Scielo RSS <![CDATA[Revista Internacional em Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-445220230001&lang=en vol. 43 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Apresentação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Estratégias de comunicabilidade em publicidades radiofónicas: Vectores para a monetização das Rádios Comunitárias da Província de Nampula­Moçambique]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As Rádios Comunitárias em Moçambique surgiram há aproximadamente duas décadas e foram criadas sem fins lucrativos. O principal objectivo destas Rádios é o de veicular informações sobre as vivências dos membros da comunidade, destacando-se as campanhas agrícolas, as campanhas da saúde pública, a cultura, a política, a educação e a governação local. Porém, há desafios enormes na sustentabilidade dos projectos de cada Rádio Comunitária, por isso encontram a criação de spots publicitários sobre as actividades económicas locais como forma de angariação de fundos para a sustentação das suas actividades. Daí que surgiu a seguinte questão de partida: Até que ponto é que a adopção de estratégias de comunicabilidade adequadas em publicidades radiofónicas ajuda na monetização das Rádios Comunitárias da Província de Nampula-Moçambique? Em termos metodológicos, fez-se um estudo empírico no distrito de Murrupula, abarcando `a população constituída por funcionários da Rádio Comunitária local com o objectivo principal de compreender como é que a adopção de estratégias de comunicabilidade adequadas na elaboração de spots publicitários radiofónicos ajuda na monetização da Rádio Comunitária de Murrupula, na Província de Nampula-Moçambique. O trabalho será constituído pelos seguintes elementos: Resumo, introdução, Revisão da literatura, Metodologia, Resultados da pesquisa, considerações finais e referências bibliográficas.<hr/> Abstract Community Radios in Mozambique emerged approximately two decades ago and were created on a non-profit basis. The main objective of these Radios is to transmit information about the experiences of the members of the community, with emphasis on agricultural campaigns, public health campaigns, culture, politics, education and local governance. However, there are huge challenges in the sustainability of the projects of each Community Radio, which is why they find the creation of publicity spots on local economic activities as a way of raising funds to support their activities. Hence, the following starting question arose: To what extent does the adoption of adequate communicability strategies in radio advertising help monetize Community Radios in the Province of Nampula-Mozambique? In methodological terms, an empirical study was carried out in the district of Murrupula, covering a population made up of employees of the local Community Radio, with the main objective of understanding how the adoption of adequate communicability strategies in the elaboration of radio advertising spots helps in the monetization of the Murrupula Community Radio, in the Province of Nampula, Mozambique. The work will consist of the following elements: Abstract, introduction, Literature review, Methodology, Research results, final considerations and bibliographical references. <![CDATA[De solução renegada a política ‘estrela’: o que levou à emissão de dívida conjunta na UE]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000100025&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em 10 anos de crises na União Europeia (UE), as respostas dadas à recessão financeira de 2008 e às consequências económicas da pandemia de COVID-19 em 2020 são diferentes: da austeridade passou-se à solidariedade. Esta mudança de rumo comunitário foi possível porque os Estados-mem- bros, a quem cabe decidir o trajeto das políticas na UE, concordaram com a emissão conjunta de dívi- da para financiar a recuperação pós-crise da COVID-19, uma solução rejeitada na crise financeira de 2008. Esta investigação visa compreender porque é que isso aconteceu, atentando em “O que mudou em 10 anos de crises na UE para a emissão de dívida conjunta na UE deixar de ser rejeitada pelos Estados-membros para ser vista como uma política ‘estrela’”. Recorrendo à literatura existente sobre o processo de decisão política nas duas crises, a conteúdos mediáticos e a estudos de opinião pública, argumento neste ensaio que, na resposta dada à crise da COVID-19 em contraste com a da anterior recessão, pesaram fatores como a mudança de comportamento dos Estados-membros durante as negociações com o reavivar do eixo franco-alemão em prol de medidas conjuntas; os impactos da pandemia que motivaram mais solidariedade entre os 27; a necessidade de resolver consequências da anterior recessão; os resultados dos anos de austeridade