only in TA groups (pre = 0.43 versus post = 0.41 cm; Δ% = - 4.99%; p = .007) and TP (Pre = 0.46 = 0.43 cm vs Post, Δ% = -7.01%, p = .012). In FNP group, the values were not significant (pre = 0.47 versus post = 0.46 cm; Δ% = - 3.27%; p = .709). It was possible to verify that the flexibility exercise exerted a negative influence on the performance of the muscular power of the lower limbs, and the training of proprioceptive neuromuscular facilitation promoted lower rates of reduction in the average height of the jump. <![CDATA[<b>Impact of social sports program on motor skills of children from 7 to 10 years old</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo avaliou o desempenho motor de crianças entre 7 e 10 anos, participantes e não participantes de um programa social esportivo, nas habilidades motoras fundamentais (HMF) de locomoção (LOC) e controle de objetos (CO), de acordo com o sexo. A amostra foi composta por 75 crianças, divididas em dois grupos: 43 crianças do grupo interventivo que participavam do programa Segundo Tempo e tinham aulas de educação física escolar, sendo 26 meninas e 17 meninos com média de idade de 7.6±1.3 e 8.7±1.3 anos, respectivamente e 32 crianças do grupo controle sendo 18 meninos e 14 meninas com média de idade 8.6±1.5 e 8.2±1.2 anos, respectivamente, que tinham apenas aulas de educação física. O TGMD-2 foi utilizado para avaliar as habilidades motoras de locomoção e controle de objeto antes e após o programa social esportivo. Os resultados indicaram: melhoras significativas após o término do programa para os meninos e meninas nas habilidades de locomoção e controle de objeto: ganhos semelhantes foram encontrados entre os sexos do grupo interventivo; os meninos e meninas do grupo interventivo obtiveram melhor desempenho quando comparados aos seus pares do grupo controle ao final do programa. O projeto social esportivo promoveu melhoras significativas no desempenho motor de crianças participantes.<hr/>This study evaluated the children's motor performance between 7 and 10 years, participants and non-participants in a social sports program in fundamental motor skills (HMF) mobility (LOC) and control objects (CO), according to sex. The sample consisted of 75 children, divided into two groups: 43 children in the intervention group participating in the program second time and had physical education classes, 26 girls and 17 boys with a mean age of 7.6 ± 1.3 and 8.7 ± 1.3 years respectively and 32 control children and 18 boys and 14 girls with a mean age 8.6 ± 1.5 and 8.2 ± 1.2 years, respectively, who had only physical education classes. The TGMD-2 was used to assess motor skills of movement and object control before and after social sports program. The results indicated: significant improvements after the program ends for boys and girls in locomotor skills and object control: Similar gains were found between the sexes in the intervention group; boys and girls in the intervention group performed better when compared to their peers in the control group at the end of the program. The social sports project promoted significant improvements in engine performance of participating children. <![CDATA[<b>Influence of biological and sociocultural variables on children motor development aged 7-9 years</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi verificar a influência das variáveis biológicas e socioculturais no desempenho motor de crianças entre 7 a 9 anos. A amostra composta por 129 crianças, sendo 60 (46,5%) meninos e 69 (53,5) meninas, com idades entre 7 a 9 anos (m=8,07±0,55). A variável motora foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2). Utilizou-se os valores de corte para o IMC propostos por Cole et al. (2000) e para composição corporal (%G) seguiu-se as equações de Lohman (1986). O contexto socioeconômico foi avaliado pelo questionário da ABA/ABIPEME, modificado por Almeida e Wickerhauser (1991). No quesito motor constatou-se que 79,8% das crianças apresenta uma classificação “Muito Pobre”. Quando se compararam os sexos, meninos apresentaram melhores resultados nas habilidades de controle de objetos (t=6,28, p=0,01), nomeadamente nas habilidades de quicar (t=3,8, p=0,01), chutar (t=4,3, p=0,01) e arremesso por cima (t=5,21, p=0,01). Das variáveis biológicas aquela que mais apresentou correlação com o desempenho motor foi o percentual de gordura (r= -0,27, p= 0,01). As variáveis socioculturais não apresentaram correlações com o desempenho motor, mas explicam significativamente as características biológicas (r=0,25, p=0,01). Assim, os fatores biológicos e contextuais influenciam o desempenho motor de crianças, e possuem uma natureza interativa no desenvolvimento motor.