Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820220001&lang=pt vol. 18 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Turismo e terceiro sector: sinergias para o desenvolvimento turístico responsável?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The main aim of this paper is the analysis of the third sector arts, culture and local development organisations (TSO) participation in the context of tourism planning and development and to understand the characteristics of its connections to the tourism sector in the region of the Algarve. The methodological strategy is anchored in a mix-methods approach applying qualitative techniques such as semi-structured interviews (n=40), document analysis, non-participant observation, and adopting a triangulation approach. There have been few empirical studies that analyse this theme, thus, identifying the forms of participation that the third sector can adopt and their characteristics constitutes one of the main contributions of this research towards reinforcing the conceptual framework in the context of responsible tourism development. The results revealed that third sector organisations display a set of characteristics that position them as active agents in the tourist planning and development processes by operating on areas such as the promotion of cultural expression, research and inventory of cultural and natural resources, raising awareness of those resources and also by actively participating in supply structuring of tourist services.<hr/>Resumo O artigo tem como principal objetivo a análise das formas de participação que o terceiro setor com intervenção nos domínios das artes, cultura e do desenvolvimento local pode assumir no contexto dos processos de planeamento e desenvolvimento turístico, bem como compreender as caraterísticas das suas ligações ao setor turístico na região do Algarve. A metodologia adotada assenta numa abordagem de métodos mistos, tendo-se utilizado técnicas qualitativas, como a entrevista semi-estruturada (n=40), a análise documental e a observação não participante, adotando o método da triangulação. São poucos os estudos empíricos que analisam esta temática, deste modo, a identificação das formas de participação que o terceiro sector pode assumir, as suas características e especificidades, constitui um dos contributos principais da investigação para o reforço do quadro conceptual no âmbito do desenvolvimento turístico responsável. Os resultados revelam que as organizações do terceiro setor apresentam caraterísticas que as posicionam como agentes ativos nos processos de planeamento e desenvolvimento turístico, ao operar em áreas tais como a promoção da expressão cultural e artística, a investigação e inventariação dos recursos culturais e naturais, aumentando o conhecimento sobre estes recursos e participando ativamente no apoio à estruturação de atividades turísticas. <![CDATA[O efeito da COVID-19 nos custos operacionais: a perspetiva dos gerentes de hotéis em Antalya, Turquia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This paper aims to determine whether coronavirus (COVID-19) causes cost increases in accommodation enterprises and, if any, what these costs are. Additionally, executive perspectives were taken on operational budgets for 2020, occupancy rates, profitability, the decision to stay on or off, and expectations for the following year. The case study employed a qualitative research method, a multiple case-holistic design, and semi-structured interviews to elicit data. The data were collected from ten hotel managers in four- and five-star hotels in Kemer, Antalya, and serve as a sample for the study. COVID-19 has revealed the costs associated with hotel security and health measures, hygiene and cleanliness, and technological tools. Apart from these, legal restrictions have reduced the tourism season in hotel businesses from eight to four months. Business occupancy rates remained between 45-60 per cent. Additionally, there was a 60% negative deviation in the enterprises' budget targets. Hotel managers were more concerned with achieving breakeven, keeping staff employed, and maintaining the hotel's image than with achieving the expected profit.<hr/>Resumo Este artigo tem como objetivo determinar se o coronavírus (COVID-19) causa aumento de custos nas empresas de alojamento e, em caso positivo, quais são esses custos. Para além disso, foram consideradas as perspetivas executivas sobre os orçamentos operacionais para 2020, as taxas de ocupação, a rentabilidade, a decisão de permanecer fechado ou aberto e as expectativas para o ano seguinte. O estudo de caso utilizou um método de pesquisa qualitativa, um desenho múltiplo de casos holísticos e entrevistas semiestruturadas para a obtenção de dados. Foram entrevistados dez gerentes de hotéis de quatro e cinco estrelas em Kemer, Antalya. A COVID-19 revelou os custos associados à segurança dos hotéis, medidas de saúde, higiene e limpeza e ferramentas tecnológicas. Além disso, as restrições legais reduziram a estação turística nos hotéis de oito para quatro meses. As taxas de ocupação permaneceram entre 45 e 60%. Além disso, houve um desvio negativo de 60% nas metas orçamentais das empresas. Os gerentes de hotéis