Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-216020150001&lang=pt vol. num. SPE2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Suicide</b>: <b>Can we prevent the most mysterious act of the human being?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Perceção de autoeficácia do familiar cuidador após o regresso a casa do dependente</b>: <b>Estudo longitudinal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: No contexto das transições de vida potencialmente stressantes, como acontece na transição para o exercício do papel de cuidador, as crenças de autoeficácia, sendo um constructo psicológico individual, podem servir como recurso pessoal facilitador ou fator de vulnerabilidade. OBJETIVO: Conhecer a evolução da perceção de autoeficácia do familiar cuidador (FC) após o regresso a casa do dependente. METODOLOGIA: Estudo descritivo, exploratório, quantitativo e de perfil longitudinal. Amostra de conveniência constituída por 117, 115 e 123 FC avaliados, respetivamente, ao 1º, 2º e 3º mês após a alta hospitalar dos dependentes internados em seis hospitais da região norte de Portugal. Aplicado o formulário "Famílias que integram dependentes no autocuidado", entre agosto de 2010 e março de 2011. O tratamento estatístico dos dados foi realizado com recurso ao programa SPSS, versão 18,0. RESULTADOS: Verificou-se uma evolução positiva na perceção de autoeficácia dos FC ao longo dos três meses após o regresso a casa do dependente. Os domínios do autocuidado onde os FC revelaram maior perceção de autoeficácia dizem respeito ao autocuidado "andar", "vestir-se/despir-se", "alimentar-se" e "tomar banho". Relativamente aos domínios dos "processos de cuidar", os FC revelaram maior perceção de autoeficácia para "agir", "monitorizar" e "providenciar cuidados". CONCLUSÕES: Deste estudo emerge a necessidade de definir modelos de intervenção de enfermagem com maior efetividade junto das famílias, traduzido por maior profissionalização dos cuidados de enfermagem, através de um acompanhamento ao longo do tempo mais sistemático e em tempo útil.<hr/>BACKGROUND: In the context of potentially stressful life transitions as in the transition to the exercise of the caregiver role, the self-efficacy beliefs, being an individual psychological construct, can serve as a personal facilitator resource or a factor of vulnerability. AIM: Understand the evolution of the perception of self-efficacy of family caregivers (FC) after the dependent homecoming. METHODS: A descriptive, exploratory, quantitative study with a longitudinal profile. Convenience sample of 117, 115 e 123 FC evaluated, respectively,at the 1st, 2nd and 3rd month after discharge of dependents hospitalizedin six hospitals in the northern region of Portugal. The form "Families that integrate self-care dependents" was applied between August 2010 and March 2011. Statistical analysis of data was performed using the SPSS software, version 18.0. RESULTS: There was a positive evolution in the self-efficacy perception of FC over the tree months after the dependent homecoming. The self-care domains where family caregivers showed higher self-efficacy perceptions were "walking", "dressing/undressing", "eating " and " bathing". Relatively to the domains of "caring processes", the family caregivers showed greater self-efficacy perception to "act", "monitor" and "provide care". CONCLUSIONS: From this study emerges the need to define nursing intervention models more effective with families, translated by greater professionalization of nursing care through a more systematic accompanying over time and in good time.<hr/>CONTEXTO: En el contexto de las transiciones de vida potencialmente estresantes, como la transición para el papel de cuidador, las creencias de autoeficacia, aún siendo un constructo psicológico individual, pueden servir como recurso personal facilitador o factor de vulnerabilidad. OBJETIVO: Conocer la evolución de la percepción de autoeficacia del familiar cuidador (FC) tras el regreso a casa del dependiente. METODOLOGÍA: Estudio descriptivo, exploratorio, cuantitativo y de perfil longitudinal. Muestra de conveniencia con 117, 115 e 123 FC evaluables al 1er, 2º y 3er mes tras el alta hospitalária del dependienteshospitalizados en seis hospitales de la región norte de Portugal. Aplicado el formulario "Familias que integran dependientes en el autocuidado", entre agosto de 2010 y marzo de 2011. El análisis estadístico fue realizado utilizando el programa SPSS, versión 18,0. RESULTADOS: Verificamos una evolución positiva en la percepción de autoeficacia de los FC a lo largo de los tres meses tras el regreso a casa del dependiente. Los dominios del autocuidado donde los familiares cuidadores revelaron la mayor percepción de autoeficacia correspondían al autocuidado "andar", "vestirse/desvestirse", "alimentarse" y "bañarse". Relativamente a los dominios de los "procesos de cuidar", los familiares cuidadores revelaron mayor percepción de autoeficacia para "actuar", "monitorizar" y "proveer cuidados". CONCLUSIONES: De este estudio surge la necesidad de definir modelos de intervención en enfermería con mayor efectividad junto a las familias, traducida en una mayor profesionalización de los cuidados de enfermería, a través de un acompañamiento a lo largo del tiempo más sistemático y en tiempo útil. <![CDATA[<b>Avaliação da eficácia de um programa de desenvolvimento de competências em adolescentes com vista à promoção da saúde mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A prevenção em doença mental pretende habilitar os indivíduos de capacidades e competências necessárias para atingir positivamente as metas desenvolvimentais, bem como desenvolver uma adequada autoestima, mestria, bem-estar e inclusão social. OBJETIVO(S): Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de um programa de desenvolvimento de competências (autoconceito e resiliência) em jovens dos 13 aos 15 anos. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo de carácter longitudinal, quase-experimental, com pré-teste, pós-teste e grupo de controlo, tendo sido aplicado um programa de 7 sessões de 45 minutos, dedesenvolvimento das competências autoconceito e resiliência. A população era composta pelos alunos do 8.º ano de um Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria - Portugal, sendo a amostra selecionada correspondente a metade dos alunos de duas turmas (grupo de teste e de controlo). Para avaliar os resultados, aplicou-se um questionário de autopreenchimento, antes e após a intervenção, com questões sociodemográficas, a PIERS-HARRIS Children’s Self-Concept Scale 2 e a California Healthy Kids Resilience Assessment Module. RESULTADOS: No final da intervenção apresentaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos nalguns fatores, sendo os valores encontrados superiores no grupo de teste. Foram também encontradas diferenças entre o momento pós-intervenção e pré-intervenção, sugerindo estes resultados a eficácia da intervenção realizada. CONCLUSÕES: A intervenção realizada, com foco na promoção de duas competências nos adolescentes promoveu o seu desenvolvimento de forma ténue, sugerindo-se a replicação da mesma em amostras semelhantes com vista à validação dos resultados encontrados.<hr/>BACKGROUND: Prevention in mental illness aims to enable people with the skills and abilities necessary to achieve developmental goals positively, as well as develop appropriate self-esteem, mastery, welfare and social inclusion. AIM: The main goal for this study is to evaluate the efficacy of a skills development intervention (resilience and self-concept) in teenagers between 13 and 15 years old. METHODS: It was made a longitudinal, quasi-experimental pre-test post-test design with a control group study, applying a skills development program, with 7 sessions of 45 minutes. The population was composed by adolescent students in the 8th grade of a group of schools in Leiria, and the selected sample consists in half of the students in two classes (test and control groups). A self-administered questionnaire was used before and after the intervention to evaluate the results, with socio-demographic questions, the PIERS-HARRIS Children’s Self-Concept Scale 2 and the California Healthy Kids Resilience Assessment Module. RESULTS: After the intervention, it was found significant statistical differences between the two groups in some factors of the evaluated skills, being the values of the test group higher. There were also differences between the pre and post intervention moments, suggesting those results the success and efficacy of the applied intervention. CONCLUSIONS: The intervention performed, focusing on the evaluation of two skills in adolescents, promoted its development tenuously, being suggested the replication of the same intervention and study in similar samples in order to validate the results.<hr/>CONTEXTO: La prevención de la enfermedad mental quiere capacitar a las personas de las habilidades y competencias necesarias para lograr positivamente las metas de desarrollo y para el desarrollo de una adecuada autoestima, dominio, bienestar y inclusión social. OBJETIVO(S): Este estudio tuvo como objetivo evaluar la eficacia de un programa de desarrollo de habilidades (autoconcepto y resiliencia) entre los jóvenes de 13 a 15 años. METODOLOGÍA: Se tratara de un estudio de la naturaleza longitudinal, cuasi-experimental, con pre-test, post-test y grupo del control, donde se aplicara un programa de 7 sesiones de 45 minutos de desarrollo de las habilidades autoconcepto y resiliencia. La población se compone de los estudantes del octavo año de un grupo de escuelas en el distrito de Leiria, con la muestra seleccionada correspondiente a la mitad de los estudiantes de dos grupos (grupo de ensayo y de control). Para evaluar los resultados, se aplicó un cuestionario autoadministrado, antes y después de la intervención, con preguntas sociodemográficas, la PIERS-HARRIS Children’s Self-Concept Scale 2 y la California Healthy Kids Resilience Assessment Module. RESULTADOS: Al final de la intervención fueram presentadas diferencias estadísticamente significativas entre los dos grupos en algunos factores, y los valores que se encuentran en el grupo de ensayo fueram los superiores. También encontramos diferencias entre post-intervención y el tiempo previo a la intervención, y estos resultados sugieren la eficacia de la intervención realizada. CONCLUSIONES: La intervención realizada, centrándose en la promoción de dos habilidades en adolescentes tiene promovido su desarrollo tenuemente, lo que se sugiere la replicación de los mismos en muestras similares para la validación de los resultados. <![CDATA[<b>Factores associados à adesão ao tratamento da perturbação de stresse pós-traumático</b>: <b>Estudo qualitativo em ex-combatentes portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt BACKGROUND: Research found better Post-traumatic Stress Disorder treatment outcomes among war veterans with treatment adherence. Perception of lack of benefits from medication, medication side effects, and social stigma were related to treatment non-adherence. Insight about the disease promoted medication adherence. AIM: This study explored the coping strategies and perceived psychosocial resources involved in treatment adherence among traumatized patients. METHODS: Sample was composed of Portuguese war veterans (N=60): 30 participants had chronic Post-traumatic Stress Disorder (non-recovered) and 30 had remission from Post-traumatic Stress Disorder (recovered). It was conducted a semi-structured interview. Content analysis was performed for interviews analysis. RESULTS: Recovered group showed higher frequencies of reported treatment adherence. Participants who reported treatment adherence showed higher frequencies of problem focused coping, self-integration of incongruent experiences in personal schemas, insight, and appraisal of good social support. Participants who reported treatment non-adherence mentioned more use of acting out strategies. CONCLUSIONS: Recovery from Post-traumatic Stress Disorder was facilitated by treatment adherence. Integration of discrepant experiences in personal schemas was a key process for developing higher insight about the disease. Patients’ perceived control over recovery was facilitated by more effective coping strategies in patients with inadequate social support.