Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-216020130002&lang=pt vol. num. 10 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Editorial</b>: <b>Prioridades da investigação em saúde mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Desinstitucionalização de seniores com doença mental</b>: <b>A implementação de um modelo de transição e integração na comunidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A desinstitucionalização de pessoas com doença mental de instituições psiquiátricas para a comunidade, embora encontre na sua génese de formulação teórica contributos relevantes desde o início do Século XX, continua a apresentar-se como um desafio contemporâneo renovado, devido à complexidade e multidimensionalidade da integração comunitária. Neste trabalho, descreve-se o processo de transição para a comunidade de 24 seniores com doença mental, com uma média de idades de 71 anos, com um grupo inicial composto por 13 homens e 11 mulheres com uma média de 40 anos de institucionalização psiquiátrica, tendo esta iniciativa possibilitado o encerramento do Hospital Miguel Bombarda. Descrevem-se as várias etapas e atividades do processo de transição: a) no contexto hospitalar; b) a transição; e a c) integração progressiva no novo contexto habitacional e comunitário. Para documentar todo o percurso tem vindo a construir-se um modelo formativo com variáveis independentes (caracterização demográfica/status económico e legal/ hospitalização/saúde mental/co-morbilidade) e variáveis dependentes (funcionamento diário, redes e suportes sociais, participação comunitária e status de saúde reportado e percecionado). Os dados foram estruturados a partir da análise qualitativa e descritiva do percurso individual e de grupo em T0 (transição), T1 (1 ano) e T2 (2 anos) de desinstitucionalização, enfatizando a perspetiva dos participantes, dos seus familiares e dos profissionais, bem como a consulta sistemática dos registos de funcionamento diário da residência comunitária. Os resultados demonstram um aumento gradual, continuado e significativo no envolvimento com os cuidados pessoais, na participação em atividades no espaço habitacional e em atividades regulares ou esporádicas na comunidade.<hr/>On the deinstitutionalization of people with mental illness from psychiatric institutions to the community, we find relevant contributions from the beginning of the twentieth century, but it continues to generate interest and a contemporary challenge, considering the complexity and multidimensionality of integration in a community context. In this paper, we describe the process of transition to the community of 24 seniors with mental illness, with an average age of 71 years, 13 men and 11 women in the original group and with an average 40 years of psychiatric institutionalization. This initiative enabled the closure of the Hospital Miguel Bombard, and describes the various stages and activities of the transition process: a) in the hospital b) the transition c) phasing in new housing and community context. To document the journey a formative model has been built with independent variables (demographics / economic status and legal / hospital / mental health / co morbidity) and dependent variables (daily functioning, social supports, community participation and perceived health status). The data were structured from the qualitative and descriptive analysis of individual and group travel in T0 (transition), T1 (1 year) and T2 (2 years) of deinstitutionalization, emphasizing the perspective of the participants, their families and professionals and systematic consultation of the records of daily operation of community residence. The results show a gradual, continuous and meaningful involvement with personal care, participation in activities within housing and sporadic or regular activities in the community.