que geraram agitação social, euroceticismo e politização; a prevenção de agravamento do défice democrático na UE; e ainda a influência dos meios de comunicação social à tomada de decisões comuns. A inovação que trago reside na análise da res- posta a este fenómeno desconhecido, a crise pandémica, por parte de 27 Estados soberanos que abdi- cam da sua competência exclusiva na área orçamental para avançar com emissão de dívida conjunta de cariz supranacional, num interesse comum de responder às consequências económicas que con- trasta com a resposta intergovernamental dada à anterior recessão. Por ter sido bem-sucedida em ter- mos económicos e por ter sido aceite pela opinião pública, esta é hoje uma política ‘estrela’ na UE.<hr/>Abstract In 10 years of crises in the European Union (EU), the responses given to the financial recession of 2008 and to the economic consequences of the pandemic of COVID-19 in 2020 are different: from austerity we have moved to solidarity. This change in EU direction was possible because member states, who decide the path of policy in the EU, agreed to jointly issue debt to finance the post-crisis recovery from COVID-19, a solution rejected in the 2008 financial crisis. This research aims to understand why this happened, looking at “What has changed in 10 years of EU crises for joint debt issuance in the EU to go from being rejected by member states to being seen as a ‘star’ policy”. Using existing literature on the policy-making process in the two crises, media content and public opinion studies, I argue in this essay that, in the response to the COVID-19 crisis in contrast to the previous recession, weighed a number of factors such as the change in the behaviour of member states during the negotiations with the revival of the Franco-German axis in favour of joint measures; the impacts of the pandemic that motivated more solidarity among the 27; the need to resolve consequences of the previous recession; the results of the years of austerity that generated social unrest, Euroscepticism and politicisation; the prevention of worsening the democratic deficit in the EU; and also the influence of the media to common decision-making. The innovation I bring lies in the analysis of the response to this unknown phenomenon, the pandemic crisis, by 27 sovereign states abdicating their exclusive competence in the budgetary area to move forward with the issuing of joint supranational debt, in a common interest in responding to the economic consequences that contrasts with the intergovernmental response given to the previous recession. Since it has been successful in economic terms and it has been accepted by public opinion, this is now a ‘star’ policy in the EU. <![CDATA[Comunicação e inclusão: novos usos da língua para uma linguagem neutra]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000100045&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em forma de ensaio, faz-se uma reflexão atualizada sobre os processos sociais, culturais e políticos que surgem e têm impactado a comunicação em português nas formas oral e escrita. São processos que nascem especialmente sob o propósito de fortalecer a comunicação e gerar melhores resultados de inclusão e equidade, a exemplo dos sentimentos gerados e, em função deles, das novas apropriações e novos usos da língua para uma linguagem neutra de gênero. Numa perspectiva atualizada, que não se limita às normas gramaticais convencionais consolidadas no estudo do português, identificam-se outras formas de reconhecer e usar a língua, como algo vivo, em movimento, em que se atenta ao domínio e legitimação de formas de se comunicar e de promover uma maior socialização. Descrevem-se aqui quais são esses novos processos e seus elementos agentes de comunicação, desapegados da regra formal da língua, como se processam atualmente, sendo de um lado, aceitos e legitimados por diferentes grupos sociais (media, social media, organizações e empresas privadas e públicas, escola e universidade), de outro lado, questionados e criticados por pais, educadores, estudiosos da língua e até grupos políticos.