Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820220002&lang=es vol. 18 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Exploring transformative travel experiences: The case of Turkish travelers]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Transformative tourism experiences result in long-term changes in attitudes and behavior. Although research on transformative tourism has flourished in recent years, there is still a limited number of studies that investigate the travelers' experiences to examine the impact of travel on one's attitudes and behaviors. This exploratory study seeks to identify factors affecting transformative travel experiences to emerge. A typology of travel transformations is also offered based on a qualitative case study conducted on Turkish travelers. As a result of thematic content analysis of in-depth interviews with 30 travelers, the main themes affecting travel transformations emerged as tripograhic, personal and destination-based determinants, whereas the types of transformations were classified under behavioral, attitudinal, and personality changes. If tourist transformations could be understood better, this might result in better promotion of travel as a leisure activity not just at the individual level but at the policy level. Destinations, tour operators, and other hospitality organizations would position their product in a potentially more transformative way if they know the causes and outcomes of travel-related transformations.<hr/>Resumo Experiências turísticas transformadoras resultam em mudanças de longo prazo nas atitudes e no comportamento. Embora a investigação sobre turismo transformador tenha florescido nos últimos anos, ainda há um número limitado de estudos que investigam as experiências dos viajantes para examinar o impacto das viagens nas suas atitudes e comportamentos. Este estudo exploratório procura identificar os fatores que afetam o surgimento de experiências turísticas transformadoras. Uma tipologia de experiências transformadoras é proposta com base num estudo de caso qualitativo realizado com viajantes turcos. Como resultado da análise de conteúdo temática de entrevistas em profundidade com 30 viajantes, os principais temas que afetam as transformações das viagens são determinantes tripográficos, pessoais e baseados no destino, enquanto que as transformações foram classificadas como mudanças comportamentais, atitudinais e de personalidade. Uma melhor compreensão das experiências transformadoras resultaria numa melhor promoção das viagens como atividade de lazer, não apenas ao nível individual, mas também político. Destinos, operadores turísticos e outras organizações turísticas posicionariam os seus produtos de uma forma potencialmente mais transformadora, se conhecessem as causas e os resultados das transformações relacionadas com as viagens. <![CDATA[Assessing the impact of the COVID-19 pandemic on tourism workers’ health and well-being in Jordan]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The current study assesses the impact of the coronavirus (COVID-19) pandemic on tourism workers’ health and well-being in Jordan by investigating coronavirus threats, financial impacts, resources impacts, social isolation, depression and personal control experienced by tourism workers during the COVID-19 pandemic, and how the threats and impacts of the coronavirus pandemic affect workers’ health and well-being. A quantitative survey method was applied using a questionnaire. Data were collected from a sample of 400 tourism workers in Jordan. The study’s findings revealed that tourism workers are financially strained, socially isolated, psychologically depressed, experiencing a lack of personal control, and have limited resources due to their dread of the pandemic and its negative impacts. It was also found that a significant negative direct effect of perceived coronavirus threats and their impacts on workers’ depression and personal control had a significant influence on workers’ health and well-being. The current study proposed a model of the influence of coronavirus on tourism workers’ health and well-being through their personal control and depression.<hr/>Resumo O presente estudo avalia o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde e no bem-estar dos trabalhadores do turismo na Jordânia, investigando ameaças do coronavírus, impactos financeiros, impactos nos recursos, isolamento social, depressão e controle pessoal experimentados pelos trabalhadores do turismo durante a pandemia, e como as ameaças e impactos do coronavírus afetam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Um método de pesquisa quantitativa foi aplicado através de questionário. Os dados foram recolhidos de uma amostra de 400 trabalhadores do turismo na Jordânia. Os resultados demonstram que os trabalhadores do turismo estão financeiramente tensos, socialmente isolados, psicologicamente deprimidos, experimentando uma falta de controle pessoal, e têm recursos limitados devido ao temor da pandemia e dos seus impactos negativos. Verificou-se também que um efeito direto negativo significativo das ameaças percecionadas do vírus e impactos na depressão e controle pessoal dos trabalhadores teve uma influência significativa na saúde dos trabalhadores. O presente estudo propôs um modelo da influência do coronavírus na saúde e bem-estar dos trabalhadores do turismo através do seu controle