Scielo RSS <![CDATA[SOCIOLOGIA ON LINE]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-333720200002&lang=es vol. num. 23 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Teaching Sociological Theory]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O ensino da teoria sociológica assemelha-se ao ensino de um cânone. Retomando debates antigos lançados por Merton, argumenta-se neste artigo em favor do abandono da forma canónica de ensino da teoria sociológica e propõe-se a sua substituição pela criação de três disciplinas sobre a “sistemática atual” da teoria sociológica: uma disciplina de microssociologia, outra de macrossociologia e uma terceira de mesossociologia. Por fim, argumenta-se que o estudo dos clássicos, fundadores e contemporâneos, deve fazer-se nos níveis pós-graduados de mestrado e doutoramento, depois do estudo da sistemática da teoria na licenciatura. É ainda apresentada uma proposta preliminar sobre possíveis linhas programáticas gerais das cadeiras de micro, macro e meso sociologia.<hr/>Abstract The teaching of sociological theory resembles the teaching of a canon. Resuming old debates launched by Merton, this paper argues for abandoning the canonical form of the teaching of sociological theory and proposes its replacement by the creation of three courses on the “current systematics” of sociological theory: a course on microsociology, another on macrosociology and a third on mesosociology. Finally, it is argued that the sociological classics, founders and contemporaries, should be studied at postgraduate masters and doctoral levels, after going over the systematics of sociological theory in undergraduate studies. It is also presented a preliminary proposal of the main themes for the syllabus of the micro, macro and meso sociology courses. <![CDATA[Ethics And Deontology In The Exercise Of Sociology: New challenges]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000200031&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo constitui uma abordagem exploratória ao tema da ética e da deontologia em Sociologia. A partir do repto feito pela Direcção da Associação Portuguesa de Sociologia ao seu Conselho Deontológico para proceder à revisão do código que regulamenta a actividade científico-profissional dos sociólogos em Portugal, este ensaio tem por objectivo identificar alguns dos desafios que hoje se colocam ao exercício desta actividade e que urge ver equacionados nessa actualização normativa. O suporte empírico desta reflexão baseia-se na recolha e análise documental de regulamentos deontológicos em Ciências Sociais afins, bem como das cartas de princípios éticos elaboradas pelas principais associações europeia e internacional de sociólogos. Este confronto comparativo permite delimitar um conjunto de nove temas dilemáticos e uma sugestão final, que pretendem ser contributos para desencadear um debate alargado à comunidade de sociólogos sobre ética e deontologia profissional.<hr/>Abstract This article is an exploratory approach to ethics and deontology in Sociology. It aims to identify some of the challenges that are currently posed to the exercise of this activity, based on the challenge of the Portuguese Sociological Association to its Deontological Council to review the code that regulates the scientific and professional activity of sociologists in Portugal. The empirical support for this reflection is based on the collection and documental analysis of deontological regulations in related social sciences, as well the ethical principles elaborated by the main European and international associations of sociologists. This comparative exercise allowed for the development of nine dilemmatic themes and a final suggestion. These are expected to contribute to trigger a broad debate on professional ethics among the community of sociologists. <![CDATA[Fahrenheit 451 Or A “New Café”? Old and new issues on political participation]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000200051&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Does e-participation enhance, or not, citizens’ political participation? Such a debate implies identifying whether there are contexts of social change and/or social reproduction, and, if change actually occurs, which direction it takes. When it comes to online political participation, it is necessary to highlight whether there is some continuity from the offline form of participation and if some new features of the online participation challenge democratic societies. Regardless of the optimism and pessimism in the field of (e-)participation, this article presents a reflective discussion on crucial issues impacting on political e-participation. More specifically, it discusses social inequalities in political participation as well as surveillance and threat posed to free political choices. In addition, it discusses how the public sphere and citizens’ (informed) political participation are challenged by the use algorithms, fake news, political propaganda and manipulation without public scrutiny.