Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-216020240002&lang=pt vol. num. 32 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Ventos de mudança: O papel dos enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica em tempos de crise climática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602024000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Nível de felicidade em estudantes de uma instituição privada de ensino superior de saúde do norte de portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602024000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Contexto: A procura pela felicidade é um objetivo complexo e variável entre indivíduos, podendo afetar a saúde mental e diversos aspetos da vida. Os jovens adultos enfrentam desafios emocionais ao entrar no ensino superior, que podem comprometer a sua felicidade e a sua saúde mental. Objetivos: identificar o nível de felicidade e correlacioná-lo com variáveis sociodemográficas em estudantes de uma instituição de ensino superior de saúde no Norte de Portugal. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com uma amostra de 152 estudantes. A colheita de dados ocorreu através de um questionário online, composto por dados sociodemográficos e pela Escala Subjetiva de Felicidade, de janeiro a fevereiro de 2023. O tratamento de dados incluiu estatística descritiva e inferencial no SPSS. O estudo foi autorizado pela Comissão de Ética da instituição de ensino superior. Resultados e discussão: A maioria dos participantes são mulheres, solteiras, de 17 a 25 anos, com nível de felicidade médio a alto. As variáveis sociodemográficas não influenciaram significativamente o nível de felicidade dos estudantes. Os resultados coadunam-se com alguns estudos pós-pandemia, mas divergem de estudos anteriores à pandemia, pelo que, a pandemia pode ter afetado a perceção de felicidade dos estudantes. Conclusões: Apesar dos estudantes apresentarem níveis de felicidade satisfatórios, é importante monitorizar esta variável para detetar precocemente mudanças que possam afetar a sua saúde mental.<hr/>Abstract Introduction: The pursuit of happiness is a complex and variable goal among individuals, potentially affecting mental health and various aspects of life. Young adults face emotional challenges upon entering higher education, which can compromise their happiness and mental health. Objectives: To identify the level of happiness and correlate it with sociodemographic variables in students of a higher education health institution in Northern Portugal. Methodology: This is a quantitative, descriptive, correlational, and cross-sectional study with a sample of 152 students. Data collection occurred through an online questionnaire, consisting of sociodemographic data and the Subjective Happiness Scale, from January to February 2023. Data processing included descriptive and inferential statistics using SPSS. The study was authorized by the Ethics Committee of the higher education institution. Results and Discussion: The majority of participants are single women, aged 17 to 25, with a medium to high level of happiness. Sociodemographic variables did not significantly influence the students' level of happiness. The results are consistent with some post-pandemic studies but diverge from pre-pandemic studies, suggesting that the pandemic may have affected students' perception of happiness. Conclusions: Despite students exhibiting satisfactory levels of happiness, it is important to monitor this variable to detect early changes that could affect their mental health.<hr/>Resumen Introducción: La búsqueda de la felicidad es un objetivo complejo y variable entre los individuos, pudiendo afectar la salud mental y diversos aspectos de la vida. Los jóvenes adultos enfrentan desafíos emocionales al ingresar en la educación superior, que pueden comprometer su felicidad y su salud mental. Objetivos: Identificar el nivel de felicidad y correlacionarlo con variables sociodemográficas en estudiantes de una institución de educación superior de salud en el Norte de Portugal. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo, correlacional y transversal, con una muestra de 152 estudiantes. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario en línea, compuesto por datos sociodemográficos y por la Escala Subjetiva de Felicidad, de enero a febrero de 2023. El tratamiento de datos incluyó estadística descriptiva e inferencial en SPSS. El estudio fue autorizado por el Comité de Ética de la institución de educación superior. Resultados y discusión: La mayoría de los participantes son mujeres, solteras, de 17 a 25 años, con un nivel de felicidad medio a alto. Las variables sociodemográficas no influyeron significativamente en el nivel de felicidad de los estudiantes. Los resultados coinciden con algunos estudios post-pandemia, pero difieren de estudios anteriores a la pandemia, por lo que la pandemia podría haber afectado la percepción de felicidad de los estudiantes. Conclusiones: A pesar de que los estudiantes presentan niveles de felicidad satisfactorios, es importante monitorear esta variable para detectar precozmente cambios que puedan afectar su salud mental. <![CDATA[A influência da orientação <em>laissez-faire</em> na saúde mental dos estudantes de mestrado e doutorado]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602024000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: O estilo de liderança laissez-faire caracteriza-se pela ausência de intervenções, podendo impactar positiva ou negativamente o trabalho nas organizações. No contexto acadêmico, orientadores de pós-graduação frequentemente adotam esse estilo, podendo conferir maior autonomia, mas afetar negativamente a saúde mental dos estudantes. Objetivo: Descrever a influência da orientação do tipo laissez-faire na saúde mental, segundo a percepção de estudantes de mestrado e doutorado. