Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820140001&lang=pt vol. 10 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Fatores críticos de sucesso de uma cultura da qualidade total</b>: <b>um modelo estrutural</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Research on quality based on the cultural perspective claims that, more than an implementation of tools and techniques, quality is the outcome of cultural factors, namely organisational values and practices among which leadership and employee working patterns are of paramount importance. The development of a total quality culture is a strategic issue for the achievement of stakeholder satisfaction and business competitiveness in a highly demanding and uncertain business environment. In this research a model integrating the critical success factors for a total quality culture was tested in organisations of two subsectors of the tourism industry, using the SEM (Structural Equation Models with Latent Variables) approach by means of the PLS (Partial Least Squares) technique. Main findings corroborate that leadership and employee empowerment are key success factors for a total quality culture, thus reinforcing the principle that everyone in the organisation is responsible for quality. However, organisational information and communication practices were not found to be key success factors.<hr/>A investigação em torno da qualidade adotando a perspetiva cultural tem vindo a consolidar a noção de que aquela, mais do que fruto da aplicação de técnicas e ferramentas, é resultado de fatores de ordem cultural, como os valores e práticas organizacionais, de que ressaltam os da liderança e os subjacentes às formas de trabalho desenvolvidas em geral na organização e, em particular, pelos colaboradores. O desenvolvimento de uma cultura da qualidade total é entendido como fundamental no sentido de se alcançar a satisfação dos stakeholders e a competitividade do desempenho organizacional num ambiente de negócios simultaneamente muito exigente e incerto. Nesta investigação procurou-se testar um modelo que agrega um conjunto de fatores críticos de sucesso para a cultura da qualidade total, tomando como base de análise organizações de dois subsectores do turismo, alojamento e restauração, e recorrendo para o efeito ao método SEM (Structural Equation Models with Latent Variables) via abordagem PLS (Partial Least Squares). Os principais resultados corroboram a importância crítica da liderança e do empowerment numa cultura da qualidade total, reforçando, por conseguinte, o princípio segundo o qual ‘todos, na organização, são responsáveis pela qualidade’. <![CDATA[<b>Satisfação e fidelização dos turistas na hotelaria</b>: <b>aplicação ao caso de São Miguel, Açores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper analyses the influence of service quality on customer satisfaction and loyalty. Questionnaires were used to retrieve data were used to construct a model of structural equations to test the perception of quality, satisfaction and subsequent loyalty of tourists. The results suggest that the main influential variables of satisfaction were the quality of service offered and how management dealt with complaints. The factors that contributed most to tourist loyalty were affective commitment, satisfaction, price, complaint management and the image of the hotel itself. The findings highlight factors that can be used as indicators of how managers can generate added value for their customers.<hr/>Este artigo analisa a influência da qualidade do serviço na satisfação e fidelização dos clientes. Foi realizado um inquérito por questionário aos turistas e, com base nos dados recolhidos, procedeu-se à construção de um modelo de equações estruturais para testar a perceção de qualidade, satisfação e lealdade posterior de turistas. Os resultados sugerem que as principais variáveis que ​​influenciam a satisfação são a qualidade do serviço oferecido e o modo como a gestão do hotel com as reclamações. Os fatores que mais contribuíram para a fidelização do turista foram o comprometimento afetivo, satisfação, preço, gestão de reclamações e a imagem do próprio hotel. Estes resultados apontam para fatores que podem ser usados, pelos gestores, ​​como indicadores de como poderão gerar valor acrescentado para os seus clientes. <![CDATA[<b>Os métodos de avaliação de desempenho na hotelaria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper aims to contribute to increasing knowledge of performance evaluation methods used by the hotel industry, analysing whether there is a link between hotel characteristics and evaluation methods used. To achieve this goal we conducted surveys and interviews with financial officers of 275 four and five star hotels located in Portugal. The results support the conclusion that there is a link between hotel characteristics and performance evaluation methods used.