Scielo RSS <![CDATA[Revista Internacional em Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-445220190002&lang=es vol. 36 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Profa. Dra. Amélia Arlete Dias Rodrigues Mingas, <em>em memória</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Apresentação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[O ideário naturalista do século XIX. Perspectiva teórica na representação em “Zambeziana-Cenas da Vida Colonial”, de Emílio de San Bruno]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente ensaio integrado na história literária pretende descrever as principais linhas temáti- cas do naturalismo que podem ser associadas às personagens representadas em Zambeziana-Cenas da Vida Colonial, de Emílio de San Bruno. O romance foi publicado em 1927 e reeditado em 1999 pelo Arquivo Histórico de Moçambique e enquadra-se na fase exótica da literatura colonial, tradu- zindo, em muitos dos seus segmentos descritivos, o deslumbramento que a descoberta do ‘Outro’ provoca no espírito dos europeus. É importante reiterar que a literatura colonial portuguesa domi- nada sobretudo pela representação de África em termos simbólicos e ideológicos teve o seu início no século XX, conhecendo a sua vitalidade assinalável com o advento do Estado Novo, em 1926. Tendo a narratologia como área teórica, a partir deste texto colonial demonstrou-se que não só se deve encarar o exotismo (sob o ponto de vista estético e ideológico) como um factor subjacente à literatura colonial, mas também foi possível descobrir outras tendências literárias a ela associadas como é o caso da estética do naturalismo. Concluiu-se que a sexualidade tal como era concebida pelo naturalismo é o elemento estruturador da representação de N’fuca.<hr/>Abstract The present paper integrated in literary historic describes the main themes of naturalism that can be associated to representation in Zambeziana-Cenas da Vida Colonial, of Emílio de San Bruno. The romance was published in 1927 and reedited in 1999 by Mozambique Historic Archive. The romance can be situated in the exotic stage of colonial literature in Mozambique, traduced in all segments descriptives, the excitation of European spirit during the discover of Africa. Is important to refer that the Portuguese colonial literature ruled particularly by representation of African symbology and ideology started in century XX, knowing her assignable vitality with the adventure of New Estate, in 1926. Working in narratology as theoretical area, from this colonial text was demonstrated that not only should seen the exotism as factor to the colonial literature, but also was possible to discover other literary tendencies associated to the her, as is the case of the naturalism. It was ended that the sexuality just as was conceived by the naturalism is the principal element of N’fuca representation. <![CDATA[O Espólio Literário de Almeida Garrett: notas em torno dos Documentos 59 a 63 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e da Coleção Futscher Pereira]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200039&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Preparado no âmbito da edição crítica em curso do Romanceiro de Almeida Garrett (1799- 1854), este trabalho estuda um importante legado documental do eminente escritor português. Referimo-nos aos Documentos 59 a 63 do Espólio Literário de Almeida Garrett, que se encontram depositados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e que abarcam manuscritos autógra- fos e originais de imprensa do autor com vista sobretudo à publicação de Garrett (1843), bem como à Coleção Futscher Pereira. Partindo do facto de que o núcleo documental coimbrão se apresenta como uma verdadeira miscelânea, o que perturba o reconhecimento do seu importante valor cultural e patrimonial, pro- pomo-nos contribuir para o reposicionamento destes materiais a partir de uma abordagem essen- cialmente material e filológica. Discutir-se-ão, assim, algumas das características do espólio, as quais espelham as práticas (por vezes questionáveis) que nortearam a organização destes materiais no passado.<hr/>Abstract This paper aims to analyze a truly important documental legacy from the great Portuguese romantic writer Almeida Garrett (1799-1854), within the ongoing critical edition of Garrett’s Romanceiro. We refer to the Documents 59 to 63 from Almeida Garrett’s Literary Legacy, owned by the General Library from the University of Coimbra, and to Futscher Pereira Collection. The documents from the University of Coimbra Library, autographs and printing originals regarding mainly Garrett (1843) publication, reveal a profound miscellaneous shape. Due to this, their cultural and patrimonial value is not well recognized yet. Therefore, we seek to discuss some of its organizing trends carried out in the past (some of them will seem controversial nowadays) which may lead to a better understanding of those materials. In order to do so, we will adopt a material and philological point of view. <![CDATA[Vida e obra de Alberto Osório de Castro em Timor]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200057&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo pretendemos explorar descritivamente a presença do jurista e poeta Alberto Osório de Castro em Timor, terra longínqua do extremo oriente. Num primeiro momento, apresentamos a sua infância, passagem pela Coimbra e Mangualde e respectiva participação nas revistas literárias como correspondente e autor, no qual publicou vários estudos literários, poemas, crónicas de his- tória e de viagem. Num segundo momento, focamo-nos na sua estadia em Timor como juiz, bem como observamos algumas das principais obras associadas à ilha de Timor e sua gente com culturas diferenciadas, nomeadamente as Flores de Coral e A Ilha Verde e Vermelha de Timor, resultante de uma aproximação a estas obras mediada pela perspectiva dos estudos em literatura e apreciação exótica da paisagem orientalista no mundo timorense que se norteia pelas cores da gente.