Scielo RSS <![CDATA[Revista Internacional em Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-445220220002&lang=pt vol. 42 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Apresentação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Conhecimento, atitudes e práticas de estudantes universitários angolanos sobre o VIH/SIDA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O conhecimento equivocado sobre a transmissão do VIH, tratamento e conduta diante da seropositividade gera comportamentos de risco capazes de reforçar o aumento de casos de SIDA. O estudo teve como objetivo principal descrever o conhecimento, as atitudes e práticas dos estudantes da Universidade Católica de Angola, em relação ao risco de transmissão do VIH/SIDA. A pesquisa foi realizada com 275 estudantes. Observou-se quanto maior o nível de escolaridade, aumenta a possibilidade da realização do teste do VIH (p= 0,001), com aumento da possibilidade de aceitar conviver com alguém seropositivo (p=0,01), mas diminui a possibilidade de o indivíduo aceitar ter um parceiro VIH positivo (p=0,02). Assim, a maioria dos estudantes demonstrou ter um conhecimento adequado sobre a transmissão do VIH, mas há atitudes e práticas do cotidiano, capazes de influenciar comportamentos de risco na manutenção da propagação do VIH/SIDA.<hr/>Abstract The mistaken knowledge about HIV transmission, treatment and conduct in the face of HIV-positive status generates risky behaviors capable of reinforcing the increase in AIDS cases. The main objective of the study was to describe the knowledge, attitudes and practices of students at the Catholic University of Angola, regarding the risk of HIV/AIDS transmission. The research was carried out with 275 students. It was observed that the higher the level of education, the possibility of HIV testing increases (p = 0,001), with an increase in the possibility of accepting living with someone who is HIV-positive (p = 0,01), but the possibility of the individual decreasing having an HIV positive partner (p = 0,02). Thus, most students demonstrated to have an adequate knowledge about the transmission of HIV, but there are daily attitudes and practices, capable of influencing risk behaviors in the maintenance of the spread of HIV/AIDS. <![CDATA[COVID-19, SARS e MERS: semelhanças e diferenças]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Desde a viragem do milénio, a doença do coronavírus de 2019 (COVID-19) foi precedida por duas outras doenças de coronavírus: a síndrome respiratória aguda severa (SARS) e a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS). Embora ambas fossem mais severas, a sua propagação geográfica e duração como epidemias foram muito mais limitadas em relação à COVID-19, mas várias lições aprendidas a partir da investigação destas doenças têm sido relevantes para o controlo do SARS-CoV-2. O presente artigo visa apresentar comparações entre a COVID-19 e as outras duas doenças causadas por coronavírus. A pesquisa consistiu na revisão de documentos académicos, científicos e normativos disponíveis na internet usando o Atlas.ti com os códigos “comparações entre coronavírus”, “SARS” e “MERS”. As três doenças apresentam similaridades na medida que são causadas por beta-coronavírus provavelmente oriundos de morcegos que infectaram alimentos de origem animal vendidos em mercados. Além disso, todas causam quadros de tosse seca, febre e apneia que, em casos severos, podem evoluir para pneumonia potencialmente letal. Filogeneticamente, SARS-CoV e SARS-CoV-2 são as mais próximas. A COVID-19 tende a ser mais ligeira e menos contagiosa, mas esta teve um impacto maior na saúde global, e em termos sociais, equiparável ao de doenças estabelecidas muito antes como o VIH/SIDA. Várias circunstâncias demonstraram que cidadãos regulares e decisores não devem subestimar a COVID-19 e por isso, é importante que se continue a cumprir com as medidas de prevenção.<hr/>Abstract Since the turn of the millennium, coronavirus disease 2019 (COVID-19) followed two other coronavirus diseases: severe acute respiratory syndrome (SARS) and the Middle East respiratory syndrome (MERS). Although both were more severe than COVID-19, their geographic spread and duration as epidemics were much more limited, but several lessons learned from the investigation of these diseases have been relevant to the control of SARS-CoV-2. The current paper aims to present comparisons between COVID-19 and the other two coronavirus diseases. The study consisted of a review of academic, scientific, and normative documents available on the internet using Atlas.ti with the codes “coronavirus comparisons”, “SARS” and “MERS”. The three diseases show similarities in that beta-coronaviruses cause them, probably originating from bats which infected food of animal origin sold in markets. In addition, they all cause dry cough, fever and apnea that, in severe cases, can progress to potentially lethal pneumonia. Phylogenetically, SARS-CoV and SARS-CoV-2 are the closest. COVID-19 tends to be milder and less contagious, but this has had a more significant impact on global health and socially, on par with much