Scielo RSS <![CDATA[Revista Internacional em Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-445220230002&lang=es vol. 44 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Apresentação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[“A Chegada” Pós-estruturalista: Cinema e Teoria de Relações Internacionais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000200029&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como base a importância do estudo teórico das Relações Internacionais e como recursos audiovisuais, tais como os filmes, podem contribuir para tal. Nesse sentido, a proposta do texto consiste em uma análise do filme “A Chegada”, de 2016, ancorada nas ponderações pós-estruturalistas na teoria de Relações Internacionais. Sendo assim, foram mobilizados o filme e colocações teóricas de David Campbell, além de alguns conceitos advindos da Linguística, com objetivo de articular mídia e teoria. Desse modo, é possível aprofundar o conhecimento de tal debate teórico a partir de um caso fictício, permitindo a aproximação de teoria e possibilidades de interpretação em determinado cenário. Ademais, reforça-se, assim, a importância do audiovisual como assistência no ensino e na formação de futuros analistas das Relações Internacionais, já que esse recurso promove potencialidades que estimulam o uso da teoria nas mais diversas situações.<hr/>Abstract This article is based on the importance of the theoretical study of International Relations and how audiovisual resources, such as films, can contribute to this. In this sense, the proposal of the text consists of an analysis of the film “Arrival”, from 2016, anchored in poststructuralist considerations in the theory of International Relations. Thus, the film and theoretical statements by David Campbell were mobilized, as well as some concepts from Linguistics, with the aim of articulating media and theory. In this way, it is possible to deepen the knowledge of such theoretical debate from a fictitious case, allowing the approximation of theory and possibilities of interpretation in a given scenario. Furthermore, it reinforces the importance of the audiovisual as an assistance in the teaching and training of future analysts of International Relations, since this resource promotes potentialities that stimulate the use of theory in the most diverse situations. <![CDATA[Movimentos Sociais e Pandemia: Lições de anos em turbulência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000200043&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A pandemia da COVID-19 acelerou complexas transformações sociais que ocorriam na sociedade há décadas. As principais políticas de contenção da pandemia, do isolamento físico/social ao lockdown, representavam barreiras significativas à organização de protestos nas ruas. Nesse contexto, organizações e movimentos sociais precisaram se adaptar e evoluir rapidamente para garantir sua sobrevivência, relevância e realizar suas demandas. Este artigo demonstra que apesar dessas dificuldades, durante os anos da pandemia, de 2020 a 2022, vários movimentos sociais não somente se fortaleceram como tiveram considerável êxito. Isso se deu principalmente para movimentos já estabelecidos que conseguiram alavancar e combinar uma série de táticas de mobilização inclusive com uso de ferramentas tecnológicas para canalizar o descontentamento social através de redes de solidariedade e aproveitar oportunidades políticas. A análise desse contexto e dessas experiências globais oferecem lições valiosas através das quais os movimentos podem dialogar e ajudarem-se mutuamente, além de promoverem lições de sustentabilidade para o processo de contestação social ao longo prazo.<hr/>Abstract The COVID-19 pandemic accelerated complex social changes taking place in society for decades. Policies and practices implemented to contain the pandemic and restrict the spread of the vírus - from physical/social isolation to lockdowns - have posed significant obstacles to the organization of public protests. To confront this new context, social movements and activists were forced to adapt and evolve quickly to ensure their survival and relevance, and to fulfill their demands. Despite difficulties, this article argues that in the period of 2020 to 2022, many social movements both became stronger and achieved considerable advances by using a combination of mobilization tactics including leveraging technology to channel popular discontent through networks of solidarity and political opportunities. Analyzing the contexts and experiences from around the world provides valuable lessons on how movements can dialogue and support each other and develop more durable sustainable forms of contestation processes. <![CDATA[O discurso da inovação: um estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Francisco Beltrão (UTFPR-FB), Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000200057&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Michel Foucault foi um importante filósofo do século XX. Muitos de seus pensamentos ainda são importantes para se pensar a sociedade, conforme o conceito de dispositivo tomado por esta pesquisa. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação do dispositivo foucaultiano com as metodologias ativas utilizadas na UTFPR-FB (Universidade Tecnológica do Paraná, Campus Francisco Beltrão). Adotamos os conceitos de discurso, dispositivo e metodologias ativas com base em exemplos de sala de aula da universidade. Para a metodologia da pesquisa utilizamos revisão bibliográfica e documental acompanhada de discussão teórica. Como mostra a análise, concluímos que a UTFPR-FB utiliza recursos que criam dispositivos, que associam a universidade a uma metodologia de ensino inovadora e com foco nas metodologias ativas mais recursos tecnológicos. Este é um vínculo questionável, pois no cotidiano desta universidade as metodologias se apresentam como ferramentas que auxiliam, mas não substituem, os métodos convencionais de ensino. Além disso, verificamos que os investimentos federais vêm diminuindo consideravelmente e como resultado muitos equipamentos e estruturas não conseguem oferecer as condições mínimas para o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias inseridas em ambiente tecnológico atualizado.<hr/>Abstract Michel Foucault was an important twentieth century philosopher. Many of his thoughts are still important to think about the society, as the concept of device taken for this research. This paper aims to analyze the relationship between the foucaultian device with the active methodologies used at UTFPR-FB (Technological University of Paraná, Francisco Beltrão Campus). We adopt the concepts of discourse, device and active methodologies based on classroom examples of the university. For the methodology of the research we use bibliographic and documentary review along with theoretical discussion. As the analysis shows, we conclude that UTFPR-FB uses resources that create devices, which associate the university to an innovative teaching methodology and focus on the active methodologies plus technological resources. This is a questionable link since in the daily life of this university methodologies are present as tools that aid, but do not replace, conventional teaching methods. In addition, we found that federal investments have been decreasing considerably and as a result many equipment and structures are not able to offer the minimum conditions for the development and application of new methodologies inserted in an updated technological environment. <![CDATA[Formas de tratamento em cartas abertas ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000200069&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste trabalho é o de analisar as cartas abertas enquanto mecanismos de comunicação entre cidadãos e atores importantes do poder político (Presidente da República, Primeiro-Ministro). Num primeiro momento, descrevemos o funcionamento do discurso político segundo Charaudeau (2005). Em seguida, debruçamo-nos sobre a carta aberta enquanto género textual (pseudo) epistolar. Depois duma breve apresentação das formas de tratamento alocutivo em português europeu, analisamos vinte cartas abertas, redigidas entre 2011 e 2020. Os resultados mostram uma preferência clara pelas formas reverenciosas, congruente com o índice elevado de distância do poder (Hofstede, 2010) que existe na cultura portuguesa.<hr/>Abstract The aim of this paper is to analyse open letters as mechanisms of communication between citizens and important actor of political power (President of the Republic, Prime Minister). Firstly, we describe how political discourse works according to Charaudeau (2005). Secondly, we tackle open letters as (pseudo)epistolary textual genre. After a brif presentation of allocutive address forms in European Portuguese, we analyse twenty open letters, written between 2011 and 2020. The results show that there is a clear preference for reverential forms, which is in line to the high index of power distance (Hofstede, 2010) in the Portuguese culture. <![CDATA[Discurso, termómetro da competição política: Os primeiros meses de oposição do 18.º Presidente do PSD ao XXI Governo Português]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000200083&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com este artigo propõe-se elaborar sobre a relação existente entre o discurso político e a competição política, e dissertar sobre a competição político-partidária em Portugal nos primeiros meses de Rui Rio à frente do principal partido na oposição, o Partido Social Democrata. Pretende-se alcançar o segundo objetivo referido a partir da análise da interação discursiva, publicada em jornais, entre o chefe do XXI Governo Constitucional de Portugal e o líder do principal partido na oposição. Na primeira parte, é apresentada uma elaboração teórica sobre os vários conceitos implicados na relação estudada; de seguida, são expostos os procedimentos e resultados do estudo empírico levado a cabo. Argumenta-se que, pela natureza comunicacional da política, o discurso político pode ser um indicador do nível da competição político-partidária. Chegou-se à conclusão de que, no período analisado, houve um elevado nível de convergência no discurso, entre os líderes dos partidos estudados, o que aponta para a existência de um fraco nível de competição política em Portugal.