Scielo RSS <![CDATA[Revista :Estúdio]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-615820210001&lang=pt vol. 12 num. 33 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Imaginários sem tempo: há novidades na arte]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A proposta desta edição nº 33 da revista Estúdio, de todos os seus 15 artigos, poderá resumir-se no desafio de um resgate num contexto generalizado de desconfiança, de abandono, ou de distanciamento humano. A crise é uma carência demorada, arrastada, fundada na crise do amor. É como uma epidemia, uma falta de relação, e de pulsão. Lá atrás, o mal-estar da vida urbana e moderna, para o que urge um projeto global estético. É o “imaginário de resgate” concretizado nas propostas arrojadas que aproximam: a beleza e a arte.<hr/>Abstract The proposal of this issue no. 33 of Estúdio journal, of all its 15 articles, can be summarized as the challenge of a rescue in a generalized social context of distrust, abandonment, or human distancing. The crisis is a time-consuming need, founded on the crisis of love. It's like an epidemic, a lack of relationship, and also a drive. There, the malaise of urban and modern life, for which is urgent a global aesthetic design. This is the "imaginary of rescue" concretized in the bold proposals that come close: beauty and art. <![CDATA[Caminhos da escuta e da plasticidade no repertório artístico de Floriano Romano e Gersony Silva]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa atual refere-se à interpretação das obras dos artistas contemporâneos brasileiros, Floriano Romano e Gersony Silva. Os artistas trabalham com intervenções urbanas e sonoras e seus procedimentos vão de desenhos a poemas visuais, de instalações a performances. A produção de ambos tem em comum o processo físico com predomínio na cinestesia munidos da sinestesia. A análise e intepretação das obras foram balizadas na hermenêutica. Floriano e Gersony provocam o estar junto e recorrem o trajeto interior/ser de um mundo possível.<hr/>Abstract Current research refers to the interpretation of the works of contemporary Brazilian artists, Floriano Romano and Gersony Silva. The artists work with urban and sound interventions and their procedures range from drawings to visual poems, from installations to performances. The production of both has in common the physical process with a predominance in kinesthetic equipped with synesthesia. The analysis and interpretation of the works were based on hermeneutics. Floriano and Gersony provoke being together and resort to the inner path / being of a possible world. <![CDATA[New Alchemy by Anne Marie Maes: The need to cultivate our Garden]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resum L’artista i apicultora AnneMarie Maes, fascinada per les abelles des de fa més de dues dècades, tracta l’estreta interacció i coevolució entre aquests insectes i els ecosistemes urbans, mitjançant pràctiques d’investigació artística, en col·laboració amb científics i enginyers. Els seus projectes porten implícites complexes relacions entre organismes vius i objectes manufacturats amb biotecnologia dins del «paradigma postdigital», en un món on la tecnologia està completament entrellaçada amb totes les facetes de la nostra existència.<hr/>Abstract Artist and beekeeper Anne Marie Maes, fascinated by bees for more than two decades, deals with the close interaction and coevolution between these insects and urban ecosystems through artistic research practices and in collaboration with scientists and engineers. Her projects involve complex relationships between living organisms and objects manufactured with biotechnology within the «postdigital paradigm», in a world where technology is completely intertwined with all facets of our existence. <![CDATA[O Mapa das Ilhas Flutuantes, de Ema M. (2015): Cartografias imaginadas num espaço]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100044&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aborda o projeto Mapa de Ilhas Flutuantes de Ema M (Torres Vedras, 1976), realizado em 2015. Este projeto consiste na criação de um conjunto de cartografias imaginárias em três momentos - texto, instalação site-specific, desenho - representando um conjunto de ilhas flutuantes, metáfora da insuficiência da razão como meio de conhecimento do mundo. Descreve-se o processo de trabalho da artista, focando em particular o modo como integra o acaso e a natureza na obra.<hr/>Abstract This article discusses the project Map of Floating Islands of Ema M (Torres Vedras, 1976), carried out in 2015. This project consists of creating a set of imaginary cartographies in three moments - text, site-specific installation, drawing - representing floating islands, metaphors of the fallibility of rational and scientific means of orientation. The artist's work process is described, focusing mainly on how the artist integrates chance and nature into the work. <![CDATA[Carlos Velilla, the transparency of the gesture]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente artículo indaga en la producción más reciente de Carlos Velilla (Zaragoza, 1950), en la que el artista ha desarrollado una pintura que, pese a estar nítidamente arraigada en los discursos de la abstracción, se nutre indistintamente de la fotografía, el cine y la literatura. Este aspecto permite establecer relaciones imprevistas sobre cómo se entiende la pintura y el acto mismo de pintar, puesto que ponen de relieve preguntas entorno a lo que vemos, lo que percibimos y aquello que resta oculto.