Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820150001&lang=pt vol. 11 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Estratégias para escrever um artigo de investigação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Cross-cultural comparison of the relationships among perceived risk online, perceived usability and satisfaction during browsing of a tourist website</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The purpose of this paper is to empirically analyze the influence of culture on the relationships among perceived risk, perceived usability and satisfaction online, in two cultures: Spain (high uncertainty avoidance and low individualism) and the United Kingdom (low uncertainty avoidance and high individualism). The sample comprised 314 Internet users, 119 of whom were Spanish and 195 British. They were asked to browse the experimental website of a fictitious tourist destination. The findings indicated that there are significant differences between the direct influence of perceived risk on perceived usability and also the indirect relationship between perceived risk and satisfaction online during browsing of the tourist website, and that these differences are moderated by the uncertainty avoidance dimension.<hr/>El propósito de este trabajo es analizar empíricamente la influencia de la cultura sobre la relación entre el riesgo percibido, la usabilidad y la satisfacción percibida online, entre dos culturas: España (Alto control de incertidumbre y bajo el individualismo) y del Reino Unido (Bajo control de incertidumbre y alto individualismo). La muestra estaba compuesta por 314 usuarios de Internet. De ellos, 119 eran españoles y 195 británicos. Se les pidió que navegar por un sitio web de un destino turístico ficticio. Los resultados indicaron que existen diferencias significativas entre la influencia directa del riesgo percibido en la usabilidad percibida y también la relación indirecta entre el riesgo percibido y la satisfacción en línea durante la navegación por la página web de turismo, y que estas diferencias estaban moderadas por la dimensión control de incertidumbre <![CDATA[<b>Interação residente-visitante e impacte do turismo na Qualidade de Vida dos residentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper analyses the relationship between host-tourist interactions and residents’ perceptions of tourism impacts on their QOL. A survey of residents in two Portuguese beach communities was conducted. Two PCAs were used to identify dimensions of host-tourist interaction and QOL domains. Furthermore, an importance-perceived impact analysis and Paired t-tests were carried out to identify gaps between the levels of importance that residents attribute to several domains of their QOL and their perceptions of tourism impacts in these QOL domains. Correlation tests were used to find statistical significant associations between host-tourist interaction dimensions and residents’ QOL domains. Results suggest that the interaction between residents and visitors in these destinations is low and very superficial, gaps between importance and tourism impacts emerged in several domains of residents’ QOL and there is a positive relationship between host-tourist interactions and residents’ perceptions of tourism impacts on several domains of their QOL. The paper ends with some theoretical and practical implications.<hr/>Este artigo analisa a relação entre as interações residente-visitante e as perceções dos residentes sobre os impactes do turismo na sua Qualidade de Vida (QV). Foi realizado um inquérito aos residentes de duas comunidades costeiras portuguesas. Para identificar as dimensões da interação residente-visitante e do impacte do turismo na QV, foram utilizadas duas Análises de Componentes Principais (ACP). Adicionalmente, para identificar os gaps existentes entre os níveis de importância que os residentes atribuem às diversas dimensões da QV e as suas perceções sobre os impactes do turismo nessas dimensões da QV, foram também realizadas uma análise importância-impacte percebido e testes t para amostras emparelhadas. Foram, igualmente, utilizados testes de correlação para identificar associações estatisticamente significativas entre as dimensões da interação residente-visitante e os domínios da QV dos residentes. Os resultados obtidos sugerem que a interação residente-visitante nestes destinos é baixa e muito superficial, que existem gaps entre a importância e os impactes do turismo nos diversos domínios da QV e que há uma relação positiva entre as interações residente-visitante e as perceções dos impactes do turismo nos diversos domínios da sua QV. O artigo termina com algumas implicações teóricas e práticas. <![CDATA[<b>Avaliação do impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação no setor hoteleiro português</b>: <b>uma análise exploratória com Data Envelopment Analysis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The overall objective of this paper is to evaluate the impact of Information and Communication Technologies (ICT) on the efficiency of four- and five-star hotels in Portugal and to contribute to the identification of mechanisms that explain the relationship between ICT and efficiency within the hotel sector through Data Envelopment Analysis (DEA). Overall, based on research fundamentals and the results obtained, it can be said that the main research questions were answered and the objectives of the study were achieved. In response to research questions related to the use of ICT in the Portuguese hotel industry, the following uses were determined for hotels in the sample: defining efficient frontiers, identifying efficient and inefficient hotels, ranking hotels according to their efficiency and revealing areas of inefficient hotels that have to be improved to increase effectiveness (improvement targets). Moreover, this study illustrates not only the importance of ICT in achieving higher levels of efficiency but also discusses other specific issues which must be taken into account so that the benefits of ICT can be experienced. Specifically, it was found that the availability of ICT does not alone lead to optimum performance.