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma universidade pública brasileira, em cinco programas de pós-graduação. Os dados foram coletados por meio de 13 grupos focais, entre outubro e dezembro de 2023, analisados por meio da análise temática indutiva. Resultados: Participaram 72 pós-graduandos. Os resultados indicaram que o estilo laissez-faire pode beneficiar estudantes autônomos e disciplinados, fortalecer suas capacidades, autonomia e prepará-los para o mercado acadêmico. Feedbacks pontuais e reforços positivos também se mostraram relevantes para o engajamento, pertencimento e satisfação, o que beneficia a saúde mental. Contudo, a falta de direção e clareza, vinculados a esse estilo de orientação, podem gerar sentimentos de abandono, improdutividade, estresse e atrasos, especialmente em estudantes com menor experiência em pesquisa. Conclusões: A eficácia do estilo laissez-faire depende do perfil dos estudantes e das demandas do sistema acadêmico. Pertine, portanto, equilibrar a autonomia conferida aos estudantes com feedbacks estruturados e suporte adequado, de modo a propiciar um ambiente que favoreça o processo formativo e, sobretudo, a saúde mental.<hr/>Abstract Introduction: The laissez-faire leadership style is characterized by the absence of interventions and can have a positive or negative impact on work. In the academic context, postgraduate supervisors often adopt this style, which can give greater autonomy but have a negative impact on students' mental health. Objective: To describe the influence of laissez-faire orientation on mental health, according to the perception of master's and doctoral students. Method: This is a qualitative study carried out at a Brazilian public university, in five postgraduate programs. Data was collected through 13 focus groups between October and December 2023, and analyzed using inductive thematic analysis. Results: 72 postgraduate students took part. The results indicated that the laissez-faire style can benefit autonomous and disciplined students, strengthening their abilities, autonomy and preparation for the academic market. Punctualfeedback and positive reinforcement were also relevant to engagement, belonging and academic satisfaction, improving mental health. However, the lack of direction and clarity associated with this style of guidance can generate feelings of abandonment, unproductivity, stress and delays, especially in students with less experience in research. Conclusions: The effectiveness of the laissez-faire style depends on the profile of the students and the demands of the academic system. It is therefore important to balance the autonomy given to students with structured feedback and adequate support, in order to provide an environment that favors the learning process and, above all, mental health.<hr/>Resumen Introducción: El estilo de liderazgo laissez-faire se caracteriza por la ausencia de intervenciones y puede tener un impacto positivo o negativo en el trabajo. En el contexto académico, los supervisores de posgrado adoptan a menudo este estilo, que puede dar mayor autonomía pero tener un impacto negativo en la salud mental de los estudiantes. Objetivo: Describir la influencia de la orientación laissez-faire en la salud mental, según la percepción de los estudiantes de máster y doctorado. Método: Se trata de un estudio cualitativo realizado en una universidad pública brasileña, en cinco programas de posgrado. Los datos se recogieron mediante 13 grupos focales entre octubre y diciembre de 2023 y se analizaron mediante análisis temático inductivo. Resultados: Participaron 72 estudiantes de posgrado. Los resultados indicaron que el estilo laissez-faire puede beneficiar a los estudiantes autónomos y disciplinados, reforzando sus capacidades, autonomía y preparación para el mercado académico. Laretroalimentación puntual y el refuerzo positivo también resultaron relevantes para el compromiso, la pertenencia y la satisfacción académica, mejorando la salud mental. Sin embargo, la falta de dirección y claridad asociada a este estilo de orientación puede generar sentimientos de abandono, improductividad, estrés y retrasos, especialmente en los estudiantes con menos experiencia investigadora. Conclusiones: La eficacia del estilo laissez-faire depende del perfil de los estudiantes y de las exigencias del sistema académico. Por lo tanto, es importante equilibrar la autonomía concedida a los estudiantes con una retroalimentación estructurada y un apoyo adecuado, con el fin de proporcionar un entorno que favorezca el proceso de aprendizaje y, sobre todo, la salud mental. <![CDATA[Prevalência de Transtornos Mentais Comuns em Profissionais de Enfermagem de Centros de Materiais e Esterilização]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602024000200041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: Transtornos Mentais Comuns constituem um conjunto de sintomas não psicóticos que habitualmente estão relacionados a quadros subclínicos de ansiedade, depressão e estresse e que podem gerar consequências sérias à qualidade de vida dos indivíduos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns em profissionais de enfermagem de Centros de Materiais e Esterilização do Distrito Federal e associá-la a variáveis sociodemográficas e laborais. