Scielo RSS <![CDATA[Revista Crítica de Ciências Sociais]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-743520190003&lang=pt vol. num. 120 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>O ativismo de <i>hashtags</i> contra e a favor do <i>impeachment</i> de Dilma Rousseff</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A destituição (ou impeachment) da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi resultado de um longo e polêmico processo. Por quase dois anos, partidários da Presidente e seus adversários saíram às ruas e foram às mídias sociais para tentar influenciar o processo. Nestas últimas, o ativismo digital de múltiplos atores gerou redes políticas de hashtags contra e a favor da Presidente. Este artigo analisa essas redes a partir de uma base de dados de retuítes que mencionavam hashtags pró e anti-impeachment nos dias 13 e 18 de março de 2016. Os resultados evidenciam o caráter hierárquico das redes, centralizadas em um restrito número de perfis. Estas redes, porém, fazem parte de um complexo conjunto de vínculos virtuais e presenciais, de indivíduos a grupos transnacionais que disputaram os significados do impeachment de Rousseff a partir de diferentes estratégias digitais.<hr/>The impeachment of Brazilian President Dilma Rousseff was the result of a long and contentious process. Over the course of almost two years, Rousseff's allies and opposition took to the streets and to social media to try to influence the process. Actors' digital activism generated political networks based on hashtags in favor and against the President. This article analyses these networks, based on data from retweets that mentioned hashtags in favor and against the impeachment, on two days: March 13 and 18, 2016. The results show the hierarchical character of this process of message diffusion, which is concentrated in a small number of accounts. These networks, however, are part of a much more complex web of online and offline ties, which connect individuals as well as transnational groups, and which sought to influence the meanings of Rousseff's impeachment through different digital strategies.<hr/>La destitution (ou impeachment) de la Présidente do Brésil, Dilma Rousseff, est le fruit d'une longue et polémique procédure. Pendant presque deux ans, les partisans de la Présidente et ses adversaires sont descendus dans la rue et s'adressèrent aux médias sociaux pour essayer d'influencer le procès. Chez ces derniers, l'activisme numérique de maints acteurs engendra des réseaux politiques de hashtags, pour et contre la Présidente. Dans cet article nous nous penchons sur ces réseaux à partir de bases de données de retweets qui mentionnaient des hashtags pro et anti-impeachment les 3 et 18 mars 2016. Les résultats mettaient en exergue le caractère hiérarchique des réseaux centralisés sur un nombre de profils restreint. Cependant, ces réseaux font partie d'un complexe ensemble de liens virtuels et présentiels, de l'individu à des groupes transnationaux qui débattirent des significations de l'impeachment de Rousseff à partir de différentes stratégies numériques. <![CDATA[<b>Sociedade civil e democracia</b>: <b>o Grupo de Visegrado em perspetiva comparada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo inferir sobre a influência da sociedade civil na qualidade da democracia nos países do Grupo de Visegrado (Eslováquia, Hungria, Polónia e República Checa). Para tal, foi mapeada a evolução da sociedade civil nestes Estados, assim como mobilizados os principais debates teóricos em torno do tema. Recorrendo a dados de inquéritos internacionais ao longo de três períodos distintos, conclui-se que a adesão dos cidadãos a organizações voluntárias da sociedade civil é fraca nos quatro países. No entanto, no que diz respeito às diferenças, a República Checa apresenta os melhores níveis de participação em organizações voluntárias, em oposição à Polónia que apresenta os piores. Quando analisada a relação entre sociedade civil, associativismo e democracia, é possível concluir que embora estes países possam estar a enfrentar uma deriva autoritária, esta não deve ser imputada aos fracos níveis de associativismo.<hr/>This article aims to understand the influence of civil society on the quality of democracy in the Visegrad Group countries (Slovakia, Hungary, Poland and the Czech Republic). To do so, the evolution of civil society in these countries was mapped, and the main theoretical debates on the theme were mobilised. Using data from international surveys over three different periods of time, it was found that citizen adherence to voluntary civil society organizations is weak in the four countries. These differences notwithstanding, the Czech Republic presents the best levels of participation in voluntary organizations, while Poland displays the worst. When analysing the relationship between civil society, volunteering associations and democracy, it can be concluded that, even though these countries may be facing a democratic setback, it should not be attributed to the weak levels of citizen participation in volunteering associations.