<hr/>CONTEXTO: A investigação encontrou maior eficácia no tratamento da Perturbação de Stresse Pós-traumático em ex-combatentes com adesão ao tratamento. A perceção de falta de melhoria com a medicação, efeitos secundários da medicação e estigma social eram fatores de não-adesão. O insight sobre a doença promovia a adesão ao tratamento. OBJETIVO(S) : Este estudo explorou as estratégias de coping e os recursos psicossociais envolvidos na adesão ao tratamento em pacientes traumatizados. METODOLOGIA: A amostra era composta por ex-combatentes Portugueses (N=60): 30 sofriam de Perturbação de Stresse Pós-traumático crónica (não-recuperados) e 30 tinham remissão da Perturbação de Stresse Pós-traumático (recuperados). Foi efetuada uma entrevista semiestruturada que foi analisada através de análise de conteúdo. RESULTADOS: Osrecuperados apresentaram frequências mais elevadas de adesão ao tratamento. Os participantes com adesão ao tratamento apresentaram frequências mais elevadas de coping focado no problema, integração de experiências incongruentes nos esquemas pessoais, insight, e avaliação de bom suporte social. Os participantes sem adesão ao tratamento mencionaram maior uso de estratégias de acting out. CONCLUSÕES: A recuperação da Perturbação de Stresse Pós-traumático foi facilitada pela adesão ao tratamento. A integração de experiências incongruentes nos esquemas pessoais foi um processo nuclear no desenvolvimento de insight sobre a doença. A perceção de controlo sobre a recuperação foi facilitada pelo uso de estratégias de coping mais eficazes em pacientes com suporte social inadequado.<hr/>CONTEXTO: La investigación encontró una mayor eficacia en el tratamiento del Transtorno de Estresse Pós-traumático en veteranos con adhesión al tratamiento. La percepción de falta de mejoría, los efectos secundarios de la medicación y el estigma social son factores de falta de adhesión. El insight de lo transtrono se asoció con una mayor adhesión al tratamiento. OBJETIVO(S): Fueron exploradas las estrategias de afrontamiento, y los recursos psicosociales implicados en la adhesión al tratamiento de pacientes traumatizados. METODOLOGÍA: La muestra consistió de veteranos Portugueses (N=60): 30 tenian Transtorno de Estresse Pós-traumático (no recuperados) y 30 con remisión del Transtorno de Estresse Pós-traumático (recuperados). Se realizó una entrevista semi-estructurada con cada participante que fueron analizadas por análisis de contenido. RESULTADOS: Fueron encontradas tasas más altas de adhesión al tratamiento en los recuperados. Los pacientes con adhesión al tratamiento tenían mayor frecuencia de afrontamiento centrado en el problema, integración de experiencias incongruentes en los esquemas personales, insight, y evaluación de apoyo social. Los participantes sin adhesión al tratamiento mencionaron mayor uso de estratégias de acting out. CONCLUSIONES: La recuperación del Transtorno de Estresse Pós-traumático fue facilitada por la adhesión al tratamineto. La integración de las experiencias incongruentes en los esquemas personales fue un proceso nuclear en el desarrollo de insight acerca del transtorno. La percepción de control sobre la recuperación fue facilitada por el uso de estrategias de afrontamiento más eficaces en pacientes con insuficiente apoyo social. <![CDATA[<b>Conceção do programa de intervenção em enfermagem ‘Melhorar competências com os outros’</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A literatura tem evidenciado os programas de treino como uma importante estratégia para o desenvolvimento das competências sociais. Apesar da educação para a saúde ser uma atividade francamente desenvolvida pelos enfermeiros, existem ainda poucos estudos que documentem a conceção de programas de treino de competências sociais como intervenção realizada por enfermeiros. OBJETIVO: Criar um programa de intervenção para adolescentes, de forma a modificar e/ou melhorar as competências sociais assertividade, autocontrolo, cooperação e empatia, dando resposta a dificuldades previamente identificadas. METODOLOGIA: Da presente investigação fizeram parte dois estudos preliminares e complementares, seguindo uma lógica sequencial temporal. O primeiro (quantitativo) permitiu a identificação de défices nas competências sociais dos adolescentes. O segundo (qualitativo) permitiu identificar quais os fatores que contribuem para a existência dos défices. Da análise e discussão desses resultados e de uma revisão teórica aprofundada construiu-se um programa de intervenção específico e adequado ao tipo de população definida como população alvo - adolescentes. RESULTADOS: O programa ‘Melhorar competências com os outros’. CONCLUSÕES: Pode afirmar-se que este estudo contribui para o aprofundamento teórico dos modelos cognitivo-comportamentais no âmbito da intervenção de enfermagem com adolescentes, baseado numa abordagem humanista e que permite a aplicação do conhecimento na ação. Estes programas têm elementos-chave para a sua elaboração e as competências pessoais/profissionais dos enfermeiros englobam as características relativas ao formador particularmente, os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental.<hr/>BACKGROUND: The literature has shown training programs as an important strategy for the development of social skills. Despite health education be an activity undertaken by nurses frankly, there are few studies that investigate the design of training programs such as social skills intervention performed by nurses. AIM: Create an intervention program for adolescents in order to modify and / or improve social skills assertiveness, self-control, cooperation and empathy, responding to previously identified difficulties. METHODS: The present study formed part two primary and complementary studies, following a temporal sequential logic. The first (quantitative approach) allowed the identification of deficits in social skills of adolescents. The second (qualitative approach) allowed us to identify what factors contribute to the existence of deficits. Analysis and discussion of these results and a thorough literature review a program of specific intervention was constructed and appropriate for the type of population defined target population - teenagers. RESULTS: The program 'Improving skills with others'. CONCLUSIONS: It can be said that this study contributes to the theoretical development of cognitive-behavioral models in the context of nursing intervention with adolescents, based on a humanistic approach and allows the application of knowledge in action. These programs are key elements for their development and personal / professional skills of nurses include characteristics relating particularly to the trainer, specialist nurses in Mental Health Nursing.<hr/>ANTECEDENTES: La literatura ha demostrado la formación de los programas como una estrategia importante para el desarrollo de habilidades sociales. A pesar de educación para la salud sea una actividad llevada a cabo por las enfermeras, hay pocos estudios que investiguen el diseño de programas de formación tales como la intervención en habilidades sociales realizada por enfermeras. OBJETIVO: Crear un programa de intervención para adolescentes con el fin de modificar y/o mejorar la asertividad habilidades sociales, el autocontrol, la cooperación y la empatía, en respuesta a las dificultades anteriormente señaladas. METODOLOGÍA: El presente estudio forma parte de dos estudios primarios y complementarios, siguiendo una lógica secuencial temporal. El primero (enfoque cuantitativo) permitió la identificación de los déficits en las habilidades sociales de los adolescentes. El segundo (enfoque cualitativo) permitió identificar los factores que contribuyen a la existencia de déficit. Se construyó análisis y discusión de los resultados y una revisión exhaustiva de la literatura de un programa de intervención específico y adecuado para el tipo de población destinataria - adolescentes. RESULTADOS: El programa ‘Mejora de las habilidades con los demás'. CONCLUSIONES: Se puede decir que este estudio contribuye al desarrollo teórico de los modelos cognitivo-conductuales en el contexto de la intervención de enfermería con adolescentes, basado en un enfoque humanista y permite la aplicación de los conocimientos en acción. Estos programas son elementos clave para su desarrollo personal y competencias profesionales de las enfermeras incluyen características relacionadas sobre todo con el entrenador, enfermeras especialistas en Enfermería de Salud Mental. <![CDATA[<b>Literacia em saúde</b>: <b>Resultados obtidos a partir de uma amostra de pessoas idosas portuguesas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O presente estudo insere-se no Projeto Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idade, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. OBJECTIVO(S): Tem como intuito avaliar o grau de literacia em saúde de uma amostra de pessoas idosas, bem como conhecer a associação entre o grau de literacia em saúde e algumas características sociodemográficas dos participantes. METOLODOGIA: Para tal foi realizada uma pesquisa de carácter quantitativo junto de 433 adultos com mais de 65 anos de idade, utilizando-se como instrumento o Newest Vital Sign (NVS). RESULTADOS: Os resultados indicam que a grande maioria dos sujeitos participantes (80%) evidenciou um nível de literacia em saúde baixo, o que significa que apenas 20% dos inquiridos serão capazes de interpretar e usar a informação escrita relacionada com a saúde de forma eficaz. O sexo, as habilitações literárias, a idade e o estado civil revelaram-se variáveis que afetam significativamente o grau de literacia em saúde dos participantes. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos apontam para a necessidade urgente de se potenciar a literacia em saúde na população idosa, em geral, e junto dos grupos de maior vulnerabilidade, em particular.<hr/>BACKGROUND: The present study integrates the Health Literacy Project: a challenge in and for the elderly people, funded by the Calouste Gulbenkian Foundation. AIM: It has the intention to evaluate the degree of health literacy on a sample of elderly people, as well as knowing the association between this degree and sociodemographic characteristics of the participants. MATERIAL AND METHODS: It was conducted a quantitative study with 433 adults over 65 years of age, using as instrument the Newest Vital Sign (NVS). RESULTS: The results indicate that the majority of the participants (80%) showed a level of low health literacy, meaning that only 20% of respondents will be able to interpret and use effectively written information related with health. Sex, educational attainment, age and marital status proved to be variables that affect significantly the level of health literacy of participants. CONCLUSIONS: The results point to the urgent need to enhance health literacy in the elderly population, in general, and among the most vulnerable groups, in particular.