Scielo RSS <![CDATA[Sisyphus - Journal of Education]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-847420210004&lang=pt vol. 9 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Temas de Investigação Educacional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Sobre uma Educação Colonial]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract In its most common forms around the world, higher education is an enculturation process that perpetuates colonial attitudes, hierarchies, institutions and logics. Based upon perspectives from beyond the Euro-West, this article offers a critical assessment of this systematic entrenchment. Following an analysis of the crafting and experiences of higher education, an exploration of the impacts of implicit and explicit dehumanization, discrimination, oppression and privilege are explored. Drawing entirely upon traditions that have largely been excluded from textbooks and required reading lists of higher education institutions, radical directions are reflected upon, which point toward new horizons. These futures do not focus on de-centring the Euro-West per se, but rather upon cultivating processes of (re)becoming ourselves, within our own cultures and traditions.<hr/>Resumo Na maioria das configurações mais comuns a nível mundial, o ensino superior é um processo de enculturação que perpetua atitudes, hierarquias, instituições e lógicas coloniais. Partindo de perspetivas que vão além das da europa ocidental, este artigo apresenta uma avaliação crítica desse entrincheiramento sistemático. Através de uma análise da construção e distintas experiências de ensino superior, exploramos os impactos de formas implícitas e explícitas de desumanização, discriminação, opressão e privilégio. Baseando-nos em tradições que têm sido largamente excluídas dos manuais escolares e listas de leitura das instituições de ensino superior, apontamos direções radicais que nos abrem novos horizontes. Estes futuros não se centram no descentrar do Euro-Ocidente per se, mas antes em cultivar processos de (re)construção de nós próprios, no contexto das nossas próprias culturas e tradições.<hr/>Resúmen En sus formas más comunes en todo el mundo, la educación superior es un proceso de inculturación que perpetúa las actitudes, jerarquías, instituciones y lógicas coloniales. Basado en perspectivas más allá de Euro-Occidente, este artículo ofrece una evaluación crítica de este atrincheramiento sistemático. Tras un análisis de la elaboración y las experiencias de la educación superior, se exploran los impactos de la deshumanización implícita y explícita, la discriminación, la opresión y el privilegio. Basándose enteramente en tradiciones que en gran parte han sido excluidas de los libros de texto y en las listas de lecturas obligatorias de las instituciones de educación superior, se reflejan direcciones radicales que apuntan hacia nuevos horizontes. Estos futuros no se centran en descentrar el euro-oeste per se, sino en cultivar procesos de (re) convertirnos en nosotros mismos, dentro de nuestras propias culturas y tradiciones. <![CDATA[Política Pública de Ação Afirmativa na Educação Superior para a População Cigana em Portugal: Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE) é um programa de justiça distributiva de singularidade política e social em Portugal, apresentando-se como um instrumento de combate aos efeitos acumulados de discriminações e racismo ao longo de séculos de presença da população cigana no território lusitano. O objetivo geral do presente artigo é problematizar a primeira política pública de ação afirmativa direcionada à permanência dos estudantes ciganos no ensino superior português - o Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE). Para tanto utilizou-se de pesquisa do tipo qualitativa, com ênfase em uma abordagem interpretativa, onde se propõe a expressar o fenômeno estudado, dando mais liberdade e novas possibilidades para a pesquisadora no entendimento da realidade. Por fim, acredita-se que um país ao implementar políticas públicas de ação afirmativa, em especial na educação, oportuniza processos de democratização de acesso aos bens públicos, bem como de redistribuição de oportunidades de vida digna a todos os cidadãos.<hr/>Abstract The Operational Programme for the Promotion of Education (OPRE) is a programme of distributive justice of political and social singularity in Portugal, presenting itself as an instrument to combat the accumulated effects of discrimination and racism over more than five centuries of presence of the romani population in lusitanian territory. The general objective of this article is to problematise the first public affirmative action policy aimed at the permanence of romani students in portuguese higher education - the Operational Programme for the Promotion of Education (OPRE). For this purpose, qualitative research was used, with emphasis on an interpretative approach, where it proposes to express the phenomenon studied, giving more freedom and new possibilities for the researcher to understand reality. Finally, it is considered that through the implementation of affirmative action public policies, especially in education, a country promotes processes of democratization of access to public goods, as well as the redistribution of opportunities for a dignified life for all citizens.