Scielo RSS <![CDATA[Da Investigação às Práticas]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-137220180001&lang=en vol. 8 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Digital technologies in the classroom</b>: <b>the teacher and the reconfiguration of the education process</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Numa sociedade entusiasmada com as novas tecnologias, a Educação parece ser vista como uma área analógica, onde o digital apresenta dificuldades de integração. Assim, procurou-se compreender melhor a realidade portuguesa, sobre a qual escasseiam investigações, mais concretamente aferir qual o papel que as tecnologias digitais representam nas salas de aula em Portugal e se a sua utilização acompanha uma reconfiguração no processo educativo. Para tal, realizou-se um estudo de caso descritivo e analítico, com recurso a um inquérito a professores do ensino secundário (responderam 110 professores de 13 áreas disciplinares). Concluiu-se que as tecnologias digitais desempenham um papel instrumental e estão ao serviço do ensino e do trabalho do professor, mais do que da aprendizagem e do aluno, e que estas não se fazem acompanhar de uma reconfiguração do processo educativo, onde, apesar das novas tecnologias, predominam métodos tradicionais.<hr/>In a society excited about new technologies, Education seems to be seen as an analogical area, where the integration of the digital element is difficult. Thus, an attempt was made to better understand the Portuguese situation, in which investigations are scarce, specifically to verify the role digital technologies represent in the classroom in Portugal and if their use follows a reconfiguration in the educational process. To this end, a descriptive and reflective case study has been carried out, using a survey to high school teachers (from 110 teachers of 13 disciplinary areas). The study concluded that digital technologies play an instrumental role and serve teaching and the teacher's work, rather than learning and the student, and that those do not bring a reconfiguration of the educational process, where, despite the new technologies, traditional methods prevail.<hr/>Le projet AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), issu d'un partenariat entre l'Université d'Aveiro, des entreprises liées à l'enseignement et à l'apprentissage (consortium e-xample) et le Groupe Scolaire Gafanha de Nazaré, a mis en place le concept Edulab qui vise l’adoption de pratiques pédagogiques innovantes et la promotion de compétences numériques des enseignants (et des étudiants). Pour cela, une formation a été mise en œuvre au cours d'une année scolaire avec 13 enseignants. Dans l'étude qualitative, les différents instruments appliqués ont révélé: i) que l'intégration des TIC dans les pratiques pédagogiques a évolué de l'adoption à l'adaptation, selon la matrice TIM; ii) que les technologies utilisées ont transformé les cours en séances plus dynamiques, efficaces et motivantes et ont contribué à un apprentissage actif et significatif (selon l'analyse SWOT); et iii) des principes de bonne pratique, comme la mise en œuvre de stratégies d'enseignement et d'évaluation diversifiées utilisant des ressources éducatives digitales. <![CDATA[<b>ICT pedagogical integration in the context of an Edulab</b>: <b>reflection and systematisation of guiding principles leading to good practices (the AGIRE project)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O projeto AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem (consórcio e-xample), e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab visando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e a promoção da literacia digital de professores (e alunos). Para tal, implementou-se uma oferta formativa durante um ano letivo com 13 professores. No estudo, de natureza qualitativa, aplicaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que revelaram: i) que o posicionamento face à integração das TIC na prática pedagógica, mudou de adoção para adaptação, segundo a TIM matrix; ii) que as tecnologias disponibilizadas transformaram as aulas em sessões mais dinâmicas, eficazes e motivadoras e contribuindo para aprendizagens ativas e significativas (segundo a análise SWOT); e iii) princípios de boas práticas, como implementar estratégias diversificadas de ensino e avaliação utilizando recursos educativos digitais.<hr/>The AGIRE project (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resulting from a partnership between the University of Aveiro, companies linked to teaching and learning (e-xample consortium), and Gafanha da Nazaré School Grouping, implemented the Edulab concept, which aims to adopt innovative pedagogical practices and promote the digital literacy of teachers (and students). For that, a teacher training was implemented during a school year with 13 teachers. As a qualitative study, several data collection instruments were applied, revealing: i) that the positioning with regard to the integration of ICT in pedagogical practice, changed from adoption to adaptation, according to the TIM matrix categories; ii) that the available technologies have transformed classes into more dynamic, effective and motivating sessions and contributed to active and meaningful learning (according to the SWOT analysis); and iii) principles of good practice, such as implementing diverse teaching and assessment strategies using digital educational resources.