Scielo RSS <![CDATA[Medievalista]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-740X20180001&lang=es vol. num. 23 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Editorial</b>: <b>Um número especial da <i>Medievalista</i>… dentro da nossa normalidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Maria Helena da Cruz Coelho - an Interview</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>The religious complex and the baptisteries of Mertola in Late Antiquity</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho inscreve-se numa linha de investigação arqueológica que tenho vindo a desenvolver, desde 1990, no Campo Arqueológico de Mértola. Os resultados são fruto de diversas campanhas de escavação que tenho levado a cabo como corresponsável, integrado na equipa da instituição e que, de uma forma ininterrupta, em muito têm contribuído para o conhecimento da cultura material e da topografia histórica da cidade de Myrtilis e do seu território na Antiguidade Tardia<hr/>The theme of the present work is part of an archaeological research that I have been developing since 1990 in Mértola's Archaeological Centre. The results are the outcome of several archaeological excavation I have carried out as co-responsible, integrated into the institution's team, and that has greatly contributed, on a continuous basis, to the knowledge of the material culture and historical topography of the city of Myrtilis city and its territory in Late Antiquity <![CDATA[<b>The chronicles of Zurara</b>: <b>royal court, aristocracy and chivalry in fifteenth-century Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo pretende-se analisar a produção cronística de Gomes Eanes de Zurara, enquadrando a sua forma e estilo, assim como as mensagens transmitidas, em função dos objetivos que terão presidido à sua feitura. Por um lado, as crónicas destinavam-se a ser ‘espelhos de nobres', propondo um conjunto de referenciais cavaleirescos que deviam orientar o comportamento da aristocracia e que, simultaneamente, definiam a matriz de serviço ao rei e da própria competitividade no seio daquele grupo social. Por outro lado, estes textos podem também ser analisados enquanto peças de ‘propaganda' favoráveis ao esforço cruzadístico no Norte de África, inscrevendo-se num discurso que visava, nos planos interno e externo, justificar e alimentar o entusiasmo por tal empresa guerreira<hr/>This article aims to analyse Gomes Eanes de Zurara's chronicles, considering not only form and style, but also the message regarding the general purposes of the text. Chronicles were seen as “nobles' mirrors” based on chivalric principles, which functioned as a way of shaping aristocracy's behaviour, while simultaneously defining the competitivity amid that social group. Nonetheless, these texts can also be analysed as pieces of ‘propaganda' on behalf of the crusade in North Africa, validating and reinforcing internally and externally the zeal and eagerness of this same movement <![CDATA[<b>Evil enough to serve as an example. The Anglo-Norman clergy and the description of William II Rufus, regrettably, king of England</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Guglielmo II detto Rufo, terzogenito di Guglielmo il Conquistatore, fu re d'Inghilterra dal 1084 al 1100, anno della sua improvvisa morte. Ottimo comandante e animo battagliero, Guglielmo Rufo riuscì a rafforzare il regno inglese e passò gran parte della sua reggenza in guerra con suo fratello maggiore e in aperto contrasto con la Chiesa. Passerà poi alla storia, tramite soprattutto la descrizione che ne daranno le cronache immediatamente successive la sua morte, come uno dei peggiori re d'Inghilterra. Durante l'XI e il XII secolo Guglielmo Rufo diventa l'exemplum di tutto ciò che un re non sarebbe dovuto essere. Nessun aspetto della regalità gli appartiene: non la grazia, non la giustizia, non l'abilità di governo. Il ritratto di Guglielmo Rufo è creato da ecclesiastici che ben ricordano, e accusano, la sua condotta nei riguardi della Chiesa. In questo articolo sono ricostruite in breve le tappe attraverso le quali autori come Guglielmo di Malmesbury e Orderico Vitale hanno descritto Guglielmo Rufo; poi sono prese in analisi alcune opere del XII secolo, come quelle di Giovanni di Salisbury, Walter Map e Giraldo Cambrense, dove la figura del malvagio re inglese diventa metro di paragone e di confronto per la contemporaneità. Il re, la cui morte misteriosa fu un “atto di giustizia” divina, si trasforma da uomo in exemplum<hr/>William II called Rufus - William the Conqueror‘s third-born - was king of England from 1084 until his unexpected death in 1100. Being an excellent captain and a brave warrior, William Rufus succeeded in strengthen the English kingdom. He spent most of his regency in war against his older