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, em que participaram 105 pessoas (M=47,08 anos; DP=8,99) de quatro Centros. A amostra caracterizou-se, predominantemente, por pessoas do gênero feminino (83,81%), com alta qualificação acadêmica (60,6% com ensino superior ou mais) e renda acima de R$ 4.401,00 (80,1%). Resultados: A prevalência de Transtornos Mentais Comuns encontrada foi de 23,8%. Ao associar a categorização ter ou não indicativo desses transtornos às variáveis investigadas, verificou-se que os profissionais classificados sem indicativo apresentaram cerca de quatro vezes mais chance de realizar “hora extra” no trabalho quando comparados àqueles com indicativo desses transtornos. Além disso, os profissionais classificados com indicativo realizam mais acompanhamento psicológico, psiquiátrico ou ambos. Conclusão: Constata-se a necessidade de medidas de prevenção e promoção à saúde dos profissionais de enfermagem dos Centros estudados e o imperativo de desenvolvimento de mais investigações com profissionais de enfermagem de distintos setores de trabalho e nas variadas unidades federativas do Brasil.<hr/>Abstract Introduction: Common Mental Disorders constitute a set of non-psychotic symptoms that are usually related to subclinical conditions of anxiety, depression and stress and that can have serious consequences for the life´s quality of individuals. Objective: This study aimed to identify the prevalence of Common Mental Disorders in nursing professionals from Materials and Sterilization Centers in the Federal District and to associate it with sociodemographic and work variables. Method: This is a quantitative, descriptive and transversal research, in which 105 (M=47.08 years; SD=8.99) people from four Centers participated. The sample was predominantly female (83.81%), with high academic qualifications (60.6% with higher education or more), income above R$ 4,401.00 (80.1%). Results: The prevalence of Common Mental Disorders found was 23.8%. When associating the categorization of having or not an indication of these disorders to the variables investigated, it was found that professionals classified without an indication were about four times more likely to perform “overtime” at work when compared to those with an indication of these disorders. In addition, professionals classified with indicative perform more psychological, psychiatric or both follow-up. Conclusion: There is a need for measures to prevent and promote the health of nursing professionals from the centers studied and the imperative to develop more investigations with nursing professionals from different sectors of work and in the various federative units of Brazil.<hr/>Resumen Introducción: Los Trastornos Mentales Comunes constituyen un conjunto de síntomas no psicóticos que suelen estar relacionados con cuadros subclínicos de ansiedad, depresión y estrés y que pueden tener graves consecuencias para la calidad de vida de los individuos. Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo identificar la prevalencia de los Trastornos Mentales Comunes en profesionales de enfermería de Centros de Materiales y Esterilización del Distrito Federal y asociarla con variables sociodemográficas y laborales. Método: Se trata de una investigación cuantitativa, descriptiva y transversal, en la que participaron 105 personas (M=47,08 años; DT=8,99) de cuatro Centros. La muestra era predominantemente femenina (83,81%), con alta calificación académica (60,6% con estudios superiores o más) y renta superior a R$ 4.401,00 (80,1%). Resultados: La prevalencia de Trastornos Mentales Comunes encontrada fue del 23,8%. Al asociar la categorización de tener o no indicación de estos trastornos a las variables investigadas, se constató que los profesionales clasificados sin indicación tenían cerca de cuatro veces más probabilidades de realizar “horas extras” en el trabajo cuando comparados con aquellos con indicación de estos trastornos. Además, los profesionales clasificados con indicativo realizan más seguimiento psicológico, psiquiátrico o ambos. Conclusión: A partir de estos resultados, se plantea la necesidad de medidas de prevención y promoción de la salud de los profesionales de enfermería de los centros estudiados y el imperativo de desarrollar más investigaciones con profesionales de enfermería de diferentes sectores de trabajo y en las diversas unidades federativas de Brasil. <![CDATA[Análise da acurácia do Resultado de