<hr/>Cet article vise à déduire l'influence de la société civile sur la qualité de la démocratie dans les pays du Groupe de Visegrád (Slovaquie, Hongrie, Pologne et République tchèque). À cette fin, l'évolution de la société civile dans ces États a été cartographiée, de même que les principaux débats théoriques autour du thème. En utilisant les données d'enquêtes internationales menées sur trois périodes distinctes, on peut conclure que l'adhésion des citoyens à des organisations volontaires de la société civile est faible dans les quatre pays. Toutefois, en ce qui concerne les différences, la République tchèque affiche les taux de participation les plus élevés au sein des organisations volontaires, à la différence de la Pologne, qui enregistre les pires. En analysant les relations entre société civile, mouvement associatif et démocratie, on peut conclure que, même si ces pays peuvent être confrontés à une dérive autoritaire, elle ne doit pas être imputée à de faibles niveaux du mouvement associatif. <![CDATA[<b>Modelos de governação do risco. Análise comparativa entre três sistemas nacionais de proteção civil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os processos de governação do risco são importantes fatores explicativos das políticas públicas que os Estados adotam na prossecução das suas estratégias de segurança. Partindo de uma interrogação inicial em saber qual, ou quais, as formas de governação do risco que prevalecem na definição e caraterização dos sistemas de proteção civil, desenvolveu-se uma proposta teórico-analítica de quatro modelos: diretivo, hierárquico, descentralizado e cooperativo. Esta modelação, de cunho ideal-típica, foi aplicada ao estudo dos sistemas de proteção civil do Reino Unido, França e Portugal através de uma análise comparativa dos respetivos domínios e dimensões operativas. Os resultados e as conclusões desse trabalho de investigação, confrontando a análise empírica com os modelos tipológicos criados, constitui a finalidade deste artigo.<hr/>Risk governance processes are important explanatory factors of public policies that States adopt in safety strategies. Starting from an initial question of which risk governance models prevail in the definition and characterization of civil protection systems, a theoretical-analytical proposal of four models was developed: directive, hierarchical, decentralized and cooperative. This ideal typical modeling was applied to the civil protection systems of the United Kingdom, France and Portugal, through a comparative analysis of their respective operational domains and dimensions. The conclusions of this research, comparing empirical analysis with the typological models created, constitute the purpose of this paper.<hr/>Les procédures de gestion de risque sont d'importants facteurs permettant d'expliquer les politiques publiques que les États adoptent dans leur quête de stratégies de sécurité. Partant d'une interrogation initiale cherchant à savoir quelle est ou quelles sont les formes de gestion de risque qui prévalent en matière de définition et de caractérisation des systèmes de protection civile, une proposition théorico-analytique a été développée qui repose sur quatre modèles: directif, hiérarchique, décentralisé et coopératif. Cette formulation, au caractère idéalo-typique, fut appliquée à l'étude des systèmes de protection civile du Royaume Uni, de la France et du Portugal, par le biais d'une analyse comparative des domaines en cause et des dimensions des opérations. Les résultats et les conclusions de ce travail d'investigation, confronté à l'analyse empirique avec les modèles typologiques créées, constitue la finalité de cet article. <![CDATA[<b><i>Bullying</i> em adolescentes do 3.º ciclo</b>: <b>papel da vinculação aos pares no comportamento do agressor e da vítima</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vinculação segura aos pares tem vindo a ser perspetivada na literatura enquanto fator protetor face ao envolvimento em comportamentos de bullying. O presente estudo testa o efeito preditor da vinculação aos pares nos comportamentos de bullying, avaliando se o sexo é moderador nesta associação. A amostra é constituída por 351 participantes de ambos os sexos, entre os 12 e os 17 anos de idade. Os resultados apontam para o efeito preditivo da vinculação aos pares nos comportamentos de vitimização, não se verificando um efeito moderador do sexo nesta associação. No que refere aos comportamentos de agressão, não foi encontrado valor preditivo da vinculação aos pares. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância da qualidade da relação com os pares enquanto fator protetor em comportamentos desadaptativos de bullying na adolescência.<hr/>A secure peer attachment appears in the literature as a protective factor against bullying behavior. The present study seeks to test the predictor effect of peer attachment on different types of bullying and to examine the mediating role of gender on the same association. The sample consists of 351 individuals of both genders, between the ages of 12 and 17. The results show the existence of a peer attachment predictive effect on victimization but does not reveal a gender moderator effect in this association. As for the aggressive behaviors, no predictive value of peer attachment was found. The results will be discussed and analyzed as the attachment theory, in order to understand the importance of peer attachment as a protective factor for maladaptive behavior in adolescence.<hr/>La relation sûr aux pairs a été mis en perspective par la littérature en tant que facteur protecteur face à l'engagement dans des comportements de bullying. Cette étude se penche sur l'effet prédicteur du lien aux pairs face à l'engagement dans des comportements de bullying en évaluant si le sexe est modérateur de cette association. L'échantillon est composé de 351 participants des deux sexes, âgés de 12 à 17 ans. Les résultats montent l'effet prédictif du lien aux pairs dans les comportements de victimisation, aucun effet modérateur du sexe dans cette association n'étant constaté. Pour ce qui est des comportements d'agression, aucune valeur prédictive du lien aux pairs n'est à souligner. Les résultats seront sujet à débat à la lumière de la théorie du lien, en tenant compte de l'importance de la qualité de la relation avec les pairs en tant que facteur protecteur en matière de comportements désadaptant de bullying au cours de l'adolescence. <![CDATA[<b>Tracing the Contexts of Imprisonment: Perspectives on Incarceration between the Human and Social Sciences. An Introduction</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vinculação segura aos pares tem vindo a ser perspetivada na literatura enquanto fator protetor face ao envolvimento em comportamentos de bullying. O presente estudo testa o efeito preditor da vinculação aos pares nos comportamentos de bullying, avaliando se o sexo é moderador nesta associação. A amostra é constituída por 351 participantes de ambos os sexos, entre os 12 e os 17 anos de idade. Os resultados apontam para o efeito preditivo da vinculação aos pares nos comportamentos de vitimização, não se verificando um efeito moderador do sexo nesta associação. No que refere aos comportamentos de agressão, não foi encontrado valor preditivo da vinculação aos pares. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância da qualidade da relação com os pares enquanto fator protetor em comportamentos desadaptativos de bullying na adolescência.<hr/>A secure peer attachment appears in the literature as a protective factor against bullying behavior. The present study seeks to test the predictor effect of peer attachment on different types of bullying and to examine the mediating role of gender on the same association. The sample consists of 351 individuals of both genders, between the ages of 12 and 17. The results show the existence of a peer attachment predictive effect on victimization but does not reveal a gender moderator effect in this association. As for the aggressive behaviors, no predictive value of peer attachment was found. The results will be discussed and analyzed as the attachment theory, in order to understand the importance of peer attachment as a protective factor for maladaptive behavior in adolescence.<hr/>La relation sûr aux pairs a été mis en perspective par la littérature en tant que facteur protecteur face à l'engagement dans des comportements de bullying. Cette étude se penche sur l'effet prédicteur du lien aux pairs face à l'engagement dans des comportements de bullying en évaluant si le sexe est modérateur de cette association. L'échantillon est composé de 351 participants des deux sexes, âgés de 12 à 17 ans. Les résultats montent l'effet prédictif du lien aux pairs dans les comportements de victimisation, aucun effet modérateur du sexe dans cette association n'étant constaté. Pour ce qui est des comportements d'agression, aucune valeur prédictive du lien aux pairs n'est à souligner. Les résultats seront sujet à débat à la lumière de la théorie du lien, en tenant compte de l'importance de la qualité de la relation avec les pairs en tant que facteur protecteur en matière de comportements désadaptant de bullying au cours