Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820210003&lang=pt vol. 17 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Gestão ambiental e rentabilidade hoteleira: questões de desempenho operacional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract While there is growing consensus on the benefits of going green, the relative benefits of revenue-enhancing and cost-cutting effects of environmental practices over performance have remained a more conservative and less explored phenomenon in corporate management studies. The present study investigates the two parallel mediation effects of cost-saving and revenue generation on profitability through environmental management practices. A bootstrap method is employed to make a statistical inference of the causal mediation effects. The data collected from the lodging industry in Antalya/Turkey revealed that the revenue-enhancing and cost-cutting effects of environmental participation have a positive impact on profitability, while no difference was identified in the strength of the indirect effects. In conclusion, the findings of this study indicate a complementary effect of cost reduction and revenue enhancement for green profit.<hr/>Resumo Embora exista um consenso crescente sobre os benefícios ambientais, os benefícios relativos dos efeitos do aumento de receita e redução de custos das práticas ambientais sobre o desempenho permaneceram um fenómeno mais conservador e menos explorado nos estudos de gestão corporativa. O presente estudo investiga os dois efeitos paralelos de mediação de economia de custos e geração de receita sobre os resultados através de práticas de gestão ambiental. Um método bootstrap é utilizado para fazer uma inferência estatística dos efeitos da mediação causal. Os dados obtidos do setor de alojamento em Antalya/Turquia revelaram que os efeitos do aumento de receita e redução de custos da participação ambiental têm um impacto positivo no lucro das empresas, enquanto nenhuma diferença foi identificada na intensidade dos efeitos indiretos. Em conclusão, os resultados deste estudo indicam um efeito complementar de redução de custos e aumento de receita relativamente ao lucro verde. <![CDATA[Tendências de investigação em férias de desintoxicação digital: uma análise bibliométrica, 2012-2020]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The addiction problem associated with the overuse of technology has spread to tourism, with recent literature suggesting that tourists may want “disconnection” while traveling. This study, therefore, focuses on the new and poorly understood concept of the digital detox holiday. There is confusion in the literature since there are many terms to refer to it, such as digital-free tourism, unplugged tourism, and disconnected tourism. This study clarifies digital detox holiday as a tourism form. First, based on a review of previous research, a digital detox holiday model was proposed to resolve the confusion. Second, publications in Google and Scopus databases (2012-2020) were reviewed by bibliometric analysis and science mapping analysis via VOSviewer. The results revealed that the digital detox holiday can be considered a form of digital-free tourism and unplugged tourism. The results also showed that it is a recent research topic, with an increase in relevant publications since 2016, especially after 2018. Consequently, the publication trend is likely to accelerate further in the future. This study contributes to the literature by describing the characteristics of the digital detox holiday and visually mapping publications to highlight trends.<hr/>Resumo O problema do vício associado ao uso excessivo de tecnologia estendeu-se ao turismo, com a literatura recentesugerindoque os turistas podem querer “desconectar-se” durante a viagem. Este estudo foca-se no novo e mal compreendido conceito de férias de desintoxicação digital. Existem muitos termos para o mesmo fenómeno, sobretudo em inglês, sendo a expressão mais usual em português turismo desconectado. Este estudo esclarece o conceito de férias de desintoxicação digital como uma forma de turismo. Primeiro, com base em revisão de artigos anteriores, foi proposto um modelo digital de férias de desintoxicação de modo a trazer alguma clarificação sobre o assunto. Em segundo lugar, as publicações nas bases de dados Google e Scopus (2012-2020) foram revistas através de análise bibliométrica e análise de mapeamento científico via VOSviewer. Os resultados revelaram que as férias de desintoxicação digital podem ser consideradas uma forma de turismo desconectado. Os resultados também mostraram que é um tema de pesquisa recente, com aumento de publicações relevantes desde 2016, principalmente a partir de 2018. Consequentemente, a tendência de publicação tende a se acelerar ainda mais no futuro. Este estudo contribui para a literatura ao descrever as características das férias de desintoxicação digital e mapear visualmente as publicações para destacar as tendências. <![CDATA[O impacto do envolvimento do consumidor em programas de fidelidade de companhias aéreas: Uma Análise de Multigrupo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000300037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Loyalty programs (LPs) have been considered a key determining factor for the performance of many companies. Although the benefits, satisfaction, perceived functional value (PFV), and loyalty (BSPfvL) have been widely explored, few studies have attempted to compare the results of this model in different groups of consumers. This study aims to analyze the relationships for varying levels of user involvement in airline loyalty programs. The population of this study was individual members of airway loyalty programs in Brazil. We obtained 429 answered questionnaires. We used multi-group analysis (MGA) using Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). The results of this study indicate the mediation effect of satisfaction and perceived value and moderation of consumer involvement. A difference was identified between the two groups regarding hedonic benefits, satisfaction, and loyalty. This research has successfully contributed to the airline industry regarding the importance of loyalty benefits. Additionally, it highlights the importance of establishing consumers’ involvement in company loyalty programs. Finally, this study provides practical and theoretical contributions and guides future research efforts.