<hr/>O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o conhecimento sobre os métodos de avaliação de desempenho utilizados pelo sector hoteleiro, analisando se existe associação entre as características dos hotéis e os métodos utilizados. Para atingir este objetivo foram realizados inquéritos e entrevistas aos responsáveis financeiros de 275 hotéis de 4 e 5 estrelas localizados em Portugal. Os resultados obtidos permitem concluir que existem associações entre as características dos hotéis e os métodos de avaliação de desempenho utilizados. <![CDATA[<b>Influence of cultural distance on the internationalisation of Spanish hotel companies</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper analyses a study of the influence of “cultural distance” on the internationalisation of Spanish hotel companies. To define “cultural distance” we rely on Gesteland’s model which allows measurement of this for each destination. Interpretation of the behaviour of people in a given country involves certain especially relevant variables. We refer to the variables deal-focus or relationship-focus cultures, formal or informal cultures, rigid-time or fluid-time cultures and expressive or reserved cultures. As a goal, we propose to discover if these have a measurable influence, how “cultural distance” affects choice of a destination at which to internationalise a chain, and if countries chosen by Spanish hoteliers are more culturally compatible with Spain. The results of this study support the conclusion that cultural distance should be taken into account in studies of internationalisation of hotels.<hr/>Plasmamos en este trabajo un estudio sobre la influencia de la “distancia cultural” en la internacionalización de la empresa hotelera española. Paradefinir la “distancia cultural” nos basamos en el “modelo de Gesteland” que se presenta como idóneo para medirla en cada destino. La interpretación de las conductas de las personas de un determinado país hace que determinadas variables cobren especial relevancia. Nos referimos a variables como culturas orientadas al negocio o a la relación, formales o informales, flexibles o rígidas con el tiempo y culturas expresivas o reservadas. Como objetivo, planteamos descubrir si influye y hasta qué punto lo hace la distancia cultural en la elección de un destino para internacionalizar una cadena hotelera y si los países que están eligiendo los hoteleros españoles son los más compatibles culturalmente. Los resultados de este estudio permiten, poder concluir que la distancia cultural se debe tener en cuenta en los estudios de internacionalización hotelera. <![CDATA[<b>Fatores de sucesso dos aeroportos regionais</b>: <b>o caso do aeroporto do Porto</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Oporto Airport (OPO) is a success story among European regional airports. This success is expressed, among other ways, in the rapid expansion of routes and the strong growth in demand, as well as in the recognition of the airport’s quality by its users. Over the past decade, the volume of traffic increased by almost 3.4 million passengers, from the 2.6 million recorded in 2002 to over 6 million in 2012. In this paper, we analyse some of the factors that influenced the success of Oporto Airport, namely the expansion of capacity and improvements to infrastructure, the increase in the number of routes and the increased demand in response to the new capacities of this airport-airlines set. Particular emphasis is given to the role of low cost carriers (LCC) in the growth of Oporto Airport and to strategies of attracting more traffic. Some of the main opportunities and challenges that this airport will face in the coming years are also discussed.<hr/>O aeroporto do Porto (OPO) é um caso de sucesso entre os aeroportos regionais europeus. Esse sucesso tem expressão, entre outras dimensões, na rápida expansão da oferta de rotas e no intenso crescimento da procura, assim como no reconhecimento da qualidade do aeroporto pelos seus utilizadores. Nos últimos dez anos, o volume de tráfego aumentou mais de 3,4 milhões de passageiros, passando dos 2,6 milhões registados em 2002 para mais de 6 milhões em 2012. Neste artigo analisam-se alguns dos fatores que influenciaram o sucesso do aeroporto do Porto, nomeadamente a ampliação de capacidade e a qualificação da infraestrutura, a expansão do número de rotas e a resposta da procura às novas capacidades e valências do conjunto aeroporto-companhias aéreas. Dá-se particular relevo ao papel das companhias aéreas low cost (LCC) no crescimento do aeroporto do Porto e às estratégias de captação de tráfego. São também discutidas algumas das principais oportunidades e desafios que o aeroporto enfrentará nos próximos anos. <![CDATA[<b>Ryanair and Spain</b>: <b>Air connectivity and tourism from the perspective of complex networks</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This research presents an innovative exploratory study of connectivity in Spain through the analysis of the main low-cost air company in Europe, Ryanair, employing complex network theory techniques. Knowing the connectivity of each one of the airports that operate in Spain, we analyse the different characteristics of national and international tourist flows in the country. Our results show that the most important European tourist flow is from United Kingdom to the Spanish coast and that the diversification of flights at different airports in the country promotes the development of new tourist destinations which have thus experienced an increase in their number of visitors. We start a new line of research that can analyse different parameters of air connectivity and the implications for tourism.