Scielo RSS <![CDATA[Da Investigação às Práticas]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-137220140001&lang=pt vol. 4 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Brincadeira</b>: <b>marcos temporais e memória</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A brincadeira, expressão maior das culturas lúdicas da infância e do saber popular infantil que colora o folclore das crianças e que entre elas constitui prática singular, tem marcos temporais indeléveis que lhe (de)marcaram um tempo e que a memória guardou para sempre. A linearidade que, durante quase todo o tempo antes da chegada da TV, a brincadeira transportou, a revolução das suas práticas que a partir daí se operou e acentuou com a chegada das novas tecnologias da comunicação e informação à vida das crianças e a consequente transformação radical do seu habitus lúdico (da rua para casa e daqui para o quarto) balizam eras distintas de tempos sociais paralelas às que ditaram, consequentemente, a transformação que as artes de e para brincar foram, historicamente, sofrendo. Ao resgatar a brincadeira pela voz das crianças, muitas das vezes expressa pela voz dos adultos que hoje são, faz-se o registo, que neste artigo se guarda, de um pedaço da herança cultural lúdica que foi passando entre as quatro gerações que estudamos qualitativamente a partir de entrevistas grupais feitas em contexto familiar, que serviram de base para o que a seguir fica relatado. A brincadeira e a parafernália que a acompanha fazem parte da história de vida de todos nós e, por isso, a cada um cabe velar para que nunca pereça.<hr/>Playful, highest expression of playful cultures of childhood and popular knowledge of children which color the folklore of children and which among them consist in singular practice, has indelible timeless marks and marked them a time which was kept in memory forever. The linearity which during most of the time before the arrival of TV was carried by playful, the revolution of its practices operated from there and accentuated with the arrival of new information and communication technologies to the life of children and consequent radical transformation of their playful habitus (from street to home and consequently to the room), delineate distinct eras of social times parallel to those which dictated, consequently, the transformation which the arts to and for play were, historically, suffering. Redeem by the voice of children, often expressed by the voice of adults who are today, is made the record, which in this article is kept, from a piece of the cultural playful heritage which was passing between four generations studied qualitatively from group interviews made ​​in the family background. From where we confirm what is reported below. Playful and related paraphernalia are part of the life story of all of us and therefore it is up to each of us to ensure that never perish<hr/>Le jeu, la plus grande expression des cultures ludiques de l’enfance et du savoir populaire enfantin qui colore le folklore des enfants et constitue, parmi eux, une pratique singulière, laisse des marques temporelles indélébiles qui restent gravées pour toujours, dans la mémoire. La linéarité que le jeu a transporté, pendant la plupart du temps avant l'arrivée de la TÉLÉ, et la révolution de ses pratiques qui, à partir de ce moment s’est opérée et accentuée avec l'arrivée des nouvelles technologies de l'information et de la communication dans la vie des enfants et, la conséquente transformation radicale de leur habitus ludique (de la rue à la maison, de la maison à la chambre) délimitent des époques distinctes de temps sociaux qui sont parallèles à celles qui, conséquemment, ont dicté la transformation que les arts de et pour jouer ont historiquement subi. Recueilli par la voix des enfants, souvent exprimée par les adultes qu’ils sont devenus, nous avons noté et gardé dans cet article, un morceau de l’héritage culturel ludique qui a traversé les quatre génération que nous avons étudiées qualitativement à partir d'entretiens de groupes faits en contexte familial. C’est à partir de cette étude que nous affirmons ce qui est rapporté ci-dessous. Le jeu et l'attirail qui l’accompagne font partie de l'histoire de vie de nous tous donc, chacun de nous doit veiller à ce que rien ne soit jamais oublié ni perdu <![CDATA[<b>Os bebês e a brincadeira</b>: <b>questões para pensar a docência</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo abordará as relações sociais dos bebês a partir da brincadeira, no sentido de apresentar orientações para a docência na educação infantil com crianças bem pequenas. O quadro teórico metodológico se situa na interlocução entre as áreas da Pedagogia da Infância e da Sociologia da Infância. Toma por base uma investigação sobre a ação social dos bebês na creche, que tinha como preocupação central conhecer os bebês e as suas ações no sentido de pensar a prática pedagógica junto das crianças bem pequenas. Trata-se de um estudo etnográfico com um grupo de bebês e profissionais, que com eles atuavam, numa creche em Braga. Para a compreensão da estruturação das ações e relações sociais pelos bebês foram desenvolvidas observações participantes, com registos em diário de campo e vídeo, o que permitiu uma aproximação bastante profícua das experiências cotidianas das crianças.