Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820130001&lang=en vol. 9 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Hotel companies and corporate environmentalism</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Hotels consume a huge amount of resources in the way of energy and water, and many are built in fragile environments. Despite the strong interest in environmental sustainability, hotel companies have an uneasy relationship with trying to ensure green credentials while pleasing their customers and maintaining competitive advantage. How do hotel companies devise and manage their strategies in their relationship with the natural environment? What are the factors that influence their choice? This paper identifies four important antecedents to corporate environmentalism and examines them within political/economic framework bounded by stakeholder theory. The emergence of environmental issues and the implications for strategy are debated and the theoretical and practical implications of integrating environmental issues into corporate strategies are discussed.<hr/>Os hotéis consomem uma grande quantidade de recursos na forma de energia e de água, e muitos hotéis são construídos em ambientes frágeis. Apesar do forte interesse na sustentabilidade ambiental, as empresas hoteleiras têm uma relação difícil com o compromisso de, por um lado, garantir credenciais ambientais e ao mesmo tempo agradar aos seus clientes e manter a vantagem competitiva. Como é que as empresas hoteleiras concebem e gerem as suas estratégias no seu relacionamento com o meio ambiente natural? Quais são os fatores que influenciam a sua escolha? Este documento identifica quatro antecedentes importantes para o ambientalismo empresarial e analisa-os no quadro político/económico delimitado pela teoria dos stakeholders. O surgimento das questões ambientais e as implicações para a estratégia são debatidas, assim como as implicações teóricas e práticas de integração das questões ambientais nas estratégias das empresas. <![CDATA[<b>Development of social media and web 2.0 in the top hotel chains</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en The purpose of this paper is to analyze the use of Web 2.0 tools and social communication media in the hotel sector, to determine whether these technologies are a real solution for increasing the hotel sector’s visibility and enhancing that level of e-participation. Furthermore, it aims to examine what influences certain independent variables have in the greater use of these information and communication technologies. The web sites of the world's 50 largest hotel chains have been classified according to an index of visibility, considering the most important Web 2.0 tools and social networks. Results indicate a low use of Web 2.0 tools by hotel chains. However, their presence in social networks is more significant. The size and the age of the hotel chain influence the increased use of Web 2.0 and social communication media.<hr/>O objetivo deste trabalho é analisar o uso de ferramentas da web 2.0 e redes sociais no setor hoteleiro, para determinar se essas tecnologias são uma solução real para aumentar a visibilidade do sector da hotelaria e melhorar esse nível de e-participação. Além disso, tem por objetivo analisar que influências certas variáveis ​​independentes têm no maior uso das tecnologias de informação e comunicação. Os sites das 50 maiores cadeias hoteleiras do mundo foram classificados de acordo com um índice de visibilidade, tendo em consideração as ferramentas da web 2.0 mais importantes e as redes sociais. Os resultados indicam uma baixa utilização das ferramentas da Web 2.0 por cadeias hoteleiras. No entanto, a sua presença nas redes sociais é mais significativa. O tamanho e a idade da cadeia hoteleira têm influência no aumento do uso de redes sociais e web 2.0. <![CDATA[<b>Beyond the glass ceiling</b>: <b>a gendered and cultural hospitality management discourse on the advancement of women based on integrated research paradigms</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en The advancement of women into the high echelons of leadership is no longer a luxury but an urgent challenge. Educational, sociological, cultural and legal barriers continue to marginalise women in this respect (Kjeldal, Rindfleish, & Sheridan, 2008). However, the applicability of these factors in the hospitality industry remains inadequately explored. This research paper articulates the extent to which Zimbabwean women are breaking through the hospitality management glass ceiling. It examines the advancement barriers and their impact on policy implementation. Critical gender theory (Marx, 1994) blends with cultural theory (Hofstede, 2001) to inform the study. Development research recognizes the complexity and sensitivity surrounding gender discourse in Africa. Consequently, integrated and contextualised research paradigms are used in this study which rejects the rigid prescriptive approaches often responsible for failed interventions in African development politics (Samkange 2011; Pretorious & Roux, 2011). Findings indicate robust gender legislation alongside significant political in-roads towards advancement into government leadership, a development not replicated in hotels. Policy implementation gaps expose socio-cultural barriers, which could be addressed through integrated intervention strategies (Manyoni, 2010).