estavam mais preocupados em alcançar um ponto de equilíbrio, manter o emprego dos funcionários e a imagem dos hotéis do que em alcançar os lucros esperados. <![CDATA[Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study aims to verify how distinct markets evaluate hotels in the Algarve through the analysis of online reviews, in order to identify if satisfaction and dissatisfaction attributes are similar among some of the main markets of overnight stay tourists in the region. Online reviews of hotels in the Algarve, written in English, French as well as Portuguese and posted on Tripadvisor by British, French and Portuguese residents from January 2019 to December 2019 are analysed. After the analysis of 8,596 online textual reviews, the results demonstrated that not only satisfaction and dissatisfaction rates towards hotel attributes differ according to the language, but also that customers from different countries place dissimilar emphasis on hotel attributes. Besides extending the current research on the use of online reviews, the findings of this study also assist hoteliers to identify improvement opportunities. Although many studies on marketing segmentation through data mining have been conducted, this paper analyses the customer satisfaction of relevant tourist markets and suggests up-to-date practical implications for hoteliers.<hr/>Resumo Este estudo tem como objetivo verificar como mercados distintos avaliam hotéis no Algarve através da análise de comentários online, a fim de identificar se os atributos de satisfação e insatisfação são semelhantes entre alguns dos principais mercados turísticos da região. São analisadas avaliações online de hotéis no Algarve, escritas em inglês, francês e português e publicadas no Tripadvisor por residentes britânicos, franceses e portugueses de janeiro de 2019 a dezembro de 2019. Após a análise de 8.596 avaliações textuais online, os resultados demonstraram que não apenas as taxas de satisfação e insatisfação em relação aos atributos hoteleiros diferem de acordo com a língua, mas também que clientes de diferentes países colocam ênfase diferente nos atributos do hotel. Além de ampliar a pesquisa atual sobre o uso de revisões online, os resultados deste estudo também auxiliam os hoteleiros a identificar oportunidades de melhoria. Embora muitos estudos sobre segmentação de marketing por meio da mineração de dados tenham sido realizados, este artigo analisa a satisfação dos clientes dos mercados turísticos relevantes e sugere implicações práticas atualizadas para os hoteleiros. <![CDATA[Turismo videográfico no Centro de Portugal: Produção e impacto de vídeos promocionais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The concept of film-induced tourism refers to travel activities to certain destinations motivated by films, TV series, and promotional videos. The exposure to enticing images allures tourists and boosts local economies and entrepreneurship. The strand of film-induced tourism, video-induced tourism (which concerns mainly promotional videos) needs to be further explored. The Portuguese case, concerning both film- and video-induced tourism, also needs to be mapped. Thus, the purpose of this study is twofold: it will discuss and explore the topics of film-induced tourism and video-induced tourism in Portugal; and it will provide insights into promotional videos released by the Turismo do Centro de Portugal Association. We will start by presenting an overview of these two concepts. Subsequently, we will tackle the Portuguese case and explain the strategies adopted to boost film- and video-induced tourism phenomena. Finally, we will carry out an overview of the Turismo do Centro videos and see how they fit into the organisation’s broader communication context. Exploring this case study will help us project how the strategy in which these videos are inserted may help the region in the post-pandemic economic recovery.<hr/>Resumo O conceito de turismo cinematográfico refere-se a viagens para determinados destinos motivadas pelo visionamento de filmes, séries de TV e vídeos promocionais. A exposição a imagens cativantes atrai turistas, o que impulsiona as economias locais e o empreendedorismo. O turismo videográfico (que diz respeito principalmente a vídeos promocionais), ramo do turismo cinematográfico, necessita de ser mais explorado. O caso português, no que concerne tanto ao turismo cinematográfico como ao videográfico, também precisa de ser mapeado. O objetivo deste estudo é duplo: discutir e explorar as temáticas do turismo cinematográfico e videográfico em Portugal; e fornecer informações sobre vídeos promocionais divulgados pelo Turismo Centro de Portugal. Começaremos por apresentar uma visão geral sobre esses dois conceitos. Posteriormente, abordaremos o caso português e explicaremos as estratégias adotadas para potenciar os fenómenos de turismo cinematográfico e videográfico. Por fim, faremos um apanhado dos vídeos do Turismo do Centro e veremos como se enquadram no contexto mais amplo de comunicação da organização. A exploração deste caso de estudo irá ajudar-nos a vislumbrar como a estratégia na qual esses vídeos estão inseridos poderá ajudar a região na recuperação económica pós-pandémica.