earlier established diseases like HIV/AIDS. Various circumstances have shown that regular citizens and decision-makers shall not underestimate COVID-19, so it is vital to continue to comply with prevention measures. <![CDATA[Hipertensão arterial em pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2 atendidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo teve como objetivo analisar os fatores associados à hipertensão arterial em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 atendidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos. Foi realizado um estudo transversal analítico, que incluiu a revisão retrospetiva de dados de 1.753 doentes, atendidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos entre 2006 e 2016. A relação entre a hipertensão arterial e as variáveis independentes foi estabelecida através do teste de qui-quadrado e da análise de regressão logística binária. Os valores foram considerados estatisticamente significativos se p-value &lt;0.05. A prevalência da hipertensão arterial foi de 48%. Os participantes nas faixas etárias entre 50 e 60 anos e mais de 60 anos e aqueles com excesso de peso e obesidade apresentaram mais chances de serem hipertensos. Recomenda-se assim, o desenho de políticas direcionadas para o controlo do peso nos pacientes com diabetes mellitus tipo 2.<hr/>Abstract This study aimed to analyze the factors associated with hypertension in patients with type 2 diabetes mellitus followed at the Mozambican Diabetic Association. A cross-sectional analytical study was carried out, which included a retrospective review of data from 1753 patients followed at the Mozambican Diabetic Association between 2006 and 2016. The association between hypertension and independent variables was established using the chi-square test and binary logistic regression analysis. The values ​​were considered statistically significant if the p value &lt;0.05. The prevalence of arterial hypertension was 48%. Participants in the age groups between 50 and 60 years and over 60 years and those with overweight and obesity are more likely to be hypertensive. Therefore, it is recommended to design policies aimed at weight control in patients with type 2 diabetes mellitus. <![CDATA[Qualidade físico-química e microbiológica de água potável na Província do Huambo (Angola): Água tratada do sistema de abastecimento público e água não tratada de fontes alternativas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A água é um dos recursos mais importantes para a subsistência da vida na terra, apesar de ser também um dos principais veículos de transmissão de doenças, o que tem impulsionado a um esforço acrescido por parte das entidades responsáveis, a que esta esteja disponível, com a melhor qualidade possível, para o consumo de toda a população humana na terra. O presente estudo teve como objectivo avaliar a qualidade físico-química e microbiológica da água consumida pela população da cidade do Huambo. Foram colhidas amostras em 2 pontos, onde duas foram acondicionadas à temperatura ambiente e outra em condições de refrigeração. Foram colhidas oito amostras da rede de sistema de abastecimento público (torneiras) e oito em poços profundos (cacimbas). A colheita ocorreu nos dias 24 e 25 de Setembro de 2013 e 08 de Janeiro de 2014, e foram analisados 15 parâmetros físico-químicos e quatro microbiológicos. Dos dois pontos analisados, excederam as recomendações do Nº de colónias a 22ºC e a 37ºC apresentando valores de 40,0 % e 21,9 % (poços) e 25,7 % e 19,1 % (torneiras) que não estão de acordo com o Decreto-Lei n.º 306/2007 de 27 de Agosto, que dispõe sobre os procedimentos de controlo e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. A análise de E. coli estava ausente em todas as amostras analisadas. Concluiu-se que a contaminação microbiológica observada reforça a necessidade de um constante monitoramento da qualidade microbiológica da água, visando os padrões adequados de potabilidade para consumo humano e então, prevenindo-se possíveis doenças.<hr/>Abstract Water is one of the most important resources for the subsistence of life on earth, although it is also one of the main vehicles for the transmission of diseases, which has driven an increased effort on the part of the responsible entities, to make it available, with the best possible quality for the consumption of the entire human population on earth. The present study aimed to assess the physical-chemical and microbiological quality of the water consumed by the population of the city of Huambo. Samples were taken at 2 points, where two were stored at room temperature and another in refrigerated conditions. Eight samples were taken from the public supply system network (taps) and eight from deep wells (cacimbas). The harvest took place on September 24 and 25, 2013 and January 8, 2014, and 15 physical-chemical and four microbiological parameters were analyzed. Of the two points analyzed, they exceeded the recommendations of the Nº of colonies at 22ºC and 37ºC, presenting values ​​of 40.0% and 21.9% (wells) and 25.7% and 19.1 % (taps) that are not in agreement with Decree-Law No. 