<hr/>CONTEXTO: Este estudio se inscribe en el Proyecto de Alfabetización en Salud: un reto en y para las personas mayores, financiado por la Fundación Calouste Gulbenkian. OBJETIVO: Tiene la intención de evaluar el grado alfabetización en salud de una muestra de personas mayores, así como conocer la asociación entre el grado de alfabetización en salud y las características sociodemográficas de los participantes. MATERIAL Y MÉTODOS: Se llevó a cabo una investigación de carácter cuantitativo con 433 adultos mayores de 65 años de edad, utilizando como instrumento el Newest Vital Sign (NVS). RESULTADOS: Los resultados indican que la gran mayoría de los sujetos participantes (80%) mostró un nivel de alfabetización en salud bajo, lo que significa que sólo el 20% de los encuestados será capaz de interpretar y utilizar información escrita relacionada con salud de manera eficaz. El sexo, el nivel educativo, la edad y el estado civil resultaron variables que afectan de manera significativa el nivel de alfabetización en salud de los participantes. CONCLUSIONES: Los resultados apuntan a la necesidad urgente de aumentar la alfabetización en salud en la población anciana en general, y entre los grupos más vulnerables, en particular. <![CDATA[<b>O manejo das emoções dos coordenadores em transplantes na realização da entrevista familiar para doação de órgãos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A entrevista familiar é um momento delicado no processo de doação de órgãos, pois concretiza para a família a morte. Representa também momento que envolve grande carga emocional para os entrevistadores denominados coordenadores avançados de transplantes. OBJETIVO(S):Conhecer como os coordenadores avançados em transplantes manejam as emoções manifestas na entrevista familiar para doação de órgãos. METODOLOGIA: Estudo do tipo interpretativo. Participaram 24 coordenadores avançados em transplantes. Dados obtidos por entrevista semi-estruturada contendo oito questões abertas, no período de jan/mai 2012. Foi explorada a pergunta: "Como você lida com as emoções no ato da entrevista?". Utilizada análise do discurso dos sujeitos com base na interpretação proposta na hermenêutica filosófica de Gadamer para organização e compreensão dos dados relatados que foram gravados e, em seguida, transcritos na íntegra. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética UFF/HUAP nº 321/11. RESULTADOS: Os sujeitos estabelecem diferentes relações de envolvimento com as emoções, seja não misturando suas emoções com as dos familiares, estabelecendo desta forma uma relação "profissional"; seja se permitindo envolver/afetar com as emoções dos familiares do doador; ou mesmo não se envolvendo em momento algum com as emoções expressas na entrevista. CONCLUSÕES: A maioria dos manejos refletiu a busca pelo bloqueio/abafamento das emoções, evitando-as nesta etapa. Este movimento retrata a incompetência emocional dos sujeitos, uma vez que estes não permitem que aflorem naturalmente suas emoções. Tal movimento reflete de modo negativo na saúde mental destes profissionais.<hr/>BACKGROUND: The family interview is in a delicate process in organ donation because materializes family death. Represents also the time it involves an emotional overload for interviewers called advanced transplant coordinators. AIM: To learn how the advanced transplant coordinators handle the emotions manifest in the family interview for organ donation. METHODS:Interpretative study. The 24 advanced transplants coordinators has participated. Data obtained from semi-structured interviews with eight open questions in the period Jan/May 2012. Was explored the question: "How do you deal with the emotions at the time of interview?". Used discourse analysis of the subjects based on the proposed interpretation in Gadamer's philosophical hermeneutics for understanding the organization and reported data that were recorded and transcribed in full accordingly. This study was approved by the Ethics Committee UFF/HUAP No. 321/11. RESULTS: The subjects establish different relationships involved with emotions, not your emotions blending with the family, thereby establishing a 'professional' relationship; allowing it to engage/affect the emotions of the relatives of the donor; or even not getting involved at some point with the emotions expressed in the interview. CONCLUSIONS:Most managements reflected the search for the lock/muffling of their emotions, avoid them at this stage. This movement portrays the emotional incompetence of the subject, since it does not allow you to naturally welling emotions. This movement reflects negatively on the mental health of those professionals.<hr/>CONTEXTO: La entrevista familiar es un momento delicado en lo proceso de donación de órganos porque materializa para la familia la muerte. Representa también momento que se tiene grande sobrecarga emocional para los entrevistadores llamados coordinadores avanzados de trasplantes. OBJETIVO(S): Aprender cómo los coordinadores avanzados de trasplantes manejan las emociones que se manifiestan en la entrevista familiar para la donación de órganos. METODOLOGÍA: Estudio del tipo interpretativo. Participaron 24 coordinadores avanzados en trasplantes. Datos obtenidos de las entrevistas semi-estructuradas con ocho preguntas abiertas en el período enero/mayo 2012. Se exploró la pregunta: "¿Cómo lidiar con las emociones en el momento de la entrevista?". Utilizada la análisis del discurso sobre la base de la interpretación propuesta en la hermenéutica filosófica de Gadamer para comprensión y organización de los datos presentados que fueron grabados y transcritos en su totalidad. Estudio aprobado por el Comité de Ética UFF/HUAP Nº 321/11. RESULTADOS: Los sujetos establecen diferentes relaciones involucradas con las emociones, sea no mezclando sus emociones con de los familiares, estableciendo así una relación "profesional"; sea permitindo participar/afectarse con las emociones de los familiares del donante; o mismo no se involucrando en algún momento con las emociones expresadas en la entrevista. CONCLUSIONES: La mayoría de las gestiones reflejan la búsqueda de la cerradura/de amortiguación de sus emociones, evitandolas en esta etapa. Este movimiento representa la incompetencia emocional del sujeto, ya que no le permiten que brota naturalmente las emociones. Esto movimiento se refleja negativamente en la salud mental de estos profesionales. <![CDATA[<b>Qualidade de vida e espiritualidade em pessoas idosas institucionalizadas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Associado ao envelhecimento da população está a deterioração progressiva das capacidades, principalmente das funcionais que levam frequentemente ao recurso institucional, podendo os idosos encarar esta situação como desencadeadora de stress. OBJETIVO(S): A Espiritualidade pode ver-se como um mecanismo de adaptação sendo importante avaliar a sua relação com a Qualidade de Vida, aspeto que se constitui como objetivo principal deste estudo. METODOLOGIA: Delineou-se um estudo descritivo-correlacional e transversal com uma amostra representativa de idosos residentes em lar no concelho de Viana do Castelo (n=47), utilizando um protocolo de investigação, que integrou a avaliação de aspetos sociodemográficos, Qualidade de Vida e Espiritualidade. CONCLUSÃO: Verificou-se que de um modo geral, os idosos percecionam uma Qualidade de Vida razoável e a esperança demonstrou ser uma variável importante pela sua ação moderadora, no domínio social da Qualidade de Vida.<hr/>Associated to the aging process of our population is a progressive deterioration of one’s main capabilities, especially the functional ones, which frequently result in the institutionalisation in residential care homes. This situation may viewed by the elderly as a cause for stress. Spirituality can be seen as an adaptation mechanism and it is important to evaluate its relationship to the Quality of Life, which is the main objective of this study. A correlational-descriptive and transversal study took place using a representative sample of senior citizens residents in a care home in the county of Viana do Castelo (n=47). Investigative protocol was used, comprising of an evaluation of the socio-demographics Quality of Life and Spirituality. Overall, the principal results of this study suggest that the elderly perceive to have a reasonable Quality of Life and, hope/faith, proved to be an important variable in the social domain of the Quality of Life.<hr/>Asociado con el envejecimiento es el deterioro progresivo de las habilidades, especialmente la funcional que a menudo conducen a los recursos institucionales, esta situación puede disparar el estrés en las personas mayores. La Espiritualidad puede ser visto como un mecanismo de adaptación, es importante evaluar su relación con la Calidad de Vida, aspecto que constituye el objetivo principal de este estudio. Se realizó un estudio descriptivo-correlacional y transversal, con una muestra representativa de ancianos residentes en el condado de residencia de Viana do Castelo (n = 47) utilizando un protocolo de investigación, que integra la evaluación de los aspectos sociodemográficos, Calidad de Vida y la Espiritualidad. Se encontró que, en general, las personas mayores perciben una Calidad de Vida razonable y la esperanza demostraron ser una variable importante para su acción moderadora en el ámbito social de la Calidad de Vida. <![CDATA[<b>O cuidador familiar no olhar da pessoa com depressão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O papel de cuidador assumido pelo familiar nem sempre é bem aceite pela pessoa que vive depressão, o que tem repercussões na vida familiar, principalmente nas relações interpessoais. OBJETIVOS:Caraterizar a depressão na perspetiva de quem a vive; Caraterizar o papel de cuidador familiar na perspetiva do doente; Descrever reações do doente na relação com os cuidadores familiares. METODOLOGIA: Desenho de natureza qualitativa e indutiva com recurso à Grounded Theory. Seleção de participantes, não probabilística intencional. Realização de entrevista semiestruturada. RESULTADOS: A pessoa deprimida identifica o início, causas, caraterísticas e manifestações da doença. A depressão é vivida de forma intimista pelo doente, desenvolvendo estratégias de enfrentamento e de gestão da sua situação clinica. Na perspetiva do doente, o familiar falha o papel de cuidador por controlo excessivo, falta de compreensão, incapacidade para escutar, chantagem emocional e por vezes agressividade verbal. A pessoa deprimida não reconhece capacidade ao familiar para o ajudar, não o aceita como cuidador, ignora as suas intervenções e conselhos, e o seu sentimento de solidão aumenta. CONCLUSÕES: Quando há uma pessoa com depressão na família, os familiares constroem o papel de cuidador na interação quotidiana e as estratégias de cuidados desenvolvem-se de modo reativo em função do comportamento do doente, adquirindo contornos particulares de conteúdo nem sempre adequado à situação de saúde vivida pela pessoa. O doente não se sente cuidado e não reconhece o familiar como parceiro ativo no seu processo de recuperação.<hr/>BACKGROUND:The caregiver role, taken by the relative, is not always welcomed by the person who suffers from depression, what has an impact in family life, mainly in interpersonal relations. AIM:To characterize depression in the eyes of those who live it; to characterize the family caregiver role in patient’s eyes; to describe patient’s reactions in his relation with family caregivers. METHODS:Qualitative and inductive nature investigation with the use of Grounded Theory. Intentional non-probability selection of participants. Carry out of a semi-structured interview. RESULTS:The depressed person identifies the beginning of the disease, its causes, characteristics and manifestations. The patient experiences depression in an intimate way, developing tackling and management of his clinical situation strategies. In his eyes, the relative fails its caregiver role due to excessive control, lack of understanding, incapacity to listen, emotional blackmail and, sometimes, verbal aggression. The depressed person does not believe his relative is capable of helping him, does not accept him as a caregiver, ignores all his advices and interventions and his feeling of loneliness increases. CONCLUSIONS:When there is someone in family who suffers from depression, relatives build the role of caregiver in everyday interaction, and caregiving strategies get developed in a reactive way, according to patient’s behavior, acquiring particular outlines of content that, sometimes, does not fit patient’s health condition. The patient feels uncared-for and does not recognize his relative as an active partner in his recovery process.