Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820210002&lang=pt vol. 17 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Planeamento turístico nos Açores e feedback dos visitantes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Tourism planning is increasingly a fundamental process for qualifying and increasing the competitiveness of tourist destinations, especially when it is required to take into account the new needs of tourists and the global trend towards meeting the principles of sustainable tourism. This study aims to analyse the improvements that, in the opinion of visitors, should be implemented in Ponta Delgada, the largest hub of tourism activity in the Azores (Portugal), detecting differences between specific groups of visitors in order to contribute to the territorial organisation and the optimisation of tourism experiences. Four hundred answers to a survey distributed among tourists who visited this Azorean municipality were analysed, using several statistical methods, such as the chi-square test of independence and some Hierarchical Cluster Analysis algorithms. The main conclusions refer to the statistically significant associations between the mean of transport used to travel and views of some aspects to be improved, with signs of patterns in visits and critical attitude.<hr/>Resumo O planeamento turístico é cada vez mais um processo fundamental para a qualificação e aumento de competitividade dos destinos turísticos, principalmente quando há que ter em conta as novas necessidades dos turistas e a tendência global de atender aos princípios do turismo sustentável. Este estudo pretende analisar as melhorias que, na opinião dos visitantes, devem ser implementadas em Ponta Delgada, o maior polo dinamizador da atividade turística dos Açores, contribuindo, assim, para a organização territorial e para a valorização das experiências turísticas. Foram analisadas as respostas de 400 questionários administrados a turistas que visitaram este concelho, utilizando diversos métodos estatísticos, de onde se destacam o teste de independência do qui- quadrado e alguns algoritmos de Análise Classificatória Hierárquica Ascendente. As principais conclusões referem-se à existência de associações estatisticamente significativas entre o meio de transporte utilizado para viajar e as perceções acerca de alguns aspetos que podem ser melhorados. <![CDATA[Perceção dos turistas sobre a melhoria da qualidade da praia na época baixa: uma abordagem por segmentação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Recently coastal tourism has increased rapidly and has negatively affected environmental, social and cultural sustainability. The Algarve is the main sun-and-sea tourism destination in Portugal, with a large number of beautiful beaches. Due to negative tourism impacts and climate change, coastal tourism management tools need to be assessed and implemented. Most beach areas have the dual mandate of conserving coastal natural resources and providing opportunities for recreation and tourism. This paper aims to identify off-peak season beach users' profiles and to segment them according to their priorities for sustainable beach management in the face of climate change and seasonality balance. Four beaches with different types were chosen in the municipality of Albufeira as case studies: an urban, a rural, a resort and a remote beach. A cluster analysis was applied to data collected through a survey applied to 200 tourists through face-to-face interviews. The survey aimed to measure beach visitors' opinion about beach environment and services, as well as about the importance of 25 quality beach attributes. The cluster analyses generated three segments of beach users with the following profiles: comfort and food lovers, young and active environmentalists and sustainable minimalists. The results provide valuable information and insights for both academics and beach managers, who can adjust their management tasks to suit market segments and their preferences, fulfilling emerging environmental policies.<hr/>Resumo O turismo costeiro cresceu de forma acelerada e tem vindo a afetar negativamente a sustentabilidade ambiental, social e cultural. O Algarve é o principal turístico destino de sol e praia em Portugal, tendo um grande número de praias. Devido aos impactos negativos do turismo e às alterações climáticas, torna-se necessário avaliar e implementar ferramentas de gestão do turismo costeiro. A maioria das áreas de praia tem o duplo desígnio de conservação dos recursos naturais e de oferta de oportunidades para atividades de turismo e de lazer. Este artigo tem como objetivos identificar o perfil dos utilizadores da praia na época baixa e segmentá-los de acordo com as suas prioridades para a gestão sustentável da praia. Foram escolhidas quatro praias de diferentes tipos: uma urbana, uma rural, uma remota e uma praia de empreendimento turístico. Foi aplicada uma análise de clusters aos dados recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado a 200 turistas por entrevista pessoal. O inquérito visava medir a opinião dos utilizadores da praia sobre o ambiente e os serviços da praia, bem como sobre a importância