<hr/>O objetivo global é avaliar o impacto das TIC na eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas em Portugal e contribuir para a identificação dos mecanismos que explicam a relação entre ambas no sector hoteleiro através da metodologia DEA. Em termos de conclusões, com base nos fundamentos e nos resultados obtidos, pode dizer-se que as principais questões colocadas foram respondidas e os objetivos do estudo foram alcançados. Assim, foi dada resposta às questões de investigação relacionadas com o uso das TIC no sector hoteleiro português, uma vez que foi possível determinar para os hotéis da amostra: a fronteira de eficiência, identificar os eficientes e ineficientes, construir o ranking segundo a sua eficiência e mostrar os aspetos que os hotéis ineficientes têm que melhorar para se tornarem eficientes (metas de melhoria). Por outro lado, este estudo ilustra não só a importância das TIC na obtenção de maiores níveis de eficiência, mas também são abordadas outras questões específicas a ter em conta para que os benefícios das TIC possam ser materializados. Especificamente, verificou-se que a mera disponibilidade de TIC não conduz a um melhor desempenho. <![CDATA[<b>Perspetivas de residentes sobre os impactos do turismo em centros históricos portugueses Património Mundial</b>: <b>Angra do Heroísmo e Évora</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of this study is twofold. First, the study analyzes local community perspectives of the importance of the World Heritage Site (WHS) classification of the historic centers of Angra do Heroísmo and Évora. Second, the study analyzes local residents’ perceived tourism impacts on the municipalities of Angra do Heroísmo and Évora. The methodology comprises quantitative research based on a self-administered survey applied to convenience samples of local residents of the two Portuguese municipalities in 2014. The main results reveal that local residents have a strongly positive perception of the WHS designation in both municipalities. With regard to the perceived tourism impacts, residents from Angra do Heroísmo have a stronger agreement about the impacts of tourism on their city than the residents of Évora, except for the negative social and cultural impacts. The comparison of the mean scores of these impacts across residents that live near and far from the historic centers reveals that the most valued and least valued impacts in the three categories of impacts (economic, social and cultural, and environmental) are common to all groups of residents. Nevertheless, residents living in or near the historic center of Angra do Heroísmo have higher means in the majority of tourism impacts (in all categories), with only one negative impact to concern the majority of respondents. Among the residents from Évora, residents living in or near the historic center have higher means in the majority of economic impacts but lower means in almost all social and cultural impacts. With regard to the environmental impacts, residents living in or near the historic center have higher means scores in the positive impacts and lower means scores in the negative environmental impacts.<hr/>O objetivo deste estudo é duplo. Em primeiro lugar, o estudo analisa as perspetivas da comunidade local sobre a importância da classificação como Património Mundial (WHS) dos centros históricos de Angra do Heroísmo e Évora. Em segundo lugar, o estudo analisa os impactos do turismo nos municípios de Angra do Heroísmo e Évora percebidos pelos seus residentes. A metodologia compreende a análise quantitativa com base num questionário autoadministrado aplicado a amostras de conveniência de residentes dos dois municípios no início de 2014. Os principais resultados revelam que os residentes têm uma perceção fortemente positiva da designação como WHS, em ambos os municípios. No que diz respeito aos impactos percebidos do turismo, os residentes de Angra do Heroísmo manifestam uma concordância mais forte relativamente aos impactos do turismo na cidade do que os residentes de Évora, exceto para os impactos sociais e culturais negativos. A comparação das médias desses impactos entre os residentes que vivem perto e longe dos centros históricos revela que os impactos mais valorizados e menos valorizados nas três categorias de impactos (económicos, sociais e culturais, e ambientais) são comuns a todos os grupos de moradores. No entanto, os residentes que vivem no ou perto do centro histórico de Angra do Heroísmo tiveram médias mais altas na maioria dos impactos do turismo (em todas as categorias), com apenas um impacto negativo a preocupar a maioria dos inquiridos. Entre os residentes de Évora, os inquiridos que vivem no ou perto do centro histórico tiveram médias mais altas na maioria dos impactos económicos, mas mais baixas em quase todos os impactos sociais e culturais. No que diz respeito aos impactos ambientais, os residentes que vivem no ou perto do centro histórico tiveram maiores médias nos impactos positivos e menores nos impactos ambientais negativos. <![CDATA[<b>What type of online sales promotion do airline users prefer?</b>: <b>Analysis of the moderating role of users’ online experience level</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of the present research is to assess which type of online promotional incentive (monetary or non-monetary) is the most effective at achieving purchase intention for airline tickets, depending on the user’s level of Internet experience (characterized as novice, moderate, or expert user). A Univariate General Linear Model is conducted, using data obtained from an experimental design with two levels: monetary online sales promotion and non-monetary online sales promotion. The findings indicate that in the case of acquiring an airline ticket online, monetary incentives are more appealing to novice Web users, while non-monetary incentives are preferred by expert users. The present study breaks new ground in that it examines, in the travel sector, the effectiveness of online sales promotions at prompting the individual to purchase online, in a comparative analysis based on online sales incentive type (monetary vs. non-monetary). The work contributes to the literature on the online travel sector by analyzing how the user’s level of Web experience affects the effectiveness of each type of online sales promotion.