Scielo RSS <![CDATA[CIDADES, Comunidades e Territórios]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-303020170001&lang=es vol. num. 34 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>The space and time of graffiti and street art</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo pretendo explorar as diferentes articulações entre o espaço e o tempo na prática do graffiti e da street art. Para tal partimos da ideia de distintas economias de espaço-tempo, analisando as práticas artísticas enquanto actos performativos que acontecem num quadro espácio-temporal determinado. Entendemos que a performance levada a cabo está intimamente dependente de uma série de condicionamentos e oportunidades de natureza espácio-temporal. Como estas oportunidades e constrangimentos contribuem para a performance levada a cabo e para o tipo de obra realizada é o que será discutido neste texto.<hr/>With this article we intend to explore the different articulations between time and space in the practice of graffiti and street art. We look at these practices as performative acts, that bring together several actors and dimensions. The kind of performance carried-out is closely dependent on the spatio-temporal constraints and/or opportunities found. How and to what extent do these opportunities and constraints contribute to the artistic gesture and to the final artwork is something we intend to discuss. <![CDATA[<b>The seeds were sown by hand</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto propõe um exercício de reflexão sobre as reconfigurações de significado e de potencial interventivo que uma icónica obra de arte pública, Wheatfield - A confrontation de Agnes Denes em 1982, adquire quando 'reactivada' três décadas mais tarde por iniciativa dos líderes de um poderoso processo de gentrificação. Uma reflexão sobre a instrumentalização da obra conforme os interesses de cada um dos seus patrocinadores e também sobre os factos urbanos que se revelam através do que nela se perdeu.<hr/>This text proposes a reflexive exercise on the reconfigurations of the meaning and of the intervention's potential that an iconic work of public art (Wheatfield - A confrontation, Agnes Denes, 1982), realized three decades ago, acquires when 'reactivated' in our days by the initiative of the leaders of a powerful process of gentrification. A reflection on its instrumentalization, according to the interests of each of the sponsors, but also on the urban facts that are revealed through what has been lost in it. <![CDATA[<b>Participation in urban interventions </b>: <b>Meaning-effects and urban citizenship in Milan Zone 4 </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es The urban interventions aimed at promoting the “right to the city” increasingly take events as their main repertoire of action, thus feeding a process of “eventification” of space which is particularly controversial with respect to neoliberal urbanism. The growing field of event studies, indeed, illustrates how the variety of minor events crowding contemporary cities may engender social inclusion, yet at the price of producing new forms of social exclusion or, similarly, can challenge neoliberal urbanism as far as they becomes complicit in its reproduction. Are such ambiguous outcomes inevitable? Where do they come from? How do they unfold? In order to address similar questions, the paper focuses on the bottom-up participation and meaning-effects of events included within a complex urban intervention, aimed at promoting the “right to the city” in a Milan, rapidly changing, wide urban area. An ethnographic outlook at two events taken as case-studies allows us to specify the “territorializaton” processes through which they unfold, thus showing how the temporality of urban interventions matter as a condition allowing individuals to practice the right to the contemporary city.<hr/>As intervenções urbanas destinadas a promover o "direito à cidade" têm cada vez mais os eventos como seu principal repertório de ação, alimentando um processo de "eventificação" do espaço, particularmente controverso em relação ao urbanismo neoliberal. O crescente campo de estudos de eventos, de facto, ilustra como a variedade de eventos menores que se aglomeram em cidades contemporâneas pode promover a inclusão social, mas ao preço de produzir novas formas de exclusão social ou, de forma semelhante, pode desafiar o urbanismo neoliberal, na medida em que se tornam cúmplices na sua reprodução. Serão inevitáveis tais ​​ resultados ambíguos? Qual a sua origem? Como se desenrolam? Para abordar questões semelhantes, este artigo aborda a participação de baixo para cima e os efeitos-significado de eventos integrantes de intervenção urbana complexa, visando promover o "direito à cidade" numa área urbana de Milão, em rápida e extensa mudança. Uma visão etnográfica sobre dois eventos realizados como estudos de caso permite especificar os processos de "territorialização" através dos quais eles se desenvolvem, mostrando assim como a temporalidade das intervenções urbanas é uma condição que permite aos indivíduos exercer o direito à cidade contemporânea. <![CDATA[<b>Short-stories about time in the making of participatory projects</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper narrates three short stories that occurred during the development of different urban interventions, aka participatory projects for the making of shared public spaces, initiated by atelier urban nomads between 2011-2013. Each of the three projects share the intention of being catalysts for the social and spatial transformation of neglected urban spaces aiming to enhance the life quality of the inhabitants of those territories. Each story illustrates a different approach to time in the development or delivery of the interventions - time becoming a core element for an understanding of the intentions and outcomes of the urban interventions themselves. Together, all stories aim to challenge the ubiquitous paradigm conferred to participatory projects as supposed means of exerting democratic values and of promoting a fairer way to create our built environment. The different stories will scrutinize some of the complexities ingrained in interventions of this nature: participatory and situated at the intersection between art, activism and urban space.