Enfermagem “Nível de Ansiedade” em estudantes de enfermagem]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602024000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: diante das situações vivenciadas na graduação em enfermagem que podem impactar o contexto acadêmico, social e psicológico dos estudantes, a análise da acurácia de ferramentas de avaliação, a exemplo do resultado de enfermagem proposto pela Classificação dos Resultados de Enfermagem - NOC “Nível de Ansiedade”, deve ser incentivada. Objetivo: realizar a análise da acurácia do resultado de enfermagem “Nível de ansiedade” em estudantes de enfermagem. Metodologia: foram construídas definições conceituais e definições operacionais dos 43 indicadores do resultado. Na sequência, procedeu-se a análise dessas junto à especialistas. A confiabilidade das definições foi avaliada comparando-se o resultado com indicadores “sem definições” e “com definições” a um instrumento considerado padrão ouro para avaliação da ansiedade - o IDATE. Resultados: sete especialistas consideraram as definições adequadas, sendo que todas sugestões foram incorporadas. 41, estudantes participaram do estudo e procederam a autoavaliação do nível de ansiedade usando o IDATE e o resultado de enfermagem (uma versão apenas com indicadores; e, outra versão, com os indicadores e suas definições). Na avaliação por meio do IDATE, verificou-se que a grande maioria apresentava “moderada ansiedade”. O mesmo achado foi corroborado à avaliação por meio do resultado que apresentava indicadores com definições, o que não foi observado na versão do resultado com indicadores sem definições. Conclusões: considera-se que o resultado de enfermagem “Nível de ansiedade” em estudantes de enfermagem apresenta-se acurado; e, que seu conjunto de indicadores, acompanhado de suas definições, pode ser utilizado para avaliação junto à estudantes de enfermagem.<hr/>Abstract Introduction: given the situations experienced during nursing graduation that can impact the academic, social and psychological context of students, the analysis of the accuracy of assessment tools, such as the nursing outcome proposed by the Nursing Outcomes Classification - NOC “Level of Anxiety” should be encouraged. Objective: to analyze the accuracy of the nursing result “Anxiety level” in nursing students. Methodology: conceptual definitions and operational definitions of the 43 result indicators were constructed. These were then analyzed by specialists. The reliability of the definitions was assessed by comparing the result with indicators “without definitions” and “with definitions” to an instrument considered the gold standard for assessing anxiety - the STAI. Results: seven experts considered the definitions adequate, and all suggestions were incorporated. 41, students participated in the study and self-assessed their anxiety level using the STAI and the nursing result (one version with indicators only; and another version, with the indicators and their definitions). In the assessment using the STAI, it was found that the vast majority had “moderate anxiety”. The same finding was corroborated in the evaluation through the result that presented indicators with definitions, which was not observed in the version of the result with indicators without definitions. Conclusions: it is considered that the nursing result “Anxiety level” in nursing students is accurate; and that its set of indicators, accompanied by their definitions, can be used for evaluation by nursing students.<hr/>Resumen Introducción: dadas las situaciones vividas durante la graduación de enfermería que pueden impactar el contexto académico, social y psicológico de los estudiantes, el análisis de la precisión de los instrumentos de evaluación, como el resultado de enfermería propuesto por la Clasificación de Resultados de Enfermería - NOC “Nivel de Ansiedad” debe Ser alentado. Objetivo: analizar la exactitud del resultado de enfermería “Nivel de ansiedad” en estudiantes de enfermería. Metodología: se construyeron definiciones conceptuales y definiciones operativas de los 43 indicadores de resultados. Luego fueron analizados por especialistas. La confiabilidad de las definiciones se evaluó comparando el resultado con los indicadores “sin definiciones” y “con definiciones” con un instrumento considerado el estándar de oro para evaluar la ansiedad: el STAI. Resultados: siete expertos consideraron adecuadas las definiciones y se incorporaron todas las sugerencias. 