<hr/>El objetivo de esta investigación es conocer qué tipo de incentivo promocional online (monetario o no monetario) es el más eficaz para incrementar la intención de compra de billetes aéreos, dependiendo del nivel de experiencia con Internet que presente el usuario (novel, moderado o experto). A través de un Modelo Lineal General Univariante se analizan los datos obtenidos en un diseño experimental de dos niveles: Promoción de ventas online monetaria y no monetaria. Los hallazgos indican que en el caso de compra de billetes aéreos online, las promociones monetarias son más eficaces para los usuarios noveles, mientras que las no monetarias son preferidas por los usuarios expertos. El presente estudio profundiza en el conocimiento del efecto de las promociones de ventas online en el sector viajes analizando comparativamente su eficacia en función del tipo de incentivo ofrecido (monetario vs no monetario). A su vez, contribuye a la literatura sobre sector de los viajes online investigando como el nivel de experiencia de uso web afecta a la eficacia de cada tipo de promoción ofrecida. <![CDATA[<b>National culture, work-life balance and employee well-being in European tourism firms</b>: <b>the moderating effect of uncertainty avoidance values</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The competitive advantage of companies rests upon work attitudes and the behavior of their employees. Work-life balance initiatives are considered to be an important antecedent of employees’ well-being, and thus a factor that highly conditions employees’ work attitudes and behavior. This study explores these relationships in the tourism industry, where hotels and restaurants offer day and night services that could harm work-life balance. Also, in the tourism industry, the national diversity of employees is continuously rising as a result of the increasing movement of people across borders. According to cross-cultural studies, differences in cultural dimensions (e.g., uncertainty avoidance) cause an impact on work-related variables. Thus, people’s need for work-life balance may depend on their national cultures, which is why the moderating effect of national culture is under study. The empirical analysis carried out on a sample of 745 employees in tourism firms located in 17 European countries confirms the moderating role of national culture on the effect that human resource practices regarding work-life balance have on employees’ well-being at work.<hr/>La ventaja competitiva de las empresas recae sobre las actitudes laborales y el comportamiento de sus empleados. Las iniciativas de conciliación vida laboral-familiar se consideran un antecedente importante del bienestar de los empleados y por tanto un factor que condiciona en gran medida las actitudes y comportamientos en el trabajo. El presente estudio explora estas relaciones en la industria turística, donde hoteles y restaurantes ofrecen servicios día y noche que podrían vulnerar la conciliación. Así mismo, en la industria turística la diversidad de las nacionalidades de los empleados está continuamente aumentando como resultado del creciente movimiento de las personas a través de las fronteras. De acuerdo a los estudios transculturales, las diferencias en dimensiones culturales (por ejemplo evasión a la incertidumbre) causan un impacto en las variables relacionadas con el trabajo. Por tanto, la necesidad de las personas de mantener un equilibrio entre trabajo y vida personal podría depender de sus culturas nacionales, de ahí el efecto moderador de la cultura nacional en el presente estudio. El análisis empírico desarrollado con la muestra de 745 empleados de empresas turísticas localizadas en 17 países europeos confirma el rol moderador de la cultura nacional en el sentido que las prácticas de recursos humanos relacionadas con la conciliación tiene sobre el bienestar de los empleados en el trabajo. <![CDATA[<b>Attachment as a factor in generating satisfaction with, and loyalty to, rural tourism destinations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Place attachment has recently become a research topic of interest as a relevant concept in understanding some tourist behaviours. It is a relational concept based on cognitive and emotional connections with destinations, yet it has seldom been studied as a loyalty predictor. The objective of this research is to test the influence that attachment exerts on satisfaction with, and loyalty to, rural tourism destinations, through attachment´s main dimensions: identity and destination dependence. The application of attachment to rural tourism is considered interesting because of the particular relationships that tourists establish with the associated environments. In addition, this field lacks causal studies related to marketing, to better plan, manage and commercialise these destinations and their companies. To test the theoretical model, a sample of data on 464 rural tourists was collected through an on-line survey. An analysis was carried out using a Partial Least Squares (PLS) technique through structural equation modelling. The results reveal that both destination identity and dependence are significant antecedents of overall satisfaction with, and loyalty to, rural tourism destinations, but destination dependence has a greater influence. The model shows a good capability to explain the endogenous constructs of overall satisfaction and loyalty.<hr/>El apego al lugar se ha convertido en un tema de investigación de interés en los últimos años, siendo un concepto relevante para comprender ciertos comportamientos turísticos. Se trata de un concepto relacional basado en conexiones cognitivas y emocionales con el destino, aunque su estudio como predictor de la lealtad ha sido escaso. El objetivo de este trabajo se centra en testar la influencia que ejerce el apego en la satisfacción y la lealtad hacia el destino de turismo rural, a través de sus principales dimensiones identidad con el destino y dependencia del destino. Se estima interesante su aplicación al contexto del turismo rural por las particulares relaciones que el turista establece con estos entornos. Además, en este ámbito se echa en falta un salto hacia estudios causales relacionados con el marketing para una mejor planificación, gestión y comercialización de estos destinos y sus empresas. Para testar el modelo se ha recogido una muestra de 464 turistas rurales a través de encuesta on-line. Su análisis se ha llevado a cabo con la técnica Partial Least Squares (PLS) para la evaluación de modelos de ecuaciones estructurales. Los resultados revelan que tanto la identidad con el destino como la dependencia del destino son antecedentes significativos de la satisfacción global y de la lealtad hacia los destinos de turismo rural, siendo la dependencia del destino la dimensión que mayor influencia ejerce. El modelo tiene una buena capacidad explicativa de sus constructos endógenos satisfacción global y lealtad. <![CDATA[<b>Assessing the differentiated contribution of city resources to city brand image</b>: <b>Análisis de la diferente contribución de los recursos de la ciudad para el desarrollo de su imagen de marca</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Intense competition among tourism destinations has forced tourism managers to use all their available resources in comprehensive strategies to improve their place image, including city managers who are looking to create a distinctive, strong city brand image capable of attracting tourists. The main objective of this paper is to assess the contribution of cultural heritage, events, tourist attractions and infrastructure to the development of cities’ brand image. A