Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-216020200003&lang=es vol. num. SPE7 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Os comportamentos aditivos e dependências</b>: <b>Um olhar sobre a complexidade do fenómeno e as intervenções de enfermagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Estrés y estrategias de afrontamiento para profesionales de la salud</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: As especificidades do trabalho nas organizações de saúde e, em particular, os níveis de stress a que estão sujeitos os profissionais têm reflexos na sua condição de saúde. As medidas de redução do stress profissional inscrevem-se nas estratégias de governação clínica enquanto processo de melhoria da qualidade envolvendo princípios fundamentais da excelência, como a orientação para os resultados, melhoria contínua, responsabilidade social, focalização na saúde e bem-estar das pessoas/colaboradores. OBJETIVO: Avaliar principais fontes de stress e estratégias de coping utilizadas pelos profissionais de saúde no desenvolvimento da sua atividade profissional. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo exploratório com amostra por conveniência a diferentes profissionais de saúde. Para a recolha de dados foram utilizados dois instrumentos: Questionário de Stress nos Profissionais de Saúde; e Brief COPE. O questionário foi enviado por e-mail decorrendo a recolha entre os meses de maio e junho de 2018. Os dados foram tratados e analisados com recurso ao SPSS. Todos os procedimentos éticos foram assegurados. RESULTADOS: As dimensões de stress mais críticas referidas pelos profissionais de saúde foram: carreira, remuneração, excesso de trabalho e lidar com os clientes. As estratégias de coping mais referidas foram: coping ativo, planear e reinterpretação positiva. O uso de substâncias foi a menos utilizada. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos permitem identificar uma vulnerabilidade particular dos profissionais de saúde a fatores de stress profissional associados à carreira e às condições de exercício profissional. Apurou-se uma resposta relativamente consensual face ao stress: o impacto negativo na saúde, em particular na saúde mental, com as consequências adversas alusivas a todo o processo de governação clínica.<hr/>BACKGROUND: The specificities of work in health organizations and, in particular, the levels of stress to which professionals are subjected have consequences for their health condition. Occupational stress reduction measures are part of clinical governance strategies as a quality improvement process involving fundamental principles of excellence, such as results orientation, continuous improvement and social responsibility, and focus on the health and well-being of people / contributors. AIM: To evaluate the main sources of stress and coping strategies used by health professionals in the development of their professional activity. METHODS: This is a descriptive and exploratory study with convenience sample to different health professionals. Two instruments were used to collect data: Stress Questionnaire for Health Professionals; and Brief COPE. The questionnaire was sent by e-mail after the collection between the months of May and June of 2018. The data were treated and analyzed using SPSS. All ethical procedures were ensured during the process. RESULTS: The most critical stress dimensions reported by health professionals were: career, remuneration, overwork and dealing with clients. The most mentioned coping strategies were: active coping, planning and positive reinterpretation. Substance use was the least referred. CONCLUSIONS: The results obtained allow the identification of a particular vulnerability of health professionals to professional stress factors associated with career and working conditions. It was also possible to establish a relatively consensual response to stress in health professionals: the negative impact on health, in particular on mental health, with adverse consequences for the entire clinical governance process.<hr/>CONTEXTO: Las especificidades del trabajo en las organizaciones de salud y, en particular, los niveles de estrés a que están sujetos los profesionales tienen reflejos en su condición de salud. Las medidas de reducción del estrés profesional se inscriben en las estrategias de gobernanza clínica como proceso de mejora de la calidad que involucra principios fundamentales de la excelencia, como la orientación hacia los resultados, la mejora continua y la responsabilidad social y la focalización en la salud y el bienestar de las personas / empleados. OBJETIVO(S): Evaluar las principales fuentes de estrés y estrategias de coping utilizadas por los profesionales de la salud en el desarrollo de su actividad profesional METODOLOGÍA: Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio con muestra por conveniencia a diferentes profesionales de la salud. Para la recogida de datos se utilizaron dos instrumentos: i) Cuestionario de estrés en los profesionales de la salud; y ii) Brief COPE. El cuestionario fue enviado por correo electrónico a través de la recogida entre los meses de mayo y junio de 2018.Los datos del fueron tratados y analizados con recurso al SPSS. Todos los procedimientos éticos se garantizaron durante el proceso. RESULTADOS: Las dimensiones de estrés más críticas referidas por los profesionales de salud fueron: carrera, remuneración, exceso de trabajo y lidiar con los clientes. Las estrategias de coping más mencionadas fueron: coping activo, planeamiento y reinterpretación positiva. El uso de sustancias fue la menos utilizada. CONCLUSIONES: Los resultados obtenidos permiten identificar una vulnerabilidad particular de los profesionales de la salud a factores de estrés profesional asociados a la carrera ya las condiciones de ejercicio profesional. También es posible determinar una respuesta relativamente consensuada frente al estrés en los profesionales de la salud: el impacto negativo en la salud mental, con las consecuencias adversas en lo que se refiere a todo el proceso de gobernanza clínica. <![CDATA[  <b><i>(In)</i>satisfacción con la imagen corporal y actitudes alimentarias en estudiantes de la enseñanza secundaria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: A autoimagem é um conceito transversal a toda humanidade, muito ligada à identidade pessoal. A preocupação permanente com a imagem corporal, leva a que os jovens procurem alcançar a aparência física perfeita, podendo adotar atitudes alimentares disfuncionais, com implicações na sua saúde. OBJETIVOS: Avaliar as atitudes alimentares e a satisfação com a imagem corporal em estudantes do ensino secundário. MÉTODOS: Estudo observacional, analítico e transversal. Foram avaliados 184 alunos aos quais foi aplicado um questionário que incluía o Questionário de Silhuetas de Collins e a escala Children's Eating Attitude Test validada para a população Portuguesa. Os dados foram tratados recorrendo-se ao programa SPSS, versão 22.0. RESULTADOS: Verificou-se que todas as dimensões da Children's Eating Attitude Test apresentavam valores médios baixos traduzindo-se em comportamentos alimentares normais. A aplicação do Questionário de Silhuetas de Collins revelou que 38% dos adolescentes estava satisfeito com a sua imagem corporal. Os resultados da escala de Children's Eating Attitude Test em função da satisfação com a imagem corporal indicam que as atitudes alimentares são estatisticamente distintas entre os jovens satisfeitos e não satisfeitos com a silhueta, especificamente nas dimensões cumprimento da dieta (p=0,004) e controlo da ingestão alimentar (p=0,033). CONCLUSÕES: Os resultados obtidos revelam a predominância de insatisfação com a imagem corporal dos jovens, assim como a existência de relação entre as atitudes alimentares e a satisfação corporal. Realça-se a necessidade de implementar estratégias multidisciplinares, não apenas direcionadas aos jovens, mas alargadas à dinâmica familiar.<hr/>BACKGROUND: Self-image is a transversal concept to all humanity, closely related to personal identity. The ongoing concern with self-image causes young people to try to reach the perfect physical appearance, and they may adopt dysfunctional alimentary attitudes with effects on their health. AIM: To evaluate the alimentary attitudes and satisfaction with corporal image in high school students. METHODS: Observational, analytic and transversal study. 184 students were evaluated through an application form that included the Collins and the Children's Eating Attitude Test scale validated for Portuguese population. The data was treated using the SPSS programme, 2.0 version. RESULTS:It was verified that all Children's Eating Attitude Test scale dimension presented low medium value translated in normal nutritional habits. The application of the Collins Questionnaire has revealed that 38% of the teenagers was satisfied with their body image. The results from the Children's Eating Attitude Test s scale according to the satisfaction with body image indicate that alimentary attitudes statistically different between the satisfied and non-satisfied young with their silhouette, specifically in the dimensions of diet compliance (p=0,004) and dietary intake control (p=0,033). CONCLUSIONS: The obtained results reveal the predominance of dissatisfaction with body image of young people, as well as the existence of a relation between the alimentary attitudes and corporal satisfaction. It is necessary to implementmultidisciplinary strategies, not only directed to the young, but also the family dynamic.