<hr/>CONTEXTO:El papel de cuidador asumido por la familia no siempre es bien aceptado por la persona que vive la depresión, lo que tiene un impacto en la vida familiar, especialmente en las relaciones interpersonales. OBJETIVOS:Caracterizar la depresión en la perspectiva de quien la vive; Caracterizar el papel del cuidador familiar en la perspectiva del paciente; Describir las reacciones del paciente en la relación con los cuidadores familiares. METODOLOGÍA:Investigación de naturaleza cualitativa y inductiva, usando la Teoría Fundamentada. Selección de participantes por muestra no probabilista intencional. Entrevistas semiestructuradas. RESULTADOS: La persona deprimida identifica el comienzo, causas, características y manifestaciones de la enfermedad. La depresión es vivida de forma muy íntima por el paciente, desarrollando estrategias para hacer frente a la enfermedad. En la perspectiva del paciente, el familiar falla el rol de cuidador por falta de comprensión, incapacidad para escuchar, chantaje emocional y a veces agresión verbal. El paciente no reconoce capacidad al familiar para ayudar, no lo acepta como cuidador, ignora sus intervenciones y consejos y por eso su sentimento de soledad aumenta. CONCLUSIONES:Cuando hay una persona con depresión en la família, los familiares construyem el rol de cuidador en la interacción diaria. Las estrategias de cuidados se desarrollan de modo reactivo en función del comportamiento del paciente y el cuidado adquiere características particulares. El paciente no se siente cuidado y no reconoce el familiar como un compañero activo en su proceso de recuperación. <![CDATA[<b>Vulnerabilidade ao <i>stress</i> e qualidade de vida em familiares de pessoas com alcoolismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A convivência dos familiares com uma pessoa com alcoolismo pode ser vista como uma situação de stress, devido à imprevisibilidade do seu comportamento e às dificuldades económicas e às situações de abuso verbal e físico que coocorrem. Aborda-se o conceito de Vulnerabilidade ao Stress (VS), pois cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo problema e o enfermeiro, ao conhecer essa vulnerabilidade, poderá intervir de forma mais eficiente, contribuindo para uma melhor Qualidade de Vida (QV). OBJETIVO(S):Descrever a VS e a sua relação com a QV em familiares de pessoas com alcoolismo. Pretendemos identificar algumas intervenções de enfermagem que permitam uma melhoria da QV desses familiares. METODOLOGIA:Estudo transversal, descritivo e correlacional. Aplicámos os questionários de Vulnerabilidade ao Stress (23QVS) e de Estado de Saúde (SF-36V2) a 200 familiares de pessoas com dependência alcoólica, diagnosticada há, pelo menos, um ano. RESULTADOS: A amostra foi essencialmente composta por mulheres, casadas e empregadas. Os familiares mostraram-se, de uma forma geral, pouco vulneráveis ao stress (M=39,92; DP=13,15). A VS estava associada a uma maior idade e a uma menor escolaridade. Nos diferentes domínios da escala de QV, o maior comprometimento ocorreu na Vitalidade (M=50,30; DP=21,51) e na Saúde Mental (M=56,78; DP=22,94). CONCLUSÕES: Os dados sugerem que a VS está associada a uma pior perceção da QV, mostrando, portanto, a necessidade das intervenções de enfermagem terem como objetivo ajudar os familiares a gerir o stress e promoverem uma maior resiliência.<hr/>The coexistence of relatives with a person with alcoholism may be seen as a situation of stress due to the unpredictability of their behaviour, economic difficulties and concurrent situations of verbal and physical abuse. This study addresses the concept of Vulnerability to Stress (VS), as each person reacts differently to the same problem and, where nursing staff become aware of this vulnerability, they may be able to intervene more efficiently, contributing to a better Quality of Life (QoL). OBJECTIVE(S):To find out about VS and its relationship with QoL in relatives of people with alcoholism. We intend to identify some nursing interventions that may improve the relatives’ QoL. METHODOLOGY:Cross-sectional, descriptive and correlational study. We applied the Vulnerability to Stress (23QVS) and Health Status (SF-36V2) questionnaires to 200 relatives of people with alcohol dependence who were diagnosed at least one year ago. RESULTS:The sample was composed primarily of married and employed women. In general, the relatives showed little vulnerability to stress (M=39.92; SD=13.15). VS was associated with greater age and lower level of education. In the different domains of the QoL scale, vitality (M=50.30, SD=21.51) and mental health (M=56.78, SD=22.94) were most compromised. CONCLUSIONS:The data suggest that VS is associated with a worse perception of QoL, therefore showing the need for nursing interventions to be directed towards helping relatives to manage stress and promote greater resilience.<hr/>La convivencia de los familiares con una persona con alcoholismo puede vivirse como una situación estresante, debido al carácter imprevisible del comportamiento Y a las dificultades económicas. Abordamos el concepto de vulnerabilidad al estrés (VE), ya que cada persona reacciona de formas diferentes ante el mismo problema. El personal de enfermería, al conocer esa vulnerabilidad, podrá intervenir de una forma más eficiente, lo que contribuirá a mejorar la calidad de vida (CV). OBJETIVOS:Conocer la VE y su relación con la CV en familiares de personas con alcoholismo. Pretendemos identificar intervenciones del personal de enfermería que permitan mejorar la CV de los familiares. METODOLOGÍA:Estudio de carácter transversal, descriptivo y correlacional. Se presentaron los cuestionarios de vulnerabilidad al estrés (23 QVS) y del estado de salud (SF-36V2) a 200 familiares de personas con dependencia alcohólica diagnosticada como mínimo hace un año. RESULTADOS:La muestra estaba fundamentalmente integrada por mujeres casadas y en activo. Por lo general, los familiares se mostraron poco vulnerables al estrés (M=39,92; DP=13,15). Se observó que la VE estaba asociada a personas de más edad y con menor formación académica. En la escala CV, los aspectos más afectados fueron la vitalidad (M=50,30; DP=21,51) y la salud mental (M=56,78; DP=22,94). CONCLUSIONES:Los datos obtenidos indican que la VE está asociada a una peor percepción de la CV, con la necesidad de las intervenciones del personal de enfermería para ayudar a los familiares a gestionar el estrés y una mayor recuperación. <![CDATA[<b>Determinantes na transição para a parentalidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A transição para a parentalidade requer mudanças cognitivas, afetivas e comportamentais. A puérpera está dependente de vários fatores que poderão facilitar ou dificultar a transição para a maternidade, uma vez que o puerpério é um período bastante propício à existência de alterações psicoemocionais. OBJETIVO(S): Neste estudo, os objetivos passaram por procurar conhecer as características sociodemográficas e obstétricas das puérperas internadas em serviços de Obstetrícia; Determinar o nível de alterações psicoemocionais percecionado pelas puérperas internadas em serviços de obstetrícia e Verificar a relação entre o nível de alterações psicoemocionais e algumas caraterísticas sociodemográficas e obstétricas das puérperas internadas em serviços de obstetrícia. METODOLOGIA: Estudo descritivo - correlacional. Aplicação de um questionário relativo aos dados sociodemográficos e obstétricos, e Escala de Avaliação de Alterações Psicoemocionais do Puerpério (EAPP) a uma amostra não probabilística de 194 mulheres puérperas internadas. RESULTADOS: A média de idades das participantes foi de 29 anos, maioritariamente eram casadas e possuíam o ensino secundário. A maioria destas puérperas desejaram e planearam a sua gravidez, tendo realizado um parto eutócico. O nível de alterações psicoemocionais nestas mulheres revelou-se baixo. Evidenciou-se que fatores como a frequência de aulas de preparação para o parto, o tipo de parto e o número de partos anteriores influenciam o nível de alterações psicoemocionais. CONCLUSÕES: Ao estudarmos as alterações psicoemocionais que se podem desenvolver durante o período puerperal, concluímos que a grande maioria das mulheres puérperas revelou níveis de alterações psicoemocionais baixos, no entanto, pensamos ser fundamental debruçarmo-nos sobre os fatores que parecem influenciar o mesmo, nomeadamente a frequência de cursos de preparação para o parto.<hr/>BACKGROUND: Thetransition to parenthood requires cognitive, affective and behavioral changes. The postpartum is dependent on several factors that may facilitate or impede the transition to motherhood, since the puerperium is quite conducive to the existence of psycho-emotional changes period. AIM: In this study, the objectives started by seeking to know the socio-demographic and obstetric characteristics of women interned in Obstetrics services; determine the level of psycho-emotional changes percecionado by women interned in Obstetrics services and know the relationship between the level of psycho-emotional changes and some socio-demographic and obstetric characteristics of women interned in Obstetrics services. METHODS: A descriptive study - correlational. A questionnaire concerning sociodemographic and obstetric data, and ‘Scale Changes the psycho-emotional Puerperium (EAPP)’ to a non-probabilistic sample of 194 postpartum women hospitalized. RESULTS: Themean age of participants was 29 years, were mostly married, had secondary education and wanted and planned her pregnancy and achieved a normal delivery. The level ofpsycho-emotional changes in these women proved to be low. Became evident that factors such as frequency of classes preparing for childbirth, type of delivery and the number of previous births, influence the level of psycho-emotional changes. CONCLUSIONS: As we study the psycho-emotional changes that may develop during the postpartum period, we conclude that the vast majority of postpartum women showed lower levels of psycho-emotional changes, however, we think it essential to further studies in this field with a longitudinal character, still leaning on the factors that seem to influence the same, including the frequency of courses in preparation for childbirth.