de l'adolescence. <![CDATA[<b>O encarceramento como violência</b>: <b>a imposição da dor nas prisões portuguesas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article sets the groundwork for understanding prison violence as a broad and interrelated phenomenon which is bound by shifting notions of legitimacy. We argue that the concept of violence can help understand how the “pains of imprisonment” are inflicted and punishment is produced in different prison settings. Drawing upon fieldwork carried out in several Portuguese prisons, we describe how unequal sets of circumstances are imposed on groups of inmates, who become differently exposed to the deprivations of confinement. Our argument is that the various types of prison violence should be understood against this backdrop, as well as relationship to the diverse circumstances in which they are produced and the subjectivities of the individuals involved.<hr/>Este artigo fornece as bases para entendermos a violência na prisão enquanto fenómeno abrangente e inter-relacionado que tem por base noções de legitimidade voláteis. Defendemos que o conceito de violência permite compreender de que forma são infligidas as “dores do encarceramento” e como é produzida a punição em diferentes contextos prisionais. Tendo por base trabalho de campo conduzido em várias prisões portuguesas, o artigo descreve a forma como grupos de reclusos se encontram em condições de encarceramento distintas, sendo por isso expostos de forma diferenciada às suas privações. Argumentamos que as várias formas de violência prisional devem ser entendidas à luz deste contexto, tal como estando diretamente relacionadas com as circunstâncias da sua produção e as subjetividades dos indivíduos envolvidos<hr/>Cet article nous fournit les bases nous permettant de comprendre la violence en prison en tant que phénomène vaste et interrelationnel ayant pour base des notions de légitimité volatiles. Nous y soutenons que le concept de violence permet de comprendre comment sont infligées les “douleurs de l'incarcération” et comment est appliquée la punition dans différents contextes carcéraux. Reposant sur des travaux in loco réalisés dans diverses prisons portugaises, l'article décrit la façon dont des groupes de détenus se trouvent dans des conditions d'incarcération différentes et se trouvent, dès lors, soumis différemment à leurs privations. Nous soutenons que les diverses formes de violence carcérale doivent être vues à la lumière de ce contexte, tout autant qu'elles se trouvent en rapport direct avec les circonstances de leur application et les subjectivités des personnes engagées. <![CDATA[<b>Reverter o “cemitério dos vivos”</b>: <b>concretizar a mudança, corporizar a resistência através do teatro de prisão na Nicarágua</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper explores the gendered and spatialized dynamics that underpin prisoners' and official discourses of “change” (cambio de actitud) in Nicaragua as these were manifested at two prison facilities during a lengthy period of prison theater training. Teasing out the way in which “change” is resisted, adapted and appropriated by prisoners as they simultaneously embody and contest state discourses of penal reeducation, I argue that while re-educational spaces present opportunities for “doing freedom”, temporarily relieving the tightness of prison, they are also fundamentally part of the prison's power structure and political-moral realm. Herein change is often posited as opposed to violence, yet my research points to a dialectical relationship rather than a binary opposition between the two, because within the wider co-governance system of Nicaragua's prisons, violence appears to exist in a parallel rather than past relationship to prisoners' processes of change.<hr/>Este artigo explora a dinâmica de género e de espaço, que sustenta tanto o discurso oficial como o dos reclusos sobre “mudança” (cambio de actitud) na Nicarágua, tal como se manifestou em dois estabelecimentos prisionais durante um longo período de formação de teatro na prisão. Identificando a forma como os reclusos resistem, adaptam e se apropriam da “mudança”, ao mesmo tempo que corporizam e contestam os discursos oficiais da reeducação penal, argumento que, muito embora os espaços de reeducação apresentem oportunidades para “fazer liberdade”, aliviando temporariamente a tensão da prisão, eles também fazem parte fundamental da estrutura de poder e do domínio político-moral da prisão. Aqui, a mudança costuma ser posta em oposição à violência, mas a minha pesquisa aponta mais para uma relação dialética do que para uma oposição binária entre as duas, uma vez que dentro do sistema de cogovernação mais amplo das prisões da Nicarágua, a violência parece existir numa relação paralela, mais do que passada, aos processos de mudança dos reclusos.