Scielo RSS <![CDATA[CIDADES, Comunidades e Territórios]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-303020140002&lang=pt vol. num. 29 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Dispositivos de visibilidade e subjetividades</b>: <b>art-action</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio visa analisar manifestações brasileiras de arte de rua urbana, procurando identificar os traços identitários dos artistas, e as estruturas em que se inserem nesse contexto. A expansão das abordagens e dos espaços de inserção é um tema central aqui de análise. Através da art-action (esfera política de representação, negociação e interlocução), o espaço público define-se como terreno do conflito e da gramática pelos quais disputas e antagonismos ganham visibilidade, na medida em que estabelece nas relações sociais o terreno da prerrogativa da palavra e que permite repertórios alternativos de descrição do mundo.<hr/>This essay aims to analyze manifestations of urban street art in Brazil. It seeks to identify aspects that unify the artists and the structures in which they operate. The expansion of stylistic approaches and new areas of insertion/intervention are central to the analysis. Through art-action (defined as a politics of representation, negotiation and dialogue), the public space becomes a terrain of conflict where antagonisms can gain a crucial visibility. In this way, art-action mediates our social relations, transforms our prerogatives and allows for the emergence of alternative repertoires and world-views. <![CDATA[<b>Territórios portuários, documentos de história urbana</b>: <b>as intervenções no porto de Gênova e os desafios da preservação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Antigas áreas portuárias são territórios privilegiados para os estudos de história urbana. Em diferentes contextos geográficos e socioculturais, a presença das estruturas portuárias oferece relevantes informações sobre os processos de ocupação urbana e de apropriação social do entorno. Devido à caracterização de algumas dessas áreas como sítios de interesse histórico e cultural, as intervenções de renovação urbana em determinados contextos portuários evidenciaram uma problemática a ser enfrentada: a elaboração de projetos atentos aos documentos de história ali revelados. Diante deste quadro, o presente estudo objetiva analisar os projetos de intervenção urbana propostos para a área portuária de Gênova, Itália. As intervenções em andamento nos conduzem a refletir sobre as questões envolvidas no tratamento do patrimônio portuário, desde o estudo das relações porto-cidade, até a importância do diálogo entre preservação e planejamento urbano. Em última instância, o artigo sublinha a necessidade de uma postura investigativa voltada à compreensão das relações epistemológicas entre História e Projeto.<hr/>Old port areas are privileged territories for urban history studies. In different geographical and socio-cultural contexts, the presence of port structures provides relevant information on the processes of urban occupation and social appropriation of the surroundings. Due to its characterization as sites of historical and cultural interest, the urban renewal projects in certain port areas presented a problem to be faced: design projects that pay attention to the historical documents brought to light. Facing this situation, this study aims to analyse the urban intervention projects proposed for the port area of Genoa, Italy. The interventions in progress lead us to reflect upon the issues involved in the treatment of the old port areas, such as the study of port-city relationships, and the importance of dialogue between preservation and urban planning. Ultimately, the article stresses the need for an investigative approach turned to the understanding of the epistemological relationship between History and Design. <![CDATA[<b>ESSA É NOSSA RUA</b>: <b>O design social em iniciativas interdisciplinares de pesquisa e extensão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar um processo de pesquisa e extensão que envolve a Universidade Federal do Ceará e a comunidade Lauro Vieira Chaves, de Fortaleza. Ameaçada de remoção de cerca de quatrocentas famílias devido a obras de mobilidade urbana em Fortaleza, uma das sedes da Copa do Mundo, a comunidade buscou a universidade para a regularização fundiária. Desse encontro nasce o projeto "Se essa rua fosse nossa", com ações de arte e resistência urbana para dar visibilidade ao local e reivindicar sua permanência. Durante o processo de realização deste projeto a universidade se envolveu com outras demandas da comunidade, como fortalecer o sentido de resistência, identidade e territorialidade. Como um dos resultados, houve um desvio da rota do Veiculo Leve sobre Trilhos e apenas 66 famílias foram removidas para uma localidade próxima. Como continuidade, está em andamento o projeto de um publicação de interesse social intitulada “Nossa Rua”. Três parâmetros guiam o projeto: o conteúdo, a linguagem e a distribuição. O conteúdo aborda todo processo que envolveu a comunidade e a universidade. A linguagem busca ser uma ligação direta, sensível e útil entre o processo vivenciado e outras comunidades que enfrentam situações semelhantes. A distribuição pretende ser de acesso livre virtualmente, para abranger o seu público alvo específico e não limitar seu alcance. Dessa forma, design social, design gráfico, arte urbana e urbanismo se integram em repercussões visuais, individuais e comunitárias, por possibilitar o entendimento, na prática, da responsabilidade e importância de ações participativas.