<hr/>CONTEXTO: La autoimagen es un concepto transversal a toda la humanidad, muy ligada a la identidad personal. La preocupación permanente con la imagen corporal, lleva a que los jóvenes procuren alcanzar la apariencia física perfecta, pudiendo adoptar actitudes alimentarias disfuncionales, con implicaciones en su salud. OBJETIVOS: Evaluar las actitudes alimenticias y la satisfacción con la imagen corporal en estudiantes de enseñanza secundaria. METODOLOGÍA: Estudio observacional, analítico y transversal. Se evaluaron 184 estudiantes quienes se les aplicó un formulario que incluía el Cuestionario Siluetas Collins y la escala Children's Eating Attitude Test validado para la población portuguesa. Los datos fueron tratados utilizando el programa SPSS, versión 22.0. RESULTADOS: Se verificó que todas las dimensiones de la Children's Eating Attitude Test scale presentaban valores medios bajos, traduciéndose en comportamientos alimentarios normales. La aplicación del Cuestionario de Siluetas de Collins reveló que 38% de los adolescentes estaba satisfecho con su imagen corporal. Los resultados de la escala de Children's Eating Attitude Test scale en función de la satisfacción con la imagen corporal indican que las actitudes alimenticias son estadísticamente distintas entre los jóvenes satisfechos y no satisfechos con la silueta, específicamente en las dimensiones cumplimiento de la dieta (p = 0,004) y control de la ingesta alimentaria (p = 0,004) p = 0,033). CONCLUSIONES: Los resultados obtenidos revelan la predominancia de insatisfacción con la imagen corporal de los jóvenes, así como la existencia de relación entre las actitudes alimenticias y la satisfacción corporal. Se destaca la necesidad de implementar estrategias multidisciplinares, no sólo dirigidas a los jóvenes, sino que se amplían a la dinámica familiar. <![CDATA[<b>Compromiso laboral y satisfacción laboral en enfermeros de emergencia pre-hospitalaria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO:O engagement e a satisfação no trabalho são fatores fundamentais na manutenção e aumento dos níveis de motivação dos trabalhadores, do seu bem-estar físico e psicológico e da qualidade de vida. OBJETIVO(S):Identificar os níveis de engagemente de satisfação no trabalho dos enfermeiros que trabalham nas ambulâncias Suporte Imediato de Vida (SIV) e a sua variação em função de variáveis sociodemográficas e laborais. MÉTODOS:Estudo quantitativo, descritivo-correlacional e transversal. Aplicou-se um questionário online a uma amostra de conveniência de 57 enfermeiros, com questões de caracterização sociodemográfica/laboral, de engagement (UWES, Schaufeli & Bakker, 2003) e da satisfação no trabalho (S20/23, Mélia & Peiró, 1989; Pocinho e Garcia, 2008). RESULTADOS: Encontraram-se valores médios de engagement de 4,8 (DP=1,0) e de satisfação no trabalho de 4,5 (DP=1,0). Os enfermeiros do sexo feminino e que não percecionam o seu trabalho como stressante apresentam mais engagement total e absorção; os que exercem funções nas SIV há menos de 1 ano apresentam maior dedicação. Menor perceção de stresse corresponde a mais satisfação total, satisfação com os benefícios e políticas da organização e satisfação com a participação. Engagement e a satisfação no trabalho correlacionam-se positivamente. CONCLUSÕES:Apesar de os enfermeiros apresentarem níveis elevados de engagement e moderados de satisfação no trabalho, é importante não deixar diminuir estes valores, sugerindo analisar os fatores que promovem a satisfação no trabalho de forma a ter enfermeiros motivados e comprometidos com as suas tarefas laborais.<hr/>BACKGROUND: Engagement and job satisfaction are key factors in maintaining and increasing levels of motivation of employees, their physical and psychological well-being and their quality of life. Aim: To identify the levels of engagement and job satisfaction of nurses working in the ambulances Life Immediate Support (SIV) and their variation according socio-demographic and labour variables. METHODS: The study is quantitative, descriptive-correlational and cross-sectional. We applied a questionnaire online to a convenience sample of 57 nurses, using questions about demographic/labour characterization, engagement (UWES, Schaufeli & Bakker, 2003), and job satisfaction (S20/23, Mélia & Peiró, 1989; Pocinho e Garcia, 2008). RESULTS: We found mean values of engagement of 4.8 (SD=1.0) and job satisfaction of 4.5 (DP = 1.0). The female nurses and those who not perceived their work as stressful, presented more overall engagement, absorption and vigour; those who work in SIV less than 1 year presented greater dedication. Minor stress perception corresponds to more total satisfaction, satisfaction with benefits and policies of the organization, and satisfaction with participation. Engagement and job satisfaction correlate positively. CONCLUSIONS:Although nurses presented high levels of engagement and moderate levels of job satisfaction, it is important to not let these values decrease, suggesting to analyze the factors that promote job satisfaction, trying to have nurses motivated and committed to their tasks.<hr/>CONTEXTO: La motivación laboral y la satisfacción en el trabajo son factores clave para mantener y incrementar los niveles de motivación de empleados, su bienestar físico y psicológico y su calidad de vida. OBJETIVO(s): Identificar los niveles de motivación laboral y satisfacción laboral de enfermeros que trabajan en las ambulancias Soporte de Vida Inmediato (SIV) y su variación en función de las variables socio-demográficas y laborales. METODOLOGÍA: Estudio cuantitativo, descriptivo-correlacional y transversal. Se aplicó un cuestionario online línea para una muestra de conveniencia de 57 enfermeros, con cuestiones sobre caracterización demográfica/laboral, motivación laboral (UWES, Schaufeli & Bakker, 2003), y satisfacción laboral (S20/23, Mélia & Peiró, 1989; Pocinho e Garcia, 2008. RESULTADOS: Se encontraron valores promedios de motivación de 4.8 (DP=1.0) y satisfacción laboral de 4.5 (DP=1.0). Los enfermeros mujeres y los que no evalúan su trabajo como estresante, presentan mayor motivación total, absorción y vigor; aquellos que ejercen funciones en SIV a menos de 1 año presentan una mayor dedicación. Una menor percepción de estrés corresponde à más satisfacción, total, satisfacción con los beneficios y políticas de la organización, y satisfacción con la participación. Motivación laboral y satisfacción con el trabajo se correlacionan positivamente. CONCLUSIONES:Aunque las enfermeras presentan altos niveles de compromiso y moderados niveles de satisfacción en el trabajo, es importante no dejar que estos valores se disminuyan, lo que sugiere analizar los factores que promueven la satisfacción en el trabajo, intentando tener enfermeros motivados y comprometidos con sus tareas. <![CDATA[<b>La felicidad como catalizador de los niveles de ansiedad, depresión y estrés en la enseñanza superior</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: A felicidade como medida do bem-estar, tem vindo a ganhar importância na última década. Contudo, o mundo moderno, impõe cada vez mais exigências aos indivíduos, promovendo altos níveis de ansiedade, depressão e stress, que por sua vez podem influenciar negativamente a felicidade. OBJETIVO(S):Identificar os níveis de felicidade, ansiedade, depressão e stress dos docentes, pessoal não docente e estudantes do ensino superior; identificar relações entre a felicidade e a ansiedade, depressão e stress. MÉTODOS:Estudo transversal, descritivo, correlacional e inferencial. Amostra de 732 indivíduos de institutos politécnicos: 189 docentes; 121 pessoal não docente; e 422 estudantes. Utilizou-se um questionário online, com questões socioprofissionais, uma parte com o Oxford Happiness Questionnaire, e a terceira parte com a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. RESULTADOS:Verificou-se que o cluster dos alunos é o que apresenta menores níveis de felicidade e níveis superiores de Ansiedade, Depressão e Stress. O grupo com níveis mais elevados de felicidade é dos docentes (M=4.26; DP=.663), bem como em termos de Ansiedade (M=2.56; DP=3.022), Depressão (M=3.32; DP=3.667) e Stress (M=5.94; DP=4.109). Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas para a felicidade entre os grupos e correlações negativas baixas a moderadas entre o nível de felicidade e as dimensões de saúde mental sob estudo. CONCLUSÕES: Verificou-se uma relação entre os níveis de ansiedade, depressão e stress e o nível de felicidade. Propomos que este estudo deverá ser aprofundado para identificar as possíveis causas que provocam o baixo nível de felicidade e os altos níveis de ansiedade, depressão e stress dos estudantes.<hr/>BACKGROUND: Happiness as a measure of well-being has been gaining importance in the last decade. However, the modern world imposes more and more demands on individuals, promoting high levels of anxiety, depression and stress, which in turn can negatively influence happiness. AIM: To identify the levels of happiness, anxiety, depression and stress of teachers, non-teaching staff and students of higher education; to identify relationships between happiness and anxiety, depression and stress. METHODS: Cross-sectional, descriptive, correlational and inferential study. Sample of 732 individuals from polytechnic institutes: 189 teachers; 121 non-teaching staff; and 422 students. An online questionnaire was used, with socio-professional questions, one part with the Oxford Happiness Questionnaire, and the third with the Anxiety, Depression and Stress Scale. RESULTS: It was verified that the students are those with lower levels of happiness and higher levels of Anxiety, Depression and Stress. The group with the highest levels of happiness is the group of teachers (M = 4.26, SD = .663), as well as in terms of Anxiety (M = 2.56, SD = 3.022), Depression (M = 3.32, SD = Stress (M = 5.94, SD = 4.109). There were statistically significant differences for happiness among several of the groups and low to moderate negative correlations between the level of happiness and the dimensions of mental health under study. CONCLUSIONS: There was a relationship between levels of anxiety, depression and stress and the level of happiness. We propose that this study should be deepened to identify the possible causes that cause the low level of happiness and the high levels of anxiety, depression and stress of the students.