Scielo RSS <![CDATA[Sisyphus - Journal of Education]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-847420240001&lang=pt vol. 11 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este monográfico tem como objetivo reunir produções do campo de pesquisa em educação e tecnologias desde uma perspectiva crítica, com o objetivo de aprofundar nosso entendimento sobre as implicações e possibilidades das TDIC no e para o contexto educativo. Está composto por 9 artigos sobre a relação educação e TDIC que exploram: a formação de professores no sentido de superar a mera instrumentalidade das tecnologias, discutindo possibilidades crítico-reflexivas, a formação plena de estudantes diante dos desafios da contemporaneidade, como estes desafios impactam os currículos escolares e a necessidade de discutir o que e para que ensinar em relação às tecnologias digitais; e por fim discutem as próprias tecnologias educativas e o seu desenvolvimento a partir da perspectiva crítica.<hr/>Abstract This monograph has the objective to collect productions from the field of research in education and technologies from a critical perspective, with the aim of deepening our understanding of the implications and possibilities of ICT in and for the educational context. It is composed by 9 articles about the Education-ICT relationship that explore: teacher training in order to overcome the mere instrumentality of technologies, discussing critical-reflexive possibilities, the full education of students in the face of contemporary challenges, how these challenges impact on school curricula and how we need to discuss what and why to teach in relation to digital technologies; and finally they discuss educational technologies themselves and their development from a critical perspective.<hr/>Resumen Este monográfico se propone reunir producciones del campo de la investigación en educación y tecnologías desde una perspectiva crítica, con el objetivo de profundizar en la comprensión de las implicaciones y posibilidades de las tecnologías digitales en y para los contextos educativos. Se compone de 9 artículos que tratan la relación entre educación y tecnologías digitales y exploran: la formación del profesorado para superar la mera instrumentalidad de las tecnologías, discutiendo las posibilidades crítico-reflexivas, la formación plena de los estudiantes ante los retos contemporáneos, cómo estos retos impactan en los currículos escolares y cómo necesitamos discutir qué y por qué enseñar en relación a las tecnologías digitales; finalmente, se discuten las propias tecnologías educativas y su desarrollo desde una perspectiva crítica. <![CDATA[Juventudes Ciborgue do Ensino Médio]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Quando entramos em uma sala de aula do ensino médio, é cada vez mais raro encontrar algum jovem que não possua celular. Artefato este que parece funcionar como uma prótese destes alunos, praticamente implantada em suas mãos, e incorporada a quase todas as suas práticas culturais. Ao entrevistar 168 jovens de uma Escola Pública, por meio de questionário semiestruturado e por meio do Grupo de Discussão, este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos estudantes do 1ª ano do Ensino Médio da rede pública da cidade de Santarém/Pa/Brasil sobre o uso do celular. Após estudo dos dados, foi possível criar os seguintes eixos de análise: 1) Jovens Multiletrados, 2) Jovens que se relacionam de múltiplas formas e 3) Jovens envolvidos em práticas de consumo. Como resultado, foi possível perceber que os celulares acompanham esses jovens continuamente, fazem parte de suas vidas e das atividades relacionadas à sua condição juvenil, sendo, em certa medida, determinante na ocorrência dessas práticas.<hr/>ABSTRACT When we enter a high school classroom, it is increasingly rare to find a young person who does not have a cell phone. An artifact that seems to function as a prosthesis for these students, practically implanted in their hands, and incorporated into almost all of their cultural practices. By interviewing 168 young people from a public school, through a semi structured questionnaire and through the Discussion Group, this work aimed to identify the perception of students of the first year of a public high school of the city of Santarem/Pa/Brazil about the use of cell phones. After studying the data, it was possible to create the following axes of analysis: 1) Multiliterate Youth, 2) Youth who relate in multiple ways, and 3) Youth involved in consumption practices. As result, it was possible to perceive that cell phones accompany these young people continuously, are part of their lives and activities related to their youthful condition, being, to a certain extent, determinant in the occurrence of these practices.