<hr/>Abstract This article examines the most recent works by Carlos Velilla (Zaragoza, 1950), which reveal a form of painting that is clearly rooted in the discourses of abstraction but is nourished indistinctly by photography, film, and literature. These features bring to the fore some unexpected relationships regarding the ways in which painting is understood, and regarding the act of painting itself, as they highlight questions about what we see, what we perceive, and what remains hidden. <![CDATA[Eduardo Berliner: a pintura como processo para a (re)construção de um imaginário]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100064&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Elegendo-se o trabalho pictórico de Eduardo Berliner como objeto de estudo, observa-se, neste texto, como o processo de trabalho deste artista protagoniza uma forma contemporânea de abordar a prática tradicional da pintura. Seguindo o ethos subjacente ao conceito de colagem e as possibilidades do fragmento, analisa-se, através das imagens e palavras do Pintor, o modo como este dá vida a um estranho imaginário agregador, que mistura planos “socialmente opostos” como o quotidiano e o imaginado, o insólito e o banal ou morte e infância.<hr/>Abstract This text reflects on the work of Eduardo Berliner and analyses how his work process leads to a contemporary way of approaching the traditional practice of painting. Through the images and words of Berliner, this study, following the concept of collage and the possibilities inherent to the fragment, shows how the Artist gives life to a strange imaginary, which mixes "socially opposed" states such as: the everyday and the imagined, the unusual and the banal or death and childhood. <![CDATA[Mimetismos e encobrimentos como modo de resistência contra a mesmidade do “eu”, na série “Paisajes”, de Cecilia Paredes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este escrito versa sobre a série “Paisajes”, da peruana Cecilia Paredes (Lima, 1950). Seu processo criativo é desenvolvido mediante encobrimentos do corpo e face, pintados com os mesmos padrões de estampas usadas no plano de fundo da composição fotográfica, o que possibilita uma aproximação entre a série e o conceito de mimetismo, pautado em Deleuze e Guattari (1995). Em razão de os autores pensarem o fenômeno como um devir de se tornar outro, momentaneamente, compreende-se que os mimetismos e encobrimentos operados por Cecilia Paredes possibilitam uma abertura à alteridade e à ipseidade do “eu”, resistindo contra a sua mesmidade.<hr/>Abstract This writing is about the series “Paisajes”, by Peruvian Cecilia Paredes (Lima, 1950). Her creative process is developed through textile and pictorial coverings of the body and face, painted with the same patterns of prints used in the background of the photographic composition, which allows an approximation between the series and the concept of mimicry, based on Deleuze and Guattari (1995). Because these authors think the phenomenon as a becoming to become another, momentarily, it is understood that the mimicry and cover-ups operated by Cecilia Paredes allow an opening to the otherness and the ipseity of the “I”, resisting against its sameness. <![CDATA[Traveling with Carla Andrade, a critique of the sublime, utopia and landscape: eurocentrism and weak identities]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este artículo abordaremos la problemática del viaje en el contexto de la obra de Carla Andrade tomando como ejemplo su último proyecto, Ningún río me protexe de min. El resultado será una descripción general de su trabajo en relación con esta temática. Mediante el análisis de los conceptos de lo sublime, la utopía y el paisaje, definiremos el viaje dentro de su práctica artística como la búsqueda obsesiva de una identidad dotada de cierta solidez en un mundo que nos conduce al desconcierto y como el espacio donde toma forma su crítica al pensamiento eurocéntrico.<hr/>Abstract In this article we will deal with travel as an issue within the context of Carla Andrade’s work. Her last piece, Ningún río me protexe de min, will illustrates this well. The result will be a more general description of her artistic production in relation to this topic. By analysing the sublime, utopia and landscape we will define journey as an obsessive research for an identity endowed with a certain solidity in a world that leads us to confusion and as the space where her Eurocentric critique is built. <![CDATA[City and silence in the images of Sergio Belinchón. Read the generic landscape]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente texto se centra en diversos proyectos realizados por el fotógrafo Sergio Belinchón (Valencia, 1971) en los que el artista pone de manifiesto algunas de las características propias de los entornos urbanos contemporáneos. Al respecto, las imágenes derivadas de su trabajo asumen un sentido crítico frente al poder que ejerce la homogeneización y lo genérico. Una homogeneización que no solo afecta a la mirada, a la cultura o al consumo, sino a aspectos vivenciales que inciden directamente en nuestra manera de entender las ciudades y entornos, así como nuestra manera de habitarlos y relacionarnos con ellos.