Scielo RSS <![CDATA[SOCIOLOGIA ON LINE]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-333720210002&lang=pt vol. num. 26 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[A crise da pandemia da COVID-19 desnuda o racismo estrutural no Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372021000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 trouxe um novo desafio para a humanidade. O Brasil, por suas características de desigualdade extrema, foi impactado severamente pela COVID-19. Estes impactos foram particularmente severos entre a população negra. O objetivo deste trabalho é analisar se o racismo estrutural se reflecte na taxa de mortalidade por COVID-19 da população negra, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os dados utilizados foram obtidos de fontes oficiais como IBGE, Agência Pública, Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde. Os resultados mostraram que a população negra se tornou a maior vítima da doença. A média de óbitos entre negros é de 60,7% em comparação com as pessoas brancas que somaram 37,2% das mortes. Este estudo revela que a pandemia se tornou uma verdadeira tragédia para a população negra brasileira.<hr/>Abstract The pandemic caused by SARS-CoV-2 brought a new challenge for humanity. Brazil, particularly due to its extreme inequality, was severely impacted by COVID-19. These impacts were particularly pronounced among the black population. This work aims to analyse whether the latent structural racism in Brazil is reflected in the mortality rate of the black population by COVID-19, in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo. Data were gathered from official sources such as IBGE, Agência Pública Ministry of Health and the State Health Secretariats. The results showed that the black population became the biggest victim of this disease. The average number of deaths among blacks is 60,7% compared to white people, who accounted for 37,2% of deaths. This study reveals that the pandemic has become a real tragedy for the Brazilian black population. <![CDATA[Visões do Inferno. A sociabilidade do "homem comum" brasileiro em Florestan Fernandes e Maria Sylvia de Carvalho Franco]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372021000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo debruça-se sobre duas das mais importantes obras da chamada Escola Paulista de Sociologia, promotora de um elenco de indagações teóricas e investigações empíricas fundamentais na ciência social brasileira. Uma escola que se caracterizou pela constituição de uma sociologia enraizada nas singularidades históricas, sociais e culturais brasileiras, buscando o entendimento das condições específicas desta sociedade internamente marcada por ritmos desiguais de desenvolvimento, enfatizando a necessidade de uma compreensão mais efetiva, densa e profunda de seus diversos agentes - com destaque dos contingentes populacionais que mais sofreram com os nossos históricos processos de socialização e conformação ao modo de produção capitalista, ainda hoje hegemônico. Para cumprir este objetivo é que selecionamos, para uma análise sócio-histórica comparativa, as seguintes contribuições: A integração do negro na sociedade de classes, de Florestan Fernandes (2008a; 2008b); e Homens livres na ordem escravocrata, de Maria Sylvia de Carvalho Franco (1997).<hr/>Abstract This study focuses on two of the most relevant works of the so-called Paulista School of Sociology which has been responsible for critical theoretical and empirical work in Brazil. This school of thought has proposed that the constitution of Brazilian sociology is rooted in the historical, social and cultural singularities of Brazil, internally characterized by uneven development rhythms that require a more effective, dense and profound understanding of its various agents. Accordingly, the “Paulista School of Sociology” focuses on population contingents that suffered the most from Brazil’s historical processes of socialization and conformity to the capitalist mode of production, which remains hegemonic today. The present work carries out a comparative socio-historical analysis of the following contributions: A integração do negro nasociedade de classes, by Florestan Fernandes (2008a; 2008b); and Homens livres naordemescravocrata, by Maria Sylvia de Carvalho Franco (1997). <![CDATA[Hábitos e Práticas Alimentares na Sociedade Portuguesa. Mudanças e reconfigurações]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372021000200056&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo dará conta, de modo panorâmico, das dinâmicas e reconfigurações dos hábitos e práticas alimentares dos portugueses, procurando assinalar os contrastes mais significativos entre o Estado Novo e as décadas seguintes, até à contemporaneidade. Para isso, utilizaram-se estudos de índole diversa, integrando-os e unificando-os. Fez-se uma seleção e revisão de literatura, analisando-se e confrontando-se, no texto, os seguintes tópicos: a institucionalização da segurança alimentar, a masculinização do espaço culinário, a alimentação como metáfora identitária e reificação de estatuto social, a gastronomia memorialística, o crescimento da cozinha de origem étnica, entre outros. Em resumo, podemos concluir que houve mudanças muito positivas se compararmos as práticas e hábitos alimentares durante a vigência da ditadura do Estado Novo (1933-1974), onde a pobreza e a falta de alimentos eram problemas preocupantes, com a abundância e variedade do Regime Democrático (1975-2021). Estas mudanças sinalizam também as grandes reconfigurações sociais, entretanto, ocorridas. Porém, existem agora problemas muito sérios, como, por exemplo, o distanciamento do padrão alimentar tradicional português, referente à saudável Dieta Mediterrânica, entre outros.<hr/>Abstract This article gives a panoramic account of the dynamics and changes in the habits and eating practices of the Portuguese society, pointing out the most significant contrasts between the Estado Novo and the following decades, particularly the contemporaneity age. A selection and review of literature was carried out to analyze and confront the following topics: the institutionalization of food security, the masculinization of the culinary space, food as an identity metaphor and reification of social status, memorialistic gastronomy, the growth of cuisine of ethnic origin, among others. In sum, we can conclude that there have been major positive changes if we compare the eating practices and habits in the dictatorship of Estado Novo (1933-1974), where poverty and lack of food was one of the main problems, with the abundance of the Democratic Regimen (1975-2021). These changes signalize also the great social transformations occurred in this country. Nevertheless, there are now very concerning problems, like, for instance, the divergence from the traditional and healthy Mediterranean Portuguese’s diet pattern, among others. <![CDATA[Ou ausência de liberdade ou morte? Uma genealogia do discurso “liberdade ou sobrevivência”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372021000200082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This paper aims at highlighting the genealogy of what we may arguably consider as the ongoing shrinking of post-war democratic achievement in Western liberal democracies. In focusing on the 21st century, it analyzes the way threat, freedom and democracy have been redefined in the aftermath of the September 11th attacks in order to legitimize liberty-restricting rules, and seeks to show how this radical reframing of liberal democracy has been further enhanced during the management of the pandemic crisis as part of a constantly evolving political blackmail to citizens confronted with the dilemma “freedom or survival”.<hr/>Resumo Este artigo explora a genealogia daquilo que pode seguramente ser interpretado como a contínua retração das conquistas democráticas do pós-guerra nas democracias liberais ocidentais. Focando-se no século XXI, o texto analisa como os conceitos de ameaça, liberdade e democracia foram redefinidos na sequência dos ataques do 11 de setembro, de modo a legitimar regras restritivas da liberdade. Procura também, por outro lado, demonstrar como este reenquadramento radical da democracia liberal foi aprofundado durante a gestão da crise pandémica, enquanto parte de uma chantagem política em constante evolução contra cidadãos confrontados com o dilema “liberdade ou sobrevivência”.