<hr/>Esta investigación presenta un innovador estudio exploratorio de la conectividad en España a través del análisis de la principal aerolínea low cost de Europa, Ryanair, gracias a la técnica de redes complejas. Conociendo la conectividad de cada uno de los aeropuertos en los que opera la compañía en España, se pretenden analizar las diferentes características de los flujos turísticos nacionales e internacionales que se dan en el país. Así, algunos de los resultados obtenidos reflejan que el flujo turístico más importante de Europa es el procedente de Reino Unido con destino a la costa española, o que la diversificación de los vuelos en diferentes aeropuertos del país promueve al desarrollo de nuevos destinos turísticos que, de esta forma, han experimentado un aumento en su número de visitantes. Se inicia así una nueva línea de investigación en la que pueden analizarse los distintos parámetros de conectividad aérea y sus relevantes implicaciones para el turismo. <![CDATA[<b>Tecnologia móvel, games e espaços naturais</b>: <b>a perspectiva do turista</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt New mobile technologies such as smartphones and tablets allow tourists and tourism service providers to interact nearly free of time or space constraints. Since tourists are by definition mobile, it is argued that this trend merits greater focus in research involving the various spaces through which “the always connected traveller” passes. Hence, this study aims to test the acceptance of a smartphone game which would support the tourism experience of visitors to an island with tourism. To this end, a survey was carried out with 378 tourists who perceived using the game as useful, easy, enjoyable, and compatible with the location. Results indicate that an updated tourist profile of a more connected and technologically sophisticated public includes interest in interaction with mobile technologies that assist tourists even on trips where they want to experience nature, adventure, social interaction and relaxation. Finally, the authors reflect on the use of games as a means of promoting sustainable behaviour among tourists.<hr/>Novas tecnologias móveis, como smartphones e tablets, propiciam que turistas e prestadores de serviços turísticos interajam praticamente sem restrições de tempo e espaço. Considerando que o turista é por definição móvel, acredita-se que esta tendência mereça destaque nas pesquisas envolvendo os diferentes espaços por onde circula o “viajante sempre conectado”. Assim, este trabalho visa testar a aceitação de um game para smartphones, que auxiliaria a experiência turística de visitantes de uma ilha turística. Para tanto, foi conduzido um levantamento com 378 turistas, que perceberam seu uso como útil, fácil, compatível com o local e divertido. Resultados indicam que o novo perfil do turista, entendido como mais conectado e tecnologicamente sofisticado, demonstra interesse pelo uso interativo de tecnologias móveis que o auxiliem, mesmo em viagens motivadas pelo contato com a natureza, aventura, interação social e descanso. Por fim, os autores refletem sobre o uso dos games na promoção de comportamentos sustentáveis. <![CDATA[<b>A satisfação na hotelaria pelo TripAdvisor</b>: <b>uma análise da correlação entre os critérios de avaliação e satisfação geral</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Social media has changed the way tourists seek and exchange information, resulting in changes in the management of tourism businesses including hospitality facilities. Guest reviews and comments have had an impact on the reputation of organisations, both positive and negative. Websites with user-generated content spread this information to other tourists through the evaluation of service provided and thereby influence the decision of new visitors. Accordingly, this research sought to identify the correlation between overall satisfaction and the evaluation criteria used on a website. For this, we analysed 660 reviews (236 of three-star hotels, 125 of four-star hotels and 299 of five-star hotels) on TripAdvisor, containing independent reviews including overall satisfaction, value (cost-benefit), location, sleep quality, rooms, cleanliness and service. Results showed a strong correlation of overall satisfaction with the criteria of room, service provided and cost-benefit.