<hr/>CONTEXTO: La transición a la paternidad requiere cambios cognitivos, afectivos y conductuales. El posparto depende de varios factores que pueden facilitar o dificultar la transición a la maternidad, ya que el puerperio es bastante propicio para la existencia del psico-emocional período de cambios. OBJETIVO(S): En este estudio, los objetivos iniciadas por tratar de conocer las características socio demográficas y obstétricas de las mujeres internadas en los servicios de obstetricia; determinar el nivel de los cambios psico-emocionales y conocer la relación entre el nivel de los cambios psico-emocionales y algunas características socio-demográficas y obstétricas de las mujeres internadas en los servicios de obstetricia. METODOLOGÍA: Estudiodescriptivo - correlaciónale. Aplicado cuestionario sobre datos socio demográficos y obstétricos, y ‘Escala de Alterações Psicoemocionais do Puerpério (EAPP)’ a una muestra de 194 mujeres. RESULTADOS: La edad de las participantes fue de 29 años, se casaron, tenía educación secundaria y tenía deseado y el previsto su embarazo y lograron un parto normal. El nivel de cambios psico-emocionales en estas mujeres resultó ser bajo. Factores tales como la frecuencia de las clases de preparación para el parto, tipo de parto y el número de partos previos, influí en el nivel de los cambios psico-emocionales. CONCLUSIONES: Se concluye que la mayoría de las mujeres después del parto mostraron niveles más bajos de los cambios psico-emocionales, sin embargo creemos que es esencial más estudios sobre los factores que parecen influir en la misma, incluyendo la frecuencia de los cursos de preparación para el parto. <![CDATA[<b>O sofrimento do regresso ao trabalho após a licença parental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A crescente participação feminina no mercado de trabalho levanta questões relacionadas com a gestão dos tempos entre responsabilidades profissionais e familiares, com particular relevância quando as mulheres se tornam mães. OBJETIVO: Este estudo procurou compreender as experiências das mães que regressam ao trabalho após o término da licença parental. METODOLOGIA: Grounded Theory, com a participação de cinco pais e cinco mães (casais). Recolha de dados a partir de entrevistas semiestruturadas, antes e após o reinício da atividade laboral materna (total de 30 entrevistas). Recolha, codificação e análise dos dados realizadas de modo simultâneo e recursivo, num processo evolutivo constante. RESULTADOS: Explicitam a difícil e desafiadora coexistência de papéis desempenhados pela mulher trabalhadora quando se torna mãe. Descrevem a categoria sofrendo com o regresso ao trabalho, que reflete a experiência da mãe ao se ver sujeita a afastar-se do filho para retomar a atividade laboral, finda a licença parental. Integram as subcategorias: angustiando-se com o regresso ao trabalho que se avizinha, percebendo a esposa perturbada com o regresso ao trabalho, tendo necessidade de confortar a esposa em sofrimento, vivendo conflitos no papel parental, deparando-se com dificuldades para continuar amamentando e sofrendo menos por ter condições laborais facilitadas. CONCLUSÕES: O timing do regresso ao trabalho é especialmente crítico na transição para a parentalidade, causando sofrimento nas mães e perturbando toda a dinâmica familiar. Constitui-se, por isso, um desafio para a resiliência das mulheres e suas famílias, e deve ser objeto de intervenção de enfermagem.<hr/>BACKGROUND: The increasing female participation in the labor market raises issues related to the management of time between work and family responsibilities, with particular relevance when women become mothers. OBJECTIVE: This study aimed to understand the experiences of mothers who returned to work after paid maternity leave. METHODOLOGY: Grounded Theory, with the participation of five fathers and five mothers (couples). Data collection used a semi-structured interview, before and after the mother’s return to work (total of 30 interviews). Data collection, codification and analysis were undertaken in a simultaneous and recursive manner, in a constantly evolutive process. RESULTS: Explain the difficult and challenging coexistence of roles played by the working woman when she becomes a mother. Describe the category suffering with the return to work, which reflects the experience of the mother perceiving herself withdrawn from the child in order to return to work, once parental leave expires. Integrate the subcategories: distress over the impending return to work,perceiving the wife upset over the return to work, having the need to comfort the distressed wife, experiencing conflict within the role of parent, stumbling upon breastfeeding difficulties andsuffering less when having easier work conditions. CONCLUSIONS: The timing of the return to work is especially critical in the transition to parenthood, causing suffering in mothers and disturbing the whole family dynamic. It constitutes, therefore, a challenge to the resilience of women and their families and should be object of nursing intervention.<hr/>CONTEXTO: El aumento de la participación femenina en el mercado laboral plantea cuestiones relacionadas con la gestión del tiempo entre las responsabilidades laborales y familiares, especialmente cuando las mujeresse convierten en madres. OBJETIVO: Este estudio tuvo como objetivo comprender las experiencias de las madres que regresan al trabajo después de transcurrido el permiso parental. METODOLOGÍA: Teoría Fundamentada, con la participación de cinco padres y cinco madres (parejas). Recogida de datos a partir de entrevistas semiestructuradas, antes y después de la madre reanudar la actividad laboral (total: 30 entrevistas). Colección, codificación y análisis de datosrealizados de forma simultánea y recursiva, en un proceso evolutivo constante. RESULTADOS: Explican la difícil y desafiadora coexistenciade los papelesdesempeñados por la mujer trabajadoracuando se convierte en madre. Describen la categoría sufriendo conel regreso al trabajo, que refleja la experiencia dela madre al verse obligada a apartarse del hijo para retomar la actividad laboral una vez terminado el permiso parental. Integran las subcategorías: angustiándose con el regreso al trabajo que se avecina, percibiendo la esposa perturbada con el regreso al trabajo, teniendo la necesidad de reconfortar a la esposa en sufrimiento, viviendo conflictos en el papel parental, deparándose con dificultades para continuar amamantando y sufriendo menos por tener condiciones laborales facilitadas. CONCLUSIONES: El timing del retorno al trabajoes especialmente crítico en la transición a la parentalidad, causando sufrimiento en las madres y perturbando toda la dinámicafamiliar. Se constituye, por eso, un desafío para laresiliencia de las mujeres y sus familias, y debe ser objeto de intervenciones de enfermería. <![CDATA[<b>Ritmos sociais e volume de atividade social de pessoas em programa de substituição com metadona</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Os ritmos circadianos no ser humano, para além de serem alinhados ou sincronizados por zeitgebers de natureza física, também são sincronizados por zeitgebers de natureza social. A alteração do zeitgebers expõe a pessoa a grandes possibilidades de adoecer. Diversas opiniões sugerem que pessoas dependentes de substâncias psicoativas ilícitas têm ritmos próprios que não se sincronizam com os ritmos da sociedade, nem com os ritmos biológicos. OBJETIVO: Descrever os ritmos sociais (MRS) e o nível de atividade social (INA) de pessoas em programa de substituição com metadona. METODOLOGIA: Participaram 47 sujeitos com dependência opiácea a frequentar um programa de substituição com metadona. Instrumentos: Métrica dos Ritmos Sociais; Índice de Graffar e Questionário de Dados Sociodemográficos e Clínicos. Todos os procedimentos éticos foram respeitados. Para a análise estatística recorreu-se ao IBM SPSS Statistics, versão 19.0. Foi considerado estatisticamente significativo um valor de p <.05. RESULTADOS: Os separados/divorciados possuíam maior INA, seguidos dos solteiros e casados. Os desempregados possuíam maior lNA que os empregados. Os empregados revelaram valores inferiores de MRS. Os sujeitos com filhos apresentaram menor INA e MRS. Os sujeitos revelaram regularidade dos ritmos sociais, embora apresentassem muito baixo nível de atividade social. CONCLUSÕES: Para além das relações significativas com algumas variáveis sociodemográficas, os dados também dizem que os sujeitos apresentam ritmicidade social, embora com relações sociais pobres, o que indica uma diminuição da interação social, com as implícitas consequências negativas na saúde.<hr/>BACKGROUND: Circadian rhythms in humans, as well as being aligned or synchronized by zeitgebers of physical nature, are also synchronized by zeitgebers of social nature. Changing the zeitgebersexposes the person to great possibilities of becoming ill. Several opinions suggest that people addicted to illicit psychoactive substances have their own rhythms that do not synchronize with the rhythms of society, nor with biological rhythms. AIM: To describe the Social Rhythms (SMR) and the social Activity Level Index (ALI) of people in methadone substitution program. METHODS: 47 subjects with opioid dependence attending a methadone substitution program. Instruments: Social Rhythms Metric; Graffar Index and Socio-Demographic and Clinical Data Questionnaire. All ethical procedures were respected. For statistical analysis we used the IBM SPSS Statistics, version 19.0. Was considered statistically significant a p value < .05. RESULTS: The separated/divorced had higher ALI, followed by single and married. The unemployed had higher ALI than employees. Employees showed lower values of SMR. Individuals with children had lower ALI and SMR. The subjects showed regularity of social rhythms, although showing very low level of social activity. CONCLUSIONS: In addition to the significant relationships to socio-demographic variables, the data also show that individuals have social rhythmicity, although with poor social relationships, which indicates a decrease in social interaction, with implicit negative health consequences.<hr/>CONTEXTO: Los ritmos circadianos en los seres humanos, así como estar alineados o sincronizados por zeitgebers de la naturaleza física (por ejemplo, ciclo de luz/oscuridad), también están sincronizados por zeitgebers naturaleza social. El alteración los zeitgebers expone la persona a las grandes posibilidades de enfermarse. Opiniones diversas sugieren que las personas dependientes de las drogas ilegales tienen sus propios ritmos que no se sincronizan con los ritmos de la sociedad y los ritmos biológicos OBJETIVO: Describir los ritmos sociales (MRS) y el nivel de actividad social (INA) de las personas en el programa de sustitución con metadona. METODOLOGÍA: 47 sujetos con dependencia de opiáceos integrados en un programa de sustitución con metadona. Instrumentos: Métrica de los Ritmos Sociales; Índice de Graffar e Cuestionario de Datos Socio Demográficos y Clínicos. Todos los procedimientos éticos fueron respetados. Para el análisis estadístico se utilizó el IBM SPSS Statistics, versión 19.0. Se consideró estadísticamente significativo un valor de p < .05. RESULTADOS: Los separados/divorciados tuvieron mayor INA, seguido de solteros y casados. Los desempleados tenían una mayor actividad social que los empleados. Los empleados mostraron valores inferiores de MRS. Las personas con hijos tuvieron menor INA y MRS. Los sujetos mostraron regularidad de los ritmos sociales, aunque con muy bajo nivel de actividad social. CONCLUSIONES:Además de las relaciones significativas con las variables sociodemográficas, los datos también decir que los individuos tienen la ritmicidad social, aunque con pobres relaciones sociales, lo que indica una disminución de la interacción social, con consecuencias negativas para la salud. <![CDATA[<b>Saúde mental numa população não clínica de jovens adultos</b>: <b>Da psicopatologia ao bem-estar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Em termos históricos, a investigação da saúde mental alicerçou-se nos pressupostos teóricos do modelo médico, que a define como a ausência de doença mental ou psicopatologia. Atualmente, a saúde mental para além da ausência de doença mental, envolve o bem-estar, designado por alguns autores de saúde mental positiva (Keyes, 2005). OBJETIVO(S): Neste sentido, apresenta-se um estudo, que tem como objetivo caraterizar a saúde mental de jovens adultos relativamente à doença mental/psicopatologia e à saúde mental positiva/bem-estar. METODOLOGIA: Neste estudo, participaram 157 jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, residentes na ilha de São Miguel, Açores. Os dados foram recolhidos com recurso a um Questionário Sócio-Demográfico, à Versão Portuguesa da Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS), à Escala Continuum de Saúde Mental - Versão Reduzida (Adultos) (MHC-SF) e à Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS, versão 22. RESULTADOS: No que respeita aos resultados, são apresentados os níveis de psicopatologia e os níveis de saúde mental positiva, bem como as diferenças nestes de acordo com variáveis sociodemográficas. CONCLUSÕES: Em termos gerais, a população em estudo apresenta baixos níveis de psicopatologia, nomeadamente ansiedade, depressão e stress, e níveis elevados de saúde mental positiva, encontrando-se em flourishing.