<hr/>Abstract In this article we intend to explore descriptively the presence of the lawyer and poet Alberto Osorio de Castro who was in Timor, far-off land of Far East. At first, we present his childhood, passing through Coimbra and Mangualde and their participation in literary magazines as a correspondent and author, in which he published several literary studies, poems, chronicles of history and travel. Secondly, we focus on your stay in Timor as judge and observe some of the major works associated with the island of Timor and its people with different cultures, including Coral Flower and The Red and Green Island of Timor, resulting from an approach to these works mediated by the prospect of literature studies and exotic orientalist landscape appreciation of the Timorese world that is guided by the colors of people. <![CDATA[Da necessidade do regresso para as raízes culturais: O drama dos colonizados]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200075&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A história da África está marcada por dois eventos devastadores: a escravidão e a colonização. Da escravidão, o continente sofreu várias vítimas. O navio negreiro engoliu grande parte da juven- tude Africana. Muitos pais foram privados de sua progenitura. As consciências foram marcadas de forma indelével. No entanto, entre aqueles que, apesar disso, deixaram o continente e aqueles que ficaram há uma ligeira diferença. O segundo evento sujou a consciência dos africanos que ficaram. É nesta perspetiva que o duo martiniquense Césaire-Fanon fala de atropelamento cultural ou de bloqueio identitário pois o colonizado até dúvida da sua própria existência. Ele é, portanto, cortado das suas fontes e raízes culturais para sofrer um enxerto forçado. Mas a cultura imposta embora dominante, ainda não limpa por completo a cultura local. Há uma sobrevivência da autoctonia no esquema cultural em que navega o colonizado sob dominação estrangeira. O nível mais visível é o linguístico. Vai nascer um falar crioulo que é uma mistura da língua do colono com alguns vestígios do falar indígena. É portanto neste contexto de distorção cultural que surge a noção de regresso para as raízes culturais africanas tão celebrado pelos mentores da Negritude nomeadamente Aimé Césaire da Martinica ou Francisco José Tenreiro de São Tomé e Príncipe.<hr/>Abstract The history of Africa is marked by two devastating events: slavery and colonization. From slavery, the continent suffered several casualties. The slave ship swallowed much of the African youth. Many parents were deprived of their progeny. Consciences have been marked indelibly. However, between those who, despite themselves, left the continent and those who stayed there is a slight difference. The second event sullied the consciousness of the Africans who remained. It is in this perspective that Césaire and Fanon from Martinique speak of cultural trampling or identity blockage because the colonized even doubts its own existence. He is, therefore, cut off from his sources and cultural roots to undergo a forced graft. But the culture imposed although dominant, still does not completely annihilate the local culture. There is a survival of autochthony in the cultural scheme in which the colonized under foreign domination sails. The most visible level is the linguistic one. There will be a Creole speaking that is a mixture of the language of the settler with some vestiges of the indigenous speech. It is in this context of cultural blur that comes up the notion of the return to the African cultural roots, celebrated by the mentors of Negritude, namely Aimé Césaire of Martinique or Francisco José Tenreiro of São Tomé and Príncipe. <![CDATA[A presença da oralidade na literatura: estudo de crônicas de Luís Fernando Veríssimo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200085&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Através de análises às crônicas de Luís Fernando Veríssimo, este trabalho visa discutir a relação entre língua falada e língua escrita, mostrando e valorizando suas semelhanças e particularidades, defendendo uma relação não mais dicotômica (Marscuschi, 2001); com o intuito de estudar as marcas da oralidade na escrita presente na literatura com referencial em Luiz Antônio (2009), Dino Preti (2004) e Hudinilson Urbano (2000). Observar-se-á os diálogos construídos que dão maior sustentáculo à representação da realidade aos textos literários.