Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820110001&lang=pt vol. num. 7 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Determinação dos Fatores de Atratividade Turística de uma Cidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The primary aim of this work is to identify actions that can improve the tourist attractiveness of a city, specifically Seville, and secondly, to test the Concept Mapping methodology when it is applied to the conceptualization of complex constructs associated with tourism management. This methodology combines qualitative information provided by experts and quantitative information obtained from multivariate statistical techniques. The results of the work suggest, in addition to the validity and suitability of the methodology, that the attractiveness of a tourist destination could be improved by the implementation of a set of public-private plans linked to its tourism positioning, residents‟ awareness, the best use of the cultural and social wealth and the rich heritage, as well as the improvement of the infrastructure as well as the public and private management of tourism.<hr/>O primeiro objetivo deste trabalho é identificar ações que possam melhorar o atrativo turístico de uma cidade, ou mais concretamente da cidade de Sevilha, e em segundo lugar, avaliar a metodologia Concept Mapping quando se aplica na concetualizacão de construtos complexos como os associados à gestão turística. Esta metodologia combina informação qualitativa proporcionada por peritos e quantitativa obtida através de técnicas estatísticas multivariadas. Os resultados do trabalho sugerem, para além da validade e fiabilidade da metodologia, que o atrativo turístico de um destino pode ser melhorado através da implantação de um conjunto de planos de âmbito público e privado e que se encontram relacionados com o posicionamento turístico, a conciencialização dos residentes, o aproveitamento da riqueza cultural, patrimonial e social, assim como a melhoria tanto das infraestruturas como da gestão pública e privada do turismo. <![CDATA[<b>Cooperação de pequenas e médias empresas (PME) de Turismo com stakeholders de turismo na região de Malopolska</b>: <b>uma abordagem da gestão de topo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The purpose of this paper is to understand the difference in number of relations of small and medium-sized tourism enterprises (SMTE) with tourism stakeholders in the region. This research used an email survey sent to tourism CEOs, directors or owners of SMTEs in the Małopolska region, focusing on its capital city -Cracow (Poland). All three groups of respondents in SMTEs were understood in the research as the top management of these companies. The study conducted made it possible, on the basis of the statistically significant results, to analyze the differences as regards the level of cooperation between companies depending on the company size, micro firms and SMTEs, their belonging to different subsectors and the company age. Observations show that such differences exist and should be used by the SMTEs managers and tourism policy makers. The largest part of the researched sample usually cooperates with one to five partners from each stakeholder group. A surprising conclusion was the high level of cooperation with competitors from the same subsector - almost one third of the accommodation and catering firms collaborate with more than five competitors.<hr/>O objetivo deste trabalho é compreender a diferença no número de relações de pequenas e médias empresas (PME) de turismo com agentes de turismo (stakeholders) na região. Esta pesquisa utilizou um questionário enviado por e-mail para ceos de turismo, diretores ou proprietários de pequenas e médias empresas de turismo na região Małopolska, com foco na sua capital -Cracóvia (Polónia). Todos os três grupos de inquiridos de PME de turismo foram considerados na pesquisa como a gestão de topo dessas empresas. O estudo realizado tornou possível, com base nos resultados estatisticamente significativos, analisar as diferenças quanto ao nível de cooperação entre empresas, dependendo do tamanho da empresa, as micro, pequenas e médias empresas, a sua pertença a diferentes segmentos e a idade da empresa. As observações mostram que tais diferenças existem e devem ser utilizadas pelos gestores de pequenas e médias empresas de turismo e responsáveis políticos da área do turismo. A maior parte da amostra pesquisada geralmente coopera com 1-5 parceiros de cada grupo de interessados. Uma conclusão surpreendente foi o alto nível de cooperação com concorrentes do mesmo segmento -quase um terço das empresas de alojamento e restauração colabora com mais de cinco concorrentes. <![CDATA[<b>Compreender a Recomendação Turística Através da Imagem do Destino</b>: <b>Uma Análise CHAID</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In spite of the efforts of marketers and managers to boost a favourable destination image, with a focus on encouraging tourists’ revisit, other factors contribute to tourists’ decision-making processes with regard to revisiting destinations. Moreover, recommendation from family and friends are considered to be the most credible source of information in the process of choosing a holiday destination, becoming