Scielo RSS <![CDATA[SOCIOLOGIA ON LINE]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-333720210001&lang=es vol. num. 25 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[From recent financial crises to the pandemic crisis. What is the value of work?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372021000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Vivemos tempos estranhos, onde a sociedade e o seu funcionamento se alteraram profundamente. Face a uma crise de saúde pública, todas as esferas da sociedade sofreram pontos de rutura, nas quais o trabalho, inevitavelmente, assume um papel central. Este artigo contempla uma reflexão sobre o contexto de pandemia, mas pretende, principalmente, debater sobre qual o valor do trabalho. Focam-se três pontos essenciais: a centralidade do trabalho e dos seus direitos no funcionamento das sociedades; a sua instrumentalização na regulamentação económica, política e social patente nas reformas levadas a cabo desde os anos 1970; e como velhas e novas questões que permeiam o mundo laboral nos instigam a questionar os caminhos percorridos. O objetivo é que se reconheça no valor do trabalho e seus direitos, a afirmação da dignidade humana e de mecanismos redistributivos e quadros institucionais e legais orientados para a solidariedade e coesão social.<hr/>Abstract We live in strange times in which the functioning of society has changed profoundly. In face of a public health crisis, all spheres of society have suffered breaking points. Among these, work inevitably takes on a central role. This article reflects about the current pandemic context, but mainly intends to debate about the value of work. Three essential points are put forward: the centrality of work and its rights in the functioning of societies; work’s instrumentalization in the economic, political and social regulation made clear throughout the reforms carried out since the 1970s; and how old and new issues attached to the world of work instigate us to question the chosen paths. The goal is to recognize in the value of work and its rights, the affirmation of human dignity and redistributive mechanisms and institutional and legal frameworks based on solidarity and social cohesion. <![CDATA[Sombras de la bancarrota. Trayectorias de desclasamiento en familias de pequeños comerciantes en Buenos Aires]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372021000100035&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen En este artículo se presentan resultados de una investigación cualitativa sobre movilidad social en Buenos Aires, Argentina. Desde las perspectivas teóricas de Pierre Bourdieu y Daniel Bertaux respecto de las trayectorias de clase social, se realizó un relevamiento mediante relatos de vida y árboles genealógicos de itinerarios económicos y familiares. En este artículo se analizan tres trayectorias de descenso social de individuos provenientes de familias de pequeños comerciantes. Cada una de ellas muestra una variante de descapitalización económica familiar dentro de los sectores medios. Este tipo de procesos son sociológicamente relevantes tanto por las particularidades de la historia económica argentina como por haber sido poco explorados en la sociología local de la estratificación y movilidad social.<hr/>Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a mobilidade social em Buenos Aires, Argentina. Do ponto de vista teórico de Pierre Bourdieu e Daniel Bertaux sobre as trajetórias da classe social, foi realizado um estudo por meio de histórias de vida e árvores genealógicas de itinerários econômicos e familiares. Neste trabalho são analisadas três trajetórias de declínio social de indivíduos de famílias de pequenos comerciantes. Cada um deles mostra uma variante de descapitalização econômica familiar nos setores médios. Esses tipos de processos são sociologicamente relevantes, devido às particularidades da história econômica argentina e por terem sido pouco explorados na sociologia local da estratificação e mobilidade social.<hr/>Abstract This article presents a qualitative research on social mobility in Buenos Aires, Argentina. Following the theoretical perspectives of Pierre Bourdieu and Daniel Bertaux on social class trajectories, we carried out life stories and family trees of economic and family itineraries. More specifically, we analyzed three trajectories of social decline of individuals from families of small merchants. Each of these trajectories shows a variant of family economic decapitalization within the middle sectors. These kind of processes are sociologically relevant both for the particularities of Argentine economic history and for not having been adequately explored in local sociology of stratification and social mobility. <![CDATA[SUBCULTURAL EVENTS AND THE CITY: STRATEGY FOR THE SYMBOLIC ECONOMY OR AN INTEGRATOR OF AN ALTERNATIVE CULTURE? THE CASE OF THE GOTHIC “ENTREMURALHAS” FESTIVAL IN LEIRIA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372021000100062&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A cidade é um espaço de diversidade onde se verificam conflitos e tensões entre culturas dominantes e alternativas. Os festivais, funcionando como alavanca para o desenvolvimento das cidades, colocam também em contacto diferentes culturas e podem contribuir para desfazer estereótipos e atenuar estigmatizações. Este artigo pretende descortinar como é que um evento subcultural pode promover a imagem de uma cidade enquanto espaço de cultura e diversidade. Recorre-se ao festival gótico Entremuralhas e cruza-se a análise de material produzido pelo município com notícias sobre o evento publicadas em jornais, procurando perceber como o festival é comunicado à população e como os membros da comunidade gótica o percecionam no que concerne ao dissipar dos estereótipos. Conclui-se que o festival tem sido apresentado como um dos mais importantes elementos de promoção da cidade ao mesmo tempo que observamos que persistem alguns dos estereótipos em relação a esta subcultura.<hr/>Abstract The city is a space of diversity with conflicts and tensions between dominant and alternative cultures. Festivals, acting as a leverage for the development of cities, bring different cultures into contact and can contribute to break down stereotypes and reduce stigma. This article assesses how a subcultural event can promote the image of a city as a space of culture and diversity. We analyzed promotional material produced by the municipality and articles about the Entremuralhas gothic festival published in newspapers. This allowed an understanding how the festival is communicated to the population and how members of the gothic community perceive it in terms of dispelling of stereotypes. It is concluded that the festival has been presented as one of the most important elements of city promotion, but that some of the stereotypes persist. <![CDATA[CANNABIS USERS-GROWERS NETWORKS IN BRAZIL. MORAL MOBILES AND SOCIAL RELATIONS]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372021000100086&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo parte do objetivo de estudar atores que cultivam a própria maconha para uso social-recreativo e, a partir disso, verificar a hipótese se suas ações, interações e associações suscitam efeitos morais. A partir de um trabalho de campo realizado em uma cidade do interior do Brasil e baseado no método etnográfico entre usuários que cultivam a própria maconha, observa-se que tais atores firmam uma vida moral de gênero único e configuram redes morais e relações sociais através de suas práticas. Logo, o plantio caseiro da própria maconha é considerado como uma fonte de relações morais sui generis, assim como um sentimento moral legítimo de libertação em relação às repressões formais e informais que esses atores sofrem.<hr/>Abstract This article focuses on actors who grow their own marijuana for social-recreational use to assess whether their actions, interactions and associations give rise to moral effects. Based on ethnographic fieldwork carried out in a city in the interior of Brazil it is observed that such users who grow their own marijuana establish a single form of moral life and configure moral networks and social relationships through their practices. Therefore, the home planting of marijuana itself is considered as a source of sui generis moral relations, as well as a legitimate moral feeling of liberation from formal and informal repressions that these actors suffer.