<hr/>Este artigo narra três histórias curtas que ocorreram durante o desenvolvimento de diferentes intervenções urbanas, também conhecidas como projetos participativos para a construção de espaços públicos compartilhados, iniciados por nómades urbanos de atelier entre 2011-2013. Cada um dos três projetos compartilha a intenção de serem catalisadores para a transformação social e espacial de espaços urbanos negligenciados visando aumentar a qualidade de vida dos habitantes desses territórios. Cada história ilustra uma abordagem diferente do tempo no desenvolvimento ou entrega das intervenções - o tempo, tornando-se um elemento central para a compreensão das intenções e resultados das próprias intervenções urbanas. Em conjunto, todas as histórias visam desafiar o paradigma omnipresente conferido a projetos participativos como supostos meios para o exercício de valores democráticos e da promoção de uma maneira mais justa de criar ambiente construído. As diferentes histórias examinam algumas das complexidades enraizadas em intervenções desta natureza: participativas e situadas na intersecção entre arte, activismo e espaço urbano. <![CDATA[<b>Our Dreams Do not Fit In Your Urns</b>: <b>An Artivist Experimentation Laboratory</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Existe um dominante enquadramento da arte que limita o seu impacto social com base em critérios definidos e reproduzidos pelas elites culturais. As performances artivistas podem subverter essas relações de poder uma vez que incorporam a dissensão simbólica de forma interventiva no real. Possuem um potencial transformador - individual e coletivo - que alia a estética a uma ética e aproxima a arte à sociedade. Dentro dessa lógica, numa rotura de limites disciplinares entre arte, política e antropologia, desenvolvi a troika artivista OS NOSSOS SONHOS NÃO CABEM NAS VOSSAS URNAS, constituída por livro (Ensaio de Artivismo - Vídeo e Performance) + videoinstalação (exposta no MNAC - Museu do Chiado) + performance em 3 Actos (que começou com a ocupação artivista do MNAC - Museu do Chiado e se expandiu ao MNAA e ao Palácio Nacional da Ajuda, sede do poder público da Cultura em Portugal). O artigo apresenta a perspetiva autoral de todo um laboratório artístico e político onde se criaram formas artísticas que permitiram obter uma voz na esfera pública, constituindo os seus participantes em atores políticos de contestação ao status quo. Ao longo do texto revela-se como foi vivida a experiência in loco, demonstrando-se como a arte pode empoderar as pessoas e como o corpo é o medium mais democrático e universal para o executar. Após um profundo processo de questionamento do sistema das artes chega-se inevitavelmente a um questionamento do próprio lugar do artista na sociedade contemporânea.<hr/>There is a dominant framework of art that limits its social impact based on criteria defined and reproduced by cultural elites. Artivist performances can subvert these power relations since they incorporate symbolic dissolution in an intervening way in the real. They have a transforming potential - individual and collective - that combines aesthetics with ethics and brings art closer to society. Within this logic, in a rupture of disciplinary limits between art, politics and anthropology, I developed the artivist troika. OUR DREAMS DO NOT FALL IN YOUR URNAS, consisting of a book (Artivismo - Video and Performance) + video installation (exhibited at MNAC - Museu do Chiado) + performance in 3 Acts (which began with the Artivist occupation of MNAC - Chiado Museum and expanded to MNAA and Ajuda National Palace, headquarters of the public power of Culture in Portugal). The article presents the authorial perspective of an entire artistic and political laboratory where artistic forms were created that enabled a voice in the public sphere, constituting its participants in political actors of contestation to the status quo. Throughout the text it is revealed how experience was lived in loco, demonstrating how art can empower people and how the body is the most democratic and universal medium to execute it. After a deep process of questioning the art system, we inevitably come to question the artist's own place in contemporary society. <![CDATA[<b>The Amoreira Valley as a socially creative space, or the suburban art of (in)visibility?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Espaços socialmente criativos são aqueles em que as artes existem enquanto instrumento de inovação social, ou seja, instrumentos de combate à exclusão, reconfiguração de relações de poder e promoção do empowerment comunitário. Neste artigo debruçamo-nos sobre o Vale da Amoreira e o seu processo de afirmação enquanto espaço socialmente criativo, no quadro da implementação e desenvolvimento da Iniciativa Bairros Críticos. A partir de um conjunto de entrevistas realizadas junto de atores-chave para o desenrolar desse mesmo processo, são examinadas as condições (pré)existentes no Vale da Amoreira que explicam a centralidade das artes, o tipo de inovação social promovida e o papel desempenhado pelo Centro de Experimentação Artística. Conclui-se que, enquanto espaço socialmente criativo, o Vale da Amoreira é uma experiência de transformação, qualificação e revalorização sócio-espacial que, não sendo um fracasso, pode ser vista como um relativo insucesso.