Scielo RSS <![CDATA[Revista :Estúdio]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-615820200004&lang=pt vol. 11 num. 32 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Elementos para uma arte neo-urbana]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Interroga-se a mediação em oposição à imediação, o local do referente numa interrogação sobre a indicialidade no contexto da digitalização pandémica. Propõem-se conceitos como operacionais sobre a arte em contexto de confinamento: “código de confinamento” para uma “arte neo-urbana.” A proposta avança com uma relação das suas características. Neste contexto neo-urbano apresentam-se os catorze artigos que a edição da Revista Estúdio, de setembro 2020, apresenta. Aqui e agora os discursos são mais curtos e o meio voltou a ser a mensagem.<hr/>Abstract We question mediation as opposed to immediacy, the place of the referent in an interrogation about indexality in the context of pandemic digitalization. Operational concepts are proposed about art in a context of confinement: “code of confinement” towards a “neourban art.” The proposal proceeds with a list of its characteristics. In this neo-urban context, we present the fourteen articles that this edition of Revista Estúdio Journal presents. Here and now the speeches are shorter and the medium is the message, again. <![CDATA[O sentido constelar na obra de Alberto Greco]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Falar dos processos de Alberto Greco é adentrar um universo de paradoxos e contradições. Isso, no entanto, não deve ser uma estranheza quando pensamos o desenvolvimento do cenário de arte na Argentina entre 1955 e 1965. Neste texto, discutimos algumas especificidades do processo informalista desenvolvido por Alberto Greco entre suas pinturas e colagens com materiais de refugo e seus acontecimentos propostos a partir do “Manifestos Vivo del Arte Dito”.<hr/>Abstract To speak of Alberto Greco’s processes is to enter an universe of paradoxes and contradictions. This, however, should not be strangeness, when it is considered the development of the art scene in Argentina, between 1955 and 1965. In this text, it is discussed some specificities of the informal research developed by Alberto Greco, between his paintings and collages with discarded materials and his proposed events from the “Manifestos Vivo del Arte Dito”. <![CDATA[A epistemologia do Turismo pela arte: o Congresso Criadores Sobre Outras Obras]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desse artigo é construir uma teoria do conhecimento turístico a partir do Congresso Criadores Sobre Outras Obras. Nos dez primeiros anos do evento buscamos em seus anais as palavras turismo, turista, viagem e viajante com a expectativa de encontrar opiniões que pudessem ser utilizadas para a nossa proposta de epistemologia do turismo pela arte. Para além do uso como substantivo ou figura de linguagem, interessou-nos reflexões desde a viagem como uma fase ou fundamento teórico do processo criativo até discussões críticas sobre o negócio turístico.<hr/>Abstract The aim of this paper is to develop a theory of tourism knowledge from the Criadores Sobre Outras Obras Congress. In the first ten years of the event we searched in their annals the words tourism, tourist, travel and traveler with the expectation of finding opinions that could be used for our proposal of epistemology of tourism through art. Beyond its use as anoun or figure of language, we were interested in reflections from travel as aphase or theoretical foundation of the creative process to critical discussions about the tourist business. <![CDATA[Isabel Valverde: habitar os <em>Lugares Sentidos</em> da performance digital]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A cultura digital com as suas interfaces limitadas leva-nos a olhar fixamente, durante horas, para um ecrã; sentados, imóveis, batemos num teclado ou clicamos repetidamente num rato. O trauma físico resultante deste constrangimento é alimentado por ciclos tecnológicos pontuados pela invenção, desenvolvimento e obsolescência de novos gadgets. Estas são algumas das preocupações de que parte o projecto de Isabel Valverde Lugares Sentidos/Senses Places (2010-2020) uma ciberformance participativa em ambiente de realidade mista visando desenvolver a corporealidade, a consciência corporal e a amplificação dos sentidos através da cinestesia que perpassa a convergência entre virtual e real. Performers e público intermedial distribuemse ao longo do planeta e do espaço virtual.