<hr/>Resumen Cuando ingresamos a una clase de secundaria, cada vez es más extraño encontrar a un joven que no tenga un teléfono móvil. Un artefacto que parece funcionar como una prótesis para estos estudiantes, prácticamente implantada en sus manos, e incorporada en casi todas sus prácticas culturales. Mediante entrevistas a 168 jóvenes de una Escuela Pública, a través de un cuestionario semiestructurado y por medio del Grupo de Discusión, este trabajo tuvo como objetivo identificar la percepción de los estudiantes del 1º año de Enseñanza Media de la red pública de la ciudad de Santarém/Pa/Brasil sobre el uso de celulares. Después de estudiar los datos, fue posible crear los siguientes ejes de análisis: 1) Jóvenes Multiletrados, 2) Jóvenes que se relacionan de múltiples formas e 3) Jóvenes involucrados en prácticas de consumo. Como resultado, fue posible percibir que los teléfonos celulares acompañan a estos jóvenes de forma continua, forman parte de sus vidas y actividades relacionadas con su condición juvenil, siendo, en cierta medida, determinantes en la ocurrencia de estas prácticas. <![CDATA[Conhecimento Poderoso e Inteligência Artificial (IA): Aliando Didaticamente Tecnologias para Educabilidades]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A proposta deste artigo ancora-se em reflexões advindas de um curso de formação de professores para discorrer sobre como a educação pode contextualizar-se didaticamente de conhecimento poderoso em tempos de cultura digital considerando a influência das atuais IA na educação. Metodologicamente, o artigo fundamenta-se arcabouço da teoria multirreferencial de Ardoino e estratégia de grupo focal, com a qual elaboramos uma atualização teórica frente os desafios tecnológicos apresentados na atualidade para a educação. Consideramos que o questionamento ‘qual conhecimento é necessário aprender?’ deva ser tanto uma questão epistemológica que constitui o direito de aprender dos educandos, quanto uma questão de atualização didática dos docentes na contemporaneidade. Fundamental pensarmos em uma educação instituinte de conhecimento realmente poderoso para ultrapassar a lógica instaurada de que viver a cultura digital é utilizar apenas as ferramentas tecnológicas acriticamente, uma vez que pensar as estratégias didático-pedagógicas colaboram na construção e aquisição do conhecimento poderoso.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is anchored in reflections arising from a teacher training course to discuss how education can didactically contextualize powerful knowledge in times of digital culture, considering the influence of current AI in education. Methodologically, the article is based on the structures of Ardoino's multireferential theory and the focus group strategy, with which we elaborate a theoretical update in the face of the technological challenges presented today for education. We consider the question 'which knowledge is necessary to learn?' should be both an epistemological question that constitutes the students' right to learn, and a question of didactic updating of teachers in contemporary times. It is fundamental to think of an education that institutes really powerful knowledge to overcome the established logic that living the digital culture is to use only technological tools uncritically, since thinking about didactic-pedagogical strategies collaborate in the construction and acquisition of powerful knowledge.<hr/>Resumen El propósito de este artículo está anclado en reflexiones surgidas de un curso de formación docente para discutir cómo la educación puede contextualizar didácticamente conocimientos poderosos en tiempos de cultura digital, considerando la influencia de la IA en la educación. Metodológicamente, el artículo se fundamenta en las estructuras de la teoría multi-referencial de Ardoino y en la estrategia de grupos focales, con los cuales elaboramos una actualización teórica frente a los desafíos tecnológicos que enfrenta la educación. Consideramos la pregunta ¿qué conocimiento es necesario para aprender? debe ser tanto una cuestión epistemológica que constituya el derecho a aprender, como una cuestión de actualización didáctica para los docentes. Es fundamental pensar una educación que instituya conocimientos realmente potentes para superar la lógica establecida de que vivir la cultura digital es utilizar únicamente herramientas tecnológicas de forma acrítica, ya que pensar estrategias didáctico-pedagógicas colabora en la construcción y adquisición de conocimientos potentes. <![CDATA[Para Além das Plataformas e do Tecnicismo: Narrativas Digitais e Formação Docente Crítico-Reflexiva]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100046&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A complexidade da cultura digital atravessada pela plataformização da educação tem sido foco de interesse de pesquisas em diferentes partes do mundo. Nesse cenário, a formação de professores também é instada a ir além do uso instrumental das tecnologias digitais em direção à reflexão crítica acerca de seus efeitos nos processos de ensino e de aprendizagem na contemporaneidade. Nesse contexto, este estudo volta-se às compreensões de estudantes de mestrado em Educação em Ciências acerca da experiência de produzir e compartilhar narrativas digitais em uma disciplina curricular denominada “Educação e Tecnologias”. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicam que o trabalho com as narrativas digitais na formação de professores foi compreendido como promotor de uma práxis contextualizada, humanizadora e emancipadora. Também sugerem que a experiência impulsionou a construção autoral em contraposição ao compartilhamento impulsivo e irrefletido de informações. Assim, superou a lógica instrumental de formações focadas no uso de recursos tecnológicos “pré-fabricados” por plataformas e, muitas vezes, sem reflexão pedagógica.