relevant that studies on destination loyalty focus on this variable. Therefore, this research aims to identify the attributes which contribute to tourists’ willingness to recommend a destination. The first stage of this study involved identifying the attributes to measure the image of Lagos in the Algarve region, an important Portuguese destination, through open-ended questions. In the second phase, the application of the Chi-Square Automatic Interaction Detector (CHAID) to survey responses from a sample of 379 tourists allowed to identify the features that explain the intention to recommend the destination to relatives and friends. The results show that culture is the attribute with the strongest power to explain recommendation, highlighting the need for sun and sand tourism destinations to diversify their offer. Of the seven terminal nodes produced by CHAID, two segments with opposite trends were found, for which profiles were drawn.<hr/>Apesar de os decisores reunirem esforços na gestão de uma imagem favorável ao destino, outros fatores concorrem na decisão dos turistas em revisitar o destino. A recomendação por parte de amigos e familiares, considerada a fonte de informação mais credível no processo de decisão de escolha do local de férias, deverá ser outra componente da fidelização a abordar. Este estudo visa perceber quais os atributos que explicam a intenção de recomendação do destino. Numa primeira fase, identificaram-se os atributos adequados para medir a imagem de Lagos (Algarve), enquanto importante destino de Portugal, através de questões abertas. Numa segunda fase, a aplicação da técnica de dependência chi-square automatic interaction detector (CHAID) a uma amostra de 379 turistas inquiridos permitiu identificar as variáveis que explicam a intenção de recomendação. Os resultados focam a importância da cultura, enfatizando a necessidade de diversificação da oferta dos destinos focada no sol e praia. Dos sete segmentos identificados pela análise CHAID, definiu-se o perfil dos turistas dos dois segmentos que correspondem a tendências opostas. <![CDATA[<b>Determinantes para a Redução da Pobreza Através do Turismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In the last decade, commitment to tourism as a development strategy for the developing world has gained a renewed interest by governments and development organizations in the fulfillment of the Millennium Development Goals. This was established as a major priority by donors, governments, NGOs, national and international tourism bodies, bilateral and multilateral institutions, like the United Nations World Tourism Organization (UNWTO). The purpose of this paper is to identify the main determinants that should be integrated in the international cooperation for development programs that use tourism as a tool for poverty alleviation. By way of a case study it is analyzed the role played by the UNWTO.Volunteers Program in this context examining if it integrates the determinants previously identified in the literature review. To accomplish the research objectives, data collection included: documental analysis, participant observation, and semi-structured interviews with UNWTO participants. While no evidences exist yet due to the recent implementation of the UNWTO.Volunteers, the findings suggest that if these programs manage to have a positive influence on all, or at least in some of the dimensions, then it is possible that it responds to some of the main determinants for poverty alleviation in order to reinforce the local communities capacity-building.<hr/>Na última década, verificou-se um crescente interesse pelo turismo como estratégia de desenvolvimento no compromisso assumido com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. De facto, esta estratégia foi definida como uma prioridade por doadores, governos, ONGs, administrações nacionais e internacionais de turismo e instituições bilaterais e multilaterais, como é o caso da Organização Mundial de Turismo. O objetivo deste artigo é identificar as principais determinantes que deveriam ser integradas nos programas de cooperação internacional para o desenvolvimento e que assumem o turismo como instrumento de redução da pobreza. Através de um estudo de caso, é analisado o papel desempenhado pelo Programa UNWTO.Volunteers neste contexto, verificando até que ponto as determinantes identificadas na revisão da literatura são integradas. Para atingir os objetivos da investigação, a recolha de dados assentou na análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas a participantes no programa em análise. Apesar de não ser possível ainda encontrar evidências sobre os resultados do programa, devido à sua recente implementação, os resultados da investigação apontam para a importância de integrar aquelas determinantes, se não na totalidade, pelo menos parcialmente, no sentido de contribuir para a redução da pobreza nos destinos objeto de intervenção, pelo reforço da capacidade das comunidades locais em assumirem o seu próprio desenvolvimento. <![CDATA[Modelando a procura turística doméstica na Galiza utilizando a abordagem ARDL]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of this paper is to find the most important socio-economic factors that statistically influence the domestic tourism