sample of Spanish tourists who visited the Spanish town of Plasencia was used to assess the contribution of these factors to city brand image development through partial least squares path modelling. The results show a significant, but differentiated, contribution of the four factors to city brand image, with events offering the lowest contribution. The findings provide tourism managers with new insights into how best to use each resource to build a strong city brand image and improve marketing strategies for their cities. <![CDATA[<b>Text mining social media for competitive analysis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Social media are utilised widely. Companies increasingly use social media to communicate and interact with customers. Much information is thereby generated and is available to everybody, including competitors. Firms need to analyse what their customers say and interact with them. Using text mining tools, companies can know where they are in relation to their competitors and control the behaviour of these. Transforming text into data and data into knowledge can be vital to make the right decisions and improving the competitive strategy of companies. This study used a text mining tool to analyse the primary social media sites, including Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube and others, with a focus on a sample of hotels. The dimensions analysed were sentiments, passion and reach. A dependence was found between several variables obtained through text mining and financial performance. The results indicate that analysis of social media using these techniques can be a method to improve financial performance.<hr/>Los medios de comunicación social se han implantado de una manera generalizada. En el caso de las empresas, el uso es cada vez más frecuente para comunicarse e interactuar con los clientes. Debido a este hecho, se genera gran cantidad de información, disponible para todos, aunque también para la competencia. Las empresas deben analizar lo que dicen sus clientes e interactuar con ellos, pero también con técnicas de minería de textos pueden saber qué lugar ocupan con respecto a su competencia. También pueden vigilar el comportamiento de sus competidores. Transformando texto en datos y datos en conocimiento se podrían tomar decisiones acertadas para mejorar la estrategia competitiva de la empresa. Este trabajo analiza mediante minería de texto los principales medios de comunicación social como twitter, facebook, linkedin, youtube y otros, en una muestra de hoteles. Se analizan en concreto dimensiones como sentimiento, pasión y alcance. Se encuentra relación entre alguna de las variables obtenidas mediante minería de texto y la rentabilidad financiera. Los resultados indican que el análisis de los medios sociales con estas técnicas debe ser tenido en cuenta para mejorar la rentabilidad financiera. <![CDATA[<b>O comportamento espaciotemporal do turista urbano multiatração</b>: <b>a distância do país de origem faz diferença?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The way tourists move in space and time is part of their travel experience while at the same time moulding it. In the urban context, tourists usually include multiple attractions on their intra-destination itineraries. Understanding tourists’ spatiotemporal behaviour may help improve the quality of their experience as well as provide useful information to the management of attractions and destination. Nevertheless, tourists’ spatiotemporal behaviour is a complex phenomenon, influenced by numerous factors related to both destination and tourists. Distance travelled from country of origin has been empirically found as one of these factors influencing tourist spatiotemporal behaviour. Visitors from more distant residential locations invest more time and money in their trip; therefore, variety/multiple benefit seeking, risk and uncertainty reduction and economic rationalization may impact their time-space activity. However, there has been no research examining the impact of distance travelled from country of origin specifically on tourist spatiotemporal behaviour in an urban setting. This article fills this gap both theoretically and empirically, through a dual analysis of a time-space GPS tracking study and a survey, conducted among tourists (n=413) staying at 10 different hotels in Lisbon. Hypothesis testing allowed the identification of statistically significant differences between long-haulers and short-haulers in their spatiotemporal behaviour when visiting this urban destination.<hr/>O modo como os turistas se movem no espaço e no tempo faz parte e, ao mesmo tempo, molda a sua experiência de viagem. No contexto urbano, os turistas costumam incluir várias atrações nos seus itinerários intradestino. A compreensão do comportamento espaciotemporal dos turistas pode ajudar a melhorar a qualidade da sua experiência, bem como fornecer informações úteis para a gestão de atrações e destinos. No entanto, o comportamento espaciotemporal dos turistas é um fenómeno complexo, influenciado por inúmeros fatores relativos quer ao destino, quer aos próprios turistas. A distância percorrida do país de origem até ao destino foi empiricamente identificada como um desses fatores que influenciam o comportamento espaciotemporal do turista. Os visitantes originários de locais de residência mais distantes investem mais tempo e dinheiro na sua viagem; portanto, a busca de variedade e de múltiplos benefícios, a redução do risco e de incerteza e a racionalização económica pode impactar a sua atividade espaço-tempo. No entanto, nenhuma pesquisa examinou antes especificamente o impacto da distância percorrida a partir do país de origem sobre o comportamento espaciotemporal do turista em contexto urbano. Este artigo preenche esta lacuna teórica e empírica, por meio de uma dupla análise de rastreamento GPS e de um inquérito junto de turistas (n = 413) alojados em dez diferentes hotéis em Lisboa. Os testes de hipóteses permitiram identificar diferenças estatisticamente significativas entre os turistas que viajaram de curta distância e os turistas de longa distância quanto ao seu comportamento espaciotemporal na visita a este destino urbano. <![CDATA[<b>Relação entre cultura corporativa e poder competitivo das empresas na indústria turística</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The major objective of this research is to clarify the contents implied in the concept “corporate culture”, to study the level of development of corporate culture and the formation of mission in the tourist companies in Bulgaria, to explore the psychological climate and motivation factors as well as to throw light upon the relationship between corporate culture and competitive power in tourism. The major research methods used in this work are the method of analysis and synthesis, method of comparison, and inquiry survey. The major outcomes achieved by this work are: 1. A clear distinction is made between the internal and external aspect of corporate culture in tourism; 2. The degree of development of corporate culture is established, as well as of the formation of a mission in the tourist companies in South Bulgaria; 3. The factors influencing the level of corporate culture in tourism are established; 4. The relationship between the corporate culture and the competitive power of tourism is clarified. These outcomes can be directly applied and used by the managers for the establishment of corporate culture or enhancement of its level in the tourism companies in South Bulgaria.