<hr/>This article presents the process of research and extension involving a public university and the community Lauro Vieira Chaves. That community was threatened with removal of about four hundred families due to urban mobility labor in Fortaleza, one of the host cities for the 2014 World Cup, the community sought the university for land regularization. The project " If this street was our”, was born from this meeting with stocks of art and urban resistance to give visibility to the community and claim their permanency. During the process of completing this project the university was involved with other community demands, like to strengthen the sense of resistance, identity and territoriality. As a result, there was a deviation from the route of the light rail and only 66 families were removed to a nearby location. As a continuity is underway to design a publication of social interest titled "Our Street". Three parameters guide the project: content , language and distribution. The content covers the entire process involving the community and the university. The language aims to be a direct , sensitive and useful link between the experienced process and other communities facing similar situations. The distribution is intended to be virtually free access to cover your specific target audience and not limit their scope. Thus, social design , graphic design, street art and urbanism integrate visual, individual and community impact, by allowing the understanding, practice, responsibility and importance of participatory actions. <![CDATA[<b>Caracterização Arquitectónica e Construtiva das Cocheiras Santos Jorge, Estoril, Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O edifício da "antiga garagem, cocheira e cavalariça da casa de António Santos Jorge", no Estoril, foi mandado edificar em 1914, segundo traço de Norte Júnior, ampliando assim a área construída afecta à casa de veraneio da família. Caracteriza-se o edifício, arquitectónica e construtivamente, em resultado da sua observação exterior. Saliente-se a impossibilidade de confrontar os elementos recolhidos no exterior com aqueles que uma observação do interior permitiria. Apresentam-se o seu projecto de construção e a cronologia do edifício para os anos de 1965 a 2005, período de tempo de que o Arquivo da Câmara Municipal de Cascais detém documentação. O principal objectivo deste artigo é contribuir para o conhecimento material e construtivo das Cocheiras Santos Jorge, um singular conjunto actualmente abandonado, e assim concorrer para uma correcta intervenção. Este estudo evidencia a existência de um complexo mosaico territorial, de distintas paisagens, que testemunham práticas de gestão do recurso água, aplicadas em 1900. Os resultados confirmam a viabilidade da articulação entre diferentes fontes documentais, para benefício do método de caracterização visual, em termos de indicadores necessários para a visualização do metabolismo urbano, contribuindo para uma contextualização da sua futura contabilização.<hr/>The building of the ancient "Santos Jorge garage, coach house and stables", in Estoril, was ordered to be built in 1914. The architect Norte Junior was the responsible of the family holiday house enlargement project. The building is characterized both architectonic and constructively, as result of its exterior observation. The impossibility of interior observation which would certainly allow confronting to the exterior elements collected has to be noted. This paper presents the construction project and the buildings' chronology between 1965 and 2005, the time period for which local municipality archive holds documentation. The main aim of this article is to contribute to the material and constructive knowledge about Santos Jorge Coach House, a remarkable and abandoned construction, and so support a correct intervention. <![CDATA[<b>Cururu</b>: <b>os recantos do espaço vivido no canto proferido</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um dos mais típicos habitantes do interior dos sertões brasileiros e uma de suas práticas culturais, o caipira e o cururu. Indivíduo em grande contato com a natureza e fruto da miscigenação entre portugueses e índios, foi um dos principais povoadores e desbravadores dos sertões desde as caravanas articuladas pelo governo português em busca de ouro e mão-de-obra escrava indígena, as denominadas bandeiras. Após a coroa portuguesa se desinteressar pela já decadente e rala economia aurífera e pelas mal fadadas tentativas de implantação da monocultura açucareira no século XVI, aos poucos se fixaria nas antigas paragens formadas ao longo dos caminhos que percorria, tornando-se algumas dessas em freguesias, vilas e posteriormente cidades. Desta maneira, o artigo visa apresentar, a partir de uma sucinta exposição do caipira, não só a importância da herança cultural incorporada pelos povos que lhe deram origem, mas também a relação com o espaço que nutriu no decorrer do desbravamento que realizava pelos sertões, principalmente o paulista. Desta forma, o artigo esboça um pouco da cultura desse tipo humano por intermédio do cururu, sua manifestação musical mais típica e ainda resistente nos meios urbanizados do interior do estado de São Paulo, fazendo com que esta representação sócio-espacial ainda se mantenha viva neste canto. O cururu seria então entendido aqui não só como uma ferramenta que evidencia um passado existente, mas uma articulação entre tradição (identidade) e memória que ainda realça sua importância no presente.