306/2007 of 27 August, which provides for the control and surveillance procedures for the quality of water for human consumption and its standard of potability. The E. coli analysis was absent in all analyzed samples. It was concluded that the observed microbiological contamination reinforces the need for constant monitoring of the microbiological quality of the water, aiming at the adequate potability standards for human consumption and then, preventing possible diseases. <![CDATA[Factores associados às queimaduras pediátricas no Hospital Central de Maputo: revisão de 2 anos (2015-2017)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Foi realizado um estudo observacional analítico e transversal retrospectivo, com uma abordagem quantitativa, para identificar os factores associados às complicações de queimaduras em crianças de um mês aos 14 anos de vida, no período de 2015-2017. O estudo foi realizado no Departamento de Pediatria do Hospital Central de Maputo (HCM) - Moçambique, nos serviços de Urgência de Pediatria, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Plástica. Constituiu como população deste estudo 206 crianças com queimaduras, sendo esta a principal causa de internamento hospitalar. Os resultados mostraram que grupo mais afectado por queimaduras foram crianças entre 1 - 4 anos 54,4% (112/206), as principais causas de queimadura foram líquidos quentes 41,7% (86/206) p=0,016 e a maioria das lesões tinha profundidade de 2º grau superficial e profundo (44,2%) p=0,000. As crianças com queimadura por chamas/fogo apresentaram lesões com profundidade de 2º e 3º grau e um período médio de internamento mais longo (33,72; IC: 27,52; 39,92) p=0,000. Os líquidos quentes constituem a principal causa de queimaduras em crianças internadas no HCM e afectam principalmente as crianças menores de 5 anos.<hr/>Abstract An analytical, cross-sectional, retrospective observational study was carried out, with a quantitative approach, to identify factors associated with burn complications among children aged one month to fourteen years old, in the period 2015-2017. The study was carried out in three units (Emergency, Pediatric Surgery and Plastic Surgery) of the Department of Pediatrics of Maputo Central Hospital - Mozambique. The population of this study consisted of 206 children with burns, which is the main cause of hospital admission. The results showed that the group most affected by burns were children between 1 - 4 years old 54.4% (112/206), the main causes of burns were hot liquids 41.7% (86/206) p=0.016 and most of the lesions were of 2nd degree depth (44.2%) p=0.000. Children with flame/fire burns had 2nd and 3rd degree injuries and a longer mean hospitalization (33.72; CI: 27.52; 39.92) p=0.000. Hot liquids are the main cause of burns in children hospitalized in the HCM and mainly affect children under 5 years of age. <![CDATA[Profissionalismo médico: um desafio permanente na Educação Médica]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Profissionalismo representa um conjunto de valores, comportamentos e responsabilidades aplicados na atenção ao paciente e nas relações profissionais, sendo estruturante a conscientização do corpo docente sobre a importância da percepção dos estudantes destes valores. O objetivo deste estudo foi obter a expressão escrita dos estudantes do primeiro ano da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Foi solicitado o envio, por e-mail, no início e final dos seminários, respectivamente, de duas ou quatro palavras associadas ao profissionalismo ou ao não-profissionalismo. Foram enviadas 368 palavras, sendo inicialmente associadas ao profissionalismo: responsabilidade, competência e ética. Já compaixão (inicialmente com uma citação), confiança, competência lideraram ao final. Entre as referências de não-profissionalismo, a falta de empatia passou de 5% para 42% das citações. Existem diferenças na percepção dos estudantes sobre profissionalismo e não-profissionalismo, antes e depois de uma exposição mínima ao conteúdo, indicando a importância da abordagem transversal sobre profissionalismo na educação médica.<hr/>Abstract Professionalism represents a set of values, behaviors and responsibilities applied to patient care. The awareness of Faculty on students’ perceptions of these values is core in medical education. The objective of this study was to obtain a written statement of 1st year medical students of the Faculty of Medicine, University of Porto, Portugal. At the beginning and at the end of a seminar on Professionalism, students were asked to send by e-mail two or four words, respectively, associated with professionalism and non-professional behavior. We received 368 words, being associated with professionalism at the beginning: responsability, competence, ethics. At the end, the more frequent words were: compassion (1 word at the beginning), thrust, competence. Among the non-professional, lack of empathy rose from 5% to 42%. Differences were demonstrated in students’ perceptions, before and after the presentation. This shows the importance of a transversal approach on professionalism in medical