demand to Galicia (North-west of Spain). For this purpose, we make use of the ARDL bounds testing cointegration approach (Pesaran et al., 2001). Once known the main influencing factors, we construct an econometric model using a general-tospecific ARDL modeling procedure. The findings allow us to quantify the impact of the influencing factors on the Galician domestic tourism demand. According to our results, the income elasticity of demand tends to be unitary; that is, an increase of 1 per cent in seasonally adjusted Industrial Production Index of the Spanish Economy produces a rise of around 1 per cent in the domestic tourism demand. Moreover, the Eastern vacations and the celebration of the Holy Year increase the tourism demand by around 11 per cent. Finally, the economic crisis and the differential of inflation between Galicia and the rest of Spain decrease the tourism demand.<hr/>O turismo é um dos setores mais importantes para a economia da Galiza (Noroeste de Espanha). O objetivo do nosso trabalho é encontrar os mais importantes fatores socioeconómicos que, estatisticamente, influenciam a procura do turismo interno para a Galiza. Para este fim, fazemos uso da abordagem de cointegração de testes vinculados ARDL (Pesaran et al., 2001). Uma vez que os principais fatores que influenciam são conhecidos, construímos um modelo econométrico, utilizando um procedimento de modelagem ARDL do geral para o específico. Os coeficientes estimados do modelo permitem quantificar o impacto dos fatores que influenciam na procura do turismo doméstico galego. De acordo com nossos resultados, a elasticidade dos rendimentos da procura tende a ser unitária, ou seja, um aumento de 1 por cento dos rendimentos dos residentes espanhóis produz um aumento de cerca de 1 por cento na procura do turismo doméstico. Para além disso, as férias da Páscoa e a celebração do Ano Santo aumentam a procura turística em cerca de 11 por cento. Finalmente, a crise económica e o diferencial de inflação entre a Galiza e do resto da Espanha diminuem a procura turística em 7,5 por cento. <![CDATA[<b>A experiência turística rural integral do ponto de vista do turista</b>: <b>uma análise qualitativa da sua natureza e significado</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Rural areas have attracted increasing interest as a space for leisure and tourism, as a result of recent trends in tourism demand, especially from urban populations. However, although the literature on the tourist experience has increased significantly in the past decades, the tourist experience of visiting rural areas remains a relatively understudied field of research. In this context, this paper aims to analyse the nature of the tourist experience in a rural context, focusing on the tourists’ point of view. Concretely, in-depth interviews were conducted with 44 individuals who had visited rural areas, aiming at a deeper understanding of the three phases of the tourist experience: (i) pre (planning, expectations and motivations); (ii) during (events occurred during the visit); and (iii) after the experience (satisfaction, memories and evaluation of the visit). The results show that the countryside is imagined as a space opposed to the negative aspects of the urban space, ideal for resting, recovering forces and living as a family, often associated with the possibility of getting to know the "ancient" and "traditions". However, results also show that rural tourism destinations should seek alternatives to create a dynamic that attracts/ satisfies tourists without damaging their natural, cultural and social resources.<hr/>As áreas rurais têm suscitado um interesse crescente como espaços de lazer e turismo, em consequência das recentes tendências da procura turística, especialmente das populações urbanas. No entanto, apesar de a literatura acerca da experiência turística ter aumentado, a experiência vivida pelos turistas quando visitam espaços rurais permanece uma área relativamente pouco estudada. Neste contexto, o presente trabalho tem como objectivo analisar a natureza da experiência turística em meio rural, do ponto de vista dos turistas. Na prossecução deste objectivo foram aplicadas entrevistas em profundidade a 44 indivíduos que já tinham visitado espaços rurais, visando uma compreensão aprofundada das três fases de uma experiência turística: antes (i) (planeamento, expectativas e motivações para realizar a visita); (ii) duante (ocorrências e actividades durante a visita); e (iii) depois (satisfação, memórias e avaliação da visita). Os resultados obtidos revelam que o espaço rural é imaginado como um espaço em oposição aos aspectos negativos do urbano, ideal para descansar, recuperar forças e conviver em família, muitas vezes associado à possibilidade de conhecer o "antigo", as "tradições". Porèm, è ainda revelado que este espaço, enquanto destino turístico, deve procurar alternativas para criar uma dinâmica que atraia/ satisfaça os turistas, sem descaracterizar a sua base distintiva de recursos. <![CDATA[<b>Parcerias negócios-comunidade</b>: <b>o link com o desenvolvimento do turismo local sustentável na Tanzânia?