Scielo RSS <![CDATA[Sisyphus - Journal of Education]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-847420210005&lang=pt vol. 9 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[A Colaboração na Formação de Professores que Ensinam Matemática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A colaboração tem se destacado pelo seu potencial na formação de professores que ensinam matemática, por promover processos de interação entre professores, futuros professores, formadores, coordenadores, dentre outros agentes educacionais, e, por conseguinte, um ambiente de aprendizagem para todas as pessoas envolvidas nesses processos de interação. Esse número especial é constituído por nove artigos que podem contribuir para um debate qualificado a respeito dessas potencialidades e de dificuldades encontradas na busca de um ambiente colaborativo.<hr/>Abstract Collaboration has stood out for its potential in the training of teachers who teach mathematics, for promoting interaction processes between teachers, future teachers, teacher educators, coordinators, among other educational agents, and, therefore, a learning environment for all people involved in those interaction processes. This special issue consists of nine articles that can contribute to a qualified debate about the potentialities and difficulties encountered in the search for a collaborative environment.<hr/>Resumen La colaboración destaca por su potencial en la formación de docentes que enseñan matemáticas, para promover procesos de interacción entre docentes, futuros docentes, formadores, coordinadores, entre otros agentes educativos, y, por tanto, un entorno de aprendizaje para todos los involucrados en estos procesos de interacción. Este número especial consta de nueve artículos que pueden contribuir a un debate cualificado sobre las potencialidades y dificultades encontradas en la búsqueda de un entorno colaborativo. <![CDATA[A Produção de Narrativas Pedagógicas como Processo Formativo em Contextos de Colaboração]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This text aims to present evidence of how collaboration constitutes an educational practice and facilitates the professional development of mathematics teachers. For this purpose, it discusses fragments of the narrative of a teacher who participates in a collaborative group and works in a Brazilian public school with high school students (14 to 17-year-olds). We debate the Vygotskian and Bakhtinian concepts of collaboration as practices of education and the role of pedagogic narratives as devices of teacher education. The analysis shows the extent to which the teacher appropriated the principles defended in the group, of a social culture in mathematics classes, as well as the discourses circulating in it, acted as a co-builder of mathematical knowledge with her students, exerted agency, and developed professionally.<hr/>Resumo Este texto tem como objetivo apresentar indícios de como a colaboração se constitui em prática de formação e possibilita o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, a partir da análise de excertos da narrativa de uma professora participante de um grupo colaborativo. Trata-se de uma professora da educação básica, que atua numa escola pública brasileira, com estudantes do ensino médio (14-17 anos). Discute-se a concepção de colaboração como prática de formação a partir dos estudos Vigotskianos e Bakhtinianos e o papel das narrativas pedagógicas como dispositivos de formação docente. A análise traz evidências do quanto a professora se apropriou dos princípios da cultura social de sala de aula de matemática defendidos no grupo e dos discursos que nele circulam, atuou na coconstrução de conhecimentos matemáticos com seus alunos, exerceu sua agência e se desenvolveu profissionalmente.<hr/>Resumen Este texto tiene como objetivo presentar evidencias de cómo la colaboración se constituye en la práctica formativa y posibilita el desarrollo profesional del docente que imparte matemáticas. Parte del análisis de extractos de la narrativa de una docente de educación básica participante en un grupo colaborativo y que trabaja en una escuela pública brasileña con estudiantes de educación media (14-17 años). El concepto de colaboración como práctica de formación se discute a partir de los estudios Vigotskianos y Bakjtinianos y el papel de las narrativas pedagógicas como dispositivos de formación docente. El análisis aporta evidencia de cuánto la docente se apropió de los principios de la cultura social de la clase de matemáticas defendidos en el grupo y los discursos que circulan en él; actuó en la co-construcción del conocimiento matemático con sus alumnos, ejerció su agencia y se desarrolló profesionalmente. <![CDATA[A Investigação Narrativa no Estudo da Aprendizagem de Professores de Matemática em Espaços Colaborativos Híbridos Universidade-Escola]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo descreve e discute a Investigação Narrativa como alternativa metodológica para estudar e compreender a aprendizagem de professores de matemática em comunidades colaborativas híbridas universidade-escola. Sob abordagem qualitativa, modalidade revisão sistemática