<hr/>Abstract Digital culture with its limited interfaces makes us look fixedly, for hours, into a screen: sitting, motionless, we beat on akeyboard or click away on a mouse. The physical trauma resulting from this constraint is fed by technological cycles marked by the invention, development and obsolescence of new gadgets. These are some of the concerns of Isabel Valverde in Senses Places (2010-2020) a participatory cyberformance in mixed reality environments that aims to foster corporeality, corporeal consciousness and the amplification of the senses through the kinesthesia that pervades the convergence of virtual and real. Performers and intermedial public are distributed through out the planet and virtual space. <![CDATA[Fernanda Gassen em <em>foto-eventos</em>: banquetes e convescotes entre literatura e pintura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400046&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata de um trabalho da brasileira Fernanda Gassen. O convite é feito a um grupo, para pequeniques e convescotes. São os foto-eventos. A instigação à reunião é a oportunidade encontrada para realizar as séries, onde ela estabelece um exercício sobre o gesto performativo na fotografia, e uma reflexão sobre o lugar da refeição como reunião, partilha e comunhão. O objetivo é discorrer sobre as relações do meio fotográfico com o ex-voto como promessa, e atitudes de introversão e extroversão.<hr/>Abstract The goal of this article is focuses a work by a Brazilian artist Fernanda Gassen. An invitation is done to a group, to do outdoor gatherings, the photo-events. The instigation to the meeting is an opportunity found to do the series, which establishes an exercise on performer gestures in photography, and a reflection about the place of the meal as meeting, sharing and communion. The objective is to discuss the relationship between the photo medium with the ex-voto,as a promise, introversion and extroversion. <![CDATA[A <em>Cidade dos Piratas</em>: o reflexo de uma sociedade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400056&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta a longa-metragem em animação, A Cidade dos Piratas (2018), do brasileiro Otto Guerra, como um resultado de um conjunto misto de dados de uma sociedade políticos, económicos, culturais e sociais. Algumas situações particulares e coletivas são apresentadas, assim como estas são representadas na obra. Nesse sentido, as análises foram feitas segundo os estudos de Jean Duvignaud, e através de informações do autor através de entrevistas, diretas e de comunicação social.<hr/>Abstract This article presents the animated feature film City of Pirates (2018), by Brazilian Otto Guerra, as a result of a mixed set of data from a society political, economic, cultural and social. Some particular and collective situations are presented as they are represented in the work. In this sense, the analyses were made according to the studies of Jean Duvignaud, and through the author’s information through interviews, direct and social communication. <![CDATA[Entre a Razão e o Sentimento: Ana Albuquerque, uma joalheira contemporânea do Renascimento]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400062&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O percurso de aprendizagem e a prática artística de Ana Albuquerque aproximam-na dos ourives do Renascimento. É uma obra que oscila entre a razão e o sentimento, cujo léxico se apoia na escala, estrutura, forma, tensão, gravidade (peso e movimento), materiais, textura, acabamento e na relação com o corpo, quer seja na peça única ou no múltiplo.<hr/>Abstract The learning path and the artistic practice of Ana Albuquerque bring her closer to the Renaissance goldsmiths. It´s awork that oscillates between reason and feeling whose lexicon is based on scale, structure, shape, tension, gravity (weight and movement), materials, texture, finish and relationship with the body, whether in the single piece or the multiple. <![CDATA[Painting revealed: distortion and intertextuality in the work of Pedro Morales Elipe]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400072&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo explora el efecto que la dimensión intertextual del trabajo del pintor español Pedro Morales Elipe tiene en su desarrollo de un lenguaje pictórico abierto, ambiguo y distorsionado. Para ello analizamos los recursos y estrategias que recupera de la historia del género del bodegón y, a través de los escritos relacionados de Derrida, DidiHuberman o Merleau Ponty, esclarecemos su contribución a un lenguaje pictórico difuso: una imagen subordinada a la potencia plástica de la pintura en su superficie.