Scielo RSS <![CDATA[Revista Internacional em Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-445220180001&lang=en vol. 33 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Tecnologia para educar e transformar o cuidado em saúde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[A importância da comunicação em saúde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O propósito deste artigo é demonstrar, de forma sucinta, os caminhos a trilhar pela comunicação de ciência, mais especificamente pela comunicação em saúde, em termos institucionais e no contexto de uma Escola Médica. Entende-se que esta área tem sido desvalorizada, mas assume, atualmente, uma enorme preponderância no sentido de uma responsabilização por parte da sociedade, dado que é o elo entre comunidade científica e o público não especializado. Assim, seguindo algumas tendências recentes, propõe-se que uma Escola Médica não deve descurar esta área de estudo, mas antes reforçar a aposta, assentando-a em quatro valências fundamentais - formação, educação cívica, promoção e divulgação, e inovação e investigação -, formando melhores profissionais e aproximando a sociedade daquilo que são as suas áreas de investigação.<hr/>Abstract The purpose of this article is to demonstrate, briefly, the paths to be taken by science communication, more specifically by health communication, in institutional terms and in the context of a Medical School. It is understood that this area has been devalued, but it presently takes on an enormous preponderance in the sense of a responsibility on the part of the society, since it is the link between the scientific community and the non-specialized public. Thus, following some recent trends, it is proposed that a Medical School should not neglect this area of study, but rather reinforce the bet, based on four fundamental values - training, civic education, promotion and outreach, and innovation and research -, forming better professionals and bringing society closer to the research made. <![CDATA[Desenvolvimento do aplicativo “Cuidados Paliativos” para auxílio na avaliação e assistência de pacientes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100027&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: Em pacientes recebendo Cuidados Paliativos (CP), a necessidade de cuidados e a intensidade dos sintomas aumentam gradativamente, associadas à progressão da doença principal. Objetivo: Descrever o desenvolvimento do aplicativo móvel “Cuidados Paliativos”, multiplataforma, de apoio ao profissional de saúde que atua em CP. Método: Uma equipe multidisciplinar procedeu com revisão teórica, levantamento dos requisitos de software, análise do cotidiano dos profissionais em CP e desenvolvimento do aplicativo. Resultado: Aplicativo móvel, que permite ao profissional se apropriar de conceitos básicos de CP e de estratégias para comunicação de más notícias e monitorar os principais sintomas e a funcionalidade do paciente. Em junho de 2017, o aplicativo tinha nota 4,8/5,0 no Google Play e mais de 2.400 downloads. Conclusão: O aplicativo obteve expressivo número de downloads logo após sua publicação, êxito que pode evidenciar o alcance atual do tema e impulsiona a expansão do “Cuidados Paliativos” visando incorporar novas funcionalidades.<hr/>Abstract Introduction: In patients receiving Palliative Care (PC), the need for care and the symptoms intensity gradually increase, as the main disease progresses. Objective: Describe the development of the multiplatform mobile app “Palliative Care”, to support the health professional who works in PC. Method: A multidisciplinary team proceeded with theoretical revision, survey of software requirements, analysis of PC professionals’ daily life and app development. Result: A mobile app, which allows professionals acess to basic PC concepts and strategies for communicating bad news and monitoring patients functionality and symptoms. In June 2017, the app had 4.8 / 5.0 rating on Google Play and more than 2,400 downloads. Conclusion: The app obtained a significant number of downloads soon after its publication, a success that can highlight the theme’ scope currently and boost the expansion of “Palliative Care” to incorporate new functionalities. <![CDATA[<em>Saia Justa</em>: medindo a apropriação de conceitos sobre planejamento familiar através de um jogo sério para dispositivos móveis]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100037&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A gravidez não desejada continua a ser um desafio global. Recentemente, a m-Health tem oferecido um novo horizonte para a educação em saúde, contribuindo para as políticas públicas de planejamento familiar, já que os dispositivos móveis ocupam lugar de destaque no cotidiano das pessoas. O objetivo deste estudo foi apresentar evidência da apropriação imediata de conceitos sobre planejamento familiar, utilizando-se de estratégia de