brother, and in direct conflict with the Church. His name will be remembered by the History, especially through the annals written immediately after his death, as one of the worst kings of England. In the 11th and 12th centuries, William Rufus became the example of everything a sovereign should not be: he missed every aspect of the kingship. He did not show nor gracefulness nor justice nor capability of government. His memorial image was created by ecclesiasticals that well remembered and abhorred his behavior towards the Church. In this paper I will briefly reconstruct the steps through which authors such as William of Malmesbury and Orderic Vitalis described William II. Moreover, I will analyse John of Salinsbury, Gerald of Wales and Walter Map's works of the 12th century. They present the portrait of the evil sovereign as a comparison tool for the contemporaneity - he became an exemplum and his death emerged as “divine justice”. <![CDATA[<b>Staging deaths</b>: <b>King Sverre or a usurper's path to the throne</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es The present study explores how the Norwegian usurper, King Sverre (1184-1202) exploited three princely burials to overthrow the ruling king and establish his dynasty. Both in 1179 and 1184, King Sverre took full advantage of his military victories to gain popular support for his claims to the throne, in transforming the burial of his most prominent enemies felt on the battlefield into a rostrum for his political propaganda, through speeches and ritual staging. Sverre's own agony and funerals were also meticulously staged in order to defend his rule from accusations of excommunication and pave the way for his succession. The study provides insights on the challenges met by a usurper on his way to royal power and, in particular, on the concomitant relationship between military combat and the work of political persuasion<hr/>O presente estudo explora o modo como o usurpador norueguês, o rei Sverre (1184-1202), fez uso do enterro de três príncipes para provocar a queda do monarca reinante e estabelecer a sua dinastia. Em 1179 e 1184 o rei Sverre aproveitou as suas vitórias militares para conquistar o apoio popular às suas pretensões ao trono, transformando o funeral dos seus mais destacados inimigos, mortos nos campos de batalha, no palco da sua propaganda política, através de discursos e de encenações rituais. A própria agonia de Sverre, bem como os seus funerais, foram meticulosamente encenados com o objetivo de alinhar a sua sucessão e defender os seus direitos perante as acusações de excomunhão. Este estudo analisa os desafios enfrentados por um usurpador no seu caminho ao poder régio e, em particular, a coexistência do combate militar com o esforço de persuasão política. <![CDATA[<b>Erat simplicis ingenii</b>: <b>The deposition of Garcia of Galiza in the 12th and 13th century Iberian chronicles</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Garcia, filho mais novo de Fernando I (1038-1065) e de Sancha de Leão (1038-1067), foi contemplado com o reino da Galiza na divisão dos reinos promovida pelo pai. Ao fim de cinco anos de reinado, em 1071, foi preso pelo seu irmão Afonso, rei de Leão, que se torna rei da Galiza. Garcia passa o resto da sua vida encarcerado, acabando por morrer na prisão em 1090. A prisão e deposição de Garcia foram assuntos abundantemente revisitados pelas crónicas leonesas e castelhanas medievais desde o século XII. Contudo, é sobretudo no século XIII que os cronistas ibéricos começam a tecer justificações mais sólidas para os eventos ocorridos em torno desta transmissão de poder anómala. Este artigo pretende analisar os argumentos evocados pelos cronistas do século XII de forma a justificar a deposição de Garcia da Galiza, para depois avançar para o estudo do mesmo tema nas mais importantes crónicas ibéricas em latim do século XIII, o Chronicon Mundi, de Lucas de Tui, e De Rebus Hispaniae, de Rodrigo de Rada. Partindo do estudo dos argumentos aduzidos pelos dois cronistas tentar-se-á perceber as implicações ideológicas que a construção discursiva deste episódio tem no sistema de valores políticos que caracteriza os textos mencionados<hr/>Garcia, the youngest son of Ferdinand of Castile (1038-1065) and Sancha of León (1038-1067), was given the kingdom of Galicia by his parents, when they splited their kingdom by their sons. Five years into his reign, he was captured and imprisoned by one of his elder brothers, Alfonso, king of León, who becomes king of Galicia in its brother's place. The former king spent the rest of his life in prison until his death in 1090. The circumstances which led to Garcia's arrest and captivity were frequently debated among the 12th medieval Iberian Latin historiographers. However, it is in the 13th century that