<hr/>Abstract This article explores the effect of the intertextual dimension of the work of Spanish painter Pedro Morales Elipe on his development of an open, ambiguous and distorted pictorial language. To do so, we analyze the resources and strategies he recovers from the history of the still-life genre and, through the related writings of Derrida, Didi-Huberman or Merleau Ponty, we clarify his contribution to a diffuse pictorial language: an image subordinated to the plastic power of painting on its surface. <![CDATA[Desejo Motivo: imagens do incorpóreo na obra de Carolina Paz]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A intimidade e as relações humanas no cotidiano contemporâneo são os alicerces das obras de Carolina Paz. Dentre pinturas, vídeos ou objetos, o presente texto destaca a série “Desejo Motivo”, respostas pictóricas a 44 cartas com narrativas pessoais de seus remetentes. Para a abordagem, a intangibilidade da arte contemporânea e o continuum no processo criativo foram priorizados, tendo como aportes teóricos Anne Cauquelin e Cecília Salles, respectivamente.<hr/>Abstract Intimacy and human relations in contemporary daily life are the foundations of Carolina Paz’s works. Among paintings, videos or objects, this text highlights the series “Desire Motive”, pictorial responses to 44 senders of letters with personal narratives. For the approach, the intangibility of contemporary art and the continuum in the creative process were prioritized, having as theoretical contributions Anne Cauquelin and Cecília Salles, respectively. <![CDATA[Anamorphoses: projeções cíclicas, deformações geradoras: plasticidade sonora em Anamorphoses V e VII de Isabel Soveral]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400088&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O ciclo Anamorphoses assume-se como um dos mais importantes da atividade criativa de Isabel Soveral. Nele, a compositora vai manipulando o conceito que lhe dá nome, como princípio para a transformação e desenvolvimento sonoros. Através de diferentes estratégias de análise musical, procura-se desvendar como o conceito de plasticidade é importado do domínio visual, pela sua formulação matemática, para o da organização sonora, focando-se nas variações melódicas e projeções nas obras V e VII do ciclo. Reforçase, assim, a importação de conceitos das artes visuais no processo criativo da compositora.<hr/>Abstract The Anamorphoses cycle is one of the most important of Isabel Soveral’s creative activity. In it, the composer manipulates the concept that gives it name, as aprinciple for sound transformation and development. Through different strategies of musical analysis, we seek to unveil how plasticity, as a concept, is imported from the visual domain, by it’s mathematic formulation, to that of the sound organization, focusing on the melodic variations and projections in the works V and VII of the cycle. Thus, it reinforces the importation of concepts from visual arts to the creative process of the composer. <![CDATA[Cores de pele: o <em>projeto Humanae</em> de Angélica Dass]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo tem como intuito descrever e refletir sobre a obra da artista fotógrafa brasileira Angélica Dass, nascida em 1979, no Rio de janeiro. No primeiro momento será necessário contextualizar seu percurso no cenário artístico. Depois será feito uma descrição de sua metodologia para desenvolver o projeto Humana e que aborda principalmente a questão das cores de pele. A obra estudada impacta sobre a expressão artística rica em diversidades de cores a partir da nossa pele, como também sobre o reflexo do tema na educação a respeito da diversidade e inclusão social.<hr/>Abstract This present study aims to describe and reflect about the job of Brazilian photographer Angélica Dass, she was born in 1979, in Rio de Janeiro. At first it will need to contextualize her journey in the artistic scene. After that description will be given of its methodology for developing the Humanae project that mainly approach the issue of skin colors. The work studied impacts on the artistic expression rich in color diversity from our skin, as well as on the reflection of the theme in education about diversity and social inclusion. <![CDATA[O objeto incômodo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto relacionamos estratégias simbólicas presentes no trabalho de três artistas brasileiras, Erica Versutti, Lorena D’Arc e Marta Strambi. Artistas escolhidas a partir da observação de uma potência crítica, relacionada à presença de frutos que, em seus trabalhos, se tornam objetos incômodos, provocadores, quando os relacionamos com o princípio de sobrevivência, presente nas associações entre a vida, a natureza e a arte. Dessa maneira, tais objetos nos sugerem um alinhamento com dimensões ativas sobre o paradoxo da vida em sua dimensão globalizada. Algo que, no campo das artes visuais, admite-se como presença, situando a nostalgia da natureza perdida como uma distopia.