<hr/>Resumo A e-participação promove, ou não, a participação política dos cidadãos? Dar uma resposta a esta questão implica identificar contextos de mudança e/ou de reprodução social e, no caso de existir mudança, identificar que direção toma. Quando se trata da e-participação é necessário destacar se há elementos de continuidade em relação à participação política offline e se novos aspetos associados a esta participação desafiam as sociedades democráticas. Rompendo com o otimismo e o pessimismo no campo da e-participação, neste artigo, o nosso objetivo é apresentar uma reflexão sobre questões cruciais que têm consequências na participação política digital: as desigualdades sociais na participação política; a vigilância e a ameaça que se coloca a escolhas políticas livres; o modo como a participação política (informada) dos cidadãos e a esfera pública podem ser desafiadas através do uso de algoritmos, do aumento de notícias falsas e da propaganda e manipulação políticas sem escrutínio público. <![CDATA[Impacts of Captology. Problems, challenges and some consequences of “viewing” the network screen]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000200074&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Atualizando o estado da arte sobre problemáticas, desafios e consequências da era digital, este artigo indicia que dar “vistas” ao ecrã em rede se tornou cada vez mais um ato perigoso. Algoritmos e estratégias de indução de comportamentos e opiniões estão ao serviço de um “mercado da atenção”. Grandes empresas do setor digital especializaram-se no domínio da atenção, no aprisionamento dos sujeitos ao ecrã. Diversas teorias e efeitos foram aplicados a algoritmos e a esquemas interativos que orientam os sujeitos não apenas em direção à informação ou ao ócio como também a impactos e consequências psicossociais que se tornam problemáticas para a saúde, social e mental. Além disso, ao listar um conjunto de consequências geradas pela era digital (e.g., ensombrecimento, nomofobia, phubbing, atazagorafobia, etc.), este artigo problematiza e compila estas e outras ameaças e impactos sublinhando a importância de se considerar o ato de “dar vistas ao ecrã em rede” um poderoso e complexo “actante”, imprevisível na individuação sociotécnica.<hr/>Abstract Updating the state of the art on issues, challenges and consequences of the digital age, this article suggests that giving “views” to the network screen has become increasingly dangerous. Algorithms and strategies to induce behaviors and opinions are at the service of an “attention market”. Large companies in the digital sector have specialized in the field of attention, in the imprisonment of subjects to the screen. Several theories and effects have been applied to algorithms and interactive schemes that guide subjects not only towards information or leisure, but also to psychosocial impacts and consequences that become problematic for health, social and mental. In addition, by listing a set of consequences generated by the digital age (e.g., darkness, nomophobia, phubbing, atazagoraphobia, etc.), this article problematizes and compiles these and other threats and impacts underlining the importance of considering the act of “giving views on the network screen” a powerful and complex “acting”, unpredictable in sociotechnical individuation. <![CDATA[Agrofuels and Family Farming in Brazil: Conflicts and contradictions in reaching the social goal of Piauí biodiesel program]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000200095&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A produção de energia verde com a participação da agricultura familiar tem despertado o interesse do governo e de investidores do agronegócio. No Brasil, o programa do biodiesel apresentou-se como alternativa para a geração de renda para agricultores familiares pobres incluídos na cadeia produtiva do biodiesel. O objetivo deste artigo é analisar os conflitos decorrentes do desafio da conjugação do projeto de produção de agrocombustíveis com as demandas sociais da agricultura familiar pobre no semiárido do Piauí. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo para o levantamento de dados qualitativos junto aos agricultores participantes do programa no Sul do Piauí. O estudo demonstrou que o modelo do projeto produtivo tornou-se excludente para aqueles agricultores inseridos na lógica de produção tradicional e de subsistência, desvelando, assim, implicações negativas na forma de acesso às terras e ao mercado do biodiesel.