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper investigates whether Business-Community Partnerships (BCP) can facilitate local private sector development in Africa. This study offers a new approach to such partnerships by looking at them from a local private sector development perspective using value chain analysis. Focusing on Tanzania, this paper analyses nine tourism business-community partnership cases including three NGO-initiated partnerships, three business-initiated partnerships and three cases in which there was no explicit partnership between the business and the community. Five effects of tourism development are assessed by such partnerships, namely access to capital, access to skills/ knowledge, access to markets, access to infrastructure and access to land. Overall, business initiated Business-Community Partnerships contributed positively to access of markets and access to infrastructure. The NGO-initiated partnerships contribute positively to the access of land and improved in certain cases the access to infrastructure and markets. However, appropriate transfer of entrepreneurship knowledge and access to capital remains very inadequate. This study offers a new approach by looking at partnerships from a local private sector development perspective, using value chain analysis.<hr/>Este artigo investiga se as Business-Community Partnerships (parcerias de negócio com a comunidade) podem facilitar o desenvolvimento do sector privado local em África. Este estudo oferece uma nova abordagem de tais parcerias, encarando-as sob a perspectiva de desenvolvimento do sector privado local, utilizando a análise da cadeia de valor. Focando-se na Tanzânia, este artigo analisa nove casos de parcerias de negócio com a comunidade, incluindo três parcerias de iniciativa de ONGs, três parcerias iniciadas em negócios e três casos em que não havia parceria explícita entre o negócio e a comunidade. Cinco efeitos do desenvolvimento do turismo são avaliados por essas parcerias, nomeadamente o acesso ao capital, às habilidades / conhecimentos, acesso a mercados, acesso a infra-estrutura e acesso a terra. Globalmente, o negócio iniciado com base em parcerias de negócio com a comunidade contribuiu positivamente para o acesso a mercados e a infraestruturas. As parcerias de iniciativa de ONGs contribuem positivamente para o acesso a terra e melhoraram em certos casos, o acesso a infra-estrutura e mercados. No entanto, a transferência adequada de conhecimentos de empreendedorismo e o acesso ao capital continuam muito insuficientes. Este estudo oferece uma nova abordagem ao olhar para as parcerias sob uma perspectiva de desenvolvimento do sector privado local, usando a análise da cadeia de valor. <![CDATA[<b>Segmentação do mercado turístico usando o impacto do turismo na qualidade de vida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quality of life (QOL) has become a central issue of concern in peoples’ lives and the research on this topic has largely increased in the past decades. However, some studies on QOL only adopted objective indicators and QOL research is still very scarce in some fields of study such as tourism. Additionally, in tourism, the majority of the studies on QOL focus on assessing the QOL of residents of destinations and neglect segmentation based on QOL as a tool for market segmentation. The aim of this study is to overcome some previously referred to limitations and, specifically: (i) to measure visitors’ perceptions of tourism impact on their QOL by adopting subjective indicators; and (ii) to segment visitors based on perceptions of tourism impact on their QOL. Study results reveal that tourism is likely to have a more positive impact on the psychological and social domains of QOL and that QOL is a good basis for segmenting the tourism market. Visitors perceiving more positive tourism impacts in their QOL differ from others on several features such as motivations to travel, travel group, interaction with local residents and satisfaction with the trip.<hr/>A qualidade de vida (qv) tornou-se uma questão central na vida das pessoas e a pesquisa sobre este assunto aumentou consideravelmente nas últimas décadas. No entanto, alguns dos estudos que têm sido realizados sobre qv adotaram apenas indicadores objetivos e a pesquisa sobre qv é ainda muito escassa em algumas áreas de estudo, como por exemplo no turismo. Além disso, a maioria dos estudos que têm sido realizados no turismo sobre qv focam-se na avaliação da qualidade de vida dos residentes de destinos e negligenciam a segmentação baseada na qv como uma ferramenta para segmentação de mercado. O objetivo deste estudo é colmatar algumas das limitações anteriormente referidas e, especificamente:(i) medir a perceção dos visitantes do impacte do turismo na sua qv através da adoção de indicadores subjetivos; e (ii) segmentar os visitantes com base nas perceções do impacte do turismo na sua qv. Os resultados do estudo revelam que o turismo é suscetível de ter um impacte mais positivo sobre os domínios psicológico e social da qv e que a qv é uma boa base para a segmentação do mercado turístico. Os visitantes que percecionam mais impactes positivos do turismo na sua qv diferem dos restantes visitantes em diversas características, tais como motivações para viajar, composição do grupo de viagem, interação com os residentes locais e satisfação com a viagem. <![CDATA[<b>Publicidade online na indústria do turismo