<hr/>As mídias sociais alteraram a forma dos turistas buscarem e trocarem informações, determinando mudanças gerenciais para as empresas turísticas, incluindo os meios de hospedagem. Os comentários e avaliações de hóspedes têm impactado na reputação das organizações, tanto positivamente como negativamente. Os sítios de conteúdo gerado pelos usuários permitem que estas informações cheguem a outros turistas, através da avaliação do serviço prestado e influenciando na decisão de novos visitantes. Desta forma, esta investigação procurou identificar a correlação entre a satisfação geral e os critérios de avaliação. Para isto, foram analisadas 660 avaliações (236 nos hotéis 03 estrelas, 125 nos hotéis 04 estrelas e 299 nos hotéis 05 estrelas) no Tripadvisor, que continham de forma independente, avaliações sobre: satisfação geral, valor (custo-benefício), localização, qualidade do sono, quartos, limpeza e serviço. Os resultados apontaram para um maior índice de correlação da satisfação geral com os critérios quarto, serviço ofertado e custo-benefício. <![CDATA[<b>Análise de aspectos, sentimentos e tipos de atitude em avaliações sobre restaurantes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper presents a novel approach based on the Appraisal Theory to analyze user-generated, open-ended online restaurant reviews. We selected reviews (N=1100) from restaurants of two Portuguese touristic regions and focus, through content analysis, on the recognition of the main aspects, sentiments and types of attitude mentioned in such reviews. We also measure the interrater agreement on the recognition of the types of attitude. The main findings show that Quality of Food, Staff and Communication, Price and Atmosphere are the most frequent aspects mentioned in the reviews. Positive appreciation is the attitude expressed in most of the sentences. Most of the reviews present a positive evaluation of the restaurants. The interrater agreement among raters on the recognition of the types of attitude ranges from 0.82 to 0.92. Results reveal the main aspects that restaurateurs should take into account to make decisions in order to improve the business as a whole.<hr/>Este artigo apresenta uma nova abordagem baseada na Teoria de Avaliação para analisar avaliações online abertas e geradas pelo utilizador sobre restaurantes. Foram selecionadas avaliações (n = 1.100) de restaurantes de duas regiões turísticas portuguesas e focamos, através de análise de conteúdo, no reconhecimento dos principais aspectos, sentimentos e tipos de atitude mencionados em tais avaliações. Também foram medidas a concordância entre avaliadores para o reconhecimento dos tipos de atitude. Os principais resultados mostram que a Qualidade da Comida, Pessoal e Comunicação, Preço e Atmosfera são os aspectos mais frequentes mencionadas nas avaliações. Apreciação positiva é a atitude expressa na maioria das frases. A maioria dos comentários apresenta uma avaliação positiva dos restaurantes. A concordância entre avaliadores sobre o reconhecimento dos tipos de atitude varia entre 0,82 e 0,92. Os resultados evidenciam os principais aspectos que os gestores de restaurantes devem considerar para tomar decisões, a fim de melhorar o negócio. <![CDATA[<b>Os fatores que influenciam a competitividade dos destinos turísticos maduros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt With a few exceptions, the traditional models that aim at identifying the factors that influence the competitiveness of tourism destinations are very difficult to operationalise because they need a large number of indicators to inform the concepts. This paper presents a different approach that postulates that researchers should try to identify the specific factors that impact competitiveness of tourism destinations according to the stage of the destinations’ life cycle. With the aim of identifying these specific factors, an extensive literature review was undertaken, focusing in particular on the papers that explicitly recognised that the destinations under analysis in the studies were in the mature stage of their lifecycle. From the literature review, we concluded that the specific factors able to negatively influence the performance of mature tourism destinations can be grouped into four areas. The first area concerns the deterioration of the destinations’ infrastructure; the second is related to the destinations’ management, namely the lack of a shared strategic vision among stakeholders; the third area is associated with the loss of economic vitality in the destinations; finally, the fourth area includes the impact of tourism development over the years on the territory, specifically social, environmental and cultural impacts. The results obtained from the empirical study allow us to conclude that the lack of environmental problems, not being overdeveloped in terms of construction and having maintained authenticity are all perceived by tourists as more important for the competitiveness of tourism destinations than factors normally considered more relevant, such as prices and the quality of accommodations.