<hr/>The aim of this study was to investigate the influence of biological and sociocultural variables in motor performance among children from 7-9 years of age. The sample comprised 129 children, 60 (46.5%) boys and 69 (53.5) girls, aged 7-9 years (M= 8.07 ± 0.55). Motor variable was assessed by the Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2). We used the cut-off values ​​for BMI proposed by Cole et al. (2000) and body composition (% L) followed by the equations Lohman (1986). The socioeconomic context was assessed by questionnaire ABA / ABIPEME modified by Almeida and Wickerhauser (1991). It was found that 79.8% of children had a rating of "very poor". When comparing the sexes, boys had better results in object control skills (t= 6.28, p= 0.01), particularly in skills bounce (t= 3.8, p= 0.01), kick (t= 4.3, p = 0.01) and pitch over (t= 5.21, p= 0.01). Out of the biological variables, the one that best correlated with motor performance was estimated body fat (r= -0.27, p= 0.01). Sociocultural variables did not show correlations with motor development but they correlated with biological characteristics (r= 0.25, p= 0.01). Thus, biological and contextual factors influence children motor performance, and the results show their interactive nature of motor development. <![CDATA[<b>Physical Education objectives teaching in factors of physical activity and health and human development</b>: <b>student perception scale validation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo objetivou validar uma escala de percepção discente sobre os objetivos de ensino da Educação Física escolar. O estudo foi realizado com 212 alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Médio em 7 municípios do interior do Ceará. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado com itens em escalas de nível de concordância. A análise dos dados foi realizada utilizando estatística descritiva, comparação de grupos, Análise Fatorial Exploratória (AFE), Alfa de Cronbach e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Foram obtidos os Fatores 1) Atividade Física e Saúde e 2) Formação Humana, em que os itens do questionário que compõe esses fatores apresentaram-se adequados tanto para alunos de escolas pública e particular quanto para discentes do sexo masculino e feminino. Na validação da escala obtiveram-se índices adequados de KMO, variância explicada, Alfa de Cronbach e nos índices da AFC. Consideramos que o instrumento se mostrou válido para analisar as expectativas discentes sobre a componente curricular Educação Física.<hr/>The study aimed to validate a student’s perception scale of the Physical Education teaching objectives. The study was conducted with 212 students from public and private schools of high school in seven cities in the interior of Ceará. It was used as data collection instrument was a questionnaire adapted with items in agreement level scale. Data analysis was performed using descriptive statistics, comparison groups, Exploratory Factor Analysis (EFA), Cronbach's Alpha and Confirmatory Factor Analysis (CFA). They were obtained the factors 1) Physical Activity and Health and 2) Human Development, in which the items that compose these factors presented to be able to use both for students from public and private schools and to students of male and female. The scale validation was obtained adequate levels of KMO, explained variance, Cronbach's alpha and indexes of the AFC. We believe that the instrument proved to be valid to analyze the students' expectations about the curricular component Physical Education. <![CDATA[<b>Relationship between physical variables and quality of life perception of students aged 14 to 16 in the city of Quixadá, Ceará, Brazil.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo verificou a relação das variáveis físicas e de percepção de qualidade de vida de estudantes com idades de 14 a 16 anos da cidade de Quixadá, Ceará, Brasil. A amostra foi constituída por 48 sujeitos (24 homens e 24 mulheres). O questionário WHOQOL-BREF foi utilizado para identificar a qualidade de vida e domínios dos participantes juntamente com as mensurações de Índice de Massa Corporal - IMC, Índice de Relação Cintura-Quadril - IRCQ, flexibilidade e aplicação do Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ. Testada a normalidades das variáveis, realizou-se comparação dos sujeitos em relação ao sexo por meio do Teste U de Mann-Whitney e temporalmente pelo teste de t pareado ou Wilcoxon. Na análise pré e pós em relação questões 1 e 2 percebe-se que a auto avaliação da qualidade vida passou de 8.3 para 12.5 no nível “muito boa”, no entanto, não se obteve diferença significativa. Em conclusão, as relações de domínio físico e de percepção de QV foram satisfatórios. Portanto, a QV deve ser estimulada a partir de um estilo de vida ativo juntamente com mudança de hábitos de vida.