denominada metassíntese, o corpus de análise é uma tese de doutorado que utilizou a Investigação Narrativa na perspectiva Relacional, tendo como questão norteadora: Que contribuições, limitações e possibilidades são evidenciadas pelo uso da Investigação Narrativa para investigar e compreender as aprendizagens docentes de professores de matemática que participaram de uma comunidade colaborativa híbrida ou fronteiriça entre universidade-escola? Os resultados da metassíntese evidenciam contribuições, desafios e possibilidades da Investigação Narrativa Relacional para investigar a aprendizagem docente em comunidades colaborativas híbridas, sobretudo quando os professores são também encorajados a investigar narrativamente suas práticas, com a colaboração dos formadores, e quando ambos os grupos assumem o compromisso de discutir e compreender o que e como aprendem neste contexto.<hr/>Abstract This study describes and discusses Narrative Research as a methodological alternative to study and understand the learning of mathematics teachers in hybrid collaborative university-school communities. Under a qualitative approach, a systematic review modality called meta-synthesis, the corpus of analysis is a doctoral thesis that used Narrative Inquire in the Relational perspective, with the leading question: What contributions, limitations and possibilities are shown by the use of Narrative Research to investigate and understand the learning of mathematics teachers who participated in a hybrid or border collaborative university-school community? The results of the meta-synthesis show contributions, challenges and possibilities of Relational Narrative Inquire to investigate teacher learning in hybrid collaborative communities, especially when teachers are also encouraged to investigate their practices narratively, with the collaboration of the teacher educators, and when both groups are committed to discuss and understand what and how they learn in this context.<hr/>Resumen Este estudio describe y discute la investigación narrativa como una alternativa metodológica, para estudiar y comprender el aprendizaje de los profesores de matemáticas, en comunidades híbridas colaborativas entre la universidad y la escuela. Bajo un enfoque cualitativo y una modalidad de revisión sistemática denominada metasíntesis. El documento bajo análisis es una tesis doctoral que utilizó la investigación narrativa en la perspectiva relacional, con la pregunta orientadora: ¿qué aportes, limitaciones y posibilidades se evidencian con el uso de la narrativa para estudiar y comprender la enseñanza-aprendizaje de profesores de matemáticas, que participaron en una comunidad colaborativa híbrida o fronteriza entre universidad-escuela? Los resultados de la metasíntesis muestran aportes, desafíos y posibilidades de la investigación narrativa relacional, especialmente cuando se anima a los docentes a investigar sus prácticas de forma narrativa, con la colaboración de los formadores, y cuando ambos grupos están comprometidos a discutir y comprender qué y cómo aprenden en este contexto. <![CDATA[Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta um grupo de estudos formado por professores e futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado e analisa as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional dos licenciandos, ao revisitar encontros sobre planejamento e regência de aulas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola pública situada no interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Adotou-se a estratégia da triangulação para analisar os dados obtidos por meio dos seguintes instrumentos: narrativas escritas dos estagiários, transcrição das gravações em áudio dos encontros com o grupo de estudos e diário de campo de uma das pesquisadoras. O estudo evidenciou elementos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Matemática, sobretudo para a mobilização do conhecimento profissional dos licenciandos e para constituição de suas identidades docentes; e revelou a importância de espaços formativos - como o grupo de estudos constituído no Estágio - para o fortalecimento de parcerias colaborativas entre universidade e escola.<hr/>Abstract This article presents a study group formed by teachers and future mathematics teachers involved in the Supervised Internship and analyzes the contributions of that experience to the professional development of undergraduates by revisiting planning meetings and class observations. Qualitative research was carried out in a public school located in the interior of the state of Minas Gerais (Brazil). A triangulation strategy was adopted to analyze the data obtained through the following instruments: written narratives of the undergraduates, transcription of audio recordings of study group meetings, and field diary of one of the researchers. The study showed elements that contributed to the professional development of future mathematics teachers, especially for the mobilization of undergraduates’ professional knowledge and the constitution of their professional identities; it also revealed the importance of training spaces - such as the study group constituted during the Internship - for strengthening collaborative partnerships between the university and schools.