<hr/>BACKGROUND: In historical terms, the investigation of mental health based it’s foundations on the teorical assumptions of the medical model, which defines it as the absence of mental disease or psychopathology. Nowadays, beside the absence of mental disease, mental health involves well-being, designated by some authors of positive mental health (Keyes, 2005). AIM: In this way, we present a study that have as an objective, characterize young Azorean adults mental health relatively to mental disease/psychopathology and to well-being/positive mental health. METHODS: In this study, participated 157 young adults aged between 18 and 30 years old, living in São Miguel’s Island, Azores. Data was collected with resource to a Socio-Demographic Quiz, to the Portuguese version of Warwick-Edinburgh mental well-being scale (WEMWBS), to Mental Health Continuum scale - reduced version (Adults) (MHC-SF) and to Stress, anxiety and depression scale (EADS-21). Data was treated with resource to the statistical program SPSS, version 22. RESULTS: Regarding the results, psychopathology levels and positive mental health levels present themselves as well as the differences in these according with socio-demographic variables. CONCLUSIONS: Generally, the population in study presents low levels of psychopathology, namely anxiety, depression and stress, and high levels of well-being/positive mental health, lying in flourishing.<hr/>CONTEXTO: Históricamente, la investigación de la salud mental de sus fundamentos en los supuestos teóricos del modelo médico, que lo define como la ausencia de enfermedad o psicopatología mental. Actualmente, la salud mental más allá de la ausencia de la enfermedad mental, consiste en bienestar, designado por algunos autores de la salud mental positiva (Keyes, 2005). OBJETIVO(S): En este sentido, se presenta un estudio que tiene como objetivo caracterizar la salud mental de los jóvenes en relación con la enfermedad mental/la psicopatologia y la salud mental positiva/bienestar mental. METODOLOGÍA: Este estudio incluyó a 157 adultos jóvenes de entre 18 y 30 años, residentes en la isla de São Miguel, Azores. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario sociodemográfico, la versión en Portugués de la Escala de Bienestar Mental Warwick-Edimburgh (WEMWBS), la Escala Continuo de Salud Mental - Versión reducida (adultos) (MHC-SF), y la Escala de Ansiedad, Depresión y Estrés (EADS-21). Los datos fueron procesados mediante el programa estatístico SPSS, versión 22. RESULTADOS: En cuanto a los resultados, se presentan niveles de psicopatología y los niveles de la salud mental positiva, así como las diferencias en estos de acuerdo a las variables sociodemográficas. CONCLUSIONES: En términos generales, la población del estudio tiene bajos niveles de psicopatología, incluyendo la ansiedad, la depresión y el estrés, y los altos niveles de salud mental positiva, acostado en el florecimiento. <![CDATA[<b>Comorbidades em usuários de um serviço de saúde mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O cuidado biopsicossocial em saúde mental engloba diversos conhecimentos e tem como objetivo intervir nos três eixos da reabilitação psicossocial: habitar/morar, trabalho e rede social. Nesta perspectiva, é salutar perceber a ocorrência de comorbidades. A comorbidade psiquiátrica é a ocorrência simultânea de dois ou mais transtornos mentais na mesma pessoa. Já a comorbidade física em doentes mentais, ocorre quando há coexistência de patologias físicas e mentais. OBJETIVO: Investigar a ocorrência de comorbidades em usuários de um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de São Paulo - Brasil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo em que foram entrevistados 15 usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Foram observados sinais e sintomas de outras doenças em todos os sujeitos entrevistados. RESULTADOS: Como diagnóstico psiquiátrico considerou-se a esquizofrenia, como o mais frequente. As principais alterações físicas foram em relação ao excesso de peso, obesidade abdominal, tabagismo e etilismo. Outros sintomas observados podem estar associados ao uso de psicofármacos e seus efeitos colaterais. CONCLUSÕES: A comorbidade está presente em usuários do serviço de saúde mental. Para um cuidado integral é necessário conhecer o sujeito como um todo, construindo em conjunto, equipe e usuário, através de diálogo em que o sujeito é colocado no centro de seu cuidado.<hr/>BACKGROUND: Bio-psycho-social care in mental health involves different types of knowledge, and the objective is the intervention in the three areas of psychosocial rehabilitation: living, working and the social net. On this perspective, it is healthy to notice the occurrence of comorbidities. Psychiatric comorbidity is the simultaneous occurrence of two or more mental disorder in the same person. Whereas, physical comorbidity in a person with mental disorder happens when physical and mental pathologies coexist. AIM: investigate the occurrence of comorbidities among the patients of a Mental Health Service in the city of Sao Paulo, Brazil. METHODS: this article is a qualitative study, in which 15 patients of a Mental Health Service were interviewed. It was observed signs and symptoms for other diseases in all the subjects. RESULTS: Schizophrenia appeared as the most frequent psychiatric diagnosis. The main physical alterations were related to overweight, obesity, consumption of tobacco and alcohol. Other symptoms were observed that can be associated to the use of psychopharmacological drugs and its side effects. CONCLUSIONS: Comorbidity is present among psychiatric patients. In order to offer a comprehensive health care, it is required to have a planned care by health team and patient together, through dialog, having the subject at the center of his/her own care.<hr/>CONTEXTO: El cuidado biopsicosocial en la salud mental engloba diversos conocimientos y tiene como objetivo intervenir en las tres áreas de la rehabilitación psicosocial: habitar, trabajo y red social. En esta perspectiva, es saludable notar la ocurrencia de comorbilidades. La comorbilidad psiquiátrica es la ocurrencia simultánea de dos o más trastornos mentales en la misma persona. La comorbilidad física en personas con trastornos mentales ocurre cuando coexisten patologías física y mental. OBJETIVO:Investigar la ocurrencia de las comorbilidades en los usuarios de un Servicio de Salud Mental de la ciudad de Sao Paulo, Brasil. METODOLOGÍA: Se trata de un estudio cualitativo en que fueron entrevistados 15 usuarios de un Centro de Atención Psicosocial. Han sido observados señales y síntomas de otras enfermedades en todos los individuos entrevistados. RESULTADOS: Como diagnóstico psiquiátrico se considera la esquizofrenia, como lo más frecuente. Las principales alteraciones físicas fueron con relación al exceso de peso, obesidad abdominal, tabaquismo y etilismo. Otros síntomas observados pueden estar asociados al uso de psicofármacos y sus efectos colaterales. CONCLUSIÓNES: La comorbilidad está presente en usuarios del servicio de salud mental. Para un cuidado integral es necesario conocer al individuo como un todo, construyendo en conjunto, equipo y usuario, a través de diálogos en que el individuo es puesto en el centro de su cuidado. <![CDATA[<b>Avaliação do padrão de uso do álcool entre moradores de uma região socialmente vulnerável</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O álcool, entre as drogas de abuso, é a substância psicoativa mais largamente consumida no mundo. O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, feito no Brasil e publicado em 2013 aponta que a taxa de dependência e/ou abuso de álcool na população é de 6,8% sendo 10,5% homens e 3,6% mulheres. OBJETIVO(S): Neste artigo tem-se por objetivo apresentar o padrão de consumo de álcool e as intervenções realizadas em uma comunidade socialmente vulnerável, do município de Belo Horizonte, Minas Gerais. METODOLOGIA: Realizou-se um rastreamento do consumo de álcool entre 47 participantes, com idades superiores a 18 anos, por meio do Alcohol Use Disorders Identification Test. Foi feito um estudo transversal para a análise quantitativa dos dados. Diante do cenário pesquisado, adotou-se a pesquisa ação como uma estratégia metodológica, para fazer as intervenções a partir da classificação do padrão de consumo da população estudada. As intervenções realizadas foram norteadas pelos resultados do referido teste. RESULTADOS: Os escores do teste foram obtidos conforme as zonas de classificação do padrão de consumo de álcool, resultando: zona I, 61,7%; zona II, 6,4; zona III, 14,9% e zona IV, 17,0%. Dentre as pessoas classificadas nas zonas III e IV 25,9% residiam com crianças e adolescentes. CONCLUSÕES: Ressalta-se a importância da manutenção de atividades de promoção à saúde e prevenção ao uso e abuso de álcool como parte do cuidado de saúde prestado pela equipe que assiste a população estudada.<hr/>BACKGROUND: The alcohol, between drug abuse, is the most widely consumed psychoactive substance in the world. The II National Alcohol and Drug Survey, conducted in Brazil and published in 2013 shows that the rate of addiction and / or abuse of alcohol in the population is 6.8% and 10.5% men and 3.6% women. AIM: This paper aims to present the pattern of alcohol consumption and their interventions in a socially vulnerable community, the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. METHODS: We conducted a trace of alcohol consumption among 47 participants, aged over 18 years, through the Alcohol Use Disorders Identification Test. A cross-sectional study was done for the quantitative analysis of the data. Against the backdrop researched, action research was adopted as a methodology to make interventions from the classification of the study population consumption pattern. RESULTS: The test scores were obtained depending on the zone classification of the pattern of alcohol consumption, resulting in: zone I, 61,7%, zone II, 6,4%, zone III,14,9%, zone IV, 17,0%. Among persons classified in zones III and IV 25,9% lived with children and adolescents. CONCLUSIONS: It emphasizes the importance of maintaining health promotion and prevention of alcohol use and abuse as part of the health care provided by thes team that assists the population studied.