gamificação, em uma aplicação do tipo jogo sério. Métodologia: A aplicação para dispositivos móveis utilizou tecnologia open-source e frameworks para plataforma híbrida, sendo oferecido gratuitamente em lojas de aplicativos. Como estratégia, o jogo apresentou desesseis situações do cotidiano dos casais acerca de contracepção. Para cada uma, quatro soluções foram preparadas para atender dimensões ligadas à saúde, família, amigos ou pais, apontando tal influência na decisão do jogador. O progresso na aprendizagem de conceitos sobre contracepção foi estimado pela diferença entre o número de métodos contraceptivos conhecidos após e antes do jogo, analisado estatisticamente. Resultados: Em seis meses, o número de downloads foi de 3652, com 2809 jogadores adultos, 77% feminino e 84% com idade entre 18 e 33 anos. Considerando os países que utilizaram: 39% foram originários de Moçambique, 33% do Brasil, 21% de Angola e 7% de outros países. Parte dos jogadores adultos (1070, 38%) completaram os desesseis desafios. Dos 650 jogadores que relataram conhecer algum método contraceptivo previamente, 117 (18%) apresentaram diferença positiva entre o número de métodos conhecidos após (p &lt;0,001), em relação aos conhedidos antes do jogo. Conclusão: O jogo sério Saia Justa foi capaz de expandir o acesso dos cidadãos à informação sobre métodos contraceptivos e mostrar evidência significativa de apropriação imediata de conceitos, indicando o potencial deste canal de comunicação para apoiar educação em saúde.<hr/>Abstract Introduction: Unwanted pregnancy remains a global challenge. Recently, m-Health has provided a new horizon for health education as mobile devices occupy a prominent place in people’s daily lives. This new perspective contributes to the development of public policies for family planning. The objective of this study was to present evidence of the immediate Appropriation of concepts about family planning, using gamification strategy, in a serious game Application. Methodology: The mobile Application used open-source technology and hybrid platform frameworks, being offered free of charge in App stores. As its strategy, the game presented sixteen situations about contraception in couples’ daily lives. For each situation, four solutions were prepared to meet dimensions related to health, family, friends or parents, pointing out their such influence on the player’s decision. Progress in learning concepts about contraception was estimated by the difference between the number of contraceptive methods known before and after the game. Results: In six months, the number of downloads was 3652, with 2809 adult players, 77% female and 84% with ages between 18 and 33 years. Considering the countries of the user: 39% were from Mozambique, 33% from Brazil, 21% from Angola and 7% from other countries. Part of the adult players (1070, 38%) completed all the sixteen challenges. Of the 650 players who reported knowing some contraceptive method previously, 117 (18%) presented a positive difference between the number of known methods before and after the game, p &lt;0.001. Conclusion: The serious game “Saia Justa” was able to expand users access to information on contraceptive methods and to show significant evidence of immediate Appropriation of concepts, indicating the potential of this communication channel to support health education. <![CDATA[Intervenção educativa no cuidado obstétrico através de um aplicativo para dispositivos móveis: APP Meu Pré-natal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100047&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A comunicação entre os profissionais de saúde e seus pacientes tem se beneficiado da popularização dos dispositivos móveis. Essa análise tem por objetivo apresentar um aplicativo direcionado para mulheres durante a gravidez, parto e puerpério e os resultados da sua disseminação na sociedade. Metodologia: Caracterizado como pesquisa extensionista, o projeto APP - Meu Pré-natal é uma ação acadêmica voltada para sociedade. O desenvolvimento do software foi conduzido por uma equipe multidisciplinar da área das ciências da saúde e da computação. O conteúdo elaborado e validado disponibilizou textos de base cientifica em português, inglês e espanhol com linguagem acessível ao público leigo, imagens e vídeo, através de interface para navegação fácil e intuitiva entre seus módulos. O software de desenvolvimento híbrido foi disponibilizado gratuitamente em lojas de aplicativos na Internet. Resultados: Entre outubro de 2016 a junho de 2017 o aplicativo foi baixado 19.364 vezes. A maior parte a partir de dispositivos de comunicação do tipo Android: 14.791 (76,4%). Os usuários foram provenientes de 81 países. Conclusões: A rápida popularização e o alcance do aplicativo deixam claro a importância desse canal de comunicação para propostas de educação em saúde e a valorização da certificação acadêmica de seu conteúdo pelo usuário.