e seu impacto sobre os consumidores</b>: <b>Um estudo para investigar as ferramentas de publicidade online, o grau de utilização e a preferência dos utilizadores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The study depicts the various tools of online advertising and their effects on customers, in particular tourists to the Algarve region in Portugal. The purpose of this study is to find out about the degree of Internet usage of travelers and tourists as well as their preferences in online advertising. Furthermore, modern online marketing methods are researched and compared in order to find the most successful ones. Current trends and most effective online advertising methods are researched through secondary literature, a personal interview with the marketing & sales manager of the ROBINSON Club Quinta da Ria in Portugal and a survey. Altogether 248 tourists were questioned at Faro airport in Portugal. Through the investigation it is found that the majority of tourists to the Algarve region uses and prefers the Internet as a medium to gain travel relevant information and to book a holiday. The literature review describes all components of online advertising such as Search Marketing, interactive advertising, online public relations, viral marketing, opt-in email marketing and online partnerships. Out of these methods, Search Marketing, especially sponsored listings, generate rejection, if compared to organic ranking results. Furthermore, tourists have negative attitudes towards banner and pop-up advertising and consider them as Spam. Opt-in E-mail marketing on the other hand generates positive perceptions and as a result is one of the most successful online marketing methods. The use of social media represents a very effective, widely spread and well-liked communication and advertising tool. In general, tourists have more negative attitudes towards advertising on the Internet.<hr/>O estudo descreve as várias ferramentas de publicidade online e seus efeitos nos clientes, em particular nos turistas do Algarve em Portugal. O objetivo deste estudo é averiguar o grau de utilização da Internet por parte de viajantes e turistas, bem como as suas preferências em relação à publicidade online. Além disso, os modernos métodos de marketing on-line são pesquisados e comparados, a fim de se encontrar os mais bem sucedidos. As tendências atuais e os mais eficazes métodos de publicidade on-line são pesquisados por meio da revisão da literatura, uma entrevista pessoal com o gerente de marketing e vendas do Robinson Club Quinta da Ria em Portugal e através de um inquérito. Ao todo 248 turistas foram inquiridos no aeroporto de Faro. Foi possível verificar que a maioria dos turistas no Algarve usa e prefere a Internet como um meio para obter informação relevante da viagem e reservar as férias. A revisão da literatura descreve todos os componentes de publicidade online, tais como Marketing de Busca, publicidade interativa, relações públicas online, marketing viral, opt-in mail marketing e parcerias on-line. Destes métodos, o Marketing de Busca, sobretudo listagens patrocinadas, gera rejeição, se comparado com os resultados orgânicos de classificação. Além disso, os turistas têm atitudes negativas em relação à publicidade banner e pop-up e consideram-nas spam. Opt-in E-mail marketing, por outro lado, gera uma percepção positiva e consequentemente é um dos mais bem sucedidos métodos de marketing on-line. O uso dos mídias sociais representa uma forma de comunicação e ferramenta de publicidade muito eficaz, amplamente difundida, e do agrado dos utilizadores. Em geral, os turistas têm atitudes mais negativas em relação à publicidade na Internet. <![CDATA[<b>Os Novos Desafios dos Aeroportos Turísticos </b>: <b>O Caso do Aeroporto de Faro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Airport infrastructures play an important role in the heart of the regions in which they are located, as well as in certain sectors of activity, such as tourism. In recent years, their positioning has been altered from a passive attitude to an active attitude due to new market demands and new trends which have arisen in associated sectors, such as the air transport sector. The 1997 deregulation of air transport in Europe led to major changes on the way people travel. One of the most interesting results of deregulation, was caused by the fact that the low cost airlines appeared on the market with a business model distinct from the traditional scheduled and charter airlines, allowing for the opening up of new airports and new tourist destinations. Those airlines are also responsible for some of the main changes in the airports operations and market positioning. The increase in routes and frequencies offered by these airlines enabled the emergence of new tourist destinations in Europe that spread, later on, to other places all over the world. The ease of purchasing an airline ticket online, and the availability of attractive routes at affordable prices allowed the development of new market segments, such as second home tourism. One of the main impacts of low cost operations has been the changing of airport's structures, mainly to the ones that traditionally received charter flights. In this article we are going to explore the case study of Faro airport, an excellent example of this changes.