education. <![CDATA[Leitura e recursos linguísticos no ensino remoto como aporte para a saúde emocional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata do ensino remoto no período de pandemia da Covid-19. Objetiva observar como acontece a construção da nova relação do aluno com a aprendizagem, do professor com o ensino remoto e a situação socioemotiva dos envolvidos no processo. A base teórica é dos estudos do discurso Bakhtin (2003), da Sociolinguística, Bagno (1999, 2019), Mendes (2018), Lucchesi (2006); aluno sujeito ativo, Freire (1988, 2001, 2006); necropolítica Mbembe (2016) e necrolinguagem Lagares (2021); educação socioemocional Cury (2019) e o ensino de português, Geraldi (2011), Soares (2020). Examinamos o material enviado às famílias via portal da educação, o caderno Construindo Aprendizagens e as trocas entre professores e famílias via whats app. Os resultados mostram que professores têm se reinventado para alcançar os alunos e, embora de forma limitada, garantir o direito à educação, utilizando a tecnologia - através do celular - como oportunidade de promover a empatia, reconhecendo e respeitando diversas vozes, levantando questões emocionais, ensinando os alunos - a brincar, aprender divertindo-se, tendo a leitura como base.<hr/>Abstract The article deals with remote teaching in the period of the covid-19 pandemic. It aims to observe how the construction of the student’s new relationship with learning, the teacher with remote teaching and the socio-emotional situation of those involved in the process takes place. The theoretical basis is the studies of discourse Bakhtin (2003), Sociolinguistics, Bagno (1999, 2019), Mendes (2018), Lucchesi (2006); active subject student, Freire (1988, 2001, 2006); necropolitics Mbembe (2016) and necrolanguage Lagares (2021); socio-emotional education Cury (2019) and the teaching of Portuguese, Geraldi (2011), Soares (2020). We examined the material sent to families via the education portal, the Construindo Aprendizagens notebook and the exchanges between teachers and families via whats app. The results show that teachers have reinvented themselves to reach students and, although in a limited way, guarantee the right to education, using technology - through cell phones - as an opportunity to promote empathy, recognizing and respecting different voices, raising emotional issues, teaching students - to play, to learn having fun, having reading as a base. <![CDATA[Literacia Radiológica: o que os utentes sabem sobre radiação ionizante?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A exposição a fontes de radiação para fins médicos é uma componente essencial e estabelecida na prática médica que apresenta benefícios inquestionáveis, mas também riscos associados. Como tal, é necessária a sensibilização da população para a perceção dos riscos de forma a melhorar os seus níveis de literacia. Através de um estudo descritivo-correlacional pretendeu-se avaliar o conhecimento dos utentes sobre a radiação ionizante e os seus potenciais efeitos. Foi adotado um método de amostragem não probabilístico acidental, e a amostra foi constituída por 181 utentes. Face aos resultados atingidos, foi possível concluir que, apesar de a maioria dos utentes apresentar conhecimentos básicos acerca das radiações ionizantes e das técnicas imagiológicas que as utilizam, existe carência e necessidade de prestação de esclarecimentos acerca dos procedimentos imagiológicos bem como dos riscos e benefícios inerentes à sua realização. Constatou-se também que o grau de conhecimento acerca da temática em questão depende da faixa etária, verificando-se uma maior literacia radiológica em indivíduos mais jovens. Apesar dos resultados relativamente favoráveis do estudo, considera-se necessária a adoção de estratégias de comunicação da informação adequadas que contribuam para o incremento da literacia radiológica da população.<hr/>Abstract Exposure to radiation sources for medical purposes is an essential and established component of medical practice with unquestionable benefits but also associated risks. As such, it is necessary to raise the population’s awareness of the risks to improve their levels of literacy. Through a descriptive-correlational study, we aimed to assess the individual’s knowledge about ionizing radiation and its potential effects. An accidental non- probability sampling method was adopted, and the sample consisted of 181 individuals. Given the results obtained, it was possible to conclude that, although most individuals present basic knowledge about ionizing radiation and the imaging techniques that use it, there is a lack of information and a need for clarification about the imaging procedures, as well as the risks and benefits associated to its performance. It was also found that the degree of knowledge on the subject depends on the age-group, with greater radiological literacy being found in young individuals. Although the relatively favorable results of this study, the adoption of appropriate information communication strategies that may contribute to the increase of radiological literacy of the population is considered necessary.