Scielo RSS <![CDATA[SOCIOLOGIA ON LINE]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-333720220001&lang=pt vol. num. 28 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS EM PORTUGAL: O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa o papel das organizações não governamentais (ONG) na construção do campo de combate ao tráfico de pessoas, isto é, na conceituação do tráfico e das suas vítimas e na elaboração de políticas e práticas para o combater. Mobilizando entrevistas, observação e investigação documental e adotando uma perspetiva histórica, o artigo incide na análise da experiência portuguesa. O artigo argumenta que, em contextos caracterizados por um alto nível de institucionalização do campo de combate ao tráfico e por uma fragilidade estrutural da sociedade civil organizada, as ONG envolvidas no processo de terceirização dos serviços antitráfico não interpelam as políticas e as práticas do combate ao tráfico - incluindo a controversa abordagem securitária, focada na persecução dos traficantes, que caracteriza o combate ao tráfico. Tais práticas incluem o silenciamento de qualquer debate sobre a prostituição, pelo menos no aparelho de combate ao tráfico.<hr/>Abstract This article analyses the role of non-governmental organizations (NGO) in the construction of the counter-trafficking field, that is, in conceptualizing human trafficking and its victims, and developing policies and practices to combat it. Using interviews, observation and documentary research, and adopting a historical perspective, this article analyses the Portuguese experience. This article argues that, in contexts with a high level of institutionalization in the counter-trafficking field and a profound weakness of civil society organizations, the NGOs involved in outsourcing counter-trafficking services do not challenge counter-trafficking policies and practices - including a controversial security-oriented approach, focused on prosecuting traffickers. Such practices include silencing any debate about prostitution, at least in the counter-trafficking field. <![CDATA[NAS MARGENS DA SOCIEDADE EDUCATIVA: PERFIS SOCIAIS, PRÁTICAS E ATITUDES PERANTE A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA EM PORTUGAL DOS ADULTOS QUE NÃO PARTICIPAM EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nas sociedades atuais, marcadas pela centralidade do conhecimento, da informação e da educação, uma parte da população adulta tem ainda níveis de escolaridade muito baixos e persiste arredada das dinâmicas da chamada Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV). Tratando-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica e da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e sobre o qual pouco se conhece, pretende-se contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida, permaneceram nas margens da sociedade educativa. Na ausência de estudos extensivos especificamente centrados neste segmento da população, foi mobilizada a edição de 2016 do Inquérito à Educação e Formação de Adultos para tentar mapear o fenómeno em Portugal. Com uma presença transversal na sociedade portuguesa é um grupo de dimensão expressiva, cuja diversidade se captou através da identificação de diferentes perfis. Os mesmos dados permitiram ainda retratar as práticas e atitudes, perante a ALV, da população com baixa escolaridade em Portugal.<hr/>Abstract In contemporary societies, marked by the centrality of knowledge, information, and education, part of the adult population still has very low educational levels hence remaining outside the dynamics of the so-called Lifelong Learning (LLL). This is a segment of the population that, from the point of view of sociological analysis and the incidence of public policies, has been left behind and know little about. Therefore, we intend to contribute to the knowledge and visibility of the phenomenon of poorly educated individuals who, despite the initiatives implemented in the field of adult education and training and LLL, remained on the margins of the educational society. In the absence of extensive studies specifically focused on this segment of the population, we resort on the 2016 edition of the Adult Education Survey to try mapping the phenomenon in Portugal. With a transversal presence in Portuguese society, it is a group of significant size, whose diversity was captured through the identification of different profiles. The same data also allowed portraying the practices and attitudes towards LLL among the population with low educational attainment in Portugal. <![CDATA[A SOCIOLOGIA COMO ÁREA DISCIPLINAR E DE ENSINO EM PORTUGAL]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Partindo de uma breve síntese analítica sobre a influência da Sociologia em Portugal, presente nas esferas académica, estudantil, laboral e política, discute-se neste texto o gradual processo de implementação da Sociologia enquanto área disciplinar e de ensino em cursos de graduação e pós-graduação em Sociologia, sendo relevado como bem-sucedido este processo de institucionalização em Institutos Politécnicos e sobretudo Universidades. Por fim, sustenta-se, em contrapartida, que a Sociologia tem sido paradoxalmente relegada para um papel insignificante no ensino básico e secundário, quando tal, como disciplina transversal em torno de tópicos como sociedade, cultura e política, deveria constituir um imperativo de formação científica e cidadania dos/as jovens.<hr/>Abstract Starting from a brief analytical synthesis on the influence of Sociology in Portugal, within the academic, student, labor and political spheres, this text discusses the gradual process of implementation of Sociology as a disciplinary and teaching area in undergraduate and postgraduate courses. Also, its process of institutionalization in Polytechnic Institutes and above all Universities was considered successful. Finally, it is argued, that Sociology has been paradoxically relegated to an insignificant role in basic and secondary education when being a transversal discipline around topics such as society, culture and politics, should constitute a training imperative. science and citizenship of young people. <![CDATA[TRANSDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA PÓS-NORMAL: A EMERGÊNCIA DE UM PARADIGMA PÓS-KUHNIANO?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Muito presente no universo conceptual em torno dos debates sobre Transdisciplinaridade, a tese da Ciência Pós-Normal emerge nos anos 90 do séc. XX como uma proposta que prioriza a tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade para superar as limitações da ciência “normal” na acepção de Thomas Kuhn. Argumenta-se, neste estudo, que esta tese é insuficiente por não se pronunciar em relação às condições sociológicas e históricas em que as limitações do conhecimento científico “normal” são denunciadas; assim, confronta-se a tese da Ciência Pós-Normal com três leituras - uma com recurso ao trabalho de T. Kuhn; outra com recurso à tese da produção de conhecimento de “Modo 2” de Michael Gibbons et al.; e uma terceira, com recurso ao trabalho de Ben Martin. A partir de uma revisão crítica da literatura, conclui-se que, no séc. XXI, propostas de transformação da missão da Universidade enfrentam novos desafios que questionam, possivelmente, o próprio futuro da Universidade-Investigação.<hr/>Abstract Particularly present within the conceptual universe concerning the debates about Transdisciplinarity, Post-Normal Science emerges in the 1990’s as a thesis prioritizing the Science-Technology-Society triad to overcome the limitations of “normal” science, as defined by Thomas Kuhn. This paper argues that this thesis is insufficient by refusing to acknowledge the sociological and historical conditions under which the limitations of “normal” science are denounced; consequently, this thesis is confronted with three readings - one, resorting to the work of T. Kuhn; a second one, resorting to the thesis of the “Mode 2” knowledge production, as proposed by Michael Gibbons, et al.; and a third one, resorting to the work of Ben Martin. Through a critical literature review, this paper concludes that, in the 21st century, proposals aiming to transform the University’s mission face new challenges possibly questioning the future of the Research-University itself.