<hr/>As infra-estruturas aeroportuárias desempenham um papel importante nas regiões onde se inserem, bem como em determinados sectores de actividade, como o turismo. Nos últimos anos, o posicionamento destas infra-estruturas passou de uma atitude passiva para uma atitude mais activa, devido a novas tendências de mercado que têm originado um novo posicionamento e uma nova dinâmica de actividades. O processo de desregulamentação, que ficou concluído na Europa em 1997, originou grandes alterações no sector do transporte aéreo, permitindo a entrada no mercado das companhias aéreas de baixo custo e por consequência uma alteração no sector aeroportuário, uma vez que apresentam características distintas das companhias aéreas regulares tradicionais ou de bandeira, assim como das companhias aéreas charter. O aumento de rotas e frequências oferecido pelas companhias aéreas de baixo custo permitiu o desenvolvimento de novos destinos turísticos um pouco por toda a Europa. A facilidade de reserva, aliada a tarifas atractivas para diversas rotas, permitiu o desenvolvimento de novos segmentos de mercado, como por exemplo o turismo residencial. Um dos principais impactes da entrada destas companhias aéreas no mercado foi a alteração que originou nas estruturas de tráfego dos aeroportos para onde operam, principalmente os que acolhiam tradicionalmente voos de companhias charter. Neste artigo será explorado o caso do Aeroporto de Faro, um exemplo excelente, uma vez que conheceu várias alterações devido ao início da operação das companhias aéreas de baixo custo. <![CDATA[<b>Fatores preditores do apoio da comunidade</b>: <b>o caso de um festival de artes Sul-africano</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Events are one of the fastest growing tourism attractions in South Africa. This has various implications for the role players involved in hosting the event, especially the community. It is important to obtain the support and loyalty of residents so that potential conflicts can be avoided. However, residents are not always involved in the planning and management of the event, which raises questions about the real benefits they receive. It is therefore the aim of this research to determine the factors predicting community support in the case of a South African arts festival. A survey was done in 2007 at the Klein Karoo National Arts Festival (KKNK), which is one of the largest arts festivals in the country. A stratified random sampling procedure was followed in the community of Oudtshoorn, and 279 questionnaires were completed by residents. Structural equation modelling was done, based on the study of Gursoy and Kendall (2006), to explore the factors and identify its influence on support for the event. It was found that community attachment, costs and benefits perceived were the most important factors predicting community support for the festival, which differs from the results of previous studies. In the case of this study, ecocentric attitudes and issues of community concern did not influence the level of community support the event was given.<hr/>Os eventos são uma das atrações turísticas que mais crescem na África do Sul. Isto tem várias implicações para os envolvidos na organização do evento, especialmente a comunidade. É importante obter o apoio e lealdade dos moradores para que os conflitos potenciais possam ser evitados. No entanto, os moradores não estão sempre envolvidos no planeamento e gestão do evento, o que levanta questões sobre os benefícios reais que recebem. É, portanto, o objetivo desta pesquisa determinar os fatores preditores do apoio da comunidade, no caso de um festival de artes sul-africano. Um inquérito foi aplicado em 2007, no festival nacional de artes Klein Karoo (kknk), que é um dos maiores no país. Um processo de amostragem aleatória estratificada foi seguido na comunidade de Oudtshoorn, e os questionários foram respondidos por 279 habitantes. Foi feita uma modelagem de equações estruturais com base no estudo de Gursoy e Kendall (2006), para explorar os fatores e identificar a sua influência sobre o apoio ao evento. Verificou-se que a ligação à comunidade assim como os custos e benefícios percebidos foram os fatores mais importantes prevendo o apoio da comunidade para o festival, o que difere dos resultados de estudos anteriores. No caso deste estudo, as atitudes ecocêntrica e questões de preocupação da comunidade não influenciaram o nível de apoio da comunidade ao evento. <![CDATA[<b>As soft skills como competências chave no ensino superior de gestão hoteleira</b>: <b>Alinhar a oferta e a procura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study seeks to identify the competencies perceived as essential for hospitality industry leaders. Additionally, it offers some reflections upon hospitality management higher education and examines the structure of Portuguese undergraduate degrees in order to discuss whether the current educational offer matches specific industry demand. Both the literature review and the results of a survey with a sample of hoteliers indicate that soft skills are consistently rated as being the most important to effective performance in the field. On the other hand, an assessment of the undergraduate hospitality management programmes currently on offer in Portugal show a deficit in this area. Some recommendations are presented to redress the evident discrepancies between educational programme content and perceived industry needs. In particular the study proposes the adoption and tutelage of student by industry managers, here referred to as ";adopting a student".