de 25 atributos de qualidade da praia. A análise de clusters permitiu identificar três segmentos: amantes do conforto e da comida, ambientalistas jovens e ativos, e minimalistas sustentáveis. Os resultados fornecem informações valiosas não só para investigadores, mas também para gestores de praia, os quais podem ajustar as suas tarefas de gestão para satisfazerem os segmentos de mercado e suas preferências, atendendo a políticas ambientais emergentes. <![CDATA[Fatores que influenciam a lealdade conativa no turismo de museus de antropologia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Although service quality and customer satisfaction have been frequently discussed by scholars in tourism research, their connections with emotional factors have rarely been investigated in a museum context. The Anthropology Museum of Guangxi focuses on unique ethnic minorities, which is used as the case study in this paper. This study examines the relationships among the factors that influence visitors’ emotional attachment, satisfaction, conative loyalty, and perceived quality. Structural equation modeling (PLS-SEM) was used to model the relations among these four constructs, a 184-visitor sample is assessed, and the conceptual model supports all the proposed hypotheses. The results show positive influences among emotional attachment, visitor satisfaction, and perceived quality, which may indeed affect visitors’ conative loyalty to a specific museum. The practical applications are suggested based on findings that the conative loyalty of museum visitors is relatively influenced by their emotional connection and that emotional arousal can promote the acceptance of museum tourism.<hr/>Resumo Embora a qualidade do serviço e a satisfação do cliente tenham sido frequentemente discutidas na investigação turística, as suas conexões com fatores emocionais raramente têm sido investigadas num contexto de museu. O Museu de Antropologia de Guangxi foca-se em minorias étnicas únicas, e é usado como estudo de caso neste artigo. Este estudo examina as relações entre os fatores que influenciam o apego emocional, a satisfação, a lealdade conativa e a qualidade percebida dos visitantes. A modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) foi utilizada para modelar as relações entre esses quatro construtos, tendo sido avaliada uma amostra de 184 visitantes do museu. O modelo conceitual suporta todas as hipóteses propostas. Os resultados mostram influências positivas entre o apego emocional, a satisfação dos visitantes e a qualidade percebida, o que pode de fato afetar a lealdade conativa dos visitantes a um museu específico. <![CDATA[COVID 19: O catalisador para a transformação digital no sector hoteleiro?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000200041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apesar dos benefícios relacionados com a eficiência, criação de melhores experiências para o cliente, aumento da receita e apoio na tomada de decisão, até ao aparecimento da COVID-19, a transformação digital não fazia parte dos planos estratégicos de muitos hotéis. No entanto, as boas práticas de distanciamento físico e as restrições atuaram como catalisadores e aceleraram a digitalização dos hotéis. Para avaliar o efeito da COVID-19 na transformação digital, foi administrado um questionário a 51 gestores hoteleiros para verificar se isso acontece nos hotéis portugueses e quais os processos que registam maior impacto. Os resultados mostraram que 92% dos gestores hoteleiros concordam que a COVID-19 incentivou a digitalização dos processos, sendo que a maioria considera que as reuniões online e as ferramentas de produtividade tecnológicas vieram para ficar. A digitalização dos hotéis tem o potencial de gerar ganhos altamente eficientes tanto em operações voltadas para o público quanto em operações de back-office. Este estudo destaca essas implicações e visa estimular os investigadores a estudarem o impacto prático dessas implicações na eficiência empresarial e na teoria social. Palavras-chave: Covid-19, crise, transformação digital, hotel, pandemia.<hr/>Abstract Despite its benefits related to efficiency, creating better customer experiences, increasing revenue, and supporting decision-making, until the outbreak of COVID-19 digital transformation was not on many hotels’ strategic plans. However, like in many other industries, the COVID-19 physical distancing good practices and governments’ restrictions acted as catalysts and promoted hotel digitalization. To this end, a questionnaire was administered to 51 hotel managers to verify if that happened in Portuguese hotels and what processes were most impacted. Results showed that 92% of the hotel managers agreed that COVID-19 promoted the digitalization of processes, with most organizations considering that online meetings and technology productivity tools are here to stay. Hotels’ digitalization has the potential to generate high-efficiency gains both in public-facing operations and back-office operations. This study highlights these implications and intends to spur researchers to investigate the practical impact of these implications on business efficiency and social theory.