Scielo RSS <![CDATA[SOCIOLOGIA ON LINE]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-333720230002&lang=en vol. num. 32 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Gender Inequalities in the Azorean Labor Market and the Young People’s Perceptions]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372023000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem como finalidade apresentar uma análise sobre as desigualdades de género existentes no mercado de trabalho açoriano e aprofundar o caso específico dos jovens, a partir das suas perceções. Para isso foram analisados os dados dos Quadros de Pessoal de 2019, relativos à população empregada no setor privado, a que se seguiu uma análise em profundidade com base na realização de entrevistas a 24 jovens. Os resultados apontam para a permanência de desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, notando-se, todavia, uma certa invisibilidade destes fenómenos na perceção dos jovens, que tendem a alinhar os seus discursos pelo ideal da igualdade de género. A análise da conciliação emprego-família pelos jovens casais revela a permanência de assimetrias de género, especialmente quando está em causa o cuidado aos filhos, associadas a perceções que naturalizam estereótipos de género e invisibilizam o seu impacto na carreira profissional das mulheres.<hr/>Abstract This article seeks the characterization of the gender inequalities present in the Azorean labour market and deepening the specific case of the youth perspectives. Therefore, data from the Quadros de Pessoal from 2019, related to the population employed in the private sector, were analyzed followed by an in-depth analysis based on 24 interviews with young adults. The results indicate the persistence of gender inequalities in the Azorean labour market, although there is a certain invisibility of these phenomena in the perception of young people, who tend to align their discourse with the ideal of gender equality. Secondly, the analysis of work-family balance by young couples reveals the persistence of gender asymmetries, especially when it comes to childcare. These come from naturalized gender stereotypes and make their impact on women’s professional careers invisible. <![CDATA[Gendered Identities in Portuguese Anti-Austerity Mobilisation]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372023000200034&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The austerity policies implemented following the financial crisis of 2008 in Portugal led to high contention in the public sphere. New, mostly young, and urban social movements took central stage in organising it, often articulated with traditional actors (labour unions or left-wing political parties). These movements presented a very unified image and message to the public, the media, and the institutions whose policies they opposed, based on a shared interpretation of social justice. These coalitions included feminist and LGBTQIA+ organisations, with a story of past activism which is said to have been pushed aside so they could cooperate in the priority anti-austerity arena. This paper questions whether these identities were indeed side-lined, relying on content analysis of materials made available online by those organisations to argue that feminist and LGBTQIA+ protesters framed their mobilisation through a gendered interpretation of the events and consequences of austerity, closely related to their previous values, beliefs, and incentives to participate in social activism.<hr/>Resumo As políticas de austeridade implementadas na sequência da crise financeira de 2008 em Portugal causaram elevada contestação. Novos movimentos sociais, maioritariamente jovens e urbanos, ocuparam o palco central na sua organização, muitas vezes em articulação com atores tradicionais (sindicatos e partidos políticos de esquerda). Estes movimentos apresentaram, ao público, à media e às instituições a que se opunham, uma imagem e mensagem muito unificadas, baseadas numa interpretação partilhada de justiça social. Estas coligações incluíram organizações feministas e LGBTQIA+, com uma história de ativismo que, supostamente, teria sido relegada face ao caráter prioritário da luta anti-austeridade. Este artigo baseia-se numa análise de conteúdo de materiais disponibilizados online por essas organizações para argumentar que participantes feministas e LGBTQIA+ na contenção anti-austeritária enquadraram a sua mobilização com base numa interpretação genderizada dos acontecimentos e consequências da austeridade, intimamente relacionadas com os seus valores, crenças e incentivos anteriores para o ativismo social. <![CDATA[Personal Assistance and Disfamiliarism: a Practical Test of the Portuguese Independent Living Support Model]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372023000200061&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O familiarismo é uma das várias tradições transversais da história da deficiência, sendo mesmo uma realidade anterior ao processo de institucionalização. A literatura sobre o paradigma Vida Independente mostra o papel crucial da assistência pessoal na vida das pessoas com elevado grau de dependência para a criação de mais oportunidades de ativação, através de uma menor dependência de cuidados informais. Porém, os dados disponíveis refletem uma inadequação e uma insatisfação com os serviços na área da deficiência na União Europeia (UE), mesmo em países que já dotaram formalmente os seus regimes de deficiência com instituições promotoras do paradigma Vida Independente. Partindo da análise comparada entre Espanha, Itália, República da Irlanda