Scielo RSS <![CDATA[SOCIOLOGIA ON LINE]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-333720200003&lang=es vol. num. 24 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Teaching/Learning Social Research Methods and Techniques: a Contribution For Developing a Pedagogical Culture]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O ensino/aprendizagem de métodos e técnicas de investigação no domínio das ciências sociais expandiu-se significativamente ao longo das últimas décadas, prevendo-se que continue a expandir-se e a adquirir uma relevância ainda maior devido à crescente valorização da capacidade de investigação por parte de universidades, centros de investigação, empresas e outras organizações. Contudo, não existe uma cultura pedagógica no ensino/aprendizagem de métodos e técnicas de investigação social, isto é, não temos uma discussão nem investigação sistemáticas sobre todos os aspetos que dizem respeito ao ensino/aprendizagem destes métodos e técnicas. Através da partilha da sua experiência de lecionação de unidades curriculares desta área científica, e da reflexão que realiza sobre esta experiência à luz da literatura especializada, o autor deste artigo procura contribuir para a discussão dos aspetos pedagógicos no ensino/aprendizagem de métodos e técnicas de investigação social, discussão importante, mas que tarda em se iniciar de uma forma definitiva em Portugal. Após concluir que as suas práticas pedagógicas vão ao encontro do preconizado pela literatura revista, o autor deste artigo vai para além desta literatura, propondo princípios pedagógicos (e práticas pedagógicas) que permitem ultrapassar algumas das suas principais limitações.<hr/>Abstract The teaching and learning of social research methods has expanded significantly over the last decades and is expected to continue to expand and become even more relevant due to the increasing value that universities, research centers, companies and other organizations ascribe to research capacity. However, there is no pedagogical culture in teaching/learning social research methods, i.e., we do not have a systematic discussion or research on all aspects of teaching/learning these methods. By sharing his experience in teaching curricular units of this scientific area, and reflecting on this experience in light of the specialized literature, the author contributes to the discussion of pedagogical aspects in teaching/learning social research methods, an important and overdue discussion in Portugal. After concluding that his pedagogical principles and practices are in line with those recommended by the revised literature, the author proposes pedagogical principles (and pedagogical practices) that allow to overcome some of its main limitations. <![CDATA[School Meritocracy and its Influences on the Youth Condition of Students of the Portuguese Public School: A Sociological Analysis of Official Narratives]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000300027&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste estudo, analisam-se os rumos formalmente instituídos da agenda meritocrática do sistema escolar, tendo como referência específica a ocupação de aluno. Tem como principal objetivo compreender o modo como a estrutura legal e normativa do sistema arrola as asserções suscitadas pelos domínios da prestação do serviço educativo, da organização e gestão escolar e da estrutura curricular, culminando na afirmação abundantemente focalizada nos resultados escolares dos alunos. Volvidas cerca de três décadas sobre a publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), importa-nos atender à evolução do interesse do legislador em prescrever a educação da juventude, com o encargo de ser aluno, em linha com o argumento da meritocratização. Procedemos a uma análise de conteúdo sistemática da legislação de referência. As nossas conclusões são induzidas na base da hipótese da consolidação de um sistema educativo que se apresenta com uma forte tendência de meritocratização das juventudes que o frequentam.<hr/>Abstract This study analyzes the formally instituted directions of the meritocratic agenda of the school system, having as a specific reference the occupation of a student. Its main goal is to understand how the legal and normative structure of the system lists the assertions raised by the domains of educational service provision, school organization and management, and the curriculum structure, culminating on its main focus on students’ school results. Three decades after the publication of the Basic Law of the Educational System (LBES), we analyze the evolution of legislator’s interest on prescribing youth’s education and, specifically, the occupation of being a student, according to the argument of meritocratization. We proceed with a systematic content analysis of the reference legislation. Our conclusions are based on the hypothesis of the consolidation of the educational system through a strong tendency of meritocratization of the youth. <![CDATA[Cultural Policies and Research and Information Infrastructure: The Portuguese Case]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000300064&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo proponho uma reflexão sobre a infraestrutura de pesquisa para informar as políticas culturais em Portugal à luz do modelo de J. Mark Schuster. Abordo em específico três das suas componentes: departamento de pesquisa do ministério da cultura; instituto nacional de estatística; e observatório cultural. Situo-me no período posterior a 1996, ano de criação do Observatório das Actividades Culturais (OAC), extinto em 2013. Com base em análise de fontes documentais, concluo pela necessidade de uma maior atenção a esta infraestrutura pela tutela da cultura de modo a contribuir efetivamente para informar o desenho, implementação e avaliação de políticas culturais.