<hr/>O avanço das mulheres nos altos escalões da liderança deixou de ser um luxo e passou a ser um desafio urgente. Barreiras sociológicas, culturais e educacionais e legais continuam a marginalizar as mulheres a este respeito (Kjeldal, Rindfleish, & Sheridan, 2008). No entanto, a aplicabilidade desses fatores na indústria hoteleira permanece insuficientemente explorada. Este trabalho de pesquisa articula em que medida as mulheres do Zimbábue estão rompendo o teto de vidro da gestão hoteleira. O artigo examina as barreiras de progressão e seu impacto na implementação de políticas. A teoria crítica do género (Marx, 1994) é combinada com a teoria cultural (Hofstede, 2001) para complementar o estudo. Pesquisa de desenvolvimento reconhece a complexidade e a sensibilidade em torno do discurso de género em África. Consequentemente, os paradigmas de investigação integrados e contextualizados são utilizados neste estudo, que rejeita as abordagens prescritivas rígidas, muitas vezes responsáveis ​​por intervenções falhadas na política de desenvolvimento africana (Samkange 2011; Pretorious & Roux, 2011). Os resultados indicam forte legislação de género paralelamente a significativas intrusões políticas para o avanço na liderança do governo, um desenvolvimento não replicado em hotéis. Lacunas de implementação de políticas expõem as barreiras socioculturais, que poderiam ser abordadas por meio de estratégias de intervenção integradas (Manyoni, 2010). <![CDATA[<b>The influence of teenagers on a family’s vacation choices</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Family decision-making research has frequently examined the roles of adults and children on purchase decisions. Empirical results show a propensity toward a joint decision process in problem recognition and the final decision stages. This article argues that teenagers’ influence on a family’ buying decisions suffers from a certain conceptual and definitional ambiguity, and oversimplification regarding the different modes of influence. Nevertheless, there is a consensus in business and academia that kids in general have an increasing influence in the decision making process of families. Thus, the objectives of this research are to measure teenagers’ and parents' perceptions regarding tactics used by both, especially pester power, in the context of the decision-making process for a family’s travelling choice and for breakfast cereals. The research aims to assess the differences driven by demographic characteristics.<hr/>A interação e influência das crianças e dos adultos nos processos de decisão de compra familiares têm sido alvo de inúmeros trabalhos académicos. As evidências empíricas apontam para uma decisão partilhada, quer na fase de reconhecimento do problema, quer nas últimas etapas do processo de decisão. Neste artigo a tónica é colocada na influência e nas táticas negociais empregues pelos adolescentes nesse processo familiar, que não tem sido alvo de grande atenção, apesar da reconhecida importância deste segmento, tanto pelos investigadores como pelas empresas. Assim, procura-se com este trabalho aferir as perceções e as táticas empregues pelos adolescentes e pelos seus progenitores com relação a dois tipos de produtos: viagens de lazer e cereais para pequenos-almoços. A escolha de dois tipos de produtos com tipologias e complexidade diferente permite retirar ilações quanto aos padrões empregues e à influência das caraterísticas demográficas no comportamento familiar de decisão de compra. <![CDATA[<b>Linking past and future research in tourism management through the lens of marketing and consumption</b>: <b>a systematic literature review</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en We perform a systematic literature review on academic papers in tourism marketing and consumption in ISI Current Contents. Based on 617 academic papers from 2001 to date, we perform content analysis in a grounded-theory methodological approach and map the field of tourism marketing and consumption, identifying main schools of thought (invisible colleges) and main players. We see a tendency to increase publications in 2007 and later in 2009. We identify key areas that developed in the most recent years and “dying areas”, emphasizing possible trends towards publications in tourism marketing and consumption in the coming years. We point out specialized international journals in this area (Tourism Management leads the game, by far, but also International Journal of Contemporary Hospitality Management, Service Industries Journal, and Journal of Business Research are well positioned). Results benefit researchers in tourism management that wish to strategically focus their research in order to maximize publication and impact. They also benefit entrepreneurs/practitioners that wish to understand the expected evolution of the tourism management from an academic perspective, so as to subsequently develop more effective policies.<hr/>A revisão sistemática da literatura realizada analisou artigos científicos relacionados com marketing e consumo no turismo, indexados na ISI Current Contents. Com base em 617 artigos científicos publicados entre 2001 e 2012, foi aplicada uma metodologia do tipo grounded-theory para mapear o campo de estudo do marketing e do consumo no turismo, tendo sido identificados possíveis tendências de publicação nesta área. Foram identificadas revistas científicas especializadas (Tourism Management lidera com grande avanço, mas também aparecem bem posicionadas International Journal of Contemporary Hospitality Management, Service Industries Journal, e Journal of Business Research). Os resultados obtidos podem permitir aos investigadores na área de Gestão no Turismo o posicionamento estratégico das suas investigações de modo a maximizar as suas possibilidades de publicação e o impacto dessas publicações. Os resultados também podem ser úteis para gestores e fazedores de política que pretendem compreender qual a evolução expectável da área de Gestão no Turismo do ponto de vista académico, de modo a desenvolver práticas de gestão e políticas mais eficientes. <![CDATA[<b>Long-run forecasting of the number of the ecotourism arrivals in the municipality of Stambolovo, Bulgaria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Most