<hr/>Abstract In this paper we relate symbolic strategies present in the work of three Brazilian artists, Erica Versutti, Lorena D’Arc and Marta Strambi. Artists chosen from the observation of a critic power related to the presence of fruits that, in their works, become uncomfortable and provocative objects when we relate them to the principle of survival, present in the associations between life, nature and art. Thus, such objects suggests to us an alignment with active dimensions about the paradox of life in its globalized dimension. Something that, in the field of visual arts, is admitted as presence, situating the nostalgia for lost nature as a dystopia. <![CDATA[Imagem impressa entre o transitório e o perene: reflexões a partir da produção gráfica de Graciela Machado]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre a imagem impressa a partir da produção gráfica da artista portuguesa Graciela Machado, de modo a explorar uma ideia metodológica sobre a operacionalização e instauração artística contemporânea fundamentada por elementos e contextos historicizados que, ressignificados, tem como objetivo uma formulação poética.<hr/>Abstract This article aims to reflect on the printed image from elements present in the work of Portuguese artist Graciela Machado, in order to presuppose amethodological approach regarding the operationalization and contemporary artistic establishment based on elements and historicized contexts resignified by a poetic formulation. <![CDATA[The ephemeral, social and didactic art of Anna Ruiz]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Escogemos para nuestra aportación una artista contemporánea valenciana, Anna Ruiz Sospedra. Ella es constructora de Fallas. Las Fallas son un tipo de obra artística concebida para el espacio público que son quemadas el 19 de marzo como parte de una fiesta declarada Patrimonio de la Humanidad por la UNESCO. Un tipo de obra efímera, que en su caso aborda problemáticas sociales y políticas desde una perspectiva feminista. Además, genera un pensamiento sensible y reflexivo en el público a partir de estéticas y abordajes poco habituales en este tipo de instalaciones tan tradicionales. Anna representa una transgresión cultural en un oficio de artistas dominado por las masculinidades.<hr/>Abstract We choose for our contribution a contemporary Valencian artist, Anna Ruiz Sospedra. She is a Fallas builder. The Fallas are a type of artistic work conceived for the public space that are burned on March 19 as part of a festivity declared World Heritage by UNESCO. In this case, a type of ephemeral work, that addresses social and political issues from a feminist perspective. From an unusual aesthetics and approaches, for this type of artistic installations that are so traditional, she also generates a sensitive and reflective thought in the public. Anna represents a cultural transgression in an artist’s position dominated by masculinities. <![CDATA[Ativismo, transitoriedade e feminismo na obra de Karen Dolorez]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582020000400139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto pretende estabelecer uma abordagem à obra da artista brasileira Karen Dolorez considerando o seu processo criativo enquanto forma de posicionamento social e ideológico. A utilização das técnicas têxteis como o crochet ou a imagética do corpo feminino assume um sentido político que coloca o seu trabalho no contexto de uma estética feminista, ampliada à escala do espaço urbano ou do espaço desterritorializado das redes sociais e plataformas digitais na internet.<hr/>Abstract This text intends to establish an approach to Brazilian artist Karen Dolorez’s work, considering her creative process as a form of social and ideological positioning. The use of textile techniques such as crochet or a female body imagery assumes a political meaning. Her work, placed in a feminist aesthetic context is expanded to the urban scale or deterritorialized space of digital networks and platforms on the Internet.