<hr/>Abstract Introduction: Communication between health professionals and their patients has benefited with the popularization of mobile devices. This analysis intends to present an application aimed to women during pregnancy, childbirth and the puerperium period and set out the results of their dissemination in society. Methodology: Characterized as extension research, the APP - Meu Pre-natal project is an academic action focused on community spreading. Software development was conducted by a multidisciplinary team in the area of health and computing sciences. The content developed and validated provided scientifically-based texts in Portuguese, English and Spanish with language accessible to the general public, images and video, through an interface for easy and intuitive navigation among its modules. Hybrid development software was employed, and it is available for free from Internet application stores. Results: Between October 2016 and June 2017 the application was downloaded 19,364 times. Most from Android-type communication devices: 14,791 (76.4%). Users came from 81 countries. Conclusions: The rapid popularization and application scope make clear the importance of this communication channel for proposals of health education and the valorization of the academic certification of its contents by the user. <![CDATA[O modelo de cuidado integrado: o impacto na saúde de idosos portadores de doenças crônicas no sistema de saúde privado em uma operadora de saúde da cidade do Rio de Janeiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100061&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O cuidado integrado é um modelo cujo diferencial é a presença de uma coordenação de ações assistências realizadas de forma contínua. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida de uma população, principalmente de idosos e de portadores de doenças crônicas. Há muita discussão a respeito dos resultados desse modelo em função das diferentes práticas encontradas. Este artigo se propõe a demonstrar os resultados de um modelo de cuidado integrado, através de uma coorte retrospectiva, pertencente a uma operadora de saúde da cidade do Rio de Janeiro. Neste artigo, os indicadores de desempenho utilizados foram o número de idas a emergência e o número de internações. Foi verificado uma redução em ambos indicadores, contudo há a necessidade de melhorias na metodologia de avaliação para o alcance de resultados mais robustos.<hr/>Abstract Integrated care is a model whose differential is the presence of a coordination of actions of health. Its goal is to improve the quality of life of a population, especially the elderly with chronic diseases. There is a many discussion about the results of this model in view of the different practices found. This paper proposes to demonstrate the results of an integrated care model, through a retrospective cohort, belonging to a health care provider in Brasil. The performance indicators used were the number of emergency trips and the number of hospitalizations. There was a reduction in both indicators, however, there is a need for improvements in the evaluation methodology to achieve more robust results. <![CDATA[Qualidade da água para consumo humano na cidade do Uíge (Angola): água tratada do sistema de abastecimento público e água não tratada de fontes alternativas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100075&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Estima-se que cerca de 85% das doenças nos países em desenvolvimento são de veiculação hídrica e devem-se maioritariamente ao consumo de água de má qualidade. Neste trabalho avaliou-se a qualidade físico-química e microbiológica da água consumida pela população da cidade do Uíge. Foram realizadas quatro campanhas de amostragem em 10 pontos do sistema de abastecimento público, em três furos e nove cacimbas, e foram analisados 21 parâmetros físico-químicos e dois microbiológicos. Os resultados mostram que a água, à saída dos sistemas de tratamento, se pode considerar de boa qualidade apenas na ETA nova, sendo a proveniente de torneiras e furos artesianos própria para consumo em termos físico-químicos mas imprópria do ponto de vista microbiológico. A água das cacimbas é de muito má qualidade. Foi detetada contaminação bacteriológica em cerca de 58% das amostras de água das torneiras, em mais de 80% das amostras dos furos e em quase 100% das amostras das cacimbas, tornando-se a situação mais grave na época da chuva. Concluiu-se que há uma relação entre as doenças que atingem estas populações e a qualidade da água que consomem.