<hr/>CONTEXTO: La felicidad como medida del bienestar, ha venido a ganar importancia en la última década. Sin embargo, el mundo moderno, impone cada vez más exigencias a los individuos, promoviendo altos niveles de ansiedad, depresión y estrés, que a su vez pueden influenciar negativamente la felicidad. OBJETIVO(S): Identificar los niveles de felicidad, ansiedad, depresión y estrés de los docentes, personal no docente y estudiantes de la enseñanza politécnica; identificar relaciones entre la felicidad y la ansiedad, la depresión y el estrés. METODOLOGÍA: Estudio transversal, descriptivo, correlacional e inferencial. Muestra de 732 individuos de enseñanza superior: 189 docentes; 121 personal no docente; y 422 estudiantes. Se utilizó un cuestionario online, con cuestiones socioprofesionales, una parte con el Oxford Happiness Questionnaire, y la tercera parte con la Escala de Ansiedad, Depresión y Stress. RESULTADOS: Se verificó que los alumnos son los que presentan menores niveles de felicidad y niveles superiores de Ansiedad, Depresión y Stress. El grupo con mejores niveles de felicidad es el grupo de los docentes (M = 4.26, DP = .663), así como en términos de Ansiedad (M = 2.56, DP = 3.022), Depresión (M = 3.32, DP = 3.667) Stress (M = 5.94, DP = 4.109). Se verificaron diferencias estadísticamente significativas para la felicidad entre varios grupos y correlaciones negativas bajas a moderadas entre el nivel de felicidad y las dimensiones de salud mental bajo estudio. CONCLUSIONES: Se verificó una relación entre los niveles de ansiedad, depresión y estrés y el nivel de felicidad. Proponemos que este estudio debe profundizarse para identificar las posibles causas que provocan el bajo nivel de felicidad y los altos niveles de ansiedad, depresión y estrés de los estudiantes. <![CDATA[<b>Felicidad, ansiedad, depresión y estrés entre los bomberos portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: Sabe-se que, devido à natureza do seu trabalho, os bombeiros, estão expostos a situações adversas, assim como a eventos potencialmente traumáticos, sendo considerados um grupo de risco. OBJETIVO(S): Objetivou-se estudar o nível de ansiedade, depressão e stress, bem como da felicidade; a relação entre a ansiedade, depressão e stress na felicidade; e a relação entre a autopercepção de felicidade e o nível de felicidade avaliada. MÉTODOS: Estudo transversal, descritivo, correlacional e inferencial, numa amostra de 312 bombeiros de 18 corporações de Trás-os-Montes. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário com questões socioprofissionais, a Escala Sobre a Felicidade (ESAF) e, a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). RESULTADOS: Da análise de resultados, verificaram-se: níveis baixos de ansiedade, depressão e stress e, níveis de felicidade elevados; correlações positivas entre as dimensões ansiedade, depressão e stress e uma correlação negativa entre estas três dimensões e o nível de felicidade. A relação entre a autopercepção de felicidade e o nível de felicidade medida, mostra que os indivíduos que responderam considerarem-se felizes, apresentam um nível de felicidade superior comparativamente àqueles que responderam não se considerarem felizes. CONCLUSÕES: Os bombeiros da amostra apresentam níveis de ansiedade, depressão e stress normais, de acordo com a classificação dos autores da escala EADS e níveis de felicidade elevados.<hr/>BACKGROUND: It is known that, due to the nature of their work, firefighters are exposed to adverse situations, as well as potentially traumatic events, and are considered a risk group. AIM: The objective was to study the level of anxiety, depression and stress, as well as happiness; the relationship between anxiety, depression and stress in happiness; and the relationship between self-perception of happiness and the level of happiness assessed. METHODS: A cross-sectional, descriptive, correlational and inferential study was carried out on a sample of 312 firefighters from 18 Trás-os-Montes corporations. As data collection instrument, a questionnaire with socio-professional questions, the Scale about Happiness (ESAF) and the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) were used. RESULTS: From the analysis of results, there were: low levels of anxiety, depression and stress and, high levels of happiness; positive correlations between the dimensions anxiety, depression and stress and a negative correlation between these three dimensions and the level of happiness. The relationship between the self-perception of happiness and the level of happiness measured shows that the individuals who responded that they felt happy, present a level of happiness superior to those who considered themselves not to feel happy. CONCLUSIONS: Firefighters in the sample have normal levels of anxiety, depression and stress, according to the authors' EADS rating and high levels of happiness.<hr/>CONTEXTO: Se sabe que, debido a la naturaleza de su trabajo, los bomberos, están expuestos a situaciones adversas, así como a eventos potencialmente traumáticos, siendo que se consideran un grupo de riesgo. OBJETIVO(S): Se objetivó estudiar el nivel de ansiedad, depresión y estrés, así como de la felicidad; la relación entre la ansiedad, la depresión y el estrés en la felicidad; y la relación entre la autopercepción de felicidad y el nivel de felicidad evaluada. METODOLOGÍA: Estudio transversal, descriptivo, correlacional e inferencial, en una muestra de 312 bomberos de 18 corporaciones de Trás-os-Montes. Como instrumento de recogida de datos se utilizó un cuestionario con cuestiones socioprofesionales, la Escala sobre la Felicidad (ESAF) y la Escala de Ansiedad, Depresión y Stress (EADS-21). RESULTADOS: Del análisis de resultados, se verificó: niveles bajos de ansiedad, depresión y estrés y niveles de felicidad altos; las correlaciones positivas entre las dimensiones ansiedad, depresión y estrés y una correlación negativa entre estas tres dimensiones y el nivel de felicidad. La relación entre la autopercepción de felicidad y el nivel de felicidad medida, muestra que los individuos que respondieron sentirse felices, presentan un nivel de felicidad superior en comparación a aquellos que respondieron no sentirse felices. CONCLUSIONES: Los bomberos de la muestra presentan niveles de ansiedad, depresión y estrés normales, de acuerdo con la clasificación de los autores de la escala EADS y niveles de felicidad altos. <![CDATA[<b>Satisfacción y engagement</b>: <b>(Re)pensar la salud y el bienestar de los enfermeros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: A satisfação profissional e o engagement assumem relevância na qualidade e segurança das pessoas cuidadas e na saúde mental e bem-estar dos enfermeiros. OBJETIVOS: Avaliar a satisfação profissional e o engagement dos enfermeiros; identificar variáveis profissionais preditoras da satisfação profissional e do engagement, enquanto fatores promotores da saúde e bem-estar dos enfermeiros. MÉTODOS: Estudo observacional, quantitativo, descritivo e transversal. Amostra probabilís-tica estratificada por sexo, hospital e serviço composta por 234 enfermeiros do Centro Hospitalar do Alto Minho, 204 do Hospital Santa Luzia e 30 do Hospital Conde Bertiandos, com respetivamente 171 e 24 mulheres. Utilizou-se a Escala de Satisfação dos Enfermeiros no Trabalho e a Utrecht Work Engagement Scale. RESULTADOS: Maioritariamente do sexo feminino, com média de idades ± Desvio Padrão de 42,89 ± 8,30 anos e insatisfeitos (2,83 ± 0,577). Enfermeiros com horário fixo (t=3,038; p=0,003) e exercendo especialidade (t=2,014; p=0,048) registaram médias de satisfação superiores. Enfermeiros mais experientes manifestaram-se mais satisfeitos na ‘Satisfação com a Organização e Recursos' (t=-2,006; p=0,046) e ‘Satisfação com as Dotações' (t=-2,192; p=0,029). No Hospital Conde Bertiandos a ‘Satisfação com as Dotações' foi mais baixa (t=2,182; p=0,030). Revelaram níveis de engagement moderados (4,01 ± 1,027). Enfermeiros com horário fixo (t=2,097; p=0,037) apresentaram maior engagement. CONCLUSÕES: A baixa satisfação profissional, o engagement moderado e os preditores comuns, conformam desafios e práticas inovadoras da gestão das organizações de saúde, designadamente otimização das condições psicossociais em contexto de trabalho potenciadoras da emergência do capital humano.<hr/>BACKGROUND: Job satisfaction and engagement are important in the quality and safety of caregivers and in the mental health and well-being of nurses. AIM: Evaluate the job satisfaction and engagement of nurses; identify professional variables that predict job satisfaction and engagement as factors that promote health and well-being of nurses. METHODS:Observational, quantitative, descriptive and cross-sectional study. Probabilistic sample stratified by sex, hospital and service, consisting of 234 nurses from Alto Minho Hospital Center, 204 from Santa Luzia Hospital and 30 from Conde Bertiandos Hospital, with 171 and 24 women, respectively. The Nurses' Satisfaction at Work Scale and the Utrecht Work Engagement Scale were used. RESULTS:Mostly female, with mean ages ± standard deviation of 42.89 ± 8.30 years and dissatisfied (2.83 ± 0.577). Nurses with fixed shift schedule (t=3.038; p= 0.003) and practicing specialty (t= 2.014; p=0.048) recorded higher satisfaction averages. More experienced nurses were more satisfied with 'Satisfaction with Organization and Resources' (t=-2.006; p=0.046) and 'Satisfaction with Appropriations' (t =-2.192; p=0.029). At Conde Bertiandos Hospital 'Satisfaction with Appropriations' was lower (t=2.182; p=0.030). They revealed moderate levels of engagement (4.01 ± 1.027). Nurses with fixed shift schedule (t=2.097; p=0.037) had greater engagement. CONCLUSIONS:Low job satisfaction, moderate engagement and common predictors, shape challenges and innovative practices in the management of health organizations, namely optimization of psychosocial conditions in a work context that enhances the emergence of human capital.<hr/>CONTEXTO: La satisfacción laboral y el compromiso son importantes para la calidad y seguridad de los cuidadores y para la salud mental y el bienestar de las enfermeras. OBJETIVOS: Evaluar la satisfacción profesional y el compromiso laboral de las enfermeras; identificar las variables profesionales que predicen la satisfacción y el compromiso profesional como factores que promueven la salud y el bienestar de las enfermeras. METODOLOGÍA: Estudio observacional, cuantitativo, descriptivo y transversal. Muestra probabilística estratificada por sexo, hospital y servicio, compuesta por 234 enfermeras del Centro Hospitalario Alto Minho, 204 del Hospital Santa Luzia y 30 del Hospital Conde Bertiandos, con 171 y 24 mujeres, respectivamente. Se utilizaron la Escala de Satisfacción en el Trabajo de las Enfermeras y la Utrecht Work Engagement Scale. RESULTADOS: En su mayoría mujeres, con edades medias ± desviación estándar de 42.89 ± 8.30 años e insatisfechas (2.83 ± 0.577). Las enfermeras con horario fijo de turnos (t=3.038; p=0.003) y la práctica especializada (t=2.014; p=0.048) registraron promedios de satisfacción más altos. Las enfermeras más experimentadas estaban más satisfechas con la "Satisfacción con la Organización y los Recursos" (t=-2.006; p=0.046) y la "Satisfacción con las Apropiaciones" (t=-2.192; p=0.029). En el Hospital Conde Bertiandos, la "Satisfacción con las Apropiaciones" fue menor (t=2.182; p=0.030). Revelaron niveles moderados de compromiso laboral (4.01 ± 1.027). Las enfermeras con horario fijo de turnos (t=2.097; p=0.037) tuvieron un mayor compromiso laboral. CONCLUSIONES: La baja satisfacción profesional, lo compromiso laboral moderado y los factores predictivos comunes configuran los desafíos y las prácticas innovadoras en la gestión de las organizaciones de salud, como la optimización de las condiciones psicosociales en un contexto de trabajo que mejora el surgimiento del capital humano. <![CDATA[<b>Cuidados paliativos pediátricos: </b>: <b>Necesidades formativas y estrategias de <i>coping</i> de los profesionales de la salud</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: Cuidar a criança com doença crónica complexa (DCC), limitante ou ameaçadora de vida é uma tarefa multidimensional, complexa e desafiante. A formação em cuidados paliativos pediátricos (CPP) é indispensável para a qualidade dos cuidados de saúde prestados à criança/família. OBJETIVOS:Identificar as necessidades de formação em CPP e a relação com variáveis sociodemográficas, profissionais e com as estratégias de coping adotadas. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo, realizado com uma amostra não probabilística de 102 profissionais de saúde, de um hospital público do Centro de Portugal, 92,2% do sexo feminino, com média idade= 39,9 anos; (Dp= 9,6). Utilizou-se um questionário online para caracterização sociodemográfica, a adaptação da escala de Necessidades de Formação em Cuidados Paliativos, (Candeias, 2009) e a Escala de Coping - Brief COPE, de Carver (1997), validada por Pais-Ribeiro & Rodrigues (2004). RESULTADOS: Admitem necessidade moderada de formação em CPP 39,2% dos profissionais e 32,4% alta. Apenas 10,8% já fizeram formação na área, sendo esta a única variável que interferiu nas necessidades de formação. Identificadas 4 dimensões com carências de formação: Conceção dos CPP; aspetos emocionais do cuidar; trabalho em equipa e desenvolvimento de competências em CPP. As estratégias de coping mais frequentemente adotadas variam com o género, categoria e tempo de exercício profissional, sendo maioritariamente viradas para estratégias adaptativas. CONCLUSÕES: Os profissionais identificam áreas de formação com necessidades de investimento e variáveis preditoras dos recursos de coping a adotar, no sentido de encontrar equilíbrio entre as fontes de stresse e a satisfação pessoal e profissional.<hr/>BACKGROUND: Caring for children with life-limiting or life-threatening, complex chronic disease (CCD) is a multidimensional, complex and challenging task. Education in Pediatrics Palliative Care (PPC) is indispensable for the quality of health care provided to the child / family in this condition. AIM: Identify the CPP training needs and analyze the relationship with sociodemographic, professional and coping variables adopted. METHODS: A cross-sectional and descriptive study carried out with a non-probabilistic sample of 102 health professionals from a public hospital, in the central region of Portugal. An on-line questionnaire was used with sociodemographic and professional characterization questions, an adaptation of the scale of training needs in palliative care (Candeias, 2009), the coping scale (Carver, 1997) validated for the Portuguese population by Pais Ribeiro & Rodrigues (2004). RESULTS: From the professionals, 39.2% admitted a moderate need of education in Palliative care and 32.4% high needs. Only 10.8% of the professionals had educational training in the area and these were the only variable that interfered with the educational needs. We identify 4 dimensions lacking in education: Palliative care conception, Emotional Aspects of Caring, Teamwork and skills development. The coping strategies most frequently adopted vary with gender, category and time of professional exercise, and are mainly focused on adaptive strategies. CONCLUSIONS: The professionals identify areas of training and variables that predict the coping resources to adopt, in order to find a balance between the sources of stress and personal and professional satisfaction.<hr/>CONTEXTO: Cuidar al niño con enfermedad crónica compleja (ECC), limitante o amenazante de vida es una tarea multidimensional, compleja y desafiante. La formación en cuidados paliativos pediátricos (CPP) es indispensable para la calidad de la atención de salud prestada al niño / familia. OBJETIVO(S): Identificar las necesidades de formación de los profesionales en CPP y analizar la relacione con las variables sociodemográficas, profesionales y las estrategias de coping adoptadas. METODOLOGÍA: Estudio transversal e descriptivo realizado en una muestra no probabilística de 102 profesionales de la salud de un hospital público en el centro de Portugal. Se utilizó un cuestionario en línea de la caracterización sociodemográfica y profesional una adaptación de la escala de las necesidades de formación en cuidados paliativos (Candeias 2009) y Escala de Coping (Carver, 1997) validados para la población portuguesa por País y Ribeiro Rodrigues (2004). RESULTADOS: En cuanto a la necesidad de formación en CPP, el 39,2% de los profesionales admite una necesidad moderada y 32,4% alta necesidad. Sólo el 10,8% ya hizo formación en el área. Tener formación en CPP se asumió como la única variable que interfirió en las necesidades de formación de los profesionales en CPP.Identificadas 4 dimensiones con carencias de formación: Concepción de los CPP; los aspectos emocionales del cuidar; trabajo en equipo y desarrollo de competencias en CPP. Las estrategias de coping más frecuentemente adoptadas varían con el género, categoría y tiempo de ejercicio profesional, siendo mayoritariamente orientadas hacia estrategias adaptativas. CONCLUSIONES: Los profesionales identifican áreas de formación con necesidades de inversión y variables predictoras de los recursos de coping a adoptar, en el sentido de encontrar equilibrio entre las fuentes de estrés y la satisfacción personal y profesional. <![CDATA[<b>Estilos de vida y bienestar de los estudiantes universitarios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Contexto:O estudo dos estilos de vida no ensino superior tem especificidades decorrentes da interpenetração de múltiplos fatores, colocando-se a saúde e bem-estar dos jovens na agenda política das instituições. Objetivo(s): Avaliar estilos de vida e bem-estar psicológico dos estudantes do IPVC; Comparar os estilos de vida e o bem-estar psicológico dos estudantes do sexo feminino e masculino; Correlacionar os estilos de vida e bem-estar psicológico. MÉTODOS: Estudo quantitativo, correlacional e transversal. Recorreu-se a questionários de caraterização sociodemográfica, Bem-estar Psicológico (QGBEP-R) e Estilo de Vida FANTASTICO, a traduzidos e validados para a população portuguesa Resultados:Dos 291 respondentes, a maioria é do sexo feminino (80,8%), média de idade 22,49 ± 7,035 anos, 44,3% encontra-se deslocado da residência,11,7% considera ter vícios/dependências. A maioria considera o estilo de vida “Muito Bom” (52,6%). No item “Família/Amigos” 82,2% responde “não tem/tem às vezes” com quem falar coisas importantes”, 76,5%” não deu/às vezes deu e recebeu afetos” e 61,5% “não se considera membro de um grupo comunitário” Da análise das dimensões do “Fantástico” e o sexo, verifica-se que as estudantes obtêm maior pontuação nos itens “família/amigos”, “tabaco” e no “comportamento sexual e de saúde”. Os estudantes pontuam melhor na “atividade física/associativismo”, “sono” e na “introspeção”. Relativamente ao bem-estar, o valor medio foi de 24,204+4,920, sendo superior nos rapazes. Bem-estar Psicológico e Estilos de Vida encontram-se positivamente correlacionados. Conclusões:A maioria dos estudantes perceciona o estilo de vida “Muito bom”.Estilos de vida e Bem-Estar Psicológico estão positivamente associados, com fortes interpenetrações de género, convocando a intervenção efetiva.<hr/>BACKGROUND:The study of lifestyles in higher education has specificities due to multiple factors, being both welfare and lifestyles of young people, present on the political agenda of the institutions. AIMS: Evaluate IPVC students' lifestyles and psychological welfare; Compare lifestyles and psychological welfare of female and male students. Correlate both lifestyles and psychological welfare. MethodS: Quantitative, analytical and cross-sectional study. A questionnaire with a sociodemographic characterization, psychological welfare (QGBEP-R) and the FANTASTICO lifestyle were used, translated and validated for the Portuguese population. Results:Of the 291 respondents, the majority are female (80.8%), mean age is 22.49 ± 7.035 years, 44.3% are from the area of residence, 11.7% consider having addictions, the most frequent tobacco. Most consider their lifestyle "Very Good" (52.6%). In the item "Family / Friends" 82.2% answered "do not have / have sometimes" to the question with whom to speak important things” 76.5%"did not give / sometimes gave and received affections” and 61.5% “did not consider themselves members of a community group and / or self-help group”. From the analysis of the dimensions of the FANTASTICO and the sex, the students scored higher on the “family / friends” items, “tobacco” and “sexual and health behaviour”. The students scored better in "physical activity / associativism”, “sleep” and in "introspection".Concerning welfare, the mean value was 24,204 + 4,920, being higher in boys.