e Portugal, tenta-se responder à questão: será que o nível de generosidade do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) português garante a desfamiliarização e termina com a dependência de cuidados informais? Os resultados comparados mostram uma forte dependência entre pessoas com deficiência e seus cuidadores/familiares, mesmo em programas de assistência social mais generosos. Corre-se, assim, o risco do verdadeiro potencial emancipador de um MAVI) não vir a ser atingido se se basear apenas na transferência dos cuidados familiares para a assistência pessoal. O sucesso deste processo de desfamiliarização depende do desenvolvimento de um ambiente seguro para todas as partes envolvidas, do reconhecimento e valorização dos conhecimentos e experiências da pessoa dependente e do cuidador informal, e da criação de uma microrrede de apoio associada a experiências significativas e valores.<hr/>Abstract Familiarism is one of several cross-cutting traditions in the history of disability, even preceding the institutionalization process. The literature on the Independent Living paradigm highlights the crucial role of personal assistance in the lives of individuals with high levels of dependency, in order to create more opportunities for activation through less dependence on informal care. However, available data reflect inadequacy and dissatisfaction with disability services in the European Union (EU), even in countries that have formally established institutions promoting the Independent Living paradigm. Therefore, based on a comparative analysis of Spain, Italy, the Republic of Ireland, and Portugal, this article aims to empirically address the research question: Does the level of generosity in the Portuguese Independent Living Support Model (MAVI) guarantee defamiliarization and eliminate dependence on informal care? The results reveal a strong dependency between individuals with disabilities and their caregivers/families, even in more generous social assistance programs. While acknowledging that personal assistance can enhance social inclusion for both caregivers and the assisted individuals, we believe that an Independent Living Support Model (MAVI) should not solely rely on shifting familial care to personal assistance. The true emancipatory potential of a MAVI should be holistic, promoting the autonomy and decision-making power of the dependent person. The success of this defamiliarization process depends on establishing a secure environment for all parties involved, recognizing and valuing the knowledge and experience of the dependent individual and informal caregiver, and creating a micro support network associated with meaningful experiences and values. <![CDATA[Siblings and Intimacy(Ies): Cohabitation and Family Practices in the Construction of Sibling’s Relationships]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372023000200091&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo explora a forma como se constrói e se representa a intimidade nas relações entre irmãs e irmãos, estabelecendo a coabitação e as práticas familiares como potenciadoras desta conexão. Com base em 68 entrevistas realizadas com recurso à foto-elicitação que reúnem 25 fratrias, das quais 9 recompostas e 16 nucleares, procurou-se compreender o que origina relações fraternais mais íntimas, mais próximas, mais familiares. Os dados mostram que a intimidade não é inata ao parentesco, mas sim criada, reproduzida e sustentada no quotidiano, através do tempo - nas trajetórias individuais e familiares - e perpassada no espaço - sobretudo, na fase da coabitação. Interpelar a intimidade nesta heterogeneidade permitiu: i) retratar diferentes níveis de intimidade e renunciar à idealização e uniformidade deste objeto; ii) tornar vísivel que estas relações não se estabelecem a partir do laço sanguíneo, e que precisam de outros elementos para serem consolidadas, reforçadas e (re)confirmadas.<hr/>Abstract The article explores how intimacy is constructed and represented in siblings’ relationships, establishing cohabitation and family practices as enhancers in this connection. Based on 68 interviews and using photo-elicitation, which gathers 25 sibling groups, of which 9 half-siblings and 16 full-siblings, our aim was to understand what makes intimate, closer and “sticky” siblings’ relationships. The data shows that intimacy is not innate to kinship, but created, reproduced, and sustained in everyday life, through time - in individual and family trajectories - and generated in space - mostly in the cohabitation phase. Looking at intimacy in this way allows i) to recognise distinct levels of intimacy and renounce the idealization and uniformity of this object; ii) demonstrate that these relationships are not built exclusively by the blood tie and that they need other elements to be consolidated, reinforced and (re)confirmed. <![CDATA[Strategic Foresight as a Support Tool for the Development of New Territorial Dynamics: a Case Study on Cooperation Relations Between Municipalities]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372023000200112&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto considera o território como um espaço em permanente transformação, originada pela ação dos diferentes atores e pelas interações que mantém entre si e com outros, num sistema aberto, e assume a metodologia prospetiva como uma abordagem útil para compreender o jogo de atores de um determinado sistema, capaz de contribuir para a construção coletiva de uma visão de futuro. Apresenta-se e discute-se um “estudo de caso”, onde o uso da prospetiva estratégica se