<hr/>Abstract It is estimated that about 85% of diseases in developing countries are water-borne and are mainly due to the poor water quality for human consumption. In this study the physicochemical and microbiological quality of water consumed by the population of the Uíge city was assessed. Four sampling campaigns were carried out in 10 points of the public supply system, in three artesian bores and nine wells, where 21 physical and chemical and two microbiological parameters were analyzed. The results show that the water leaving the treatment is good only in the new WTP, while the water from taps and artesian bores is physicochemically suitable, but unsuitable microbiologically and the water from wells is very bad. The bacteriological contamination was detected in about 58% of samples from water taps, above 80% of samples from artesian bores and almost 100% of samples from wells, and the situation becomes worse in the rainy season. It was concluded that there is a relationship between the diseases that devastate people and the quality of the water consumed. <![CDATA[Fontes de stress ocupacional em professores do ensino básico e médio em Moçambique, Brasil e Portugal: uma revisão sistemática de literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100095&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O professor desempenha um papel crucial na implementação das políticas públicas educativas (currículos, objectivos, metas educacionais). Ainda assim, este é frequentemente sujeito a trabalhar em situações precarizadas e nocivas à sua saúde mental, física e psicológica, o que leva a ocorrência de stress ocupacional e ao esgotamento profissional. Vários estudos têm sido realizados em diferentes contextos para identificar os potenciais preditores do stress no trabalho docente. Este artigo de revisão de literatura visa identificar as fontes de stress ocupacional em professores do ensino básico e médio em Moçambique, no Brasil e em Portugal. Foram analisados 28 estudos que abordam as fontes de stress ocupacional em professores do nível básico e médio, sendo 18 estudos realizados no Brasil, 5 em Moçambique e igual número em Portugal. Os resultados indicam que o stress ocupacional é um problema que afecta os professores nos três países, sendo as causas comuns e mais apontadas nos estudos analisados as seguintes: sobrecarga de trabalho, indisciplina e mau comportamento de alunos, maior número de alunos/sala, desinteresse pela aprendizagem e desmotivação de alunos, seguidos de salários e remunerações baixos, condições precárias e inadequadas de trabalho docente, e relacionamento com os pais e família dos alunos. Estas situações implicam um repensar sobre o ensino nos países estudados, o que sugere que este deve ser um trabalho ergonomicamente desenhado, o que pressupõe a aplicação de teorias, modelos, leis e dos métodos da ergonomia no contexto educativo.<hr/>Abstract The teacher plays a crucial role in the implementation of public educational policies (curricula, objectives, educational goals). Even so, he is often subject to work in precarious situations and harmful to his mental, physical and psychological health, which leads to the occurrence of occupational stress and to professional exhaustion. Several studies have been carried out in different contexts to identify the potential predictors of stress in the teaching work. This literature review article aims to identify the sources of occupational stress in primary and secondary school teachers in Mozambique, Brazil and Portugal. We analyzed 28 studies that address the sources of occupational stress in elementary and middle school teachers, with 18 studies in Brazil, 5 in Mozambique and the same number in Portugal. The results indicate that occupational stress is a problem that affects teachers in the three countries. The most common causes are: work overload, indiscipline and misbehavior among students, greater number of students / room, lack of interest By the learning and demotivation of students, followed by low wages and salaries, precarious and inadequate conditions of teaching work, and relationships with parents and students’ families. These situations imply a rethinking of teaching in the countries studied, which suggests that this should be an ergonomically designed work, which presupposes the application of theories, models, laws and methods of ergonomics in the educational context. <![CDATA[O desafio da avaliação na formação médica por competência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras do Curso de Graduação em Medicina direcionam recomendações para as instituições de ensino superior, com foco na formação baseada no desenvolvimento de competências. Tal apontamento implica em desenvolver no discente a capacidade de mobilizar não apenas conhecimentos, mas também habilidades e atitudes para lidar com situações e dilemas reais, preparando-o para o cenário de atuação profissional do médico no país. Os autores apresentam um novo modelo conceitual, integrativo, não hierárquico e representado por um átomo, cujos atributos: saber, aplicar, demonstrar, fazer, ser e interagir orbitam em torno do desenvolvimento de competências essenciais. Tal concepção, uma remodelação da tradicional pirâmide proposta por Miller, é fruto das experiências avaliativas desenvolvidas na instituição, de forma a favorecer a reflexão sobre a complexidade do processo da formação médica.