<hr/>La desinstitucionalización de las personas con enfermedad mental de las instituciones psiquiátricas para la comunidad e su formulación teórica encuentra aportaciones relevantes desde el principio del siglo XX. Este enfoque sigue generando interés y de presentarse como un desafío, considerando la complejidad y multidimensionalidad de la integración. Este trabajo describe el proceso de transición a la comunidad de 24 personas mayores con enfermedades mentales, con una edad media de 71 años, 13 hombres y 11 mujeres y con un promedio de 40 años de institucionalización psiquiátrica, originando el cierre del Hospital Miguel Bombarda. Describe las etapas del proceso de transición: a) en el hospital b) la transición c) la integración gradual en la vivienda y el contexto de la comunidad. Para documentar il viaje ha sido construido un modelo formativo con variables independientes (demografía / situación económica y legal/ hospitalización / salud mental y co-morbilidad) y las variables dependientes (funcionamiento diario, las redes de apoyo social, la participación comunitaria y el estado informó salud y percecionado). Los datos se estructuran a partir del análisis cualitativo y descriptivo de los viajes individuales y de grupo en T0 (transición), T1 (1 año) y T2 (2 años) de la desinstitucionalización, con énfasis en la perspectiva de los participantes, familias, profesionales y la consulta sistemática de los registros de la operación diaria de la residencia. Los resultados muestran una participación gradual, continua y significativa con el cuidado personal, la participación en actividades dentro de la vivienda y actividades esporádicas o regulares en la comunidad. <![CDATA[<b>Desenvolvimento de um catálogo CIPE</b>: <b>Necessidades do idoso em enfermagem de saúde mental e psiquiatria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: a elevada prevalência da doença mental nas pessoas mais velhas tem-se associado a um conjunto de manifestações clínicas, que constituem focos relevantes para a prática de enfermagem. Esta condição determina problemas e necessidades específicas, que requerem uma resposta contextualizada com as características da população e as prioridades de saúde. O presente artigo apresenta os resultados da primeira fase do desenvolvimento de um catálogo CIPE, dirigido às necessidades do idoso, em enfermagem de saúde mental e psiquiatria. Objectivos: identificar e seleccionar os focos de enfermagem relacionados com a saúde mental, mais comuns nas pessoas mais velhas, de modo a criar uma base de informação para a elaboração de um catálogo CIPE. METODOLOGIA: partindo dos resultados de trabalhos prévios, foi realizado um estudo Delphi com recurso a um painel de enfermeiros, pertencentes a uma associação científica de enfermagem de saúde mental. RESULTADOS: os focos de enfermagem que obtiveram consenso foram: cognição (100%); memória e orientação (98%); solidão e concentração (96%); depressão, ansiedade, atenção e pensamento (94%); insónia, tristeza e autocontrolo (90%); confusão e desamparo (88%); cansaço (86%); falta de esperança (84%); auto-estima (82%); desolação, percepção, comunicação e vontade de viver (80%); coping (78%); força de vontade e stress (70%). CONCLUSÕES: o estudo permitiu seleccionar um conjunto de focos relacionados com a saúde mental relevantes para a prática de enfermagem, constituindo um importante contributo para o desenvolvimento de um catálogo CIPE, destinado a apoiar a prática clínica, no âmbito da prestação de cuidados de enfermagem às pessoas mais velhas, em diferentes contextos.<hr/>BACKGROUND: the high prevalence of mental illness in older people is associated with a set of clinical manifestations, which are relevant focus to consider the nursing practice. This condition determines specific problems and needs that require a response tailored to the characteristics of the population and their health priorities. This article presents the results of the first phase of the development of a CIPE catalog, focusing on the needs of the elderly in psychiatric and mental health nursing. Objectives: to identify and select the mental health nursing focus most common in older people with mental illness, in order to create an information base for the development of a CIPE catalog. METHODOLOGY: based on the results of previous work, we conducted a Delphi study using a panel of nurses, belonging to a mental health nursing scientific society. RESULTS: the nursing focus where consensus was reached were: cognition (100%); memory and orientation (98%); loneliness and concentration (96%); depression, anxiety, attention and thinking (94%); insomnia, sadness and self control (90%); confusion and helplessness (88%); fatigue (86%); hopelessness (84%); self esteem (82%); desolation, perception, communication and will to live (80%); coping (78 %); will power and stress (70%). CONCLUSIONS: the study allowed the selection of a relevant set of focuses for nursing practice related to mental health, composing an important contribution to the development of a CIPE catalog, aiming to support the clinical practice in the provision of nursing care to older people in different contexts.