<hr/>Abstract This text focuses on various projects carried out by the photographer Sergio Belinchón (Valencia, 1971) in which the artist reveals some of the characteristics of contemporary urban environments. In this regard, the images derived from his work assume a critical sense of the power exercised by homogenization and the generic. A homogenization that not only affects the gaze, culture or consumption, but also experiential aspects that directly affect our way of understanding cities and environments, as well as our way of inhabiting them and relating to them. <![CDATA[A (des)figuração animalista da pintura de Sofia Torres: estranhamento e repetição.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pintura de Sofia Torres incide essencialmente sobre a figuração de um imaginário animalista muito particular que, atravessado por um conceito base - o uncanny - obriga-nos a uma análise relativamente complexa e que, consequentemente, não pode esgotar-se na mera apreciação do virtuosismo técnico evidente. De facto, é o que parece vibrar num primeiro momento perceptivo e num primeiro contacto com as suas pinturas. O estranhamento e a repetição, no conjunto da sua obra, ainda curta, mas a apontar para caminhos instigantes, assumem-se igualmente como conceitos secundários que se articulam com o conceito principal. Resgatam e desafiam a pintura figurativa a sair de uma espécie de torpor representacional e a experimentar iconografias que nos inquietam.<hr/>Abstract Sofia Torres' painting focuses essentially on the figuration of a very particular animalistic imaginary that, crossed by a basic concept - the uncanny - obliges us to a relatively complex analysis and that, consequently, cannot be exhausted in the mere appreciation of evident technical virtuosity. In fact, it is what seems to vibrate in the first perceptive moment and in the first contact with her paintings. The strangeness and repetition, in the set of her work, still short, but pointing to instigating paths, are also assumed as secondary concepts that are articulated with the main concept. They rescue and challenge figurative painting to emerge from a kind of representational torpor and to experience iconographies that disturb us. <![CDATA[O Gallus Sapiens de Victor de La Rocque e o contemporâneo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo concentra-se na produção do artista paraense Victor de La Rocque, destacando o projeto Gallus Sapiens e seus desdobramentos. Nas obras desse conjunto de proposições que envolvem performances, instalações, objetos e documentações em fotografia e video, o artista constitui uma metáfora para pensar sobre as condutas e o papel que o ser humano assume no tempo atual. Para além da análise dos vários momentos que compreendem esse projeto, nos concentraremos em um diálogo com os textos do próprio artista e de outros pesquisadores para refletir sobre este corpus gallus e suas distensões.<hr/>Abstract This article focuses on the production of paraense artist Victor de La Rocque, highlighting the Gallus Sapiens project and its developments. In the works of this group that involve performances, objects, installations and documentation in photography and video, the artist creates a metaphor for thinking about the conducts and place that the human being assumes in the present time. In addition to analyzing the various moments that comprise this project, we will focus on a dialogue with the texts of the artist himself and of other researchers to reflect on this corpus gallus and its distensions. <![CDATA[Desenho, corpo e espaço: reflexões sobre as experiências e atravessamentos na produção artística de Andréia Dulianel]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo aborda o trabalho da artista brasileira Andréia Dulianel e reflete sobre os aspectos poéticos e plásticos de sua produção visual. A investigação ocorreu por meio da observação das experiências de Dulianel com base na instauração do desenho e sua relação com o corpo e o espaço, como elementos essenciais dentro de sua operacionalização artística. Neste contexto, a reflexão parte de três ações artísticas em desenho, sendo elas “Apagamentos I” (2014), “Evanescências” (2016) e “Reminiscências” (2019), em que a artista amplifica as possibilidades na produção do desenho no contexto da arte contemporânea.<hr/>Abstract The article discusses the work of the Brazilian artist Andréia Dulianel and reflects on the poetic and plastic aspects of her visual production. The investigation observed Dulianel's experiences based on the establishment of drawing and its relationship with the body and space, as essential elements within its artistic operationalization. The research analyzed three artistic actions in drawing, namely “Apagamentos I” (2014), “Evanescências” (2016) and “Reminiscências” (2019), in which the artist amplifies the possibilities in production with and by drawing in the context of contemporary art. <![CDATA[Espaço sem Tempo: Lia do Rio e a Poética da Terra]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100146&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na arte de Lia, o tempo não existe. Para a artista carioca, o que subsiste é ação construtiva que se faz passagem para um outro entendimento, criando o espaço ideacional onde vivências superam perdas e convocam ao campo da atemporalidade. Selecionamos obras no desenvolvimento de reflexões sobre processos e estratégias de inflexão espaço-temporais, concluindo na identificação desta especial fruição como atributo colhido pelos que se deixam capturar por suas delicadas texturas: através delas, somos convidados a penetrar nesse âmbito.