<hr/>Abstract This article proposes to elaborate on the relationship between political discourse and political competition, and lecture on the political-party competition in Portugal in the first months of Rui Rio ahead of the main opposition party, PSD. We intend to achieve the second objective already mentioned through the analysis of the discursive interaction between the head of the Portuguese XXI Constitutional Government and the leader of the main opposition party, seen through published newspapers articles. In the first part, a theoretical elaboration is presented on the various concepts involved in the relationship studied; in the following section are exposed the procedures and results of the empirical study carried out. It is argued that, due to the communicational nature of politics, political discourse can be an indicator of the level of political-party competition. It was concluded that, in the period analysed, there was a high level of convergence in the discourse, among the leaders of the parties studied, which points to the existence of a weak level of political competition in Portugal. <![CDATA[A conexão da cultura e identidade africana com o turismo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000200099&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A mundividência das comunidades africanas, de valorização da interdependência num contexto de sincretismo, miscigenação e hibridação cultural está intimamente ligada aos valores atuais que o turismo apregoa. A reflexão que se apresenta tem como objetivo contribuir na consolidação da narrativa factual de conexão entre a cultura e turismo e sustentar a necessidade do continente africano reconfigurar a sua identidade cultural para conectar-se melhor com a atividade turística. Para o efeito, foi efetuada uma análise e revisão da literatura e procedeu-se a sintetização de conteúdos de livros e artigos científicos relacionados com as palavras-chave, onde se concluiu que a afirmação de África como ator relevante universal passa por projetar a sua própria trajetória, sendo o turismo um instrumento fundamental para essa afirmação.<hr/>Abstract The worldview of African communities, valuing interdependence in a context of syncretism, miscegenation and cultural hybridization, is closely linked to the current values that tourism proclaims. The present reflection aims to contribute to the consolidation of the factual narrative of the connection between culture and tourism and to support the need for the African continent to reconfigure its cultural identity to better connect with the tourist activity. For this purpose, a literature review and analysis was carried out and the contents of books and scientific articles related to the keywords were synthesized, where it is concluded that the affirmation of Africa as a relevant universal actor involves projecting its own trajectory, with tourism being an important instrument for this affirmation. <![CDATA[A reserva territorial dos aborígenes potiguaras do Brasil: um <em>locus</em> simbólico]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000200113&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os vários volumes coordenados por Pierre Nora para perseguirem uma história dos lugares da memória da França tornaram-se em referência teórica multidisciplinar para quem, como nós, procura reconstruir as memórias com que se organiza hoje a terra dos aborígenes Potiguara do Brasil. Na introdução ao volumoso trabalho que dirigiu durante oito anos, Nora explicava o seu entendimento epistémico da noção de “lugares da memória”, sublinhando que um “lieu de mémoire” é qualquer entidade significativa que, material ou imaterial por natureza, através da vontade humana ou do desgaste do tempo, se tornou um elemento simbólico da herança memorial de uma comunidade. Acrescentava ainda o historiador francês que, sendo a memória a estrutura fundamental deste processo geralmente demorado, convinha entendê-la como um fenómeno de emoções e magias que apenas acomoda os factos que a alimentam. Em rigor, a memória é sempre vaga, reminiscente, agita tanto impressões gerais quanto finos detalhes simbólicos. Mais ainda, a memória é sempre vulnerável a transferências, recordações reprimidas e imaginadas, a censuras e a todo o tipo de projeções. (Nora, 1984). Neste artigo, procuramos perceber que os lugares da memória são também quase sempre o que nos chega, fica e seleciona o passado. A própria reserva onde vivem surge como um locus simbólico ao qual os potiguaras se agarram com todas as suas forças para preservarem o que lhes resta do seu passado.<hr/>Abstract The various volumes coordinated by Pierre Nora to pursue a history of the places of memory in France have become a multidisciplinary theoretical reference for those who, like us, seek to reconstruct the memories with which the land of the Potiguara aborigines of Brazil is organized today. In the introduction to the voluminous work that he directed for eight years, Nora explained his epistemic understanding of the notion of “places of memory”, stressing that a “lieu de mémoire” is any significant entity that, material or immaterial in nature, through a human will or the wear and tear of time, has become a symbolic element of a community’s memorial heritage. The French historian also added that, since memory is the fundamental structure of this generally lengthy process, it was convenient to understand it as a phenomenon of emotions and magic that only accommodates the facts that feed it. Strictly speaking, memory is always vague, and reminiscent, stirring both general impressions and fine symbolic details. Furthermore, memory is always vulnerable to transference, repressed and imagined memories, censorship, and all kinds of projections. (Nora, 1984). In this article, we try to understand that the places of memory are also almost always what comes to us, stays, and selects the past. The reserve where they live appears as a symbolic locus to which the Potiguara aborigines cling with all their strength to preserve what remains of their past.