<hr/>Contexto:El estudio de los estilos de vida en la enseñanza universitaria reviste especificidades derivadas de múltiples factores, siendo la salud y el bienestar de los jóvenes puntos importantes en la agenda política de las instituciones. Evaluar los estilos de vida y bienestar de los alumnos del IPVC. Comparar y correlacionar estilos de vida y bienestar psicológico. MetodologíaEstudio de tipo cuantitativo, analítico y transversal. Se utilizaron un cuestionario sociodemográfico, de bienestar psicológico (QGBEP-R) y el Estilo de Vida FANTÁSTICO, traducidos y validados para la población portuguesa. De los 291 que respondieron, la mayoría es del sexo femenino (80,8%), promedio de edad 22,49 ± 7,035 años, el 44,3% se encuentra desplazado del área de residencia, el 11,7% considera tener dependencias, el tabaco el más frecuente. La mayoría considera el estilo de vida "Muy Bueno" (52,6%). Del análisis de las dimensiones del "Fantástico" y el sexo, las estudiantes obtienen mayor puntuación en los ítems “familia / amigos", “tabaco” y en el “comportamiento sexual y de salud”. Los estudiantes puntuan mejor en la "actividad física / asociativismo", “sueño” y "introspección". En relación al bienestar, el valor medio fue de 24,204+4,920, siendo superior en los chicos. Ambos, bienestar psicológico y estilos de vida están positivamente relacionados. Conclusiones:La mayoría de los estudiantes perciben el estilo de vida como "Muy bueno". Los estilos de vida y bienestar psicológico están positivamente asociados, con fuertes interpretaciones de género, solicitando una intervención eficaz. <![CDATA[<b>Lo que saben y piensan los enfermeros sobre una enfermedad mental</b>: <b>Estudio del conocimiento y actitudes estigmatizantes en salud mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: O estigma em saúde mental continua a ser uma realidade.Devido ao papel que desempenham, as atitudes estigmatizantes dos enfermeiros são muitas vezes mais prejudiciais. Fatores formativos e o conhecimento são responsáveis por alterações nos níveis de estigma. OBJETIVO(S): Descrever o conhecimento sobre saúde mental e os níveis de atitudes estigmatizantes dos enfermeiros de um Centro Hospitalar da região centro de Portugal; Analisar em que medida as atitudes estigmatizantes se relacionam com os conhecimentos sobre saúde mental. MÉTODOS: Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo-correlacional, transversal. A amostra, do tipo não probabilístico por conveniência, foi constituída por 83 enfermeiros. O questionário, para além da caraterização sociodemográfica dos participantes, integrava uma questão sobre a perceção do conhecimento e outra sobre a perceção do estigma em saúde mental; a versão portuguesa da Mental Health Knowledge Schedule; e a versão portuguesa da Mental Illness Clinician's Attitudes Scale. RESULTADOS: Os enfermeiros consideram o seu estigma em saúde mental muito baixo e o nível de conhecimento mediano. Os níveis de atitudes estigmatizantes da amostra são baixos e o nível de conhecimento é elevado. Existe uma correlação negativa entre os níveis de atitudes estigmatizantes e a perceção do conhecimento, e positiva com o nível de estigma percebido. Os enfermeiros que exercem funções em serviços não psiquiátricos apresentam mais atitudes estigmatizantes. CONCLUSÕES: Os enfermeiros revelaram conhecimento razoável em saúde mental e níveis de atitudes estigmatizantes baixos, contudo estes valores pioram nos enfermeiros que não exercem funções em serviços de psiquiatria.<hr/>BACKGROUND:Stigma in mental health continues to be a reality. Because of their role, nurses' stigmatizing attitudes are often more harmful. Learning factors and knowledge are responsible for changes in stigma levels. AIM:To describe the knowledge about mental health and the levels of stigmatizing attitudes of nurses working in a Hospital in the central region of Portugal; To analyze the extent to which stigmatizing attitudes correlate to mental health knowledge. METHODS:The sample is non-probabilistic for convenience, being constituted by 83 nurses. The questionnaire, besides the sociodemographic characterization of the participants, integrates a question about the perception of knowledge and another about the perception of stigma in mental health; the Portuguese version of the Mental Health Knowledge Schedule; and the Portuguese version of the Mental Illness Clinician's Attitudes Scale. RESULTS: Nurses consider their stigma in mental health too low and their level of knowledge medium.The levels of stigmatizing attitudes of the sample are low and the level of knowledge is high. There is a negative relationship between the levels of stigmatizing attitudes and the perception of knowledge and a positive relationship with the level of perceived stigma. Nurses who work in non-psychiatric wards have more stigmatizing attitudes. CONCLUSIONS:Nurses showed reasonable knowledge of mental health and low levels of stigma, but these values ??worsen in nurses who do not work in psychiatry wards.<hr/>CONTEXTO: El estigma en salud mental sigue siendo una realidad. Debido al papel que desempeñan, las actitudes estigmatizantes de los enfermeros son a menudo más perjudiciales. Los factores formativos y el conocimiento son responsables de cambios en los niveles de estigma. OBJETIVO(S): Describir el conocimiento acerca de la salud mental y los niveles de actitudes estigmatizantes de los profesionales de enfermería en un centro hospitalario de la región central de Portugal; Analizar en qué medida las actitudes estigmatizantes se relacionan con los conocimientos sobre salud mental. METODOLOGÍA:studio cuantitativo, descriptivo correlacional, transversal. La muestra, del tipo no probabilístico por conveniencia, fue constituida por 83 enfermeros. El cuestionario, además de la caracterización sociodemográfica de los participantes, integra una cuestión sobre la percepción del conocimiento y otra sobre la percepción del estigma en salud mental sentido; la versión portuguesa de la Mental Health Knowledge Schedule y la versión en portugués de la Mental Illness Clinician's Attitudes Scale. RESULTADOS:Los enfermeros consideran su estigma en salud mental muy bajo y el nivel de conocimiento mediano. Los niveles de actitudes estigmatizantes de la muestra son bajos y el nivel de conocimiento es elevado. Hay relación negativa entre los niveles de actitudes estigmatizantes con la percepción del conocimiento y relación positiva con el nivel de estigma percibido. Los enfermeros que ejercen funciones en servicios no psiquiátricos presentan más actitudes estigmatizantes. CONCLUSIONES:Los enfermeros revelaron conocimiento razonable en salud mental y niveles de actitudes estigmatizantes bajos, sin embargo, estos valores empeoran en los enfermeros que no ejercen funciones en servicios de psiquiatría. <![CDATA[<b>Las competencias socioemocionales en la formación del enfermero</b>: <b>Un estudio sociopoético</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: A investigação sobre as emoções no cuidar, na enfermagem, revela que o trabalho com as emoções é essencial na relação com o paciente. É uma dimensão da atividade prática dos enfermeiros, para que consigam mostrar sensibilidade afetiva e compreensão pelo outro e lidar, simultaneamente, com a influência das emoções em si mesmos. Ressalta-se que o desempenho do desenvolvimento das competências socioemocionais em enfermagem incorpora ações inscritas no processo de cuidado com perspetivas afetivo-emocionais, que visam transformar positivamente as vivências dos sujeitos envolvidos nos cuidados, na intenção da promoção do bem-estar global. OBJETIVO: Identificar os conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem relacionados às competências socio emocionais em cursos de graduação em enfermagem, verificando sua presença efetiva nos currículos académicos. MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa, na perspetiva sociopoética. Participaram do dispositivo do grupo-pesquisador 13 alunos, dos 2 últimos períodos do curso de graduação em enfermagem, regularmente matriculados, maiores de 18 anos e de ambos os sexos. A pesquisa faz a análise qualitativa dos dados mediante a transcrição, categorização e verificação dos resultados. RESULTADOS: Revelaram-se inexistentes as orientações sobre emoções na graduação, pois não há, no currículo, um conteúdo, disciplina ou atividade que aponte para este tema e nem mesmo uma perspetiva docente/académica que considere essa abordagem de forma transversal e contínua. CONCLUSÃO: Este estudo proporcionou analisar a dimensão socioemocional dos alunos de enfermagem, identificando que não são trabalhados na graduação, abrindo a possibilidade de sugerir mudanças curriculares e a abertura de novos espaços de discussão do tema no ambiente universitário.<hr/>BACKGROUND: The study about emotions in nursing care reveals that to work with them is essential for the relationship with the patient. It is a dimension of the practical activities of nurses, so that they can show an affectionate sensitivity and comprehension towards the person, while at the same time dealing with the influence of emotions within themselves. The performance of the development of socioemotional skills in nursery includes actions inscribed into the care process with affectionate-emotional perspectives that seek to positively transform the experiences of the subjects involved, with the intention to promote global well-being. AIM: To identify the content and strategies of the teaching-learning related to socioemotional skills in undergraduate nursing education, verifying its effective presence in academic programs. METHODS: Research of a qualitative approach in the perspective of sociopoetics. For the research group device, 13 students participated, effectively enrolled in the last 2 semesters of nursing school, over 18 years old, both genders. The research performs the qualitative analysis of data according to the transcription, categorization and verification of the results. RESULTS: Orientations regarding emotions in undergraduate education revealed to be inexistent, given that in the program there is no content, credit subject or activity that points to this theme, neither a faculty/academic perspective that considers this approach in a transversal and continuous way. CONCLUSION: This study provided the analysis of the socioemotional dimensions of nursing students, identifying that these dimensions are not developed during undergraduate education, opening, therefore, the possibility of curricular program changes to emerge and make way for new spaces for its discussion in university contexts.