<hr/>Cet article se penche sur la dynamique de genre et d'espace, qui nourrit tant le discours officiel que celui les détenus sur le “changement” (cambio de actitud) au Nicaragua, tel que cela s'est manifesté dans deux prisons durant une longue période de formation de théâtre en prison. Nous avons mis en relief la façon dont les détenus résistent, s'adaptent et finissent par s'approprier du “changement”, tout en corporisant et en contestant les discours officiels de rééducation pénale, et l'on soutient que, bien que les espaces de rééducation offrent des chances de “créer la liberté”, en soulageant temporairement la tension de la prison, ils font aussi fondamentalement partie de la structure du pouvoir et du domaine politico-moral de la prison. Ici, le changement est normalement opposé à la violence, mais nos recherches soulignent davantage un rapport dialectique qu'une opposition binaire entre les deux, puisque dans le système de co-gouvernance plus ample des prisons du Nicaragua, la violence semble exister dans une relation parallèle, plus que passée, des procédures de changement des détenus. <![CDATA[<b>Escrever a resistência, escrever o eu</b>: <b>reconstrução literária em testemunhos de prisão nos Estados Unidos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Based in a digital archive of first-person witness by people currently incarcerated in the United States (U.S.), this paper discusses witness texts that document and grieve the experience of alienation of self-identity, fight that alienation, and that together map both the degradation of human dignity at the center of current U.S. penality and how it can be resisted in restoring sociality with other incarcerated people. Writing from inside often represents a moment not only of resistance to the prison regime, but of reconstruction of the self that is the premise for all further resistance. After placing prison witness today against the background of such witness from an earlier penal era, the paper looks at patterns across the essays currently posted in the American Prison Writing Archive (APWA). The paper suggests that the very availability of the APWA could re-ground future U.S. prison scholarship.<hr/>Baseado num arquivo digital de testemunhos na primeira pessoa de reclusos atualmente encarcerados nos Estados Unidos (EUA), este artigo discute textos que documentam e refletem o sofrimento daqueles que passam pela experiência de alienação da autoidentidade, que combatem essa alienação e que, juntos, mapeiam a degradação da dignidade humana no seio do atual sistema penal dos EUA e como esta pode ser combatida para recuperar a sociabilidade com outros reclusos. Escrever do seu interior representa muitas vezes um momento não apenas de resistência ao regime prisional, mas também de reconstrução do eu, que é a premissa de toda a resistência subsequente. Confrontando o testemunho atual ao contexto de um testemunho de uma era penal anterior, o artigo analisa os padrões dos textos publicados nos dias de hoje no American Prison Writing Archive (APWA). A análise sugere que a própria disponibilização do APWA poderá re-definir os futuros estudos académicos sobre as prisões dos EUA.<hr/>Fondé sur une archive numérisée de témoignages à la première personne par d' actuels déténus aux États-Unis (EUA), cet article se penche sur des textes qui documentent et reflètent la souffrance de ceux qui traversent l'expérience d'aliénation de l'identité de soi, qui luttent contre cette aliénation et qui, ensemble, géographisent et tracent les contours de la dégradation de la dignité humaine au sein de l'actuel système pénal des EUA et la façon dont elle peut être combattue pour récupérer la sociabilité avec d'autres détenus. Écrire de l'intérieur représente souvent un moment, non seulement de résistance au régime carcéral, mais aussi de reconstruction du moi, prémisse de toute résistance sous-jacente. Après avoir placé le témoignage actuel de la prison d'aujourd'hui dans le contexte d'un témoignage d'une époque pénale antérieure, cet article examine les tendances observées dans les essais publiés aujourd'hui dans l'American Prison Writing Archive (APWA). L'analyse suggère que la mise à disposition de l'APWA pourra re-définir les futures recherches académiques sur les prisons des EUA. <![CDATA[<b>Os dois corpos do recluso</b>: <b>sobrevivência e metamorfose numa prisão secreta marroquina</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tazmamart is not an ordinary prison. It is a system of secret detention that challenges the Foucauldian model and its rationale is best understood outside a universal paradigm of modernity. All rational forms, all the proceedings, the choice of place of