of the Bulgarian rural municipalities need to back up their investment decisions in tourism infrastructure by preliminary analysis and forecasts. The present paper regards several major problems in the application of exponential smoothing methods for the purpose of the long-run forecasting for the needs of the mountainous municipality of Stambolovo, Bulgaria, such as: (i) the problem of determining the time series pattern; or the so-called “forecast profile”; (ii) the selection of a suitable forecasting method; (iii) Calculating of short-run and long-run forecasts; and (iv) the comparison of the results of the forecast techniques on the basis of the errors in the forecasts. A specially designed model for estimation of the weight coefficient needed for determining the size of the rural tourism and ecotourism sectors of this very same municipality, located near Bulgaria’s border with Greece and Turkey, is being presented.<hr/>A maioria dos municípios rurais búlgaros necessita de basear as suas decisões de investimento em infra-estrutura turísticas em análise preliminar e previsões. O presente trabalho aborda vários problemas na aplicação dos métodos de suavização exponencial com a finalidade de previsão de longo prazo para as necessidades do município montanhoso de Stambolovo, Bulgária, tais como: (i) o problema de determinar o padrão de séries temporais; ou o chamado "perfil de previsão", (ii) a seleção de um método de previsão adequado, (iii) Cálculo das previsões de curto prazo e de longo prazo, e (iv) a comparação entre os resultados das técnicas de previsão com base nos erros das previsões. Apresentamos aqui um modelo especialmente concebido para a estimativa do coeficiente de peso necessário para determinar o tamanho dos setores de turismo rural e ecoturismo deste mesmo município, localizado perto da fronteira da Bulgária com a Grécia e a Turquia. <![CDATA[<b>Strategy, investment, behaviour and results</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en The drives to make effective business decisions are essentially generated by the need for human (as opposed to professional or expert) comfort, and therefore informed and influenced by the need to make outcomes as predictable and assured as possible, and that those in key organisational and managerial positions turn to the behaviours that they have learned over the entire period of their lives, rather than to professional expertise, knowledge and influence that are available to them in their organisations. This comfort and assurance is in turn driven by the fact that it is corporate rather than personal resources that are at risk and so on the face of it ‘there is little that can go wrong’. This is much more comforting at a human level, and much less dependent on the expertise of others, than relying on emerging techniques and tools such as business and web analytics, which are harder to use professionally, and require dependence and trust at a human level. Influences on behaviour can be seen in the form of: - Bullying, pulling rank and using power of personality and position to get decisions through an implemented - Employing uncritical people in senior positions to reinforce comfort and assurance. Influences on decisions can be tracked through relating intended outcomes to actual results and then in turn evaluating the key drivers of the decisions present at the time. The conclusions are that a body of knowledge and understanding in this area needs to be developed and implemented. A body of learning and understanding is required to be brought to the fore, so that those who arrive in top senior and critical positions can undertake some specialist development in this critical area before taking key decisions based on their own preferences and personality and position.<hr/>Os impulsos para tomar decisões de negócio eficazes são gerados essencialmente pela necessidade de conforto humano (em oposição ao profissional ou especialista) e, portanto, informados e influenciados pela necessidade de tornar os resultados tão previsíveis e garantidos quanto possível. Por outro lado, aqueles que se encontram em cargos chave de gestão e organizacionais pautam a sua conduta por comportamentos que aprenderam ao longo da vida, ao invés de recorrerem à experiência profissional, ao conhecimento e à influência que estão disponíveis para eles nas suas organizações. Este conforto e segurança são, por sua vez, impulsionados pelo fato de que são recursos empresariais e não pessoais que estão em risco e assim "não há muito que possa dar errado". Isso é muito mais confortável ao nível humano, e muito menos dependente da experiência dos outros, do que depender de técnicas emergentes e ferramentas, tais como analítica de negócio e analítica web, que são mais difíceis de usar profissionalmente, e necessitam de dependência e confiança ao nível humano. Influências sobre o comportamento podem ser vistas na forma de: - Imposição da sua vontade, usando o poder da personalidade e a sua posição fazer prevalecer e implementar as suas decisões. - Empregar pessoas acríticas em altos cargos para lhes reforçar o conforto e a segurança. Influências sobre as decisões podem ser rastreadas através do relacionamento dos resultados pretendidos com os resultados reais e, em seguida, por sua vez, avaliar os principais impulsionadores das decisões presentes no momento. As conclusões são de que um corpo de conhecimento e compreensão nesta área precisa de ser desenvolvido e implementado. É necessário o predomínio da aprendizagem e do conhecimento para que aqueles que chegam aos principais cargos de responsabilidade possam aprofundar os seus conhecimentos nesta área crítica antes de tomarem decisões importantes com base na sua posição, nas suas próprias preferências e personalidade. <![CDATA[<b>Workplace surveillance</b>: <b>examining current instruments, limitations and legal background issues</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Working life is increasingly characterized by strong tendencies towards control and surveillance of employees. To control and monitor employees, employers may take diverse surveillance instruments into consideration: examples may be time-tracking and access control systems, e-supported systems like chip cards, RFID (radio-frequency identification) chips, human implants, various biometric systems, computer surveillance, network monitoring software, GPS tracking, telecommunication, visual and Internet monitoring, as well as surveillance of detective agencies. Reasons for employers to monitor employees’ behavior are manifold: from an avoidance of malicious insider threats, the prevention of image damage, increased productivity, and through to reduced costs. This work starts with a fictive story of an employee, followed by a short presentation of surrounding viewpoints of organizational control and surveillance. The main part of the paper focuses on an analysis of currently used monitoring instruments and the Austrian legal framework of employee surveillance and related privacy issues.<hr/>A vida profissional é cada vez mais caracterizada por fortes tendências para o controle e vigilância dos funcionários. Para controlar e monitorar os empregados, os empregadores podem ter diversos instrumentos de vigilância em consideração: exemplos podem ser os sistemas de controle de tempo e controle de acesso e sistemas electrónicos, como cartões com chip, chipes RFID (identificação por radiofrequência), implantes humanos, vários sistemas biométricos, vigilância de computador, software de monitoramento de rede, controle por GPS, telecomunicações, monitorização visual e Internet, bem como a vigilância de agências de detetives. As razões para os empregadores monitorarem o comportamento dos funcionários são múltiplas: desde prevenirem ameaças internas, a prevenção de danos de imagem, aumento da produtividade e redução de custos. Este trabalho começa com uma história fictícia de um empregado, seguida de uma breve apresentação de pontos de vista em torno do controle organizacional e vigilância. A parte principal do trabalho centra-se na análise dos instrumentos de monitoramento utilizados atualmente e do quadro legal austríaco de vigilância empregado e questões de privacidade relacionadas. <![CDATA[<b>Strategic process and organizational knowledge</b>: <b>Towards a pattern of strategic knowledge management</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Knowledge Management has played an important role for organizational strategic processes. Thus, this work sought to examine the relation between strategic process and KM in the organization of an alimentary sector located in Brazil, namely, the company Frimesa. Through semi-structured interviews and non-participant observation, the proposed problem was instrumentalized. For that, the strategic process steps of this organization’s dairy line were identified from certain events; the knowledge flow and its application in the identified steps of the strategic process were investigated; and, finally, it was verified whether this relation configured a KM sample by means of promotion and knowledge sharing practices. The results of the pattern proposed point to the existence of a relation between strategic process and knowledge flow, with KM figuring as support for this relation, suggesting the existence of a strategic knowledge management.<hr/>A Gestão do Conhecimento (GC) tem tido um importante papel no processo estratégico organizacional. Assim, este trabalho procura examinar a relação entre processo estratégico e GC em uma organização do setor alimentício localizada no Brasil, denominada Companhia Frimesa. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação não participante, o problema proposto foi instrumentalizado. Para isso, os passos do processo estratégico da linha de laticínios desta organização foram identificados a partir de certos eventos; o fluxo de conhecimento e sua aplicação nos passos identificados do processo estratégico foram investigados; e, finalmente, foi verificado se esta relação configurou um caso de GC por meio da promoção e praticas do compartilhamento de conhecimento. Os resultados do padrão proposto mostraram a existência de uma relação entre processo estratégico e fluxo de conhecimento, com a GC atuando como suporte para esta relação, sugerindo uma gestão estratégica do conhecimento. <![CDATA[<b>Who’s buying organic food and why?</b>: <b>Political consumerism, demographic characteristics and motivations of consumers in North Queensland</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en The organic food market is one of the fastest growing food sectors in Australia, with growth rates in the domestic retail market averaging 50% from 2008 from 2010 (Australian Organic Market Report, 2010). This paper focuses on identifying the demographic characteristics of organic food buyers, the motivational factors that drive the purchase of organic food and the role of political citizenship in food choices. The paper found that the organic food buyer was generally female and well educated, but age, income and presence of children in the household were not distinguishing traits. The study suggests the political consumerism is a driving force for organic food consumption, which was expressed in a distrust of corporations; lack of faith in government; wider concerns over patterns of agricultural land use within the context of sustainability and tendency to engage in boycotts and sign petitions. Variables such as taste, product freshness and animal-welfare were important motivating factors. While consumers have enough knowledge to distinguish between conventionally-grown food and organically-grown foods, there are gaps in the consumer’s level of knowledge about all the requirements for organic standards. The findings provide valuable input into the literature on what motivates organic consumption decisions. Implications for marketing, educational campaigns and food labelling are discussed.