<hr/>Este estudo busca identificar as competências consideradas como essências para os gestores da indústria hoteleira. Além disto, oferece algumas reflexões sobre o ensino superior de gestão hoteleira e examina a estrutura dos cursos de primeiro ciclo do ensino superior em Portugal com o propósito de analisar se a oferta educativa corresponde às necessidades específicas do sector. Tanto a revisão de literatura como os resultados de um inquérito a uma amostra de gestores hoteleiros indicam que as soft skills são apontadas como sendo essenciais para um desempenho adequado no sector da hotelaria. Por outro lado, um exame do conteúdo dos cursos revela um défice nesta área. Algumas recomendações são apresentadas para melhor adequar o conteúdo dos programas educativos às necessidades da indústria hoteleira. Em particular o estudo propõe a adopção e tutela de alunos por gestores hoteleiros, o que é designado como "adoptar um aluno". <![CDATA[<b>Previsão de longo prazo do subsetor de SPA e bem-estar da indústria turística da Bulgária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In the past twelve years Bulgaria has managed to capitalize on the good results achieved in certain subsectors of its tourism industry, such as the spa and wellness industry. The fluctuations in the international tourism markets due to the world economic crisis, however, still provoke hesitations for the investors in the Bulgarian tourism industry. This uncertainty and the fear of possible negative outcomes in Bulgaria’s spa and wellness tourism could be diminished if there are comparatively true long-term forecasts for what is to happen in the coming 10 or 12 years. The present paper regards the application of some forecasting methods in the spa and wellness sub-sector of the Bulgarian tourism industry such as linear trend forecasting and double exponential forecasting (Holt’s method). A specially designed model for estimation of the weight coefficient needed for determining the size of the sector of the spa and wellness tourism in the time series of the available data and in the forecast values is presented. A time series and past period predictions have been constructed based on statistical records since 1964 in order to test the forecasting methods presented in the paper and to produce forecasts up to the year 2022.<hr/>Nos últimos doze anos a Bulgária conseguiu capitalizar os bons resultados alcançados em alguns subsectores da sua indústria do turismo, como a indústria de SPA e bem-estar. As flutuações nos mercados internacionais de turismo devido à crise económica mundial, no entanto, ainda provocam a hesitação dos investidores na indústria do turismo búlgaro. Esta incerteza e o medo de possíveis resultados negativos no turismo de SPA e bem-estar da Bulgária poderiam ser diminuídos se houvesse, comparativamente, verdadeiras previsões de longo prazo para o que vai acontecer nos próximos 10 ou 12 anos O presente trabalho refere-se à aplicação de alguns métodos de previsão no sub-setor de SPA e bemestar da indústria do turismo búlgara como a previsão de tendência linear e previsão exponencial dupla (método de Holt). É apresentado um modelo especialmente concebido para a estimativa do coeficiente de peso necessário para determinar o tamanho do setor do SPA e do turismo de bem-estar na série temporal dos dados disponíveis e nos valores de previsão. Foram construídas séries temporais e previsões de período passado com base em registos estatísticos desde 1964, a fim de testar os métodos de previsão apresentados no artigo e produzir previsões até ao ano de 2022. <![CDATA[<b>As mudanças da indústria de reuniões em Cracóvia no contexto da crise global</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The main purpose of the paper is to identify changes in the meeting industry in Krakow. One of the reasons for the changes was the global crisis. An attempt to prove the thesis has been undertaken. Research on the meeting industry in Krakow was conducted on the basis of a questionnaire addressed to operators of facilities that can organise business events of this type. The respondents were asked about quantitative data connected with the business tourist traffic, but the questions also concerned opinions connected with the development of this market segment. At the beginning of the study, a review of literature devoted to the issues of shaping the demand for business tourism, with special consideration of the impact of the economic crisis on it, was conducted. In the empirical part, research results conducted in Krakow in 2008 -2010 were presented. They illustrate the number of MICE type events in the city, their structure and seasonality. The sectors of the parties ordering MICE type events in the city were listed. The number of participants of the events was analysed, divided into national and international participants. The results of the research conducted in Krakow allowed for the ascertainment that the economic crisis affected the changes of the level, and above all, the structure of MICE type events organised in the city, which was visible in 2010, therefore with some time delay. Fewer events were organised in the city, but they were more numerous in terms of the number of participants. This has an economic and psychological justification, and it can be deduced that the aforementioned changes were induced by the economic crisis.