<hr/>Muitos dos modelos de competitividade dos destinos turísticos apresentados até ao momento, para além de serem modelos genéricos que visam principalmente identificar os diferentes fatores que influenciam a capacidade de competir dos destinos turísticos e de serem muito difíceis de operacionalizar devido ao elevado número de indicadores que comportam, não equacionam a possibilidade de introdução de elementos explicativos da performance dos destinos. Uma abordagem diferente propõe que se identifiquem os fatores específicos suscetíveis de influenciar a competitividade dos destinos turísticos de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontram. Com o objetivo de identificar esses fatores específicos capazes de influir na capacidade de competir dos destinos turísticos maduros foi efetuada uma extensa revisão da literatura, privilegiando artigos que de forma explícita referissem que os respetivos destinos se encontram na fase de maturidade. Decorrente da revisão da literatura efetuada verificou-se que os fatores suscetíveis de influenciar negativamente a capacidade de competir dos destinos turísticos em fase de maturidade se podem agrupar em torno de quatro grandes áreas. A primeira área reporta-se à deterioração das infraestruturas do destino, a segunda relaciona-se com a gestão dos destinos, nomeadamente a falta de visão estratégica com que são conduzidos, a terceira área refere-se a alguma perda da vitalidade económica desses destinos e a quarta grande área identificada diz respeito aos impactos que a atividade do turismo teve sobre o território, nomeadamente os impactos ambientais, sociais e culturais. Os resultados obtidos no estudo empírico permitem-nos concluir que a ausência de problemas ambientais, não apresentar excesso de construção e ter mantido a autenticidade são percecionados pelos turistas como mais importantes para a competitividade dos destinos turísticos em fase de maturidade do que fatores habitualmente considerados mais relevantes, como os preços e a qualidade do alojamento. <![CDATA[<b>Guias de rafting, lazer e liminaridade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tourism, leisure studies, sociology and psychology are some of the academic fields that in recent years have included research related to adventure activities. However, there is still a lack of studies about adventure guides: their personalities, responsibilities and lifestyle. This study aimed to understand the leisure behaviour of white-water rafting guides and the concept of liminality. Exploratory research with white-water rafting guides in Queenstown, New Zealand, was conducted using as methods of data collection twenty-two in-depth interviews and fifty days of participant-observation. Findings show that the relationship between rafting guides goes beyond the workplace, permeating their social and leisure environment thereby creating liminal states and a ‘liminal-style’. Data also revealed that the relationship between guides and clients is not limited to the rafting environment and sexual encounters between these two groups are recurrent. Finally, the excessive alcohol consumption observed during white-water rafting guides’ leisure activities stimulating a discussion about deviant behaviour as well as the different moral and ethical codes present in their non-ordinary lifestyle.<hr/>Turismo, lazer, sociologia e psicologias são algumas das áreas de estudo que recentemente tem pesquisado as atividades de aventura. Porém, ainda são escassas as pesquisas relacionadas aos guias de aventura bem como suas personalidades, responsabilidades e estilo de vida. Este estudo buscou compreender o comportamento dos guias de rafting durante os momentos de lazer bem como o conceito de ‘liminaridade’ no estilo de vida dos guias. A pesquisa exploratória foi realizada com guias de rafting de Queenstown, Nova Zelândia, utilizando como método para coleta de dados 22 entrevistas semi-estruturadas e 50 dias de observação participante. Os resultados apontam para um relacionamento entre os guias que vai além do ‘trabalho’ permeando ambientes sociais e de lazer e criando um estilo de vida baseado na ‘liminaridade’. Os resultados também revelaram que o relacionamento entre guias e clientes não se limita ao rio e ao rafting, mas se estende a outras esferas onde encontros amorosos entre estes dois grupos é comum. Por fim, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas observado durante os momentos de lazer levanta uma discussão relacionada a um comportamento desviante bem como acerca dos códigos morais e éticos presentes no estilo de vida não-tradicional dos guias de rafting. <![CDATA[<b>Local residents’ attitudes towards the impact of tourism development in Cape Verde</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The attitudes and perceptions of local communities or residents are of special interest when examining and managing the economic, socio-cultural and environmental aspects of tourism development in a given area. In this paper, we analyse the perceptions and attitudes of residents in an emerging tourist destination: the island country of Cape Verde (Africa). A survey and multivariate analysis is used for the analysis. More specifically, we focus on the island of São Vicente, an enclave that has remained relatively isolated from foreign tourism until fairly recently, and which is currently experiencing a tourism boom that is altering the way of life of local residents. The results reveal that, in general terms, the local community perceives that tourism brings economic opportunities - especially for a population whose traditional fate was to emigrate - and has other positive impacts such as increased investments in infrastructures and higher quality hospitality and retail establishments.