<hr/> Abstract In an essay format, an updated reflection is made on the social, cultural and political processes that arise and have impacted communication in Portuguese in oral and written forms. These are processes that are born especially with the purpose of strengthening communication and generating better results of inclusion and equity, like the feelings generated and due of them, the new appropriations and new uses of language for a gender-neutral language. In an updated perspective, which is not limited to the conventional grammatical norms consolidated in the study of Portuguese, other ways of recognizing and using the language are identified, as something alive, in movement, in which attention is paid to mastering and legitimizing ways of communicating and to promote greater socialization. These new processes and their communication agent elements are described here, detached from the formal rule of language, as they are currently processed, being, on the one hand, accepted and legitimized by different social groups (media, social media, organizations and private companies and public schools and universities), on the other hand, questioned and criticized by parents, educators, language scholars and even political groups. <![CDATA[Comunicação Política, inteligência artificial e ciberesfera]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000100067&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nos últimos tempos, a Comunicação Política conheceu avanços significativos, consubstanciando-se em processos de mediação social mais intensos, com o amparo no desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação. Muito além dos tradicionais instrumentos de comunicação, como as campanhas porta a porta, os grandes comícios, a distribuição de panfletos e a disponibilização de autocolantes, cartazes e outdoors nas principais artérias dos centros urbanos e rurais, a comunicação política beneficiou do alargamento do espaço público, com a criação da ciberesfera, enquanto prolongamento do campo das interações humanas. É a partir da realidade virtual que emergem os robots digitais, com uma maleabilidade que lhes permitem construir respostas perante os desafios de cada momento. Os algoritmos tornaram-se em novos spin doctors que, a partir dos esconderijos ciberespaciais, procuram orientar a vontade pública na direção de um sentido predeterminado.<hr/>Abstract In recent times, Political Communication has made significant progress, resulting in more intense social mediation processes, supported by the development of information and communication technologies. Far beyond the traditional instruments of communication, such as door-to-door campaigns, large rallies, the distribution of pamphlets and the availability of stickers, posters and billboards in the main highways of urban and rural centers, political communication benefited from the expansion of public space with the creation of cybersphere, as an extension of the field of human interactions. It is from virtual reality that digital robots emerge, with a malleability that allows them to build responses to the challenges of each moment. Algorithms have become new spin doctors that, from cyberspace hiding places, seek to guide the public will in the direction of a predetermined direction. <![CDATA[O discurso verbo-visual e a imaginação do sujeito colonial em Timor Colonial]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000100093&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As “Comunidades Imaginadas” constituem parte de um projeto político que inventa tradições, discursiviza sobre as línguas, formata indivíduos, identidades e saberes coloniais. Este trabalho analisa imagens produzidas sobre o Timor português, à luz dos estudos da sociologia das imagens em diálogo com a análise de enunciados presentes em publicações e documentos coloniais, verificando a construção verbo-visual do sujeito colonial timorense. Percebe-se que língua e imagem são parte do dispositivo colonial de poder da empreitada colonial portuguesa que reforçam políticas coloniais de Portugal no incentivo à causa “civilizatória” e estabelecendo uma “necessidade” ou “benefício da civilização” junto aos sujeitos coloniais, o que caracteriza uma relação de dádivas. O discurso dominante apaga marcas da violência colonial e silencia o discurso subalternizado, reforçando as ações das políticas linguísticas coloniais em prol de um colonialismo linguístico.<hr/>Abstract The “Imagined Communities” are part of a political project that invents traditions, discursivizes languages, formats individuals, identities and colonial knowledge. This work analyzes images produced on Portuguese Timor, in the light of studies on the sociology of images in dialogue with the analysis of statements present in colonial publications and documents, verifying the construction verb-visual of the Timorese colonial subject. It is noticed that language and image are part of the colonial device of power of the Portuguese colonial enterprise that reinforce colonial policies in Portugal in encouraging the “civilizing” cause and establishing a “need” or “benefit of civilization” with the colonial subjects, which characterizes a donation relationship. The dominant discourse erases marks of colonial violence and silences subordinated discourse, reinforcing the actions of colonial linguistic policies in favor of linguistic colonialism. <![CDATA[Campanha