<hr/>O objetivo principal do trabalho é identificar as mudanças no setor das reuniões de negócios em Cracóvia. Aqui fazemos a tentativa de provar a tese de que uma das razões para as mudanças foi a crise global. Esta investigação foi conduzida com base num questionário aos operadores de infra-estruturas com condições para organizar este tipo de eventos. Os inquiridos foram questionados sobre dados quantitativos relacionados com o tráfego de turistas de negócios, mas as perguntam também diziam respeito a opiniões relacionadas com o desenvolvimento deste segmento de mercado. No início do estudo foi feita uma revisão da literatura dedicada às questões da formação da procura de turismo de negócios, considerando especialmente o impacto da crise económica. Na parte empírica são apresentados resultados de pesquisas conduzidas em Cracóvia, em 2008 -2010, que ilustram o número de eventos tipo MICE na cidade, a sua estrutura e sazonalidade. Foram listados os setores da procura de eventos MICE na cidade e foi analisado o número de participantes dos eventos, dividido entre participantes nacionais e internacionais. Os resultados da pesquisa permitiram constatar que a crise económica afetou o nível, e acima de tudo, a estrutura de eventos MICE, o que se tornou visível em 2010, com algum atraso. Foram organizados menos eventos na cidade, mas eles registaram mais participantes. Isto tem uma justificação económica e psicológica, e pode-se deduzir que as alterações referidas foram induzidas pela crise económica. <![CDATA[<b>Book Review</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582011000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The main purpose of the paper is to identify changes in the meeting industry in Krakow. One of the reasons for the changes was the global crisis. An attempt to prove the thesis has been undertaken. Research on the meeting industry in Krakow was conducted on the basis of a questionnaire addressed to operators of facilities that can organise business events of this type. The respondents were asked about quantitative data connected with the business tourist traffic, but the questions also concerned opinions connected with the development of this market segment. At the beginning of the study, a review of literature devoted to the issues of shaping the demand for business tourism, with special consideration of the impact of the economic crisis on it, was conducted. In the empirical part, research results conducted in Krakow in 2008 -2010 were presented. They illustrate the number of MICE type events in the city, their structure and seasonality. The sectors of the parties ordering MICE type events in the city were listed. The number of participants of the events was analysed, divided into national and international participants. The results of the research conducted in Krakow allowed for the ascertainment that the economic crisis affected the changes of the level, and above all, the structure of MICE type events organised in the city, which was visible in 2010, therefore with some time delay. Fewer events were organised in the city, but they were more numerous in terms of the number of participants. This has an economic and psychological justification, and it can be deduced that the aforementioned changes were induced by the economic crisis.<hr/>O objetivo principal do trabalho é identificar as mudanças no setor das reuniões de negócios em Cracóvia. Aqui fazemos a tentativa de provar a tese de que uma das razões para as mudanças foi a crise global. Esta investigação foi conduzida com base num questionário aos operadores de infra-estruturas com condições para organizar este tipo de eventos. Os inquiridos foram questionados sobre dados quantitativos relacionados com o tráfego de turistas de negócios, mas as perguntam também diziam respeito a opiniões relacionadas com o desenvolvimento deste segmento de mercado. No início do estudo foi feita uma revisão da literatura dedicada às questões da formação da procura de turismo de negócios, considerando especialmente o impacto da crise económica. Na parte empírica são apresentados resultados de pesquisas conduzidas em Cracóvia, em 2008 -2010, que ilustram o número de eventos tipo MICE na cidade, a sua estrutura e sazonalidade. Foram listados os setores da procura de eventos MICE na cidade e foi analisado o número de participantes dos eventos, dividido entre participantes nacionais e internacionais. Os resultados da pesquisa permitiram constatar que a crise económica afetou o nível, e acima de tudo, a estrutura de eventos MICE, o que se tornou visível em 2010, com algum atraso. Foram organizados menos eventos na cidade, mas eles registaram mais participantes. Isto tem uma justificação económica e psicológica, e pode-se deduzir que as alterações referidas foram induzidas pela crise económica.