<hr/>CONTEXTO: la alta prevalencia de la enfermedad mental en las personas mayores conduce a un conjunto de manifestaciones clínicas, que son focos importantes para la práctica de enfermería. Esta condición determina problemas y necesidades específicas que requieren una respuesta contextualizada con las características de la población y las prioridades de salud. Este artículo presenta los resultados de la primera fase del desarrollo de un catálogo CIPE dirigido a las necesidades de las personas mayores en la enfermería de salud mental y psiquiatría. Objetivos: identificar y seleccionar los focos de atención de enfermería relacionados con la salud mental más comunes en las personas mayores, con el fin de crear una base de información para la elaboración de un catálogo CIPE. METODOLOGÍA: basado en los resultados de trabajos previos, se realizó un estudio Delphi con un panel de enfermeros, perteneciente a una sociedad científica de enfermería de salud mental. RESULTADOS:los focos de enfermería que han obtenido el consenso fueron: cognición (100%); memoria y orientación (98%); soledad y concentración (96%); depresión, ansiedad, atención y pensamiento (94%); insomnio, tristeza y autocontrol bajo (90%); confusión y impotencia (88%); fatiga (86%); desesperanza (84%); autoestima (82%); desolación, percepción, comunicación y voluntad para vivir (80%); afrontamiento (78 %); poder de la voluntad y estrés (70%). CONCLUSIONES: el estudio permitió seleccionar un conjunto de focos relevantes para la práctica de enfermería relacionados con la salud mental, traduciendo una importante contribución al desarrollo de un catálogo CIPE, para apoyar la práctica clínica en los cuidados de enfermería a las personas mayores, en diferentes contextos. <![CDATA[<b>Estimulação cognitiva em idosos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt OBJECTIVES: To assess the effect of a cognitive stimulation programme (CSP) on the cognition of elders. METHODS:One-group pretest-posttest study with two different samples, in different settings (studies 1 and 2) using a CSP. Study 1 took place in a Continuing Care Unit, with a sample of 13 inpatients (4 men and 9 women; mean age 66.90; SD 6.20 years). Study 2 took place in a Day Centre with a sample of 27 elders (8 men and 19 women; mean age 82.48; SD 7.06). One patient was excluded from sample 1 for not having completed the programme. Interventions were adjusted according to the participants’ impairments. The Portuguese version of Folstein’s Mini-Mental State Examination and Barthel ADL Index were used as pretest and posttest, and evolution was assessed through Wilcoxon Signed-Rank Test. RESULTS: In study 1, 5 patients showed a negative evolution in cognitive function, 6 had a positive one, and 1 had no evolution. In study 2, there were 3 patients with a negative evolution, 14 with a positive one and 10 who maintained their cognitive functional level. In terms of autonomy in activities of daily living, study 1 had 9 negative evolutions, 1 positive one and 2 elders who maintained their status, whereas study 2 presented no differences in basicfunctional abilities between pretest and posttest. CONCLUSIONS: Results point toward a positive effect of cognitive stimulation on the cognitive function of older adults. Therefore, CSPs should be included in older people’s health care regimens.<hr/>OBJETIVOS: Avaliar o efeito de um Programa de Estimulação Cognitiva (PEC) na cognição em idosos. METODOLOGIA:Estudo pré-teste pós-teste em duas amostras diferentes, em diferentes contextos (estudos 1 e 2) usando um PEC. O estudo 1 decorreu numa Unidade de Cuidados Continuados, com uma amostra de 13 doentes (quatro homens e 9 mulheres; média de idades 66.90; SD 6.20 anos). O estudo 2 teve lugar num Centro de Dia com uma amostra de 27 idosos (8 homens e 19 mulheres; média de idades 82.48; DP 7.06). Um doente foi excluído da amostra 1 por não ter completado o programa. As intervenções foram ajustadas às incapacidades dos participantes. A versão Portuguesa do Mini-Mental State Examination de Folstein e Índice de Barthel foram usados como pré-teste e pós-teste, e a evolução foi avaliada pelo teste de Wilcoxon Signed-Rank. RESULTADOS: No estudo 1, 5 doentes apresentaram uma evolução negativa na função cognitiva, 6 uma evolução positiva e 1 não teve evolução. No estudo 2, 3 idosos tiveram uma evolução negativa, 14 uma evolução positiva e 10 mantiveram o seu nível cognitivo funcional. Nas atividades de vida diária, o estudo 1 teve 9 evoluções negativas, 1 positiva e 2 idosos mantiveram o seu nível, enquanto no estudo 2 não apresentaram diferenças nas competências funcionais básicas entre o pré-teste e o pós-teste. CONCLUSÕES: Os resultados apontam para um efeito positivo da estimulação cognitiva na função cognitiva de idosos. Portanto, os PECs devem ser incluídos nos cuidados de saúde.