<hr/>Abstract In Lia's art, time does not exist. To the carioca artist, what abides is a constructive action that leads to another understanding, creating the ideational space where experiences overcome losses and summon the field of timelessness. We select some works developing reflections on processes and strategies of space-time inflection, concluding through the identification of this special fruition as an attribute gathered by those who allow themselves to be captured by its delicate textures: through them, we are invited to penetrate that sphere. <![CDATA[A criação de Romy Pocztaruk: Transversalidades entre memória, nostalgia e crítica]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Artista originária do sul do Brasil, Romy Pocztaruk (1983) abre, através de seu instigante trabalho, horizontes significativos para se repensar caminhos artísticos que trazem relações com a história cultural e com as fronteiras espaciais, imaginárias ou não. Ambos focos discutem a forma que assumem os apagamentos encontrados em distintas culturas, ao se tratar da memória na arte. Em dois fenômenos diversos, em um momento próximo entre essas produções, eles expõem, com maior ênfase, questões de temporalidade ou categorias de espaços, ambos abordados pela artista em sua criação contemporânea da arte.<hr/>Abstract Through her thought-provoking work, South Brazilian artist Romy Pocztaruk (1983) opens meaningful horizons to rethink artistic paths related to cultural history and physical boundaries, fictitious or not. Both perspectives approach the ways erasures are found in different cultures while dealing with memory in art. In two different phenomena, in a moment between the production of these works, they emphatically expose issues of temporality or space categories addressed by the artist in her contemporary art creation. <![CDATA[Paisagem traumatizada: a inscrição de eventos humanos traumáticos no território, na obra de Bleda y Rosa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100168&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo pretende avaliar a manifestação cultural na definição da terminologia paisagem, procurando compreender como aspetos de natureza externa e interna ao interlocutor promovem uma definição de paisagem-corpo. Pretende-se, ainda, através da análise de alguns artistas recentes perceber como o trauma se poderá manifestar como marca da natureza cultural associada à paisagem. Neste sentido, autores como Anselm Kiefer, Cai Guo-Qiang, Michael Heizer, Luc Tuymans, Augusto Alves da Silva, servem de compreensão dos fenómenos de influência cultural na definição da paisagem, analisando-se, por fim, duas séries de obras dos autores Bleda y Rosa, na caracterização de uma noção de paisagem traumatizada.<hr/>Abstract The article aims to evaluate the cultural manifestation in the definition of landscape terminology, seeking to understand how aspects of an external and internal nature to the interlocutor promote a definition of the landscape-body. It is also intended, through the analysis of some recent artists, to understand how trauma can manifest itself as a mark of the cultural character associated with the landscape. In this sense, authors such as Anselm Kiefer, Cai Guo-Qiang, Michael Heizer, Luc Tuymans, Augusto Alves da Silva, serve as an understanding of the phenomena of cultural influence in the definition of landscape, then finally the analysis of two series of works by the authors Bleda y Rosa, towards the characterization of the notion of "traumatized landscape." <![CDATA[Perceção Visual em Realidade Virtual nas obras de Vier Nev]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582021000100181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo reflete-se sobre a perceção visual na narrativa animada em Realidade Virtual através da observação das experiências “A Mãe de Sangue”, “Dar Cria” e “Lucido” do Artista multidisciplinar Vier Nev. Vier Nev constrói uma narrativa animada em Realidade Virtual e brinca graficamente com a perceção visual. Este artigo analisa como esse trabalho é feito e de como o uso de uma falsa janela dentro da Realidade Virtual pode trazer uma maior imersão e sensação de presença para o observador.<hr/>Abstract This article reflects on the visual perception in the animated narrative in Virtual Reality through the observation of the experiences “A Mãe de Sangue”, “Dar Cria” and “Lucido” by the multidisciplinary artist Vier Nev. Vier Nev builds an animated narrative in Virtual Reality and plays graphically with visual perception. This article analyzes how this work is done and how the use of a false window within Virtual Reality can bring greater immersion and a sense of presence to the observer.