historians elaborate more solid justifications to make sense, not only Garcia's fate but also the anoumalous power transmission that took place. This paper analyses the arguments brought up by the works of several 12th and 13th century historiographers of western Iberia - conceeding special attention to Lucas de Tuy's Chronicon Mundi and Rodrigo de Rada's De rebus Hispaniae - to justify the fall of Garcia of Galicia. It aims at understanding the relation between the discursive mutations of this episode and the writers' political and ideological conceptionst. <![CDATA[<b>The Justification of Tyrannicide in the <i>Chronicle of Dalimil</i>. The Czech Nobility as the “Mystical Body” of the Realm</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es The chronicle of the so-called Dalimil is the first chronicle written in the Czech language, dating from the early 14th century. In the context of the succession crisis (interregnum of 1306-1310) entailed by the death of Venceslas III, murdered without descent, and the extinction of the Přemyslide dynasty, its author's plane was to establish the political role of the Czech nobility. Next to the emphasis on the election of the ruler by the Lords, the justification of the tyrannicide had to play a crucial role. In front of a king who could be weak (Henry of Carinthie), foreign (John the Blind) or too young (Venceslas II at the beginning of his reign), the nobility had to embody the durability of the State, the "community of the realm", in a dialectic that connected the Lords in the idea of constituting the "mystic body of king". In this text, the necessity of the application of the tyrannicide is not however presented as a novelty, but as a fundamental and almost moral duty of the nobility, which was abandoned because of the rise of the authoritarian exercise of the power by the ruler when the duchy of Bohemia became a Kingdom<hr/>A crónica do chamado Dalimil é primeira crónica escrita em língua checa, datando de inícios do século XIV. No contexto da crise de sucessão (interregno de 1306-1310) criada pela morte de Venceslau III, assassinado sem descendência, e pela extinção da dinastia Přemyslide, o objectivo do autor da crónica era estabelecer o papel político da Nobreza checa. Após enfatizar a eleição do Rei pelos nobres, a justificação do tiranicídio tinha de desempenhar um papel central. Perante um Rei que podia ser fraco (Henrique de Carinthie), estrangeiro (João, o Cego), ou muito jovem (Venceslau II no início do seu reinado), a nobreza do reino tinha de garantir a estabilidade do Estado e a “comunidade do reino”, numa dialéctica que os apresentava como se fossem “o corpo místico do rei”. Nesta Crónica, a necessidade do tiranicídio não é apresentada, porém, como uma novidade, mas como um dever fundamental e quase moral da Nobreza, que fora abandonado devido ao exercício autoritário do poder pelo monarca, quando o ducado da Boémia se transformara num reino <![CDATA[<b>La filosofia discursiva de Pedro <i>El Cerimonioso</i> respecto a la reintegración de la corona de Mallorca a la corona de Aragón</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pedro O Cerimonioso escreveu a sua crónica inspirando-se no caso de Jaime I, autor do Llibre dels feits. Contudo, o autêntico “leit motif” que o levou a elaborar essa crónica foi a sua atuação contra o rei de Maiorica, Jaime III, a quem, entre 1342-1344, destituiu da Coroa de Maiorica tendo, por fim, acabado com a sua vida (1349). Esta atuação tão drástica obrigava-o a justificar a sua ação perante a opinião pública e perante as monarquias europeias. Previamente, para legitimar a destituição submeteu o monarca maiorquino a um processo judicial, sob determinadas acusações e, posteriormente, elaborou a crónica. Nela expõe os motivos legais do seu procedimento, omitindo aspetos que não lhe interessava explicar, ao mesmo tempo que outorga uma grande importância à simbologia e, como corolário, sublinha a catalanidade das terras reincorporadas<hr/>Peter IV of Aragon, called “the Ceremonious”, wrote his chronicle under the inspiration of the case of James I of Aragon, the author of the Llibre dels feits. Nevertheless, the true leitmotiv which motivated him to do it was his act against the King of Majorca, James III, whom he deposed from the Crown of Majorca in 1342-1344, before bringing his life to an end in 1349. His drastic act forced him to justify his behavior in front of the public opinion and the European Kingdoms. In order to legitimate the deposition, in first place he subjected the Majorcan king to a judicial process under certain accusations, and after that he conceived a political discourse, whose main part was the historical account. In it, he explains the legal reasons of his proceeding, omitting all the details he wasn't interest in