<hr/>OBJETIVOS: Evaluar el efecto de un Programa de Estimulación Cognitiva (PEC) en la cognición de personas mayores. METODOLOGÍA: Pre-test y post-test con dos muestras distintas en diferentes contextos (Estudios 1 y 2) con un PEC. Se realizó el estudio 1 en una Unidad de Cuidados Continuos, con una muestra de 13 pacientes (4 hombres y 9 mujeres; media de 66,90 años, DP 6,20 años). Se llevó a cabo el estudio 2 en un centro de día con una muestra de 27 adultos mayores (8 hombres y 19 mujeres; media de 82,48 años, DP 7.06). Un paciente fue excluido de la muestra 1 por no haber completado el programa. Se ajustaron las intervenciones a las discapacidades de los participantes. Se utilizó la versión en portugués del Mini Examen del Estado Mental de Folstein y el índice de Barthel como pre-test y post-test. El resultado se evaluó mediante el Wilcoxon Signed-Rank. RESULTADOS: En el estudio 1, 5 pacientes experimentaron una evolución negativa en la función cognitiva; 6 positiva y 1 sin evolución. En el estudio 2, 3 ancianos tuvieron una evolución negativa; 14 positiva y 10 mantuvieron su función cognitiva. Con respecto a actividades de la vida diaria, en el estudio 1 se registraron 9 evoluciones negativas, 1 positiva y 2 ancianos mantuvieron su nivel, mientras que el estudio 2 no reveló diferencias en las actividades de la vida diaria entre el pre -test y post -test. CONCLUSIONES: Los resultados indican un efecto positivo de la estimulación cognitiva en la función cognitiva de los ancianos. Por lo tanto, los PEC deben ser incluidos en el cuidado de la salud. <![CDATA[<b>Análise das atividades desenvolvidas por mulheres depressivas assistidas em um serviço de saúde mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt INTRODUÇÃO: A depressão compreende alterações cognitivas, de humor, psicomotoras e vegetativas. OBJETIVO: Analisar atividades desenvolvidas por mulheres com diagnóstico de depressão, assistidas em um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com base nos planos terapêuticos instituídos pela equipe multiprofissional. METODOLOGIA: quantitativa, documental. Projeto aprovado por Comitê de Ética, Parecer 033/2012. Coletado dados de 196 mulheres: idade, estado civil, tempo de tratamento, internação hospitalar, primeiros sintomas, atividades, plano terapêutico. Análise dos dados com estatística descritiva. RESULTADOS: 51,6%, 40-60 anos, casadas, 48,3% em tratamento de 1- 5 anos, 67,3% nunca internaram, primeiros sintomas 30-50 anos de idade. Mulheres participam de atividades com psicólogo, assistente social, enfermeiro, artesanato e música; 81,7% duas a três atividades, nas modalidades semi e não intensivo. CONCLUSÃO: estudos do perfil sociodemográfico de pacientes com depressão são importantes para qualificar a assistência e como subsídios na construção de políticas públicas.<hr/>INTRODUCTION: depression includes changes to cognitive, mood, psychomotor and vegetative. OBJECTIVE: to analyze activities performed by women diagnosed with depression, attended in a Psychosocial Care Center-CAPS in the Northwest region of Rio Grande do Sul, on the basis of treatment plans established by the multidisciplinary team. METHODS: quantitative and documentary. Project approved by the Ethics Committee, Opinion 033/2012. Collected data from 196 women: age, marital status, duration of treatment, hospitalization, early symptoms, activities, and therapeutic plan. Data analysis was done recurring to descriptive statistics. RESULTS: 51.6%, 40-60 years, married, 48.3% in treatment 1-5 years, 67.3% never admitted, first symptoms 30-50 years of age. Women participate in activities with a psychologist, social worker, nurse, crafts and music; 81.7% two to three activities, modalities in semi-intensive and not intensive. CONCLUSION: studies of the demographic profile of patients with depression are important to qualify the care and, like subsidies to the construction of public policies.