detention, the organization of the cells, and the policy of rationing are driven by the will to undo life. The prisoners either die or transmute to survive. This paper reports the experience of one of the survivors who, compared to his fellow inmates, narrates his bodily metamorphosis in confounding and unparalleled terms, with the purpose of grasping his experience of becoming in its intertwining with a theory of becoming. His own metamorphosis, I argue, is concomitant with a radical “revolutionary” act that transfigures the meaning and the relation to confinement and to the world, thereby converting suffering into joy, bodily death into a transcendent corporeality, madness into wisdom, and total seclusion into cosmic amplitude – a universal being.<hr/>Tazmamart não é uma prisão comum. É um sistema de detenção secreta que desafia o modelo foucaultiano e a lógica que lhe está subjacente é melhor compreendida fora de um paradigma universal da modernidade. Todas as formas racionais, todos os procedimentos, a escolha do local de detenção, a organização das celas e a política de racionamento são conduzidas pela vontade de desfazer a vida. Os reclusos ou morrem ou transmutam para sobreviver. Este artigo relata a experiência de um dos sobreviventes que, em comparação com seus companheiros de prisão, narra a sua metamorfose corporal em termos desconcertantes e sem paralelo, com o objetivo de apreender a sua experiência do devir na sua própria interligação com uma teoria do devir. A sua própria metamorfose, argumento, é concomitante a um ato radical “revolucionário”, que transfigura o significado e a relação com o confinamento e com o mundo, convertendo assim o sofrimento em alegria, a morte corporal em corporalidade transcendente, a loucura em sabedoria e o isolamento total em amplitude cósmica – um ser universal.<hr/>Tazmamart n'est pas une prison ordinaire. Il s'agit d'un système de détention secrète qui défie le modèle de Foucault et la logique qui lui est sous-jacente est mieux comprise en dehors d'un paradigme universel de la modernité. Toutes les formes rationnelles, tous les procédés, le choix du lieu de détention, l'organisation des cellules et la politique de rationnement sont dictés par la volonté de défaire la vie. Les détenus meurent ou transmutent pour survivre. Cet article rapporte l'expérience de l'un des survivants qui, en comparaison à ses compagnons de détention, décrit sa métamorphose corporelle en termes confondants et sans parallèle, dans le but de saisir son expérience de devenir dans son propre entrelacement avec une théorie de devenir. Je soutiens que sa propre métamorphose est concomitante à un acte radical “révolutionnaire”, qui transfigure la signification et le rapport au confinement et au monde, convertissant ainsi la souffrance en joie, la mort corporelle en une corporalité transcendante, la folie en sagesse et l'isolement total en amplitude cosmique – un être universel. <![CDATA[<b><i>Carceral Capitalism</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tazmamart is not an ordinary prison. It is a system of secret detention that challenges the Foucauldian model and its rationale is best understood outside a universal paradigm of modernity. All rational forms, all the proceedings, the choice of place of detention, the organization of the cells, and the policy of rationing are driven by the will to undo life. The prisoners either die or transmute to survive. This paper reports the experience of one of the survivors who, compared to his fellow inmates, narrates his bodily metamorphosis in confounding and unparalleled terms, with the purpose of grasping his experience of becoming in its intertwining with a theory of becoming. His own metamorphosis, I argue, is concomitant with a radical “revolutionary” act that transfigures the meaning and the relation to confinement and to the world, thereby converting suffering into joy, bodily death into a transcendent corporeality, madness into wisdom, and total seclusion into cosmic amplitude – a universal being.<hr/>Tazmamart não é uma prisão comum. É um sistema de detenção secreta que desafia o modelo foucaultiano e a lógica que lhe está subjacente é melhor compreendida fora de um paradigma universal da modernidade. Todas as formas racionais, todos os procedimentos, a escolha do local de detenção, a organização das celas e a política de racionamento são conduzidas pela vontade de desfazer a vida. Os reclusos ou morrem ou transmutam para sobreviver. Este artigo relata a experiência de um dos sobreviventes que, em comparação com seus companheiros de prisão, narra a sua metamorfose corporal em termos desconcertantes e sem paralelo, com o objetivo de apreender a sua experiência do devir na sua própria interligação com uma teoria do devir. A sua própria metamorfose, argumento, é concomitante a um ato radical “revolucionário”, que transfigura o significado e a relação com o confinamento e com o mundo, convertendo assim o sofrimento em alegria, a morte corporal em corporalidade transcendente, a loucura em sabedoria e o isolamento total em amplitude cósmica – um ser universal.