<hr/>O principal objetivo desta pesquisa é esclarecer os conteúdos implícitos no conceito de "cultura corporativa", para estudar o nível de desenvolvimento da cultura corporativa e a formação de missão nas empresas turísticas na Bulgária, explorar o clima de motivação e fatores psicológicos, assim como para lançar luz sobre a relação entre cultura corporativa e poder competitivo no turismo. Os principais métodos de pesquisa utilizados neste trabalho são o método de análise e síntese, o método de comparação, e inquirição por questionário. Os principais resultados alcançados por este trabalho são: 1. É feita uma clara distinção entre o aspeto interno e externo da cultura corporativa no turismo; 2. É estabelecido o grau de desenvolvimento da cultura corporativa, bem como da formação de uma missão nas empresas turísticas no sul Bulgária; 3. Estabeleceram-se os fatores que influenciam o nível de cultura empresarial no turismo; 4. É esclarecida a relação entre a cultura corporativa e o poder competitivo do turismo. Estes resultados podem ser diretamente aplicados e utilizados pelos gestores para a criação da cultura corporativa ou melhoria do seu nível nas empresas de turismo no sul da Bulgária. <![CDATA[<b>Previsão exponencial do volume mensal de receitas turísticas na Bulgária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In Compliance with the annual Act for the State Budget, the Bulgarian Ministry of Finance usually makes twice a year an internal budget restructuring in the budgets of the separate Ministries and State Agencies of the Bulgarian State. What is in intriguing in this internal budget restructuring is that it is usually done in the months when the tourism receipts in the form of Value Added Tax turnovers are usually accumulated by the Bulgarian the tax administration. The need of proper forecasts that could eventually justify or reject such a hidden harvesting policy has never been examined and put to the public attention. The present paper regards several major problems in the application of the exponential smoothing methods for the purpose of the long-run forecasting of the monthly volume of the tourism receipts in Bulgaria. These problems include: (i) the problem of determining the time series pattern; or the so-called “forecast profile”; (ii) the selection of a suitable forecasting method; (iii) Calculating of short-run and long-run forecasts; (iv) the comparison of the results of the forecast techniques on the basis of the errors in the forecasts. As a result the Holt-Winters method is applied with the conclusion that the produced forecasts could trigger a process a more financially autonomous national tourism administration that will allow a greater part of the collected tax revenues for the tourism sector to be returned into the tourism industry in a form of public investments through this very same more autonomous national tourism administration.<hr/>Em conformidade com a Lei anual para o Orçamento do Estado, o Ministério búlgaro das Finanças faz geralmente, duas vezes por ano, uma reestruturação do orçamento interno nos orçamentos dos diversos ministérios e órgãos estaduais do Estado búlgaro. O que é intrigante nesta reestruturação interna do orçamento é que ela é feita geralmente nos meses em que as receitas do turismo na forma de volume de receitas do IVA são normalmente acumuladas pela administração fiscal búlgara. A necessidade de previsões adequadas que possam, eventualmente, justificar ou rejeitar tal política de coleta encapotada nunca foi examinada e colocada à atenção do público. O presente artigo aborda vários problemas substanciais na aplicação dos métodos de suavização exponencial para efeitos de previsão de longo prazo do volume mensal das receitas do turismo na Bulgária. Estes problemas incluem: (i) o problema da determinação do padrão de séries temporais; ou o chamado "perfil de previsão"; (ii) a seleção de um método adequado de previsão; (iii) o cálculo de curto prazo e as previsões de longo prazo; (iv) a comparação dos resultados das técnicas de previsão com base em erros nas previsões. Como resultado, o método de Holt-Winters é aplicado com a conclusão de que as previsões produzidas poderiam desencadear um processo de uma administração nacional de turismo financeiramente mais autónoma, o que permitiria que a maior parte das receitas fiscais cobradas no sector do turismo pudesse ser devolvida à indústria do turismo na forma de investimentos públicos através de uma administração nacional do turismo mais autónoma.. <![CDATA[<b>Investigação em Turismo</b>: <b>uma revisão sistemática da literature e avaliação transcultural de teses de doutoramento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tourism studies have become distinct in the past years due to the emergence of specialized journals, but also of universities, departments and research centers offering PhD programs, fundamental for the development of research and for the foundation of new scholars across the world. The purpose of this paper is to assess the recent development of knowledge by evaluating the nature of the dominant scientific fields and their core research subjects, through a cross cultural approach considering the UK, Spain, France, Germany, Italy and Portugal. This study addresses this gap and provides an original contribution through the analysis of the doctoral theses published between the years 2000-2013 in these countries. The selected research methodology is based on content analysis of keywords and concepts. Recommendations are offered for future developments.