Eleitoral em Moçambique: A cobertura jornalística da STV]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Examinamos a cobertura Jornalística da campanha eleitoral de 2019 em Moçambique, a partir do telejornalismo da Soico Televisão (STV). São analisados, quantitativamente e qualitativamente, 15 vídeos do Diário de Campanha, no Jornal da STV, correspondente a 30% da programação no período de 45 dias. Pretende-se, com isto, compreender o tempo reservado à cobertura dos quatro candidatos a Presidente da República de Moçambique e dos partidos que os apoiaram, assim como avaliar a cobertura, considerando os princípios de igualdade e justiça, como advoga a lei eleitoral moçambicana. A análise constatou que esses princípios não são respeitados. Cruzados os dados qualitativos e quantitativos, com os resultados das eleições, fica evidente que aqueles com maior tempo de cobertura midiática, venceram as eleições. Sugere-se que se deve supervisionar o processo de cobertura mediática de forma a cumprir as regras estabelecidas para os períodos eleitorais em Moçambique.<hr/>Abstract We examined the journalistic coverage of the 2019 electoral campaign in Mozambique, based on the television journalism of Soico Televisão (STV). 15 videos from Diário de Campanha, in Jornal da STV, are analyzed quantitatively and qualitatively, corresponding to 30% of the programming in the period of 45 days. It is intended, with this, to understand the time reserved for the coverage of the four candidates for President of the Republic of Mozambique and the parties that supported them, as well as to evaluate the coverage, considering the principles of equality and justice, as advocated by the Mozambican electoral law. The analysis found that these principles are not respected. Crossing qualitative and quantitative data with the results of the elections, it is evident that those with the longest media coverage won the elections. It is suggested that the process of media coverage should be supervised in order to comply with the rules established for electoral periods in Mozambique. <![CDATA[Educação Não Formal: Representatividade Comunicacional de Sujeitos Surdos Negros e suas Contribuições Políticas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522023000100139&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Questões raciais e suas lutas encontram um paralelo com as questões relacionadas às pessoas com deficiência, quando pensamos em suas lutas, a falta de representatividade, de oportunidades compõem um contexto de discriminação presente em muitas sociedades. A comunidade surda negra vem se organizando politicamente enquanto minoria, chamando a atenção para as suas pautas com o objetivo de aumentar a acessibilidade comunicacional aos espaços de educação não-formais, como exemplo, os museus. Os espaços de educação não formais possuem uma representatividade elevada para desconstruirmos o sistema de integração que insiste na permanência em nossa sociedade. Como meta, precisamos defender a educação inclusiva, voltada para um acolhimento e aprendizagem para todas(os) de qualidade e devemos estar sempre vigilantes para que a política de acessibilidade em nosso país esteja na pauta governamental, garantindo que a inclusão se concretize em nossa sociedade. Nada sobre nós sem nós entra na pauta de discussões e reflexões na área das ciências humanas fortalecendo os alicerces da sociedade dos tempos modernos, a fim de transformar um modus operandi excludente através de novos paradigmas e representações do “outro” marcado pela sua pluralidade cultural e de identidade.<hr/>Abstract Racial issues and their struggles find a parallel with issues related to people with disabilities, when we think about their struggles, the lack of representation, of opportunities make up a context of discrimination present in many societies. The black deaf community has been politically organizing as a minority, drawing attention to its guidelines with the aim of increasing communicational accessibility to non-formal education spaces, such as museums. The non-formal education spaces have a high representation to deconstruct the integration system that insists on permanence in our society. As a goal, we need to defend inclusive education, aimed at welcoming and quality learning for all, and we must always be vigilant so that the accessibility policy in our country is on the government agenda, ensuring that inclusion takes place in our society. Nothing about us without us enters the agenda of discussions and reflections in the area of human sciences, strengthening the foundations of modem society in order to transform an excluding modus operandi through new paradigms and representations of the “other” marked by its cultural and cultural plurality. identity.