Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820220004&lang=pt vol. 18 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Atitudes dos turistas em relação aos comportamentos de compra de produtos verdes: o papel das variáveis demográficas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Green products do not harm the environment or natural resources and support recycling. Due to tourists having different demographic characteristics, their demands and needs differ, and therefore their thoughts on green products also vary. Therefore, this study focuses on tourists' green product buying behaviours. In this context, the research aims to determine whether tourists' green product buying behaviours differ concerning demographic variables. The survey form prepared for this purpose was applied to 418 tourists visiting Istanbul. As a result of the research, foreign tourists' demographic variables were determined to affect their green product buying behaviours, with factors other than marital status and income level not contributing to tourists' environmental product preferences or their environmental sensitivity. Research has found that single tourists are more sensitive to the environment than married tourists. In addition, economically strong individuals were determined to be willing to pay more money for green products if they had sufficient purchasing power.<hr/>Resumo Produtos verdes não prejudicam o meio ambiente ou os recursos naturais e possibilitam a reciclagem. Dado que turistas com características demográficas diferentes têm necessidades diferentes, consequentemente também têm atitudes diferentes em relação aos produtos verdes. Este estudo centra-se no comportamento de compra de produtos verdes dos turistas. O presente estudo tem como objetivo determinar se os comportamentos de compra de produtos verdes pelos turistas diferem de acordo com as suas varáveis demográficas. Um questionário foi aplicado a 418 touristas que visitaram Istambul. Os resultados mostram que as variáveis demográficas estado civil e rendimento afetam os seus comportamentos de compra de produtos verdes, ao passo que outras variáveis demográficas não afetam as preferências de compra de produtos verdes nem a sua sensitividade ambiental. Os resultados demonstram que os turistas solteiros são mais sensíveis ao meio ambiente do que os turistas casados. Para além disso, os indivíduos com rendimentos mais elevados estavam dispostos a pagar mais por produtos verdes de acordo com o seu poder de compra. <![CDATA[Adoção de inovações de energias renováveis entre os hoteleiros em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582022000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article examines the owners' and/or managers' perceptions and attitudes towards the adoption of renewable energy innovations in hotels in Portugal, as well as the factors that affect the adoption. The study is based on an e-mail-based survey conducted with hoteliers in 2022 (n = 208). First, the results demonstrate that despite the respondents' positive perceptions of renewable energy, the adoption level of renewable energy innovations in hotels is low. Second, the reasons given for this gap relate mainly to unfavourable market factors. Third, market factors have a statistically significant influence on adoption. In contrast, the characteristics of the hotels and hoteliers, their opinion about the need to cut the carbon footprint of tourist accommodations and the type of hotel ownership have no significant influence.<hr/>Resumo Este artigo analisa as perceções e atitudes dos proprietários e/ou gestores relativamente à adoção de inovações de energias renováveis nos hotéis em Portugal, bem como os fatores que influenciam a adoção. O estudo baseia-se num inquérito aos hoteleiros realizado por e-mail em 2022 (n = 208). Os resultados demonstram, em primeiro lugar, que apesar das perceções positivas dos inquiridos sobre as energias renováveis, o nível de adoção de inovações em energias renováveis é baixo. Em segundo lugar, as razões apresentadas para este diferencial relacionam-se principalmente com fatores de mercado desfavoráveis. Em terceiro lugar, os fatores de mercado têm uma influência estatisticamente significativa na adoção, enquanto as características dos hotéis e dos hoteleiros, a opinião destes sobre a necessidade de reduzir a pegada de carbono e o tipo de propriedade do hotel não têm influência significativa.