<hr/>INTRODUCCIÓN: La depresión entiende los cambios cognitivos, del humor, psicomotores y vegetativos. OBJETIVO: Analizar las actividades realizadas por las mujeres con un diagnóstico de depresión, asistidas en un Centro de Atención Psicosocial (CAPS) en la Región Noroeste del Estado de Rio Grande do Sul, sobre la base en los planos terapéuticos instituidos por el equipo multidisciplinario. METODOLOGÍA: Cuantitativa, documental. Proyecto aprobado por el Comité de Ética, parecer 033/2012. Recolectaron datos de 196 mujeres: edad, estado civil, el tiempo de tratamiento, hospitalización, los primeros síntomas, actividades, plan terapéutico. Análisis de los datos con estadística descriptiva. RESULTADOS: 51,6%, 40-60 años, casados, 48,3% en tratamiento de 1 a 5 años, 67,3% nunca internaron, primeros síntomas 30-50 años de edad. Las mujeres participan en actividades con un psicólogo, asistente social, enfermera, artesanías y música; 81,7% dos a tres actividades en los modos semi y no intensivo. CONCLUSIÓN: Los estudios del perfil sociodemográfico de los pacientes con depresión son importantes para calificar la asistencia y como subsidios en la construcción de políticas públicas. <![CDATA[<b>Relaxamento</b>: <b>Estratégia de intervenção no stress</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O stress é um fator com influência na qualidade de vida no trabalho do enfermeiro. As consequências do stress ocupacional encontram-se documentadas em vários estudos com repercussões a curto e longo prazo na qualidade de vida dos trabalhadores e organizações. Na especificidade do contexto laboral uma das estratégias que poderá ser implementada na gestão do stress é o relaxamento: a técnica de relaxamento progressivo de Jacobson. O estudo teve como objetivo analisar a eficácia de um programa de gestão de stress. Estudo integrado no paradigma de investigação quantitativo do tipo descritivo, exploratório e correlacional. Desenvolvemos um estudo longitudinal, com um desenho pré e pós-teste e análise intra-sujeitos em dois momentos distintos, mediados por um intervalo de tempo de seis meses, neste intervalo implementamos um programa psicopedagógico. A amostra foi constituída por enfermeiros que aceitaram participar no estudo (N=92). Os resultados evidenciaram a vantagem de implementação de programas na gestão do stress laboral com recurso a técnica de relaxamento progressivo de Jacobson.<hr/>Stress influences the quality of working life among nurses. The consequences of occupational stress are described by literature, revealing consequences at a short and long term in the quality of life both for workers and organizations. Regarding the specificities of the Occupational context, one of the strategies which can be implemented to manage stress is relaxation, especially the Jacobson’s progressive relaxation technique. This study aims to analyze the effectiveness of a management stress program. It is an exploratory and descriptive study, integrated within the paradigm of quantitative research. It is also a prospective and longitudinal study, having an intra-subjects approach, with data collected at two different moments that configures a pre and a post-test design. During the interval we implemented a psycho-pedagogical program among a group of nurses (N=92) who voluntary agreed to participate. The results showed advantages in the implementation of occupational stress management programs using the Jacobson’s progressive relaxation technique.<hr/>El estrés es un factor que influye en la calidad de vida en el trabajo del enfermero. Las consecuencias del estrés ocupacional se han descrito en varios estudios, donde se recoge su repercusión a corto y largo plazo en la calidad de vida de los trabajadores y organizaciones. Específicamente en el contexto laboral una de las estrategias que podrá ser incluida para gestionar el estrés es la relajación: La técnica de relajación progresiva de Jacobson. Estudio integrado en el paradigma de investigación cuantitativa de tipo descriptiva, exploradora y correlacionada. El objetivo de este trabajo fue analizar la eficacia de un programa para gestionar el estrés. Realizamos un estudio longitudinal, con diseño pre y post-test, con análisis intra sujetos en dos momentos diferentes, con un intervalo temporal de seis meses. En este intervalo se implementó un programa psicopedagógico. La muestra estuvo formada por 92 enfermeros que aceptaron participar en el estudio. Los resultados mostraron la ventaja en implementar programas en la gestión del estrés laboral recurriendo a la técnica de relajación progresiva de Jacobson. <![CDATA[<b>O impacto do delirium na família/cuidadores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O