<hr/>Las actitudes y percepciones de las comunidades locales y de los residentes son de especial interés a la hora de examinar y gestionar los aspectos económicos, socioculturales y medioambientales asociados al desarrollo turístico en una zona. En este artículo se analizan las percepciones y actitudes de los residentes de un destino turístico emergente: el archipiélago de Cabo Verde (África). Para dicho análisis se ha aplicado una encuesta diseñada al efecto y un análisis de tipo multivariante. En concreto, se ha focalizado el estudio en la isla de São Vicente, un enclave que ha permanecido relativamente aislado del turismo extranjero hasta fechas recientes, en que ha experimentado un boom turístico que está modificando el modo de vida de los residentes. Los resultados ponen de manifiesto que, en términos generales, la comunidad local percibe que el turismo está proporcionando oportunidades económicas -especialmente para la población destinada originalmente a la emigración- y que igualmente supone otros impactos positivos como el incremento de las inversiones en infraestructuras y la mayor calidad en la hostelería y los pequeños comercios. <![CDATA[<b>Tourism and the demonstration effect</b>: <b>Empirical evidence</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The demonstration effect has become a well-established concept in the literature on tourism. It has been commonly reported as a consequence of tourism, focusing on the emulation of tourists’ consumption patterns. However, there is very limited empirical evidence specifically focused on how tourist behaviour is actually or potentially emulated by locals. This study aims to fill this gap by presenting the findings of a research project looking at how women in a tourism destination in Mexico have adopted tourists’ behavioural patterns either entirely or partially. Based on in-depth interviews and focus groups, this study reveals that tourist behaviours, attitudes, and certain ways of thinking can be and have been actually adopted by local women. Nevertheless, it also shows that local social groups do not copy tourist behaviour blindly; instead, residents are also critical in demonstration effect processes. They observe, analyse, compare, evaluate and decide on what and how tourists’ specific behaviours are adopted.<hr/>El efecto demostración se ha convertido en un concepto bien establecido dentro de la literatura turística. Ha sido comúnmente reportado como una consecuencia del turismo, que se enfoca en la imitación de los patrones de consumo de los turistas. Sin embargo, existe muy poca evidencia empírica específicamente dirigida a cómo el comportamiento de los turistas es en realidad o potencialmente copiada por los locales. Este estudio busca contribuir a llenar este vacío presentando los resultados de un proyecto de investigación que analiza cómo las mujeres en un destino turístico en México han adoptado patrones de comportamiento de los turistas, ya sea de manera completa o parcial. Basado en entrevistas a profundidad y grupos focales, este estudio revela que algunos comportamientos, actitudes, y ciertas formas de pensamiento de los turistas han sido adoptados por mujeres locales. No obstante, también muestra que los grupos sociales locales no copian ciegamente el comportamiento de los turistas; por el contrario, los residentes también son críticos en los procesos del efecto demostración. Ellos observan, analizan, comparan, evalúan y deciden qué comportamientos específicos de los turistas son adoptados y cómo hacerlo. <![CDATA[<b>Os antecedentes da intenção de recomendação de um destino turístico brasileiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The purpose of this research is to assess the constructs positive affection, negative affection, service quality, hedonic value, utilitarian value and satisfaction as antecedents considered by foreign tourists in their intention to recommend a Brazilian tourist destination. The analysis was supported by structural equation modeling of a cross-sectional sample of 203 foreign tourists. Data were collected through a structured questionnaire of 22 questions, adapted from the study by Babin, Lee, Kim & Griffin (2005). Regarding the objective of this study, the results suggest that only the latent variables satisfaction and hedonic value are directly related to the intention to recommend a Brazilian tourist destination by foreign tourists. Furthermore, the analysis confirms that tourist satisfaction positively influences intention to recommend the destination, which is consistent with the hypothesis signalized by previous studies.