<hr/>This article will address the social relations of babies through playing, in the sense of pointing indicators for teaching in childhood education with very young children. The theoretical and methodological framework lies in the dialogue between the areas of Pedagogy and Sociology of Childhood. Based on an investigation of the social action of babies in the nursery, which had as its central concern to get to know the babies and their actions in order to think about pedagogical practice with very young children. This is an ethnographic study with a group of babies and professionals who worked with them in a daycare center in Braga. In order to understand the structuring of social relations and actions by babies, participant observations were developed, with records in a field diary and video, allowing for a very fruitful approach to everyday experiences of children.<hr/>Cet article abordera les rapports sociaux des bébés à partir du jeu, afin d’apporter des indications pour l’enseignement de très jeunes enfants. Le cadre théorique et méthodologique se situe dans l’interlocution entre les domaines de la pédagogie de l’enfance et de la sociologie de l’enfance. Il s’appuie sur une recherche sur l’action sociale des bébés en crèche, dont l’intérêt central était de connaitre les bébés et leurs actions dans le sens de penser la pratique pédagogique auprès de très jeunes enfants. Il s’agit d’une étude ethnographique auprès d’un groupe de bébés et de professionnels qui travaillaient avec eux, dans une crèche de Braga. Afin de comprendre comment les bébés structurent leurs actions et leurs rapports sociaux, des observations participantes ont été développées, des notes ont été prises dans un carnet de bord et des images ont été enregistrées en vidéo, ce qui a permis de se rapprocher profitablement des expériences quotidiennes des enfants. <![CDATA[<b>Between theory and practice</b>: <b>Teaching maths to elementary school students in Poland</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The development of children's school achievements in mathematics is one of the most important aims of education in Poland. The results of research concerning monitoring of school achievements in maths is not optimistic. We can observe low levels of children’s understanding of the merits of maths, self-developed strategies in solving problems and practical usage of maths skills. This article frames the discussion of this problem in its psychological and didactic context and analyses the causes as they relate to school practice in teaching maths.<hr/>O sucesso escolar das crianças em Matemática é um dos objetivos mais importantes da educação na Polónia. Os resultados da investigação relativos aos desempenhos escolares em Matemática não são otimistas. Podemos observar baixos níveis de compreensão das crianças sobre a utilidade da Matemática, da capacidade de utilização de estratégias pessoais na resolução de problemas e do uso prático de capacidades matemáticas. Este artigo apresenta a discussão deste problema num quadro psicológico e didático e analisa as causas ligadas à prática escolar do ensino da Matemática<hr/>La réussite scolaire des enfants en mathématiques est l'un des objectifs les plus importants de l'éducation en Pologne. Les résultats de la recherche concernant le contrôle des résultats scolaires en mathématiques n'est pas optimiste. Nous pouvons observer le faible niveau des enfants en ce qui concerne la compréhension de l’utilité des mathématiques, les stratégies d'auto-développement dans la résolution de problèmes et l'utilisation pratique des compétences en mathématiques. L'article porte sur la discussion de ce problème dans un cadre psychologique et didactique et sur l’analyse des causes liées à la pratique scolaire de l'enseignement des mathématiques <![CDATA[<b>A <i>Escola Portuguesa </i>ao serviço do Estado Novo</b>: <b>as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio considera o Boletim da Direção Geral do Ensino Primário, Escola Portuguesa, como um importante meio de comunicação da política educativa do Estado Novo junto do professorado primário, com objetivos de orientação e inculcação ideológica. Uma análise do lugar ocupado pela História de Portugal nas páginas da Escola Portuguesa é esboçada para o período compreendido entre 1934 e 1946. Os acontecimentos e as figuras da História portuguesa que são usados como elementos estruturantes do discurso político-ideológico do Salazarismo são identificados. Estas práticas discursivas têm como principais objetivos a legitimação do regime e a operacionalização do seu programa político junto dos agentes educativos, alunos e comunidade local.