<hr/>Resumo Os programas de fidelidade (PFs) têm sido considerados um fator determinante para o desempenho de muitas empresas. Embora os benefícios, satisfação, valor funcional percebido (VFP) e lealdade tenham sido amplamente explorados, poucos estudos tentaram comparar os resultados desse modelo em diferentes grupos de consumidores. Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre os diversos níveis de envolvimento do usuário em programas de fidelidade de companhias aéreas. A população deste estudo foram membros de programas de fidelidade das companhias aéreas no Brasil. Obtivemos 429 questionários respondidos. Utilizamos análise multi-grupo (MGA) usando modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados deste estudo indicam o efeito de mediação da satisfação e valor percebido e moderação do envolvimento do consumidor. Uma diferença foi identificada entre os dois grupos em relação aos benefícios hedônicos, satisfação e lealdade. Esta pesquisa contribuiu para o setor de aviação civil no que diz respeito à importância dos benefícios de fidelidade. Além disso, destaca a importância de estabelecer o envolvimento dos consumidores nos programas de fidelidade da empresa. Finalmente, este estudo fornece contribuições práticas e teóricas e orienta os esforços de pesquisa futuros. <![CDATA[Influência do marketing nas redes sociais na intenção de compra dos clientes de Hotéis Boutique na Malási]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000300051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract As of January 2020, global social media users have exceeded 3.8 billion, accounting for 49% of the world’s total population. Internet and social media have become an indispensable part of people’s daily lives worldwide. However, most previous research only focuses on social media marketing in other businesses, and there is less research about the development of boutique hotel social media marketing. This study investigates the relationship between different social media marketing practices and customers’ purchase intention in Malaysia’s boutique hotels. The article also explores how to properly conduct social media marketing to increase the customer purchase intention of boutique hotels and promote the boutique hotels’ development in Malaysia. The non-probability random sampling technique 309 response was collected from Malaysian social media users using an online survey. Findings of the research found out that factors including marketing activities and eWOM significantly impact customer purchase intention of the boutique hotels in Malaysia through the mediating variable perceived usefulness and the mediating variable perceived trust. The study offers implications for the development of social media marketing in boutique hotels.<hr/>Resumo Em janeiro de 2020, os utilizadores globais de redes sociais ultrapassaram 3,8 biliões, representando 49% da população total do mundo. A Internet e as redes sociais tornaram-se uma parte indispensável da vida diária das pessoas. No entanto, a maioria das pesquisas anteriores centra-se apenas no marketing nas redes sociais noutros tipos de empresas, e há poucas pesquisas sobre o desenvolvimento de marketing em redes sociais em hotéis boutique. Este estudo investiga a relação entre diferentes práticas de marketing em redes sociais e a intenção de compra dos clientes de hotéis boutique na Malásia. O artigo também explora como conduzir adequadamente o marketing de redes sociais para aumentar a intenção de compra do cliente em e promover o desenvolvimento dos hotéis boutique na Malásia. A técnica de amostragem aleatória não probabilística com 309 respostas foi coletada de utilizadores de redes sociais da Malásia por meio de uma pesquisa online. Os resultados da investigação demonstram que fatores incluindo atividades de marketing e eWOM impactam significativamente na intenção de compra do cliente por meio da variável mediadora utilidade percebida e da variável mediadora confiança percebida. O estudo oferece implicações para o desenvolvimento do marketing de redes sociais em hotéis boutique. <![CDATA[Determinantes da rentabilidade dos bancos portugueses: uma atualização]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582021000300063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract In this study, we assess the main determinants of banks' profitability in Portugal over the period 2015-2018. We divide the factors that can influence bank profitability into several groups: management quality, credit quality, capital adequacy, liquidity (internal bank factors), and GDP growth (an external factor). The panel dataset is composed of annual report data for the 18 major banks operating in Portugal, representing about 98% of the Portuguese banking product. Profitability has been a persistent challenge for banks since the global financial crisis. Moreover, the Portuguese banking system had been facing several structural problems, which makes this topic particularly relevant. The profitability proxy used is the return on equity (ROE). The empirical strategy followed was pooled OLS. Variables relevant for explaining Portuguese banks' profitability are capital adequacy, liquidity and credit risk. As expected, the results show that capital adequacy (TIER 1) and credit quality (CVCT) have a negative and significant impact on banks' profitability, whereas liquidity (RAL) has a positive impact.<hr/>Resumo Este estudo avalia os principais determinantes da rendibilidade dos bancos, em Portugal, no período 2015-2018. Dividimos os fatores que podem influenciar a rentabilidade dos bancos em dois grupos, nomeadamente, qualidade da gestão, qualidade do crédito, adequação do capital, liquidez (fatores internos do banco), bem como crescimento do PIB (fator externo). O painel de dados é composto por +relatórios de 18 bancos a operar em Portugal, o que representa cerca de 98% do produto bancário português. A rentabilidade bancária tem sido um desafio persistente desde a crise financeiraglobal. Acresce que o sistema bancário português tem enfrentado diversos problemas estruturais, o que torna este tema particularmente relevante. A medida de rentabilidade aqui explorada é a rendibilidade dos capitais próprios. A estratégia empírica seguida baseou-se no MMQ com dados agrupados. As variáveis relevantes são a adequação do capital, a liquidez e o risco de crédito. Como esperado, os resultados mostram que a adequação de capital (TIER 1) e a qualidade de crédito (CVCT) têm um impacto negativo e significativo na rentabilidade dos bancos, enquanto a liquidez (RAL) tem um impacto positivo.