<hr/>Le projet AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), issu d'un partenariat entre l'Université d'Aveiro, des entreprises liées à l'enseignement et à l'apprentissage (consortium e-xample) et le Groupe Scolaire Gafanha de Nazaré, a mis en place le concept Edulab qui vise l’adoption de pratiques pédagogiques innovantes et la promotion de compétences numériques des enseignants (et des étudiants). Pour cela, une formation a été mise en œuvre au cours d'une année scolaire avec 13 enseignants. Dans l'étude qualitative, les différents instruments appliqués ont révélé: i) que l'intégration des TIC dans les pratiques pédagogiques a évolué de l'adoption à l'adaptation, selon la matrice TIM; ii) que les technologies utilisées ont transformé les cours en séances plus dynamiques, efficaces et motivantes et ont contribué à un apprentissage actif et significatif (selon l'analyse SWOT); et iii) des principes de bonne pratique, comme la mise en œuvre de stratégies d'enseignement et d'évaluation diversifiées utilisant des ressources éducatives digitales. <![CDATA[<b>Inclusion seen by mothers of children and youngsters with special</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste estudo, foram entrevistadas seis mães de crianças ou jovens com necessidades especiais seguindo a técnica de focus group com o objectivo de: i) Conhecer as suas perspectivas sobre o conceito e processos de inclusão, ii) identificar os indicadores de sucesso que mais valorizam e iii) identificar factores que consideram facilitadores de inclusão e os que consideram como barreiras à inclusão. Resultados mostram que este pequeno grupo de mães tem uma posição muito favorável à inclusão e consideram-na como uma questão de Direitos Humanos. Na sua perspectiva, as experiências de inclusão de sucesso, envolvendo a participação em actividades com outros, e o sentido da pertença estão associados a sentimentos de satisfacção vividos por todos os envolvidos (crianças ou jovens, profissionais e os pais), o que põe em evidência a dimensão emocional que nos parece ser específica de pais. Apontam como indicadores de sucesso as características acolhedoras do ambiente, a participação em actividades em conjunto, as atitudes das pessoas (profissionais, pais das outras crianças e as próprias crianças), bem como a satisfação e regozijo manifestados por todos os envolvidos. A heterogeneidade do grupo, a sensibilização e envolvimento da comunidade e a adequação das práticas educativas dos professores são identificadas como factores facilitadores da inclusão. Pelo contrário, a falta de respostas para a inclusão após a escolaridade, os preconceitos, baixas espectativas e práticas educativas desadequadas são consideradas barreiras. Mães fazem ainda referência a dificuldades na cooperação e estabelecimento de verdadeiras parcerias entre famílias e professores como uma barreira. Os resultados são confrontados com os de outras investigações na área e são exploradas as contribuições para o aprofundamento da compreensão do conceito de inclusão.<hr/>In this study six mothers of children or young people with special needs were interviewed following a focus group technique with the aim of: i) to know their views on the concept and processes of inclusion, ii) to identify indicators of success most valued, and iii) identify factors they considered facilitators and those considered barriers. Results show that this small group of mothers has a very favourable position towards inclusion and consider it as an Human rights issue. In their perspective, the experiences of successful inclusion, involving participation in activities with others and the sense of belonging, are associated with feelings of satisfaction experienced by all those involved (children or young people, professionals and parents), pointing out the emotional dimension of inclusion that seems to be specific to parents. They identify as indicators of success the welcoming characteristics of the environment, participation in activities with others, the attitudes of others (professionals, parents of other children and children themselves), as well as the satisfaction and joy expressed by everyone involved. The heterogeneity of the group, awareness and community involvement, as well as the adequacy of teachers ' educational practices are identified as facilitators of inclusion. On the contrary, the lack support for inclusion after compulsory education, prejudice and low expectations, and inadequate teaching practices are considered barriers. Mothers also make reference to difficulties in family-teachers cooperation and in the building of true partnerships. Results are discussed by confrontation with those of other studies and potential contributions for the understanding of the concept of inclusion are explored.