<hr/>Abstract The Brazilian National Curriculum Guidelines for Undergraduate Medicine Courses indicates recommendations for higher education institutions, in the context of competence-based approach. Such approach implies developing in the medicine students the capacity to mobilize, not only knowledge but also expertise and attitudes to deal with real situations and dilemmas, preparing them for the scenario of professional practice of physician’s in the country. The authors present a new conceptual model, not hierarchical and represented by an atom, whose attributes: knowing, applying, demonstrating, doing, being and interacting orbited around developing the core competencies. This conception, a remodeling of the traditional pyramid model proposed by Miller, is the result of the evaluative experiences developed in the institution, to favor reflection on the complexity of the medical training process. <![CDATA[LABSIM - Experiência em simulação como metodologia de ensino]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O ensino mediado por simulação é cada vez mais utilizado por instituições educacionais e serviços de saúde. É uma metodologia de ensino seguro e ético que complementa a prática adquirida com o paciente. Vários são os formatos e as técnicas de simulação, como, por exemplo, a utilização de manequins de baixa ou alta fidelidade, atores, simulação híbrida e háptica. Este artigo relata a experiência de criação e expansão do uso de simulação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. As perspectivas futuras das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde acopladas ao uso de simulação avançada e computacional são promissoras, especialmente, para treinamento de profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação.<hr/>Abstract Simulation-mediated teaching is increasingly used by educational institutions and health services. It is a safe and ethical teaching methodology that complements the practice acquired with the patient. Several are the formats and the simulation techniques, for example with the use of mannequins of low or high fidelity, actors, hybrid simulation and haptics. This article reports the experience of creating and expanding the use of simulation in the Faculty of Medicine of the Federal University of Minas Gerais, Brazil. The future perspectives of information and communication technologies in the field of health coupled with the use of advanced and computational simulation are promising, especially for training health professionals, undergraduate and graduate students. <![CDATA[Estado nutricional e estilo de vida de estudantes de um restaurante universitário da cidade de Salvador - BA, Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522018000100131&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Com objetivo conhecer o Estado Nutricional - EN e o estilo de vida dos estudantes bolsistas de um restaurante universitário, localizado em Salvador-Ba, Brasil foi realizado com 70 universitários, maiores de 18 anos, em 2016 um estudo de corte transversal através da aplicação de questionário estruturado, com informações socioeconômicas, estilo de vida e atividade física. Avaliou-se também o EN, com cálculo de Índice de Massa Corporal-IMC, Circunferência da Cintura - CC e percentual de gordura - %GC, usando-se para esses os critérios de classificação proposto pela Organização Mundial da Saúde, com a verificação de diferenças significativas entre os sexos, pelo teste de Fisher. A maioria dos entrevistados era de adultos jovens com massa corporal na faixa de normalidade, mas com presença de sobrepeso e obesidade em parcela deles, atrelada ao consumo de álcool, de tabaco e hábitos alimentares inadequados, sendo fatores importantes na gênese de Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT.<hr/>Abstract In order to know the Nutritional Status - NS and the lifestyle of the students of a university restaurant, located in Salvador-Bahia, Brazil, was carried out with 70 university students, over 18 years of age, in 2016 a cross-sectional study through the application of Structured questionnaire with socioeconomic information, lifestyle and physical activity. It was also evaluated the EN, with calculation of Body Mass Index-BMI, Waist Circumference - WC and percentage of fat -% BF, using the classification criteria proposed by the World Health Organization for verification of Significant differences by the Fisher test, between the sexes. The majority of the interviewees were young adults with normal body mass, but with overweight and obesity in a portion of them, linked to alcohol consumption, tobacco consumption and inadequate eating habits, being important factors in the genesis of Chronic Noncommunicable Diseases - NCDs.