<hr/>ABSTRACT The complexity of the digital culture crossed by the platformization of education has been the focus of research interest in different parts of the world. In this scenario, teacher education is also urged to go beyond the instrumental use of digital technologies towards critical reflection on their effects on teaching and learning processes in contemporary times. In this context, this study focuses on the understandings of Master's students in Science Education about the experience of producing and sharing digital storytellings in a curricular discipline called “Education and Technologies”. Data were collected through a questionnaire. The results indicate that the work with digital storytellings in teacher education was understood as promoting a contextualised, humanising, and emancipating praxis. They also suggest that experience boosted authorial construction as opposed to impulsive and thoughtless sharing of information. Thus, it overcame the instrumental logic of training focused on the use of 'prefabricated' technological resources by platforms and, often, without pedagogical reflexion.<hr/>Resumen La complejidad de la cultura digital atravesada por la plataformización de la educación ha sido foco de interés investigativo en diferentes partes del mundo. En este escenario, también se insta a la formación docente a ir más allá del uso instrumental de las tecnologías digitales hacia la reflexión crítica sobre sus efectos en los procesos de enseñanza y aprendizaje en la contemporaneidad. En este contexto, este estudio se centra en los entendimientos de estudiantes de maestría en Educación en Ciencias sobre la experiencia de producir y compartir narrativas digitales en una disciplina curricular llamada “Educación y Tecnologías”. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario. Los resultados indican que el trabajo con narrativas digitales en la formación docente fue entendido como promotor de una praxis contextualizada, humanizadora y emancipadora. También sugieren que la experiencia impulsó la construcción de una postura autoral en lugar del intercambio de información impulsivo e irreflexivo. Superó así la lógica instrumental de la formación centrada en el uso de recursos tecnológicos “prefabricados” por plataformas y, muchas veces, sin reflexión pedagógica. <![CDATA[Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores: Para Além da Perspectiva Reducionista]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as propostas de cursos da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina - Brasil, para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Para tanto, o recorte apresentado neste artigo explicita os conceitos de formação e tecnologia expressos em seis (6) propostas de formação de professores no período de 2008 a maio de 2020. Caracteriza-se como pesquisa documental a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004) numa abordagem qualitativa. As discussões teóricas se centraram nas concepções, perspectivas e aspectos históricos da formação de professores, especificamente a formação continuada, com os autores Freire (1997)e Nóvoa (2002), e na filosofia da tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Feenberg (2002, 2013). Compreende-se que o processo de formação continuada carece da compreensão da tecnologia em suas dimensões histórica, filosófica e pedagógica.<hr/>ABSTRACT This article presents the results of a research that sought to understand the theoretical-methodological approaches that underlie the continuing education of teachers from the State Public Education Network of Santa Catarina - Brazil, for the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in pedagogical practice. To this end, the clipping presented in this article explains the concepts of training and technology expressed in six (6) teacher training proposals from 2008 to May 2020. It is characterized as documentary research based on Bardin's content analysis (2004) in a qualitative approach. Theoretical discussions focused on the conceptions, perspectives and historical aspects of teacher education, specifically continuing education, with the authors Freire (1997) and Nóvoa (2002), and on the philosophy of technology, with reference to Pinto (2005) and Feenberg (2002, 2013). It is understood that the continuing education process lacks understanding of technology in its historical, philosophical and pedagogical dimensions.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación que buscó comprender los enfoques teórico-metodológicos que subyacen en la formación permanente de docentes de la Red de Educación Pública del Estado de Santa Catarina - Brasil, para la integración de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la práctica pedagógica. Para ello, el extracto presentado en este artículo explica los conceptos de formación y tecnología expresados ​​en seis (6) propuestas de formación docente desde 2008 hasta mayo de 2020. Esta se caracteriza como una investigación documental basada en el análisis de contenido (Bardin, 2004), bajo un enfoque cualitativo. Las discusiones teóricas se centran en las concepciones, perspectivas y aspectos históricos de la formación docente, específicamente de la formación continua, desde la mirada de autores como Freire (1997) y Nóvoa (2002), y en la filosofía de la tecnología, con