<hr/>Resumen Este artículo presenta un grupo de estudio formado por profesores y futuros profesores de matemáticas en Prácticas Curriculares Supervisadas y analiza los aportes de esta experiencia al desarrollo profesional de los estudiantes de pregrado al repasar reuniones sobre planificación y conducción de clases. Se realizó una investigación cualitativa en una escuela pública ubicada en el interior del estado de Minas Gerais (Brasil). Se adoptó la estrategia de triangulación para analizar los datos obtenidos a través de los siguientes instrumentos: narrativas escritas de los estudiantes de pregrado, transcripción de las grabaciones de audio de las reuniones con el grupo de estudio y diario de campo de uno de los investigadores. El estudio mostró elementos que contribuyeron al desarrollo profesional de los futuros profesores de matemáticas, especialmente para la movilización del conocimiento profesional de los estudiantes de pregrado y para la constitución de sus identidades profesionales; y reveló la importancia de los espacios de formación - como el grupo de estudio constituido en la Pasantía - para el fortalecimiento de alianzas colaborativas entre universidad y escuela. <![CDATA[Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.<hr/>Abstract This article aims to highlight and understand movements in the collaboration process as a methodology for the initial education of mathematics teachers in teaching initiation spaces. To this end, a qualitative interpretative investigation was carried out using the triangulation of national documents and studies and a training action of a Brazilian federal university (UFSCar) on mathematics teachers and the beginning of teaching. The analysis appropriated concepts that involve processes of reflection, investigation, partnership and collaboration for the professional development of teachers. The results showed that the collaborative movements became a methodology for initial teacher training when considering and valuing a longitudinal process of: co-education among all involved; dialogues and negotiations in planning, developing and evaluating teaching practices; institutional intentions and engagements and reflective and investigative practices and writings in/from the lived education process.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo destacar y comprender los movimientos en el proceso de colaboración como metodología para la formación inicial de los profesores de matemáticas en los espacios de iniciación docente. Para ello, se realizó una investigación interpretativa cualitativa utilizando la triangulación de documentos y estudios nacionales y una universidad federal brasileña (UFSCar) sobre la formación de profesores de matemáticas y el inicio de la docencia. El análisis se apropió de conceptos que involucran procesos de reflexión, investigación, asociación y colaboración para el desarrollo profesional de los docentes. Los resultados mostraron que los movimientos colaborativos se convirtieron en una metodología de formación inicial docente al considerar y valorar un proceso longitudinal de: co-formación entre todos los involucrados; diálogos y negociaciones en la planificación, desarrollo y evaluación de prácticas docentes; intenciones y compromisos institucionales y prácticas y escritos reflexivos e investigativos en/desde el proceso de formación vivido. <![CDATA[Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente.<hr/>Abstract In this paper we analyze the dynamics of interaction between a school teacher and a university lecturer, teaching together a module in the Pre-service Mathematics Teachers Undergraduate Program at Federal University of Rio de Janeiro, in a shared teaching format. The experience was developed as part of a research project entitled Shared Teaching Practices. In particular, we aim to identify possible conflicts and / or consonances in this dynamic. The results indicate that, despite the recognition of obstacles in its implementation, the shared teaching format has revealed potentialities for pre-service mathematics teachers’ education, contemplating an interactive dynamic of knowledge of different natures and driving shifts in the centrality of knowledge in a single teacher. The interaction between the teachers’ particular forms of contribution, with the authority of each one being enacted at specific moments, produced a result that is greater than the juxtaposition of the contributions each teacher could separately put forward.