<hr/>Socially creative spaces are those in which arts exist as instruments of social innovation, that is, instruments to fight exclusion, reconfiguration of power relations and promotion of community empowerment. In this article we look at Vale da Amoreira and its process of affirmation as socially creative space, within the framework of Critical Neighbourhoods Initiative implementation and development. Based on a number of interviews made near key-actors for the deployment of that same process, the (pre)existent conditions in Vale da Amoreira explaining the centrality of arts, the kind of social innovation that was promoted and the role played by the Artistic Experimentation Centre were examined. Conclusions show that, as socially creative space, Vale da Amoreira is an experience of socio-spatial transformation, qualification and revalorization that, not being a flop, can be seen as a relative failure. <![CDATA[<b>“Hay otro mundo y está dentro de éste”</b>: <b>Ciudades y pertenencia en el movimiento de los focolares</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es El texto indaga las formas de producción de sentido, la expansión geográfica y la continuidad del Movimiento de los Focolares, principalmente en Argentina e Italia. Se centra en dos ciudades del grupo religioso que pueden pensarse como articulación entre la estructura y organización del movimiento eclesial y al mismo tiempo como lugares de proyección utópica en la búsqueda de la santidad. La perspectiva analítica entiende a la familia y a la comunidad como principales agentes de socialización religiosa y a la participación efectiva de las actividades propuestas por el grupo como reconocimiento de pertenencia. La metodologia utilizada fue cualitativa a través de un trabajo etnográfico con estancias en las “ciudadelas” analizadas y entrevistas en profundidad a miembros activos del movimiento. Los principales resultados reflexionan sobre nuevas geografías de sentido atravesadas por lo religioso que mantiene un enfoque holístico para sus miembros.<hr/>The text investigates the forms of production of meaning, geographical expansion and continuity of the Focolares Movement, mainly in Argentina and Italy. It focuses on two cities of the religious group that can be thought of as an articulation between the structure and organization of the ecclesial movement and at the same time as places of utopian projection in the pursuit of holiness. The analytical perspective understands the family and the community as main agents of religious socialization and to the effective participation of the activities proposed by the group as recognition of belonging. A qualitative methodology was used, through ethnographic work based on stays in the analyzed "citadels" and on in-depth interviews with active members of the movement. The main results reflect on new geographies of meaning crossed by the religious that maintains a holistic approach to its members. <![CDATA[<b>The tectonic of the infrastructure</b>: <b>building the public space in the enlarged city</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo em conta a encruzilhada de conceitos, de contradições e indefinições que tendem a fragilizar do ponto de vista disciplinar, não apenas o saber teórico e prático, mas também o papel do arquitecto e da arquitectura, na definição do espaço público e da cidade, e tendo em conta a maior complexidade e a maior incerteza no que diz respeito aos processos de construção da cidade e do espaço público, este texto procura evidenciar, a partir de um exemplo concreto - as intervenções realizadas no espaço público no âmbito da 1ª fase do projecto do metro do Porto - a plausibilidade e necessidade de (continuar a) pensar e materializar o espaço público na cidade contemporânea enquanto suporte projectado e construído dotado de desígnios e de formas precisas e significantes. Fundamentalmente procuraremos salientar a urgência da reafirmação do papel urbanístico do espaço público na construção da cidade presente e futura e, consequentemente, na necessidade de identificação e justificação do valor ou significado do projecto, ou seja, na relevância que o acto de projectar e construir o espaço público ainda pode ter, em particular na cidade alargada . A 1ª fase do projecto do Metro do Porto, que teve como coordenador geral Eduardo Souto de Moura, e se tem vindo a materializar no terreno entre 1999 e 2008, permitiu não apenas afirmar a potencialidade das intervenções do metro enquanto elementos estruturantes de um urbano mais disperso (permitindo a requalificação contínua de importantes tramos urbanos), como tornou possível o reconhecimento de uma “nova tectónica” para o conjunto metropolitano.