<hr/>CONTEXTO: El alcohol de las drogas de abuso son las drogas psicoactivas más consumidas en el mundo. Lo II Nacional de Alcohol y Drogas de Encuesta, realizada en Brasil y publicado en 2013 muestra que la tasa de dependencia y / o abuso de alcohol entre la población es de 6,8% y 10,5% hombres y 3,6% mujeres. OBJETIVO(S): Este artículo tiene como objetivo presentar el patrón de consumo de alcohol y las intervenciones llevadas a cabo en una comunidad socialmente vulnerables, la ciudad de Belo Horizonte, Minas Gerais. METODOLOGÍA: Había un rastro de consumo de alcohol entre los 47 participantes, mayores de 18 años, a través del Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Un estudio transversal se llevó a cabo para el análisis cuantitativo de los datos. En el contexto investigado, se adoptó la investigación-acción como metodología para realizar intervenciones de la clasificación del patrón de consumo de la población de estudio. Las intervenciones fueron guiados por los resultados de esa prueba. RESULTADOS: Los resultados del test se obtuvieron de acuerdo a las zonas de clasificación estándar de alcohol, lo que resulta en: zona I, el 61,7%; la zona II, 6,4; Zona III, 14,9% y la zona IV, 17,0%. Entre las personas clasificadas en las zonas III y IV 25,9% vivían con niños y adolescentes. CONCLUSIONES: Hacemos hincapié en la importancia de mantener las actividades para promover la salud y prevenir el uso y abuso de alcohol como parte de la asistencia grupo prestada por el personal de atención a la población estudiada. <![CDATA[<b>Impacto da literacia em saúde nos comportamentos promotores de saúde em gestão de <i>stresse</i> em adolescentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Apesar de não demonstrada a relação causal entre uma limitada literacia em saúde e comportamentos promotores de saúde, resultados de investigação permitem afirmar que o desenvolvimento de literacia em saúde permite a promoção deste tipo de comportamentos. OBJETIVO(S): Pretendeu-se conhecer os níveis de literacia em saúde e comportamentos promotores de saúde em gestão de stresse numa amostra de adolescentes portugueses, bem como conhecer o impacto da literacia em saúde nos comportamentos promotores de saúde em gestão de stresse, nessa mesma amostra. METODOLOGIA: Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo-correlacional, transversal. A amostra selecionada compreendeu 1215 adolescentes, com idade entre os 14 e os 20 anos, de ambos os sexos, a frequentar o ensino secundário no distrito de Leiria. Os dados foram recolhidos através de um questionário de autopreenchimento, constituído por questões sociodemográficas, a Adolescent Health Promotion Scale e o Instrumento de Avaliação da Literacia em Saúde. RESULTADOS: Encontraram-se bons níveis de literacia em saúde e comportamentos promotores de saúde em gestão de stresse na amostra. Encontraram-se correlações estatisticamente significativas entre os dois conceitos, sendo parte da variância dos comportamentos promotores de saúde em gestão de stresse explicada pelos níveis de literacia em saúde nesta área. CONCLUSÕES: A amostra apresenta bons níveis de literacia em saúde e de comportamentos promotores de saúde em gestão do stresse, tendo sido encontrada uma relação de causalidade entre os conceitos no grupo estudado.<hr/>BACKGROUND: Although as not been demonstrated a causal relationship between a limited health literacy and health-promoting behaviors, results of research allows to affirm that the development of health literacy acknowledge the promotion of this type of behavior. AIM: It was intended to know the levels of health literacy and health-promoting behaviour in stress management on a sample of Portuguese adolescents, as well as the impact of health literacy on health-promoting behaviors in stress management, on the same sample. METHODS: It was held a quantitative study, descriptive-corelational and transversal. The sample selected included 1215 adolescents, aged between 14 and 20 years, of both sexes, attending secondary school in the District of Leiria. The data was collected through a self-fill questionnaire, consisting of demographic questions, the Adolescent Health Promotion Scale and the assessment tool of health literacy. RESULTS: It has been discovered good levels of health literacy and health-promoting behaviour in stress management in the sample. Statistically significant correlations have been found between the two concepts, being part of the variance of the behaviors health promoters in stress management explained by health literacy levels in this area. CONCLUSIONS: The sample presents good levels of health literacy and health-promoting behaviors in managing stress, having been found a causal link between the concepts in the studied group.<hr/>CONTEXTO: Aunque no demostrado la relación causal entre una limitada literacia en salud y comportamientos promotores de salud, algunos resultados de investigación permiten afirmar que el desarrollo de literacia en salud permite la promoción de este tipo de comportamiento. OBJETIVO(S): Fue pensado para conocer los niveles de literacia en salud y comportamientos promotores de salud en gestión de estrés en una muestra de adolescentes portugueses, así como el impacto de la literacia en salud en los comportamientos promotores de salud en la gestión de estrés, en esa misma muestra. METODOLOGÍA: Un estudio cuantitativo, descriptivo correlacional, transversal. La muestra seleccionada incluye a 1215 adolescentes, de edades comprendidos entre 14 y 20 años, de ambos sexos, que asisten a la escuela secundaria en la provincia de Leiria. Los datos se han recogido através de una auto-encuesta, consistiendo en cuestiones demográficas, de la Adolescent Health Promotion Scale e del Instrumiento de Evaluación de Literacia en Salud. RESULTADOS: Se han encontrado en la muestra buenos niveles de salud y comportamiento promotoras de la salud en la gestión del estrés. Se han encontrado correlaciones estadísticamente significativas entre los dos conceptos, siendo parte de la varianción de los promotores de salud de comportamientos en manejo del estrés es explicada por los niveles de literacia de salud en esta área. CONCLUSIONES: La muestra presenta buenos niveles de literacia de salud y de comportamientos en gestión de estrés, siendo que se encontró una relación de causalidad entre los distintos conceptos en el grupo estudiado. <![CDATA[<b>Prioridades de investigação em saúde mental e a transformação do modelo assistencial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Nas duas últimas décadas o Brasil passou por um processo de transformação do seu modelo de atenção em saúde mental, caracterizado pelo redirecionamento de um cuidado antes centrado na internação hospitalar para uma lógica de atenção focada em serviços de base comunitária. OBJETIVO(S): Este estudo teve como objetivo analisar a produção de conhecimento em Saúde Mental por parte dos enfermeiros do Brasil no que se refere às temáticas prioritárias da Agenda de Saúde Mental. METODOLOGIA: Buscou-se informações contidas em artigos, em língua portuguesa indexados nas bases de dados científicos. Para contextualizar o tema, foi feito um levantamento também a respeito da distribuição dos serviços de saúde mental no Brasil. RESULTADOS: A partir de uma busca na base de dados, foram encontrados 54 artigos. Dentre eles, pôde-se notar que há no Brasil uma produção desigual no que diz respeito ao volume de pesquisas em enfermagem de Saúde Mental para cada região do país.Propõe-se que os enfermeiros busquem sintonizar suas pesquisas às temáticas priorizadas na Agenda de Saúde Mental. A articulação em torno da Agenda é a ação mais importante na legitimação deste instrumento na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil, e permitirá que prioridades de pesquisa em saúde estejam em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde. CONCLUSÕES: Há uma necessidade de mais estudos de avaliação para comparar o custo-benefício dos modelos de cuidados alternativos, de modo a melhorar a cobertura, pois a pesquisa pode tornar-se um instrumento para a mudança.<hr/>BACKGROUND: In the last two decades, Brazil has undergone a transformation of its model of mental health care, characterized by a redirection of care focused on hospitalization for a logic of attention focused on community-based services. AIM: This study aimed to analyze the production of knowledge in Mental Health by Brazilian nurses in relation to the thematic priorities of the Mental Health Agenda. METHODS: Data was sought in articles in Portuguese language in indexed scientific databases. To contextualize the issue, a survey was also made ​​about the distribution of mental health services in Brazil. RESULTS: From a search of the database 54 articles were found. Among them, it might be noted that in Brazil there is an uneven production with respect to the volume of research in nursing Mental Health for each region of the country. It is proposed that nurses seek to tune their research topics prioritized in the Mental Health Agenda. The linkage on the Agenda is the most important action in the legitimation of this instrument in National Policy for Science, Technology and Innovation in Health in Brazil, and will allow health research priorities that will be in line with the principles of the Public Health System. CONCLUSIONS: We need more evaluation research to compare the cost-benefit of the models of alternative care, seeking the quality of coverage, because research may become crucial for a change.<hr/>CONTEXTO: En las dos últimas décadas, Brasil ha experimentado un proceso de transformación de su modelo de atención de salud mental, que se caracteriza por una reorientación de la atención centrada antes de la hospitalización por una lógica de la atención centrada en los servicios basados ​​en la comunidad. OBJETIVO(S): Este estudio tuvo como objetivo analizar la producción del conocimiento en Salud Mental por enfermeras de Brasil en relación con la prioridad temática de la Agenda de Salud Mental. METODOLOGÍA: Los datos se buscaran en artículos en idioma portugués en las bases de datos científicas indexadas. Para contextualizar el tema, una encuesta también se realizó sobre la distribución de los servicios de salud mental en Brasil. RESULTADOS: De una búsqueda de la base de datos se encontraron 54 artículos. Entre ellos, cabe señalar que en Brasil existe una producción desigual con respecto al volumen de la investigación en enfermería de salud mental para cada región del país. Se propone que las enfermeras tratan de ajustar sus líneas de investigación priorizadas en la Agenda de Salud Mental. La articulación en torno a la Agenda es la acción más importante en la legitimación de este instrumento en la Política Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación en Salud en Brasil, y permitir que las prioridades de investigación en salud están en línea con los principios del Sistema de Salud. CONCLUSIONES: Hay una necesidad de más estudios con el fin de comparar el costo-efectividad de los modelos alternativos de atención, para mejorar la cobertura, porque la investigación puede convertirse en un instrumento para el cambio. <![CDATA[<b>Consumo de tabaco na mulher grávida</b>: <b>Revisão sistemática da literatura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O tabagismo durante a gravidez é considerado fator de risco quer para a mulher quer para o feto. O Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Tabagismo - PNPCT, Direção Geral da Saúde - DGS (2013) contempla nos objetivos operacionais: Caracterizar o consumo de tabaco e a exposição ao fumo ambiental, na mulher grávida, até 2015. Enquanto Escola Promotora de Saúde (EPS) estamos sensíveis a esta temática, e no âmbito da Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde (UMIS) pretendemos continuar a intervir ao nível da comunidade. Esta revisão sistemática da literatura (RSL) surge como forma de conhecer o estado da arte da problemática e de referenciar instrumentos que permitam a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida. OBJETIVO(S): Identificar instrumentos para a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida. METODOLOGIA: RSL pelo método PI[C]OD com a questão: Que instrumentos permitem a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida? Com artigos publicados nas bases de dados da interface-EBSCOhost, de 2003-2013. Dos 59 artigos identificados e com a aplicação dos critérios (inclusão/exclusão), resultaram 11 artigos. RESULTADOS: Da análise dos artigos foram identificados diferentes instrumentos de colheita de dados que permitem a caracterização do consumo de tabaco nas mulheres grávidas, nomeadamente escalas, questionários e testes bioquímicos de avaliação da cotinina. CONCLUSÕES: Os instrumentos identificados e as estratégias utilizadas para a aplicação dos mesmos dão contributos consistentes para a elaboração de um instrumento de colheita de dados que permita a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida e futura intervenção na comunidade.