<hr/>This article presents one of the most typical inhabitants of Brazilian hinterlands as well as one of his major cultural practices: the caipira and the cururu, respectively. The caipira have always been in great contact with nature and is the result of miscegenation between the Portuguese people and the Brazilian Indigenous. They were the major settlers and explorers of Brazilian hinterlands after the caravans, also known as bandeiras, were established by the Portuguese in the search for gold and indigenous slave labor. Once the Portuguese Crown lost interest in the decaying and weak auriferous colony and after unsuccessfully attempting to establish sugar cane monoculture during the 16th century; parishes, villages and cities were slowly established in the stops previously founded along the way. Thus, by means of briefly presenting the caipira, this article aims at discussing the importance of their cultural heritage as well as the relationship established between these people and the space created while exploring Brazilian hinterlands, especially the territory of São Paulo. Furthermore, the present study also outlines the major cultural aspects of these people by means of presenting cururu, their most typical form of musical expression. Cururu resists in the urbanized centers of the interior of São Paulo, thereby allowing the social-spatial representation to outlive in this chant. Therefore, cururu is understood not only as a tool that evinces the past, but also as a means of articulating tradition (identity) and memory which continues to reinforce its importance at present. <![CDATA[<b>Recensão do livro "De la Generación@ a la #Generación. La juventud en la era digital"</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um dos mais típicos habitantes do interior dos sertões brasileiros e uma de suas práticas culturais, o caipira e o cururu. Indivíduo em grande contato com a natureza e fruto da miscigenação entre portugueses e índios, foi um dos principais povoadores e desbravadores dos sertões desde as caravanas articuladas pelo governo português em busca de ouro e mão-de-obra escrava indígena, as denominadas bandeiras. Após a coroa portuguesa se desinteressar pela já decadente e rala economia aurífera e pelas mal fadadas tentativas de implantação da monocultura açucareira no século XVI, aos poucos se fixaria nas antigas paragens formadas ao longo dos caminhos que percorria, tornando-se algumas dessas em freguesias, vilas e posteriormente cidades. Desta maneira, o artigo visa apresentar, a partir de uma sucinta exposição do caipira, não só a importância da herança cultural incorporada pelos povos que lhe deram origem, mas também a relação com o espaço que nutriu no decorrer do desbravamento que realizava pelos sertões, principalmente o paulista. Desta forma, o artigo esboça um pouco da cultura desse tipo humano por intermédio do cururu, sua manifestação musical mais típica e ainda resistente nos meios urbanizados do interior do estado de São Paulo, fazendo com que esta representação sócio-espacial ainda se mantenha viva neste canto. O cururu seria então entendido aqui não só como uma ferramenta que evidencia um passado existente, mas uma articulação entre tradição (identidade) e memória que ainda realça sua importância no presente.<hr/>This article presents one of the most typical inhabitants of Brazilian hinterlands as well as one of his major cultural practices: the caipira and the cururu, respectively. The caipira have always been in great contact with nature and is the result of miscegenation between the Portuguese people and the Brazilian Indigenous. They were the major settlers and explorers of Brazilian hinterlands after the caravans, also known as bandeiras, were established by the Portuguese in the search for gold and indigenous slave labor. Once the Portuguese Crown lost interest in the decaying and weak auriferous colony and after unsuccessfully attempting to establish sugar cane monoculture during the 16th century; parishes, villages and cities were slowly established in the stops previously founded along the way. Thus, by means of briefly presenting the caipira, this article aims at discussing the importance of their cultural heritage as well as the relationship established between these people and the space created while exploring Brazilian hinterlands, especially the territory of São Paulo. Furthermore, the present study also outlines the major cultural aspects of these people by means of presenting cururu, their most typical form of musical expression. Cururu resists in the urbanized centers of the interior of São Paulo, thereby allowing the social-spatial representation to outlive in this chant. Therefore, cururu is understood not only as a tool that evinces the past, but also as a means of articulating tradition (identity) and memory which continues to reinforce its importance at present.