<hr/>Dans cette étude ont été interviewées six mères d’enfants ou jeunes gens ayant des besoins spéciaux selon la technique de groupe de discussion dans le but de: i) connaître leur opinion sur le concept et les processus d’inclusion, ii) identifier les indicateurs de succès les plus valorisés et iii) identifier les facteurs qu’elles considèrent favorables et ceux qu’elles considèrent comme des obstacles. Les résultats montrent que ce petit groupe de mères a une position très favorable par rapport a l’inclusion et la considèrent comme une question de Droits de l’Homme. Dans leur point de vue, les expériences d’intégration réussie, avec participation à des activités avec les autres et le sentiment d’appartenance, sont associés à des sentiments de satisfaction éprouvée par toutes les personnes impliquées (enfants ou de jeunes, professionnels et parents), soulignant la dimension émotionnelle de l’inclusion qui semble être spécifique aux parents. Elles identifient comme indicateurs de succès des caractéristiques d’accueil de l’environnement, la participation à des activités avec d’autres, les attitudes des autres (professionnels, les parents des autres enfants et les enfants eux-mêmes), ainsi que la satisfaction et la joie exprimée par toutes les parties concernées. L’hétérogénéité du groupe, la sensibilisation et la participation de la communauté, ainsi que l’adéquation des pratiques pédagogiques des enseignants sont identifiés comme facilitateurs de l’inclusion. Au contraire, l’absence de réponses pour l’inclusion après la scolarité, les préjugés, les faibles attentes et pratiques éducatives inadéquates sont considérés comme des obstacles. Les mères font encore référence a des difficultés dans la coopération et la mise en place de véritables partenariats entre les familles et les enseignants comme un obstacle. Les résultats sont confrontés à ceux des autres enquêtes dans ce même domaine et sont explorés les contributions à l’approfondissement de la compréhension de la notion d’inclusion. <![CDATA[<b>Choosing the school for children with Down syndrome</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A escolarização é uma fase desafiadora para os pais de crianças com síndrome de Down. Desta maneira, a pesquisa objetivou identificar os critérios que subsidiam pais na escolha da escola para seu filho com SD. O método consistiu numa abordagem predominantemente quantitativa que traz alguns aspectos qualitativos. Foram entrevistadas 71 famílias, sendo 63 mães, 3 pais e 5 responsáveis, cujos filhos apresentam diagnóstico de síndrome de Down. Após a computação dos dados levantados, as respostas foram classificadas nas seguintes categorias: 1) Os Critérios Utilizados na Escolha da Escola do (a) Filho (a); 2) Escola e suas Vantagens; 3) Escola e suas Desvantagens. Os resultados apontaram que 47% dos pais que escolheram a escola especial apontaram como vantagem os atendimentos especializadosoferecidos, já dentre os pais que escolheram a escola comum, 27% fizeram por acreditar no melhor desenvolvimento. Na comparação dos dados sóciodemográficos com a escolha da escola comum, houve associação significativa com relação a escolaridade da mãe. Também ficou evidente que os pais que optaram pela escola comum conhecem mais a legislação. Conclui-se que são múltiplos os fatores que influenciam a decisão dos pais sendo que as facilidades com relação à rotina diária e segurança têm grande influência.<hr/>Schooling is a challenging phase for parents of children with Down syndrome. In this way, the research aimed to identify the criteria that subsidize parents in the choice of school for their child with DS. The method consisted of a predominantly quantitative approach that brings some qualitative aspects. We interviewed 71 families, 63 mothers, 3 parents and 5 parents, whose children are diagnosed with Down syndrome. After computing the data collected, the answers were classified into the following categories: 1) The Criteria Used in the Choice of the School of the Child; 2) School and its Advantages; 3) School and its Disadvantages. The results pointed out that 47% of the parents who chose the special school pointed out the specialized services offered as an advantage, while, among parents who chose the regular school, 27% did so for believing in the best development. In the comparison of the socio-demographic data with the choice of the regular school, there was a significant association with the mother's schooling. It was also clear that parents who opted for regular school were more familiar with the legislation. It is concluded that there are multiple factors that influence the decision of parents and that facilities with regard to daily routine and safety have great influence.<hr/>La scolarisation est un défi pour les parents des enfants touchés par le syndrome de Down. Cette recherche prétend identifier les critères que suivent les parents lors du choix de l’école pour leur enfant trisomique. La méthode a été constituée par un abordage principalement quantitatif, avec des aspects qualitatifs. 