pessoal e depressão. <![CDATA[Consumption experience: state of the art review and agenda proposition]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000200039&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Despite the growing interest in consumption experience, literature claims for a unifying perspective, combining elements from consumers and marketers, depicting the complexity of this phenomenon. This article addresses this research gap and aims to develop a literature review on consumption experience, drawing its social and intellectual structure, and set a research agenda. In a hybrid literature review composed of bibliometric analysis and a systematic review, we examined 90 papers from high-quality journals on business and management areas. Findings indicate six research interests: escape experiences, virtual experiences, customer journey, customer experience innovation, service experience, and customer experience management. This analysis led us to draw a research agenda composed of the main gaps in consumption experience, engendering the main contribution of this paper. The future of this literature must consider developments in escape experiences, online customer experience, service experience, customer experience management, and the intersection between these themes.<hr/>Resumo Apesar do crescente interesse pela experiência de consumo, a literatura clama por uma perspectiva unificadora, combinando elementos de consumidores e gestores de marketing, retratando a complexidade desse fenômeno. Este artigo tem como objetivo desenvolver uma revisão de literatura sobre a experiência de consumo, traçando sua estrutura social e intelectual, e estabelecer uma agenda de pesquisa. Em uma revisão de literatura híbrida composta por análise bibliométrica e revisão sistemática, examinamos 90 artigos de periódicos de alta qualidade nas áreas de negócios e gestão. Os resultados indicam seis interesses de pesquisa: experiências de escape, experiências virtuais, jornada do cliente, inovação na experiência do cliente, experiência de serviço e gerenciamento da experiência do cliente. Essa análise levou a traçar uma agenda de pesquisa composta pelas principais lacunas em experiência de consumo, engendrando a principal contribuição deste artigo. Essa literatura deve considerar os desenvolvimentos sobre experiências de escape, experiência do cliente online, experiência de serviço e gestão da experiência do cliente, bem como a interseção entre esses temas. <![CDATA[Leadership styles and their effect on employees: a comparative study of two Mediterranean tourism destinations]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000200051&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The primary objective is to correlate the relationship between the variables in order to determine the effect of leader behaviour on organisational silence, organisational silence on organisational cynicism and organisational cynicism on psychological well-being. The study also aims to foreground the difference with respect to these variables in two countries chosen as the sampling universe and draw a comparative analysis of the leadership types adopted by the manager of hospitality organisations in respective countries and personnel's attitude toward the respective hospitality organisations they work for. Research population consists of 4 and 5-star hospitality organisations operating in different centers of Turkey and Italy. Comparative analyses were conducted based on the findings of whether the said variables in this intercultural study between Turkey and Italy offered any intercultural difference among the employees in hospitality organisations. It surfaced that, except for organisational silence, there existed a difference in all other variables. Besides, cyclical model pertaining to emergent variables in the study exposed a different dimension of this study. In the light of all these findings, suggestions that could hold both theoretical and practical values for the researchers as well as practitioners were provided.<hr/>Resumo O objetivo preliminar é correlacionar a relação entre as variáveis para determinar o efeito do comportamento do líder sobre o silêncio organizacional, do silêncio organizacional sobre o ceticismo organizacional e do ceticismo organizacional sobre o bem-estar psicológico. O estudo também visa destacar a diferença em relação a essas variáveis em dois países escolhidos como universo amostral e fazer uma análise comparativa sobre os tipos de liderança adotados pelos gestores de organizações hoteleiras nos respectivos países e a atitude dos funcionários em relação a essas organizações em que trabalham . A população da pesquisa consiste em hotéis de 4 e 5 estrelas que operam em diferentes regiões da Turquia e da Itália. Com base nos resultados obtidos, foi possível detectar se as referidas variáveis neste estudo intercultural entre a Turquia e a Itália ofereciam alguma diferença intercultural entre os funcionários dos respetivos hotéis. Através da realização de análises comparativas, constatou-se que, exceto o silêncio organizacional, existia diferença em todas as outras variáveis. Além disso, o modelo cíclico referente às variáveis emergentes do estudo expôs uma dimensão diferente deste estudo. À luz destes resultados, são dadas sugestões com valor teórico e prático para os investigadores, bem como para os profissionais hoteleiros.