<hr/>O mercado de alimentos orgânicos é um dos setores de alimentos que mais cresce na Austrália, com uma taxa média de 50% de crescimento no mercado nacional de 2008 a 2010 (Relatório do Mercado Orgânico da Austrália, 2010). Este trabalho concentra-se em identificar as características demográficas dos compradores de alimentos orgânicos, os fatores motivacionais que impulsionam a compra de alimentos orgânicos e o papel da cidadania política nas escolhas alimentares. O artigo conclui que o comprador de alimentos orgânicos é geralmente do sexo feminino e bem-educado, mas a idade, renda e presença de crianças no agregado familiar não são traços distintivos. O estudo sugere que o consumerismo político pode ser uma força motriz para o consumo de alimentos orgânicos, que foi expressa na desconfiança das empresas; na falta de fé no governo; em preocupações mais amplas sobre os padrões de uso da terra agrícola no contexto da sustentabilidade e na tendência de envolvimento em boicotes e assinatura de petições. Variáveis ​​como gosto, frescura do produto e bem-estar animal foram fatores motivadores importantes. Enquanto os consumidores têm conhecimento suficiente para distinguir entre alimentos produzidos de forma convencional e alimentos cultivados organicamente, existem lacunas no nível de conhecimento sobre todos os requisitos para padrões orgânicos do consumidor. Os resultados fornecem um valioso contributo para a literatura sobre o que motiva as decisões de consumo de produtos orgânicos. São discutidas também as implicações para o marketing, campanhas educativas e de rotulagem de alimentos. <![CDATA[<b>Investigating the influence of reference group judgements of global warming on consumers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objective:To examine the influence of different reference group judgments of global warming on consumers. Methodology: A scale measuring the influence of reference group judgments’ on consumers was developed using secondary research. The scale was evaluated by renowned researchers and a statistician. It was pretested prior to being administered to consumers using mall intercept. 548 responses were obtained and the data analyzed usingIBM SPSS Statistics version 20.0. The Cronbach alpha for the reference group scale is 0.889. Findings: Descriptive statistics revealed that the greatest reference group influence on consumers about global warming was experts in the field. Independent t-test results on gender revealed that there were no statistically significant differences in responses between males and females, while one way ANOVA tests revealed that there were significant differences in responses between groups belonging to different ethnic groups and generation cohorts. However there were no significant differences in responses with groups having different levels of education using the one-way ANOVA. Conclusions: Reference group judgments’ of global warming can be used to influence consumers in relation to global warming. Experts in the field appear to be the best option. Using reference group judgments and segmenting consumers on the basis of generation cohort and ethnic group may be beneficial in trying to influence certain groups of consumers in relation to global warming. However segmenting consumers on the basis of sex and education in order to use reference group influence does not appear beneficial since there is no difference in their responses.<hr/>Objetivo: analisar a influência das opiniões e críticas dos diferentes grupos de referência do aquecimento global sobre os consumidores. Metodologia: Uma escala para medir a influência das opiniões e críticas do grupo de referência sobre os consumidores foi desenvolvido por meio de pesquisa secundária. A escala foi avaliada por pesquisadores de renome e um estatístico. Foi sujeita a um pre-teste antes de aplicada aos consumidores em centros comerciais. 548 respostas foram obtidas e os dados foram analisados ​​usando o IBM SPSS Statistics versão 20.0. O alfa de Cronbach para a escala grupo de referência é 0,889. Resultados: estatísticas descritivas revelaram que a maior influência do grupo de referência sobre o aquecimento global sobre os consumidores vinha dos especialistas na área. Resultados do teste t independente de gênero revelaram que não houve diferenças estatisticamente significativas nas respostas entre respondentes do sexo masculino e feminino, enquanto a análise de variância simples (ANOVA one-way) revelou que houve diferenças significativas nas respostas entre grupos pertencentes a diferentes grupos étnicos e grupos etários. No entanto, não houve diferenças significativas nas respostas dos grupos com diferentes níveis de ensino usando a análise de variância simples (ANOVA one-way). Conclusões: As opiniões e críticas do grupo de referência do aquecimento global podem ser utilizadas para influenciar os consumidores em relação ao aquecimento global. Especialmente quando são especialistas na área. A utilização das opiniões e críticas do grupo de referência e a segmentação dos consumidores com base nos grupos etários e étnicos pode ser benéfica na tentativa de influenciar certos grupos de consumidores em relação ao aquecimento global. No entanto, a segmentação dos consumidores em função do sexo e da educação, a fim de usar a influência do grupo de referência não parece benéfica, já que não há nenhuma diferença nas suas respostas. <![CDATA[<b>The moderating role of strategy and environment on the relationship between corporate liquidity and