71 familles ont été interrogées, dont 63 mères, 3 pères et 5 responsables, tous ayant des enfants diagnostiqués comme porteurs de trisomie 21. Les réponses ont été classées dans les catégories suivantes 1) Critères utilisés lors du choix de l’école de l’enfant 2) École et ses avantages 3) École et ses désavantages. Les résultats montrent que 47% des parents ayant choisi les écoles spéciales indiquent comme avantage les services spécialisés offerts. D’autre part, parmi les parents qui ont choisi les écoles régulières, 27% l’ont fait pour croire en un meilleur développement de leur enfant. Lors de la comparaison des données sociodémographiques avec le choix d’une école régulière, nous avons constaté une relation significative avec la scolarité de la mère. Il a été aussi évident que les parents ayant préféré l’école régulière ont une meilleure connaissance de la législation. Nous pouvons conclure que les éléments qui influencent la décision des parents sont multiples, mais que les facilités par rapport au quotidien et la sécurité ont une grande influence. <![CDATA[<b>Open for a trusting relationship</b>: <b>Portuguese Parents representations regarding Day Care</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en It is well established that parental involvement is a key factor for the effectiveness of Day Care practices. However, in Portugal, parental participation in Day Care is mostly passive. Indeed, parents are rarely invited to take part in school planning or being active partners in activities. Thus, we decided to collect parents’ opinions on Day Care aims, practices and effectiveness. For that purpose, a questionnaire was developed and applied to 170 parents (80% private schools, 62% first born, 57% girls). Our findings indicate that parents from this sample value: affectional relationships, good facilities, good material conditions/spaces, and adequate educational practices. Furthermore, parents consider Day Care as an educational setting that promotes child development, and they wish to have an open and trusting relationship with teachers. Factors such as type of school (private vs. public), and parents gender affected parents opinions. Our results suggest that parents aim to have greater involvement in their child’s school and wish an open communication with teachers. These findings were later shared with teachers. Teachers expressed their surprise with some of the results and stated that in future they will create more opportunities to involve parents.<hr/>A investigação tem indicado que o envolvimento dos pais é um fator crítico para a eficácia das práticas em creche. No entanto, em Portugal, a participação dos pais no dia-a-dia das creches é, na maioria dos casos, passiva. Embora sejam dadas informações e convites para a participação nas iniciativas realizadas na creche, os pais raramente são convidados a participar do planeamento ou a ter um papel ativo na dinamização das atividades na creche. Quisemos, então, investigar as opiniões dos pais sobre os objetivos, práticas, relação pais-educadores e o impacto da creche no desenvolvimento da criança. Desta forma, desenvolveu-se um questionário aplicado a 170 pais (80% de escolas particulares, 62% de primogénitos, 57% de meninas). Os nossos resultados indicam que os pais valorizam: relacionamentos afetivos, boas instalações, boas condições / espaços, materiais e práticas educativas adequadas. Adicionalmente, os pais consideram a creche como um ambiente educacional que promove o desenvolvimento da criança e, portanto, querem ter um relacionamento aberto e de confiança com os educadores. Os fatores como o estatuto da escola (privado versus público) e o género dos pais afetaram as suas opiniões. Os nossos resultados sugerem que os pais procuram ter um maior envolvimento na escola dos seus filhos e desejam uma comunicação mais aberta com os educadores. Estes resultados foram discutidos mais tarde com dois grupos de vinte educadores, em sessões de focus group independentes. Os educadores expressaram a sua surpresa com alguns dos resultados e afirmaram que no futuro vão criar mais oportunidades para envolver os pais<hr/>La recherche montre que la participation des parents influence l’efficacité des pratiques en crèche. Cependant, au Portugal, la participation des parents dans le quotidien des crèches est passive. Bien que les parents soient informés et invités à participer aux initiatives mises en place dans les crèches, ils sont rarement invités à participer à la planification scolaire ou à avoir un rôle actif dans les écoles. Donc, nous voulions en savoir plus sur les opinions des parents au sujet des objectifs, pratiques et relations avec les parents et l’impact de la crèche sur le développement de l’enfant. Ainsi, nous avons développé un questionnaire appliqué à 170 parents (80% dans des écoles privées, 62% de premiers-nés, 57% de filles). Nos résultats indiquent que les parents valorisent: les relations affectives, les bonnes installations, les bonnes conditions/espaces, le matériel et pratiques éducatives appropriées. De plus, les parents considèrent la crèche comme une ambiance éducationnelle qui favorise le développement des enfants et, donc, ils veulent avoir une relation ouverte et de confiance avec les éducateurs. Les facteurs comme le statut de l’école (privée versus publique) et le sexe des parents influencent leurs opinions. Nos résultats suggèrent que les parents veulent plus participer dans l’école de leurs enfants et ils souhaitent une communication plus ouverte avec les éducateurs. Ces résultats ont été discutés plus tard avec deux groupes de vingt éducateurs, en sessions de focus group indépendantes. Les éducateurs ont