explaining, at the same time that he gives big importance to the symbology, Eventually, his speech culminates by remarking the Catalan ownership of the reintegrated lands <![CDATA[<b>“El maestre Davis que se fazia llamar rey de Portugal”</b>: <b>La imagen propagandística de D. João I de Portugal en la fuentes castellanas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A proclamação de D. João I de Portugal e o estabelecimento de uma nova dinastia levou à criação de vários discursos propagandísticos. A historiografía portuguesa deu-lhe particular destaque em detrimento dos seus descendentes, tendo sido consagrado pela crónica de Fernão Lopes. Em contrapartida, este texto pouco referiu a trama construída contra D. João pelos Transtâmara - que reividicavam o trono português sob os direitos de Beatriz de Portugal. Através da análise do discurso das crónicas de Pedro López de Ayala, das epístolas de Fernando de Castela, da documentação da chancelaria castelhana e de outros instrumentos de poder, como o selo e a moeda, podemos não só observar as reivindicações dos Trastâmara e o seu não-reconhecimento da dinastia de Avis, mas também a construção da imagem de um D. João I de Portugal como governante indigno. Tanto pelas suas condições pessoais (bastardia e clérigo), como pelo seu modo de governação traiçoeiro, cobarde, vacilante e oportunista. Trata-se de uma imagem radicalmente distinta das fontes portuguesas, que o estabelecem como o monarca de “boa memória” e o “messias de Lisboa”; uma alternativa, pois, que surge no discurso político da época<hr/>The constitution of a new dynasty with the proclamation of D. João I of Portugal led to the creation of various propagandistic discourses. Portuguese historiography has only focused on the one created in his favor by his descendants, consecrated in the chronicle of Fernão Lopes. On the other hand, it has scarcely taken care of the constructed against it by the Castilian Trastámara who claimed the Portuguese throne under the rights of Beatriz of Portugal. Through the analysis of the discourse of the chronicles of Pedro López Ayala, the epistles of Fernando de Castilla, the documentation of the Castilian Chancellery and other instruments of power, such as the seal and the currency, we can not only observe the claims of the Trastámara and their non-recognition of the Avis dynasty, but also the construction of the image of D. João I of Portugal as an unworthy ruler by his personal conditions (barstardy and clergyman) and his style of governing in a traitorous, cowardly, hesitant, and opportunistic way. An image of the Portuguese sovereign radically different from that of the "good memory" and the "messiah of Lisbon" consecrated by the Portuguese sources, an alternative that appeared in the political discourse of the time <![CDATA[<b>French humanists, the king and the tyrant</b>: <b>Debates on tyrannicide in the French humanist milieu, 1st half of the 15th century</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Le 23 novembre 1407, le meurtre avec préméditation de Louis d'Orléans, frère du roi Charles VI, par les sbires de leur cousin Jean de Bourgogne, remet la question du tyran et du tyrannicide au centre des débats entre intellectuels. En effet, après avoir avoué être le commanditaire du crime, Jean sans Peur revient sur ses déclarations et demande à une équipe de théologiens, dirigée par le normand Jean Petit, de préparer sa défense. Cette justification est exposée au public en 1408 et repose sur un argument repris au juriste-consulte Cassius: vim vi repellere licet. Louis aurait été un tyran dont le meurtre aurait été à la fois licite et juste. L'affirmation apparaît comme un écho des débats autour du tyrannicide qui agitent les humanistes italiens depuis la 2ème moitié du XIVe siècle. Mais l'actualité du crime rend la proposition de Jean Petit d'autant plus choquante que la justice royale se trouve paralysée face au refus de l'aveu. Devant l'incapacité de la justice publique à réagir, la famille et les proches du défunt n'ont plus d'autre choix que la vengeance pour obtenir réparation. Le milieu humaniste français, constitué d'humanistes avérés et reconnus, tels Nicolas de Clamanges, Laurent de Premierfait et Alain Chartier, et des universitaires, tentés par ce nouveau mouvement intellectuel, comme Pierre d'Ailly et Jean Gerson, réactivent la polémique italienne en l'adaptant au contexte: Qu'est-ce qu'un tyran? Quelle est la différence entre le tyran et le roi légitime? Est-il licite de tuer le tyran pour sauver le roi? Les humanistes et leurs amis cherchent la réponse la plus juste à ces questions, car l'enjeu est alors immense: la sauvegarde du royaume de Franc<hr/>On November 23, 1407, the premeditated murder of king Charles' brother Louis d'Orléans by the henchmen of their