<hr/>Tazmamart n'est pas une prison ordinaire. Il s'agit d'un système de détention secrète qui défie le modèle de Foucault et la logique qui lui est sous-jacente est mieux comprise en dehors d'un paradigme universel de la modernité. Toutes les formes rationnelles, tous les procédés, le choix du lieu de détention, l'organisation des cellules et la politique de rationnement sont dictés par la volonté de défaire la vie. Les détenus meurent ou transmutent pour survivre. Cet article rapporte l'expérience de l'un des survivants qui, en comparaison à ses compagnons de détention, décrit sa métamorphose corporelle en termes confondants et sans parallèle, dans le but de saisir son expérience de devenir dans son propre entrelacement avec une théorie de devenir. Je soutiens que sa propre métamorphose est concomitante à un acte radical “révolutionnaire”, qui transfigure la signification et le rapport au confinement et au monde, convertissant ainsi la souffrance en joie, la mort corporelle en une corporalité transcendante, la folie en sagesse et l'isolement total en amplitude cosmique – un être universel. <![CDATA[<b>To Live with the Monsters</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352019000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tazmamart is not an ordinary prison. It is a system of secret detention that challenges the Foucauldian model and its rationale is best understood outside a universal paradigm of modernity. All rational forms, all the proceedings, the choice of place of detention, the organization of the cells, and the policy of rationing are driven by the will to undo life. The prisoners either die or transmute to survive. This paper reports the experience of one of the survivors who, compared to his fellow inmates, narrates his bodily metamorphosis in confounding and unparalleled terms, with the purpose of grasping his experience of becoming in its intertwining with a theory of becoming. His own metamorphosis, I argue, is concomitant with a radical “revolutionary” act that transfigures the meaning and the relation to confinement and to the world, thereby converting suffering into joy, bodily death into a transcendent corporeality, madness into wisdom, and total seclusion into cosmic amplitude – a universal being.<hr/>Tazmamart não é uma prisão comum. É um sistema de detenção secreta que desafia o modelo foucaultiano e a lógica que lhe está subjacente é melhor compreendida fora de um paradigma universal da modernidade. Todas as formas racionais, todos os procedimentos, a escolha do local de detenção, a organização das celas e a política de racionamento são conduzidas pela vontade de desfazer a vida. Os reclusos ou morrem ou transmutam para sobreviver. Este artigo relata a experiência de um dos sobreviventes que, em comparação com seus companheiros de prisão, narra a sua metamorfose corporal em termos desconcertantes e sem paralelo, com o objetivo de apreender a sua experiência do devir na sua própria interligação com uma teoria do devir. A sua própria metamorfose, argumento, é concomitante a um ato radical “revolucionário”, que transfigura o significado e a relação com o confinamento e com o mundo, convertendo assim o sofrimento em alegria, a morte corporal em corporalidade transcendente, a loucura em sabedoria e o isolamento total em amplitude cósmica – um ser universal.<hr/>Tazmamart n'est pas une prison ordinaire. Il s'agit d'un système de détention secrète qui défie le modèle de Foucault et la logique qui lui est sous-jacente est mieux comprise en dehors d'un paradigme universel de la modernité. Toutes les formes rationnelles, tous les procédés, le choix du lieu de détention, l'organisation des cellules et la politique de rationnement sont dictés par la volonté de défaire la vie. Les détenus meurent ou transmutent pour survivre. Cet article rapporte l'expérience de l'un des survivants qui, en comparaison à ses compagnons de détention, décrit sa métamorphose corporelle en termes confondants et sans parallèle, dans le but de saisir son expérience de devenir dans son propre entrelacement avec une théorie de devenir. Je soutiens que sa propre métamorphose est concomitante à un acte radical “révolutionnaire”, qui transfigure la signification et le rapport au confinement et au monde, convertissant ainsi la souffrance en joie, la mort corporelle en une corporalité transcendante, la folie en sagesse et l'isolement total en amplitude cosmique – un être universel.