<hr/>Resúmen El Programa Operacional de Promoción de la Educación (OPRE) es un programa de justicia distributiva de singularidad política y social en Portugal, presentándose como un instrumento para combatir los efectos acumulados de la discriminación y el racismo a lo largo de más de cinco siglos de presencia de la población romaní en el territorio lusitano. El objetivo general de este artículo es problematizar la primera política pública de acción afirmativa destinada a la permanencia de los estudiantes romaníes en la enseñanza superior portuguesa - el Programa Operacional de Promoción de la Educación (OPRE). Para ello se utilizó la investigación cualitativa, con énfasis en un enfoque interpretativo, donde se propone expresar el fenómeno estudiado, dando más libertad y nuevas posibilidades al investigador para comprender la realidad. Por último, se considera que, mediante la aplicación de políticas públicas de acción afirmativa, especialmente en la educación, un país fomenta procesos de democratización del acceso a los bienes públicos, así como la redistribución de oportunidades de vida digna a todos los ciudadanos. <![CDATA[As Potencialidades de uma Sequência Didática com a Web 2.0 para o Ensino de História]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The present article describes the partial results of a research analyzing the application of an interactive didactic sequence with the support of Web 2.0 resources for the teaching of History in a High School class integrated in Professional Education in a Brazilian public school. Using explanatory descriptive qualitative research of an interventionist character, an educational product was developed and applied and its contributions to students’ historical awareness were analyzed. In this study, the support of Web 2.0 in the process is specifically analyzed. Results point to the acceptance of these tools on the part of students, as well as the facilitation of learning, and the development of historical awareness stemming from content interaction and production. The tools used offer a varied array of informational directions and formats, and the students’ familiarity with resources allowed for a greater appropriation of content.<hr/>Resumo Este artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa que analisou a aplicação de uma sequência didática interativa com apoio dos recursos da Web 2.0 para o ensino de História em uma turma de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, numa escola pública brasileira. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo explicativa e caráter intervencionista, desenvolvemos e aplicamos o produto educacional e analisamos suas contribuições para o desenvolvimento da consciência histórica nos estudantes. Neste trabalho fazemos uma análise específica do auxílio da Web 2.0 nesse processo. Os resultados apontam uma aceitação das ferramentas por parte dos estudantes e evidente facilitação da aprendizagem e desenvolvimento da consciência histórica a partir da interação e produção de conteúdo. As ferramentas utilizadas oferecem uma variada gama de caminhos e diversos formatos de informações e a familiaridade dos estudantes com tais recursos permitiu uma apropriação maior dos conteúdos.<hr/>Resúmen Este artículo describe parte de los resultados de una investigación que analizó la aplicación de una secuencia didáctica interactiva con el apoyo de recursos web 2.0 para la enseñanza de Historia en una clase de secundaria integrada a la Educación Profesional, en una escuela pública brasileña. A través de una investigación cualitativa, de carácter descriptivo explicativo y con carácter intervencionista, desarrollamos y aplicamos el producto educativo y analizamos sus aportes al desarrollo de la conciencia histórica en los estudiantes. Hacemos un análisis específico de la ayuda de la Web 2.0 en este proceso. Los resultados apuntan a una aceptación de las herramientas y una evidente facilitación del aprendizaje y desarrollo de la conciencia histórica a partir de la interacción y producción de contenidos. Las herramientas utilizadas ofrecen diferentes formatos de información y la familiaridad de los estudiantes con estos recursos permitió una mayor apropiación de los contenidos. <![CDATA[Tele e Rádio Aulas: Aperfeiçoamento Profissional do Professor do Ensino Básico]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo, com ênfase na metodologia Investigação - Ação, pretendeu compreender o impacto das tele e rádio aulas no aperfeiçoamento profissional do professor do ensino básico angolano. Com a disseminação da pandemia da COVID-19, o professor do ensino básico participou de uma atividade diferenciada de aperfeiçoamento profissional denominada “tele e rádio aulas” emitidas pela Televisão Pública de Angola (TPA) e pela Rádio Nacional de Angola (RNA). Desta forma, informações coletadas indicam que, por ter um caráter prático, as tele e rádio aulas contribuíram para a melhoria da atuação docente do professor do ensino básico, isto é, o professor passou a recorrer regularmente ao apoio tutorial de profissionais de educação e a atividade reflexiva para o aperfeiçoamento das suas competências didático-pedagógicas resultando na melhoria de competências, como organização e contextualização dos conteúdos de ensino à realidade do aluno e maior conhecimento das orientações metodológicas das disciplinas do ensino básico.<hr/>Abstract This action approach study analysed how TV and Radio broadcasting classes influenced primary school teachers continuing professional development. During the COVID-19 pandemic, the Angolan Ministry of Education offered its primary school teachers an opportunity to attend a distance continuing professional development activity through the Angolan Public Television (TPA) and Angolan National Radio (RNA). The study concluded that TV and Radio broadcasting classes' practical aspects improved significantly primary teachers’ procedures, such as content organization, content contextualization, and following classroom methodological approach. In addition to that, the study also showed that teacher support and guidance allowed primary school teachers to reflect on their pedagogical skills.