41, los estudiantes participaron del estudio y autoevaluaron su nivel de ansiedad utilizando el STAI y el resultado de enfermería (una versión con indicadores solamente; y otra versión, con los indicadores y sus definiciones). En la evaluación mediante el STAI se encontró que la gran mayoría tenía “ansiedad moderada”. El mismo hallazgo se corroboró en la evaluación a través del resultado que presentó indicadores con definiciones, lo que no se observó en la versión del resultado con indicadores sin definiciones. Conclusiones: se considera que el resultado de enfermería “Nivel de ansiedad” en estudiantes de enfermería es exacto; y que su conjunto de indicadores, acompañados de sus definiciones, puedan ser utilizados para la evaluación por los estudiantes de enfermería. <![CDATA[O impacto do teletrabalho na saúde mental do trabalhador em contexto covid-19: uma <em>scoping review</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602024000200077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: O teletrabalho foi, desde o início de 2020, muito e abruptamente requisitado, devido à pandemia COVID-19, situação que mudou não só como vivemos, mas também como trabalhamos. Objetivo: Mapear a evidência científica existente sobre o impacto do teletrabalho na saúde mental dos trabalhadores em contexto pandémico (COVID-19), independentemente da sua área profissional. Metodologia: Procedeu-se a uma scoping review, de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute, durante o mês de Fevereiro de 2021 nas bases de dados eletrónicas: EBSCO (CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing &amp; Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Library, Information Science &amp; Technology Abstracts, MedicLatina); SCOPUS; PubMed (MEDLINE); SCIELO; Google Académico. Resultados: Com base nos critérios de inclusão, dos 132 artigos encontrados na pesquisa foram considerados 11 para análise. Foram contextualizadas as configurações contemporâneas do teletrabalho com a identificação de 4 temáticas relevantes: produtividade, motivação e satisfação profissional, conflito entre o trabalho e a vida pessoal/familiar, isolamento social e profissional e suporte organizacional. Conclusão: Foi possível compreender como o conceito de teletrabalho e a forma como os seus efeitos na saúde mental se entrelaçam com o contexto de crise sanitária em que estamos a viver. Os resultados desta revisão permitem assumir que o atual contexto pandémico trouxe uma visão do teletrabalho menos focada nas vantagens e mais direcionada para as adversidades.<hr/>Abstract Background: Since the beginning of 2020, teleworking has been very and abruptly requested, due to the COVID-19 pandemic, a scenario that has changed not only the way we live, but also how we work. Objective: To Map the scientific evidence on the impact of teleworking on workers' mental health in a pandemic scenario (COVID-19), regardless of the professional field. Methodology: A scoping review was carried out, according to the Joanna Briggs Institute recommendations, during february 2021, in the electronic databases: EBSCO (CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing &amp; Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Library, Information Science &amp; Technology Abstracts, MedicLatina); SCOPUS; PubMed (MEDLINE); SCIELO; Google Académico. Results: Based on the inclusion criteria, of the 132 articles found in the research, 11 were considered for analysis. The contemporary configurations of telework were contextualized and four significant themes were identified: productivity, motivation and professional satisfaction, conflict between work and personal/family life, social and professional isolation and organisational support. Conclusion: It was possible to acknowledge the way the concept of telework and its effects on mental health connect with this health crisis context in which we are living. The results of this review allow us to assume that the current scenario brought a vision of telework less focused on the advantages and more directed to adversities.<hr/>Resumen Introducción: Desde principios de 2020, el teletrabajo está muy solicitado debido a la pandemia de COVID-19, una situación que ha cambiado no sólo nuestra forma de vivir, sino también de trabajar. Objetivo: Mapear la evidencia científica existente sobre el impacto del teletrabajo en la salud mental de los trabajadores en contexto pandémico (COVID-19), independientemente del área profesional. Metodología: Procede a una scope review, de acuerdo con las recomendaciones del Instituto Joanna Briggs, durante el mes de febrero de 2021 en bases de datos electrónicas: EBSCO (CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing &amp; Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Library, Information Science &amp; Technology Abstracts, MedicLatina); SCOPUS; PubMed (MEDLINE); SCIELO; Google Académico. Resultados: Basándose en los criterios de inclusión, se consideraron para el análisis 11 de los 132 artículos encontrados en la encuesta. Las configuraciones contemporáneas del teletrabajo se contextualizaron mediante la identificación de cuatro temas relevantes: productividad, motivación y satisfacción profesional, conflicto entre trabajo y vida personal/familiar, aislamiento social y profesional y apoyo organizativo. Conclusión: Fue posible comprender cómo el concepto de teletrabajo y la forma en que sus efectos sobre la salud mental se entrelazan con el contexto de crisis sanitaria en el que vivimos. Los resultados de esta revisión permiten suponer que el actual contexto pandémico ha traído una visión del teletrabajo menos centrada en las ventajas y más en las adversidades. <![CDATA[Bem-Estar Psicológico dos Docentes de Enfermagem do Ensino Superior: Scoping Review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602024000200099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: O Bem-estar Psicológico é um conceito multidimensional crucial