Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820230002&lang=pt vol. 19 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[O efeito do valor ambiental e visão de mundo ecológica na atitude eco-recreativa: um estudo na Turquia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582023000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study aims to investigate the effects of environmental value and ecological worldview on eco-recreative attitudes. In recent years, human-related pollution has seriously increased. Therefore, it is critical to explain the eco-recreative attitudes of participants with an emphasis on how these attitudes support natural life. Another indicator of the significance of this study is that it explains the premises of the attitude. Environmental value in the proposed model was examined as three sub-factors: biospheric, altruistic, and egoistic. Also, an eco-recreative attitude has three sub-factors, which are affective, cognitive and behavioural. The study population consisted of individuals who participated in eco-recreation activities in Turkey. The data were collected through a questionnaire form using the convenience sampling method. The analyses were conducted using SmartPLS. The findings showed that biospheric (positive) and egoistic value (negative) had an effect on ecological worldview, while ecological worldview had a positive effect on affective, cognitive and behavioural attitude. Also, the altruistic value did not significantly affect the ecological worldview.<hr/>Resumo Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos do valor ambiental e da visão ecológica nas atitudes eco-recreativas. Nos últimos anos, a poluição relacionada com os seres humanos aumentou gravemente. Por isso, é crucial explicar as atitudes eco-recreativas dos participantes, com ênfase em como essas atitudes suportam a vida natural. Outro indicador da importância deste estudo é que ele explica as premissas da atitude. O valor ambiental foi examinado em três subfatores: biosférico, altruísta e egoísta. Além disso, a atitude eco-recreativa tem três subfatores, que são afetivo, cognitivo e comportamental. A população de estudo consistiu em indivíduos que participaram em atividades eco-recreativas na Turquia. Os dados foram recolhidos através de um questionário utilizando o método de amostragem por conveniência. As análises foram realizadas utilizando o SmartPLS. Os resultados mostraram que o valor biosférico (positivo) e o valor egoísta (negativo) tiveram um efeito na visão ecológica, enquanto a visão ecológica teve um efeito positivo na atitude afetiva, cognitiva e comportamental. Além disso, o valor altruísta não teve um efeito significativo na visão ecológica. <![CDATA[Examining transaction-specific satisfaction and trust in Airbnb and hotels. An application of BERTopic and Zero-shot text classification]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582023000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract With a methodological approach, this article explores the application of data mining to the user-generated content of tourist accommodation on infomediation platforms and social networks. Its objective is to present an algorithm that allows the identification of service characteristics relevant to guest satisfaction and trust. Our study processes unstructured, natural-language data about Airbnb and hotel stays (the final dataset was 12,236 Airbnb sentences and 12,200 hotel sentences from 2018 until September 25 2021). Among the results is a computational algorithm that uses BERTopic to identify latent themes (or topics) in the narratives. Secondly, our analysis applies a Zero-shot classification approach for classifying guest reviews into labels related to guests' satisfaction and trust. Thirdly, we execute a Principal Component Analysis to investigate the sufficiency relationships between extracted topics, customer satisfaction, and trust-based labels. To sum up, and as practical implications, our study adds to the knowledge about the sharing economy by providing insights for developing marketing policies and a better understanding of hospitality services.<hr/>Resumen El artículo analiza, desde una aproximación metodológica, la aplicación de la minería de datos al contenido generado por los usuarios en plataformas de infomediación y redes sociales de servicios de alojamiento turístico. El objetivo del paper es presentar un algoritmo que permita identificar los atributos más influyentes de este servicio en la satisfacción y confianza del huésped. Nuestro estudio procesa datos presentados en un lenguaje natural y desestructurado relativos a las estancias en hoteles y alojamientos Airbnb (la base de datos final fue de 12236 opiniones sobre servicios Airbnb y 12200 sobre hoteles, recogidas desde comienzos de 2018 hasta 25.09.2021). Entre los resultados obtenidos se encuentra un algoritmo computacional que utiliza BERTopic para identificar temas latentes en las narrativas. En segundo lugar, nuestro análisis aplica Zero-shot para clasificar las revisiones de los invitados en etiquetas relacionadas con su satisfacción y confianza. En tercer lugar, ejecutamos un Análisis de Componentes Principales para investigar las relaciones de suficiencia entre los tópicos extraídos y las etiquetas relacionadas con la satisfacción y confianza del cliente. Se añade al conocimiento sobre economía compartida nuevas perspectivas para el desarrollo de políticas de marketing y una mejor comprensión de los servicios de alojamiento. <![CDATA[Motivação de turistas domésticos gays: o caso de Bali]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582023000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Building upon existing literature on gay tourism, gay tourist motivation, and homosexuality, this article explores the primary determinants of motivation to travel for gay tourists in a conservative market and their satisfaction with Bali, an Asian and peripheral destination. The study aims to provide valuable insights for destination marketers and stakeholders in Indonesia, enabling them to develop improved marketing strategies tailored to this niche tourism market. A quantitative approach was employed, utilizing self-administered questionnaires distributed among gay tourists in Jakarta, Indonesia. Descriptive and multiple linear regression analyses were conducted to analyze the experiences of 150 gay domestic tourists in Bali, Indonesia, as a tourist destination. The findings identified escape, experience, and peace as significant factors influencing gay tourists' satisfaction, while friendliness, venue, beach, nightlife, and natural beauty were identified as destination attributes impacting holiday satisfaction. These findings contribute to the existing body of literature on gay tourism, particularly within the Asian context, and provide valuable insights for destination managers and marketers seeking a deeper understanding of this niche market segment.