exprimé leur surprise face à certains résultats et ont affirmé que, dans l’avenir, ils allaient instaurer plus d’occasions de faire participer les parents. <![CDATA[<b>Comparing fathers and male educators interactive behavior and communication with pre-school children</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A investigação sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem sido desenvolvida essencialmente com figuras femininas, continuando por esclarecer o papel dos homens como pares afetivos e promotores do desenvolvimento e bem-estar da criança. Procurámos estudar o comportamento de educadores e de pais, do género masculino, com crianças entre os 3 e os 5 anos, sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, 10 educadores (com uma menina e com um menino) e 17 pais (com o seu filho ou filha) foram observados independentemente, na mesma situação semi-experimental. Foi-lhes pedido que realizassem, em 20 minutos, um produto, à sua escolha, com materiais e ferramentas disponibilizadas. Pretendia-se descrever e comparar os dois grupos quanto: i) aos produtos realizados; e uso de materiais e ferramentas; ii) à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) à qualidade da comunicação verbal. O estudo indica que existem estilos de atividade e cooperação distintos nos dois grupos estudados. Comparativamente aos pais, os educadores estimularam mais a exploração de novos problemas e conceitos. Nas díades pai-filho(a) foram elaborados produtos com mais componentes e utilizadas mais ferramentas. Adicionalmente, os pais fizeram mais perguntas de processo e elogios do que os educadores que, por seu lado, realizaram mais perguntas de conteudo sugestões e críticas. À luz da investigação anterior, refletimos sobre os papéis das figuras masculinas em educação de infância e na família; e o seu contributo para o desenvolvimento da criança<hr/>The previous research about the quality of interactions, communication and activity among children and adults has essentially been developed with female figures, continuing to clarify the role of men as affective figures and in promoting child development and welfare. The aim of this study is to compare male educators and fathers’ behavior with children between 3 and 5 years without developing problems. In this study, 10 male educators (with a girl and a boy) and 17 fathers (with the infant) have been observed independently in the same semi-experimental play situation. For this purpose, they were asked to manufacture a product of their choice with the materials and tools available, in 20 minutes. This study aims are to: i) describe and compare products made by fathers and male educators, as well as the choice of materials; ii) compare the interactive behavior of male and female educators regarding empathy, ability to challenge the child, dialogical interaction, communication contends and cooperativity with child; and iii) the quality of communication. Our findings indicate differences in the way male educators and fathers communicate and interact with children. Comparing with parents, children work with more autonomy, elaborated products with less elements (mostly subjects), and used less tools with educators. Furthermore, fathers made more process questions and positive comments while educators made more content questions, suggestions and negative remarks. Taking past studies, we reflect about the roles of male figures in childhood education and fathers contribution to the child development.<hr/>La recherche sur la qualité des interactions, de la communication et de l'activité entre les enfants et les adultes a été développée surtout avec des figures féminines, n´étant pas encore clarifié le rôle des hommes comme pairs affectifs et promoteurs du développement et du bien-être des enfants. Ces constats nous ont incités à observer de plus près le comportement des éducateurs et des pères d'enfants âgés de 3 à 5 ans, sans problèmes de développement. Dans cette étude, nous avons observé indépendamment, dans la même situation semi-expérimentale, 10 éducateurs (avec une fille et un garçon) et 17 pères (avec leur fils ou leur fille). Ils ont été invités à fabriquer, en 20 minutes, un produit, à leur choix, avec les matériaux et les outils disponibles. Il était prévu de comparer les deux groupes en ce qui concerne: i) les artefacts produits; l’utilisation de matériaux et d'outils; ii) l’empathie, l’attention, la réciprocité, la coopération, l’élaboration / fantaisie et le défi vécu; et iii) la qualité de la communication verbale. Cette recherche met en évidence qu'il existe différents styles d'activité et de coopération dans les deux groupes étudiés: les éducateurs ont stimulé davantage l'exploration de nouveaux problèmes et concepts; les dyades des pères ont élaboré des produits avec plus de composants, en utilisant plus d'outils; les pères ont posé plus de questions procédurales et ont davantage félicité que les éducateurs qui, à leur tour, ont posé plus de questions sur le contenu, ont fait plus de suggestions et de critiques. En consonance avec des études préalables, nous réfléchissons sur le rôle des figures masculines dans l'éducation des enfants et dans la famille; et leur contribution au développement de l'enfant.