<hr/>Os Estudos de Turismo tornaram-se distintos nos últimos anos, devido ao surgimento de revistas especializadas, mas também à oferta de programas de doutoramento em universidades, departamentos e centros de investigação, fundamentais para o desenvolvimento da investigação e para o surgimento de novos estudiosos em todo o mundo. O objetivo deste trabalho é avaliar o desenvolvimento recente do conhecimento através da avaliação da natureza das áreas científicas dominantes e dos seus temas de pesquisa nucleares, através de uma abordagem transcultural, considerando-se o Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Itália e Portugal. Este estudo aborda esta lacuna e proporciona um contributo original, através da análise das teses de doutoramento publicadas entre os anos de 2000-2013 nesses países. A metodologia de investigação adotada é baseada na análise de conteúdo de palavras-chave e conceitos. São feitas recomendações para futuros desenvolvimentos. <![CDATA[<b>A sensibilização cultural das tradições locais através do turismo de festivais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Worldwide, festivals and local special events are used as key elements within regional development strategies. Festivals and local special events are widely acknowledged to make an important contribution to the economic development of their local areas, as they provide opportunities for tourism promotion, commercial outcomes and increased inward investment in host regions (Getz, 2007; Van de Wagen, 2005) and contribute to the extension of the tourism season (Huang, Li & Cai, 2010; Boo and Busser, 2006; Kotler, Haider & Rein, 1993; Mehmetoglu and Ellingsen, 2005). However, the question of their contribution to the conservation of cultural heritage and traditions through an interpretation in tourism also requires attention. In the paper, the approach of cultural profiles is implemented as a tool to raise the awareness for local tradition, being presented on local festival. In this regard, based on a survey among organizers of festivals, local entrepreneurs participating in festivals and tourists visiting them, the degree of authenticity of local traditions in South Bulgaria was estimated. With the main purpose - identification and establishment of opportunities for sustainable economic, social and cultural development of those regions, preserving and handing the existing heritage to future generations.<hr/>Em todo o mundo, festivais e eventos especiais locais são usados como elementos-chave no âmbito das estratégias de desenvolvimento regional. Festas e eventos especiais locais são amplamente reconhecidos como dando um importante contributo para o desenvolvimento económico das suas áreas locais, uma vez que proporcionam oportunidades para a promoção do turismo, resultados comerciais e aumento dos investimentos no interior das regiões de acolhimento (Getz, 2007; Van de Wagen, 2005), contribuindo ainda para o prolongar da estação turística (Huang, Li & Cai, 2010; Boo e Busser, 2006; Kotler, Haider e Rein, 1993; Mehmetoglu e Ellingsen, 2005). No entanto, a questão da sua contribuição para a conservação do património cultural e das tradições através de uma interpretação em turismo também requer atenção. No artigo, a abordagem de perfis culturais é implementada como uma ferramenta para aumentar a consciência das tradições locais apresentadas nos festivais. Neste sentido, com base numa pesquisa focalizada em organizadores de festivais, empresários locais que participam em festivais e turistas que os visitam, foi estimado o grau de autenticidade das tradições locais no sul da Bulgária. Com o objetivo principal - a identificação e criação de oportunidades para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentável dessas regiões, preservando o património existente para as futuras gerações. <![CDATA[<b>Are companies less environmentally-friendly due to the crisis?</b>: <b>Evidence from Europe</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Academicians and managers are worried about what is going to happen with the Environmental Responsibilities of companies due to the worsening of their financial situation caused by the severe economic crisis that is significantly affecting them. The aim of this paper is to study the effect of the crisis on the environmental behavior of companies from the European countries that are suffering the financial crisis most (Greece, Ireland, Italy, Portugal, and Spain) through a data panel study between 2005 and 2012. The results show surprisingly that proactive, environmentally-friendly actions have not decreased during the crisis but rather that the crisis has meant an increase in environmental commitment. This is strongly motivated by the Product Innovation actions which attain the highest increase.<hr/>Las consecuencias que la crisis económica pueda tener sobre la responsabilidad medioambiental de las empresas preocupan tanto a directivos como a académicos. Por ello, el objetivo de este trabajo es estudiar el efecto que la crisis está teniendo sobre los comportamientos medioambientales de las empresas, en particular, de los países europeos que más están sufriendo la crisis (España, Grecia, Irlanda, Italia y Portugal) a través de un estudio de datos de panel (2005-2012). Los resultados muestran que las acciones medioambientalmente proactivas no han disminuido durante la crisis, sino que por el contrario, la crisis ha supuesto un incremento en el compromiso ambiental de las empresas. Ahora bien, es necesario señalar que estos resultados están fuertemente determinados por las acciones relativas a la Innovación en los Productos, ya que son éstas las que han experimentado el mayor incremento. <![CDATA[<b>Determinantes psicográficos da adoção da marca do distribuidor</b>: <b>um estudo no mercado português de iogurtes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study seeks to point out the main psychographic determinants of private-label brand proneness in a specific industry: the Portuguese yogurt market. This is a booming industry for store brands in Portugal, which account for nearly half of the total market share. An in-depth interview was held with a sales and marketing expert of the leading yogurt company in Portugal. Next, we conducted a survey targeting consumers of yogurt. Based on the results of a Tobit regression, we conclude that consumers base their decisions about private label versus national brands on three different types of variables: price-related variables, quality-related variables and variables related to involvement with the product category. Managerial implications are also discussed.