Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820210001&lang=pt vol. 17 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[A relação entre turismo criativo e desenvolvimento local: um estudo bibliométrico relativo ao período 2009-2019]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The aim of this investigation is to identify the relationship which can be found in the literature between creative tourism and local development, using a bibliometric inventory made in scientific databases (Academia.edu, Econlit, Google Scholar, CAPES Journals, Redalyc, Scielo.org, SCOPUS, and Web of Science, among others) as research method. In general, it was possible to verify that there is a concern of the authors of the papers analysed in establishing a link between creative tourism and local/regional development, without, however, going very far on this relationship, or, at least, when it came to identifying the impacts of economic, cultural, social and environmental nature. This being said, it seems to be relevant that future research takes a deeper look at the hypothesised relationship between the proposals of creative tourism and the benefits it can bring to local communities.<hr/>Resumo O objetivo desta investigação é o de identificar a correlação entre turismo criativo e desenvolvimento local, tendo como método de investigação um levantamento conduzido em várias bases de dados de divulgação da produção científica que vai sendo realizada (e.g., Academia.edu, Econlit, Google Scholar, Periódicos CAPES, Redalyc, Scielo.org, SCOPUS, e Web of Science). De um modo geral, pôde constatar-se a preocupação dos autores encontrados nas bases de dados pesquisadas de estabelecer um vínculo entre turismo criativo e desenvolvimento local/regional. Contudo, não é realizado um grande aprofundamento dessa dimensão e não se insiste na identificação dos seus impactes efetivos, de ordem económica, cultural, social e, também, a nível de sustentabilidade do território. Importa que investigações futuras se debrucem sobre a relação entre as propostas do turismo criativo e os elementos de identidade ligados às comunidades e ao nível local, assim como as transformações que essa forma de turismo promove nessas comunidades. <![CDATA[Entendendo o comportamento dos turistas que reservam alojamento através de tecnologia móvel: Incorporando o prazer percebido e o valor percebido no Modelo de Aceitação de Tecnologia modificado]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study examines how mobile technology adoption influences customers' intention to book hotel rooms via smartphone. This study empirically incorporated perceived enjoyment and perceived value in the modified Technology Acceptance Model (m-TAM) and tested it as a unified model. Partial Least Square-Structural equation modelling (PLS- SEM) was applied to estimate the proposed research framework based on the survey data collected from 386 travellers who booked hotels via their smartphones. The structural model confirms perceived usefulness, perceived ease of use, perceived enjoyment, and perceived price value significantly influence consumers' behavioural intentions toward mobile hotel booking. This study confirms that TAM can be extended and employed to predict and explain the acceptance of the new technologies in service industries. This study also provides valuable theoretical contributions in developing and testing related theories and practical implications to hotel operators, online travel agencies (OTAs), and hospitality technology suppliers.<hr/>Resumo Este estudoexamina comoaadoção da tecnologiamóvel influencia a intenção dos clientes de reservar alojamento através de um smartphone. O estudo incorporou empiricamente o prazer percebido e o valor percebido no Modelo de Aceitação de Tecnologia modificado (m-TAM) e testou o mesmo como um modelo unificado. A Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais(PLS-SEM) foi aplicadaparaestimaraestruturadepesquisa com base nos dados recolhidos de 386 turistas que reservaram hotéis através dos seus smartphones. O modelo estrutural confirma que a utilidade percebida, a facilidade de uso percebida, o prazer percebido e o valor percebido do preço influenciam significativamente as intenções comportamentais dos consumidores em relação às reservas de hotéis por smartphone. Este estudo confirma que o TAM pode ser utilizado para prever e explicar a aceitação das novas tecnologias nas indústrias de serviços. Este estudo também fornece contribuições teóricas valiosas no desenvolvimento e teste de teorias relacionadas e implicações práticas para hotéis, agências de viagens online (OTAs) e fornecedores de tecnologia de alojamento. <![CDATA[O efeito dos comportamentos de <em>cyberloafing</em> dos empregados de empresas turísticas nas motivações e na identificação organizacional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract With the development of communication technologies, cyberloafing, which means the use of tools such as telephone, tablet, or Internet for business or individual purposes, has become a subject of debate. From this point of view, the cyberloafing behavior of employees in tourism enterprises was examined. It was aimed to investigate the effects of cyberloafing on business motivations and organizational identification in tourism businesses. For this purpose, field research was conducted on hotel management employees in the cities of Sinop and Samsun in Turkey. The data collected through questionnaires were analyzed by factor analysis and Partial Least Squares Structural Modeling (PLS). Findings indicate that cyberloafing has partially and relatively low impact on job motivation and organizational identification. The results of the study contribute to the literature of organizational behavior in the context of cyberloafing, and offer suggestions for hotel managers.<hr/>Resumo Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o cyberloafing, que significa o uso de ferramentas como telefone, tablet ou internet para fins comerciais ou individuais, tornou-se objeto de debate. Desse ponto de vista, foi examinado o comportamento de cyberloafing de funcionários em empresas turísticas. O objetivo foi investigar os efeitos do cyberloafing nas motivações empresariais e na identificação organizacional. Para esse efeito, foi realizada investigação de campo com funcionários de gestão hoteleira nas cidades de Sinop e Samsun, na Turquia. Os dados recolhidos por meio de questionários foram analisados através de análise fatorial e Partial Least Squares Structural Modeling (PLS). Os resultados indicam que o cyberloafing tem impacto parcial e relativamente baixo na motivação do trabalho e na identificação organizacional. Os resultados do estudo contribuem para a literatura sobre comportamento organizacional no contexto do cyberloafing e oferecem sugestões para os gerentes de hotéis. <![CDATA[O efeito da relação entre ambiguidade e conflito de funções na indústria hoteleira: o efeito mediador da satisfação do trabalho]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000100045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Accommodation businesses are stressful workplaces due to their dynamic and demanding work environment. Role ambiguity and role conflict are major stress factors for hotel employees, causing low levels of satisfaction and performance and high levels of turnover. The main purpose of this study was to explore the mediating effect of job satisfaction on the relationship between role conflict, role ambiguity, and job performance. The data was collected through fully structured questionnaires from employees working in 3, 4 and 5 star hotels in Alanya, one of the leading tourism destinations in Turkey. The data was analyzed via structural equation modeling. The results revealed that both role conflict and role ambiguity have direct negative influences on job performance and job satisfaction for hotel employees. Moreover, it was also proved that job satisfaction mediates the effect of role conflict and role ambiguity on job performance. In line with the findings, theoretical and managerial implications, contributions, limitations, and future research directions were discussed. It was implied that role stress factors must be addressed seriously by hotel managers in order to increase job performance.<hr/>Resumo As empresas de alojamento são locais de trabalho stressantes devido ao seu ambiente de trabalho dinâmico e exigente. Ambiguidade de funções e conflito de funções são fatores de stresse importantes para as empresas hoteleiras, causando baixos níveis de satisfação, desempenho e altos níveis de rotatividade. O principal objectivo deste estudo foi explorar o efeito mediador da satisfação profissional na relação entre conflito de funções, ambiguidade de funções e desempenho. Os dados foram recolhidos por questionários estruturados aos funcionários que trabalham em hotéis de 4 e 5 estrelas em Alanya, um dos principais destinos turísticos na Turquia. Os dados foram analisados através de modelagem de equações estruturais. Os resultados revelaram que a satisfação do trabalho mediou totalmente a relação entre a ambiguidade da função e o conflito da função e o desempenho do trabalho. De acordo com os resultados, as implicações práticas dos resultados, contribuições, limitações e futuras linhas de investigação foram discutidas.