<hr/>Resumen En este artículo analizamos la dinámica de interacción entre un profesor de la Escuela Básica y un de la Universidad, trabajando juntos en una disciplina con el formato de docencia compartida, en la formación de profesores de Matemáticas de Universidad Federal de Río de Janeiro. La experiencia se vincula con el proyecto de investigación titulado Prácticas de Docencia Compartida. Buscamos identificar, en particular, conflictos y / o consonancias en esa dinámica. Los resultados indican que, a pesar de los obstáculos en la implementación, la enseñanza compartida revela potencialidades para la formación de docentes de Matemáticas, contemplando una dinámica interactiva de saberes de diferentes naturalezas e impulsando cambios en la centralidad del conocimiento en un solo maestro. La interacción entre las formas particulares de contribución de cada docente, con la autoridad de cada uno activada en momentos específicos, creó un producto que es mayor que la suma de lo que cada uno tendría que aportar aisladamente. <![CDATA[A colaboração no Contexto da Formação Inicial de Professores de Matemática da EaD no Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500132&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo discute a colaboração no contexto da formação de professores de Matemática a distância. A partir de uma metodologia de abordagem qualitativa, objetivou-se responder à seguinte questão: como os estudantes de Licenciatura em Matemática percebem a colaboração no contexto da Educação a Distância (EaD)? Foram entrevistados sete estudantes da Universidade Federal do Tocantins sobre as práticas desenvolvidas ao longo do curso. A teoria da aprendizagem situada e das comunidades de prática foram utilizadas como balizadoras na coleta e análise dos dados. Os futuros professores de Matemática destacam a colaboração entre os colegas como o grande motivo para sua permanência ao longo do curso. Ou seja, observa-se a importância da colaboração entre os pares para a manutenção das comunidades de prática na formação inicial de professores de Matemática. Apesar disso, os estudantes apontam para uma falta de atividades, propostas pelo curso, que favoreçam o trabalho colaborativo ou até mesmo em grupo.<hr/>Abstract This article discusses collaboration in the context of distance mathematics teacher education. From a qualitative approach methodology, the objective was to answer the following question: how do future Mathematics teachers perceive collaboration in the context of Distance Education? We interviewed seven students from the Federal University of Tocantins about the practices developed throughout the course. We used the theory of Communities of Practice as a guideline in the collection and analysis of data. Future mathematics teachers highlight collaboration between colleagues as the main reason for their stay throughout the course. In other words, the importance of collaboration between peers for the maintenance of communities of practice in initial mathematics teacher’s education is perceived. Despite this, students point to a lack of activities, proposed by the course, that support collaborative or even group work.<hr/>Resumen Este artículo analiza la colaboración en el contexto de la formación de profesores de matemáticas a distancia. Desde una metodología de enfoque cualitativo, el objetivo fue dar respuesta a la siguiente pregunta: ¿cómo perciben los futuros profesores de matemáticas la colaboración en el contexto de la Educación a Distancia? Siete estudiantes de la Universidad Federal de Tocantins fueron entrevistados sobre las prácticas desarrolladas a lo largo del curso. La teoría de las comunidades de práctica se utilizó como guía en la recopilación y análisis de datos. Los futuros profesores de matemáticas destacan la colaboración entre compañeros como el principal motivo de su estancia a lo largo del curso. En otras palabras, se percibe la importancia de la colaboración entre pares para el mantenimiento de comunidades de práctica en la formación inicial del docente de matemáticas. A pesar de ello, los estudiantes señalan la falta de actividades, propuestas por el curso, que favorezcan el trabajo colaborativo o incluso en grupo. <![CDATA[Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500154&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo discutir como um grupo colaborativo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental auxilia na formação em Modelagem Matemática de seus participantes. Para isso apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão configurado como um grupo colaborativo. Fundamentamo-nos na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e no entendimento da formação de professores em um grupo colaborativo a partir de três eixos aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando Modelagem Matemática. Por meio da análise dos diálogos e das ações de nove professoras nos episódios selecionados, construímos árvores de associação de ideias que nos revelou que as ações de desenvolver, planejar, analisar e fazer sugestões em conjunto em um grupo colaborativo auxiliam na formação de professores em Modelagem Matemática.<hr/>Abstract This paper aims to discuss how a collaborative group of teachers from the Early Years of Elementary Education helps in the training in Mathematical Modeling of their participants. For this purpose, we present results of a research study developed in the scope of an extension project configured as a collaborative group. We draw on Mathematical Modeling as a pedagogical alternative and on the understanding of teacher training in a collaborative group based on three aspects: learning about, learning through and teaching by using Mathematical Modeling. Through the analysis of the dialogues and actions of nine teachers in the selected episodes, we built trees of association of ideas that revealed that the actions of developing, planning, analyzing and making suggestions together in a collaborative group help in the training of teachers in Mathematical Modeling.