cousin John of Burgundy puts the question of the tyrant and tyrannicide at the center of intellectual debates. Indeed, having confessed to ordering the crime, Jean sans Peur goes back on his statement and asks a team of theologians led by the Norman Jean Petit to prepare his defense. This justification is exposed to the public in 1408 and is based upon an argument taken to the jurist Cassius: vim vi repellere licet. Louis was a would-be tyrant, so his murder was both lawful and good. This assertion seems to be an echo of the debates surrounding tyranicide raging amoung the Italian humanists for half a century. Due to the refusal of confession, the royal justice is paralized; therefore the Justification by Jean Petit is all the more shocking. Faced with the inability of justice, Louis' family is left with no choice but vengeance. The French humanists milieu, which brings together acknowledged and famous humanists such as Nicolas de Clamanges, Laurent de Premierfait and Alain Chartier, and academics tempted by this new intellectual movement, such as Pierre d'Ailly and Jean Gerson, revive the controversy by adapting it to the context: who can be call a tyrant? What is the difference between a tyrant and a legitimate king? Is it lawfull to kill the tyrant as to save the king? The most appropriate answer to these questions must be found because what is at stake is no less than the French kingdom survival <![CDATA[<b>¿Representar la legitimidad? Objetos, símbolos y comunicación en las ceremonias públicas del reinado de Fernando I de Aragón</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A 28 de junho de 1412, como resultado do Compromisso de Caspe, o infante D. Fernando de Castela foi proclamado rei de Aragão depois de dois anos de interregno. As possíveis necessidades de legitimação do direito ao trono e do exercício do poder real de Fernando enquanto sucessor de Martinho I derivaram num espetacular programa propagandístico. Neste artigo propõe-se uma análise dos princípios fundamentais da linguagem simbólica usada pelo rei D. Fernando de Aragão para este fim. Para tal, parte-se do estudo das principais cerimónias públicas protagonizadas pelo monarca durante o seu breve reinado (1412-1416), com destaque para as entradas reais nas principais cidades da monarquia e para as festas da sua coroação em Saragoça em fevereiro de 1414<hr/>On 28 June 1412, as a result of the compromiso of Caspe's sentence, the infante Ferdinand of Castile was proclaimed king of Aragon after two years of interregnum. Ferdinand's potential needs to legitimise his right to the throne and his exercise of royal authority as king Martin I's successor conducted to an spectacular propaganda apparatus. This paper aims to analyse the core principles of the symbolic language which was performed to this goal by king Ferdinand I of Aragon. This purpose is based on the study of the main public ceremonies that were led by the monarch during his brief reign (1412-1416), prominently royal entries in the major cities in the Aragonese monarchy and Coronation festivities at Zaragoza in February 1414 <![CDATA[<b>“Mulier ne debuerit habere regnum”</b>: <b>the regency during D. Afonso V minority seen by lawyers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es A questão da regência na menoridade de D. Afonso V, em que D. Leonor começou por ser investida no cargo de regente e assumido plenos poderes, mas que posteriormente a sua autoridade foi posta em causa, vindo a perder nas Cortes de Lisboa [1439], em favor de D. Pedro, a tutoria do reino e do rei menor, não é de fácil resolução por não haver uma lei da sucessão na regência. Assim sendo, talvez as pessoas mais autorizadas para se pronunciarem sobre este controverso caso, de entre as muitas que o fizeram, sejam os juristas. Dois deles: Afonso Mangancha e Jean Jouffroy, Deão de Vergy, tomaram posições públicas sobre a questão, o primeiro na altura dos acontecimentos, o segundo a posteriori. Ainda que não se conhecessem, as suas opiniões são concordantes e são favoráveis a D. Pedro: a mulher não deve obter a regência. No entanto, quando se trata de indagar a fortaleza e a justeza dos seus argumentos, ficamos desconfiados do seu discurso por sabermos que, como juristas, estavam a favor da parte que representavam ou defendiam e não tanto a favor da verdade ou da equidade. Ainda assim, vale a pena conhecer os argumentos de que cada lado se mune e averiguar acerca da sua robustez<hr/>The question concerning the regency during D. Afonso V minority is not an easy one to solve. During this period, D. Leonor became the Regent of the country and she was sworn in full powers for the government of the kingdom, but later her authority was questioned and she lost her cause against D. Pedro during the “Cortes de Lisboa” in 1439. The tutorial