<hr/>CONTEXTO: La investigación sobre las emociones en el cuidado, en la enfermería, revela que el trabajo con las emociones es esencial en la relación con el paciente. Es una dimensión de la actividad práctica de los enfermeros, para que consigan mostrar sensibilidad afectiva y comprensión por el otro y tratar, simultáneamente, con la influencia de las emociones en sí mismos. Se resalta que el desempeño del desarrollo de las competencias socioemocionales en enfermería incorpora acciones inscritas en el proceso de cuidado con perspectivas afectivo-emocionales, que apuntan a transformar positivamente las vivencias de los sujetos involucrados en los cuidados, en la intención de la promoción del bienestar global. OBJETIVO: identificar los contenidos y estrategias de enseñanza-aprendizaje relacionados a las competencias socioemocionales en cursos de graduación en enfermería, verificando su presencia efectiva en los currículos académicos. METODOLOGÍA: Estudio de abordaje cualitativo, en la perspectiva sociopoyética. Participaron del dispositivo del grupo-investigador 13 estudiantes, de los 2 últimos períodos del curso de graduación en enfermería, regularmente matriculados, mayores de 18 años y de ambos sexos. La investigación hace el análisis cualitativo de los datos mediante la transcripción, categorización y verificación de los resultados. RESULTADOS: Se revelaron inexistentes las orientaciones sobre emociones en la graduación, indicando que no hay, en el currículo, un contenido, disciplina o actividad que apunte a este tema y ni siquiera una perspectiva docente / académica que considere ese enfoque de forma transversal y continua. CONCLUSIONES: Este estudio proporcionó analizar la dimensión socioemocional de los alumnos de enfermería, identificando que no son trabajados en la graduación, abriendo la posibilidad de sugerir cambios curriculares y la apertura de nuevos espacios de discusión del tema en el ambiente universitario. <![CDATA[<b>Intervención comunitaria & recuperación</b>: <b>Impacto en la calidad de vida, soporte social y satisfación de las necesidades de la persona con enfermedad mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: O recovery é entendido como um processo subjetivo que pressupõe as dimensões clínica e pessoal. Os programas de intervenção comunitária na promoção do recovery devem basear-se em aspetos importantes como a qualidade de vida, suporte social e necessidades. OBJETIVOS: Avaliar o impacto de um programa de intervenção individualizado na qualidade de vida, suporte social e satisfação das necessidades, em pessoas com doença mental. MÉTODOS: Estudo quase-experimental com desenho antes-após de grupo único, com três momentos de avaliação com 16 sessões implementadas durante 4 meses. A amostra é constituída por 25 pessoas com doença mental selecionadas a partir da alta clínica de um hospital psiquiátrico da região Norte de Portugal. Utilizaram-se como instrumentos: Questionário de Avaliação Sociodemográfica e Clínica; Instrumento de Avaliação de Necessidades, construídos pelos investigadores; EQ-5D e; Escala de Satisfação com o Suporte Social. A Investigação foi aprovada pela Comissão de Ética da instituição onde foram recolhidos os dados. Foi utilizado o SPSS, versão 25.0, com recurso a medidas descritivas e testes de diferenças de médias não paramétricos - Friedman e de Wilcoxon - com um valor de significância de p<.05. RESULTADOS: Verificou-se uma evolução positiva relativamente às variáveis avaliadas, com diferenças estatisticamente significativas ao longo dos três momentos de avaliação para: qualidade de vida - EQ-5D; Dimensão Doença do IAN, e Dimensão Ambiente. CONCLUSÕES: Intervir no recovery da pessoa com doença mental é uma intervenção morosa e exigente, mas com resultados positivos desde que a intervenção seja direcionada às necessidades das pessoas.<hr/>BACKGROUND: Recovery is understood as a subjective process that presupposes clinical and personal dimensions. Community intervention programs in the promotion of recovery should be based on important aspects such as their needs, quality of life and social support. AIM: To evaluate the impact of an individualized intervention program on quality of life, social support and needs satisfaction in people with mental illness. METHODS:Quasi-experimental study with before-after design of single group, with three evaluation moments with 16 sessions implemented during 4 months. The sample consists of 25 people with mental illness selected from the high clinic of a psychiatric hospital in the Northern region of Portugal. The sociodemographic and clinical evaluation questionnaire, the Needs Assessment Instrument (NAI)., constructed by the researchers, the EQ-5D and the Social Support Satisfaction Scale were used as instruments. The investigation was approved by the Ethics Committee of the institution where the data were collected. SPSS, version 25.0 was used, using descriptive measures and tests of non-parametric mean differences - Friedman and Wilcoxon - with a significance level of p<.05. RESULTS: There was a positive evolution regarding the evaluated variables, with statistically significant differences during the three evaluation moments for: quality of life - EQ-5D; Dimension Disease of the NAI, and Environment Dimension. CONCLUSIONS: Intervening in the recovery of the person with mental illness is a time-consuming and demanding intervention, but with positive results if the intervention is directed to the needs of the people.<hr/>CONTEXTO:La recuperación es un proceso subjetivo que presupone las dimensiones clínica y personal. Los programas de intervención comunitaria en la recuperación deben basarse en la calidad de vida, el apoyo social y las necesidades. OBJETIVOS: Evaluar el impacto de un programa de intervención individualizado en la calidad de vida, apoyo social y satisfacción de las necesidades, en personas con enfermedad mental. METODOLOGÍA: Estudio casi experimental con diseño antes-después de grupo único, con tres momentos de evaluación con 16 sesiones implementadas durante 4 meses. La muestra se compone de 25 personas con enfermedad mental seleccionados a partir del alta clínica de un hospital psiquiátrico en el norte de Portugal.Se utilizaron como instrumentos un cuestionario sociodemográfico y clínico, el Instrumento de Evaluación de Necesidades, construidos por los investigadores, el EQ-5D y la Escala de Satisfacción con el soporte social. La investigación fue aprobada por la Comisión de Ética de la institución donde se recogieron los datos. Se utilizó el SPSS, versión 25.0, con medidas descriptivas y pruebas de diferencias de promedios no paramétricos - Friedman y Wilcoxon - con un valor de significancia de p<.05. RESULTADOS: Se observó una evolución positiva con respecto a las variables evaluadas, con diferencias estadísticamente significativas a lo largo de los tres momentos de evaluación para: calidad de vida - EQ-5D; Dimensión de la enfermedad del IAN, y la dimensión ambiental. CONCLUSIONES: Intervenir en la recuperación de la persona con enfermedad mental es algo moroso y exigente, pero con resultados positivos desde que la intervención se dirija a las necesidades de las personas. <![CDATA[<b>Salud en cadena</b>: <b>(Co)construcción de recorridos de alfabetización en salud y calidad de vida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: Considerando que a cidadania em saúde consagra o direito e dever dos cidadãos participarem ativamente no processo de cuidados de saúde, procurou-se promover nos reclusos a literacia em saúde e qualidade de vida numa lógica de investigação-ação. OBJETIVOS: desenvolver competências cognitivas, sociais promotoras da tomada de decisão em saúde; incentivar à procura/mobilização da informação em saúde; reforçar as determinantes individuais e coletivas na gestão da doença crónica. MÉTODOS: Estudo quasi-experimental com recurso a metodologias participativas e quantitativas. Efetuaram-se entrevistas à Direção de um Estabelecimento Prisional do Norte de Portugal e a focus group com os reclusos. Aplicaram-se questionários de Literacia em Saúde, Avaliação de Qualidade de Vida e um Instrumento de caraterização sociodemográfica. RESULTADOS: No Grupo de Intervenção a idade média é de 39,2 + 10,8 anos, variando entre os 19 e os 55 anos. Na Qualidade de Vida, as dimensões “Saúde Geral” e “Função Física” apresentaram respetivamente valores mais baixo (47,4%) e mais elevado (71,3%). O nível de literacia “inadequado/problemático” foi o mais frequente, nas várias dimensões. A (co)construção do programa de “educação terapêutica” configurou-se em 4 eixos: saúde global, higiene, bem-estar; alimentação e saúde; gestão doença; e gestão/compreensão da informação em saúde CONCLUSÕES: O projeto centrou-se na cooperação intersectorial, multiprofissional, em lógicas de whole-of-government e whole-of-society. Os resultados são norteadores da intervenção prioritária, mantendo-se o enfoque na lógica de botton-up, orientada para os domínios da saúde geral e emocional, com recurso ao team building. Encontra-se em fase de reavaliação, com recurso às estratégias utilizadas no diagnóstico inicial.<hr/>BACKGROUND: Considering that citizenship in health enshrines the right and duty of citizens to actively participate in the health care process, it was sought to promote literacy in health and quality of life in the inmates, in a logic of action research. AIM: to develop cognitive, social skills that promote health decision making; encourage the search/mobilization of health information; individual and collective determinants of chronic disease management. METHODS: Quasi-experimental study using participatory and quantitative methodologies. We resorted to the interview with the Directorate of a prison establishment in the North of Portugal and the focus group with the inmates. We applied questionnaires of "Health Literacy in Portugal", Quality of Life Assessment and an instrument of sociodemographic characterization. RESULTS: The average age of prisoners is 39.2 + 10.8 years, ranging from 19 to 55 years.The level of "inadequate/problematic" literacy was the most frequent in the various dimensions. In QOL, the "General Health" and "Physical Function" dimensions presented the lowest values ??(47.4%) and the highest (71.3%). The (co) construction of the "therapeutic education" program was set up in four areas: global health, hygiene, well-being; food and health; disease management; and Management/understanding of health information CONCLUSIONS: the project focused on cross-sectoral, multiprofessional cooperation in whole-of-government and whole-of-society logics. The results are guiding the priority intervention, keeping the focus on a bottom-up logic, oriented to the domains of general and emotional health, using team building. It is in the reassessment phase, resorting to strategies used in the initial diagnosis.