<hr/>Resumo Com base na literatura sobre turismo gay, motivação de turistas gays e homossexualidade, este artigo examina os principais determinantes da motivação para viajar de turistas gays num mercado turístico conservador e sua satisfação com o destino de Bali. Os resultados determinaram atributos importantes que podem ser úteis para os profissionais de marketing e stakeholders na Indonésia, a fim de desenvolver estratégias de marketing mais eficientes e obter um melhor conhecimento desse nicho de mercado. Foi utilizada ama abordagem quantitativa a partir de questionários distribuídos entre turistas gays em Jacarta, Indonésia. Análises descritivas e de regressão linear múltipla foram utilizadas para analisar as experiências de 150 turistas gays domésticos na ilha de Bali. Os resultados identificaram escape, experiência e paz como fatores significativos para turistas gays, e amizade, locais, praia, vida noturna e beleza natural como perspectivas de destino que afetam a satisfação com as férias. Os resultados aprimoram o corpo existente de literatura sobre turismo gay, especificamente no contexto asiático, e são úteis para gestores e profissionais de marketing no melhor entendimento desse segmento de mercado de nicho. <![CDATA[Cocriação da gastronomia local para o desenvolvimento regional numa cidade slow]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582023000200051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study describes the process of developing a typical dish for a slow city, using the lens of co-creation and coproduction. The slow movement argues that appreciation of local cuisine increases through events and developing slow food practices. Participant observation and interviews with actors involved in the development process revealed the symbolic components used to enhance the cultural heritage of Vizela, Portugal as a slow city. The research shows that the slow city initiative has gradually provided the basis for a gastronomic attraction to support tourist development. The development of a typical dish for the city was found to aid the recovery and revalorization of local knowledge, while the support of gastronomic culture by the local authority and community participation helped to strengthen regional identity and to develop an attractive and sustainable tourist offer. Thus, this study revealed the importance of residents in this development process as well as showed requirements that may support the rescue and cocreation of typical dishes for tourism.<hr/>Resumo Este estudo descreve o processo de desenvolvimento de um prato típico de uma cidade (slow city), sob a ótica da cocriação e da coprodução. O movimento slow defende que a valorização da culinária local pode ser ampliada por meio de eventos e do desenvolvimento de práticas slow food. A observação participante e as entrevistas com atores envolvidos no processo de desenvolvimento revelaram componentes simbólicos usados para valorizar o patrimônio cultural de Vizela, Portugal enquanto cidade slow. A pesquisa mostra que a iniciativa da cidade slow tem, gradativamente, fornecido as bases para uma atração gastronômica para apoiar o desenvolvimento turístico. O desenvolvimento de um prato típico da cidade contribuiu para o resgate e a valorização de saberes locais, enquanto a valorização da cultura gastronômica pelo poder local e participação da comunidade ajudaram no fortalecimento da identidade regional compondo a oferta turística com atratividade e sustentabilidade. Assim, revelou-se a importância dos moradores neste processo de desenvolvimento, bem como de requisitos para o resgate e a cocriação de pratos típicos para o turismo. <![CDATA[O papel mediador da experiência turística memorável no comportamento do turista: uma perspetiva sobre os tours organizados]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582023000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study aims to determine the effect of destination image on the intention to recommend memorable tourism experiences of tourists participating in organized tours. In this context, the relationships between the variables of destination image, memorable tourism experience, tourist satisfaction and intention to recommend were examined in the research process. Quantitative research methods were used in the study. A questionnaire was preferred as the data collection tool. The population of the research consists of individuals living in Türkiye and having previous experience in organized tours. Data were collected from 950 participants using the convenience sampling technique from this universe. It has been revealed that the destination image has a positive effect on tourist satisfaction, memorable tourism experience and intention to recommend. In this context, it can be said that phenomena such as image, satisfaction and experience affect tourists' perceptions of destination image, and this situation increases the probability of destinations being preferred repeatedly. As a result, it can be concluded that factors with high emotional intensity such as memorable tourism experience and tourist satisfaction affect the intention to recommend.<hr/>Resumo Este estudo tem como objetivo determinar o efeito da imagem de destino na intenção de recomendar experiências memoráveis por parte de turistas que participam em tours organizados. Neste contexto, foram examinadas as relações entre as variáveis de imagem de destino, experiência turística memorável, satisfação do turista e intenção de recomendar. Foram utilizados métodos de pesquisa quantitativa, sendo um questionário a ferramenta escolhida para a recolha dos dados. A população da pesquisa consiste em indivíduos que residem na Turquia e possuem experiência prévia em tours organizados. Os dados foram coletados de 950 participantes utilizando a técnica de amostragem por conveniência. Foi constatado que a imagem de destino tem um efeito positivo na satisfação do turista, na experiência turística memorável e na intenção de recomendar. Neste contexto, pode-se afirmar que fenómenos como imagem, satisfação e experiência afetam as perceções dos turistas em relação à imagem de destino, aumentando a probabilidade de os destinos serem escolhidos repetidamente. Como resultado, pode-se concluir que fatores com alta intensidade emocional, como a experiência turística memorável e a satisfação do turista, afetam a intenção de recomendar.