<hr/>Considering the crossroads of "concepts", contradictions and uncertainties that tend to weaken, from the disciplinary point of view, the role of the architect and architecture in the definition of public space and the city, this paper seeks to highlight, from a concrete example - the interventions in public space within the 1st phase the project of the Porto metro - the plausibility and need to design and build public space in the contemporary city under accurate and meaningful principles. Primarily we will seek to emphasize the urgency of the reaffirmation of the urban role of public space in today´s “construction” of the city, and hence the need for identification and justification of the value or significance of the “project”; that is, we will seek to emphasize the relevance of the act of "design and build public space" may still have today, particularly in the enlarged city. The 1st phase of the Metro do Porto project, which had as general coordinator Eduardo Souto de Moura, which has been materialized “on the ground” between 1999 and 2008, allowed not only to confirm the potential of interventions Metro as structuring elements of a more dispersed urban areas, as made possible the identification of a new tectonic for the whole metropolitan area. <![CDATA[<b>Recife, Brazilian Venice</b>: <b>rethinking urban mobility from its rivers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Muitas cidades são ricas em rios, canais e estuários que configuram e embelezam suas paisagens urbanas. Tradicionalmente utilizados como rotas de transporte e espaços de lazer, passaram por períodos de degradação com intensas poluições domésticas e industriais. Nas últimas décadas, tais espaços têm sido pensados enquanto alternativas para o contexto distópico das cidades contemporâneas, desafiando o modelo hegemônico de mobilidade individual privada e trazendo benefícios sociais, culturais e ambientais. Recife, conhecida como Veneza brasileira pela quantidade de rios que cruzam a cidade, passou a investir, a partir de 2012, em um projeto piloto que busca despoluir as águas de seus rios e transformá-los em corredores para o transporte público. O projeto Rios da Gente surge como uma mobilidade potencial que pode democratizar e pluralizar as opções de modos de transporte na região. Este artigo tem, então, como objetivo analisar este projeto de navegabilidade enquanto uma forma de mobilidade potencial seguindo o conceito de motilidade apresentado por Kaufmann (2002) e partindo do modelo de mobilidade potencial desenvolvido por Kellerman (2012). Este modelo e conceitos básicos se mostram úteis para uma reflexão tanto a nível micro quanto macro, por exemplo, do planejamento e gestão sustentável da mobilidade urbana. Partindo dos conceitos que constituem uma mobilidade potencial e sua apropriação, passamos a focar em aspectos dos indivíduos/usuários mas, principalmente, as considerações societais desses elementos.<hr/>Many cities are rich in rivers, canals and estuaries that shape and embellish their urban landscapes. Traditionally used as transport routes and leisure spaces, they have undergone periods of degradation with intense domestic and industrial pollution. In the last decades, such spaces have been thought as alternatives to the dystopic context of contemporary cities, challenging the hegemonic model of private individual mobility and bringing social, cultural and environmental benefits. Recife, known as Brazilian Venice for the number of rivers that cross the city, started investing, as of 2012, in a pilot project that seeks to clean up the waters of its rivers and transform them into corridors for public transportation. The Rios da Gente project appears as a potential mobility that can democratize and pluralize the options of modes of transport in the region. This article aims to analyze this navigability project as a form of potential mobility following the concept of motility presented by Kaufmann (2002) and starting from the model of potential mobility developed by Kellerman (2012). This model and basic concepts are useful for a reflection at both micro and macro levels, for example, on sustainable urban mobility planning and management. Starting from the concepts that constitute a potential mobility and its appropriation, we focus on aspects of the individuals / users, but, mainly, the societal considerations of these elements. <![CDATA[<b>Identification of new educational territories in full-time nursery school</b>: <b>the contribution of some evaluation instruments of environmental perception</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es No Brasil, são amplamente utilizados para a avaliação do espaço escolar os instrumentos da percepção ambiental, por linhas metodológicas como a Avaliação pós-ocupação (APO) e a Análise de desempenho do ambiente construído. Neste artigo exploramos três destes instrumentos: Walkthrough, Mapeamento visual e Jogo da memória, adaptados para o ambiente urbano e o contexto escolar. A aplicação destes instrumentos contribuiu para a identificação de novos territórios educativos no escopo da educação integral. No bojo dos princípios difundidos por meio da Carta das Cidades Educadoras (1990), a concepção de territórios educativos também incorpora a contribuição de outros espaços e agentes no processo formativo, e tem ganhado força a partir do Programa Mais Educação, criado no país a partir de 2007. Para além das teorias pedagógicas, a Arquitetura e o Urbanismo, que lidam com a cidade e seus artefatos, podem dar importantes contribuições para a educação integral, recuperando no arcabouço metodológico da percepção ambiental, instrumentos que ajudem a revelar as possibilidades educativas dos espaços fora da escola. Apresentamos os resultados e contribuições para um programa que incorpore novos territórios e agentes educativos a partir da aplicação dos instrumentos em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que trabalha em tempo integral. Destacamos as potencialidades de espaços que já são utilizados pelas crianças em seu cotidiano, e indicamos caminhos de incorporação de territórios por meio de atividades e conteúdos educativos, que inclusive ultrapassam a dimensão da escola e sinalizam oportunidades de integração entre políticas públicas e demais agentes na formação integral dos sujeitos.