<hr/>Abstract The production of green energy with the participation of family farming aroused the interest of the government and agribusiness investors. In Brazil, the biodiesel program showed as an alternative for generating income for poor family farmers included in the biodiesel production chain. This article aims to analyze the conflicts arising from articulating agrofuel production with the social demand of poor family agriculture in the semi-arid region of Piauí. For this purpose, field research was carried out to collect qualitative data from program participants in southern Piauí. The study showed that the model of productive project resulted in the exclusion of farmers within the traditional production and subsistence logic. This has negative implications in accessing land and in the biodiesel market. <![CDATA[Bicycles, Media and Democracy in The City: Interview with Renata Falzoni]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000200117&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Renata Falzoni tem 66 anos, é arquiteta, urbanista, documentarista, jornalista (bike e videorrepórter) e há décadas que anda de bicicleta. Não se limitando a mover-se sobre rodas, Renata é cicloativista e uma das pioneiras na valorização e defesa do uso da bicicleta como meio de transporte no Brasil. O seu documentário “O Elo Perdido - O Brasil que Pedala” foi projetado na segunda edição do Urban Audiovisual Festival1 (UAF) que decorreu entre os dias 28 e 30 de Junho de 2019 na Biblioteca de Marvila (Lisboa); na sequência desta projecção foi possível fazer esta entrevista, no dia 1 de Julho de 2019. A bicicleta foi o fio condutor da entrevista. A partir dela, falamos de temas tais como cidade, espaço público, comunicação social, democracia, género, desportos, classes sociais; e com ela descortinamos o palco e entramos nestes bastidores. Tal só é possível devido à extensa e diversa atividade que Renata desenvolveu a partir da - e com a - bicicleta, nomeadamente a sua atividade em órgãos de comunicação social desportivos, a sua atividade política e ativista pela mobilidade urbana suave e, mais recentemente, a realização de documentários e a direção da sua plataforma online “Bike é Legal2". Esta entrevista permite, por isso, abordar um conjunto de questões caras à discussão sociológica. Ressalta-se o papel do discurso mediático na reprodução de lógicas sociais; a questão das políticas públicas em contexto urbano brasileiro; o papel das novas plataformas de comunicação online; a bicicleta como bem de consumo que pode ser entendido como acessível e democrático; e os desafios das cidades brasileiras em tempos de ataques à democracia. A partir desta entrevista podemos fazer um exercício de reflexão sobre o viver a cidade, agregando a esta discussão novas propostas de pensar e construir um espaço urbano mais sustentável, democrático e para todos.<hr/>Abstract Renata Falzoni is a 66-year-old architect, urban planner, documentary filmmaker, journalist (bike and video reporter) and has been riding a bicycle for decades. In addition to constantly moving on two wheels, Renata is also a cycle activist and one of the pioneers in the valorization and defense of the use of the bicycle as a means of transport in Brazil. Her documentary “O Elo Perdido - O Brasil que Pedala’’ was screened in the second edition of the Urban Audiovisual Festival (UAF), which took place between the 28th and 30th of June 2019 at Biblioteca de Marvila (public library in Lisbon). This interview took place on the 1st of July 2019 as a follow up to the screening. The bicycle was the guiding thread for the interview. It allowed us to talk about the city, public spaces, the media, democracy, gender, sports and social class, accessing the “backstage”, and unveiling different possible discussions. This was only possible due to the extensive and diverse activity that Renata developed from - and with - the bicycle. Namely, her activity in sports media, her activism and political activity towards smooth urban mobility. Recently, she has directed her efforts into documentary film-making and to the direction of her online platform “Bike é Legal”. This interview addresses a set of issues that are important for the sociological debate. Among these are the role of the media in the reproduction of certain social logics, the issue of public policies in the Brazilian urban context, the role of online communication platforms, the bicycle as a consumption product which can be understood as accessible and democratic, and the current challenges for Brazilian cities when faced with attacks on democracy. This interview enabled us to reflect on how to live the city, adding new proposals to think and build more sustainable and democratic urban spaces for all.