las referencias de Pinto (2005) y Feenberg (2002, 2013). Se concluye que el proceso de formación continua carece de comprensión de la tecnología en sus dimensiones histórica, filosófica y pedagógica. <![CDATA[Educação e Tecnologias como Comprometimento: Proposições para Pensar o Estudo da Técnica em Âmbito Educacional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste ensaio teórico é analisar a relação entre educação e tecnologias e propor uma nova forma de apreensão à luz do assim chamado comprometimento enquanto categoria analítica. Para atingir aquilo que objetiva, o artigo resgata contribuições da filosofia da técnica, passando pelas vertentes instrumentalista, determinista e substantivista até chegar à perspectiva de uma teoria crítica. Por meio do estudo, propõe-se a noção de tecnologia como comprometimento, evidenciando que a ação tecnologicamente mediada dá-se num circuito de interações e trocas - tanto materiais quanto simbólicas. Ao desvelar esse compromisso que subjaz à própria presença da técnica em âmbito educacional, o ensaio propõe o conceito de assumir o compromisso como pressuposto para a construção de espaços democráticos de debate que possibilitem, aos sujeitos comprometidos, a tomada de decisões sobre alternativas sócio-técnicas que tragam outras molduras para a realidade histórico-social.<hr/>ABSTRACT The objective of this theoretical essay is to analyse the relationship between education and technologies and to propose a new form of apprehension in light of the so-called commitment as an analytical category. In order to achieve what it aims at, the article rescues contributions from the philosophy of technique, going through the instrumentalist, determinist and substantivist aspects until reaching the perspective of a critical theory. Through the study, the notion of technology as commitment is proposed, showing that technologically mediated action takes place in a circuit of interactions and exchanges, both material and symbolic. By unveiling this commitment that underlies the very presence of technique in the educational field, the essay proposes the concept of assuming commitment as a prerequisite for the construction of democratic spaces for debate that enable committed subjects to make decisions about socio-technical alternatives that bring other frames to the historical-social reality.<hr/>Resumen El objetivo de este ensayo es analizar la relación entre educación y tecnologías y proporcionar una forma de comprensión basado en el concepto de comprometimiento en cuanta categoría analítica. Para lograr lo que se propone, el artículo rescata aportes de la filosofía de la técnica, recorriendo a los aspectos instrumentalistas, deterministas y sustantivistas hasta llegar a la perspectiva de una teoría crítica. A través del estudio, se propone la noción de tecnología como comprometimiento, mostrando que la acción tecnológicamente mediada tiene lugar en un circuito de interacciones e intercambios - tanto materiales como simbólicos. Al develar este compromiso que subyace en la presencia misma de la técnica en el campo educativo, el ensayo propone el concepto de asumir el compromiso como condición para la construcción de espacios democráticos de debate que permitan a los sujetos comprometidos tomar decisiones sobre alternativas socio-técnicas para construir otros marcos a la realidad histórico-social. <![CDATA[O Desenvolvimento de Tecnologias pela Escola como um Processo de Luta e Resistência Contra-Hegemônica]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No contexto educacional, a integração de tecnologias digitais ao currículo é identificada como elemento de inovação. As Big Techs apresentam seus produtos como soluções, influenciando políticas públicas. Noutra direção, iniciativas de instituições públicas buscam desenvolver tecnologias digitais, com participação direta dos sujeitos da escola. Este artigo apresenta dialogicamente os resultados de duas pesquisas, ambas estudo de caso e análise de conteúdo, denominadas como “denúncia” e “anúncio”. A primeira - denúncia - analisa, como as tecnologias das grandes corporações entram nas políticas das redes públicas de ensino; e a outra - anúncio - descreve e analisa uma ação de pesquisa e desenvolvimento coletivo de tecnologias com a escola pública, ancorada no Design Participativo. Tomando como referência a teoria crítica da tecnologia, buscamos problematizar os modelos de entrada das TDIC na escola e sua integração no currículo. Propomos que a integração das tecnologias aos currículos deve ser entendida como um lugar de luta e de resistência contra-hegemônica.<hr/>ABSTRACT In the context of education, the integration of digital technologies into the curriculum is identified as an element of innovation. Big Techs present their products as solutions, influencing public policies. In another direction, initiatives by public institutions seek to develop digital technologies, with the direct participation of school subjects. This article dialogically presents the results of two surveys, both cases studies and content analysis, named as “denunciation” and “announcement”. The first - denunciation - analyses how the technologies of large corporations enter into the policies of public education networks; and another - advertisement - describes and analyses a research action and collective development of technologies with the public school, anchored in Participatory Design. Taking the critical theory of technology as a reference, we seek to problematise the entry models of ICT in school and their integration into the curriculum. We propose that the integration of technologies into curricula should be understood as a place of struggle and counter-hegemonic resistance.