<hr/>CONTEXTO: Considerando que la ciudadanía sana consagra el derecho y el deber de participar activamente en el cuidado de la salud, se intentó promover en los internos la alfabetización en salud y en calidad de vida dentro de la investigación- acción. OBJETIVOS:Desarrollar competencias cognitivas, sociales promotoras de toma de decisión en salud; fomentar la búsqueda y la movilización de la información sanitaria; reforzar determinantes individuales y colectivos en gestión de la enfermedad crónica. MÉTODOS: Estudio cuasi experimental con recurso a metodologías participativas y cuantitativas. Se recurrió a la entrevista a la Dirección del Prisión del Norte de Portugal, un focus group con los reclusos. Se aplicaron cuestionarios de "Alfabetización en Portugal," Calidad de Vida y evaluación de herramientas de caracterización sociodemográfica. RESULTADOS: En el Grupo de Invervención la edad media es 39,2 + 10,8 años, variando entre los 19 y los 55 años. El nivel de alfabetización inadecuado/ problemático, más frecuente, en diferentes dimensiones. En la QV, las dimensiones “Salud General” y “Función Física” presentaron respectivamente los valores más bajos y elevados (47,4%), (71,3%). La (co)construcción del programa de "educación terapéutica" se configuró en 4 ejes: salud global, higiene, bienestar; alimentación y salud; gestión de enfermedad y Gestión/comprensión de información de la salud. CONCLUSIONES: el proyecto se centró en la cooperación intersectorial, multiprofesional, en lógicas de whole-of-government y whole-of-society. Los resultados son orientadores de la intervención prioritaria, manteniéndose el enfoque en la lógica de botton-up, orientada a dominios de salud general y emocional, recurriendo al team building. <![CDATA[<b>Intervenciones promotoras de esperanza en enfermería de salud mental y psiquiátrica </b>: <b>una <i>scoping review </i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO:A esperança tem um papel central na vida dos indivíduos influenciando várias dimensões da mesma, porque se desenvolve na relação com os outros. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica detém o saber relacional que lhe permite instilar/ manter a esperança nos diversos contextos de prestação de cuidados. Importa sistematizar o conhecimento sobre Intervenções Promotoras de Esperança (IPE), para que seja possível transferi-lo para a prática clínica. OBJETIVO(S): Identificar intervenções especializadas de enfermagem de saúde mental na promoção de esperança. MÉTODOS: Scoping review seguindo os critérios do Joanna Briggs Institute. Realizada uma busca nas plataformas EBSCO, PubMed e Google académico, entre Abril e Setembro de 2018, com os descritores hope AND mental health AND nurse OR nursing e esperança AND saúde mental AND enfermagem. RESULTADOS: Identificaram-se cinco estudos (três artigos, um relatório de estágio, uma tese de doutoramento), em diversos contextos (hospitalares, comunitários, forenses), apresentando-se variadas abordagens para pôr em prática as IPE (individuais ou de grupo), que podem ser mais ou menos estruturadas. CONCLUSÕES: Os estudos apresentam dois aspetos comuns: a relação terapêutica e a necessidade dos enfermeiros que praticam IPE deterem elevados níveis de esperança. As estratégias para operacionalizar as IPE dependem dos contextos e da orientação teórica do profissional. É essencial avaliar a altura mais propícia para aplicar IPE aos utentes. Esta revisão confirma a necessidade de se realizarem mais estudos em diferentes cenários, com diversas populações adequando as IPE aos vários contextos de prestação de cuidados.<hr/>BACKGROUND: Hope plays a central role in people's lives and influences various dimensions of it, as hope is developed in the relationship with others. The Psychiatric and Mental Health Specialist Nursing holds the relational knowledge that allows him(her) to inspire/maintain hope in a multiplicity of caring settings. It is important to systematize the knowledge about therapeutic interventions in the promotion of hope (IPE) so that it can be operationalized in clinical practice. AIM:To identify specialized mental health nursing interventions regarding hope promotion. METHODS: A scoping review was conducted, as recommended by Joanna Briggs Institute. The search was conducted in EBSCO, PubMed and Academic Google platforms, between April and September 2018, with the descriptors hope AND mental health AND nurse OR nursing. RESULTS: Five studies were identified (three articles, one internship report, one doctoral dissertation), in diverse contexts (hospital, community, forensic), presenting various approaches to implement IPE (individual or group), which can be more or less structured. CONCLUSIONS: Studies have two common aspects: the therapeutic relationship and the need for IPE nurses to have high levels of hope. The IPE approaches depend on the context and on the theoretical orientation of the practitioner as well. It is vital to respect the patients' agenda. This scoping review confirms the need to produce more studies in different settings and populations, adjusting IPE to the multiple contexts of caring.<hr/>CONTEXTO: La esperanza tiene un papel importante en la vida de las personas influenciando-la envarias dimensiones, dado que se desarrolla en la relación con los demás. El Especialista en Enfermería de Salud Mental y Psiquiátrica tiene el conocimiento relacional que le permite instilar/mantener la esperanza en varios contextos. Es importante sistematizar el conocimiento sobre Intervenciones Promotoras de Esperanza (IPE), para que sea posible trasladarlo a la práctica clínica. OBJETIVO(S): Identificar intervenciones especializadas de enfermería de salud mental en la promoción de la esperanza. METODOLOGÍA: Se hizo una scoping review segúnel Joanna Briggs Institute. Se hizo una búsqueda en las plataformas EBSCO, PubMed y Google Académico, entre abril y septiembre de 2018, con los descriptores hope AND mental health AND nurse OR nursing. RESULTADOS: Se identificaron cinco estudios (tres artículos, un informe de prácticas, una tesis doctoral) en diversos contextos (hospitalarios, comunitarios, forenses) y diversos enfoques para poner en práctica las IPE (individuales o de grupo), que pueden ser más o menos estructuradas. CONCLUSIONES: Los estudios tienen dos aspectos en común: la relación terapéutica y que los enfermeros que practican IPE tengan altos niveles de esperanza. Las estrategias a usardependen de los contextos y de la orientación teórica del profesional y también es esencial respetar la altura más propicia para los usuarios. Esta scoping review confirma la necesidad de más estudios en diferentes escenarios y poblaciones, adecuando las IPE a los diversos contextos de atención. <![CDATA[<b>La psicoeducación en la adhesión terapéutica en usuarios con esquizofrenia</b>: <b>Una <i>scoping review</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: A esquizofrenia é uma doença crónica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A não adesão aos projetos terapêuticos está presente em 50% dos utentes com doença crónica.Torna-se necessário recorrer a uma intervenção que capacite os indivíduos a aderirem ao tratamento, sendo a intervenção mais indicada, a psicoeducação. A efetividade desta intervenção junto de pessoas com esquizofrenia é, no entanto, desconhecida com rigor. OBJETIVO(S): Mapear os efeitos da psicoeducação na adesão terapêutica em pessoas com esquizofrenia. MÉTODOS: Realização de uma scoping review, com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute.Realizou-se uma pesquisa na plataforma EBSCO e nas bases de dados PubMed e Scielo em junho 2018, procurando-se estudos no período temporal de seis anos (2012 a 2018). RESULTADOS:Foram identificados 15 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão previamente definidos, foram selecionados três estudos para análise final. As intervenções realizadas nesses estudos foram: a aplicação do Nursing Psychoeducation Program; a visualização de filmes produzidos pela Alliance Psychoeducation Program e a realização de sessões de psicoeducação (com role - play). Em todas elas, usando medidas específicas antes e após as intervenções psicoeducacionais, verificou-se um aumento do conhecimento sobre a perturbação mental e uma mudança de atitude face à adesão ao regime medicamentoso. CONCLUSÕES: Destaca-se a efetividade das técnicas psicoeducacionais em pessoas com esquizofrenia e salienta-se a relevância dos enfermeiros especialistas de saúde mental e psiquiátrica na equipa interdisciplinar no planeamento de intervenções psicoeducacionais.<hr/>BACKGROUND: Schizophrenia is a chronic that affects millions of people around the world. Non-adherence to therapeutic projects is present in 50% of patients with chronic disease. It is necessary to resort to an intervention that enables individuals to adhere to treatment, being the most indicated intervention, psychoeducation. The effectiveness of this intervention among people with schizophrenia is, however, strangely unknown. AIM:To map the effects of psychoeducation on therapeutic adherence in people with schizophrenia. METHODS: Scoping review, based on the recommendations of Joanna Briggs Institute. A survey was conducted on the EBSCO platform and the PubMed and Scielo databases in June 2018, looking for studies over the six-year timeframe (2012 to 2018). RESULTS: Fifteen articles were identified and after the application of the previously defined inclusion criteria, three studies were selected for final analysis. The interventions carried out in these studies were: the application of the Nursing Psychoeducation Program; viewing films produced by the Alliance Psychoeducation Program and conducting psychoeducation sessions (with role - play). Using specific measures before and after psychoeducational interventions, for all studies, there was an increase knowledge about mental disorder, as well, a change in patient's compliance. CONCLUSIONS:The effectiveness of psychoeducational techniques in people with schizophrenia is discussed, as well the relevance of the mental and psychiatric nurse's psychoeducational interventions in the scope of the health care team.