investment</b>: <b>evidence from panel data</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en In order to test the moderating role of corporate strategy and industry environment in the effect of liquidity on investment for Portuguese manufacturing firms, we developed a multiple linear regression model for panel data. It is a static model with three types of variables: financial; strategic/environmental; and interactive. The estimated model was validated through the Breusch-Pagan/Cook-Weisberg and Wald Modified tests (heteroscedasticity tests), Lagrange Multiplier (industry random effects test, using the two-digit National Classification of Economic Activities), Hausman robust test (fixed effects model vs. random effects model test) and likelihood-ratio test (joint effect of industry and time test). The statistical processing of the data revealed that a company’s strategy (diversification and innovation) and the industry environment (growth) moderate the effect of liquidity on investment, which can be explained by the effect of these factors on the cost of asymmetric information.<hr/>Com o objetivo de testar o papel moderador da estratégia e do ambiente da indústria na relação da liquidez com o investimento da indústria transformadora portuguesa foi desenvolvido um modelo de regressão linear múltipla para dados em painel. Trata-se de um modelo estático com três tipos de variáveis: financeiras; estratégicas/ambientais; e interactivas. O modelo estimado foi validado através dos testes de Breusch-Pagan/Cook-Weisberg e Wald Modificado (testes de heterocedasticidade) do multiplicador de Lagrange (teste aos efeitos aleatórios da indústria, tendo-se utilizado a Classificação Portuguesa das Atividades Económicas a dois dígitos), teste robusto de Hausman (teste do modelo de efeitos fixos vs. o modelo de efeitos aleatórios) e teste likelihood ratio (teste ao efeito conjunto da indústria e do tempo). O tratamento estatístico dos dados revelou que a estratégia da empresa (diversificação e inovação) e o ambiente da indústria (crescimento) influenciam a intensidade da relação da liquidez com o investimento o que pode dever-se ao facto destes fatores influenciarem os custos de informação assimétrica das empresas. <![CDATA[<b>Types of entrepreneurs in the conversion process of economic functions in towns</b>: <b>Paraty case study (Rio de Janeiro state)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en The aim of this paper is to discuss the results of a study designed to identify different types of entrepreneurs in the process of converting economic functions of the town of Paraty, Rio de Janeiro State, and to analyze the characteristics of these entrepreneurs and their modi operandi in this process. The theoretical review included research about the processes for the conversion of urban economic functions and types of entrepreneurship. We conducted a qualitative study based on the case study method, using 23 interviews and documentary analysis. As a result, we found that there were traditional, modern and postmodern entrepreneurs in Paraty, mobilizing capital and creating alliances and disputes within the dynamics of the town’s economic function conversion process.<hr/>O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa cujo propósito foi o de identificar diferentes tipos de empreendedores no processo de reconversão de funções econômicas da cidade de Paraty e analisar as características desses empreendedores e suas formas de atuação neste processo. Como revisão teórica, foram utilizadas pesquisas sobre processos de reconversão de funções econômicas de cidades e sobre tipologias de empreendedor e. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como um estudo qualitativo, com base no método de estudo de caso, com o uso de 23 entrevistas e análise documental. Como resultado, foi possível observar a presença de empreendedores tradicionais, modernos e pós-modernos em Paraty, estabelecendo conflitos e alianças no âmbito da dinâmica de reconversão de funções econômicas da cidade. <![CDATA[<b>The Portuguese consumer sentiment index toward marketing‑mix in crisis context</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en The purpose of this research is to better understand the behaviour of the Portuguese consumer sentiment index toward marketing-mix in a crisis context. For this purpose we used an instrument translated and validated by the Index of Consumer Sentiment toward Marketing proposed by Gaski and Etzel (1986). This Index was used in this research since it offers a widely accepted and readily understood approach to measure citizen experiences as consumers in a society. All analysis was based on a consumer survey. The survey procedures resulted in 600 usable surveys, distributed by five regions (NUT II) in Continental Portugal. A 4% precision error and 5% of significance level were assumed. The results showed that the Portuguese consumer sentiment index toward marketing‑mix is weakly positive and could be a consequence of the present economic and financial context that the country is undergoing.<hr/>O principal objectivo do presente estudo assenta em entender o comportamento do índice do sentimento do consumidor português em relação ao marketing-mix em contexto de crise. Para tal, utilizou-se um instrumento validado por Gaski e Etzel (1986), adaptado ao contexto português. O índice utilizado neste estudo oferece uma abordagem amplamente aceite e compreensível permitindo medira experiência dos cidadãos como consumidores. Toda a análise teve por base um inquérito por questionário aplicado a 600 consumidores portugueses, distribuídos pelas cinco regiões (NUT II) de Portugal Continental. Assumiu-se um erro amostral de 4% e um nível de significância de 5%. Os principais resultados obtidos mostraram que o índice do sentimento do consumidor português em relação ao marketing-mix é ligeiramente positivo podendo ser consequência do actual contexto económico-financeiro que o país atravessa. <![CDATA[<b>Portuguese knowledge intensive business services</b>: <b>What do we know about them?