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir cómo un grupo colaborativo de profesores de los Primeros Años de Educación Primaria ayuda en la formación de la modelización matemática de sus participantes. Para ello, presentamos los resultados de una investigación desarrollada en el ámbito de un proyecto de extensión configurado como grupo colaborativo. Nos basamos en el Modelización Matemática como alternativa pedagógica y en la comprensión de la formación del profesorado en un grupo colaborativo basado en tres aspectos: aprender acerca, aprender a través de y enseñar usando Modelización Matemática. A través del análisis de los diálogos y acciones de nueve docentes en los episodios seleccionados, construimos árboles de asociación de ideas que nos revelaron que las acciones de desarrollar, planificar, analizar y hacer sugerencias en conjunto en un grupo colaborativo ayudan en la formación de profesores en Modelización Matemática. <![CDATA[Desenvolvimento Profissional de Professores Orientadores de Estudos em Educação Matemática por Formação Colaborativa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem o objetivo de evidenciar como professoras do Ensino Fundamental, no papel de orientadoras de estudos, constroem seu desenvolvimento profissional em uma formação colaborativa em serviço. Foi realizada uma investigação qualitativa alicerçada pela dinâmica investigação-ação-formação. A análise dos dados foi realizada com base no modelo de desenvolvimento profissional idealizado por Clarke e Hollingsworth, categorizando-se as mudanças dos professores nos domínios pessoal, das práticas, externo e das consequências. As orientadoras de estudos foram protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois mobilizaram um conjunto de saberes próprios que, explícita e implicitamente, geraram mudanças em si mesmas e nos demais professores. As participantes foram mobilizadas, no decorrer da formação, para a perspectiva de transformação. Caso a transformação se estenda ao longo de práticas educativas futuras, é porque as mudanças foram profundas.<hr/>Abstract The article aims to show how elementary school teachers build their professional development in collaborative in-service education as study advisors. A qualitative investigation was performed based on the dynamics investigation-action-formation. The analysis of the findings was based on Clarke and Hollingsworth's professional development model, categorising the teachers' changes in the personal, practical, external and consequence-related domains. The study advisors were the protagonists of their professional development, as they mobilised part of their own knowledge that, explicitly and implicitly, generated changes in themselves and in the other teachers. Participants were mobilised, during the training, for the perspective of transformation. If the transformation extends to future educational practices, it is because the changes have been profound.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo mostrar cómo los profesores de primaria, en el papel de orientadores de estudio, construyen su desarrollo profesional en una formación colaborativa en servicio. Se realizó una investigación cualitativa basada en la dinámica investigación-acción-formación. El análisis de los hallazgos se realizó con base en el modelo de desarrollo profesional idealizado por Clarke y Hollingsworth, categorizando los cambios de los docentes en los dominios personal, práctico, externo y de consecuencias. Los orientadores de estudio fueron los protagonistas de su desarrollo profesional, ya que movilizaron un conjunto de conocimientos propios que, de manera explícita e implícita, generaron cambios en ellos mismos y en los demás docentes. Los participantes fueron movilizados, durante la capacitación, por la perspectiva de transformación. Si la transformación se extiende a las prácticas educativas futuras, es porque los cambios han sido profundos. <![CDATA[Elementos Constituintes da Atividade de Formação Continuada em Matemática na Parceria Universidade-Escola]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é desvelar e descrever elementos constituintes de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam Matemática, organizada por meio da parceria universidade-escola, que se caracterizem como estruturantes de uma atividade na perspectiva de Leontiev. As discussões em curso respaldam-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em particular, da Teoria da Atividade, e nos estudos sobre coletividade de Petrovski, fundamentados no materialismo histórico-dialético. As análises consideraram o conteúdo de áudio-gravações, a produção escrita e as observações coletadas no processo de formação e estruturaram-se em três eixos: contexto, relações sociais e avaliação da atividade de formação. Dos resultados conclui-se que a viabilidade de um projeto de formação continuada constituir-se como atividade de formação reside em considerar que sua estruturação seja coletivamente estabelecida de modo a preservar a qualidade das relações sociais em condições objetivas que possibilitem a geração de necessidades e motivos coletivos orientados pelo objeto desta formação.