para a saúde mental e satisfação dos profissionais. No contexto laboral dos docentes, as crescentes pressões e exigências afetam diretamente o seu bem-estar, qualidade de vida e desempenho profissional. Objetivo: O objetivo deste estudo foi mapear a evidência científica existente sobre o bem-estar psicológico dos docentes de enfermagem do ensino superior. Foram incluídos estudos em inglês, espanhol e português, com um recorte temporal de 10 anos, disponíveis em free full text. Metodologia: Trata-se de uma Scoping Review, conforme a metodologia do Joanna Briggs Institute e as recomendações do PRISMA-ScR. A pesquisa foi realizada em março de 2024, utilizando os descritores "Psychological Well-being", "University" e "Faculty, Nursing" nas bases de dados MEDLINE Complete, SCOPUS, CINAHL, Cochrane, MedicLatina e Google Académico. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores independentes, com recurso a um terceiro revisor em casos de dúvida. Resultados: A pesquisa identificou 328 artigos, dos quais quatro estudos foram selecionados. Estes abordam várias dimensões do bem-estar psicológico dos docentes de enfermagem, destacando a importância das relações interpessoais, do sentido de propósito de vida, da gestão do stress, da resiliência durante a pandemia de COVID-19 e das estratégias de apoio para combater o burnout e a pressão laboral. Conclusões: O Bem-estar Psicológico dos Docentes de Enfermagem é impactado por fatores como stress, burnout e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A implementação de estratégias institucionais, apoio emocional e reconhecimento profissional são fundamentais para melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade do ensino.<hr/>Abstract Introduction: Psychological Well-being is a multidimensional concept essential for mental health and professional satisfaction. In the academic context, rising pressures and demands directly affect educators’ well-being, quality of life, and professional performance. Objective: This study aimed to map the existing scientific evidence on the psychological well-being of higher education nursing faculty. Studies in English, Spanish, and Portuguese, with a 10-year time frame and available in free full text, were included. Methodology: This Scoping Review follows the methodology of the Joanna Briggs Institute and PRISMA-ScR guidelines. The search was conducted in March 2024 using the terms “Psychological Well-being,” “University,” and “Faculty, Nursing” in databases including MEDLINE Complete, SCOPUS, CINAHL, Cochrane, MedicLatina, and Google Scholar. Study selection was conducted by two independent reviewers, with a third reviewer involved in cases of disagreement. Results: The search identified 328 articles, of which four studies were selected. These studies address various dimensions of psychological well-being in nursing faculty, emphasizing the importance of interpersonal relationships, a sense of purpose, stress management, resilience during the COVID-19 pandemic, and support strategies to counter burnout and work pressures. Conclusions: The psychological well-being of nursing faculty is impacted by factors such as stress, burnout, and the balance between personal and professional life. Implementing institutional strategies, emotional support, and professional recognition are essential to improve the work environment and quality of education.<hr/>Resumen Introducción: El Bienestar Psicológico es un concepto multidimensional esencial para la salud mental y satisfacción profesional. En el contexto laboral, las crecientes presiones y demandas afectan directamente el bienestar, calidad de vida y desempeño de los docentes. Objetivo: El objetivo de este estudio fue mapear la evidencia científica existente sobre el bienestar psicológico de los docentes de enfermería en la educación superior. Se incluyeron estudios en inglés, español y portugués, con un marco temporal de 10 años y disponibles en texto completo de libre acceso. Metodología: Se trata de una Scoping Review basada en la metodología del Joanna Briggs Institute y las recomendaciones de PRISMA-ScR. La búsqueda se realizó en marzo de 2024 utilizando los términos “Psychological Well-being,” “University,” y “Faculty, Nursing” en las bases de datos MEDLINE Complete, SCOPUS, CINAHL, Cochrane, MedicLatina y Google Scholar. La selección de estudios fue realizada por dos revisores independientes, con un tercer revisor en casos de discrepancia. Resultados: La búsqueda identificó 328 artículos, de los cuales se seleccionaron cuatro. Estos estudios abordan diversas dimensiones del bienestar psicológico en docentes de enfermería, destacando la importancia de las relaciones interpersonales, el sentido de propósito, la gestión del estrés, la resiliencia durante la pandemia de COVID-19 y las estrategias de apoyo para combatir el burnout y la presión laboral. Conclusiones: El bienestar psicológico de los docentes de enfermería está influido por factores como el estrés, el burnout y el equilibrio entre vida personal y profesional. La implementación de estrategias institucionales, apoyo emocional y reconocimiento profesional son fundamentales para mejorar el entorno laboral y la calidad de la enseñanza.