<hr/>RESUMEN En el contexto educativo, la integración de las tecnologías digitales en el currículo es identificada como un elemento de innovación. Las Big Techs presentan sus productos como soluciones, influenciando políticas públicas. Por otro lado, iniciativas de instituciones públicas buscan desarrollar tecnologías digitales, con participación directa de los sujetos de la escuela. Este artículo presenta dialógicamente los resultados de dos investigaciones, tipificadas cómo estudio de caso y basadas en el análisis de contenido, denominadas “denuncia” y “anuncio”. La primera - denuncia - analiza cómo las tecnologías de las grandes corporaciones entran en las políticas de las redes de educación públicas; y la segunda - anuncio - describe y analiza una acción de investigación y desarrollo colectivo de tecnologías con la escuela pública, basada en el Diseño Participativo. Tomando como referencia la teoría crítica de la tecnología, buscamos problematizar los modelos de entrada de las TIC en la escuela y su integración en el currículo. Proponemos que la integración de las tecnologías en los currículos debe ser entendida como lugar de lucha y resistencia contrahegemónica. <![CDATA[Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.<hr/>ABSTRACT The transition of educational resources from paper to digital media is underway in several countries and has been accelerated by the Covid-19 pandemic. The speeches made by international organizations and national policy-makers present a double trend: on the one hand, they emphasize the importance of technological innovation in which they recognize various advantages; however, they also point out a number of problems arising from it, especially with regard to learning as confirmed by credible studies. It is in this “doublethink” that the following article analyzes this transition with particular reference to the reality in Portugal and Europe.<hr/>RESUMEN La transición de los recursos educativos en papel al soporte digital está en marcha en varios países y se ha visto acelerada por la pandemia del covid-19. En los discursos de las organizaciones internacionales y de instituciones políticas nacionales es posible detectar una doble tendencia: por un lado, destacan el imperativo de la innovación tecnológica, en la que reconocen diversas ventajas; por otro, registran varios problemas derivados de ella, especialmente para el aprendizaje, que estudios fiables confirman. Es en este “doblepensar” que este artículo se analiza esta transición, teniendo como referencia la realidad portuguesa y europea. <![CDATA[Pesquisa e Ensino com Tecnologias Antes e Durante a Pandemia na Universidade Nacional de Luján]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN En este artículo situamos la perspectiva crítica de la Tecnología Educativa a través de dos ejemplos desarrollados en la Universidad Nacional de Luján (UNLu) de la República Argentina: un caso de investigación y uno de docencia. La integración analítica de estas dos actividades constituye una suerte de testimonio de cómo se desarrollaron las acciones universitarias en el contexto atípico de la pandemia, con sus luces, sombras y posibles legados.<hr/>RESUMO Neste artigo situamos a perspectiva crítica da Tecnologia Educacional através de dois exemplos desenvolvidos na Universidade Nacional de Luján (UNLu) da República Argentina: um caso de pesquisa e um de docência. A integração analítica destas duas atividades constitui uma espécie de testemunho de como se desenvolveram as ações universitárias no contexto atípico da pandemia, com suas luzes, sombras e possíveis legados.<hr/>ABSTRACT In this article, we place the critical perspective of educational technology through two examples developed at the National University of Luján (UNLu) of the Argentine Republic: a case of research and one of teaching. The analytical integration of these two activities constitutes a kind of testimony of how university actions were developed in the atypical context of the pandemic, with its lights, shadows, and possible legacy. <![CDATA[Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da mediação tecnológica na educação online durante a pandemia de Covid-19 a partir da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg. Destaca-se a tensão entre os significados atribuídos à tecnologia e sua implicação na análise do uso da tecnologia educacional. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para a abordagem crítica da tecnologia e sua relação com a educação, foram selecionados os trabalhos de Feenberg e Selwyn. Para a análise do uso intensivo de tecnologia na educação online no contexto da pandemia, foram selecionados artigos publicados entre 2020 e 2022 que problematizam o chamado ensino remoto. Como conclusão, identificou-se que as tensões e os desafios da mediação tecnológica na educação demandam respostas que superem a simples adesão ou negação da tecnologia.