<hr/>The study investigated the relationship between physical variables and quality of life perception variables of students aged 14 to 16 years old from Quixadá city, Ceará, Brazil. Forty eight subjects (24 men and 24 women) were included in the sample. The WHOQOL-BREF questionnaire was used to identify the QoL domains of participants and along with BMI measurements, waist-to-hip ratio (WHR), flexibility and application of IPAQ. Data was analyzed by descriptive statistics (mean, standard deviation, coefficient of variation and median and interquartile range) and normality was tested. Mann-Whitney U test was used to compare subjects in relation to gender and t test or Wilcoxon was used to the group analysis in relation to time. In the pre and post analysis regarding questions 1 and 2 it can be seen that self-rated life quality increased from 8.3 to 12.5 at the "very good", however with no significant differences. In conclusion, the relationship of physical domain and QoL perception were satisfactory. Therefore, QoL should be encouraged from an active lifestyle along with changing of life habits. <![CDATA[<b>Acute responses of the blood lactate to strength exercise with peripheral vascular occlusion in young adults</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Sugere-se que o exercício de força em baixa intensidade (20 - 40% de 1RM) combinado com restrição de fluxo sanguíneo - Blood Flow Restricted (BFR), tem produzido uma série de incrementos positivos em algumas variáveis relacionadas ao treino. Pretendemos verificar as respostas agudas do lactato sanguíneo de jovens adultos submetidos ao treino com BFR. Foram recrutados participantes do sexo masculino que não estavam engajados em qualquer tipo de treinamento de força. Participaram 37 voluntários que foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: Grupo 1 (Exercício de baixa intensidade com oclusão vascular); Grupo 2 (Exercício de alta intensidade tradicional); Grupo 3 (Exercício de baixa intensidade sem oclusão vascular). Os indivíduos passaram por uma bateria de testes de composição corporal - Avaliação da massa corporal, estatura, Índice de Massa Corporal e percentual de gordura, análises de sangue capilar (lactato sanguíneo) e testes neuromotores (avaliação da força muscular). Foram verificadas diferenças significativas nas respostas do Lactato Sanguíneo em todos os momentos na comparação entre os grupos 1 e 3 (p<0.05) e entre os grupos 2 e 3 (p<0.05). Não foram verificadas diferenças significativas no Lactato Sanguíneo entre os grupos 1 e 2. No presente estudo observou-se que as respostas de lactato foram significativamente elevadas em diferentes momentos em relação ao estado de repouso, sobretudo nos grupos que foram submetidos à oclusão e ao treino tradicional. Fica evidente que a oclusão vascular periférica pode induzir elevações na atividade metabólica local e ser uma alternativa ao treinamento tradicional.<hr/>It is suggested that low-intensity strength training (20-40% 1RM) combined with Blood Flow Restriction (BFR) has produced a number of positive increases in some variables related to training. It was our objective to evaluate the acute responses of blood lactate in college students submitted to BFR exercise. We recruited male participants who were not engaged in any kind of strength training. The selected participants were randomized into three groups: Group 1 (low intensity exercise with vascular occlusion); Group 2 (traditional high-intensity exercise); Group 3 (low intensity exercise without vascular occlusion). The subjects underwent a battery of body composition tests - weight, height, body mass index and fat percentage, capillary blood tests (blood lactate) and neuromotor tests (evaluation of muscle strength). There were significant differences in Blood Lactate responses at all times in the comparison between groups 1 and 3 (p <0.05) and between groups 2 and 3 (p <0.05). No significant differences were found in Blood Lactate between groups 1 and 2. Conclusion: In this study it was observed that the lactate responses were significantly elevated at different times in relation to the resting state, particularly in the groups who underwent occlusion. It is evident that the peripheral vascular occlusion may induce increases in local metabolic activity and appears to be an alternative to traditional training.