<hr/>CONTEXTO: La esquizofrenia es una enfermedad crónica que afecta a millones de personas en todo el mundo. La no adhesión a los proyectos terapéuticos está presente en el 50% de los pacientes con enfermedad crónica. Es necesario recurrir a una intervención que permita a las personas a adherirse al tratamiento, siendo la intervención más indicada,la psicoeducación. La efectividad de esta intervención en personas con esquizofrenia es, sin embargo, desconocida con rigor. OBJETIVO(S): Mapear los efectos de la psicoeducación en la adhesión terapéutica en personas con esquizofrenia. METODOLOGÍA:Realización de una scoping review, con base en las recomendaciones del Joanna Briggs Institute. Se realizó una investigación en la plataforma EBSCO y en las bases de datos PubMed y Scielo en junio de 2018, buscando estudios en el período temporal de seis años (2012 a 2018). RESULTADOS: Se identificaron 15 artículos y después de la aplicación de los criterios de inclusión previamente definidos, se seleccionaron tres estudios para el análisis final. Las intervenciones realizadas en estos estudios fueron: la aplicación del Nursing Psychoeducation Program; la visualización de películas producidas por la Alliance Psychoeducation Program y la realización de sesiones de psicoeducación (con rol - play). En todas ellas, tras la aplicación de medidas específicas antes y después de las intervenciones psicoeducativas, se verificó un aumento del conocimiento sobre la perturbación mental y un cambio de actitud frente a la adhesión al régimen medicamentoso. CONCLUSIONES:Se destaca la efectividad de las técnicas psicoeducativas en personas con esquizofrenia y se destaca la relevancia de los enfermeros especialistas de salud mental y psiquiátrica en el equipo interdisciplinario en la planificación de intervenciones psicoeducativas. <![CDATA[<b>Efecto de la terapia de reminiscencia en la población geriátrica</b>: <b><i>Scoping Review</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: A Terapia da Reminiscência (TR) tem vindo a ser utilizada com o objetivo de promover o bem-estar, a cognição e o humor. A população geriátrica tem habitualmente associadas patologias como demência e/ou depressão e é frequentemente alvo de TR. Contudo, uma pesquisa preliminar revelou que os dados relativos aos efeitos desta terapia e a forma como esta deve ser implementada, encontram-se dispersos na literatura sendo difícil a sua apreciação. Por conseguinte decidiu-se realizar uma scoping review com a seguinte questão de investigação: “Qual o efeito da terapia da reminiscência na população geriátrica?”. OBJETIVO(S): Mapear a evidência científica acerca dos efeitos da TR na população geriátrica. MÉTODOS: Scoping Review orientada pela metodologia proposta pelo Joana Briggs Institute. Entre 1 e 17 de junho de 2018, foram pesquisados os descritores “reminiscence therapy”, “reminiscence” e “life review” nas plataformas EBSCO, B-on, e nas bases de dados PubMed e SciELO. A seleção dos artigos foi realizada de acordo com critérios pré-definidos: idade dos participantes superior a 65 anos, aplicação de TR, artigos gratuitos e disponíveis em texto integral em Português, Espanhol e Inglês. RESULTADOS: Foram analisados 4 artigos num total de 73. A TR produz efeitos na redução da sintomatologia depressiva e na sobrecarga dos cuidadores, no comportamento, desempenho cognitivo e no bem-estar. CONCLUSÕES: Existe pouca evidência científica que comprove os efeitos da TR na população geriátrica, e a forma como esta deve ser implementada, pelo que é necessário desenvolver estudos longitudinais com amostras significativas, por forma a melhor compreender o efeito da TR.<hr/>BACKGROUND: Reminiscence Therapy (RT) has been used to promote well-being, cognition and mood improvement.The geriatric population is usually associated with pathologies such as dementia and/or depression and is often targeted for RT. However, preliminary research has shown that data regarding the effects of this therapy and how it should be implemented are scattered in the literature. Therefore, we decided to carry out a scoping review with the following research question: “What is the effect of reminiscence therapy on the geriatric population?” AIM To map the scientific evidence about the effects of the RT in the geriatric population. METHODS: A Scoping Review guided by the methodology proposed by the Joanna Briggs Institute. From the first of June to the 17th of 2018,we search for the "reminiscence therapy", "reminiscence" and "life review" descriptors in the EBSCO and B-on platforms, at PubMed and SciELO databases. The papers were selected according to predefined criteria such as participants' age of over 65 years, participants submitted to RT, papers with free full text in Portuguese, Spanish and English. RESULTS: 4 articles were selected and analyzed from a total of 73. The RT produces effects on the reduction of depressive symptoms and caregivers' overload, behavior, cognition, and well-being. CONCLUSIONS:There is a lack of evidence to substantiate the effect of the RT on the geriatric population, as well as how it should be applied. Therefore, further longitudinal studies with significant samples are necessary to better understand the effect of RT in the geriatric population.<hr/>CONTEXTO: La Terapia de la Reminiscencia (TR) ha sido utilizada con el objetivo de promover el bienestar, la cognición y el humor.La población generalmente está asociada a la demencia y depresión y está frecuentemente sometida a RT. Una investigación preliminar reveló que los datos sobre los efectos de esta terapia y cómo debe implementarse están dispersos en la literatura y son difíciles de evaluar. Consiguiente, se decidió realizar una scoping review con la siguiente pregunta de einvestigación: “Cuál es el efecto de la terapia de reminiscencia en la población geriátrica?” OBJETIVO(S): Mapear la evidencia sobre los efectos de la TR en la población geriátrica. METODOLOGÍA: Scoping Review usando la metodología propuesta por el Instituto Joanna Briggs. Entre el 1 y el 17 de junio de 2018, se usaron los descriptores "reminiscence therapy", "reminiscence" y "life review" en las plataformas EBSCO y B-on, en las bases PubMed y SciELO. La selección de artículos se llevó a cabo de acuerdo con criterios previamente definidos: edad de los participantes superior a 65 años, participantes se sometieron a la TR, y artículos disponibles en texto completo en portugués, español e inglés. RESULTADOS: Se analizaron 4 artículos de un total de 73. La TR produce efectos en la reducción de la sintomatología depresiva y sobrecarga de los cuidadores, en el comportamiento, cognición y el bienestar. CONCLUSIONES: Hay poca evidencia científica que demuestre los efectos de la TR en la geriátrica y de cómo debe ser implementada. Consiguiente es necesario realizar más estudios longitudinales y con muestras significativas para comprender mejor el efecto de la TR. <![CDATA[<b>Salud mental positiva</b>: <b>Del concepto al constructo. Evolución histórica y revisión de teorías</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es CONTEXTO: Definir la Salud Mental Positiva (SMP) y conocer la “etiología de la Salud Mental” sigue resultando difícil. Los estudios para conceptualizar y operacionalizar la promoción de la Salud Mental han aumentado exponencialmente, originándose múltiples conceptos afines como Bienestar Psicológico, Florecimiento o SMP. OBJETIVO(S): Analizar la SMP como concepto para describir su evolución histórica. (2) Analizar la SMP como constructo, explorando en paralelo sus dimensiones y factores propuestos en los diversos modelos teóricos existentes. METODOLOGÍARevisión de la literatura mediante búsqueda en las bases de datos Web of Science, PubMed, Scielo, PsycINFO y Psicodoc, cuyos criterios de inclusión fue: estar escritos en inglés, español o portugués, disponibles en full-text y cuya temática trate de la SMP. Los términos de búsqueda fueron: Salud Mental Positiva, Promoción de la Salud Mental, Bienestar, Bienestar Psicológico, Bienestar Emocional y Flourish. RESULTADOS: Se obtuvieron un total de 128 artículos que daban respuesta a los objetivos, aunque finalmente se utilizaron 20 para la realización de este trabajo. Tras el análisis categorial de la información obtenida, se establecieron dos apartados para dar respuesta a los objetivos. CONCLUSIONES: La SMP como concepto ha encontrado su espacio en el ámbito de la Salud Pública, y de la Psicología, siendo equiparable a términos como Bienestar o Flourish. Como constructo, Hedonía y Eudamonía se constituyen como sus principales componentes.<hr/>CONTEXTO: Definir a Saúde Mental Positiva (SMP) e conhecer a "etiologia da Saúde Mental" permanece difícil. Estudos para conceptualizar e operacionalizar a promoção da Saúde Mental têm aumentado exponencialmente, dando origem a múltiplos conceitos relacionados, tais como bem-estar psicológico, “flourish” ou SMP. OBJETIVO(S): Analisar a SMP como um conceito para descrever sua evolução histórica. (2) Analisar a SMP como construto, explorando em paralelo dimensões e fatores propostos nos diversos modelos teóricos existentes. MÉTODOS: Revisão da literatura por meio de busca nas bases de dados Web of Science, PubMed, Scielo, PsycINFO e Psicodoc, cujos critérios de inclusão foram: ser escrito em inglês, espanhol ou português, disponível em texto integral e cujo assunto trata da SMP. Os termos da pesquisa foram: Saúde Mental Positiva, Promoção da Saúde Mental, Bem-estar, Bem-estar Psicológico, Bem-estar Emocional e Flourish. RESULTADOS: Foram obtidos um total de 128 artigos que responderam aos objetivos, embora 20 tenham sido utilizados para a realização deste trabalho. Após a análise categorial das informações obtidas, foram estabelecidas duas secções para responder aos objetivos. CONCLUSÕES: A SMP como conceito tem encontrado seu lugar no campo da Saúde Pública e Psicologia, sendo comparável a termos como Bem-estar ou Flourish. Como construto, Hedonía e Eudamonía são seus principais componentes.<hr/>BACKGROUND:Defining Positive Mental Health (PMH) and knowing the "etiology of Mental Health" remains difficult. Studies to conceptualize and operationalize the positive aspect of Mental Health have increased exponentially, giving rise to multiple related concepts such as Psychological Wellbeing, Flourishing or PMH. AIM: To analyze the PMH as a concept, to describe its historical evolution. (2) To analyze the PMH as a construct, exploring in parallel its dimensions and factors proposed in the various existing theoretical models. METHODS: Literature review by means of search in the Web of Science, PubMed, Scielo, PsycINFO and Psicodoc databases,whose inclusion criteria were: to be written in English, Spanish or Portuguese, available in full-text and whose subject matter deals with the SMP.The search terms were: Positive Mental Health, Mental Health Promotion, Well-being, Psychological Well-being, Emotional Well-being and Flourish. RESULTS A total of 128 articles were obtained that gave answer to the objectives, although 20 were finally used for the accomplishment of this work. After the categorial analysis of the information obtained, two sections were established to respond to the objectives. CONCLUSIONS: The PMH as a concept has found its place in the field of Public Health, and Psychology, being comparable to terms such as Well-Being or Flourish. As a construct, Hedonia and Eudamonia constitute themselves as its main components.