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyse the challenges and possibilities of technological mediation in online education during the Covid-19 pandemic from the perspective of Andrew Feenberg's critical theory of technology. The tension between the meanings attributed to technology and its implication in the analysis of the use of educational technology is highlighted. As a methodological approach, qualitative bibliographic research was adopted. To address a critical approach to technology and its relation with education, the works of Feenberg and Selwyn were selected. For the analysis of the intensive use of technology in online education in the context of the pandemic, articles published between 2020 and 2022 that problematize remote teaching were selected. In conclusion, it was identified that the tensions and challenges of technological mediation in education require responses that go beyond the simple adherence or rejection of technology.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar los desafíos y las posibilidades de la mediación tecnológica en la educación en línea durante la pandemia de Covid-19 desde la perspectiva de la teoría crítica de la tecnología de Andrew Feenberg. Se destaca la tensión entre los significados atribuidos a la tecnología y su implicación en el análisis del uso de la tecnología educativa. Como enfoque metodológico, se adoptó la investigación bibliográfica cualitativa. Para un enfoque crítico de la tecnología y su relación con la educación, se seleccionaron los trabajos de Feenberg y Selwyn. Para el análisis del uso intensivo de la tecnología en la educación en línea en el contexto de la pandemia, se seleccionaron artículos publicados entre 2020 y 2022 que problematizan la denominada educación a distancia. Como conclusión, se identificó que las tensiones y los desafíos de la mediación tecnológica en la educación requieren respuestas que vayan más allá de la simple adhesión o negación de la tecnología. <![CDATA[Educação, Democracia e Infância: O Renascimento de uma Conversa Eterna?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Building on a dialogue and an opportunity to open the conversation between Educational Theory and Philosophy and Sociology of Childhood, this paper departs from the emerging theories about common/s in education, proposing a new terrain (beyond public and private) where more collective educational experiences may emerge. We aim to contribute to revisit the field of education, democracy, and childhood. Considering Chantal Mouffe’s conception of agonistic democracy and Jacques Rancière’s plea for its eventful existence, we argue that education must embrace the tensions within democratic experiences, overcoming the modern and rational approaches that underlie its theory and policy. Our argument is strengthened when we bring forth the contribution of Sociology of Childhood to revise conceptions of childhood underneath the established theories of education and democracy. We argue for a view of education as a common good and a commoning experience that enhances children’s opportunities to participate in a common world.<hr/>Resumo Construindo um diálogo e uma oportunidade para estabelecer uma conversa entre a Teoria da Educação e a Filosofia e a Sociologia da Infância, este artigo parte das teorias emergentes sobre o(s) comum(s) na educação, propondo um novo terreno (para além do público e privado) em que podem surgir mais experiências educativas coletivas. Pretendemos contribuir para revisitar o campo da educação, da democracia e da infância. Considerando a conceção de democracia agonística de Chantal Mouffe e o apelo de Jacques Rancière por uma existência plena de acontecimentos, argumentamos que a educação deve abraçar as tensões dentro das experiências democráticas, superando as abordagens modernas e racionais que fundamentam a sua teoria e política. O nosso argumento reforça-se quando incorporamos a contribuição da Sociologia da Infância para rever as conceções de infância subjacentes às teorias consagradas da educação e da democracia. Defendemos uma visão da educação como um bem comum e uma experiência comum, que amplia as oportunidades das crianças para participar de um mundo comum.<hr/>Resumen Partiendo de un diálogo y una oportunidad para abrir la conversación entre la Teoría de la Educación y la Filosofía y la Sociología de la Infancia, este artículo parte de las teorías emergentes sobre lo común en la educación, proponiendo un nuevo terreno (más allá de lo público y lo privado) donde más experiencias educativas colectivas puede surgir. Pretendemos contribuir a revisitar el campo de la educación, la democracia y la infancia. Considerando la concepción de democracia agonística de Chantal Mouffe y el alegato de Jacques Rancière por su existencia accidentada, argumentamos que la educación debe aceptar las tensiones dentro de las experiencias democráticas, superando los enfoques modernos y racionales que subyacen a su teoría y política. Nuestro argumento se fortalece cuando presentamos el aporte de la Sociología de la Infancia para revisar las concepciones de la niñez bajo las teorías establecidas de la educación y la democracia. Abogamos por una visión de la educación como un bien común y una experiencia común que mejora las oportunidades de los niños para participar en un mundo común.