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en In Europe, most of the earlier studies applied to KIBS (knowledge intensive business services) were developed in North European countries (Finland, Sweden, Norway, UK or German) where that research is already consistent and widespread. However, the study of KIBS is in its infancy in other European countries. In this article we demonstrate that research into Portuguese KIBS is still very recent and incipient. We also aim to contribute to the discussion of the significance of KIBS to Portuguese economy where the weight of services sector is preponderant. We present a literature review showing how the KIBS have evolved in Portugal by drawing portraits of two decades. We complement this with an empirical study using the Community Innovation Survey (CIS) 2008. We emphasize that there is still much to learn about Portuguese KIBS.<hr/>A maior parte dos estudos europeus sobre KIBS (knowledge intensive business services) foram desenvolvidos em países da Europa do Norte (Finlândia, Suécia, Noruega, Reino Unido ou Alemanha), onde esses estudos já são consistentes e esse conhecimento já está disseminado. Contudo, noutros países da Europa, o estudo encontra-se ainda na sua infância. Neste artigo pretendemos demonstrar que o estudo dos KIBS portugueses é ainda muito recente e insipiente. É também nosso objectivo contribuir para a discussão sobre a importância dos KIBS para a economia portuguesa, onde o peso do sector dos serviços é preponderante. Apresentamos uma revisão de literatura que mostra como evoluíram durante duas décadas os KIBS portugueses e apresentamos alguns retratos dessa evolução. Esta revisão é complementada com um estudo empírico para o qual foram utilizados os dados do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS) 2008. Envidenciamos que ainda há muito a aprender sobre os KIBS portugueses. <![CDATA[<b>The relation between IT competency and knowledge management processes and its mediators</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en The past two decades have seen growing interest in knowledge management and the use of information technologies. However, it is not clear how the relation between IT competency and knowledge management works. This study provides a better understanding of that relation. Through an empirical study of 162 Spanish firms, the work finds that no direct relation exists between IT competency and knowledge management. Open organization and empowerment mediate the relation between IT competency and knowledge management processes. These findings reinforce a field that is of increasing interest to researchers, and which has seen only a limited number of empirical studies to date.<hr/>As duas últimas décadas têm visto um interesse crescente na gestão do conhecimento e do uso das tecnologias da informação. No entanto, não está claro como a relação entre as competências de TI e a gestão do conhecimento funciona. Este estudo fornece uma melhor compreensão dessa relação. Através de um estudo empírico de 162 empresas espanholas, o trabalho conclui que não existe relação direta entre as competências de TI e a gestão do conhecimento. Organização aberta e delegação de responsabilidade medeiam a relação entre as TI e os processos de competência de gestão do conhecimento. Estes resultados reforçam um campo que é de interesse crescente para os investigadores, e que viu apenas um número limitado de estudos empíricos até o momento. <![CDATA[<b>Synergistic effect in alignment between business environment scanning strategy and IT strategy in enterprises</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en This paper aims to confirm the hypothesis of synergistic effect of alignment of business environment scanning strategy with IT strategy on market performance in large and medium-sized enterprises in Poland. A model of alignment of the strategies of business environment scanning and IT in the enterprises was used to verify the following hypothesis: “Alignment between business environment scanning strategy and IT strategy affects market performance in the enterprise more significantly compared to these strategies considered individually”. The paper is divided into two parts. Firstly, it briefly reviews the literature regarding alignment, business environment scanning and IT. Secondly, a conceptual model of strategic alignment of business environment scanning strategy with IT strategy is presented and verified.<hr/>Este trabalho tem como objetivo confirmar a hipótese de efeito sinérgico do alinhamento da estratégia de monitorização ambiental (environmental scanning) com a estratégia de TI no desempenho de mercado em grandes e médias empresas na Polónia. Um modelo de alinhamento das estratégias de monitorização ambiental e de TI nas empresas foi utilizado para verificar a seguinte hipótese: "O alinhamento entre a estratégia de monitorização ambiental e a estratégia de TI afeta o desempenho de mercado na empresa de forma mais significativa do que quando essas estratégias são consideradas individualmente". O documento está dividido em duas partes. Em primeiro lugar, faz uma breve revisão da literatura sobre o alinhamento, a estratégia da monitorização ambiental e as TI. Em segundo lugar, é apresentado e verificado um modelo conceptual de alinhamento estratégico da monitorização ambiental com a estratégia de TI. <![CDATA[<b>The relationship between organizational culture and the transfer of management, functions and roles in the SMES succession</b>: <b>A case study between Hungary and North of Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en