<hr/>In Brazil, the instruments of environmental perception are widely used for the evaluation of the school space, by methodological lines such as the Post-Occupancy Assessment (APO) and the Performance Analysis of the built environment. In this article we explore three of these instruments: Walkthrough, Visual Mapping and Memory Game, adapted to the urban environment and the school context. The application of these instruments contributed to the identification of new educational territories within the scope of integral education. In addition to the principles disseminated through the Charter of Educating Cities (1990), the conception of educational territories also incorporates the contribution of other spaces and agents in the formative process, and has gained strength from the More Education Programme created in the country in 2007. In addition to pedagogical theories, Architecture and Urbanism, which deal with the city and its artifacts, can make important contributions to integral education, restoring instruments that help to reveal the educational possibilities of spaces out of school in the methodological framework of environmental perception. We present the results and contributions to a programme that incorporates new territories and educational agents from the application of the instruments in a Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) that works full time. We highlight the potential of spaces that are already used by children in their daily lives, and indicate ways of incorporating territories through educational activities and contents, which even surpass the school dimension and indicate opportunities for integration between public policies and other agents in the formation of subjects. <![CDATA[<b>Review of "No Centro, à Margem. </b><b>Sociologia das intervenções urbanísticas e habitacionais do Estado no centro histórico do Porto"</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302017000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es No Brasil, são amplamente utilizados para a avaliação do espaço escolar os instrumentos da percepção ambiental, por linhas metodológicas como a Avaliação pós-ocupação (APO) e a Análise de desempenho do ambiente construído. Neste artigo exploramos três destes instrumentos: Walkthrough, Mapeamento visual e Jogo da memória, adaptados para o ambiente urbano e o contexto escolar. A aplicação destes instrumentos contribuiu para a identificação de novos territórios educativos no escopo da educação integral. No bojo dos princípios difundidos por meio da Carta das Cidades Educadoras (1990), a concepção de territórios educativos também incorpora a contribuição de outros espaços e agentes no processo formativo, e tem ganhado força a partir do Programa Mais Educação, criado no país a partir de 2007. Para além das teorias pedagógicas, a Arquitetura e o Urbanismo, que lidam com a cidade e seus artefatos, podem dar importantes contribuições para a educação integral, recuperando no arcabouço metodológico da percepção ambiental, instrumentos que ajudem a revelar as possibilidades educativas dos espaços fora da escola. Apresentamos os resultados e contribuições para um programa que incorpore novos territórios e agentes educativos a partir da aplicação dos instrumentos em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que trabalha em tempo integral. Destacamos as potencialidades de espaços que já são utilizados pelas crianças em seu cotidiano, e indicamos caminhos de incorporação de territórios por meio de atividades e conteúdos educativos, que inclusive ultrapassam a dimensão da escola e sinalizam oportunidades de integração entre políticas públicas e demais agentes na formação integral dos sujeitos.<hr/>In Brazil, the instruments of environmental perception are widely used for the evaluation of the school space, by methodological lines such as the Post-Occupancy Assessment (APO) and the Performance Analysis of the built environment. In this article we explore three of these instruments: Walkthrough, Visual Mapping and Memory Game, adapted to the urban environment and the school context. The application of these instruments contributed to the identification of new educational territories within the scope of integral education. In addition to the principles disseminated through the Charter of Educating Cities (1990), the conception of educational territories also incorporates the contribution of other spaces and agents in the formative process, and has gained strength from the More Education Programme created in the country in 2007. In addition to pedagogical theories, Architecture and Urbanism, which deal with the city and its artifacts, can make important contributions to integral education, restoring instruments that help to reveal the educational possibilities of spaces out of school in the methodological framework of environmental perception. We present the results and contributions to a programme that incorporates new territories and educational agents from the application of the instruments in a Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) that works full time. We highlight the potential of spaces that are already used by children in their daily lives, and indicate ways of incorporating territories through educational activities and contents, which even surpass the school dimension and indicate opportunities for integration between public policies and other agents in the formation of subjects.