<hr/>Abstract The article’s purpose is to unveil and describe the constituent elements of a continuing education proposal for mathematics teachers, organized by a university-school partnership, which are characterized as structuring of an activity in Leontiev’s perspective. The ongoing discussions are anchored in Historical-Cultural Theory assumptions, specifically Activity Theory, and in Petrovski’s collectivity studies, sustained in Historical-Dialectical materialism. The analyses considered the audio-recordings’ content, the written production and the observations collected in the training process, and were structured in three axes: context, social relations and evaluation of the training activity. Results show that the feasibility of a continuing education project constituting a training activity resides in considering that its structuring is collectively established in order to preserve the quality of social relations in objective conditions that enable the generation of needs and collective motives oriented by this training object.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es desvelar y describir los elementos constitutivos de una propuesta de educación continua de los profesores que enseñan Matemáticas, organizada en asociación universidad-escuela, que se caracterizan por “actividad” desde la perspectiva de Leontiev. Los debates en curso se basan en la Teoría Histórico-Cultural, en la Teoría de la Actividad y en los estudios sobre la colectividad de Petrovski. Los análisis consideraron las grabaciones de audio, la producción escrita y las observaciones recogidas en el proceso de formación, y se estructuraron en tres ejes: contexto, relaciones sociales y evaluación de la actividad formativa. De los resultados se concluye que la viabilidad de un proyecto de formación continua constituye una actividad formativa al considerar que su estructuración está establecida colectivamente con el fin de preservar la calidad de las relaciones sociales en condiciones objetivas que permitan la generación de necesidades y motivos colectivos guiados por el objeto de esta formación. <![CDATA[“Formar-se” Pedagogo(a): Uma Experiência Profissional Não Formal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Formar-se é um caminho com várias etapas, num exercício permanente. O presente estudo foca-se na formação do pedagogo dentro da profissão, em contexto não formal. O objetivo é apresentar reflexões a partir de experiências da profissão em uma Organização da Sociedade Civil que atende crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, em Curitiba, Brasil. Um dos autores é a interlocutora das reflexões que foram fundamentadas nas produções de António Nóvoa (2006, 2009, 2017). A análise teve como base registros de um diário de trabalho. Os resultados indicam a necessidade de formação diferenciada do pedagogo para atuar em espaços não formais. A universidade precisa olhar para além dos seus muros e compreender o seu verdadeiro papel social. Com a experiência não formal, confirma-se que a verdadeira formação se aprende dentro da profissão, na interação com os sujeitos aprendentes.<hr/>Abstract Graduating is a path that entails several stages, in a permanent exercise. For the present study, it focused on the formation of the Pedagogue within the profession, in a non-formal context. The objective is to present reflections based on the profession's experiences, in a Civil Society Organization that serves socially vulnerable children and adolescents, in Curitiba, Brazil. One of the authors is the interlocutor of the reflections, which were based on the productions of António Nóvoa (2006, 2009, 2017). The analysis was based on records from a work diary. The results indicate the need for a differentiated formation of the Pedagogue to work in non-formal spaces. The University needs to look beyond its walls and understand its true social role. With non-formal experience, it is confirmed that true training is learned within the profession, in interaction with learning subjects.<hr/>Resumen La formación es un camino con varias etapas, en un ejercicio permanente. Para el presente estudio, se centró en la formación del pedagogo dentro de la profesión, en un contexto no formal. El objetivo es presentar reflexiones basadas en las experiencias de la profesión, en una Organización de la Sociedad Civil que atiende a niños y adolescentes socialmente vulnerables, en Curitiba, Brasil. Uno de los autores es la interlocutora de las reflexiones, que se basaron en las producciones de António Nóvoa (2006, 2009, 2017). El análisis se basó en registros de un diario de trabajo. Los resultados indican la necesidad de una formación diferenciada del pedagogo para trabajar en espacios no formales. La Universidad necesita mirar más allá de sus muros y comprender su verdadero papel social. Con la experiencia no formal se confirma que la verdadera formación se aprende dentro de la profesión, en interacción con los sujetos de aprendizaje.