<hr/>O objetivo desta pesquisa é avaliar os construtos ‘afeto positivo’, ‘afeto negativo’, ‘qualidade do serviço’, ‘valor hedônico’, ‘valor utilitário’ e ‘satisfação’ como antecedentes considerados pelos turistas estrangeiros em sua intenção de recomendar um destino turístico brasileiro. A análise foi suportada por modelagem de equações estruturais de uma amostra transversal de 203 turistas estrangeiros. Os dados foram coletados através de um instrumento estruturado de 22 assertivas, adaptadas a partir do estudo de Babin, Lee, Kim & Griffin (2005). Em relação ao objetivo do estudo, os resultados sugerem que apenas as variáveis latentes ‘satisfação’ e ‘valor hedônico’ estão diretamente relacionadas à intenção de recomendar um destino turístico brasileiro por turistas estrangeiros. Além disso, a análise confirma que a satisfação do turista influencia positivamente a intenção de recomendar o destino, que corrobora a hipótese sinalizada por estudos anteriores. <![CDATA[<b>Tourist attractions as a moderating element in explanatory models for loyalty development</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Many studies have analysed the impact of destination image on tourist satisfaction and loyalty, including different mediating variables, both affective and cognitive. This article will attempt to determine whether the representative model of visitors' future behaviour (satisfaction and loyalty) - viewed in terms of destination image, quality, value, disconfirmation, and emotions - follows a common, universal pattern or whether that behaviour actually differs when the model is applied to destinations offering different attractions. The paper below analyses disparate emotional behaviour in relation to destinations mentioned in the literature, when value does not play a mediating role between perception of quality and satisfaction with coastal destinations. This study concludes that there is a common pattern for purely urban cultural destinations while a different pattern exists for urban cultural destinations that include beaches among their attractions.<hr/>Múltiples estudios han analizado el impacto de la imagen de los destinos en la satisfacción y lealtad de los turistas, incluyendo diversas variables mediadoras tanto afectivas como cognitivas. Este artículo intentará determinar si el modelo de comportamiento futuro del visitante (satisfacción y lealtad), analizado en términos de imagen del destino, calidad, valor, disconfirmación y emociones, sigue un modelo común y universal, o si por el contrario difiere entre destinos que ofrecen diferente tipo de atracciones al visitante. El trabajo contrasta la existencia de un comportamiento dispar de las emociones en relación con lo expuesto en la literatura, al tiempo que se señala que el valor no juega un rol mediador entre la calidad y la satisfacción para los destinos costeros. Como conclusión se extrae que hay un modelo de comportamiento común entre destinos puramente urbanos, mientras que existe otro diferente para destinos culturales urbanos que cuentan con playa entre sus atractivos turísticos. <![CDATA[<b>As motivações dos festivais e os fatores de lealdade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Every year hundreds of festivals and host communities around the world face increased competition from both each other and from other entertainment options available to the consumer. It is imperative that festival organizers understand tourist motivations for attending festivals in order to conduct effective festival planning and achieve a more productive festival marketing position and marketing strategy. The purpose of this study is twofold: First, this study attempted to investigate whether festivalscape factors impact attendees’ motivation and loyalty behavior. Additionally, this study attempted to examine whether festivalscape factors are influenced by different types of attendees. Practical implications for festival organizers and marketers include the importance of the customization of operational and marketing strategies depending on their target market (local versus non-local). Academic contributions of this study pertain to the theoretical foundations by validating the impact of festivalscape factors in tourism marketing.<hr/>Todos os anos centenas de festivais e comunidades de acolhimento em todo o mundo veem-se confrontados com uma concorrência crescente tanto entre si como por parte de outras opções de entretenimento disponíveis ao consumidor. É imperioso que os organizadores de festivais compreendam as motivações turísticas para assistir a festivais, de modo a fazerem um planeamento efetivo do festival e conseguirem uma estratégia de marketing e um posicionamento do festival mais produtivos. Este trabalho tem dois objetivos: Em primeiro lugar, investigar se os fatores de festivalscape têm impacto nas motivações dos participantes e no comportamento de lealdade. Em segundo lugar, este estudo pretende examinar se os fatores de festivalscape são influenciados por diferentes tipos de participantes. As implicações práticas para os organizadores de festivais e marketers incluem a importância da personalização das estratégias operacionais e de marketing em função do seu mercado-alvo (local versus não-local). Os contributos académicos deste estudo são ao nível da fundamentação teórica, validando o impacto dos fatores de festivalscape em marketing turístico.