evidencia enquanto metodologia útil à tomada de decisão de atores municipais, no quadro da sua cooperação, evidenciando as componentes e os fatores condicionadores dessas relações em diferentes tempos de ação. Em termos metodológicos, apresenta-se a análise estratégica de atores, operacionalizada através do método MACTOR (Método Actores, Objetivos; Relações de força), identificando-se, assim, os jogos e as relações de força entre os atores no âmbito do sistema de relações municipais do território em análise. Os resultados evidenciam os fatores-chave do sistema de cooperação do Alto Alentejo, que os atores podem considerar para responder aos desafios colocados pelos novos modelos de políticas públicas, nomeadamente a necessidade de empreender ações multinível, multisetorial e multiescalar para a mudança desejada, salientando-se o papel das autoridades centralizadas de cooperação, nomeadamente, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo ou Entidade Regional de Turismo do Alentejo, neste contexto.<hr/>Abstract This text considers the territory as a space in constant transformation, driven by the actions of different actors and the interactions they maintain among themselves and with others within an open system. It assumes prospective methodology as a useful approach to understand the game of actors within a specific system, capable of contributing to the collective construction of a vision for the future. The main goal is to present and discuss a ‘case study’ that highlights the use of strategic foresight as a useful methodology for decision-making by municipal actors within the framework of their cooperation. It emphasizes the components and conditioning factors of these relationships at different times of action. Methodologically, it presents the strategic analysis of actors, operationalized through the MACTOR method (Method Actors, Objectives; Relations of Strength), thus identifying the games and power relationships among actors within the municipal relations system of the analyzed territory. The results highlight the key factors of the Alto Alentejo cooperation system, which actors can consider in adressing the challenges posed by new public policy models, particularly the need to undertake multilevel, multisectoral and multiscale actions for the desired change, emphasizing the role of centralized cooperation authorities, namely, the Alto Alentejo Intermunicipal Community or the Alentejo Regional Tourism Entity, in this context. <![CDATA[Rodrigues, João. (2022). O Neoliberalismo não é um Slogan. Tinta-da-China]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372023000200141&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto considera o território como um espaço em permanente transformação, originada pela ação dos diferentes atores e pelas interações que mantém entre si e com outros, num sistema aberto, e assume a metodologia prospetiva como uma abordagem útil para compreender o jogo de atores de um determinado sistema, capaz de contribuir para a construção coletiva de uma visão de futuro. Apresenta-se e discute-se um “estudo de caso”, onde o uso da prospetiva estratégica se evidencia enquanto metodologia útil à tomada de decisão de atores municipais, no quadro da sua cooperação, evidenciando as componentes e os fatores condicionadores dessas relações em diferentes tempos de ação. Em termos metodológicos, apresenta-se a análise estratégica de atores, operacionalizada através do método MACTOR (Método Actores, Objetivos; Relações de força), identificando-se, assim, os jogos e as relações de força entre os atores no âmbito do sistema de relações municipais do território em análise. Os resultados evidenciam os fatores-chave do sistema de cooperação do Alto Alentejo, que os atores podem considerar para responder aos desafios colocados pelos novos modelos de políticas públicas, nomeadamente a necessidade de empreender ações multinível, multisetorial e multiescalar para a mudança desejada, salientando-se o papel das autoridades centralizadas de cooperação, nomeadamente, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo ou Entidade Regional de Turismo do Alentejo, neste contexto.<hr/>Abstract This text considers the territory as a space in constant transformation, driven by the actions of different actors and the interactions they maintain among themselves and with others within an open system. It assumes prospective methodology as a useful approach to understand the game of actors within a specific system, capable of contributing to the collective construction of a vision for the future. The main goal is to present and discuss a ‘case study’ that highlights the use of strategic foresight as a useful methodology for decision-making by municipal actors within the framework of their cooperation. It emphasizes the components and conditioning factors of these relationships at different times of action. Methodologically, it presents the strategic analysis of actors, operationalized through the MACTOR method (Method Actors, Objectives; Relations of Strength), thus identifying the games and power relationships among actors within the municipal relations system of the analyzed territory. The results highlight the key factors of the Alto Alentejo cooperation system, which actors can consider in adressing the challenges posed by new public policy models, particularly the need to undertake multilevel, multisectoral and multiscale actions for the desired change, emphasizing the role of centralized cooperation authorities, namely, the Alto Alentejo Intermunicipal Community or the Alentejo Regional Tourism Entity, in this context.