<hr/>Resúmen Este estudio cualitativo, con énfasis en la metodología Investigación - Acción, está destinado a comprender el impacto de las clases de tele y radio en el desarrollo profesional de los maestros. Durante la propagación de la pandemia COVID-19, el maestro participó en una actividad de desarrollo profesional denominada “clases de tele y radio” transmitidas en la Televisión Pública de Angola (TPA) y Radio Nacional de Angola (RNA). La información recolectada indica, que el carácter práctico del proyecto ayudó en la mejora de la enseñanza de la práctica docente del maestro, es decir, el maestro pasó a utilizar el apoyo de profesionales de educación para reflectir en el desarrollo de sus habilidades didáctico-pedagógicas resultando en competencias de organización y contextualización de los contenidos docentes a la realidad del alumno y mayor conocimiento de las orientaciones metodológicas de las asignaturas mejoradas. <![CDATA[Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem.<hr/>Abstract Today, the State of Ceará (Brazil) appears on the national and international scene as a reference for educational quality, with reference to the professional education policy integrated with high school. In the academy, it is a consensus that education is related to factors that can define implications of school success or failure. Considering aspects related to the discipline, the research presented here aimed to identify and discuss the presence of this factor for the provision of quality education. For this purpose, a comparative study with a qualitative approach was carried out among 10 professional schools, 5 with more academic success (44 individuals) and 5 with less academic success (39 individuals), based on the results of external evaluations. The study confirms the inevitability of the discipline in the development of pedagogical work, while contributing to scientific and professional training and conceiving theoretical contributions to the construction of new research to improve learning.<hr/>Resúmen Hoy, el Estado de Ceará (Brasil) aparece en la escena nacional e internacional como un punto de referencia para la calidad educativa, aludiendo a la política de educación profesional integrada con la escuela secundaria. En la academia, es un consenso que la educación está relacionada con factores que pueden definir las implicaciones del éxito o fracaso escolar. Considerando aspectos relacionados con la disciplina, la investigación presentada aquí tuvo como objetivo identificar y discutir la presencia de este factor para la provisión de una educación de calidad. Para ello, se realizó un estudio comparativo con enfoque cualitativo entre 10 escuelas profesionales, 5 con más éxito académico (44 individuos) y 5 con menor éxito académico (39 individuos), en base de los resultados de evaluaciones externas. El estudio confirma la inevitabilidad de la disciplina en el desarrollo del trabajo pedagógico, al tiempo que contribuye a la formación científica y profesional y concibe las contribuciones teóricas a la construcción de nuevas investigaciones para mejorar el aprendizaje. <![CDATA[Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é descrever e analisar os elementos constituintes das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), elaboradas por professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada. A recolha de dados se baseou nas produções escritas de oito THA elaboradas no âmbito de uma oficina de formação continuada. A pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo e se baseia na análise de conteúdo. Os resultados indicam que: os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica; os elementos constituintes das THA elaboradas se aproximam de suas práticas escolares; e estes elementos se associam aos domínios do conhecimento matemático para o ensino. A elaboração de THA realizada por professores de matemática se mostra como uma oportunidade para formação docente, na qual demandas matemáticas e pedagógicas se configuram como cenário para discussões, problematizações e produções de conhecimentos matemáticos para o ensino.<hr/>Abstract The purpose of this article is to describe and analyze the constituent elements of Hypothetical Learning Trajectories (HLT), developed by teachers who teach mathematics, in a context of in-service teacher education. The data collection was based on the written productions of 8 HLT elaborated in the context of an in-service teacher education workshop. The research has a qualitative and interpretative character, and it is based on content analysis. The results indicate that: the teachers presented strategies and procedures of school mathematics; the constituent elements of the elaborated HLT are similar of their school practices; and these elements are associated with the domains of mathematical knowledge for teaching. The preparation of HLT by mathematics teachers is an opportunity for teacher education, in which mathematical and pedagogical demands are configured as a context for discussions, problematizations and productions of mathematical knowledge for teaching.<hr/>Resúmen El objetivo de este artículo es describir y analizar los elementos constitutivos de las Trayectorias Hipotéticas de Aprendizaje (THA), desarrolladas por profesores que enseñan matemáticas, en un contexto para la formación de profesores de matemáticas. La recopilación de datos se basó en las producciones escritas de ocho THA elaboradas en el contexto de un taller de educación continua. La investigación tiene un carácter cualitativo y se basa en el análisis de contenido. Los resultados indican que: los docentes presentaron estrategias y procedimientos de la matemática escolar; los elementos constitutivos del THA elaborada son similares a sus prácticas escolares; y estos elementos están asociados con los dominios del conocimiento matemático para la enseñanza. La preparación de THA por parte de los profesores de matemáticas es una oportunidad para la formación del profesorado, en la que las demandas matemáticas y pedagógicas se configuran como un contexto de discusiones, problematizaciones y producciones de conocimientos matemáticos para la enseñanza.