<hr/>This essay considers the Bulletin of the General Directorate of Primary Education, Escola Portuguesa, as an important means of communicating Estado Novo education policy towards primary school teachers in order to purpose them orientation and ideological indoctrination. Analysis of the role of Escola Portuguesa, between 1934 e 1946, in the Portuguese History is outlined. The role of relevant events and personages of Portuguese History, used as structural elements of the regime ideology, is analyzed. The aim of this discursive practice is to legitimate the regime and to make operational his political programme within teachers, students and the local community.<hr/>Cet article examine le Bulletin de la Direction Générale de l'Enseignement Primaire, Escola Portuguesa, en tant qu’important moyen de communication de la politique éducative de l’ Estado Novo aux professeurs primaires, pour leur orientation et endoctrinement idéologique. La place occupée par l'Histoire du Portugal dans les pages de l’ Escola Portuguesa, durant la période comprise entre 1934 et 1946, est analysée. Les événements et les figures de l'Histoire du Portugal qui sont utilisés comme éléments de structure du discours idéologico-politique de Salazar sont identifiés. Ces pratiques discursives ont pour objectifs principaux la légitimation du régime et l'opérationnalisation de son programme politique auprès des agents éducatifs, des élèves et de la communauté locale. <![CDATA[<b>Um Portugal de Imigrantes</b>: <b>exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe um desconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais e das gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País como destino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e a minimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis que o animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheça os recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissas que norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou um importante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após uma contextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentada a análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal na atualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partida para a reflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas que resultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto.<hr/>Portugal has been a pluricultural country since early times. Notwithstanding, Portuguese society is mostly unaware of this fact and is not always open to cultural diversity. Social and cultural workers may have an important role managing inter cultural conflicts. In order to do so, these professionals need to acknowledge the importance of theoretical social principles and scientific research to effectively intervene in multicultural contexts. These arguments support the present exercise, developed during Multiculturalism and Citizenship classes (lectured at Escola Superior de Educação de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa, 2012-2013). We present a brief analysis regarding migration patterns to Portugal followed by a data analysis concerning their geographical origin and distribution in Portuguese territory. An overview on the problems regarding cultural diversity and foreigner acceptance is also presented. Finally, we debate on the role played by the social and cultural worker in today’s globalized and diverse society.<hr/>La pluriculturalité qui caractérise certaines régions du Portugal n’est pas reconnue par tous les citoyens et est, parfois, associée à une certaine résistance quant à l’acceptation des immigrants qui choisissent notre pays comme destination d’accueil. L’animateur socioculturel peut avoir un rôle prépondérant dans la gestion de la diversité culturelle. C’est pourquoi, il est important qu’il soit conscient, tout d’abord, du besoin d’investir dans la formation et la recherche théoriquement fondée portant sur la réalité qui l’entoure et où il pourra être amené à travailler et ensuite, qu’il connaisse les caractéristiques de la société moderne et globale dans laquelle il vit.; Ce sont les deux prémisses qui orientent le présent exercice qui est issu d’une proposition de travail de l’Unité Curriculaire de Multiculturalité et Citoyenneté mais qui rapidement, s’est révélé un apport considérable pour la connaissance de la diversité culturelle. Après une contextualisation théorique relative aux principaux flux migratoires au Portugal, sont présentées et analysées des données relatives à la composition des origines des immigrants au Portugal actuellement et leur distribution sur le territoire portugais. C’est le point de départ pour la réflexion qui s’en est suivie. La réflexion prétend d’une part, identifier certaines des problématiques qui proviennent des contextes de diversité culturelle et d’autre part, connaître les propositions de l’Etat pour promouvoir l’intégration de «l’autre» qui peut être, plus ou moins, en marge de la société portugaise. Ces piliers soutiennent l’abordage final relatif au rôle de l’animateur socioculturel dans ces contextes pluriculturels.