<hr/>BACKGROUND: Smoking during pregnancy is considered a risk factor for either the woman and the fetus. The National Programme for Prevention and Control of Tobacco Use - PNPCT Direção Geral da Saúde - DGS (2013) considers in their operational objectives: To characterize tobacco use and exposure to environmental smoke in pregnant women until 2015. While Health Promoter School (HPS) we are sensitive to this thematic, and related to the Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde (UMIS) we intend to continue intervening at the community level. This systematic literature review (SLR) emerges as a way of knowing the state of art regarding the problematic as well as referencing tools that allow the characterization of tobacco use in pregnant women. AIM: Identify instruments for characterization of smoking in pregnant women. METHODS: SLR by PI[C]OD method with the question: Which instruments allow the characterization of smoking in pregnant woman? With articles published in the databases of the interface-EBSCOhost from 2003 to 2013. From the 59 articles identified and the application of criteria (inclusion / exclusion), resulted 11 articles. RESULTS: Analyzing the articles, different data collection instruments that allow the characterization of tobacco use in pregnant women, including scales, questionnaires and biochemical tests of cotinine were identified. CONCLUSIONS: The identified tools and strategies used to implement them give consistent contributions to the development of an instrument of data collection that allows the characterization of smoking in pregnant women and future community intervention.<hr/>CONTEXTO: Fumar durante el embarazo es considerado un factor de riesgo, ya sea para la mujer y el feto. El Programa Nacional de Prevención y Control del Consumo de Tabaco - PNPCT Direção Geral da Saúde - DGS (2013) considera en sus objetivos operativos: Caracterizar el consumo de tabaco y la exposición al humo ambiental en las mujeres embarazadas hasta 2015. Mientras que la Escuela Promotora de Salud (EPS) que son sensibles a esta temática, y la Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde (UMIS) tenemos intención de seguir interviniendo a nivel comunitario. Esta revisión sistemática de la literatura (RSL) surge como una forma de conocer el estado del arte en cuanto a caracterización del consumo de tabaco en las mujeres embarazadas. OBJETIVO(S): Identificar los instrumentos para la caracterización del consumo de tabaco en las mujeres embarazadas. METODOLOGÍA: RSL método PI[C]OD con la pregunta: ¿Qué instrumentos permiten la caracterización del consumo de tabaco en la mujer embarazada? Con artículos publicados en las bases de datos EBSCOhost, de 2003-2013. De los 59 artículos identificados con aplicación de criterios (inclusión/exclusión), dio como resultado 11 artículos. RESULTADOS:El análisis de los artículos, se identificaron diferentes instrumentos de recogida de datos que permitan la caracterización del consumo de tabaco en las mujeres embarazadas, incluyendo las escalas, cuestionarios y pruebas bioquímicas de cotinina. CONCLUSIONES: Las herramientas y estrategias identificadas utilizados para su ejecución dan contribuciones constantes para el desarrollo de un instrumento de recolección de datos que permite la caracterización de fumar en las mujeres embarazadas y futura intervención comunitaria. <![CDATA[<b>Efeito da massagem terapêutica na saúde mental das pessoas com patologia oncológica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O enfermeiro deve interagir com as pessoas em situação de saúde ou doença, melhorando o seu contexto sociocultural e o seu processo transição. Estas interações são organizadas com um propósito em que o enfermeiro utiliza ações terapêuticas para promover a saúde. A massagem terapêutica consiste em pressionar e esfregar o corpo ou partes deste com fins terapêuticos. OBJETIVO(S): Avaliar o efeito da intervenção da massagem terapêutica na saúde mental das pessoas com patologia oncológica. METODOLOGIA: Revisão sistemática da literatura, através dos descritores "pacientes", "oncologia" e "massagem", estudos de 2000 a 2012, em bases de dados e motores de busca online. RESULTADOS: O corpus do estudo foi composto por 15 artigos e demonstra que a massagem terapêutica reduz, quer de imediato, quer a longo prazo, a ansiedade e a depressão. Contudo, há estudos em que não existiram diferenças nestas variáveis. Esta intervenção melhora, de imediato, o relaxamento, o bem-estar emocional e o padrão de sono, a dor, o desconforto físico-emocional e a fadiga. Não houveram diferenças estatísticas significativas que corroborassem a melhoria da qualidade de vida, stress e sofrimento. CONCLUSÕES: A massagem terapêutica tem efeitos benéficos a curto prazo na saúde mental das pessoas com patologia oncológica. No entanto, relativamente à ansiedade e depressão os resultados analisados são contraditórios, reportando-se para investigações futuras. Sugerimos novas pesquisas para maior consistência empírica sobre os efeitos da intervenção da massagem terapêutica na saúde mental das pessoas com patologia oncológica e assim contribuir para a prática de uma enfermagem de excelência baseada na evidência.<hr/>BACKGROUND: Nurses should interact with people in health status or disease, improving their socio-cultural context and its process transition. These interactions are organized with a purpose in which nurses use therapeutic actions to promote health. Therapeutic massage is to press and rub the body or parts thereof for therapeutic purposes. AIM: Evaluate the effect of massage therapy intervention in the mental health of people with cancer pathology. METHODS: Systematic literature review through the descriptors "patients", "oncology" and "massage", from 2000 to 2012 studies, in databases and online search engines. RESULTS: The study was composed of 15 items and shows that massage therapy reduces, either immediately or the long term, anxiety and depression. However, there are studies in which there were no differences in these variables. This intervention improves, immediately, relaxation, emotional well-being and sleep patterns, pain, physical and emotional discomfort and fatigue. There were no statistically significant differences which would support improved quality of life, stress and suffering. CONCLUSIONS: Therapeutic massage has beneficial effects in the short term in the mental health of people with cancer pathology. However, with regard to anxiety and depression the results analyzed are contradictory, reporting for future investigations. We suggest further research to most empirical consistency on the effect of massage therapy intervention, mental health of people with cancer pathology and thus contribute to the practice of nursing excellence based on evidence.<hr/>CONTEXTO: Las enfermeras deben interactuar con las personas en el estado de salud o enfermedad, la mejora de su contexto socio-cultural y su transición de processo. Estas interacciones se organizan con un propósito en el que las enfermeras utilizan acciones terapéuticas para promover la salud. El masaje terapéutico es presionar y frotar el cuerpo o partes del mismo para fines terapéuticos. OBJETIVO(S): Evaluar el efecto de la intervención de la terapia de masaje en la salud mental de las personas con patología del cáncer. METODOLOGÍA: Revisión sistemática de la literatura a través de los descriptores "pacientes", "oncología" y "masaje", estudios de 2000 a 2012, en las bases de datos y motores de búsqueda en línea. RESULTADOS: El estudio se compone en 15 artículos y demuestra que la terapia de masaje reduce, ya sea inmediatamente o el largo plazo, la ansiedad y la depresión. Sin embargo, hay estudios que no hubo diferencias en estas variables. Esta intervención mejora, de inmediato, la relajación, bienestar y sueño emocional, el dolor, la incomodidad y la fatiga física y emocional. No hubo diferencias estadísticamente significativas que apoyen una mejor calidad de vida, el estrés y el sufrimiento. CONCLUSIONES: El masaje terapéutico tiene efectos beneficiosos el corto plazo en la salud mental de las personas con patología del cáncer. Sin embargo, para la ansiedad y la depresión se fueron evaluados resultados contradictorio, la presentación de informes para las investigaciones futuras. Recomendamos más investigación para consistencia más empírica sobre los efectos de la intervención de la terapia de masaje, en la salud mental de las personas con patología del cáncer y contribuir así a la práctica de la excelencia en enfermería basada en la evidencia. <![CDATA[<b>A organização do trabalho docente e ocorrência de assédio moral no ensino público superior de enfermagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O assédio moral compõe um tema complexo, tendo em vista que muitas vezes está caracterizado apenas pela percepção da própria vitima. A realização desta pesquisa surgiu da observação de situações de assédio moral no trabalho do docente no ensino público superior de enfermagem. OBJETIVOS: Identificar na literatura a ocorrência do Assédio Moral no Trabalho em docentes-enfermeiros e Refletir sobre a ocorrência do Assédio Moral no Trabalho e sua relação com a organização do trabalho no ensino público superior. METODOLOGIA: Trata-se de um artigo de reflexão, a partir da revisão de literatura, abrangendo o recorte temporal de 2001 a 2012, nas bases de dados virtuais em saúde. RESULTADOS:Observou-se que existe uma lacuna de conhecimento científico referente ao assédio nas relações de trabalho, principalmente no que concerne à categoria de enfermeiro-docente, abordando a organização do trabalho desses profissionais. CONCLUSÃO:Conclui-se que o assédio moral é uma ocorrência no ambiente do ensino público superior de enfermagem, e traz danos à saúde física e mental do trabalhador. Sugere-se que estudos sejam ampliados no intuito de trazer á tona esta realidade e contribuir para que a problemática em foco seja combatida.<hr/>BACKGROUND: Bullying composes a complex issue, given that often is characterized only by the victim's own perception. This research came from the observation of situations of bullying during teaching in public higher education in nursing. OBJECTIVES:Identify the literature the occurrence of Harassment in the Work-nurses and teachers and reflect on the occurrence of Harassment in work and its relation to the organization of work in public higher education. METHODS: This is an article of reflection from the literature review, covering the time frame 2001-2012, the virtual databases in health. RESULTS: It was observed that there is a scientific knowledge gap related to harassment in employment relationships, particularly with respect to the nurse-teacher category, addressing the organization of the work of these professionals. CONCLUSIONS: It is concluded that bullying is an occurrence in the public higher education nursing environment, and brings harm to the physical and mental health worker. It is suggested that studies be expanded in order to bring out this reality and contribute to the problem in focus is tackled.<hr/>CONTEXTO: Bullying compone un tema complejo, ya que a menudo se caracteriza sólo por la propia percepción de la víctima. Esta investigación surgió de la observación de situaciones de acoso escolar durante la enseñanza en la educación superior pública en enfermería. OBJETIVOS: identificar en la literatura la ocurrencia de acoso en el trabajo de las enfermeras-maestros y reflexionar sobre la incidencia del acoso en el trabajo y su relación con la organización del trabajo en la educación superior pública. METODOLOGIA:Este es un artículo de reflexión a partir de la revisión bibliográfica, que cubre el periodo de tiempo 2001-2012, en las bases de datos virtuales en salud. RESULTADOS:Se observó que hay una brecha de conocimientos científicos relacionados con el acoso en las relaciones laborales, en particular con respecto a la categoría de enfermera-docente, dirigiéndose a la organización del trabajo de estos profesionales. CONCLUSIONES:Se concluye que la intimidación es un hecho en el ámbito de la educación superior pública en la enfermería, y trae daño al trabajador en la salud física y mental. Se sugiere que se amplíen los estudios con el fin de poner de manifiesto esta realidad y contribuir para que el problema de enfoque sea combatido.