<hr/>Abstract In this article, I reflect on the research infrastructure to inform cultural policies in Portugal, based on J. Mark Schuster’s model. I specifically address three of its components: the research department of the Ministry of Culture; the national statistics institute; and the cultural observatory. The analysis focuses on the period after 1996, when the Observatory of Cultural Activities (OAC) was created. This observatory was abolished in 2013. Based on an analysis of documentary sources, I conclude that the Ministry of Culture needs to pay greater attention to this infrastructure, in order to contribute effectively to inform the design and evaluation of cultural policies. <![CDATA[Lethality In Police Actions: A Review of the Debate Based on a Comparative Analysis Between the Police in the States of Rio De Janeiro and São Paulo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000300085&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A persistência de altos níveis de letalidade em ações da polícia constitui um dos grandes desafios da democracia no Brasil contemporâneo. Desde o processo de redemocratização, nos anos 1980 a 1990, a letalidade e a violência policiais têm se colocado no cerne do debate em torno da segurança pública. Iniciativas de controle surgiram nas duas últimas décadas. Estudos mostraram as múltiplas faces e dimensões do problema, mas políticas efetivas de controle da violência policial não foram implantadas até o presente momento. O presente artigo propõe uma análise comparada da letalidade policial a partir da experiência das polícias dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e explorando a influência desta letalidade sobre a taxa de homicídios. Por fim, propomos um debate por meio de uma revisão dos estudos sobre o tema, sinalizamos possibilidades de compreensão da persistência da violência policial, bem como perspectivas em torno do seu controle.<hr/>Abstract The persistence of high levels of lethality in police actions is one of the great challenges of democracy in contemporary Brazil. Since the process of redemocratization in the 1980s and 1990s, police lethality and violence have been at the heart of the debate around public security. Control initiatives have emerged in the past two decades. Studies have shown the multiple features and dimensions of the problem, but effective policies to control police violence are yet to be implemented. This article presents a comparative analysis of police lethality based on polices’ experiences in the states of Rio de Janeiro and São Paulo. It further explores the influence of this lethality on homicide rates. Finally, we discuss our data taking into account previous studies on this topic, point out possibilities for understanding the persistence of police violence, as well as perspectives around its control. <![CDATA[Refugee Life, Stranger’s Life: The Angolan Experience in Rio De Janeiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000300102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo geral perceber e analisar o papel da memória coletiva e social na reconstrução identitária e na ressocialização de angolanos em situação de refúgio na cidade do Rio de Janeiro. O artigo parte de seis entrevistas exploratórias realizadas com refugiados angolanos no ano de 2018. Nessas entrevistas exploratórias foi percebido como as lembranças, memórias e esquecimento enredam e articulam estratégias pessoais e coletivas para a manutenção de suas origens, tradições e costumes frente à situação de refugiado em outro país. O apego às memórias torna-se uma marca indelével em suas trajetórias como refugiados, assim como, também, instrumentos importantes na construção e manutenção das identidades angolanas em estado de refúgio.<hr/>Abstract This article aims to understand and analyze the role of collective and social memory in the reconstruction of identity and resocialization of Angolans in a situation of refugee in Rio de Janeiro. The article is based on six exploratory interviews carried out with Angolan refugees, in 2018. In these exploratory interviews, remembrances, memories and forgetfulness intertwine and articulate personal and collective strategies to maintain their origins, traditions and customs in face of the refugee situation in another country. Clinging to memories becomes an indelible mark on their refugee trajectories, as well as an important instrument in the construction and maintenance of Angolan identities. <![CDATA[Campos, Ricardo, & Câmara, Sílvia (2020). Arte(S) Urbana(S). Vila Nova de Famalicão: Húmus]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372020000300129&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo geral perceber e analisar o papel da memória coletiva e social na reconstrução identitária e na ressocialização de angolanos em situação de refúgio na cidade do Rio de Janeiro. O artigo parte de seis entrevistas exploratórias realizadas com refugiados angolanos no ano de 2018. Nessas entrevistas exploratórias foi percebido como as lembranças, memórias e esquecimento enredam e articulam estratégias pessoais e coletivas para a manutenção de suas origens, tradições e costumes frente à situação de refugiado em outro país. O apego às memórias torna-se uma marca indelével em suas trajetórias como refugiados, assim como, também, instrumentos importantes na construção e manutenção das identidades angolanas em estado de refúgio.<hr/>Abstract This article aims to understand and analyze the role of collective and social memory in the reconstruction of identity and resocialization of Angolans in a situation of refugee in Rio de Janeiro. The article is based on six exploratory interviews carried out with Angolan refugees, in 2018. In these exploratory interviews, remembrances, memories and forgetfulness intertwine and articulate personal and collective strategies to maintain their origins, traditions and customs in face of the refugee situation in another country. Clinging to memories becomes an indelible mark on their refugee trajectories, as well as an important instrument in the construction and maintenance of Angolan identities.