This article presents the results of a study about the analysis of the relationship between organizational culture and the transfer of management, functions and roles in the succession of SME's. The study is based on a questionnaire directed to the entrepreneurs and managers of SME's. The purpose of this article is to present the results of the last edition of the questionnaire and a comparison between companies in Hungary and in the north of Portugal. The research focuses on the mapping of the state of succession (measured by the distribution of the transferred managerial functions/roles), and examine the influence of the organizational culture. What kind of culture? what kind of role will be passed? About the organizational culture: The empirical development of the Competing Values Framework was completed by Quinn & Rohrbaugh (1981) who simply wanted to find the most important criteria and factors of effective organizational operation. As a starting point, Campbell's list of 39 effectiveness indicators was used. It allowed the comprehensive description of organizational effectiveness. Some of the 39 indicators corresponded; as a result clusters could be created. In the article we conclude with the characterization of the relations between four dimensions of organizational culture: the hierarchy form, the Market type, the clan form of organization and the adhocracy, were defined along two axis (internal/external focus versus stability/flexibility). About the managerial roles, we focus on three management roles that can be find in the literature: the governor, the leader and the manager.<hr/>Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a análise da relação entre cultura organizacional e transferência de gestão, funções e papéis na sucessão das PME. O estudo é baseado num questionário dirigido a empresários e gestores de PME. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da última edição do questionário e uma comparação entre as empresas na Hungria e no norte de Portugal. A investigação centra-se no mapeamento do estado da sucessão (medido pela distribuição das funções de gestão transferidas) e examina a influência da cultura organizacional. Que tipo de cultura? Que tipo de papel será passado? Sobre a cultura organizacional: O desenvolvimento empírico do Competing Values ​​Framework foi completado por Quinn & Rohrbaugh (1981), que simplesmente queriam saber quais os mais importantes critérios e fatores de funcionamento organizacional. Como ponto de partida, foi utilizada a lista de 39 indicadores de eficácia de Campbell. Isso permitiu a descrição completa da eficácia organizacional. Alguns dos 39 indicadores corresponderam; consequentemente puderam ser criados clusters. O artigo conclui com a caracterização das relações entre quatro dimensões da cultura organizacional: a forma de hierarquia, o tipo de mercado, a forma de organização do clã e adhocracia foram definidos ao longo de dois eixos (foco interno / externo versus estabilidade / flexibilidade). Sobre as funções de gestão, o artigo centra-se nas três funções de gestão que podem ser encontradas na literatura: o governador, o líder e o gestor. <![CDATA[<b>How benefits management helps balanced scorecard to deal with business dynamic environments</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en In the rapidly-changing environments characterizing most industries today, organizations face intense competitive pressure to do things better, faster and cheaper. The business environment of the 1990s has been subjected to rapid and accelerated change that creates more and more uncertainty and complexity. Most markets are becoming increasingly dynamic. Organizations can no longer rely on a traditional analytical approach to understand their industry or market, since that market is changing in rapid and unexpected ways. In spite of its worldwide dissemination, Balanced Scorecard (BSC) has demonstrated inadequacy in certain circumstances. Some of the original advantages of the BSC can nowadays be interpreted as weaknesses. We suggest that in business dynamic environments the benefits management approach, by using the benefits dependency network can help BSCs to guide and support the benefits achievement related with investments, in a complementary way. By using a case study we try to show how a BSC exhibits limitations to deal with business disruptive environments and how a benefits management approach brings a strengthened business implementation vision, from strategy down to operations.<hr/>Nos contextos turbulentos e dinâmicos que caracterizam a maioria das indústrias de hoje, as organizações enfrentam uma intensa pressão competitiva para um melhor desempenho, em menor tempo e com menor custo. O ambiente de negócios da década de 90 foi sujeito a uma mudança profunda e acelerada, que criou mais incerteza e complexidade. A maioria dos mercados está a tornar-se cada vez mais dinâmica. As organizações já não podem contar com uma abordagem analítica tradicional para compreender a sua indústria ou mercado, uma vez que este está a mudar de forma inesperada. Apesar da sua disseminação em todo o mundo, o Balanced Scorecard (BSC) tem demonstrado alguma inadequação em determinados ambientes. Algumas das vantagens originais do BSC têm sido interpretadas, nos dias de hoje, como limitações. Sugere-se assim que, em ambientes de negócio dinâmicos, a abordagem de gestão de benefícios, por meio da rede de dependência de benefícios, possa auxiliar o BSC a orientar a realização dos benefícios relacionados com os investimentos, complementando a sua ação. Usando um estudo de caso, mostramos como o BSC evidencia limitações em ambientes disruptivos de negócio e como a abordagem de gestão de benefícios acrescenta uma visão mais robusta na implementação do negócio, desde a estratégia até às operações.