<hr/>O presente trabalho tem como objetivo estudar os determinantes psicográficos da adoção da marca do distribuidor, no caso específico do mercado dos iogurtes em Portugal. Este é um setor em crescimento em Portugal, em que as marcas do distribuidor atingem quase 50% da quota de mercado total. Foi realizada uma entrevista em profundidade com o responsável pelo marketing e vendas de uma das empresas líderes neste setor. De seguida, foi administrado um questionário a consumidores de iogurtes. Com base nos resultados de um modelo de regressão Tobit, conclui-se que os consumidores baseiam as suas decisões de aquisição de marcas do distribuidor relativamente a marcas do fabricante em três tipos de variáveis: variáveis relacionadas com o preço, com a qualidade, e com o envolvimento com a categoria de produto. São igualmente discutidas as implicações para a gestão. <![CDATA[<b>Valor de uso num contexto B2B na logística no sector alimentar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The main objective of this research is to understand the way a provider participates and contributes in the value co-creation process and identify the drivers that contribute to it. Given the nature of the phenomena under study a qualitative research approach was chosen to conduct this study. To reach a deep understanding about the phenomena in the B2B empirical context where it takes place, a case study was conducted and data was collected through semi-structured interviews to key informants involved in the process. A link between value-in-use dimensions emerged suggesting the importance to the logistic provider to adapt its operation and internal organization in order to better contribute to the value creation process. The mechanisms that influence the experience lived by the logistic provider’s customer were identified and point to the importance of interactions and building a strong relationship in order to create a trust and collaborative environment between companies.<hr/>O principal objectivo desta investigação é compreender a forma como um fornecedor de serviço contribui para o processo de co-criação de valor bem como identificar os principais factores que contribuem para isso. Dada a natureza do fenómeno em estudo foi selecionada uma abordagem de investigação qualitativa para levar a cabo a pesquisa. Por forma a obter um profundo conhecimento sobre o fenómeno no contexto empírico B2B, onde este ocorre, foi conduzido um caso de estudo e recolhidos dados através de entrevistas semiestruturadas a actores chave envolvidos no processo. Da análise surgiu uma ligação entre as várias dimensões de valor de uso sugerindo a importância do operador logístico em adaptar a sua operação e a sua organização interna de maneira a melhor poder contribuir para o processo de criação de valor. Os mecanismos que influenciam a experiencia vivida pelo cliente do operador logistico foram identificados e apontam no sentido da importância das interacções e da construção de relacionamentos fortes para a criação de um ambiente de confiança e de colaboração entre empresas. <![CDATA[<b>Probabilidade de falência das PME</b>: <b>o caso do sector hoteleiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this paper we analyze a set of financial ratios from hospitality sector SMEs in order to ascertain which factors determine a greater probability of default. We choose the hospitality sector due to its importance in the Portuguese economy and has been particularly affected by the recent economic downturn and austerity measures and because, to the best of our knowledge, this sector has never been the object of such a study. Usually the literature seeks to find a set of variables which are significant in the estimation of default and multiple discriminant analysis and logit methodology are the main avenues of research on this area. Our data was collected from SABI and we followed logit methodology. Our results recommend that in ascertaining the creditworthiness of borrowers only debt and equity variables appear to be relevant to explaining failure, and overreliance on profit as an indication of good financial performance should be limited. The main reason for our rather poor results could be from problems with the data quality, possibly since the accounts published by firms aren’t reliable and tend to present negative results.<hr/>Neste artigo analisamos um conjunto de rácios financeiros de PME do sector hoteleiro, com o objetivo de descobrir quais os factores que determinam uma maior probabilidade de falência. Escolhemos o sector hoteleiro dada a sua importância na economia portuguesa e pelo facto de ter sido particularmente atingido pelo recente período de crise económica e pelas medidas de austeridade implementadas em Portugal. Além disso, o sector nunca terá sido alvo de um estudo deste género. Habitualmente, a literatura procura encontrar um conjunto de variáveis significativas na estimação da falência, sendo a análise múltipla discriminante e a metodologia logit os principais caminhos seguidos em termos de investigação. Os dados utilizados foram recolhidos na SABI e foi adotada a metodologia logit. Os resultados recomendam que, na aferição da qualidade de crédito dos devedores, apenas as variáveis associadas à dívida e ao capital parecem ser relevantes para explicar a falência, devendo o excesso de importância conferido aos lucros como indicador de um bom desempenho financeiro ser limitado. A principal razão para a pouca robustez dos resultados encontrados poderá ficar a dever-se à qualidade dos dados, na medida em que as contas publicadas pelas empresas sofrem de enviesamentos e aquelas tendem a apresentar resultados negativos. <![CDATA[<b>A perceção do consumidor numa ótica relacional no contexto do consumo de produtos verdes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt An exchange perspective of the relationship customer-grocery recognizes the important role that both the seller and the shopper assume in their relationships. Today consumers are increasingly considering green consumption, which has led to a situation where retailers expend substantial resources in response to this challenge. However, this consumption has remained lackluster justifying the need for greater knowledge about consumers’ behaviour. The purpose of this paper is to characterize groups of customers based on their perceptions of value, satisfaction with retailers as well as on risk perceived associated with their environmentally consumption practices. As a result of cluster analysis, we obtained a consumers’ typology differing in their relational benefits, satisfaction and risks perceptions. Some suggestions are given to retailers and also recommendations about the need to closely consider their product offerings to ascertain what aspects contribute to the value considered by shoppers.