<hr/>Abstract Through analyzes to the chronicles of Luis Fernando Veríssimo, this work aims to discuss the relationship between spoken and written language, showing and valuing their similarities and particularities, defending a no more dichotomous relationship; with the intention of studying the marks of orality in writing present in the literature, we will observe the dialogues constructed that give greater support to the representation of reality to the literary texts. <![CDATA[O português angolano e a variação léxico-cultural no hip-hop: um exemplo com Yannick Afroman]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O hip-hop surge em zonas periférica das cidades. Em Angola, o grupo é constituído por jovens rejeitados, marginalizados pelo poder. Nas letras se exalta do cotidiano as diferenças sociais. Sendo assim, as letras das músicas dos cantores angolanos revelam traços característicos da variedade angolana do português. Levantando o problema da pesquisa questionou-se os traços linguísticos que caracterizam a variedade angolana do português e quais aspectos culturais que estão por detrás? A pesquisa visa compreender traços linguísticos da variedade angolana do português. A pesquisa é bibliográfica cruzada com a documental composto por dois álbuns: “Mentalidade” (2008) e “Terra a terra” (2013). Para as análises transcreveu-se para facilitar análise dos fenômenos linguísticos. Concluiu-se que Afroman revela angolanismos que denunciam traços que se inclinam à norma angolana do português. Observa-se o uso de expressões, vocabulário e construções sintáticas pró- prias dos angolanismos que marcam a identidade sociocultural.<hr/>Abstract Hip-hop appears in peripheral areas of cities. In Angola, the group is made up of rejected youths, marginalized by power. In the letters, social differences are exalted from everyday life. Thus, the songs lyrics of the Angolan singers reveal characteristic features of the Angolan variety of Portuguese. Raising the problem of the research questioned the linguistic traits that characterize the Angolan variety of Portuguese and which cultural aspects are behind? The research aims to understand linguistic traits of the Angolan variety of Portuguese. The research is cross- bibliographical with the documentary composed by two albums: “Mentalidade” (2008) and “Terra a terra” (2013). For the analyzes it was transcribed to facilitate analysis of the linguistic phenomena. It was concluded that Afroman reveals Angolanisms that denounce traits that incline to the Angolan norm of Portuguese. It is observed the use of expressions, vocabulary and syntactic constructions proper to the Angolanisms that mark the socio-cultural identity. <![CDATA[A intertextualidade entre “já sei namorar” e “geração tribalista”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522019000200125&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Durante muito tempo, a sociedade conheceu um modelo de relacionamento: aquele pautado nas convenções sociais, no qual os pais escolhiam pretendentes para suas filhas, de acordo com o status e tradição da família do rapaz. Com o passar dos anos, novos tipos de relações são presenciados. Não existe mais tanto rigor na escolha dos companheiros e os pais estão longe de ter sob controle seus filhos, que estão mais independentes que nunca. Como ponto de partida, tem-se o artigo “Geração tribalista”, de Arnaldo Jabor e a música “Já sei namorar”, dos Tribalistas para, a partir desses gêneros, abordar aspectos relacionados à linguís- tica textual e à análise do discurso. Sendo assim, este artigo foi resultado do trabalho de conclusão de curso da especialização em Estudos Linguístico realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e teve como objetivo principal compreender a relação entre texto e discurso, mostrando de que forma linguagem e prática social se relacionam. Como resultados esperados este artigo almeja despertar no leitor o desejo de ampliar sua visão crítica em relação aos diversos gêneros textuais que circulam na sociedade, extrapolando a análise do que está exposto no plano meramente linguístico, indo em busca da compreensão das condições de produções em que se deu a construção de um dado texto, seu discurso, prática discursiva e social.<hr/>Abstract For a long time, society has known a model of relationship: that patterned in social conventions, in which parents chose suitors for their daughters, according to the status and tradition of the boy’s family. Over the years, new types of relationships are witnessed. There is no such rigor in choosing companions, and parents are far from having their children under control, who are more independent than ever. As a starting point, we have the article “Tribalist generation” by Arnaldo Jabor and the song “Ya sei namorar”, from the Tribalists to, from these genres, to deal with aspects related to textual linguistics and discourse analysis. Thus, this article was the result of the conclusion of the specialization course in Linguistic Studies carried out at Feira de Santana State University (UEFS) and its main objective was to understand the relationship between text and speech, showing how language and social practice relate. As expected results this article aims to awaken the reader the desire to broaden his critical view of the various textual genres circulating in society, extrapolating the analysis of what is exposed in the purely linguistic plane, seeking to understand the conditions of productions in which the construction of a given text took place, its discourse, discursive and social practice.