power over the kingdom and the young king was not an effortless answer to achieve, since there was no Law on the subject of the succession of Regency. Thus the lawyers might become the most accurate authorities to tackle the problem, among the many that actually did so. Two of them: Afonso Mangancha and Jean Jouffroy, dean of Vergy, took a public position on these questions. The former jurist presented his view at the time of the events and the latter a posteriori. Although they had never met, they held similar opinions and they both favoured D. Pedro's intentions: no woman should ever be in charge of the Regency. Nevertheless, when it comes to analysing and evaluating the power and propriety of their arguments, we get suspicious of their speeches for we know that, as lawyers, they were supporting the interests they represented. They were not searching the truth and the equity. Even so, it is worth knowing the arguments of each of them and finding out their strength <![CDATA[<b>Recensão</b>: <b>MONGELLI, Lênia Márcia; FERNANDES, Raúl Cérsar G.; MAUÉS, Fernando (Eds.) - <i>Francisco de Moraes, Palmeirim de Inglaterra</i>. São Paulo: Ateliê Editorial / Unicamp, 2016 (744 pp.)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A questão da regência na menoridade de D. Afonso V, em que D. Leonor começou por ser investida no cargo de regente e assumido plenos poderes, mas que posteriormente a sua autoridade foi posta em causa, vindo a perder nas Cortes de Lisboa [1439], em favor de D. Pedro, a tutoria do reino e do rei menor, não é de fácil resolução por não haver uma lei da sucessão na regência. Assim sendo, talvez as pessoas mais autorizadas para se pronunciarem sobre este controverso caso, de entre as muitas que o fizeram, sejam os juristas. Dois deles: Afonso Mangancha e Jean Jouffroy, Deão de Vergy, tomaram posições públicas sobre a questão, o primeiro na altura dos acontecimentos, o segundo a posteriori. Ainda que não se conhecessem, as suas opiniões são concordantes e são favoráveis a D. Pedro: a mulher não deve obter a regência. No entanto, quando se trata de indagar a fortaleza e a justeza dos seus argumentos, ficamos desconfiados do seu discurso por sabermos que, como juristas, estavam a favor da parte que representavam ou defendiam e não tanto a favor da verdade ou da equidade. Ainda assim, vale a pena conhecer os argumentos de que cada lado se mune e averiguar acerca da sua robustez<hr/>The question concerning the regency during D. Afonso V minority is not an easy one to solve. During this period, D. Leonor became the Regent of the country and she was sworn in full powers for the government of the kingdom, but later her authority was questioned and she lost her cause against D. Pedro during the “Cortes de Lisboa” in 1439. The tutorial power over the kingdom and the young king was not an effortless answer to achieve, since there was no Law on the subject of the succession of Regency. Thus the lawyers might become the most accurate authorities to tackle the problem, among the many that actually did so. Two of them: Afonso Mangancha and Jean Jouffroy, dean of Vergy, took a public position on these questions. The former jurist presented his view at the time of the events and the latter a posteriori. Although they had never met, they held similar opinions and they both favoured D. Pedro's intentions: no woman should ever be in charge of the Regency. Nevertheless, when it comes to analysing and evaluating the power and propriety of their arguments, we get suspicious of their speeches for we know that, as lawyers, they were supporting the interests they represented. They were not searching the truth and the equity. Even so, it is worth knowing the arguments of each of them and finding out their strength <![CDATA[<b>Fragmentos de medicina medieval em Portugal: Frei Gil de Santarém e o Códice eborense CXXI/2-19</b>: <b>Tese de Mestrado em História, área de especialidade em História Medieval, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Abril de 2017. Orientação da Professora Doutora Manuela Santos Silva</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es A questão da regência na menoridade de D. Afonso V, em que D. Leonor começou por ser investida no cargo de regente e assumido plenos poderes, mas que posteriormente a sua autoridade foi posta em causa, vindo a perder nas Cortes de Lisboa [1439], em favor de D. Pedro, a tutoria do reino e do rei menor, não é de fácil resolução por não haver uma lei da sucessão na regência. Assim sendo, talvez as pessoas mais autorizadas para se pronunciarem sobre este controverso caso, de entre as muitas que o fizeram, sejam os juristas. Dois deles: Afonso Mangancha e Jean Jouffroy, Deão de Vergy, tomaram posições públicas sobre a questão, o primeiro na altura dos acontecimentos, o