delirium surge como experiência bastante traumática, não só para os doentes, mas também para os familiares e/ou cuidadores. OBJECTIVO: Analisar e sintetizar os estudos existentes sobre o nível de stress provocado pelo delirium nos familiares e/ou cuidadores. METODOLOGIA: Revisão não sistemática da literatura, de artigos publicados na PubMed (2000 a 2012), cruzando o termo "delirium" com "distress", "impact" e "family", "caregiver", "relatives". Foram considerados como critérios de inclusão: diagnóstico de delirium padronizado e/ou instrumento de avaliação e ponderação do nível de stress de uma forma sistemática em familiares de doentes adultos/idosos com delirium. Os estudos em língua não inglesa e de casos clínicos foram excluídos. RESULTADOS: De trinta e oito artigos identificados inicialmente, foram considerados onze para análise. De um modo geral, as famílias (sobretudo os mais jovens e do sexo masculino) revelaram níveis de stress bastante elevados e mesmo superiores aos registados para os profissionais de saúde e para os doentes, estando associados a diversos factores, como agravamento do estado de saúde do doente e presença de agitação psicomotora. Além disso, a família interpretava esta experiência como um sinal de aproximação da morte, resultado de dor/desconforto ou dos efeitos de medicação. Verificou-se ainda uma relação entre o delirium e a presença de ansiedade generalizada nestes familiares. CONCLUSÕES: As repercussões negativas associadas ao delirium, apontam para a necessidade de desenvolvimento de intervenções de suporte dos familiares, bem como a avaliação da sua eficácia, nomeadamente quanto aos elevados níveis de stress identificados.<hr/>BACKGROUND: Delirium appears as a psychologically traumatic experience, not only for patients, but also for their family or caregivers AIM: To analyze and synthesize existing studies about the level of distress caused by delirium in the family and/or caregivers. METHODS: Non-systematic review of literature, of published articles in PubMed (2000-2012), using the term "delirium" with "distress", "impact" and "family", "carer", "relatives". The following were considered as inclusion criteria: diagnosis of delirium with standardized criteria and/or assessment instruments, and assessment of the level of distress in a systematic way in families of adults/elderly patients with delirium. Studies not carried out in English, and clinical cases were excluded. RESULTS: From thirty-eight articles initially identified, eleven were considered for analysis. Generally, family members (above all the youngest and those who were male) showed quite high levels of psychological distress even higher than reported by health professionals and by patients, as they were linked to several factors, such as worsening of medical condition of the patient and the presence of psychomotor agitation. In addition, family members interpreted this experience as a sign of approaching death, result of pain/discomfort or medication effects. There was also a relationship between delirium and the presence of generalized anxiety in these families. CONCLUSION: The negative consequences associated with delirium, point to the need for the development of support interventions for family members, as well as the assessment of their efficacy, particularly in the high levels of distress identified.<hr/>INTRODUCCIÓN: El delirium surge como una experiencia muy traumática, no sólo para los pacientes sino también para los miembros de la familia/cuidadores. OBJETIVO:Analizar y sintetizar los estudios existentes sobre los niveles de estrés causados por el delirium en la familia/cuidadores. METODOLOGÍA: Revisión no sistemática de la literatura, de artículos publicados en PubMed (2000-2012), que cruza el término "delirium" con "distress", "impact" y "family", "caregiver", "relatives". Se consideraron como criterios de inclusión: diagnóstico de delirium estandarizado y/o instrumentos de evaluación, y ponderación del nivel de estrés de forma sistemática en los familiares de los pacientes adultos/ancianos con delirium. Se excluyeron los estudios en lengua no-inglesa y los casos clínicos. RESULTADOS: De treinta y ocho artículos identificados inicialmente, se consideraron once para los análisis. En general, las familias (especialmente los más jóvenes y hombres) revelaron altos niveles de estrés e incluso superiores a los registrados para los profesionales sanitarios y los pacientes, y se asocian con varios factores tales