<hr/>Uma perspetiva social ou comportamental do relacionamento entre clientes e retalhistas de produtos de mercearia reconhece a importância que as interações entre vendedor e comprador assumem ao longo do tempo. Esta interdependência aposta no desenvolvimento de relacionamentos e ganha relevância em mercados em que existe envolvimento entre os diversos atores presentes. Embora tradicionalmente em mercearias esta dinâmica seja diminuta, os retalhistas nesta área têm vindo a envolver substanciais recursos na proximidade e contacto com o cliente particularmente em produtos onde o risco psicológico percebido é maior como é o caso dos chamados “produtos verdes”. O objetivo deste artigo é obter tipologias de consumidores e caracterizar estes grupos neste contexto e numa ótica relacional com base nas suas perceções de valor, satisfação e risco percebidos. São ainda apresentadas algumas sugestões e recomendações para os retalhistas com base nas conclusões obtidas. <![CDATA[<b>Identificação de fatores críticos de sucesso que maximizam a satisfação do cliente</b>: <b>uma análise multivariada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study was based on the identification of critical success factors (CSFs) that maximise customer satisfaction, as well as an analysis of customers’ degree of satisfaction and the importance that they attach to CSFs. For this purpose, 225 customers of the company Futurlab were surveyed, with a sampling error of 5.8% at a significance level of 5%. To identify the CSFs, we used exploratory factor analysis and, to analyse satisfaction and importance for the CSFs, we used an importance­-satisfaction matrix. This study also sought to identify homogeneous groups of customers using cluster analysis. Based on the results, seven CSFs were identified, and, in general, customers showed satisfaction with the performance of Futurlab. The cluster analysis identified four clusters according to the importance and satisfaction attributed to the CSFs.<hr/>O presente estudo teve por base a identificação de Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que maximizam a satisfação do cliente, bem como analisar o seu grau de satisfação e qual a importância que os mesmos atribuem aos FCS. Para tal, fizeram parte da amostra 225 clientes da empresa Futurlab, tendo-se assumido um erro amostral de 5,8%, a um nível de significância de 5%. Para a identificação dos Fatores Críticos de Sucesso recorreu-se à Análise Factorial Exploratória e para a análise da Satisfação e Importância utilizou-se a Matriz Importância-Satisfação. Pretendeu-se ainda identificar grupos homogéneos de clientes tendo‑se para tal utilizado a Análise de Clusters. Dos resultados obtidos foram identificados 7 FCS e de um modo geral os clientes estão satisfeitos com o desempenho da Futurlab. Pela Análise de Clusters identificaram-se 4 Clusters de acordo com a importância e satisfação atribuída aos Fatores Críticos de Sucesso. <![CDATA[<b>Analysis of corporate volunteering in internal market orientation and its effect on job satisfaction</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study analyses some of the factors comprising Internal Market Orientation (IMO) in family businesses in Andalusia (Spain): Management Concern, Training and Work-Family-Balance. Corporate Volunteering (CV) has been incorporated for the first time in IMO. A statistical analysis shows that CV can be inserted within the dimension of response to internal market intelligence and, its incorporation is proposed for future IMO models as a part of Corporate Social Responsibility (CSR). The impact of some factors on Job Satisfaction has also been considered. The two most influential factors on Job Satisfaction are CV and Work-Family-Balance.<hr/>Esta investigación analiza algunos de los factores que componen la Orientación al Marketing Interno (OMI) en empresas familiares de Andalucía (España): Interés de la Dirección, Entrenamiento y Conciliación entre la vida profesional y familiar. El Voluntariado Corporativo (VC) se ha incorporado por primera vez a la OMI. Los análisis estadísticos realizados muestran que el VC se puede insertar con una dimensión de respuesta a la inteligencia del mercado y se propone su incorporación a futuros modelos de OMI como parte de la Responsabilidad Social Corporativa (RSC). También se ha estudiado el impacto de estos factores sobre la Satisfacción Laboral. Los factores con mayor influencia sobre la Satisfacción Laboral han sido el VC y la Conciliación entre la vida profesional y familiar. <![CDATA[<b>Análise dos principais determinantes do empreendedorismo em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Without question, entrepreneurship is present in all spheres of our lives, especially in economic and social areas. This field is significant in the development of societies and is also considered a useful tool in promoting innovation and job creation in many countries. For this reason, it needs to be promoted as a central component of economic growth. As a result, the creation of new businesses or projects and the promotion of self-employment have been stimulated by public and private organisations. The goal of this research is to determine what triggers individuals to be actively involved in entrepreneurial activity in the initial phases, based on a survey by Global Entrepreneurship Monitor conducted in Portugal, in 2012. The results of this analysis revealed that early-stage entrepreneurial activity is associated with younger (25-34 years old) males, who have a medium to higher level of household income, as well as diplomas. They are self-employed, and they have loose ties to other entrepreneurs. They perceive themselves as possessing entrepreneurial skills and have a low level of perceived risk and a positive personal attitude towards individual innovation.<hr/>É indiscutível que o empreendedorismo está presente em todas as esferas da nossa vida, principalmente nas esferas económica e social. Esta temática é importante não apenas para o desenvolvimento das sociedades, sendo também considerada uma ferramenta útil na promoção da inovação e na criação de emprego em diferentes países. Por essa razão, é importante contribuir-se para a sua promoção como um elemento central do crescimento económico. Assim, a criação de novos negócios ou projectos e a promoção do próprio emprego têm vindo a ser estimulados por organizações públicas e privadas. O objectivo deste trabalho é determinar o que desencadeia os indivíduos a tornarem-se activamente envolvidos na actividade empreendedora numa fase inicial, com base no inquérito do Global Entrepreneurship Monitor aplicado em Portugal em 2012. Os resultados desta análise revelaram que a actividade empreendedora nascente está associada ao sexo masculino, a ser jovem (25-34 anos de idade), a possuir um rendimento familiar médio a elevado e qualificações académicas, a ser trabalhador por conta própria, a conhecer empreendedores, a apreender competências empreendedoras percebidas, a ter um baixo nível de risco percebido e a possuir uma atitude pessoal positiva face à inovação individual.