segundo a posteriori. Ainda que não se conhecessem, as suas opiniões são concordantes e são favoráveis a D. Pedro: a mulher não deve obter a regência. No entanto, quando se trata de indagar a fortaleza e a justeza dos seus argumentos, ficamos desconfiados do seu discurso por sabermos que, como juristas, estavam a favor da parte que representavam ou defendiam e não tanto a favor da verdade ou da equidade. Ainda assim, vale a pena conhecer os argumentos de que cada lado se mune e averiguar acerca da sua robustez<hr/>The question concerning the regency during D. Afonso V minority is not an easy one to solve. During this period, D. Leonor became the Regent of the country and she was sworn in full powers for the government of the kingdom, but later her authority was questioned and she lost her cause against D. Pedro during the “Cortes de Lisboa” in 1439. The tutorial power over the kingdom and the young king was not an effortless answer to achieve, since there was no Law on the subject of the succession of Regency. Thus the lawyers might become the most accurate authorities to tackle the problem, among the many that actually did so. Two of them: Afonso Mangancha and Jean Jouffroy, dean of Vergy, took a public position on these questions. The former jurist presented his view at the time of the events and the latter a posteriori. Although they had never met, they held similar opinions and they both favoured D. Pedro's intentions: no woman should ever be in charge of the Regency. Nevertheless, when it comes to analysing and evaluating the power and propriety of their arguments, we get suspicious of their speeches for we know that, as lawyers, they were supporting the interests they represented. They were not searching the truth and the equity. Even so, it is worth knowing the arguments of each of them and finding out their strength <![CDATA[<b>El reino de Sevilla y la fiscalidad extraordinaria en la Corona de Castilla. Del pedido regio a las contribuciones de la Santa Hermandad (1406-1498)</b>: <b>Tese de Doutoramento em História apresentada à Universidade de Málaga (Espanha), Julho de 2016. Orientação do Professor Doutor Ángel Galán Sánchez</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-740X2018000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es A questão da regência na menoridade de D. Afonso V, em que D. Leonor começou por ser investida no cargo de regente e assumido plenos poderes, mas que posteriormente a sua autoridade foi posta em causa, vindo a perder nas Cortes de Lisboa [1439], em favor de D. Pedro, a tutoria do reino e do rei menor, não é de fácil resolução por não haver uma lei da sucessão na regência. Assim sendo, talvez as pessoas mais autorizadas para se pronunciarem sobre este controverso caso, de entre as muitas que o fizeram, sejam os juristas. Dois deles: Afonso Mangancha e Jean Jouffroy, Deão de Vergy, tomaram posições públicas sobre a questão, o primeiro na altura dos acontecimentos, o segundo a posteriori. Ainda que não se conhecessem, as suas opiniões são concordantes e são favoráveis a D. Pedro: a mulher não deve obter a regência. No entanto, quando se trata de indagar a fortaleza e a justeza dos seus argumentos, ficamos desconfiados do seu discurso por sabermos que, como juristas, estavam a favor da parte que representavam ou defendiam e não tanto a favor da verdade ou da equidade. Ainda assim, vale a pena conhecer os argumentos de que cada lado se mune e averiguar acerca da sua robustez<hr/>The question concerning the regency during D. Afonso V minority is not an easy one to solve. During this period, D. Leonor became the Regent of the country and she was sworn in full powers for the government of the kingdom, but later her authority was questioned and she lost her cause against D. Pedro during the “Cortes de Lisboa” in 1439. The tutorial power over the kingdom and the young king was not an effortless answer to achieve, since there was no Law on the subject of the succession of Regency. Thus the lawyers might become the most accurate authorities to tackle the problem, among the many that actually did so. Two of them: Afonso Mangancha and Jean Jouffroy, dean of Vergy, took a public position on these questions. The former jurist presented his view at the time of the events and the latter a posteriori. Although they had never met, they held similar opinions and they both favoured D. Pedro's intentions: no woman should ever be in charge of the Regency. Nevertheless, when it comes to analysing and evaluating the power and propriety of their arguments, we get suspicious of their speeches for we know that, as lawyers, they were supporting the interests they represented. They were not searching the truth and the equity. Even so, it is worth knowing the arguments of each of them and finding out their strength