como el empeoramiento del estado de salud del paciente y la presencia de agitación psicomotora. Además, la familia interpretaba esta experiencia como una señal de muerte inminente, como resultado de dolor/incomodidad o efectos de la medicación. Se observó aún una relación entre el delirium y la presencia de ansiedad generalizada en estas familias. CONCLUSIONES: Los impactos negativos asociados con el delirium apuntan para la necesidad de desarrollar intervenciones para apoyar a la familia, así como la evaluación de su eficacia, sobre todo con respecto a los altos niveles de estrés identificados. <![CDATA[<b>Promoção da saúde mental</b>: <b>Ações dos enfermeiros inseridos na atenção primária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A reforma psiquiátrica, apresenta, ainda, grandes desafios para a assistência da enfermagem em saúde mental comunitária, com discussão sobre a sustentabilidade do processo de mudança do modelo assistencial na prática voltada para promoção da saúde mental na atenção primária. OBJETIVO: descrever as ações dos enfermeiros na promoção em saúde mental inseridos na atenção primária. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, realizado com 45 enfermeiros da Microrregião do Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais, Brasil, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados descritivamente e organizados em categorias. RESULTADOS: Dentre os 45 entrevistados, as ações realizadas para a promoção em saúde mental foram: (84,4%) de acolhimento, (77,8%) de orientação, (53,3%) de atividade física, (60,0%) de apoio familiar e (68,9%) de educação em saúde; (60,0%) afirmaram não possuir formação específica em saúde mental e (68,9%) sentem-se despreparados para lidar com a saúde mental. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que as concepções dos enfermeiros sobre ações de promoção da saúde mental na atenção primária estão diretamente relacionadas com a assistência e que estes profissionais reforçam a necessidade do aperfeiçoamento na área com propostas de educação permanente.<hr/>INTRODUCTION: The psychiatric reform, also presents great challenges for nursing care in community mental health, with discussion on the sustainability of the health care change in practice focused on promoting mental health in primary care. OBJECTIVE: Describe the actions ofnurses in Mental Health Promotion in primary health care. METHODS: A quantitative study, conducted with 45 nurses the Microrregião Triangle South of Minas Gerais, through semi-structured interviews. Data were analyzed descriptively and organized into categories. RESULTS: Of the 45 respondents, the actions taken by nurses to promote prevention and mental health were: (84.4%) reception, (77.8%) orientation, (53.3%) physical activity, (60.0%) family support and (68.9%) health education; (60.0%) said they did not have specific training in mental health (68.9%) feel unprepared to deal with mental health. CONCLUSION: The results showed that nurses' conceptions of actions to promote mental health in primary care are directly related to professional assistance and they reinforce the need for improvement in the area with proposals for continuing education.<hr/>CONTEXTO: La reforma psiquiátrica, presenta grandes desafíos para la atención de enfermería en salud mental de la comunidad, con el debate sobre la sostenibilidad del cambio de la asistencia sanitaria en la práctica promoción de la salud mental en la atención primaria. OBJETIVO: Describir las acciones de las enfermeras en la promoción de la salud mental en atención primaria. METODOLOGÍA: Estudio cuantitativo, realizado con 45 enfermeros Microrregião Triángulo del Sur de Minas Gerais, a través de entrevistas semi-estructuradas. Los datos fueron analizados descriptivamente y organizados en categorías. RESULTADOS: De los 45 encuestados, las medidas adoptadas por las enfermeras para promover la prevención y la salud mental son: (84,4%) recepción, (77,8%) orientación, (53,3%) la actividad física, (60, 0%) apoyo familiar y (68,9%) educación para la salud; (60,0%) dijeron que no tienen formación específica en salud mental (68,9%) no se sienten preparados para hacer frente a la salud mental. CONCLUSIÓN: Los resultados mostraron que las concepciones de las enfermeras de las acciones para promover la salud mental en atención primaria están directamente relacionadas con la asistencia profesional y refuerzan la necesidad de una mejora en la zona con propuestas para la educación continua.